Mérida (Espanha) | O que visitar, ver e fazer em 2 dias?

Templo de Diana em Mérida
Templo de Diana em Mérida

Share this content!

Mérida é monumental! Mas também é bonita e simples junto ao Rio Guadiana. Ok, claro que é impossível comparar as paisagens ribeirinhas com a imponência do Teatro Romano, por exemplo, mas não deixam de ser um dos seus principais pontos turísticos, principalmente as que encontras nas proximidades da Ponte (também) Romana.

Visitar Mérida é conhecer a mais extraordinária cidade da Extremadura, que por algum motivo é a capital dessa comunidade autónoma de Espanha.

Visitar Mérida é descobrir a antiga cidade romana de Augusta Emérita, capital da antiga Lusitânia, fundada há mais de 2000 anos. Fez parte do Reino Visigótico como uma das suas mais importantes cidades a partir do século V, e ainda esteve sobre domínio muçulmano do século VIII até ao período da Reconquista Cristã.

Não faltam locais históricos para visitar em Mérida, cujo conjunto arqueológico foi classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1993.

Nota: Mérida possui o título “Muito Nobre, Antiga, Grande e Leal”
teatro romano de merida 3
Visitar Mérida e o Teatro Romano

Onde fica Mérida e como chegar?

Mérida fica na Extremadura, na província de Badajoz. A melhor forma de chegar ela, e a que recomendo, é de carro através da fronteira com Portugal e o Alentejo, entre Elvas e Badajoz. Podes aproveitar para conhecer o Forte da Graça ou a cidade muralhada de Elvas antes de entrares em Espanha. Eu recomendo que uses a Discover Cars para tratares das tuas reservas de carro e comparares preços entre as diversas companhias disponíveis.

A título de curiosidade, deixo-te link para outros artigos deste blog referentes à Extremadura:

Plasencia | Parque Nacional de Monfrague | Guadalupe | Trujillo | Cáceres

Forte da Graça, em Elvas
Aproveitar para conhecer o Forte da Graça antes de atravessar a fronteira para visitar Mérida

Quando visitar Mérida?

Por ser uma cidade monumental, podes visitar Mérida em qualquer altura do ano e sair de lá satisfeit@. Eu, por exemplo, não consegui organizar a minha viagem para coincidir com nenhum dos eventos que te vou expor de seguida, e mesmo assim adorei a estadia!

1. Visitar Mérida no Festival de Teatro Clássico

Creio que coincidir a viagem com o Festival Internacional de Teatro Clássico é a melhor opção para visitar Mérida. Ele ocorre no recinto do Teatro e Anfiteatro Romanos em pleno verão (entre Julho e Agosto), transportando-te para a época de ocupação romana da cidade através de concertos de ópera, música clássica e ballet.

  • Sabe mais em www.festivaldemerida.es

2. Visitar Mérida na Semana Santa

Outra possibilidade é visitar Mérida na Semana Santa. O seu auge é a procissão que ocorre na madrugada da quinta feira santa no Anfiteatro Romano, mas há muito mais a experienciar.

anfiteatro romano merida
Anfiteatro Romano de Mérida

3. Visitar Mérida durante Emerita Lvdica

Apesar de não ter participado nesta festa (inicio de Junho), parece-me que é ao estilo de Braga Romana com desfiles e decoração típica do período romano, não esquecendo os indispensáveis “comes e bebes”.

4. Outras Festividades

As 3 anteriores são para mim as mais interessantes, mas deixo-te uma lista com mais eventos ao longo do ano:

Preços e horários para visitar os principais monumentos de Mérida

Sobre este tópico deixo-te só a informação que existe bilhete combinado para as principais atrações turísticas da cidade: Teatro e Anfiteatro Romanos, Circo Romano, Alcáçova, Conjunto Arqueológico de Morería, Cripta da Basílica de Santa Eulália e Casa de Mitreo. Para saberes preços e horários, segue o link.

casa de mitreo
Conjunto arqueológico da Casa de Mitreo

Ao visitar Mérida comprei o bilhete combinado diretamente junto do primeiro monumento que decidi ver. Só vale a pena optar por bilhete individual se não tencionares visitar mais nenhuma ruína para além do recinto do Teatro e Anfiteatro.

Para este dois, tem atenção à possibilidade de fazer visita com acompanhamento de guia, e não esqueças que existe também visita guiada noturna a ocorrer em alguns dias da semana, sexta e sábado!

Excursões para visitar Mérida

Podes optar, também, por fazer excursões ao visitar Mérida, nomeadamente com a Civitatis. Deixo-te em baixo algumas sugestões interessantes, mas faz sempre as tuas próprias pesquisas no site. 😉

Excursões com a Civitatis:
1 - Tour de Mérida completo com ingressos
2 - Visita Guiada ao Anfiteatro e Teatro Romanos de Mérida
3 - Tour dos Mistérios e Lendas de Mérida
4 - Visita Guiada pelo Museu de Arte Romana
5 - Observação de Estrelas em Mérida
Aqueduto dos Milagres ao visitar Mérida
Aqueduto dos Milagres ao visitar Mérida

O que comer e onde comer ao visitar Mérida?

No que diz respeito a gastronomia de Mérida, experimenta o Gaspacho, o típico “ajo blanco” (feito com pão, amêndoa moída, alho, água, azeite, e sal), ou delicia-te com uma série de tapas à base de presunto, queijo ou chouriço.

Quanto a restaurantes, que tal os seguintes? São só sugestões, pois existem muitos outros.

  • A de Arco
  • Rex Numitor
  • De Tripas Corazón
  • El Puchero de la Nieta
  • Sybarit Gastroshop

Onde dormir ao visitar Mérida?

AlojamentoPontuaçãoLocalização
Apartamentos Suites Roma9.2Mérida
Hotel Spa Adealba8.7Mérida
Hotel Iluníon Mérida Palace8.7Mérida
Apartamentos Lusitania9.2Mérida
Apartamentos Gladiador8.9Mérida
Apartamentos Harmonia9.2Mérida
Hotel Apartamentos MPD9.3Mérida
Vettonia Hotel9.0Mérida
Apartamentos Mitreo9.2Mérida
Hostal AquaForum8.8Mérida

Mérida | O que visitar, ver e fazer? Roteiro 2 dias

Finalmente o roteiro para visitar Mérida em 2 dias. Mas 1 dia é suficiente para conhecer os principais destaques da cidade. Tudo depende do teu tempo disponível. Antes de começar deixo-te uma lista dos pontos turísticos que não podes perder se só tiveres 1 dia. Os meus preferidos entre os 26 pontos turísticos propostos são:

  • Teatro Romano de Mérida
  • A Ponte Romana sobre o Guadiana
  • A Alcáçova árabe de Mérida
  • A Praça de Espanha
  • O Arco de Trajano
  • O Templo de Diana
  • O Aqueduto dos Milagres
  • E a vista a partir do Castelo de Alange, a melhor ao visitar Mérida.
arco do trajano merida
Visitar Mérida e o Arco do Trajano

Venha agora o roteiro completo!

1. O Parque do Rio Guadiana

Começa por visitar Mérida junto ao rio Guadiana, conhecendo a Ponte de Ferro que o atravessa. Em aspeto relembra a ponte que serve de fronteira entre Valença e Tui, no Rio Minho, mas ao contrário desta, é ferroviária apenas. A ponte remonta ao fim do século XIX e tem 605 metros de comprimento.

A zona envolvente é verde, muito verde, e a vista de que vais desfrutar até chegar à Ponte Lusitânia vai valer totalmente a pena: é um passeio muito agradável nas margens do rio, e um inicio bombástico para o roteiro a visitar Mérida, que te vai dar a conhecer um outro lado da cidade para além dos muitos locais históricos que irás em breve explorar. Mérida não se resume a ruínas e sítios arqueológicos!

Este é também um excelente lugar para um passeio de bicicleta que podes estender para além da Ponte Lusitânia, já que existem pequenos caminhos a unir as ilhas do Guadiana junto à cidade.

margens do guadiana merida
Perto do rio Guadiana ao visitar Mérida

2. A Ponte Lusitânia

Relativamente à Ponte Lusitânia propriamente dita, podes, se quiseres, apenas observar a sua forma e design moderno, ou então podes atravessá-la a pé: existe um corredor central para peões. É uma obra do final do século XX de autoria de Santiago Calatrava.

Do lado de lá do rio podes conhecer o Palácio de Congressos de Mérida, já do século XXI. E claro, espreitar a vista para a cidade de Mérida que é bem diferente a partir da outra margem.

3. O Conjunto Arqueológico de Morería

Segue-se o Conjunto Arqueológico de Morería, dos maiores sítios arqueológicos urbanos da Península Ibérica. Do conjunto destacam-se os vestígios da Muralha Romana e a Casa “de los Mármoles”.

4. Ponte Romana de Mérida

Depois de mais uma breve caminhada vais chegar à Ponte Romana de Mérida, das mais importantes da antiguidade na região, estratégica para o comércio e comunicação entre os povos. Tem cerca de 80 metros de comprimento, e foi palco de batalhas ao longo dos séculos. No centro da ponte existem rampas de acesso a uma das ilhas do Guadiana.

ponte romana merida
Porte Romana sobre o Guadiana ao visitar Mérida

5. A Réplica da “Loba Capitolina”

E não esqueças de procurar a Loba Capitolina no centro da rotunda frente à entrada para a Alcáçova árabe. É uma estátua oferecida por Roma a Mérida: uma cópia da “Loba Capitolina” a amamentar Rómulo e Remo, os lendários fundadores de Roma. Para os mais desatentos pode passar despercebida, mas é tão singular que se torna imperdível. Imagina a que se conserva nos museus de Roma!

6. A Alcáçova Árabe de Mérida

Entra depois na fortaleza árabe. O que mais destaco da Alcáçova de Mérida é a vista para o Rio Guadiana e para a Ponte Romana a partir das suas muralhas. Remonta ao século IX, sendo a mais antiga da Península Ibérica. É composta por 25 torres e por muros de quase 3 metros de largura.

Destaca-se da Alcáçova a calçada antiga da cidade e a cisterna, esta última com uns túneis bem interessantes para explorar, e que te vão surpreender no meio de todas aquelas ruínas! A Cisterna encontra-se por baixo daquilo que era uma antiga mesquita.

tunel alcacova merida cisterna
Túnel da Cisterna ao visitar Mérida e a sua Alcáçova árabe

7. Praça de Espanha

A caminho da ampla Praça de Espanha tem em atenção o jardim junto às muralhas da fortaleza. Relativamente à praça destaco ao centro a fonte neobarroca em mármore do século XIX, e o facto de estar rodeada por palmeiras, o que a torna mais bonita e agradável. Dos edifícios principais da praça saltam à vista:

  • O Palácio da China, do século XX para armazém têxtil.
  • A Câmara Municipal de Mérida ao lado do edifício do Círculo Emeritense
  • O Palácio dos Mendoza e a Casa dos Pacheco, hoje pertencentes ao Hotel Ilunion Mérida Palace
  • A Igreja Catedral de Santa Maria que para mim é mais bonita a partir da Praça de Santa Maria, mas cuja estrutura também observas da praça de Espanha.
igreja santa maria merida
Igreja Catedral de Santa Maria ao visitar Mérida

Não deixes ainda de visitar numa rua paralela a Antiga Igreja de Santa Clara, que fez parte de um convento que pertenceu às monjas Clarissas. A Igreja já foi armazém, escola, teatro e hoje serve como museu da cidade, onde podes ver peças do período Visigodo. A entrada é livre e gratuita!

8. O Parlamento da Extremadura

O Parlamento da Extremadura está localizado no Antigo Hospital de San Juan de Dios, na praça com o mesmo nome. É de estilo barroco, e de paragem obrigatória a caminho do Arco de Trajano.

9. Arco de Trajano de Mérida

O Arco de Trajano, por sua vez, é o que resta de uma porta da antiguidade para uma área sagrada da cidade. Era supostamente composto por mais 2 outros arcos menores. Impossível não mencionar o pequeno jardim ao seu lado.

arco de trajano merida
Arco do Trajano ao visitar Mérida

10. Praça da Constituição frente ao Parador de Mérida

Pouco depois de atravessares o Arco do Trajano vais desembocar na Praça da Constituição. É uma praça agradável, em que se destaca o jardim, a fonte ao centro e o edifício do Parador de Mérida em frente. Apesar da proximidade com o Arco de Trajano, fica afastada das principais ruínas da cidade, e consequentemente é um local bem mais calmo, longe dos holofotes dos turistas.

Há um último ponto turístico nas redondezas que podes optar por conhecer também: a Igreja de Carmen. É opcional.

11. O Mercado de Calatrava

E chegou a hora de regressar ao centro histórico na direção do Templo de Diana. Se vieres pela Calle de San Francisco vais passar ao lado de um edifício de tom vermelho onde fica o Mercado de Calatrava, recentemente remodelado no interior. É de uma arquitetura que fica na memória comparativamente com o que vês na restante cidade. Não deixes de o conhecer ao visitar Mérida!

12. Templo de Diana

Junto ao Templo de Diana encontras uma praça repleta de ruínas ao ar livre. O Templo é claramente a principal delas, e está num estado de conservação brutal. É do mesmo estilo que o Templo Romano de Évora, mas melhor. Data do século I a.C., e apesar do nome que lhe foi atribuído muitos séculos mais tarde, era dedicado ao culto imperial.

templo de diana merida 2
Visitar Mérida e o Templo romano de Diana

Utilizando parte da sua estrutura como alicerce, foi no século XVI construído no lugar o Palácio do Conde de Los Corbos. Ainda é possível ver alguns elementos deste palácio, mas uma boa parte foi já demolida no século XX. Crê-se que foi a sua construção que permitiu que o templo se conservasse tão bem até aos dias de hoje.

13. O Pórtico do Fórum Municipal de Augusta Emérita

Menos grandioso que o templo, mas também englobado no conjunto de ruínas que não podes deixar de conhecer ao visitar Mérida, é o Pórtico do antigo Fórum Municipal de Augusta Emérita. A visita é livre, gratuita, e está a “meia dúzia de passos” do templo, numa rua paralela.

14. A Cripta da Basílica de Santa Eulália

O que já vai exigir uma caminhada mais longa é a visita à Basílica de Santa Eulália e respetiva cripta. Fica a um desvio considerável do centro histórico, mas as portas de entrada no recinto valem por si só todo o esforço: é um pórtico do século XVII feito com mármore retirado de um templo dedicado ao Deus Marte. Foi-lhe dado o nome de Hornito de Santa Eulália, e podes vê-lo na fotografia em baixo, onde se encontram pessoas a prestar adoração à santa padroeira.

basilica de santa eulalia hornito merida
Fachada da Basílica de Santa Eulália e Hornito, ao visitar Mérida

No recinto da basílica podes encontrar também um centro de interpretação sobre Santa Eulália e as ruínas da cripta. Vais ter a oportunidade de observar restos de sepulturas antigas fantasticamente decoradas: gostei muito desta visita, e só tenho pena de não ser possível a aproximação às pinturas para as apreciar mais de perto.

ruinas cripta santa eulalia
Ruínas da Cripta da Basílica de Santa Eulália

15. As Termas Romanas de Pontezuelas

Usa o Parque López de Ayala para regresso ao centro histórico: nele encontras um bonito Mercado de Natal ao visitar Mérida nessa época do ano. As Termas romanas de Pontezuelas são o que resta de um conjunto termal do século I, onde ainda se observam vestígios bem definidos das zonas de banhos (água quente, morna e fria), e dos vestiários.

16. O Museu de Arte Romana de Mérida

O edifício do museu é inconfundível junto à entrada para o recinto do Anfiteatro e Teatro Romanos: é em tijolo e monumental. É principalmente dedicado ao período de ocupação romana e aos vestígios recuperados dessa época. Encontras no interior coleções com exemplares de arquitetura e escultura, pintura e mosaico, inscrições, coleções de moedas, e utensílios gerais da vida quotidiana de Mérida Romana.

17. O Anfiteatro Romano de Mérida

Visita a Casa do Anfiteatro antes de entrar no recinto. E tal como recomendei no início do artigo, pensa se não será melhor fazer uma visita guiada ao espaço que vais conhecer de seguida.

O Anfiteatro Romano de Mérida data do século 8 a.C., com capacidade para cerca de 16 mil espectadores. Já ouviste falar de lutas e jogos de gladiadores? Realizavam-se em arenas como esta!

anfiteatro romano merida 2
Anfiteatro Romano ao visitar Mérida

18. O Teatro Romano de Mérida

O Teatro Romano de Mérida, por sua vez, apresenta uma outra classe, e data do século I a.C. Para mim é o mais fascinante ponto turístico de Mérida, sendo ainda hoje palco de diversos espetáculos, tal como te dei a conhecer na secção deste artigo referente a Festividades. Tinha uma capacidade para 6000 espectadores, divididos de acordo com o seu estatuto social: daí os diferentes níveis da bancada.

Mas o que salta mais à vista é o palco, com as suas colunas e estátuas. Ao centro destaca-se a estátua da Deusa Ceres. Para uma visita completa não deixes de caminhar pelo jardim nas traseiras do monumento.

teatro romano de merida
Visitar Mérida e o Teatro Romano
teatro romano de merida 2
Visitar Mérida e o Teatro Romano
teatro romano de merida 3
Visitar Mérida e o Teatro Romano

19. As ruínas da Casa de Mitreo

Antes da Casa de Mitreo, faz paragem opcional no Centro de Interpretação dos Columbarios Romanos, com vestígios funerários do século I d.C. Nas proximidades tenta descobrir também vestígios do Aqueduto de Cornalvo, um dos três aquedutos que podes conhecer ao visitar Mérida.

A Casa de Mitreo é uma vivenda do início do século II, na qual destaco os seus mosaicos trabalhados, alguns com formas ainda bem visíveis e conservadas.

mosaico casa de mitreo
Exemplar dos mosaicos da Casa de Mitreo ao visitar Mérida

20. A Praça de Touros de Mérida

Fica mesmo ao lado da Casa de Mitreo e a sua fachada exterior destaca-se pelos seus tons aguerridos, de vermelho forte! Concordas?

praca de touros merida
Praça de Touros de Mérida

21. O Circo Romano de Mérida

Os próximos lugares são já nos arredores da cidade, ficando por isso mais fácil ir de carro.

O Circo Romano é o primeiro que apresento, e pode passar despercebido por não aparentar à primeira vista ser mais que um relvado extenso. Na realidade são cerca de 400 metros de comprimento por mais de 90 metros de largura, tendo capacidade para 30 mil espectadores. Era tal como o Anfiteatro um palco de espetáculos, neste caso corridas de cavalos, ou de bigas, por exemplo. Podia também ser utilizado para grandes comemorações do império.

No Centro de Interpretação do Circo Romano de Mérida podes conhecer melhor a sua história e aceder ao miradouro, e também à arena.

circo romano merida
Ruínas do Circo Romano ao visitar Mérida
circo romano bd
Banda desenhada do Axterix e Obelix, a exemplificar um espetáculo no Circo Romano

22. A Ermida de Nossa Senhora da Antigua

Em estilo gótico, longe do centro urbano. Pelo aspeto distinto para uma igreja, merece visita.

23. As Termas e Aqueduto de São Lázaro

Eram três os aquedutos que forneciam água à cidade de Mérida:

  • O Aqueduto de Cornalvo, cujas ruínas já mencionei neste artigo.
  • O Aqueduto de São Lázaro.
  • E o aqueduto dos Milagres, que vais conhecer de seguida.

Do aqueduto romano de São Lázaro restam apenas 3 pilares, e eles são fáceis de identificar. Toda a restante construção remonta ao século XVI. Frente ao aqueduto encontras as ruínas de umas termas romanas, e não muito longe umas ruínas de um hospital da época visigoda: Xenodochium.

aqueduto sao lazaro
Ruínas das Termas de São Lázaro e aqueduto

24. O Aqueduto dos Milagres

O aqueduto romano dos Milagres é o mais extraordinário a conhecer ao visitar Mérida. O nome vem do facto de ser um “milagre” o seu estado de conservação, com ainda mais de 800 metros de comprimento, e muitos de altura. O jardim envolvente e o rio Albarregas dá-lhe um toque de perfeição. Lembra-te que é de origem romana!!

A vista que se tem para o pequeno rio e para o aqueduto dos Milagres a partir da Ponte Romana sobre o Albarregas é imperdível.

aqueduto dos milagres 2
Aqueduto dos Milagres ao visitar Mérida
aqueduto dos milagres 3
Aqueduto dos Milagres ao visitar Mérida
aqueduto dos milagres 4
Aqueduto dos Milagres ao visitar Mérida

25. A barragem de Proserpina

Não podia deixar de mencionar a Barragem de Proserpina depois de falar do aqueduto dos Milagres. O que a destaca de outras barragens? É de origem romana e daqui era transportada a água para o aqueduto. Hoje é um local procurado no verão para uns bons passeios e uns bons mergulhos.

Para os mais curiosos, deixo ainda a dica de visita opcional ao Parque Natural de Cornalvo e respectiva barragem, também de origem romana, de onde saía a água para o aqueduto com o mesmo nome.

26. O Castelo de Alange

Por último o Castelo de Alange. É necessário fazer um pequeno trilho para lá chegar, mas o esforço é totalmente recompensado com a melhor vista que se encontra na região ao visitar Mérida.

Mapa com tudo o que visitar em Mérida

26 pontos turísticos para visitar Mérida, disse eu? Se consultaste atentamente o artigo já percebeste que sugeri bem mais que 26: os 26 são só os principais, os títulos que utilizei para organizar este documento.

Espero que este artigo te tenha sido útil, e se queres estender a tua viagem por mais alguns dias, pensa em consultar os artigos em baixo também, sobre regiões próximas do Alentejo, em Portugal.

>>> Artigo para visitar Marvão / Portalegre / Castelo de Vide

>>> Artigo para Roteiro do Alqueva e visitar Monsaraz

Outros artigos de Espanha

Share this content!

4 comments
  1. Recomendo o restaurante “Mesón el Lebrel” foi onde fiz a melhor refeição em Mérida, parece uma tasca mas servem bons pratos a um preço razoável e parecidos com os de Portugal, ambiente acolhedor.

  2. Calorosos parabens. Visito Mérida há dezenas de anos, nomeadamente assistindo a espectáculos do seu festival de teatro clássico Julho e Agosto de cada ano. Recomendo vivamente bem como a su semana santa, especialmente 5a e 6a feira.
    As melhores saudações de um também amante de viagens com muitas décadas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *