2024: Ilha de Ons e Ilhas Cies | Como ir, o que visitar?

Visitar as Ilhas Cies
Visitar as Ilhas Cies

Share this content!

A Galiza tem algumas ilhas que merecem a tua visita, ilhas essas que fazem parte do Parque Nacional das Ilhas Atlânticas. Existem 4 ilhas neste parque, apesar de encontrares muitas outras ao longo da Costa da Galiza:

  • As Ilhas Cies, que para mim são as mais bonitas (numa das extremidades da ria de Vigo).
  • A Ilha de Ons.
  • A Ilha de Sálvora (na ria de Arousa, pertecente à província da Corunha).
  • E a Ilha de Cortegada.

Das quatro já visitei as duas primeiras: as ilhas Cies e a ilha de Ons, e sei que o acesso a elas é relativamente fácil. É sobre estas duas que este artigo é dedicado.

As ilhas permitem um excelente passeio de verão, e possuem magníficos trilhos para quem gosta de caminhadas. Tens também excelentes praias para relaxar à beira mar, em pleno oceano atlântico.

OUTROS ARTIGOS SOBRE A GALIZA
- Roteiro Galiza - O que visitar?
- Roteiro Rio Minho
- Visitar Ourense
- Visitar Lugo
- Visitar Pontevedra
- Visitar Sanxenxo e O Grove
- Visitar Vigo
- Visitar a Corunha
- Visitar Santiago de Compostela
- Visitar o Parque Natural da Baixa Limia e Serra do Xurés
Nota: Em Portugal tens uma ilha muito semelhante às Ilhas Cies e de Ons. Falo, nomeadamente, da Ilha das Berlengas, em Peniche. Já visitaste?

Quando visitar as Ilhas Cies e a Ilha de Ons?

Estas ilhas são um destino de verão, sem qualquer dúvida! É para ir de Junho a Setembro, quando tens travessias de barco todos os dias, a partir de diferentes portos de embarque na Galiza, como por exemplo Vigo. As praias são de aspeto paradisíaco mas a água é gelada, pelo que não vais querer mergulhar nelas sem que esteja realmente muito calor. Os trilhos fazem-se bem em qualquer altura do ano, apesar de ainda exigirem algum esforço!

Nota: Deixo-te um link para saberes mais sobre como chegar à ilha de Sálvora e ilha da Cortegada. Nunca as visitei, pelo que não te consigo ajudar mais nisso. Sei que são muito mais restritas que as outras duas, pelo que o meu conselho é que questiones ou no centro de interpretação em Vigo ou as entidades que promovem os transportes regulares para as ilhas Cies e de Ons.

Como chegar às ilhas Cies e Ilha de Ons?

No que toca a chegar às ilhas Cies e Ilha de Ons, lamento dizer-te, mas não basta apanhar o barco. Existe alguma burocracia a cumprir, e autorizações a recolher! 😉

1. Vais acampar nas ilhas Cies ou Ilha de Ons?

Em primeiro lugar terás de decidir se vais acampar nas ilhas, ou se vais apenas visitá-las por um dia. Eu não acampei nas ilhas, mas posso ajudar-te com informação para tal. Para o fazeres, tens de reservar espaço nos seus parques de campismo. Segue os links em baixo para saber mais sobre eles e condições que praticam. Os sites estão bem explícitos, com informações bastante claras!

Na ilha de Ons também é possível ficar a dormir em pequenas habitações turísticas, mas a preços muito superiores. Não é algo que se encontre no booking, pelo que o ideal será contactares diretamente os restaurantes da ilha, que poderão ajudar-te a entrar em contacto com as pessoas certas! 😉

2. Pedir autorização para visitar as ilhas Cies e Ilha de Ons

Tendo a decisão de acampar (ou não acampar!) tomada, há que solicitar autorização de visita às ilhas Cies ou Ilha de Ons através do portal da Junta da Galiza. Esta autorização passou a ser necessária desde o Verão de 2018 com o intuito de controlar o número de acessos às ilhas, e dessa forma as conseguir proteger contra os malefícios do turismo de massas.

Na foto em baixo verás uma imagem do início da solicitação de autorização. Primeiro selecionas a data em que pretendes visitar as ilhas Cies ou Ilha de Ons (vendo se existe disponibilidade e transportes regulares autorizados), colocas o número de pessoas que vão contigo, e depois introduzes os teus dados pessoais e os dados dessas pessoas. A resposta ao pedido ser-te-á enviada para o email.

Pedido de autorização para acesso às ilhas Cies ou Ilha de Ons
Pedido de autorização para acesso às ilhas Cies ou Ilha de Ons

3. Reservar barco para visitar as Ilhas Cies ou Ilha de Ons

Tendo a autorização para a visita, terás de escolher o teu porto de embarque, e existem vários para as ilhas Cies e Ilha de Ons: os mais procurados são os de Portonovo, de Sanxenxo, de Bueu, de Cangas e o de Vigo. Todos eles ficam na província galega de Pontevedra.

Normalmente, para quem vem de Portugal, utiliza-se o Porto de Vigo para chegar às Ilhas Cies, e o Porto de Portonovo para chegar à ilha de Ons. Foi o que eu fiz! 🙂 Cada ilha exige um dia inteiro, pelo que terás de planear 2 dias para conhecer as duas ilhas.

Existem várias empresas a fazer a travessia, e em baixo deixo-te as principais, onde podes fazer as reservas e consultar preços, horários e condições. 😉 Tens de marcar sempre a hora de embarque e a hora de regresso da ilha.

Atenção: As reservas e pedidos de autorização devem ser feitas com antecedência, pois as ilhas são muito procuradas nos meses de verão, e os lugares vagos enchem com facilidade. Para quem vai às ilhas apenas por um dia, o ideal é partir no primeiro barco, regressando no último, mas há que ter muita atenção na chamada de regresso, pois as pessoas aglomeram-se no cais da ilha ao fim do dia, e tudo se pode tornar uma confusão!

chegada ilhas cies
Chegada às Ilhas Cies
Um dos barcos que fazem travessia para as ilhas Cies e Ilha de Ons
Um dos barcos que fazem travessia para as ilhas Cies e Ilha de Ons

4. Decidir como ir até ao Porto de Embarque para as ilhas Cies ou Ilha de Ons

Lembra-te que na Espanha tens uma hora de avanço em relação a Portugal, pelo que terás de considerar o novo fuso horário no dia da tua viagem. 😉 O barco não espera por ti, és tu que tens de esperar pelo barco!

Para chegar à Galiza, os acessos são fáceis a partir do norte de Portugal. Se fores de carro, existe autoestrada até Valença (A3), e depois de atravessares a fronteira, tens a AP-9 até Vigo. Se quiseres ir até Portonovo e Sanxenxo apanhar o barco para a Ilha de Ons, poderás continuar pela AP-9 até depois de Pontevedra, e depois seguir pela AG-41. Estamos a falar de meia hora desde Valença, para o primeiro caso, e de uma hora para o segundo. Leva dinheiro contigo, pois as portagens da Galiza nem sempre permitem pagamento com cartão de multibanco!

Se não tiveres carro, segue o link em baixo para reservar um. E não esqueças de fazer seguro de viagem para esta tua aventura pelas ilhas da Galiza. 😉

>>> Reservar Automóvel para visitar as ilhas Cies e ilha de Ons

>>> Seguro de Viagem IATI com 5% de desconto, utilizando este link

Ao chegar a Vigo, será pouco provável encontrar estacionamento gratuito perto do cais de embarque, mas existe estacionamento pago no Centro Comercial das redondezas, apesar de ser caro pagar para o dia inteiro. 😉 Eu optei por esta opção quando fui às ilhas Cies.

No caso de Portonovo, quando fui à ilha de Ons, consegui estacionamento gratuito nas redondezas, sem grande dificuldade. Mas cheguei bem cedo naquela manhã! Creio que tudo dependerá da hora a que chegares, para os dois casos!

DSCN5219
Travessia entre a Ilha de Faro e Monte Agudo nas Ilhas Cies

5. Dormir na Galiza para visitar as Ilhas Cies ou Ilha de Ons

Para quem chega à Galiza a partir do norte de Portugal (distritos de Braga, Porto ou Viana do Castelo), é bem possível ir e voltar no mesmo dia, tendo em atenção a diferença de fuso horário, como já referi. Mas para quem vem de outras zonas do país, a viagem pode tornar-se demasiado cansativa.

Se esse for o teu caso, ou simplesmente quiseres ficar mais tempo pela região, podes optar pelas seguintes sugestões de alojamento na região de Vigo ou Sanxenxo, sabendo que Sanxenxo fica bem perto de Portonovo.

Ilhas Cies | O que visitar, ver e fazer?

Embarcando em Vigo, não esqueças uma visita ao Centro de Interpretação do Parque Nacional das Ilhas Atlânticas. Uma excelente forma de ficar a conhecer melhor o território.

As ilhas Cies são um conjunto de 3 ilhas: Monte Agudo, Faro e San Martiño, mas só tens barco público para as duas primeiras, que na realidade estão unidas pelo areal da praia de rodas. Eu não visitei San Martiño, mas podes chegar lá em barco privado.

As ilhas Cies estão entre os mais visitados pontos turísticos da Galiza, estando em primeiro lugar obviamente a Catedral de Santiago de Compostela. Na antiguidade, os romanos afirmavam que eram as “ilhas dos deuses”.

ilhas cies alto do principe
Miradouro do Alto do Príncipe nas Ilhas Cies
ilha de san martino
Ilha de San Martiño avistada das ilhas de Monte Agudo e Faro

Principais Pontos Turísticos das Ilhas Cies

  • A praia de Rodas, que já foi considerada a melhor praia do mundo pelo jornal britânico The Guardian;
  • O farol da ilha de Faro, com o trilho aos ziguezagues monte acima até ele, e com excelentes vistas para a ilha de San Martiño;
  • O alto da Pedra do Campá, para um dos excelentes miradouros nas ilhas Cies;
  • O faro da Porta, também na ilha de Faro (opcional);
  • A praia de Nossa Senhora, uma opção excelente para a prática de mergulho e outras actividades aquáticas, como o snorkelling;
  • A praia das figueiras ou praia dos Alemães, onde muitas pessoas praticam nudismo;
  • As praias da Margarida e da Cantareira, para maior exclusividade;
  • O alto do Príncipe, na minha opinião o melhor miradouro na ilha;
  • Opcionalmente, seguir até ao Faro do Peito, e observar a costa atlântica dessa zona.
praia de rodas
Praia de Rodas nas Ilhas Cies
Caminho até ao Farol das Ilhas Cies, ao fundo subida em ziguezague
Caminho até ao Farol das Ilhas Cies, ao fundo subida em ziguezague
Miradouro do Alto da Pedra do Campá, nas ilhas Cies
Miradouro do Alto da Pedra do Campá, nas ilhas Cies
Ilha de San Martiño, vista do caminho para o Farol das Ilhas Cies, com Faro da Porta visível em baixo
Ilha de San Martiño, vista do caminho para o Farol das Ilhas Cies, com Faro da Porta visível em baixo
Praia de Nossa Senhora nas Ilhas Cies
Praia de Nossa Senhora nas Ilhas Cies
Travessia entre Ilha de Faro e Monte Agudo nas Ilhas Cies
Travessia entre Ilha de Faro e Monte Agudo nas Ilhas Cies

Os 4 Trilhos das Ilhas Cies

Para tua referência, ir até ao farol da ilha de Faro é uma caminhada de cerca de 7km, ida e volta. Para o Alto do Príncipe são 3km e para o Faro do Peito são quase 6km. Eu recomendo que utilizes a manhã para fazer os trilhos das ilhas Cies, e a tarde para ficar a relaxar numa das suas praias.

Existem 4 rotas distintas nas Ilhas Cies, todas identificadas com uma cor respetiva. Não esqueças de solicitar um mapa da ilha à chegada. Os trilhos mais importantes são para mim a rota 1 e 3, pelos miradouros!

mapa de cies
Mapa com os 4 trilhos das Ilha Cies

1. Rota de Monte Faro das ilhas Cies

  • É o trilho mais longo das Ilhas Cies, com 7,5km de extensão.
  • Dificuldade moderada.
  • Ponto de partida: Cais de Rodas, junto da praia de Rodas.
  • Principais Pontos de Interesse: Lago dos Nenos e travessia para a Ilha de Faro, Centro de Interpretação da Natureza, Praia de Nossa Senhora, Miradouro para a Ilha de San Martiño, Pedra da Campá e miradouro, Farol das Ilhas Cies.
  • Duração: 2h 30m.

2. Rota do Faro da Porta das ilhas Cies

  • Trilho de 5,2km de extensão, mas algumas etapas em comum com o anterior. Na minha opinião, é apenas opcional, quando comparado com as rotas 1 e 3.
  • Dificuldade fácil.
  • Ponto de Partida: Cais de Rodas, junto da praia de Rodas.
  • Principais Pontos de Interesse: Lago dos Nenos e travessia para a Ilha de Faro, Centro de Interpretação da Natureza, Praia de Nossa Senhora, Miradouro para a Ilha de San Martiño, Faro da Porta, Castro das Hortas.
  • Duração: 1h 45m

3. Rota do Alto do Príncipe das Ilhas Cies

  • Realiza-se na Ilha de Monteagudo, com extensão de 3,5km.
  • Dificuldade baixa.
  • Ponto de Partida: Cais de Rodas, junto da praia de Rodas.
  • Principais Pontos de Interesse: Miradouro do Alto do Príncipe, para mim o mais bonito ao visitar as ilhas Cies. Passa também pela Praia de Figueiras e pela Silla de la Reina.
  • Duração: 1h 15m.

4. Rota de O Monteagudo das Ilhas Cies

  • Realiza-se na ilha de Monteagudo, com extensão de 5,6km. Tem etapas em comum com o anterior, pelo que feitos em conjunto reduzes o trilho em alguns kms. É, no entanto, para mim apenas opcional ao visitar as Ilhas Cies
  • Dificuldade baixa.
  • Ponto de Partida: Cais de Rodas, junto da praia de Rodas.
  • Principais Pontos de Interesse: Praia de Figueiras e Farol do Peito. Dali podes observar a ilha de Ons ao longe, e também o Cabo Home e Monte Facho de Donón.
  • Duração: 1h 45m.

Ilha de Ons | O que visitar, ver e fazer?

Eu optei por visitar a ilha de Ons a partir de Portonovo, junto a Sanxenxo, como já referi. Para ser honesto, a ilha de Ons não tem para mim a grandiosidade das Ilhas Cies, mas é um bom passeio também. Se tens tempo, porque não conhecer as duas, num fim de semana pela Galiza? Sabias que a ilha de Ons ainda é habitada por famílias de pescadores?

Trilhos da Ilha de Ons
Trilhos da Ilha de Ons

Principais Pontos Turísticos da Ilha de Ons

Deixo-te várias recomendações do que fazer na ilha de Ons:

  • Desfrutar da praia nudista de Melide.
  • Conhecer a aldeia do Curro e as praias de As Dornas e Area de Cans, perto do cais da ilha de Ons, e portanto as de mais fácil acesso.
  • Explorar a praia de Canexol e praia do Pereiro.
  • Seguir até ao miradouro dos fedorentos, com vistas para a ilha de Onza ou Onceta.
  • Ir até ao Buraco do Inferno.
  • Conhecer o farol da ilha de Ons.
  • Dar simplesmente a volta à ilha de Ons a pé: eu fiz isso, e adorei a caminhada.
Praia de Melide, com poucos naturistas no dia em que visitei
Praia de Melide, com poucos naturistas no dia em que visitei a ilha de Ons
Praia de Area de Cans, praticamente deserta no dia em que visite a ilha de Ons
Praia de Area de Cans, praticamente deserta no dia em que visite a ilha de Ons
Praia de Canexol - Ilha de Ons
Praia de Canexol – Ilha de Ons
Miradouros junto à ponta sul da Ilha de Ons: buraco do inferno e miradouro dos fedorentos
Miradouros junto à ponta sul da Ilha de Ons

Os 4 trilhos da Ilha de Ons

Deixo-te como referência que uma ida e volta a miradouro dos fedorentos e buraco do inferno pode atingir cerca de 6km. Do mesmo modo, o farol pode exigir 4km. A minha volta à ilha foram cerca de 13 ou 14 km, já que uni os diversos trilhos num só. Em baixo faço-te a descrição geral dos trilhos da ilha de Ons, cada um associado a uma cor.

Ilha de ons
Mapa turístico da Ilha de Ons

1. Rota Sul da Ilha de Ons

  • Extensão de 6,2km.
  • Dificuldade moderada.
  • Ponto de Partida: Stand de Informações da Ilha de Ons, perto do cais da ilha.
  • Principais Pontos de Interesse: Praia de Area de Cans e praia do Canexol, os bairros de pescadores da ilha de Ons, o miradouro de Fedorentos e o Buraco do Inferno.
  • Duração: 2h 30m.

2. Rota Norte da Ilha de Ons

  • Extensão de 8,1 km e desnível de 100m
  • Dificuldade moderada.
  • Ponto de Partida: Stand de Informações da Ilha de Ons, perto do cais da ilha.
  • Principais Pontos de Interesse: a costa norte da ilha de Ons, passando pela Ponta de Xubenco e Ponta de Centolo, regressando depois pela praia de Melide.
  • Duração: 3h.

3. Rota do Faro da Ilha de Ons

  • Extensão de 4 km. Eu recomendo não fazer este trilho, e acrescentar ao anterior o desvio até ao Farol da ilha de Ons.
  • Dificuldade baixa
  • Ponto de Partida: Stand de Informações da Ilha de Ons, perto do cais da ilha.
  • Principais Pontos de Interesse: o farol da Ilha de Ons, um dos faróis com maior alcance de Espanha. Fica no ponto mais alto da ilha de Ons, no topo do Monte do Cucorno.
  • Duração: 1h 30m.
farol ons
Farol da Ilha de Ons

4. Rota do Castelo da Ilha de Ons

  • Extensão de 1,1 km. Eu recomendo não fazer este trilho, e acrescentar a antiga bateria do Castelo das Rodas à Rota Norte da ilha de Ons.
  • Dificuldade baixa
  • Ponto de Partida: Stand de Informações da Ilha de Ons, perto do cais da ilha.
  • Principais Pontos de Interesse: praia das Dornas (nome de antigas embarcações), área de merendas, e o miradouro do Castelo de Rodas.
  • Duração: 40 minutos.

Outras dicas de viagem às ilhas Cies e ilha de Ons

  • Comprar sempre os bilhetes pela internet, e nunca deixar a compra para o próprio dia da visita, pois o mais certo é já não ter bilhete disponível numa passagem de última hora pela bilheteira. Principalmente se for Julho ou Agosto.
  • Levar calçado confortável para as caminhadas. Um boné também será útil, pela exposição solar!
  • Leva toalha e fato de banho para usufruir das praias. Não esqueças o protetor solar!
  • Existem restaurantes nas ilhas Cies e Ilha de Ons, mas eu optei por fazer um piquenique. Que tal fazeres o mesmo e poupares uns trocos? Não esqueças de levar água, e no fim traz o lixo todo de volta!
    • Restaurantes Ilhas Cies – O Serafin, perto do Parque de Campismo, e o Rodas, perto do cais de embarque e desembarque.
    • Restaurantes Ilha de Ons – Casa Checho e Casa Acuña, junto do cais de embarque e praia de Dornas.
  • Respeita o habitat das gaivotas.
ATENÇÃO! Volto a referir a necessidade de pedir autorização à Junta da Galiza para visitar as Ilhas Cies e Ilha de Ons! Sem isso não entras no barco!

Visitar as Ilhas Cies em excursão

Também podes visitar as ilhas Cies em excursão através da Get Your Guide e Civitatis. Faz sempre as tuas próprias pesquisas nos sites respetivos, mas em baixo deixo-te duas sugestões para quem quer fazer uma excursão a partir de Santiago de Compostela, coração da Galiza.

Também podes reservar os barcos diretamente com a Civitatis, tendo o cuidado de garantir que a autorização de acesso às ilhas será pedido, pois sem essa autorização não te deixam visitar!

EXCURSÕES PARA VISITAR AS ILHAS CIES
1 - Visita Guiada às Ilhas Cies
2 - Excursão às ilhas Cies
3 - Barco até às Ilhas Cies
4 - Barco até à Ilha de Ons

Excelente passeio pelas ilhas do parque nacional das ilhas Atlânticas da Galiza. As ilhas Cies e ilha de Ons são magníficas! Conta-me tudo depois sobre a tua experiência!

Comenta em baixo! 😉

Outros artigos de Espanha

Share this content!

2 comments
  1. Olá, Pedro. tudo bem? Estou planejando uma ida ao Porto em Setembro e queria esticar uma semana até a Galícia e por conseguinte ir a ilha de Cies. Li em um outro site que os barcos vão de 01 de junho a 15 de setembro. Sabe-me informar se isso procede ou onde consigo obter essa informação? Adorei seu relato, estou lendo minuciosamente.

    1. Olá Cristiane.

      Junho a Setembro constituem a época alta, quando há barcos todos os dias e é mais fácil chegar às ilhas. Noutras alturas do ano isso já não acontece, mas não quer dizer que não seja possível ir, tens é menos barcos e mais restrições de horários. A minha recomendação é que entres em contacto com as companhias dos barcos que identifiquei no artigo, por exemplo a mardeons. Deixei links para os diversos sites, e lá poderás encontrar contactos diretos e números de telefone.

      Não esqueças que é necessário também ter a autorização pela junta da Galiza devido às limitações de acessos.
      Pedro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *