Marvão | O que visitar, ver, fazer?

Vila de Marvão
Vila de Marvão

Share this content!

Marvão é por muitos considerada a jóia do Alto Alentejo, e para mim foi claramente aquele lugar do Parque Natural da Serra de São Mamede que mais me ficou no coração. As vistas a partir do ponto mais alto da Serra do Marvão são imperdíveis, e já dizia o Saramago: “De Marvão vê-se a terra toda”.

Eu visitei esta região quando fiz o meu roteiro de outono/inverno pelo distrito de Portalegre e a região autónoma da Extremadura em Espanha: foram quase 2 semanas de viagem na época natalícia, e conheci sítios incríveis na natureza, e outros com muita história.

Neste artigo dedico-me a apresentar tudo o que visitar em Marvão a arredores, pois este município e serra do Alto Alentejo têm mesmo de estar presentes em qualquer roteiro por Portugal. Mas antes, já me segues nas redes sociais?

Onde fica Marvão?

Marvão é um município do Alto Alentejo, cuja serra atinge 865 metros de altitude. Faz parte do Parque Natural da Serra de São Mamede, e é uma vila do distrito de Portalegre, tendo uma das mais extraordinárias paisagens do Alentejo. Quanto a fronteiras, tem Portalegre, Castelo de Vide e ainda a região autónoma da Extremadura, ficando muito perto de Cáceres ou Mérida.

Em baixo deixo-te uma imagem para que entendas melhor onde se localiza esta vila raiana, e depois uma lista de outros municípios do Alentejo, para que possas aceder a links para outros artigos do blog sobre esta região.

image 28
Visitar Marvão | Localização

Quando visitar Marvão?

Tenta coincidir a tua visita a Marvão e arredores com algum tipo de festividade da região: no website da Câmara Municipal de Marvão tens sugestões para todos os meses do ano, de Janeiro a Dezembro. Eu optaria por visitar Marvão e a Serra de Marvão durante as Quinzenas Gastronómicas:

  • Quinzena Gastronómica das Comidas d’Azeite, em Março.
  • Quinzena Gastronómica do Cabrito e Borrego, na Páscoa: para provar o “Ratatau” (Cabrito ou Borrego guisado com batatas), as Mioladas, ou o Cabrito de Cachafrito.
  • Quinzena Gastronómica do Bacalhau, em Maio.
  • Quinzena Gastronómica da Castanha, em Novembro.
  • Quinzena Gastronómica da Caça, em Dezembro: para saborear os tradicionais arroz de lebre e Coelho de Cachafrito ou a canja de perdiz.
Passeio empedrado no interior do Castelo de Marvão
Eu, no passeio empedrado do Castelo, ao visitar Marvão

O que comer ao visitar Marvão?

Para além de tudo aquilo que vais encontrar durante as quinzenas gastronómicas, não podes esquecer também os doces típicos, por exemplo as boleimas de maçã, os bolos fintos, os escaldados, ou as rosquilhas.

Em Portalegre, que fica tão perto, ocorre anualmente a Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, e naturalmente que qualquer doce conventual exposto te vai deixar a salivar: o Pastéis de Santa Clara, o toucinho do céu, os Fartes, o Manjar Branco e a Sopa Dourada são exemplos.

E há ainda as amêndoas de Portalegre!

Onde comer ao visitar Marvão?

Deixo-te em baixo dois exemplos de restaurantes na zona de Marvão, mas existem muitos outros. 😉

  • Varanda do Alentejo
  • Restaurante Mil Homens

Onde dormir ao visitar Marvão?

Marvão é o ponto turístico que não podes perder na Serra de São Mamede, mas para passar a noite escolheria outro lugar, principalmente se visitares fora dos eventos festivos, quando tem muito pouco movimento. É por isso que em baixo te apresento outras dicas para além dos alojamentos na vila de Marvão.

AlojamentoPontuaçãoLocalização
Casa O Arco9.1Marvão
Varanda do Alentejo9.0Marvão
Estalagem de Marvão9.2Marvão
Casa da Silveirinha9.1Marvão
Casa da Arvore9.2Marvão
Dom Dinis9.2Marvão
TerraFazBem9.4Marvão
Quinta do Vaqueirinho8.9Marvão
Quinta da Nave do Lobo9.1Marvão
Casas da Estação9.0Marvão
Tapada da Rabela9.0Marvão
Casas da Fontanheira9.8Marvão
A Burguesa9.5Castelo de Vide
Casa da Rua Nova9.2Castelo de Vide
Casa da Judiaria9.6Castelo de Vide
Casa de Santa Maria9.5Castelo de Vide
Vila Maria9.3Castelo de Vide
Aromas dos Salgueiros9.7Castelo de Vide
Pensão Destino9.2Castelo de Vide
Quinta das Lavandas9.5Castelo de Vide
Casa da Paleta9.4Castelo de Vide
Quinta da Dourada9.1Portalegre
Solar das Avencas9.5Portalegre
Casa do Arco9.2Portalegre
Vila de Marvão
Visitar Marvão

Marvão | O que visitar, ver e fazer?

Como já referi, Marvão tem a par com o pico de São Mamede, a melhor paisagem de toda a serra, a 360º. É para todos, ou pelo menos para a maioria dos visitantes, a grande maravilha da Serra de São Mamede. A Marvão foi dado o título de Mui Nobre e Sempre Leal pela rainha D. Maria II, e a titulo de curiosidade, é a aldeia do Alentejo a maior altitude.

Pelo difícil acesso a Marvão, a sua invasão era mais difícil, o que dava vantagem clara ao exército português na defesa do território. A vila de Marvão é riquíssima a nível histórico e militar, e foi durante muito tempo primeira linha de defesa nacional, onde se travaram e venceram inúmeras batalhas.

1. Fazer a Alameda dos Freixos na chegada a Marvão

A chegada para visitar Marvão deve ser feita através de passagem pela Alameda dos Freixos. É uma etapa altamente agradável e bonita da Nacional 246-1, com árvores de ambos os lados da estrada a formarem túnel com as suas copas. À esquerda vês o monte e rochedo onde se situa o Castelo e Vila de Marvão. Este é o pedaço de estrada mais bonito da Serra de São Mamede: na minha opinião, claro!

2. Conhecer a Ponte Romana de Portagem e praia fluvial

Antes de subires ao monte para visitar Marvão podes também conhecer Portagem. Dirige-te à Ponte Romana de Portagem e relaxa na praia fluvial com relvado e espaço para merendas que se encontra mesmo ao lado. O facto de Portagem se encontrar nas margens do Rio Sever torna-a um bom sítio de paragem para um mergulho ou um piquenique. Não deixes ainda de visitar a sua Torre Medieval.

3. Visitar as ruínas da Cidade Romana de Ammaia

Um último destino antes de subires a Marvão são as ruínas da cidade Romana de Ammaia, com museu para visitar. A fundação de Ammaia data do século I, e foi ocupada pelo menos até ao século V. Em dimensão ocupava entre 22 e 30 hectares de terreno, e ainda se encontra na sua maioria soterrada, estando os seus detalhes a serem descobertos pouco a pouco.

4. Visitar o Castelo de Marvão e caminhar sobre as muralhas

Quando visitei a vila de Marvão estacionei o carro fora das muralhas, junto ao Convento e Igreja e Nossa Senhora da Estrela. Eu queria caminhar e conhecer cada detalhe da fortaleza a pé. Aliás, visitar Marvão tem de ser obrigatoriamente a pé!

Convento e Igreja e Nossa Senhora da Estrela ao visitar Marvão
Convento e Igreja e Nossa Senhora da Estrela ao visitar Marvão

Entrei pelas Portas da Vila mais próximas, mas não me lancei de imediato pelo centro histórico. Pelo contrário, cortei à esquerda e subi às muralhas da vila. Foi por cima das muralhas de Marvão que caminhei até ao Castelo, sempre a apreciar a vista fabulosa que me permitiam.

Pelo caminho passei por cima de outras portas de entrada na fortaleza: as Portas de Rodão. Na entrada do Castelo existe um Monumento a Ibn Maruan, homem que se refugiou neste lugar no século IX e esteve na origem do nome “Marvão”.

A visita ao Castelo é paga, mas nada significativo, e vale totalmente a pena. Do seu interior destaco a Cisterna, logo à direita, e o passeio empedrado que nos leva à parte da Torre de Menagem pelo Pátio das Armas.

Vila de Marvão a partir do topo das muralhas
Visitar Marvão a partir do topo das muralhas
Entrada do Castelo de Marvão
Entrada do Castelo de Marvão
Detalhes do Interior do Castelo de Marvão
Detalhes do Interior do Castelo de Marvão

5. Apreciar a vista 360º ao visitar Marvão

As vistas para a Serra de São Mamede, a 860 metros de altitude, são fenomenais até perder de vista. O melhor é que são mesmo a 360º no topo da Torre de Menagem. E não falo só da vista para o exterior de Marvão, mas também da vista para as muralhas da vila e para o centro histórico. Fabuloso e a não perder!

Castelo de Marvão
Castelo de Marvão

6. Explorar o Centro Histórico de Marvão

Por fim, o que visitar em Marvão, no seu centro histórico:

  • Frente ao castelo tens o jardim do Largo Luís de Camões que não podes deixar de conhecer. A imagem deste jardim com o castelo ao fundo tornou-se das mais capturadas ao visitar Marvão.
  • Perto do jardim fica a Igreja de Santa Maria, convertida a Museu Municipal de Marvão.
  • Depois há que caminhar mais pelas muralhas até à igreja de Santiago e Capela do Calvário.
  • Posto isto descer para o interior: passar pelo Pelourinho de Marvão, pelo Centro Cultural, pela igreja do Espirito Santo e pela fonte do Concelho, capturando todos os detalhes do casario branco. A vila é mesmo muito bonita, e a cada esquina vais deliciar-te com os seus muitos detalhes.
Detalhe do centro histórico ao visitar Marvão
Detalhe do centro histórico ao visitar Marvão

7. Visitar a antiga Estação de Comboios de Marvão-Beirã

O mais imprescindível nesta estação hoje desativada são os seus painéis de azulejo. É um edifício muito bonito, e por isso recomendo desvio até lá.

8. Ir até à Fraga da Esparoeira junto à fronteira

Nos arredores da Vila de Marvão este foi claramente dos meus sítios preferidos. A Penha ou Fraga da Esparoeira é um penhasco imponente e até assustador junto à fronteira com Espanha, que se estende para lá dela.

9. Visitar a Barragem da Apartadura

Marvão tem também uma barragem, neste caso a Barragem da Apartadura. Podes ir até lá refrescar-te nas suas águas ou simplesmente apreciar a paisagem.

10. Extras para visitar no município Marvão

Existem outros lugares na Serra do Marvão que eu pessoalmente não visitei por falta de tempo, mas que estavam na minha lista de sítios a conhecer:

  • A Choça de Cabeçudos: uma espécie de palheiro que servia de armazém agrícola ou mesmo habitação na antiguidade. Pelo aspeto de fotos que tive a oportunidade de ver, parece-me muito semelhante às que encontrei no Castro de Santa Trega em roteiro na Galiza. Mas ainda não visitei para comprovar.
  • As Marmitas de Gigantes, formações rochosas junto a uma ribeira não muito longe de onde fica a Fraga da Esparoeira.
  • As Caleiras da Escusa, fornos de cal do período romano, que me parecem do género daqueles que mencionei no meu artigo para visitar Penacova, no centro do país.
  • E também existem monumentos megalíticos a conhecer ao visitar Marvão: eu não fui até nenhum, mas tens o Menir dos Pombais, o Menir da Água da Cuba, a Anta da Granja, e a Anta da Laje dos Frades.

Mapa com tudo o que visitar em Marvão

Para terminar, deixo-te um mapa com todos os pontos turísticos mencionados. 😉 Espero que te seja útil em viagem!

O que visitar nos arredores de Marvão?

Nos arredores de Marvão, claro que recomendo que sigas para um dos municípios vizinhos: Castelo de Vide ou Portalegre. Podes ainda seguir para sul, passando por Arronches e depois Campo Maior e Elvas.

1. Visitar Castelo de Vide

Em Castelo de Vide destacam-se os seguintes pontos turísticos:

  • As diversas fontes da vila.
  • Os seus principais largos.
  • O castelo e burgo medieval.
  • As suas igrejas.
  • A herança judaica.
  • O Forte de São Roque.
  • E ainda os seus miradouros, como é o caso do da Ermida de Nossa Senhora da Pena, com vista brutal para Castelo de Vide.

Podes ainda conhecer a albufeira de Póvoa e Meadas e os principais monumentos megalíticos do município. Tenho um artigo dedicado a todos estes lugares de Castelo de Vide.

Detalhes do Burgo Medieval junto aos Antigos Paços do Concelho de Castelo de Vide
Visitar Castelo de Vide nos arredores de Marvão

2. Visitar Portalegre

No que diz respeito a Portalegre, não ignores:

  • As principais cascatas da Serra de São Mamede, nomeadamente a Cascata da Cabroeira, a Cascata de São Julião, o Pego do Inferno e a Cascata da Ribeira de Arronches.
  • A pitoresca vila de Alegrete!
  • O Miradouro do Pico da Serra de São Mamede.
  • E o centro histórico de Portalegre, para o qual recomendo que faças este audio tour que te leva a conhecer o principal património da cidade.

Também tenho um artigo dedicado sobre Portalegre. Sabe mais sobre ele clicando no botão em baixo. 😉

Porta de Alegrete ao visitar Portalegre
Porta de Alegrete ao visitar Portalegre

3. Visitar Elvas e Campo Maior

Em Elvas não falta património histórico, com todo o destaque para o Forte da Graça e Forte de Santa Luzia. Não deixes também de visitar o Castelo de Elvas, o Aqueduto da Amoreira e o Museu Militar.

Em Campo Maior fica a mais extraordinária Capela dos Ossos do Alentejo, mais ainda que a que encontras ao visitar Évora.

forte da graça elvas
Forte da Graça, em Elvas

4. Outros lugares no Alentejo

Existem outros lugares muito interessantes na região. Que tal fazer como eu, que segui para a Extremadura? Tens, por exemplo, Badajoz, Mérida, Cáceres e até Trujillo, Plasencia e o Parque Nacional de Monfrague.

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *