Cáceres (Espanha) | O que visitar, ver e fazer?

Plaza Mayor de Cáceres
Plaza Mayor de Cáceres

Share this content!

O meu roteiro para visitar Cáceres é bem mais que um passeio pela Cidade Antiga património da Humanidade desde 1986. Na província de Cáceres da Extremadura visitei também outros lugares dignos de igual ou superior destaque na Espanha:

  • Trujillo, terra de conquistadores;
  • Guadalupe, com o seu mosteiro real;
  • O Parque Nacional de Monfragüe, excelente observatório de aves junto ao rio Tejo;
  • E o centro histórico de Plasencia.
Plaza Mayor de Trujillo | Visitar Cáceres e arredores
Plaza Mayor de Trujillo | Visitar Cáceres e arredores

E poderia ter conhecido tantos outros sítios fabulosos, se tivesse ficado mais tempo! Na realidade, foram apenas alguns dias de viagem, e passaram a voar! Queria tanto ter conhecido mais a fundo a região do Tejo, e um pouco mais do Norte da província, principalmente. Ficará para uma outra oportunidade!

Creio que o roteiro que te venho propor é o ideal para quem está a visitar Cáceres pela primeira vez, pois tem todos os imprescindíveis a não esquecer de visitar, tudo aquilo que tens de ver e fazer quando estiveres por esta região espanhola da Extremadura.

Real Monasterio de Santa Maria de Guadalupe | Visitar Cáceres e arredores
Real Monasterio de Santa Maria de Guadalupe | Visitar Cáceres e arredores

Segue os links para saber mais sobre Trujillo, Guadalupe, Plasencia ou o Parque Nacional de Monfragüe. Neste artigo prometo detalhar-te tudo o que visitar em Cáceres, mas na cidade antiga e monumental, ou arredores próximos. Para os outros destinos na província tens outros artigos neste blog de viagens. 😉

>>> Visitar Mérida antes ou depois de visitar Cáceres!

Lista de Conteúdo

História de Cáceres

Em muitas cidades que se visitam pelo mundo falamos de conhecer o seu centro histórico, porém nesses centros acabamos por notar muita modernidade nas construções. São locais com História, sim, mas ao longo dos anos foram perdendo a autenticidade, os detalhes, e alguma da magia que eles lhe conferiam.

Plaza Mayor de Cáceres
Plaza Mayor de Cáceres

Em Cáceres isso não aconteceu ainda! Algo que me fascinou absolutamente ao visitar Cáceres foi sentir que faz justiça à noção de Centro Histórico, pelo menos visualmente. Existe uma soberba homogeneidade dos tons, e é possível caminhar por ruelas que nos dias de hoje ainda nos parecem mesmo da antiguidade, como se estivéssemos algures na era medieval, com detalhes intactos!

Nota: Sabias que a região de Cáceres foi palco de filmagens para a Série de Televisão Game of Thrones? Porque será?

Para além das muitas igrejas e construções do pós reconquista cristã, em Cáceres consegues encontrar ainda vestígios de origem romana e árabe.

1. Herança Romana de Cáceres

Quando se fala de Cáceres Romana, fala-se de uma das 5 colónias romanas na antiga Lusitânia, Norba Caesarina, e principalmente de acampamentos romanos na região. Relativamente a um deles, Castra Caecilia, existe hoje um centro de interpretação no local onde outrora ele estava localizado: claro que o vou recomendar ao longo deste artigo.

Na cidade antiga de Cáceres destaca-se claramente o Arco del Cristo, a única porta romana original que ainda se conserva das quatro que existiam no passado em Norba Caesarina. Mas são muitos outros os vestígios da época romana na província de Cáceres: por exemplo as Ruínas Romanas de Cápara e o seu famoso arco, a norte de Plasencia, que eu pessoalmente não tive a oportunidade de visitar.

Arco del Cristo ao visitar Cáceres
Arco del Cristo ao visitar Cáceres
Nota: as outras 3 portas de origem romana na cidade monumental eram a Porta de Coria, a Porta de Mérida, e uma outra que se veio a transformar no atual Arco de la Estrella.

2. Herança Árabe de Cáceres

Os árabes vieram estabelecer-se nesta região no século XII, restaurando as fortificações da antiguidade. A muralha muçulmana da antiga Hinz Qazris foi conservada e ainda hoje se observa a cercar a cidade antiga de Cáceres: destaque para o Baluarte de los Pozos, para a Torre do Bujaco e para a Torre de la Yerba, por exemplo, mas há mais torres árabes de estilo defensivo espalhadas pela cidade. A cidade foi tomada aos mouros apenas em 1229.

Para além da muralha árabe, há que salientar a Torre do Postigo e o Arco de Santa Ana, um dos acessos à cidade que foram abertos na muralha pelos mouros. Apesar de já terem sofrido restaurações e modificações, por exemplo no século XVIII, ainda estão entre os principais pontos de interesse ao visitar Cáceres.

Imagem do Arco de Santa Ana | Visitar Cáceres
Imagem do Arco de Santa Ana | Visitar Cáceres

Não posso deixar ainda de mencionar a mesquita árabe que se localizava no ponto mais alto da cidade muralhada, onde hoje fica a Igreja de San Mateo. A Alcáçova árabe ficava onde hoje está o Museu de Cáceres (Palácio de las Veletas).

Por fim há que conhecer um pouco mais da cultura e vida quotidiana deste povo através de uma visita ao museu Árabe Yusuf Al Burch. E, claro, o estilo artístico Mudéjar do pós-reconquista cristã que contempla traços de influência islâmica misturados com os estilos da época na Península Ibérica: a Casa Mudéjar é o sítio ideal para apreciar este estilo ao visitar Cáceres.

Detalhe da Casa Mudéjar ao visitar Cáceres
Detalhe da Casa Mudéjar ao visitar Cáceres

3. Pós-Reconquista Cristã

No pós-reconquista, Cáceres perdeu muito do estilo fortificado e militar das suas construções e edifícios, adquirindo o aspecto que tem hoje. Infelizmente foram derrubadas em massa muitas torres da cidade a pedido da Rainha Isabel a partir do século XV. O objetivo era pacificar Cáceres e abrir mais a cidade ao exterior, atribuindo-lhe, diria eu, mais “classe”.

Destacam-se as remodelações no Palácio de Galarza e na Torre do Bujaco (com varanda renascentista). Foi construída a Torre de Espaderos junto onde outrora ficava a Porta de Coria. E é impossível não mencionar o Palácio e Torre de Carvajal, o Palácio de Hernando de Ovando, o majestoso Palácio dos Golfines de Abajo (residência dos Reis Católicos), o Palácio e Torre de las Cigüeñas (a mais alta do complexo monumental da atualidade), e o Palácio dos Golfines de Arriba, mas há muitos mais exemplos.

Palácio dos Golfines de Abajo ao visitar Cáceres
Palácio dos Golfines de Abajo ao visitar Cáceres

A Torre dos Púlpitos é a única torre adicionada à muralha árabe no pós-reconquista cristã, pelo que verás que tem um estilo de construção completamente diferente das demais. A Plaza Mayor de Cáceres foi erguida fora das muralhas e é hoje o coração da cidade.

4. As Judiarias de Cáceres

A presença documentada de judeus em Cáceres remonta ao século XIII, porém suspeita-se que já ali viviam desde a ocupação árabe. Existem duas judiarias em Cáceres: a Judiaria Velha e a Judiaria Nova. A primeira encontra-se na parte sudeste do recinto muralhado e é para mim a mais bonita e agradável de conhecer, dada a sua localização central. A segunda surgiu no século XV quando os judeus foram expulsos para fora das muralhas, para lá de onde fica a Plaza Mayor de Cáceres, em redor da Plaza de La Concepción e Palácio de La Isla.

No século XV viviam cerca de 130 famílias judias na cidade de Cáceres. Sobre as antigas sinagogas foram construídas as Ermidas de Santo António (Judiaria Velha) e de la Cruz (Judiara Nova). Como destaques da Judiaria Velha, a minha preferida, refiro as suas ruas estreitas, por exemplo a bonita Calle Pereros, a Calle Rincón de La Monja e a Calle Cuesta del Marqués, esta última que liga a Plaza de San Jorge ao Arco Romano del Cristo.

plaza san jorge igreja san franciso javier
Igreja de San Francisco Javier na Praça de San Jorge

5. Os Brasões de Cáceres

Li em folhetos turísticos de Cáceres que estão mais de 1200 catalogados, espalhados por toda cidade. Os mais atentos, e mesmo os menos atentos (já que se encontram brasões por todo o lado ao visitar Cáceres!), vão conseguir aperceber-se deles nas fachadas dos edifícios, e cada um tem a sua particularidade. Os brasões permitem identificar o dono do palácio e conhecer a sua história.

Quando visitar Cáceres?

Tal como tenho feito para diferentes outros artigos deste blog e outros locais, recomendo visitar Cáceres durante as suas principais festividades anuais. Em baixo destaco algumas das que ocorrem pela província nas localizações que mencionei no inicio do artigo:

  • Visitar Cáceres durante a Semana Santa e Festival Chíviri de Trujillo.
  • Visitar Cáceres na Festa das Cerejeiras em Flor de Plasencia (para passar pelo Vale de Jerte!)
  • Visitar Plasencia na primeira terça-feira de Agosto, pelo grande mercado na sua Plaza Mayor.
  • Visitar a 8 de Setembro, para celebrar a Virgem de Guadalupe, padroeira da Extremadura.
Porta de Trujillo em Plasencia | Visitar Cáceres e arredores
Porta de Trujillo em Plasencia | Visitar Cáceres e arredores

O que comer e onde comer ao visitar Cáceres?

No que diz respeito a gastronomia, opta pelo Borrego da Extremadura, pelo presunto ibérico, e experimenta as morcelas de Guadalupe ou a Patatera. Quanto a sobremesa, não deixes de provar algo à base de cereja, tão típica da região.

Quanto a restaurantes, considera os seguintes, mas existem muitos outros:

  • La Cacharrería
  • Oquendo
  • El 13 de San Antón
  • Restaurante Homarus
  • Javier Martín

Excursões para visitar Cáceres

Podes optar, também, por fazer excursões ao visitar Cáceres, nomeadamente com a Civitatis. Deixo-te em baixo algumas sugestões interessantes, mas faz sempre as tuas próprias pesquisas no site. 😉

Excursões com a Civitatis:
1 - Tour Completo por Cáceres com Ingressos
2 - Excursão a Los Barruecos
3 - Excursão a La Alberca, Las Hurdes e Mogarraz
4 - Excursão a Guadalupe e Trujillo
5 - Excursão a Garrovilas de Alconétar e San Antonio de Padua
6 - Tour Rural de Bicicleta por Cáceres
7 - Tour de 4x4 pela pradaria de Cáceres
8 - Excursão ao sítio arqueológico de Cáparra e Vale do Ambroz
9 - Excursão a Mérida
10 - Excursão ao Valle de Jerte
11 - Excursão a Monfrague, Plasencia e Yuste
12 - Tour por uma fábrica de queijos de Cáceres
13 - Avistamento de Aves na Extremadura
14 - Tour Teatralizado por Cáceres
15 - Excursão a Coria e Plasencia
16 - Observação de Estrelas em Cáceres

Onde dormir ao visitar Cáceres?

AlojamentoPontuaçãoLocalização
Barceló Cáceres V9.0Cáceres
Gran Hotel Don Manuel8.7Cáceres
Palacio de Arenales9.0Cáceres
Hotel Don Carlos8.7Cáceres
Apartamentos Plaza Mayor 359.8Cáceres
Apartamentos El Patio9.6Cáceres
Baluart Apartments8.8Cáceres
Hostal Hernan Cortes8.9Cáceres
Parador de Cáceres8.8Cáceres
Caesarina9.2Cáceres
Cáceres Deluxe9.5Cáceres

Cáceres | O que visitar, ver e fazer? Roteiro 1 a 6 dias

Espero que não tenhas apanhado uma seca descomunal ao ler toda a História de Cáceres. Eu sou honesto nisto: para mim os detalhes históricos são imprescindíveis! E para ti?

Vou tentar agora ser mais sucinto, deixando-te tudo o que deves visitar de forma objetiva e com dicas claras! Mas prepara-te: são muitos sítios, começa a tomar notas! Um dia é suficiente para conhecer a cidade monumental, 2 dias é o ideal para conhecer também os arredores próximos, e 5 ou 6 dias é o necessário para ir até às povoações de Trujillo, Guadalupe, Plasencia e explorar o Parque Nacional de Monfragüe.

>>> Aluga Carro com a Discover Cars
Castelo de Monfrague | Visitar Cáceres e arredores
Castelo de Monfrague | Visitar Cáceres e arredores

1. Explorar a Plaza Mayor de Cáceres

Sendo o coração da cidade monumental, há vários lugares que não podes deixar de observar enquanto caminhas pela Plaza Mayor de Cáceres:

  • As letras “CÁCERES”, onde uma fotografia é obrigatória para recordação da cidade antiga.
  • O edifício da Câmara Municipal de Cáceres, na extremidade sul da praça.
  • O Foro de los Balbos, junto à Câmara Municipal, antigamente conhecido por Atrio del Corregidor, onde se destaca o Pilar de São Francisco do século XVI e a réplica da estátua da Deusa Ceres, romana, do século I.
  • A Torre de la Yerba, de construção árabe do século XII na muralha defensiva da cidade. A melhor vista para ela é do Foro de los Balbos ou da Plaza de las Piñuelas, onde passarás mais tarde.
  • A Torre de los Púlpitos, cristã, cujo nome vem dos dois “púlpitos” nos cantos superiores, a 16 metros de altura. Do lado de lá da muralha vais perceber que ela tem acesso direto ao Palácio de Mayoralgo através de um arco construído para que a família pudesse observar a Praça Mayor de posição privilegiada durante possíveis eventos.
Foro de los Balbos - Subida para a Plaza de las Piñuelas
Foro de los Balbos – Subida para a Plaza de las Piñuelas

2. Visitar a Torre do Bujaco e a Ermita de la Paz

Só para esclarecer, fazem também parte da Plaza Mayor de Cáceres, mas merecem o destaque devido, principalmente a Torre do Bujaco. Situam-se lado a lado: a Ermita de la Paz é de estilo barroco e de reconstrução do século XVIII; a Torre do Bujaco foi construída pelos árabes, mas remodelada posteriormente, como referi na secção da História de Cáceres. O que não referi foi que em tempos serviu como Torre de Relógio que hoje se encontra na Igreja de San Mateo.

plaza mayor caceres 1
Torre de Bujaco à esquerda, seguida da Ermita de la Paz | Visitar Cáceres

A Torre do Bujaco tem um Centro de Interpretação “das 3 Culturas” que pode ser visitado de terça a domingo, e que tem como tema a história de Cáceres desde a época romana. Do seu topo tem-se acesso às melhores vistas para a Plaza Mayor de Cáceres. Deixo aqui a informação que é possível fazer o percurso de muralha que vai desde a Torre do Bujaco à Torre dos Púlpitos passando por cima do Arco de la Estrella que mencionarei de seguida.

3. Atravessar o Arco de la Estrella

Provavelmente o arco mais bonito da cidade, e o principal também. É a porta de entrada para a cidade muralhada que todos atravessam ao visitar Cáceres. O nome do arco vem da imagem da Virgem de La Estrella que se pode observar no seu topo, do lado de dentro da muralha.

Arco de la Estrella ao visitar Cáceres
Arco de la Estrella ao visitar Cáceres

4. Caminhar até à Torre dos Espaderos e Porta de Coria

Ao atravessar o Arco de la Estrella não segui em frente para a Praça de Santa Maria. Pelo contrário, virei à esquerda e caminhei junto à muralha. Em frente passei pelo Palácio de Toledo ou de Moctezuma, do século XV, que hoje alberga o Arquivo Histórico Provincial.

O meu objetivo era chegar até à Plazuela del Socorro com a sua Torre dos Espaderos. Ao seu lado tens um arco que representa a romana Porta de Coria, apesar de a original do século I já não existir mais.

5. Fazer desvio até à Igreja de Santiago, fora da muralha de Cáceres

A partir da Plazuela del Socorro recomendo que faças um desvio do recinto muralhado de Cáceres para visitar a Igreja de Santiago, obrigatória por ter sido o berço da Ordem Militar da Cavalaria de Santiago. É uma construção de estilo gótico imponente onde vais observar diversos brasões nas suas fachadas.

Nas proximidades fica o Palácio de Francisco de Godoy, com detalhes brutais, como por exemplo as suas varandas trabalhadas.

6. Conhecer a Praça de Santa Maria ao visitar Cáceres

Depois da Plazuela del Socorro e Igreja de Santiago, sim, há que retroceder para conhecer a Praça de Santa Maria. É uma das imprescindíveis e mais bonitas ao visitar Cáceres, e tem nela para explorar todos os seguintes pontos de interesse:

  • O Palácio de Hernando de Ovando, privado.
  • O Palácio de Mayoralgo, onde é possível fazer visita pré-programada a vestígios arqueológicos romanos descobertos no interior.
  • E a Concatedral de Santa Maria de Cáceres, a mais importante da cidade, com pórticos em estilo gótico e retábulo magnífico no interior.
Concatedral de Santa Maria ao visitar Cáceres
Concatedral de Santa Maria ao visitar Cáceres

Relativamente ao Palácio de Mayoralgo destaca-se ainda a restauração de parte da sua fachada devido à explosão de uma bomba na Praça de Santa Maria durante a Guerra Civil de Espanha. Já para a Concatedral de Santa Maria, não esquecer de tocar onde brilha a escultura de São Pedro de Alcântara numa das esquinas exteriores da igreja, para boa sorte! É também possível subir à sua torre para vistas 360º, e visitar o museu.

Numa rua paralela, não esquecer entrada no Palácio de Carvajal e de conhecer Torre de Carvajal, redonda, e do século XII. O acesso ao jardim do palácio era gratuito quando visitei.

Escultura de São Pedro de Alcântara na Praça de Santa Maria
Escultura de São Pedro de Alcântara na Praça de Santa Maria

7. Visitar o Palácio de los Golfines de Abajo

Este palácio fica numa das extremidades da Praça de Santa Maria, e diz-se que é o maior que podes conhecer ao visitar Cáceres. A sua fachada principal é incrivelmente trabalhada, e podes observar nela o Brasão dos Reis Católicos: esta era, na realidade, a sua residência. O palácio pertence à Fundação Tatiana Pérez de Guzmán el Bueno, sendo possível visitar o seu interior através do museu.

8. Descobrir a Praça de São Jorge e a Igreja de San Francisco Javier

Segue-se a Praça de São Jorge. O que mais se destaca nela é a Igreja de San Francisco Javier, no topo da sua escadaria, com duas torres brancas. A visita é possível e contempla entrada na igreja, museu e subida às torres.

Na lateral da Praça de São Jorge tens o Palácio dos Becerra, que alberga hoje a Fundação Mercedes Calles e Carlos Ballestero. Eu não o fiz, mas podes visitar as suas exposições no interior.

Igreja de San Francisco Javier na Praça de San Jorge | Visitar Cáceres
Igreja de San Francisco Javier na Praça de San Jorge | Visitar Cáceres

9. Seguir até ao romano Arco del Cristo

Próxima paragem, Arco del Cristo, ou Puerta del Rio, de origem romana. Estás em plena Judiaria Velha de Cáceres, pelo que uma paragem ao longo da Cuesta del Marqués para visitar o Museu Árabe Yusuf Al Burch é obrigatória. Já tinha referido estes lugares anteriormente na secção de História para visitar Cáceres. Atravessando o Arco del Cristo terás acesso a vistas para uma das torres defensivas da muralha. Tal como para o Arco de la Estrella, este tem o seu nome pela imagem de Cristo ali presente.

10. Explorar a Judiaria Velha de Cáceres

Segue pela Judiaria Velha até ao Baluarte de los Pozos, passando pela Ermita de San António, onde antigamente se situava a Sinagoga da judiaria. Não deixes de visitar o Centro de Interpretação do Baluarte de los Pozos, os jardins, torre e apreciar as suas vistas fabulosas. Mais à frente fica o Olivar de la Juderia, outro parque da cidade monumental, e depois a Torre Mochada antes de chegares à Praça de Santa Clara.

Na praça não deixes de apreciar o Convento de Santa Clara de monjas clarissas da ordem de São Francisco antes de reentrar na cidade muralhada e seguir pela Calle Pereros, outra das famosas ruas da judiaria. Era nesta zona que se situava a antiga Puerta de Mérida, porta original romana de Cáceres.

A Calle Pereros vai dar com a Calle Rincón de la Monja, outra das principais da Judiara Velha. Podes querer percorrê-la na totalidade ao visitar Cáceres, mas depois retrocede até à escadaria que te leva à Plaza de Las Veletas.

Torre de las Cigüeñas ao visitar Cáceres
Torre de las Cigüeñas ao visitar Cáceres

11. Visitar o Museu de Cáceres

O museu de Cáceres situa-se no início de três praças brutais consecutivas de Cáceres: as Plazas de Las Veletas, de San Pablo, e de San Mateo. No interior do Museu visitarás a cisterna hispano-árabe (Aljibe) dos séculos X e XI. Destaque também para as exposições da Casa de Los Caballos.

12. Subir ao miradouro da Torre de las Cigüeñas

Sendo a torre mais alta da cidade monumental, é dos melhores miradouros que vais encontrar ao visitar Cáceres. Obrigatório subir ao topo! Hoje é propriedade do Ministério da Defesa, sendo utilizada pelo comando militar. No rés-do-chão tens um museu de armas históricas para conhecer.

Miradouro da Torre de las Cigüeñas | Visitar Cáceres
Miradouro da Torre de las Cigüeñas | Visitar Cáceres

13. Visitar a Igreja de San Mateo e Convento de San Pablo

Os dois monumentos situam-se entre as três praças consecutivas que referi. A Igreja de San Mateo parece ter sido construída sobre uma antiga mesquita e tem no interior os túmulos de elementos de várias famílias nobres de Cáceres. Lembras-te do relógio que disse que antigamente se encontrava na Torre do Bujaco? Está aqui nesta igreja!

O Convento de San Pablo é de monjas clarissas e um local imprescindível para compra de doces típicos conventuais.

14. Passar pela Casa Mudéjar e Palácio de los Golfines de Arriba

O edifício da Casa Mudéjar podia até passar despercebido a visitar Cáceres, não fosse o único dentro da cidade monumental com fachada neste estilo: é por isso obrigatório apreciá-lo. Para chegar a ele passa pela Casa de los Solis ou pelo Palácio de los Golfines de Arriba. Este último não é tão bonito como o “de bajo” mas é gigantesco e uma verdadeira casa-fortaleza de há vários séculos. Contorna-o para chegar ao Arco de Santa Ana.

15. Atravessar o Arco de Santa Ana e a Torre do Postigo

Se estiveste atent@ ao que escrevi para o Arco del Cristo e Arco de la Estrella, vais suspeitar que neste existe uma qualquer imagem de Santa Ana para descobrir ao visitar Cáceres. E é verdade!

Logo após o Arco de Santa Ana deves atravessar o Arco da Torre do Postigo até à Praça Publio Hurtado, e depois cortar para a Praça de San Juan. Esta passagem pela Torre do Postigo é épica, acredita!

16. Explorar a Praça de San Juan de Cáceres

Toda a praça é realmente muito bonita, com a igreja de San Juan ao fundo que data originalmente do século XIII. É uma praça grande e bem diferente das demais, muito agradável para se passear durante um bom tempo: muita gente, muita vida, excelente local para se repousar numa esplanada!

17. Ir até à Plaza de las Piñuelas, antes de regressar à Plaza Mayor de Cáceres

E estás a terminar o teu roteiro pela cidade monumental ao visitar Cáceres, pelo menos pelo espaço do recinto muralhado. A caminho de regresso à Plaza Mayor, passa pela Plaza de las Piñuelas, onde vais conhecer a Torre del Horno (albarrana do século XII), e ter uma vista privilegiada para o Foro de los Balbos, Torre de la Yerba e para a própria Plaza Mayor, sítios que mencionei no ínicio do roteiro.

Pondera atravessar o arco no topo da Plaza de las Piñuelas para apreciar a fachada do Palácio de la Generala: já foi sede do Jornal da Extremadura, da Faculdade de Direito e hoje alberga os Serviços Centrais da Universidade da Extremadura. Se seguires a rua até ao Arco de Santa Ana onde já passaste, vais poder observar a fachada do Palácio dos Condes de Adanero também.

Satisfeit@, desce até à Plaza Mayor de Cáceres.

18. Explorar a Judiaria Nova de Cáceres

E o último lugar que recomendo para visitar antes de passar aos arredores da cidade, é a Judiaria Nova. Muito resumidamente, não esquecer de:

  • Seguir pela estreita Calle Paneras, atravessando o seu arco a partir da Plaza Mayor de Cáceres.
  • Passar pelo Palácio de la Isla, atual sede da Biblioteca Municipal de Cáceres, na Plaza de la Concepción. Diz-se que foi construído no lugar da antiga sinagoga da judiaria nova.
  • Não esquecer de apreciar a arquitetura do Palácio de Galarza e Palácio de Camarena.
  • Conhecer a Igreja de San Domingo.
  • Explorar outras ruelas da judiaria nova ao visitar Cáceres.

19. Desfrutar dos principais parques de Cáceres

Eu considero todos os locais deste ponto opcionais: são locais que eu próprio não visitei a fundo durante a minha visita, passando por eles “a correr” para ficar apenas com uma noção geral do que são para Cáceres. Ficam aqui como sugestões extra.

  • O Paseo de Cánovas é uma alameda gigante da cidade, com fontes, jardins, coretos, e claro, um longo passeio pedonal com muita sombra.
  • O Parque do Príncipe
  • O Parque del Rodeo, com o seu bonito lago.

20. Ver Cáceres à distância a partir dos seus principais miradouros

Marquei dois miradouros imperdíveis ao visitar Cáceres, no mapa do fim deste artigo. O mais distante é o que se obtém a partir do Santuário da Virgen de la Montaña, o outro é o Miradouro de San Marquino, que permite ver a cidade monumental mais de perto. Se decidires caminhar até este último a partir da cidade, vais passar por uma fonte antiga junto ao rio.

21. Explorar a cidade monumental de Cáceres à noite

Porque com a cidade iluminada à noite, cada recanto ganha uma nova magia. No mínimo dos mínimos vai até às principais praças mencionadas: Mayor, de Santa Maria, e a de praça de las Veletas.

Visitar Cáceres à noite
Visitar Cáceres à noite
Visitar Cáceres à noite
Visitar Cáceres à noite
Visitar Cáceres à noite
Visitar Cáceres à noite

22. Visitar Cáceres do paleolítico: Cueva de Maltravieso

Vestígios bem mais antigos que os romanos encontram-se nas “cuevas” de Cáceres. Existem várias grutas com vestígios arqueológicos do paleolítico mas recomenda-se visita à Cueva de Maltravieso, descoberta em 1951, e com pinturas rupestres de mãos humanas de mais de 66000 anos. Sabe-se também que foi refúgio de caçadores há mais de 350000 anos, e espaço funerário na idade do Bronze e Neolítico. Vais aprender isso e muito mais no seu centro de interpretação.

23. Conhecer o Centro de Interpretação do Acampamento Romano de Cáceres, El Viejo

Vais saber mais do acampamento romano, fazendo passeio pelas ruínas e apreciando as exposições recriadas da época.

24. Visitar o Monumento Natural Los Barruecos

Los Barruecos são formações naturais graníticas, fruto da erosão, junto a algumas lagoas (“charcos”) nos arredores da cidade de Cáceres. São monumento natural desde 1996.

Confesso que não fiz o trilho, mas creio que a melhor forma de conhecer o lugar é fazendo uma caminhada semelhante à deste link.

25. Fazer day trips até Trujillo, Guadalupe, Plasencia e Parque Nacional de Monfragüe

Deixei-te os links no ínicio deste artigo, e deixo-os de novo aqui. Há muito para conhecer em cada um destes lugares!

>>> Visitar Trujillo, Terra de Conquistadores

>>> Visitar Guadalupe e o seu mosteiro Real

>>> Visitar Plasencia, a cidade dos prazeres

>>> Visitar o Parque Nacional de Monfragüe

>>> Visitar Mérida

>>> Roteiro para visitar a Extremadura

Mapa turístico com tudo o que visitar em Cáceres e arredores

Para mapas de outros locais na província (Trujillo, Guadalupe, Plasencia e Monfrague), acede aos artigos respectivos! 😉 Boa viagem!

Outros artigos de Espanha

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *