Guia para visitar o Parque Nacional de Monfrague (Espanha)

Parque Nacional de Monfrague
Parque Nacional de Monfrague

Share this content!

Visitar Monfrague, hoje um Parque Nacional de Espanha, é aceder a algumas das melhores paisagens da Extremadura. Se és amante da observação de aves, não esqueças os binóculos! Ou melhor, não esqueças os binóculos, ponto! Creio que ali vais passar a ser amante da observação de aves quando perceberes o que te rodeia.

Numa viagem para o norte da Extremadura a partir de Cáceres, este é um dos lugares imprescindíveis e que recomendo (o outro é Plasencia), e passei por lá durante a minha roadtrip nesta região. Quanto tempo ficar por lá? Um dia é suficiente para ver o básico. Se queres mesmo descobrir a fundo cada lugar e fazer trilhos, reserva mais do teu tempo!

Um céu cheio de abutres e grifos, ao visitar o Parque Nacional de Monfrague
Um céu cheio de abutres e grifos, ao visitar o Parque Nacional de Monfrague
As paisagens até perder de vista do Parque Nacional de Monfrague
As paisagens até perder de vista do Parque Nacional de Monfrague

História do Parque Nacional de Monfrague

Antes de mais, um pouco de história! O nome Monfrague vem da época romana, em que era Monsfragorum, ou seja, “Monte Fragoso“. O Castelo de Monfrague foi reconstruído no século XV sobre ruínas de um anterior castelo muçulmano que por sua vez havia sido construído no século IX por cima das ruinas de outro anterior romano.

A Ponte de Cardenal, onde recomendo passagem ao longo deste roteiro, foi construída no século XV como via de comunicação entre Plasencia e Trujillo, mas rapidamente se viu fácil alvo de bandidos, pelo que se fundou nessa altura também a cidade de Villarreal de San Carlos para controlar a situação.

No século XX foram construídas duas barragens que mudaram drasticamente a paisagem. Em 2007 Monfrague adquiriu o titulo de Parque Nacional de Espanha.

Miradouro ao visitar o Parque Nacional de Monfrague
Miradouro ao visitar o Parque Nacional de Monfrague

O que fazer no Parque Nacional de Monfrague?

Aponta o gps para as primeiras localizações do parque que deves visitar: Salto de Gitano e Castelo de Monfrague. Ou então Vilarreal de San Carlos.

Nota: Segue o link para o site oficial do Parque Nacional de Monfrague

Observar as aves a partir do Salto de Gitano

O Salto de Gitano é para além de um dos melhores miradouros no Parque Nacional de Monfrague, um dos melhores observatórios de aves. E está acessível a todos, já que se encontra à beirinha da estrada principal que atravessa o parque. Não são necessários trilhos, não há desculpas para não se parar aqui nem que seja 5 ou 10 minutos!

Salto de Gitano
Salto de Gitano

Se o que procuras é realmente observar aves, eu sugiro que acedas a este link para que saibas onde são as localizações recomendadas no parque para o fazer e que espécies podes vir a encontrar. Honestamente encontrei este website enquanto preparava este artigo e fiquei rendido a toda a informação útil que possui, e fotos espetaculares.

Por exemplo, o que eu avistei mais quando visitei o Salto de Gitano foi o Abutre-Preto e o Grifo, que existem em abundância por lá. Mas através desta página percebi que existem outras espécies comuns no lugar: a cegonha-preta, o abutre do Egipto ou a Águia de Bonelli. O Salto do Gitano é basicamente um enorme rochedo quartzítico, e as aves pairam em torno dele. A título de curiosidade, o nome do rochedo é oficialmente Peñafalcón.

Na chegada ao lugar encontrarás um pequeno parque de estacionamento, um passeio construído à beira da estrada a proteger os turistas de uma curva que de outra forma poderia ser bem perigosa, vários painéis informativos, bancos de madeira para te sentares a apreciar o lugar, e muita gente com os binóculos de fora!

Salto de Gitano | Parque Nacional de Monfrague
Salto de Gitano | Parque Nacional de Monfrague

Subir ao Castelo de Monfrague

O Castelo de Monfrague permite-te uma visão 360º para o Parque Nacional de Monfrague e Rio Tejo na região. Aquilo que vês a partir do miradouro do Salto de Gitano, vês também a partir daqui, mas a mais altitude. É para mim mais extraordinário!

Há simplesmente um requisito a cumprir para chegar a este lugar: uma caminhada! É recomendável deixar o carro no parque de estacionamento na base da montanha e subir a pé, ou então podes optar por fazer o itinerário vermelho, “rojo”, que é sugerido pelo parque. Mesmo não tendo feito trilhos longos durante a minha visita, mais à frente deixar-te-ei dicas e informações práticas para o caso de os quereres efetuar.

Do alto do castelo destaco principalmente a calma do lugar, a serenidade, e o incrível que é assistir ao espetáculo com que os abutres dão as boas-vindas aos visitantes. Eles literalmente voam a poucos metros de ti, e essa é a imagem que nos fica mais na memória. As ruínas, a ermida, ou a torre não são nada de especial perante outros lugares que visitei na Extremadura: honestamente é a paisagem e as aves que tornam o lugar memorável.

Castelo de Monfrague
Castelo de Monfrague
Um céu cheio de abutres no Parque Nacional de Monfrague
Um céu cheio de abutres no Parque Nacional de Monfrague

Parar junto à Ponte de Cardenal

A Ponte de Cardenal não é transitável nos dias de hoje. Existe uma outra nas proximidades que foi construída mais recentemente para atravessar o Tejo na região. Mal passes por ela vais encontrar um corte à direita que te vai dar acesso a um caminho até à ponte antiga. Desse caminho vais já conseguir vê-la ao longe, mas podes descer a pé até mesmo junto dela e apreciar a paisagem mesmo na beira do rio.

Visitar Vilarreal de San Carlos

Vilarreal de San Carlos é um vilarejo minúsculo, é quase só uma rua com algumas casas feitas naquilo que me pareceu ser xisto. O que tem de interessante para conhecer? O centro de informação sobre o Parque Nacional de Monfrague: pode ser o local ideal para começar a explorar tudo, até porque é aqui que começa e termina oficialmente o itinerário vermelho de que vou falar mais à frente e passa por todos os locais anteriores a pé.

Conhecer os melhores miradouros do Parque Nacional de Monfrague

Miradouro do Parque Nacional de Monfrague
Miradouro do Parque Nacional de Monfrague

Já te falei de dois deles: o Salto de Gitano, e aquele que encontras a partir do Castelo de Monfrague. Este último é o melhor de todos os que vais encontrar no parque. Mas e se quiseres ver mais do Tejo na região? Deixo-te em baixo algumas opções que encontras numa das estradas cénicas do parque, que acompanha as curvas do Tejo:

  • Mirador El Pliegue
  • Mirador La Tajadilla
  • Mirador Malavuelta
  • Mirador La Bascula
  • Mirador de la Higuerilla
  • Mirador de la Portilla del Tietar

Na realidade os que para mim são imperdíveis são os dois últimos, os outros são mais paragens para quem quer ver as aves. Alguns deles têm mesas para piquenique.

Salto de Gitano | O Rio Tejo no Parque Nacional de Monfrague
Salto de Gitano | O Rio Tejo no Parque Nacional de Monfrague

Fazer os Trilhos do Parque Nacional de Monfrague

Há vários trilhos oficiais no Parque Nacional de Monfrague. Como te disse, não fiz nenhum na totalidade pois consegui ir a todos os lugares que pretendia conhecer de carro ou fazendo caminhadas mais ligeiras. Mas deixo aqui a informação sobre os que me pareceram mais interessantes de fazer após alguma pesquisa.

Itinerário Vermelho “Rojo” – 16km

  • Folheto oficial do Itinerário Vermelho
  • Começa e termina em Vilarreal de San Carlos
  • Atravessa a Ponte de Cardenal a pé, e depois sobe até ao Castelo de Monfrague passando pelo Salto de Gitano no regresso.
Os abutres do Parque Nacional de Monfrague
Os abutres do Parque Nacional de Monfrague

Itinerário Verde – 8km

  • Folheto oficial do Itinerário Verde
  • Começa e termina em Vilarreal de San Carlos
  • Leva-te ao miradouro de Cerro Gimio, um outro miradouro do parque acessível apenas por trilho. Não conheci!

Itinerário Amarelo – 9km

Outros Itinerários e dicas práticas

  • Mais informação no website do parque! Esta é a principal dica.
  • Existem muitos outros itinerários de cores diferentes, e nesse website consegues saber sobre eles todos. Por exemplo, não mencionei o azul, o preto, o lilás, ou o castanho.
  • Alguns dos itinerários disponíveis necessitam autorização especial e de registo no Centro de Informação de Vilarreal de San Carlos.
  • Sendo Vilarreal de San Carlos ponto de partida para os itinerários, o meu conselho é que passes sempre pelo Centro de Informação antes de te fazeres à estrada.

Fazer passeio de barco por Monfrague

Podes ainda fazer um passeio de barco por Monfrague, em excursão com a Civitatis. 😉

Miradouro do Parque Nacional de Monfrague
Miradouro do Parque Nacional de Monfrague

Visitar os arredores do Parque Nacional de Monfrague

>>>> Roteiro para visitar Cáceres

>>>> Roteiro para visitar Trujillo

>>>> Roteiro para visitar Guadalupe

>>>> Roteiro para visitar Plasencia

>>>> Roteiro para visitar Mérida

Plaza Mayor de Trujillo
Plaza Mayor de Trujillo

Mapa com tudo o que visitar no Parque Nacional de Monfrague

Mapa com os principais pontos de interesse no Parque Nacional de Monfrague. Não esqueças de ir ver o artigo de Plasencia e Cáceres para mais nos arredores!

Outros artigos de Espanha

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *