Trujillo (Espanha) | O que visitar, ver e fazer em 1 dia?

Plaza Mayor de Trujillo
Plaza Mayor de Trujillo

Share this content!

Visitar Trujillo é para mim mais interessante ainda que visitar a cidade monumental de Cáceres. Honestamente, e não digam a ninguém, eu achei bem mais encantadora! A Plaza Mayor de Trujillo é a mais bonita da Extremadura.

O que eu creio que é mesmo importante mencionar sobre Trujillo é o facto de ser “terra de conquistadores”, ou seja:

  • foi aqui que nasceu Francisco de Orellana, que descobriu o rio Amazonas, percorrendo-o integralmente desde os Andes ao Atlântico.
  • foi aqui que nasceu Francisco Pizarro que conquistou o Peru.
A bonita plaza mayor ao visitar Trujillo num dia de chuva
A bonita plaza mayor ao visitar Trujillo num dia de chuva

Claro que Trujillo teve ocupação romana (Turgalium) e muçulmana (Turyla), mas considero estes detalhes dos descobrimentos bem mais interessantes! Por algum motivo existe um Trujillo na Espanha e outro Trujillo no Peru, sabias? Por algum motivo tens uma estátua enorme de Francisco Pizarro a cavalo, bem no centro da Plaza Mayor de Trujillo!

Neste artigo vou apresentar-te um roteiro que pode deve feito em 1 dia. Mas se tiveres pouco tempo, uma manhã é suficiente e ainda poderás ir até Guadalupe visitar o mosteiro real.

A bonita plaza mayor ao visitar Trujillo num dia de chuva
A bonita plaza mayor ao visitar Trujillo num dia de chuva

1. Explorar a Plaza Mayor de Trujillo

A Plaza Mayor de Trujillo deve ser o início de qualquer descoberta da cidade. É magnífica, e para além das diversas esplanadas de cafés e restaurantes, vais encontrar a toda a volta vários pontos de interesse para começar em grande este roteiro. Eu destaco as bonitas arcadas dos seus palácios que de alguma forma nos lembram Veneza, na Itália. Os principais locais a descobrir são:

  • O Palácio de los Orellana Toledo, do século XVI.
  • O Palácio de la Conquista, também do século XVI, para habitação de descendentes de Francisco Pizarro.
  • O Centro dos Descobridores, uma espécie de centro de interpretação acerca da história da cidade de Trujillo e figuras ilustres.
A bonita plaza mayor ao visitar Trujillo num dia de chuva
A bonita plaza mayor ao visitar Trujillo num dia de chuva
A bonita plaza mayor ao visitar Trujillo num dia de chuva
A bonita plaza mayor ao visitar Trujillo num dia de chuva
  • O Palácio de la Cadena, cujo nome vem da corrente que costumava estar à entrada.
  • A Igreja de San Martin, construída no século XVI a partir de uma construção prévia do século XIV, destruída na guerra de sucessão do trono. Destaque para o pórtico de las Limas na lateral, em estilo gótico.
  • O Palácio de San Carlos, muito semelhante ao Palácio de la Conquista. Diz-se que é o maior exemplo da arquitetura civil renascentista da Extremadura.
  • E claro, o monumento equestre de Francisco Pizarro.
A bonita plaza mayor ao visitar Trujillo num dia de chuva
A bonita plaza mayor ao visitar Trujillo num dia de chuva
A bonita plaza mayor ao visitar Trujillo num dia de chuva
A bonita plaza mayor ao visitar Trujillo num dia de chuva

2. Entrar no recinto muralhado de Trujillo pela Puerta de San Andrés

Junto da Plaza Mayor de Trujillo fica ainda o Palácio de Juan Pizarro de Orellana, local onde residiu temporariamente Miguel Cervantes, famoso escritor da obra Dom Quixote. Junto a ele começa uma rua muito bonita (Ronda Almenas), com vistas fabulosas até chegar à Porta de San Andrés.

Trujillo tinha no total sete portas de acesso ao recinto muralhado da alcáçova: esta era uma delas, e uma das mais bem conservadas na atualidade. Dá acesso ao Bairro de la Vera Cruz.

Ronda Almenas | Visitar Trujillo
Ronda Almenas | Visitar Trujillo

3. Explorar o Bairro de la Vera Cruz

Este “bairro” tem como principais destaques a igreja e o cemitério com o mesmo nome. O Cemitério de la Vera Cruz mete respeito, e merece ser visitado. A Igreja de la Vera Cruz, por sua vez, fica frente a um depósito de água, uma alberca, que se pensa ter origem romana.

Outros são os possíveis locais a conhecer ao visitar Trujillo:

  • O Convento dos Franciscanos Observantes
  • A Casa Fuerte de los Escobar, dos séculos XV e XVI, que tinha como objetivo defender a porta de San Andrés.
  • A agradável praça frente ao cemitério.
  • E as torres do Alcázar de los Bejarano, bem junto à Porta do Triunfo. Esta fortaleza tinha como principal objetivo proteger essa entrada no recinto muralhado de Trujillo.

4. Ver as muralhas de Trujillo junto da Porta do Triunfo

Ir até à Porta do Triunfo é obrigatório ao visitar Trujillo, afinal foi através dela que as tropas cristãs entraram na cidade para a reconquista aos mouros. Depois há que atravessá-la para fazer o percurso em redor da muralha, pelo menos até à Porta de la Coria.

Nota: Ao escrever este artigo deparei-me com informação de que houve derrocada na muralha, pelo que não consigo com toda a certeza informar como está este caminho nos dias de hoje. Sei apenas que quando eu visitei estava tudo intacto e era excelente passeio!

5. Visitar a Igreja de Santa Maria la Mayor

Ao atravessar a Porta de la Coria aproximas-te da Igreja de Santa Maria la Mayor, de construção imponente e que vais querer conhecer a toda a volta e no seu interior. Foi provavelmente construída sobre uma mesquita árabe existente em Trujillo no pós-reconquista cristã, no século XIII. Destacam-se as torres (o campanário é visitável!), a rosácea na fachada principal, e os muitos túmulos no interior.

O que provavelmente não vais conseguir ver a olho nu, e sinceramente é só um detalhe curioso, é que na torre da igreja encontras um símbolo do Atlético de Bilbao. Sim, o clube de futebol! Porquê? Porque um encarregado da sua restauração nos anos 70 decidiu acrescentá-lo a ela, e ele nunca mais foi removido.

Plaza de los Moritos ao visitar Trujillo
Plaza de los Moritos ao visitar Trujillo

Mas nos arredores da Igreja de Santa Maria la Mayor tens outras atrações interessantes de mencionar que podes não querer esquecer ao visitar Trujillo:

  • O Museu de la Coria, localizado no antigo Convento de San Francisco el Real, com claustros maravilhosos e paredes repletas de trepadeiras. Apresenta-nos mais da ligação entre a Extremadura e a América, mas convém programar visita devido aos horários escassos, já que pertence a uma fundação privada.
  • A ampla Plaza de los Moritos.
  • A Casa Museu de Pizarro, dedicado a ele mesmo, à sua vida e feitos importantes na História de Espanha.
  • E o Palácio de Lorenzana, frente ao Convento das Jerónimas.

Junto à Casa Museu de Pizarro vais certamente notar a rocha que se mistura na calçada. E depois há que seguir para o castelo pela Calleja del Castillo.

Visitar Trujillo
Visitar Trujillo

6. Entrar no Castelo de Trujillo

Do Castelo de Trujillo alcanças vistas fabulosas, não só para o que rodeia a cidade, mas também para a sua Plaza Mayor. Originalmente era uma antiga fortaleza árabe do século IX e encontra-se na parte mais alta da cidade. Da sua estrutura destacam-se claramente as robustas torres defensivas, que são quase 2 dezenas!

Nas muralhas do castelo tens acesso a uma pequena Ermida em honra de Nossa Senhora da Vitória, que se diz ter sido a responsável pelo sucesso na reconquista de Trujillo. É hoje padroeira da cidade.

Entrada para o castelo de Trujillo
Entrada para o castelo de Trujillo
Visita do castelo para a Plaza Mayor de Trujillo
Visita do castelo para a Plaza Mayor de Trujillo

7. Atravessar a Porta de Santiago, de regresso à Plaza Mayor de Trujillo

E se eu te disser que tanto o Castelo de Trujillo como a Porta de Santiago foram palco de cenas da série televisiva Game of Thrones? Para mim esta porta é a mais bonita do recinto muralhado, e basicamente une em arco a Igreja de Santiago e o Alcázar de los Chaves.

A Igreja de Santiago situa-se na praça com o mesmo nome e remonta ao século XIII, pós-reconquista. Já o Alcázar de los Chaves era a fortaleza de defesa da Porta de Santiago, muito ao estilo das anteriores, e para além disso residência dos Reis Católicos quando estes se deslocavam para visitar Trujillo.

Segue pela Calle Bellesteros de regresso à Plaza Mayor.

Porta de Santiago ao visitar Trujillo
Porta de Santiago ao visitar Trujillo

Outros pontos de Interesse ao visitar Trujillo

O que há de mais importante a conhecer ao visitar Trujillo está exposto! Restam porém outros lugares opcionais para os mais curiosos ou para quem tem mais tempo:

  • Conhecer o Parque del Paseino é uma opção.
  • Assim como o Palácio e Plaza de Juan Pizarro Aragón.
  • Nas proximidades pode ser interessante visitar a Igreja de São Francisco.
  • Mais afastados ficam o Rollo de Trujillo e a Plaza del Campillo.

Visitar Trujillo durante o Festival Chíviri ou Feira do Queijo

E claro, tens ainda o museu do Traje e o museu do Queijo e do Vinho. Ao visitar Trujillo na Semana Santa vais adorar participar na Fiesta del Chíviri, em torno de canções populares e com muitos trajes típicos à mistura. No início de Maio realiza-se a Feira do Queijo.

Onde dormir ao visitar Trujillo?

Excursões para visitar Trujillo

Podes optar, também, por fazer excursões ao visitar Trujillo, nomeadamente com a Civitatis. Deixo-te em baixo algumas sugestões interessantes, mas faz sempre as tuas próprias pesquisas no site. 😉

Excursões com a Civitatis:
1 - Visita Guiada pela Trujillo das 3 Culturas
2 - Tour por Trujillo ao entardecer
3 - Tour pelos Cenários de Game of Thrones
4 - Tour completo de Trujillo com ingressos

>>> Aluga Carro com a Discover Cars

Mapa com tudo o que visitar em Trujillo

Aqui tens o mapa com tudo o que visitar em Trujillo! 😉 Não tenho dúvida que vais adorar visitar Trujillo e que vais sair de Cáceres entusiasmad@ com tudo o que tiveste a oportunidade de ver, experienciar e sentir em terras espanholas da Extremadura.

Depois conta-me tudo sobre como foi o teu passeio! 😉 Para um mapa de Cáceres, vai para o artigo respectivo!

Outros artigos de Espanha

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *