Roteiro para visitar o Rio Minho e Ribeira Sacra em 10 dias

rio minho valenca tui scaled

Share this content!

Ao visitar a Galiza e o norte de Portugal, obrigatoriamente conheci também o que de melhor há para visitar nas margens do Rio Minho, um dos grandes da península Ibérica, com aproximadamente 340 km de extensão. Ao longo do seu curso, o rio Minho atravessa as províncias galegas de Lugo e Ourense, servindo de fronteira entre Portugal e Espanha durante quase 8 dezenas de quilómetros. É natural que tenha muitíssimo para descobrir, e é por isso que te proponho este roteiro.

Eu, na Ponte Maior de Ourense, sobre o Rio Minho
Eu, na Ponte Maior de Ourense, sobre o Rio Minho
  • Nasce em Pedregal de Irimia, na serra de Meira, província de Lugo na Galiza.
  • Serpenteia até à cidade de Lugo, que possui a muralha romana mais bem conservada da península ibérica.
  • Irriga os campos vinícolas da lindíssima Ribeira Sacra, de incrível beleza paisagística, e com quantidade absurda de surpreendentes miradouros.
ribeira sacra galiza 2
Miradouro de Santiorxo – Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
  • Curva em direção à cidade de Ourense, dos lugares mais relaxantes de toda a Galiza, com as suas poças de água termal ao ar livre, algumas das quais gratuitas.
  • Recebe o Rio Avia junto a Ribadavia, um dos “pueblos” mais bonitos e característicos da Galiza.
  • Separa Portugal da Espanha a partir de Melgaço e Monção, vilas famosas pelo vinho Alvarinho.
Castelo de Melgaço, uma das fortalezas do rio Minho
Castelo de Melgaço, uma das fortalezas do rio Minho
  • Relembra-nos das batalhas de antigamente entre Portugal e Espanha junto à Eurocidade Valença-Tui.
  • E desagua no oceano atlântico junto a Caminha e A Guarda, depois de passar por Vila Nova de Cerveira, e junto a algumas das melhores praias do norte de Portugal: a praia de Moledo e de Caminha.
Miradouro do Cervo para o Rio Minho e Vila Nova de Cerveira
Miradouro do Cervo para o Rio Minho e Vila Nova de Cerveira

Vou propor-te um roteiro completo de 10 dias para visitar o rio Minho ao longo do seu curso. Caso tenhas menos tempo, vou sugerir-te no fim o que fazer se tiveres apenas 7 dias. Poderás também tu adaptá-lo às tuas necessidades, e se tiveres mais tempo, não faltarão opções para estender o roteiro a outras regiões quer de Portugal, quer da Galiza. Ao longo do texto vou indicando locais opcionais que podem tornar-se obrigatórios para quem tem mais tempo.

fortaleza de valenca 2
Fortaleza de Valença, nas margens do Rio Minho

O Roteiro pelo Rio Minho e Ribeira Sacra que te vou propor é extenso, pelo que se a intensidade é demasiada para o tipo de viagem que procuras, ajusta-o à tua medida.

INFORMAÇÃO COMPLETA SOBRE A GALIZA

OUTROS ARTIGOS SOBRE A GALIZA
- Roteiro Galiza - O que visitar?
- Visitar Ourense
- Visitar Lugo
- Visitar Pontevedra
- Visitar Sanxenxo e O Grove
- Visitar Vigo
- Visitar as Ilhas Ons e Cies
- Visitar a Corunha
- Visitar Santiago de Compostela
- Visitar o Parque Natural da Baixa Limia e Serra do Xurés

Lista de Conteúdo

Quando fazer o roteiro no Rio Minho e Ribeira Sacra?

Um dos fortes da região banhada pelo Rio Minho é o vinho e as paisagens vinícolas, quer da Ribeira Sacra (Galiza), quer dos municípios de Melgaço e Monção, em Viana do Castelo, Portugal. É portanto natural que recomende duas épocas para visita:

  • Durante a festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço, e festa dos Maios em Ourense. Normalmente as duas festas coincidem, ocorrendo no fim de Abril e inicio de Maio.
  • No fim do verão e época das vindimas, com tempo ainda agradável para um mergulho no rio Minho, ou mesmo no rio Sil.
Vinhas nos arredores de Monção
Vinhas nos arredores de Monção

Se tens mesmo interesse em Lugo, então como opção alternativa neste roteiro, tens as festas de Froilán. Ocorrem no inicio de Outubro.

Roteiro para visitar o Rio Minho e a Ribeira Sacra em 10 dias

Podes começar este roteiro quer pela foz quer pela nascente do rio Minho. Neste artigo vou começar pela nascente. Nada melhor do que te sugerir de imediato um dia extra no norte da província de Lugo, para conhecer Ribadeo e a praia mais monumental da Galiza: a praia das Catedrais. Se fizeres o desvio, de certeza que não te vais arrepender!

>>>>> Dia Zero – Visitar a praia das Catedrais, na costa de Lugo <<<<<

Dia extra para visitar o Rio Minho e visitar a Ribeira Sacra.

Dia 1 Roteiro Rio Minho e Ribeira Sacra – Visitar a Nascente do Rio Minho, Lugo, Portomarín e a barragem de Belesar

Onde dormir na noite antes do primeiro dia do roteiro no Rio Minho?
Eu recomendo que passes a noite prévia ao dia 1 em Lugo, para conheceres a cidade de Lugo e as muralhas à noite. Para tal recomendo os  Apartamentos Porta Nova em Lugo e Lugo 360.

Visitar a nascente do rio Minho em Pedregal de Irimia, na Serra de Meira

O Pedregal de Irimia, nascente do Rio Minho, quase poderia ser opcional. Não passa de um aglomerado de pedras que se estende por centenas de metros na serra de Meira. Sendo este um artigo sobre este rio, seria impensável não mencionar este lugar, mas não creio que te demorarás muito tempo por lá.

Em Meira podes ainda parar no mosteiro de Santa Maria de Meira e na Praça do Convento.

Visitar a cidade e Muralha Romana de Lugo

Sobre Lugo, no meu artigo sobre a província falei em mais detalhe sobre a cidade e muralha romana. Deixo-te o link para que possas consultar toda essa informação.

Catedral de Lugo
Catedral de Lugo

Como resumo, não podes deixar de:

  • fazer o percurso circular por cima das muralhas;
  • visitar todas as suas portas: Santiago, Miña, Nova, Falsa, San Pedro, do Bispo Odoario, de San Fernando, da Estação, de Campo Castelo e do Bispo Aguirre;
  • visitar a catedral de Lugo e o museu provincial de Lugo;
  • visitar a praça maior de Lugo e praça do Campo Castelo;
  • conhecer a ponte romana de Lugo e a estância termal junto às margens do Rio Minho.
Muralhas Romanas de Lugo
Muralhas Romanas de Lugo

Visitar Portomarín e a Barragem de Belesar no Rio Minho, Ribeira Sacra

Portomarín faz já parte da Ribeira Sacra. Para visitar tem a Igreja de San Nicolás, e a praça aos seus pés: é uma povoação pequena. Ali perto tens os vestígios do antigo “pueblo” de Portomarín e ponte antiga, que ficaram submersos quando se construiu a barragem de Belesar no rio Minho. Não é o único lugar assim ao longo do rio, e só é possível visitar quando há menor quantidade de água na barragem e as ruínas estão a descoberto.

Como fim do percurso deste 1º dia sugiro os arredores da barragem de Belesar. Dependendo do tempo que disponhas quando chegares a este ponto do roteiro, opta por parar ou não no miradoiro da Buqueira e Miradoiro de Taboada. Na realidade, o melhor da Ribeira Sacra e do Rio Minho virá nos próximos dias, mas aqui já entrarás na região vinícola.

Visitar Castro Candaz – Atlântida da Galiza nas margens do Rio Minho

Um local que não podes deixar de visitar no Belesar é o Castro Candaz, isto se o nível das águas for propício a isso: o motivo é mesmo que indiquei para as ruínas de Portomarín. Não tive a oportunidade de visitar nenhum dos dois sítios, infelizmente.

Onde dormir junto à Barragem de Belesar, na Ribeira Sacra?
Eu recomendo os seguintes alojamentos: Casa do Pacio Sabadelle e Casa Grande de Covas. Claro que deves fazer a tua pesquisa para encontrar o melhor preço para as tuas datas.

Dia 2 Roteiro Rio Minho e Ribeira Sacra – Da Barragem de Belesar ao Rio Sil, afluente do rio Minho

Se terminaste o teu 1º dia com um pequeno trilho ao Castro Candaz, inicia opcionalmente o teu segundo dia com um trilho à Igreja de Santa Maria de Pesqueiras, e começa a entender desta forma o porquê do nome Ribeira “Sacra” para a região. Esta é apenas a primeira igreja que te vou dar a conhecer com este roteiro. Nela tens umas bonitas, simples e antigas pinturas da anunciação, ressurreição e juízo final.

Depois da visita opcional à igreja, parte para a barragem ou “encoro” de Belesar. A partir dali pondera paragem nos seguintes locais ao longo do curso do Rio Minho:

  • Miradoiro LU-533.
  • Ponte de San Fiz.
  • Miradoiro de Lincora.
  • A aldeia de Belesar, a sua ponte e igreja de São Bartolomeu de Belesar.
  • Ponte de Portotide.
Barragem de Belesar, no Rio Minho
Barragem de Belesar, no Rio Minho

Faz esta estrada de carro junto ao rio. É possível fazer o percurso desde a barragem de Belesar até à ponte de Portotide sempre junto ao rio com a paisagem das vinhas da Ribeira Sacra na envolvente. Depois segue para a praia fluvial da Cova e faz a ti própri@ um favor: mergulha ali nas águas do rio Minho.

>>> Reservar Automóvel para roadtrip na Galiza

>>> Seguro de Viagem IATI com 5% de desconto, utilizando este link

OPCIONAL: Fazer Cruzeiro no Rio Minho | Belesar

  • Acede a reservas.rutasembalses.es/ e confirma preços e possibilidades de horários para um cruzeiro no Rio Minho. Geralmente o passeio dura 2 horas e parte do pequeno porto de Belesar.

Sinceramente eu recomendo que faças este passeio no Rio Sil (afluente do Rio Minho), que possui desfiladeiros na minha opinião bem mais interessantes. Mas a paisagem é diferente, podes até fazer os dois!

Visitar o Miradoiro do Cabo do Mundo | Castro de Arxeriz | Museu Etnográfico de Arxeriz

Se aproveitaste um pouco da praia fluvial da Coba, percebeste que fica numa curva do rio Minho, num dos seus meandros, talvez o mais famoso. Resta então ver essa curva do alto, e o miradoiro do Cabo do Mundo é o ideal para isso.

Junto dele não podes deixar de visitar o Castro de Arxeriz, e claro, o museu etnográfico. Se pretendes visitar uma adega, creio que este é o sítio indicado para poderes informar-te de quais são as melhores, não achas? Eu não visitei nenhuma, e sei que existem imensas, pelo que sugiro que questiones neste museu: é o que eu faria.

Fazer o trilho até à Cascata da Augacaída

Para terminar o dia em beleza, sugiro um trilho na região da Ribeira Sacra até à Fervenza da Augacaída e Castro de Marce. São pouco mais de 5 km e a cascata tem mais de 40 metros de altura com uns passadiços de madeira nas proximidades.

A esta altura recomendo um desvio do rio Minho para Monforte de Lemos, e nas proximidades tens a Nacional 120 para facilmente te dar esse acesso. Termina o teu dia por lá, e se tiveres tempo, começa a explorar!

Visitar Monforte de Lemos

Podes não ter tempo de visitar tudo de Monforte de Lemos neste segundo dia, afinal foi um dia em cheio! Se assim for, começa por explorar a cidade no teu terceiro dia de viagem.

Antes de entrar na cidade, há que visitar o Colégio de Nossa Senhora da Antiga, e praça dos Escolapios. Se gostas de museus, tens para visitar o museu de arte sacra no Convento das Clarissas de Monforte de Lemos.

Monforte de Lemos, Colégio da Antiga
Monforte de Lemos, Ribeira Sacra

Como a cidade fica nas margens do Rio Cabe, a paragem seguinte deve ser a Ponte Velha sobre o rio. Depois há que subir ao topo do monte onde se situa o parador de Monforte de Lemos (no Mosteiro de São Vicente do Pino), e a Torre de Menagem do Castelo.

Em Monforte de Lemos, sugiro que fiques a dormir em:
Hotel Ribeira Sacra
Hotel Cardenal 
Parador de Monforte de Lemos

Dias 3 e 4 Roteiro Rio Minho e Ribeira Sacra – Visitar os desfiladeiros do rio Sil e do rio Minho

Para mim é a melhor etapa deste roteiro no rio Minho, e claramente a melhor parte da Ribeira Sacra. Há tanto mas tanto miradouro para visitar, tanto sítio para conhecer e explorar, que dois dias vão ser pouco, e claramente recomendo mais tempo para que possas fazer mais. Que tal alugar um kayak e partir à descoberta?

Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho

Fazer Excursões de barco | Cruzeiros na Ribeira Sacra

Uma possibilidade para descobrir a Ribeira Sacra é através de excursões no rio Minho e no rio Sil. Recomendo que o faças no segundo. Há diversas empresas que promovem estes passeios, a preços diferentes, e creio que a melhor forma de te dar a informação que precisas é indicar-te os links para os websites dessas companhias, onde terás sempre informação atualizada, contactos, e portos de embarque na Ribeira Sacra:

Conhecer os melhores miradouros da Ribeira Sacra

Não desfazendo o Miradouro do Cabo do Mundo, os miradouros para os desfiladeiros são muito, muito superiores. Aqui tens várias opções, todas identificadas no mapa que deixo no fim deste artigo. A negrito os meus preferidos.

  • Miradoiro de Pesqueiras (aproveita e visita a barragem de Peares)
  • Miradoiro da Lampa
  • Miradoiro de Pé do Home – acessível a partir da aldeia de Alberguería, através de trilho de aproximadamente 1,5km
  • Miradoiro de Vilouxe e Miradoiro da Columna para uma das curvas do rio Sil
  • Mirador de Cabezoás
miradouro de cabezoás ribeira sacra
Miradouro de Cabezoás – Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil
Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
Miradouro da Cividade ribeira sacra
Miradouro da Cividade – Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
  • Miradouro das Xarinhas de Castro, junto ao parque de campismo do do Sil
  • Miradouro Balcões de Madrid
  • Miradouro de Pena de Matacás
  • Miradoiro do Meandro de A Barxa
Balcões de Madrid - Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
Balcões de Madrid – Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
Balcões de Madrid - Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
Balcões de Madrid – Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
  • Miradouro de Louxoá ou da Covela – para um meandro do rio Sil (aproveita e visita também a aldeia de Cubela)
  • Miradouro do Duque
  • Miradouro de Pena do Castelo e Miradoiro de Souto chao
miradouro pena do castelo ribeira sacra
Miradouro de Pena do Castelo – Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
Miradouro de Pena do Castelo - Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
Miradouro de Pena do Castelo – Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
Miradouro de Pena do Castelo - Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
Miradouro de Pena do Castelo – Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
Miradouro de Pena do Castelo - Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
Miradouro de Pena do Castelo – Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
  • Miradouro de Santiorxo
  • Miradoiro da Cividade

Se puderes, visita todos! Mas os que estão a negrito são sem dúvida os obrigatórios (de acordo com a minha preferência).

Miradouro de Santiorxo - Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
Miradouro de Santiorxo – Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
Miradouro de Santiorxo - Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
Miradouro de Santiorxo – Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
Miradouro de Santiorxo - Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
Miradouro de Santiorxo – Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho
Um brinde à Ribeira Sacra | Desfiladeiros do Sil | Desfiladeiros do Rio Minho

Visitar as principais igrejas e mosteiros

  • Parador mosteiro de Santo Estevo de Ribas (e miradouro do Castro para ele).
  • Mosteiro de Santa Cristina de Ribas de Sil
  • Mosteiro de San Pedro de Rocas (este último é o opcional da lista, por ser também o mais distante de todas as outras atracções mencionadas).
Mosteiro de Santa Cristina de Ribas de Sil, Ribeira Sacra
Visitar o Mosteiro de Santa Cristina de Ribas de Sil, Ribeira Sacra

Outras sugestões para visitar na Ribeira Sacra

Como outras sugestões recomendo sem dúvida os passadiços do rio Mao e a visita à Necrópolis de San Victor. Em Ribas de Sil (se estiveres dispost@ ao desvio), podes querer mergulhar na praia fluvial de San Clodio e visitar o Castelo de TorreNovaes. Por fim, dá um saltinho a Castro Caldelas e visita o seu castelo.

Fazer passeio no Comboio Turístico da Ribeira Sacra

Tens também a possibilidade de fazer um passeio pelos desfiladeiros num típico comboio turístico. A Aba Sacra promove este passeio, e podes no seu website aceder a toda a informação de local de embarque, percurso e preços. Não fiz este passeio mas sei que para crianças pode ser uma boa actividade.

Voar em Balão de Ar Quente na Ribeira Sacra

Acredito que esta forma de visitar a Ribeira Sacra será inesquecível. Eu não o fiz, mas se tiveres o dinheiro necessário e zero vertigens, avança! Segue para o site da AeroTours para mais informação sobre como fazer a tua reserva.

Na Ribeira Sacra podes ficar a dormir em: O Balcón da Ribeira (Parada de Sil)

Dia 5 Roteiro Rio Minho e Ribeira Sacra – Visitar a Cidade e Termas de Ourense

O teu quinto dia começa e termina em Ourense. Conhecerás a cidade, a sua história e principais monumentos, e depois vais relaxar um pouco pelas termas do Rio Minho que são na minha opinião o principal destaque desta capital de província da Galiza. Tenho um artigo dedicado à província de Ourense no meu blog, pelo que recomendo que vás lá saber mais.

Catedral de Ourense
Catedral de Ourense

Resumidamente, não podes deixar de visitar a Praça maior de Ourense, a Catedral, a Igreja de Santa Eufémia, a Ponte Maior de Ourense (romana), e a Igreja de Santa Maria. Relativamente às termas tens 4 opções: As Burgas no centro da cidade, Outariz, a Chavasqueira, e Muiño da Veiga.

Visitar as termas de Ourense ao longo do Rio Minho
Visitar as termas de Ourense ao longo do Rio Minho
Onde dormir em Ourense, mais ou menos a meio do roteiro no Rio Minho e Ribeira Sacra?
Hotel Novo Cándido
NH Ourense
A Casa da Pena Vixia 
Grelo Hostel (dormitórios em Ourense)

>>> Dia EXTRA – Allariz, Mosteiro de Celanova e Igreja de Veracruz <<<

Link para o meu artigo da província de Ourense onde tens mais informação sobre os lugares.

Dia 6 Roteiro Rio Minho e Ribeira Sacra – Descer o Rio Minho até Melgaço, passando por Ribadavia

Se no dia 5 deste roteiro pelo Rio Minho e Ribeira Sacra relaxaste e cuidaste de ti nas termas de Ourense, no dia 6 vais ter nova oportunidade de o fazer, já que nas proximidades de Ribadavia, primeira paragem do dia, tens outro espaço termal: as Termas de Prexigueiro. Considera o lugar como opcional, se seguiste o meu conselho no dia anterior.

Visitar Ribadavia

Ribadavia é dos “pueblos” galegos mais interessantes de Espanha e da Galiza, e recomendo que não deixes de visitar os seguintes lugares:

  • Castelo de Ribadavia e o Auditório do Castelo;
  • Praça Maior de Ribadavia;
  • Igreja de São João de Ribadavia;
  • Igreja de Santa Maria Madalena;
  • A Igreja de Santiago de Ribadavia e o museu etnológico.

Mas o essencial é que desfrutes das ruelas do centro antigo. Inevitavelmente darás com todos os pontos turísticos mencionados, e mais alguns.

Nos arredores de Ribadavia, apesar de não ter ainda visitado, creio que merecem também ser aqui mencionados os seguintes lugares, que podes optar por conhecer. Eu sugiro que para fazeres trilhos em Ribadavia adiciones mais um dia a este roteiro no rio Minho.

Visitar Melgaço

Em Melgaço espera-te uma decisão: e que tal um ou dois dias extra neste roteiro para conhecer um pouco do Gerês? Bem perto de Melgaço tens as Portas de Lamas de Mouro, uma das portas do parque para recepção aos visitantes. Se decidires fazer este extra, segue para o meu artigo sobre o Gerês. Que tal visitar as Brandas do Sistelo (Tibete Português) ou a Branda da Aveleira? Toda a informação está nesse artigo!

Melgaço, nas proximidades do Rio Minho
Melgaço, nas proximidades do Rio Minho

Para além do parque natural, pode ainda ser interessante adicionar como extra ou opcional a este roteiro as seguintes atividades:

  • Visitar as termas de Melgaço;
  • Visitar o Mosteiro de Fiães e o Mosteiro Românico de Paderne;
  • Conhecer o museu do Cinema e Espaço Memória e Fronteira;
  • Caminhar pelo Parque Urbano do Rio do Porto.
Entrada para Melgaço
Entrada para Melgaço

Mas e quanto a lugares imprescindíveis em Melgaço? Deixo-te os pontos turísticos indispensáveis:

  • Castelo de Melgaço e Torre de Menagem
  • Igreja Matriz de Melgaço
  • Igreja da Misericórdia
  • Solar do Alvarinho (antiga cadeia, atual casa-mãe da rota do Alvarinho, onde podes provar o vinho típico da região de Melgaço no Rio Minho).
  • Praça da República e Fonte de São João
Castelo de Melgaço, uma das fortalezas do rio Minho
Castelo de Melgaço, uma das fortalezas do rio Minho
Castelo de Melgaço, uma das fortalezas do rio Minho
Castelo de Melgaço, uma das fortalezas do rio Minho
Castelo de Melgaço, uma das fortalezas do rio Minho
Castelo de Melgaço, uma das fortalezas do rio Minho

Descansar em Castro Laboreiro

Tendo visitado a vila de Melgaço, há um lugar que obrigatoriamente tens também de espreitar, mesmo já fazendo parte do parque natural da Peneda-Gerês. Esse lugar é Castro Laboreiro, aquele que para mim é o sítio mais espetacular de Melgaço.

Estrada de Melgaço a Castro Laboreiro
Estrada de Melgaço a Castro Laboreiro
Recomendo seriamente que fiques a dormir em Castro Laboreiro, pela tranquilidade. Vê a seguinte opção: Miradouro do Castelo.

Tens de fazer o trilho de subida às ruínas do castelo, rápido e relativamente fácil, e ainda de conhecer a ponte velha e explorar a apreciar a cascata de Castro Laboreiro. E janta na região, a comida da serra é óptima… e o ar fresco ainda melhor! Vai ser um ótimo final de dia e um excelente início para um mais intenso 7º dia de viagem e roteiro de descida do rio Minho.

Castro Laboreiro, observado do Castelo
Castro Laboreiro, observado do Castelo
Vistas de Castro Laboreiro, do alto do Castelo
Vistas de Castro Laboreiro, do alto do Castelo
Vistas de Castro Laboreiro, do alto do Castelo
Vistas de Castro Laboreiro, do alto do Castelo

Dias 7 e 8 Roteiro Rio Minho e Ribeira Sacra – Melgaço Radical, Monção e Valença-Tui

Fazer desportos radicais no Rio Minho, em Melgaço

A região de Melgaço, para além de ser famosa pelo vinho Alvarinho, é também famosa pelos desportos radicais no rio Minho. Aqui encontras diversas agências de turismo que permitem experiências alternativas aos visitantes: rafting, caminhadas, canyoning, canoagem, slide, passeios todo o terreno, entre outras. Vê o que diz a Câmara Municipal de Melgaço sobre a experiência e cada uma das seguintes agências:

Toda a informação e contactos para reservas consegues obter navegando para esses endereços. Creio que um sétimo dia radical no Rio Minho é uma oportunidade a não perder, não concordas?

Fazer parte da Ecovia do Minho

Se não concordares, então tenho uma alternativa para ti: a Ecovia do Minho, que começa em Monção e vai até Caminha. Esta é considerada a 3ª melhor ecopista e via verde da Europa! Para teres uma noção mais exacta da ecovia, vê no wikiloc. Não te digo para caminhares tudo, mas e que tal arranjares uma bicicleta e fazeres parte dela? Ou caminhar uma parte?

Visitar o Palácio da Brejoeira em Monção

Pela beleza do palácio, dos jardins, e porque permite visita à quinta, às adegas e prova de vinho Alvarinho, recomendo visita. No website do Palácio da Brejoeira (palaciodabrejoeira.pt) tens informação sobre os preços de visita para os programas disponíveis e podes fazer as tuas reservas.

Visitar o Palácio da Brejoeira em Monção
Visitar o Palácio da Brejoeira em Monção

Relativamente à vila de Monção propriamente dita, apesar de não considerar obrigatória nem tão interessante como a de Melgaço, sugiro os seguintes locais:

  • Antiga Estação Ferroviária de Monção
  • Castelo de Monção e muralhas da fortaleza (bem menos interessantes e mais degradadas que as de Valença)
  • Igreja Matriz de Monção
  • Museu do vinho Alvarinho
  • Jardim da praça da República e da praça Deu-la-Deu
  • Igreja e Convento dos Capuchos
Rio Minho, visto da muralha da fortaleza de Monção
Rio Minho, visto da muralha da fortaleza de Monção
praça Deu-la-Deu em Monção
Praça Deu-la-Deu em Monção e o seu jardim
Igreja e Convento dos Capuchos em Monção
Visitar a Igreja e Convento dos Capuchos em Monção
Castelo de Monção, nas margens do Rio Minho
Castelo e Fortaleza de Monção, nas margens do Rio Minho

Conhecer a Torre de Lapela e Salvaterra do Minho

Salvaterra do Minho fica do outro lado da fronteira com Espanha, a partir de Monção. Não há muito que fazer por lá para além do seu castelo / fortaleza. A Torre de Lapela, porém, que encontras no caminho junto ao rio Minho até Valença, é um must: um lugar simples mas bonito.

Caminhar pelas muralhas da Fortaleza de Valença

Se Valença do Minho tem como ex-líbris a muralha da fortaleza com cerca de 5km de perímetro, Tui tem a Catedral de Santa Maria do século XII. A fortaleza de Valença pode não ser a minha favorita em Portugal, mas certamente que tem formato interessante, e tenciono regressar algures no futuro para a fotografar a partir do céu.

Mapa da Fortaleza de Valença, junto ao Rio Minho
Mapa da Fortaleza de Valença, junto ao Rio Minho

Para mim enquanto português, Valença surpreendeu-me pela muralha, história e vista para o rio Minho e Tui. Desiludiu-me, porém, por ter tão pouco de Portugal no seu interior, e deixo que descubras por ti mesm@ esta realidade na tua visita. Até podes não concordar comigo.

Fortaleza de Valença, nas margens do Rio Minho
Fortaleza de Valença, nas margens do Rio Minho

Enquanto pontos turísticos da Fortaleza de Valença, indico:

  • Portas da Coroada (por onde entras de automóvel para o estacionamento pago no interior da fortaleza) e as portas do meio.
  • Paiol do Campo de Marte
  • Capela militar do Bom Jesus e escultura de São Teotónio
  • Núcleo museológico de Valença
  • Igreja de Santo Estevo e Igreja de Santa Maria dos Anjos
  • Marco miliário romano
  • Os baluartes do Carmo e do Socorro
  • O miradouro da Fortaleza de Valença para Tui e ponte de ferro sobre o rio Minho
Miradouro de Valença para o Rio Minho e Tui
Miradouro de Valença para o Rio Minho e Tui

Antes de atravessares a ponte rodoferroviária de Valença para Tui, sobre o rio Minho, caminha pelas muralhas: é imprescindível. Em Tui, vais certamente adorar a fachada principal da Catedral de Santa Maria em estilo gótico. Mas há mais para visitar na cidade:

  • A praça de San Fernando, praça do Concello, e praça Armada Espanhola (e cruzeiro)
  • A Capela de San Telmo
  • A Torre do Arco
  • O parque da Alameda e Convento de Santo Domingo
Comboio turístico de Valença-Tui
Comboio turístico de Valença-Tui
Onde dormir em Valença ou Vila Nova de Cerveira: 
- Alojamento da Vila (Valença) 
- Residencial Portas do Sol (Valença)
- Hotel Minho (Cerveira)
- Casa do Cais (Cerveira)
- Casa Cervo Artes (Cerveira)

Dia 9 Roteiro Rio Minho e Ribeira Sacra – Vila Nova de Cerveira e Monte de Santa Trega

Começa o penúltimo dia deste roteiro pelo Rio Minho em Vila Nova de Cerveira, antes de atravessar a ponte para Espanha rumo ao Monte e Castro de Santa Trega.

Subir ao Miradouro do Cervo para o Rio Minho

O principal ponto turístico desta vila minhota é o miradouro do Cervo, e podes também visitar o miradouro do Espirito Santo. Ambos permitem uma vista incrível para o rio Minho e para a chamada ilha dos amores, a Ilha da Boega (talvez pelo seu formato a partir do miradouro). Agora até existem por lá baloiços!

Se o miradouro te aguçar a curiosidade de fazer um passeio de barco nos arredores da Ilha da Boega, podes consultar possibilidades, preços e ver contactos na página olavida.pt. É uma agência de turismo, e são várias as actividades que eles promovem em Vila Nova de Cerveira.

Miradouro do Cervo, com vista soberba para o Rio Minho e Ilha da Boega
Miradouro do Cervo, com vista soberba para o Rio Minho e Ilha da Boega

Visitar Vila Nova de Cerveira

Depois há que visitar Cerveira. Deixo-te uma lista de locais obrigatórios, a não esquecer no roteiro:

  • Castelo de Vila Nova de Cerveira, mandado construir por D. Dinis, e por isso também apelidado de Castelo de Dom Dinis.
  • Capela de Nossa Senhora da Ajuda
  • Capela de São Sebastião
  • A Praça da Liberdade, central na vila minhota
  • Igreja Matriz de Vila Nova de Cerveira e o jardim municipal nas proximidades
  • A Casa Verde
  • O Jardim de Chagny
  • Parque de Lazer do Castelinho e o Aquamuseu do rio Minho
Cervo - Símbolo de Vila Nova de Cerveira
Cervo – Símbolo de Vila Nova de Cerveira
Visitar a Casa Verde em Vila Nova de Cerveira
Visitar a Casa Verde em Vila Nova de Cerveira

Claro que há muito mais para visitar. Se estiveres com tempo para isso, podes considerar também conhecer os seguintes sítios em Vila Nova de Cerveira:

  • O Forte de São Francisco de Lovelhe
  • A Praia Fluvial da Lenta
  • A Fundação Bienal de arte de Cerveira, afinal ela é considerada a vila das artes.
  • O fórum cultural de Cerveira
  • A Capela de São Gonçalo
  • E o pavilhão das piscinas municipais
Igreja Matriz de Vila Nova de Cerveira
Visitar a Igreja Matriz de Vila Nova de Cerveira
Terreiro ou Praça da Liberdade, em Vila Nova de Cerveira
Visitar o Terreiro / Praça da Liberdade, em Vila Nova de Cerveira
Centro histórico de Vila Nova de Cerveira
Visitar o Centro Histórico de Vila Nova de Cerveira

Do lado de lá da fronteira, mas também próximos de Vila Nova de Cerveira, não esqueças o Forte de San Lourenzo e o Castelo de Goián ou a sua praia fluvial. Também os considero opcionais.

Fazer o Trilho aos Muiños do Folón e do Picón e ir até ao miradoiro de San Vicente

Antes de Santa Trega proponho-te um desvio para um trilho de menos de 4 quilómetros por cascatas e moinhos: o trilho aos moinhos do Folón e do Picón. No link acede ao mapa do trilho no wikiloc.

Após o trilho, segue para o miradouro de San Vicente algures na costa atlântica da Galiza. Gostei particularmente deste miradouro pelas rochas trabalhadas que encontras espalhadas aleatoriamente pela encosta junto a oceano. Vais dar com elas de certeza, se tiveres olho atento!

Miradouro de San Vicente, a norte do Castro de Santa Trega
Miradouro de San Vicente, a norte do Castro de Santa Trega
Miradouro de San Vicente, a norte do Castro de Santa Trega
Miradouro de San Vicente, a norte do Castro de Santa Trega

>>>>>>>>>>>> Dia Extra: Visitar Baiona e a Ria de Vigo <<<<<<<<<<<<<

Visitar o Monte e Castro de Santa Trega

A última etapa deste dia, e onde te vais querer demorar, é no Monte de Santa Trega. O seu castro é o que resta de uma povoação de mais de 5000 pessoas que viveu ali algures no século I a.C. Tem por isso uma dimensão considerável, sendo dos maiores da região na época. Vais de certeza querer explorar cada recanto, procurar por gravuras rupestres ou vestígios de influência romana. Daí te dizer que vais querer certamente ficar por muito tempo ali.

Castro de Santa Trega
Visitar o Castro de Santa Trega

Mas para além do Castro de Santa Trega tens também excelentes miradouros, tanto para o oceano atlântico como para o rio Minho e Portugal ao longe. Não podes esquecer a visita à Ermida de Santa Trega e ao museu arqueológico.

Miradouro do Monte de Santa Trega para o Rio Minho
Miradouro do Monte de Santa Trega para o Rio Minho
Onde dormir na Guarda?
Hotel Eli-Mar 
Hotel Apartamento Marouco

Dia 10 Roteiro Rio Minho e Ribeira Sacra – Conhecer a foz do Rio Minho em Caminha

Visitar A Guarda

Antes de seguires para Caminha, há que visitar A Guarda. Não podes perder de forma alguma o seu porto e baía, e os seus murais temáticos coloridos: “A Guarda escrita nas Estrelas”. Nas proximidades tens o museu do mar.

Como extra não esqueças a Praza de Reló e Câmara Municipal da Guarda, a Igreja de Santa Maria e o Castelo de Santa Cruz. E claro, não esqueças de saborear um bom prato de marisco!!!

"A Guarda Escrita nas Estrelas"
“A Guarda escrita nas Estrelas”

Atravessar o rio Minho para Caminha

Não retornes a Vila Nova de Cerveira para atravessar para Caminha. Opta em vez disso por atravessar no ferryboat Santa Rita de Cássia, cujas condições e horários podes consultar no website da Câmara Municipal de Caminha. Não é muito caro a travessia com um automóvel ligeiro, e a experiência vai valer a pena.

Já em Portugal, visita:

  • A Igreja matriz de Caminha
  • A Torre do Relógio
  • A Igreja da Misericórdia
  • O Chafariz de Caminha e a praça onde o mesmo se encontra.
  • O Jardim Bento Coelho e Parque 25 de Abril
Igreja Matriz de Caminha
Visitar a Igreja Matriz de Caminha frente ao Rio Minho
Igreja Matriz de Caminha
Visitar a Igreja Matriz de Caminha frente ao Rio Minho
Praça do Chafariz em Caminha
Visitar Praça do Chafariz em Caminha

E não esqueças de subir aos miradouros para a foz do Rio Minho. São vários:

  • Miradouro do Cruzeiro da Independência
  • Miradouro da Capela de Santo Antão
  • Miradouro da Fraga
  • Miradouro de Sino de Mouros, provavelmente o meu favorito dos quatro.
Miradouro da Fraga para a foz do Rio Minho
Miradouro da Fraga para a Foz do Rio Minho
Miradouro de Sino de Mouros para a foz do Rio Minho
Miradouro de Sino de Mouros para a foz do Rio Minho

Mergulhar na Praia de Moledo ou praia de Caminha

Ao fim da tarde, e para acabar em cheio o teu roteiro pelo rio Minho, faz um passeio pela Ecovia do Atlântico, ou simplesmente vai a dar um mergulho na fantástica Praia de Moledo, das melhores da região norte de Portugal.

Se tiveres mais tempo, porque não descer até Viana do Castelo e subir a Santa Luzia num outro dia pelo norte de Portugal? Mais a sul poderias até visitar Esposende! Podes ainda atravessar o mar até ao Forte da Ínsua (contactos através do link).

Praia de Moledo
Praia de Moledo junto à foz do Rio Minho

Roteiro para visitar o Rio Minho e a Ribeira Sacra em 7 dias

Para visitares tudo em 7 dias, opta pelos melhores sítios deste roteiro: a cidade de Lugo, os desfiladeiros do Sil, as termas de Ourense, Melgaço Radical, a Eurocidade Valença – Tui e o Monte de Santa Trega.

  • Dias 1 a 5 – Exatamente igual ao roteiro proposto para 10 dias
  • Dia 6 – Melgaço Radical
  • Dia 7 – Visitar a Fortaleza de Valença, o Miradouro do Cervo e o Castro de Santa Trega

Mapa para roteiro de 10 dias no Rio Minho e Ribeira Sacra

  • Desejo-te um excelente passeio e uma descida ou subida incrível do rio Minho. 😉
OUTROS ARTIGOS SOBRE A GALIZA
- Roteiro Galiza - O que visitar?
- Visitar Ourense
- Visitar Lugo
- Visitar Pontevedra
- Visitar Sanxenxo e O Grove
- Visitar Vigo
- Visitar as Ilhas Ons e Cies
- Visitar a Corunha
- Visitar Santiago de Compostela
- Visitar o Parque Natural da Baixa Limia e Serra do Xurés

Share this content!

2 comments
  1. Oi Pedro, amei seu post. Estava procurando roteiros e dicas sobre Ribeira Sacra e me deparei som seu post. Vou ler tudinho para tentar montar meu roteiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *