2024: O que visitar em Sanxenxo e O Grove? Que ver e fazer?

Marina de Combarro ao nascer do sol

Share this content!

Sanxenxo e O Grove são dos locais mais procurados da Galiza, principalmente no que diz respeito a turismo de praia, e claro, por ser um excelente ponto de partida e base para explorar a costa recortada desta região autónoma de Espanha. Eu já visitei por duas vezes a região, e foi na segunda que a conheci em mais pormenor, quando explorei um pouco mais da Ria de Arousa e Ria de Pontevedra, e locais vizinhos de Sanxenxo e do Grove, como por exemplo Cambados e Combarro.

Descobri estes lugares através dos seus miradouros, pequenos trilhos e passeios marítimos, ilhas, praias, e principais vilas junto ao mar. Venho sugerir todos esses sítios que conheci num top 15 de pontos de interesse turístico para visitar junto a Sanxenxo e O Grove, sem ordem específica de preferência.

barco na ria de pontevedra ao nascer do dia
Barco algures na Ria de Pontevedra, no início da manhã: preparava-me para um dia em cheio por Sanxenxo e O Grove. Claro que para visitar todos estes lugares viajei por mais do que um dia.
OUTROS ARTIGOS SOBRE A GALIZA
1 - Roteiro Galiza - O que visitar?
2 - Roteiro Rio Minho
3 - Visitar Ourense
4 - Visitar Lugo
5 - Visitar Pontevedra
6 - Visitar Vigo
7 - Visitar as Ilhas Ons e Cies
8 - Visitar a Corunha
9 - Visitar Santiago de Compostela
10 - Visitar o Parque Natural da Baixa Limia e Serra do Xurés

Quando visitar Sanxenxo e O Grove?

A Galiza pode ser visitada nas diferentes estações do ano. Porém, tudo depende do que procuras visitar e fazer por lá. Se queres aproveitar as praias de Sanxenxo e do Grove, o ideal será o verão, até porque a água do mar é tão gelada que não vais querer nem sequer molhar o pezinho noutra época do ano.

Se és amante de marisco e peixe, então deves ir até ao Grove durante a Festa do Marisco, que ocorre todos os anos em Outubro desde 1963. Excelente evento gastronómico!

Alugar Carro + Seguro de Viagem IATI

Carro também dará muito jeito para chegar a Sanxenxo e para deslocação pela região. A maioria dos pontos turísticos que vou mencionar neste artigo são distantes uns dos outros, pelo que carro é para mim imprescindível. Se não tens viatura própria, deixo link em baixo para te ajudar na reserva de carro.

Aproveita e faz também seguro de viagem para uma visita à Galiza, prevenindo-te contra possíveis azares que ocorram ao longo do teu roteiro. Com a IATI tens 5% de desconto utilizando o meu link.

>>> Reservar Automóvel para roadtrip na Galiza

>>> Seguro de Viagem IATI com 5% de desconto, utilizando este link

Ria de Pontevedra junto a Combarro, ao nascer do sol
Ria de Pontevedra junto a Combarro, ao visitar no início da manhã

O que comer ao visitar Sanxenxo e O Grove?

  • Deves apostar no peixe ou no marisco, pois estarás junto da Costa da Galiza, onde o encontrarás bem fresco. 😉 Destaco o polvo e o mexilhão, mas todo o tipo de peixe e marisco será delicioso na região de Sanxenxo e O Grove.
  • Não deixes de experimentar a Torta Galega, que é uma espécie de empanada.
  • Dedica-te à descoberta de vários tipos de tapas, tão típicas de Espanha.

Onde comer ao visitar Sanxenxo e O Grove?

No que diz respeito a bons restaurantes, deixo as seguintes sugestões para os principais lugares a visitar na região. São apenas exemplos, pois existem muitos outros restaurantes igualmente fabulosos.

  • Sanxenxo – Taberna Maruca, Restaurante O Barco
  • O Grove – Taberna Lavandeiro, O Cruceiro, O Chiringuito
  • Vilanova de Arousa – Restaurante Faro Da Lúa
  • Combarro – Restaurante O Bocoi, TINTANEGRA
  • Cambados – A Fonte Do Viño

Onde dormir ao visitar Sanxenxo e O Grove?

Canal que separa O Grove da Ilha da Toxa
Canal que separa O Grove da Ilha da Toxa

Sanxenxo | O Grove – O que visitar, ver e fazer?

Finalmente, os 15 pontos de interesse turístico que prometi no início deste artigo. No final deixar-te-ei um mapa com todos eles identificados. 😉

1. Paseo de Pedras Negras em San Vicente do Grove

Podes começar o Paseo de Pedras Negras no Grove pelo Porto Desportivo de San Vicente do Mar, ou então, como eu, começa na Punta Abelleiro junto à praia da Barrosa, um pouco à frente.

O trilho é fabuloso, sempre junto ao mar, e uma boa parte é em passadiço de madeira, sendo acessível para todos, já que não tem inclinação. Mesmo que não o queiras fazer na totalidade, recomendo que percorras pelo menos o trecho do trilho que vai até à praia de Canelas: foi a melhor e mais agradável caminhada que fiz na Galiza. Os gigantes penedos e as formações rochosas que encontrarás neste pedaço de costa do Grove são qualquer coisa de especial!

Ao longo do trilho poderás avistar ao longe a ilha de Ons e a ilha de Sálvora. Ao entardecer, com o pôr do sol, este lugar deve ser mágico, e tenho pena de não ter tido a oportunidade de o visitar nessa altura do dia. De qualquer forma senti-me pequenino perante estas paisagens costeiras de absurda beleza. Deixo-te o mapa do trilho Paseo de Pedras Negras do Grove no Wikiloc.

Passadiços de madeira do Paseo de Pedras Negras em San Vicente do Grove
Caminhei pelo Paseo de Pedras Negras ao visitar O Grove – São Vicente do Mar
Passadiços de madeira do Paseo de Pedras Negras em San Vicente do Grove
Caminhei pelo Paseo de Pedras Negras ao visitar O Grove – São Vicente do Mar
Passadiços de madeira do Paseo de Pedras Negras em San Vicente do Grove
Caminhei pelo Paseo de Pedras Negras ao visitar O Grove – São Vicente do Mar
Paseo de Pedras Negras em San Vicente do Grove - Formações Rochosas
Caminhei pelo Paseo de Pedras Negras ao visitar O Grove – São Vicente do Mar

2. Mirador da Siradella em O Grove

Tal como o Paseo de Pedras Negras, o miradouro de Siradella fica na península do Grove, mais precisamente junto ao seu ponto de maior altitude. Dali observas com clareza a enorme praia da Lanzada e o Complexo Intermareal Umia – O Grove, integrante da ria de Arousa. Este miradouro tem dois observatórios principais, ambos com passadiços em madeira, a formar uma espécie de varanda para a espetacular vista.

Miradouro de Siradella em O Grove
Subi ao Miradouro de Siradella ao visitar O Grove: Praia da Lanzada ao fundo, à direita.

3. Ermida de San Campio e San Sebastián, na ilha da Toxa – O Grove

A ilha da Toxa é uma estância termal da Galiza, ligada à península do Grove pela Ponte da Toxa. Tem poucos habitantes, mas muitos hotéis e apartamentos focados no turismo, parques, e até campo de golfe e casino. O passeio marítimo é também muito bonito.

O que mais me agradou na visita à ilha, já que não experimentei as termas, foi a Capela da Ilha da Toxa, revestida por fora com conchas de vieiras, que como perceberás através do próximo ponto turístico, são um tipo de marisco em criação nas rias da Galiza: em redor do Grove e ilha da Toxa tens imensas.

Ilha e Ponte da Toxa em o Grove
Ponte e Ilha da Toxa no Grove, obrigatório visitar!
Margens do Grove e Ponte da Toxa
Margens do Grove e Ponte da Toxa
Ermida de San Campio e San Sebastián, na ilha da Toxa - O Grove
Visitar a Ermida de San Campio e San Sebastián, na ilha da Toxa – O Grove
Vieiras que revestem a Capela da Ilha da Toxa em O Grove
Vieiras que revestem a Capela da Ilha da Toxa em O Grove, infelizmente vandalizadas.
Capela da Ilha da Toxa em O Grove
Visitar a Capela da Ilha da Toxa em O Grove

4. Jangadas de Criação de Marisco da Ria de Arousa

Não é só na ria de Arousa que vais encontrar estas jangadas: elas estão presentes também em outras rias da Galiza. São jangadas de criação de mexilhão, vieiras e ostras e só a ria de Arousa tem milhares delas. É por isso impensável não conheceres um pouco desta cultura do marisco, e de inclusive, o provares.

Eu sugiro um passeio de barco com degustação incluída de mexilhão. Tens duas hipóteses: ou o fazes na ria de Arousa através da MiniCruceros Proba, ou na ria de Pontevedra, com a mardeons. Para os dois casos deixo-te os links para que possas aceder aos sites das companhias e verificar preços, horários, e portos de partida. Eu fiz o meu passeio na ria de Arousa há vários anos atrás numa excursão de grupo a Santiago de Compostela (lê o meu artigo sobre o que visitar lá, a um salto de Sanxenxo e O Grove).

Se há algo que amo na Galiza são os miradouros, e as jangadas de criação de marisco conferem aos da costa galega uma certa distinção: ficam tão bem na paisagem que parece que foram ali colocadas de propósito para embelezamento das rias.

>>>>>> Para procura de imagens das Jangadas da Ria de Vigo

>>>>>> Para procura de imagens das Jangadas da Ria de Muros

Ambos artigos deste blog sobre o que visitar na Galiza para além da região de Sanxenxo e O Grove
Ria de Arousa junto à Ilha da Toxa em O Grove: ao fundo avistam-se algumas das jangadas de criação de marisco
Ria de Arousa junto à Ilha da Toxa em O Grove: ao fundo avistam-se algumas das jangadas de criação de marisco

5. Praia A Lanzada

A praia da Lanzada é das mais procuradas na Galiza para a prática de surf, windsurf ou bodyboard. Para amantes de caminhadas, existem passadiços de madeira em toda a extensão da praia: mais de 2km. Numa das extremidades da praia pode ainda ser visitada a Ermida de Nossa Senhora da Lanzada junto aos vestígios arqueológicos de um castro que data de vários séculos antes de Cristo.

6. Passeio Marítimo de Sanxenxo a Portonovo

Em Sanxenxo, o que reconheço como obrigatório é o seu passeio marítimo, os portos de recreio e desportivos, e os barcos atracados nas baías das praias de Silgar e de Baltar. É exatamente isso que venho propor-te: caminhar à beira mar os poucos quilómetros que separam a marina de Sanxenxo e a marina de Portonovo.

Junto à marina de Sanxenxo tens para visitar a bonita praça do mar, ou praça dos barcos, e o miradouro para a escultura da Dama de Silgar, num rochedo no mar, a poucos metros da costa. Depois da praia de Silgar tens o parque da ponta de Vicaño, e por fim virá Portonovo.

Em Sanxenxo e Portonovo tens festividades interessantes que podem melhorar a tua viagem. Deixo-te duas relacionadas com o peixe:

  • a Festa da Raia no final de Abril em Portonovo;
  • a Festa das Ostras em Agosto, em Noalla, Sanxenxo.
Uma das Marinas ao longo do passeio marítimo entre Sanxenxo e Portonovo
Uma das Marinas a visitar ao longo do passeio marítimo entre Sanxenxo e Portonovo
Portonovo em Sanxenxo, e respectiva marina
Visitar Portonovo em Sanxenxo, e respectiva marina

7. Ilha de Ons

Escrevi num artigo deste blog sobre o Parque Nacional das Ilhas Atlânticas da Galiza, mais precisamente de 4 ilhas, e já visitei as Ilhas Cies e a Ilha de Ons. A Ilha de Ons conheci a partir de Portonovo, mas também existem barcos a partir de Sanxenxo. Se acederes ao meu artigo sobre estas ilhas terás toda a informação que necessitas para o teu planeamento.

Praia de Melide, na Ilha de Ons
Praia de Melide, ao visitar a Ilha de Ons

8. Mirador A Granxa

O miradouro A Granxa é uma paragem fácil a caminho de Sanxenxo, já que se encontra à beira de uma das estradas principais da região. De lá tens acesso a uma vista esplêndida para as praias de Xiorto e de Raxó e respectiva enseada, normalmente repleta de barcos ali atracados. Ao longe avista-se a ilha de Tambo, e um conjunto numeroso de jangadas de criação de marisco da ria de Pontevedra.

Mirador A Granxa a caminho de Sanxenxo
Visitar o Mirador A Granxa a caminho de Sanxenxo

9. Mirador do Campanário

O miradouro do Campanário faz parte de um conjunto de três miradouros próximos entre si, junto a Combarro: Mirador do Loureiro, do Campanário e da Tartaruga. Dos três só visitei os 2 primeiros. Para alcançares os dois últimos, e em especial o meu preferido (campanário), terás de fazer uma pequena caminhada a partir do miradouro do Loureiro. Do alto da serra tens uma vista privilegiada para a ria de Pontevedra que se complementa com a obtida no miradouro A Granxa, principalmente no que diz respeito à ilha de Tambo.

Visitar o Mirador do Campanário para a ria de Pontevedra
Visitar o Mirador do Campanário para a ria de Pontevedra

10. Hórreos de Combarro

Eu comecei a minha visita à bonita povoação de Combarro pelo porto marítimo e marina. Foi quase ao nascer do sol, e o céu e a luz estavam magníficas para a prática de fotografia, não achas?

Depois disso segui para a enorme praça Peirão da Chousa, e iniciei o caminho dos espigueiros ou hórreos de Combarro até à praia do Pádron. De facto Combarro tem espigueiros lindíssimos: a fama é completamente merecida, e o centro histórico é florido e bastante acolhedor, com muitos restaurantes onde podes deliciar-te com o marisco da ria de Pontevedra.

Da praia do Pádron regressei à marina por outras ruelas desta vila piscatória, destacando A Rúa, a igreja e praça de San Roque e alguns cruzeiros ao longo do caminho.

Marina de Combarro
Marina de Combarro – óptimo lugar para visitar ao início do dia!
Marina de Combarro
Marina de Combarro – óptimo lugar para visitar ao nascer do dia!
Ria de Pontevedra junto a Combarro, ao nascer do sol
Ria de Pontevedra junto a Combarro, ao visitar no início da manhã
Vista aérea para Combarro, nas margens da Ria de Pontevedra
Vista aérea para Combarro, nas margens da Ria de Pontevedra
Hórreos de Combarro ou espigueiros de combarro
Visitar os Hórreos de Combarro ou Espigueiros de Combarro
Visitar os Hórreos de Combarro ou Espigueiros de combarro
Visitar os Hórreos de Combarro ou Espigueiros de Combarro
Visitar os Hórreos de Combarro ou Espigueiros de Combarro
Visitar os Hórreos de Combarro ou Espigueiros de Combarro
Visitar os Hórreos de Combarro ou Espigueiros de Combarro
Visitar os Hórreos de Combarro ou Espigueiros de Combarro
Combarro
Visitar Combarro

11. Hórreo e Convento de San Xoán de Poio

Se quiseres uma actividade extra para fazer perto de Combarro, indico-te o Passeio Marítimo da Seca e depois o espigueiro gigante de Poio junto ao Convento de São João de Poio, com vários séculos de existência.

12. Cambados, capital histórica do Albariño

Se Viana do Castelo, Melgaço e Monção são berço do vinho verde Alvarinho, na Galiza o Albariño tem como sua capital histórica Cambados, nas Rias Baixas. Lá ocorre todos os anos a Festa do Albariño, em Agosto. É obrigatório, claro, acompanhar um bom prato de marisco com este vinho, e visitar a adega do palácio de Fefiñáns.

A praça de Fefiñáns é o ponto central da cidade, e é monumental. Dali aconselho percorrer a rua Real em direção à câmara municipal de Cambados, passando pelo Paseo Calzada. Da câmara municipal há que subir ao convento de São Francisco e depois visitar o bairro de São Tomé, e a ilha de San Sadurniño, com acesso pedonal.

Praça de Fefiñáns em Cambados, ao visitar e explorar a Ria de Arousa
Praça de Fefiñáns em Cambados, ao visitar e explorar a Ria de Arousa
Praça de Fefiñáns em Cambados, ao visitar e explorar a Ria de Arousa
Praça de Fefiñáns em Cambados, ao visitar e explorar a Ria de Arousa
Casa Florida em Cambados
Casa Florida em Cambados
Casa Florida em Cambados
Casa Florida em Cambados
Visitar o centro de Cambados, e a praça da Câmara Municipal ou Concello de Cambados
Visitar o centro de Cambados, e a praça da Câmara Municipal ou Concello de Cambados

13. Ponte e Ilha de Arousa

Bem, que ponte espetacular! Tem no total 2km, e foi inaugurada em 1985. Na ilha passei de carro por algumas estradas da costa, algumas praias, pelo porto do Xufre, e depois dirigi-me ao miradouro de Con do Forno, ponto mais alto da ilha de Arousa com 66 metros de altitude. Infelizmente, não tive tempo para explorar o parque natural de Carreirón.

No alto do penedo onde se encontra o excelente miradouro existe uma estátua de pedra de Jesus Cristo. As vistas são deslumbrantes para a ilha de Arousa.

Curiosidade: a forma da ilha não te faz lembrar o algarismo 7?
Ilha de Arousa, vista aérea a partir da zona do miradouro de Con do Forno.
Ilha de Arousa, vista aérea a partir da zona do miradouro de Con do Forno.
Mapa de Ilha de Arousa, Pontevedra, Espanha

14. Mirador do Faro das Luas

Depois ou antes de uma visita à ilha de Arousa, este é o miradouro que não podes perder. De lá tens um observatório estupendo e desimpedido para esta ilha, e ao longe consegues até ver O Grove. É dos melhores miradouros que encontrei para a Ria de Arousa e no lugar foi construída uma torre com 4 luas no topo.

15. Miradouro do Alto do Xiabre

O lugar mais ventoso que visitei nesta região da Galiza, terei tido azar? Fica a cerca de 650 metros de altitude, perto de uma central de telecomunicações, e permite tal como o anterior, outra perspectiva sobre a Ria de Arousa, desde a foz do Rio Ulla.

EXTRA: Cidade Histórica de Pontevedra

Clica no link para o artigo sobre a cidade de Pontevedra, capital de província onde ficam Sanxenxo e O Grove. Um bom complemento ao teu passeio pelas rias de Arousa e de Pontevedra.

Visitar o Centro histórico da cidade de Pontevedra
Visitar o Centro histórico da cidade de Pontevedra

Sanxenxo e O Grove – O que visitar (Mapa)

Excursões na Ria de Arousa a partir do Grove

Podes ainda fazer excursões com a Get Your Guide, Viator ou Civitatis. Deixo-te em baixo quatro sugestões, mas recomendo que faças também as tuas próprias pesquisas. 🙂

1 - Passeio de barco pela ria + Degustação de Mexilhão
2 - Passeio de barco pela ria de Arousa com almoço
3 - Excursão à ilha de Sálvora
4 - Excursão pela Ria de Arousa à Fazenda Marinha

Roteiro Sanxenxo e O Grove em PDF

Queres imprimir este artigo em pdf? Como tive vários pedidos de artigos deste blog em pdf, decidi pô-los à venda por uma quantia simbólica. Podes saber mais clicando o botão vermelho em baixo. Se decidires comprar, muito obrigado, pois estás a ajudar este site de viagens a sobreviver. 😉 O conteúdo continuará gratuito online.

Outros artigos da Galiza que podem interessar!

Tem uma boa viagem! Conta-me a tua experiência nos comentários! 😉

Outros artigos de Espanha

Share this content!

2 comments
  1. Bom dia,

    Vou fazer o Caminho de Santiago, com um grupo de amigos. E queremos fazer o Caminho Espiritual-numa versão alterada da rota original- fazendo uma ligação por barco de Pontevedra a Vilanova de Arosa(Arousa). A partir da tua experiência, em Pontevedra e nas ligações que fizeste a partir daqui para pontos vários nas rias baixas, achas viável/possível arranjarmos uma ligação por barco para Vilanova de Arosa? A ideia é fazer esta ligação direta para depois apnharmos outro barco que faz a ligação de Vilanova de Arosa para Pontecesures( Traslatio).
    Cumprimentos e parabéns pelo blogue
    Francisco Pereira

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *