Pontevedra | O que visitar, ver e fazer no centro histórico?

Pontevedra

Share this content!

Pontevedra é capital de uma das 4 províncias da Galiza, e tem um centro histórico digno de uma visita. Este artigo é dedicado a apresentar-te o que visitar em Pontevedra, focando-me nele. Para outros pontos turísticos da província, haverão outros artigos.

Não me perguntes porquê, mas Pontevedra lembrou-me de alguma forma a cidade portuguesa de Guimarães, com grande maioria do seu centro histórico completamente pedonal e monumental, cheio de igrejas e grandes praças repletas de história. Respirei ali qualidade de vida, junto das esplanadas do centro e junto do rio Lérez, e de facto Pontevedra já ganhou diversos prémios internacionais a esse nível.

Visitar Pontevedra foi uma surpresa!

Se Santiago de Compostela é o coração da Galiza, diz-se que esta cidade galega é a capital do Caminho Português de Santiago. E está tão perto da fronteira: apenas a uns 50km de Valença do Minho (distrito de Viana do Castelo). Vem conhecer o que visitar em Pontevedra, o que existe para ver e fazer, através da minha própria experiência!

OUTROS ARTIGOS SOBRE A GALIZA
- Roteiro Galiza - O que visitar?
- Roteiro Rio Minho
- Visitar Ourense
- Visitar Lugo
- Visitar Sanxenxo e O Grove
- Visitar Vigo
- Visitar as Ilhas Ons e Cies
- Visitar a Corunha
- Visitar Santiago de Compostela
- Visitar o Parque Natural da Baixa Limia e Serra do Xurés

Quando visitar Pontevedra?

Podes visitar o centro histórico de Pontevedra em qualquer época do ano, sem excepção. Porém, se quiseres seguir depois para a costa da província, então o ideal será visitar em épocas de mais calor, para usufruir das praias.

Podes também optar por visitar Pontevedra durante as suas principais festividades anuais:

  • A Festa dos Maios, relacionada com as primeiras flores da primavera. É uma festa de origem celta, que também se realiza em Ourense. Eu, por exemplo, não visitei Pontevedra durante a Festa dos Maios, mas visitei Ourense durante essa época do ano. Vai ver esse meu artigo, para teres uma noção da animação de rua e decoração.
  • As Festas da Virgem Peregrina (padroeira da cidade), em Agosto.
  • A Feira Franca, de estilo medieval, em Setembro.
  • O Entrudo associado ao Loro Ravachol. Falarei dele mais à frente.
  • A Semana Santa de Pontevedra.
Praça da Estrela em Pontevedra
Praça da Estrela em Pontevedra

Alugar Carro + Seguro de Viagem IATI

Idealmente terás viatura própria para uma viagem até Pontevedra, apesar de ser possível chegar lá de comboio ou autocarro a partir do Porto, por exemplo. Estando em Pontevedra, todo o centro histórico deve ser feito a pé. 🙂

Eu recomendo que tenhas carro, para que possas depois fazer uma roadtrip pela costa da Galiza, e ir até outros lugares emblemáticos desta região do norte de Espanha de forma mais fácil e tranquila. Se não tens viatura própria, deixo link em baixo para te ajudar na reserva de carro. A minha recomendação é que também faças seguro de viagem para te prevenires contra possíveis azares, e com a IATI tens 5% de desconto utilizando o meu link.

>>> Reservar Automóvel para roadtrip na Galiza

>>> Seguro de Viagem IATI com 5% de desconto, utilizando este link

O que comer ao visitar Pontevedra?

  • Deves apostar no peixe ou marisco, com destaque para o polvo ou o mexilhão.
  • Não deixes de experimentar a Torta Galega, que é uma espécie de empanada.
  • Dedica-te à descoberta de vários tipos de tapas, tão típicas de Espanha.

Onde comer ao visitar Pontevedra?

No que diz respeito a bons restaurantes, deixo as seguintes sugestões:

  • Casa Fidel O’Pulpeiro
  • Restaurante Santa Clara
  • Restaurante Loaira

Onde dormir ao visitar Pontevedra?

Pontevedra | O que visitar, ver e fazer?

Comecei a minha visita ao centro histórico de Pontevedra pela Praça da Galiza. Foi ali algures que estacionei o meu carro. Daí segui para norte em direção à Praça Peregrina, e pelo caminho passei pela Fonte dos Nenos.

Fonte dos Nenos (ou dos Niños, ou das crianças), em Pontevedra
Fonte dos Nenos (ou dos Niños, ou das crianças), em Pontevedra

1. Santuário da Virgem Peregrina de Pontevedra

É na Praça Peregrina que fica o Santuário da virgem Peregrina. A capela remonta ao século XVIII e é dos mais emblemáticos edifícios da cidade, talvez pelo seu formato peculiar, estreito e bastante alto comparativamente com os que o rodeiam. É uma capela que se destaca num passeio pelo centro histórico de Pontevedra.

Santuário da Virgem Peregrina de Pontevedra
Santuário da Virgem Peregrina de Pontevedra
Detalhe do Santuário da Virgem Peregrina de Pontevedra
Detalhe do Santuário da Virgem Peregrina

2. Loro Ravachol – Símbolo do Carnaval de Pontevedra

“Loro” significa papagaio em português, e é exactamente disso que se trata: de uma estátua de um papagaio na praça da peregrina, mesmo frente ao Santuário da Virgem Peregrina.

O famoso Loro Ravachol viveu em Pontevedra durante o fim o século XIX e início do século XX, sendo animal de companhia de um farmacêutico da cidade. Pela sua irreverência, o papagaio tornou-se símbolo para os habitantes, e todos os anos se celebra o aniversário da sua morte, durante o carnaval da cidade.

Nota: porque não visitar Pontevedra durante as festividades de Carnaval e assistir ao "Enterro do Papagaio Ravachol"?

3. Convento de São Francisco de Pontevedra

A meros passos do papagaio e do santuário ficam diversas outras atrações fundamentais do centro histórico:

  • A Praça da Ferraria;
  • Os jardins de Casto São Pedro;
  • O Convento de São Francisco de Pontevedra;
  • E a praça da Estrela.

Na praça da Ferraria celebra-se todos os anos, no dia 1 de Maio, a festa dos Maios, em agradecimento à chegada do bom tempo e das primeiras flores da primavera. Esta praça enche-se de flores, e em outras cidades da Galiza o mesmo acontece.

Nota: Eu visitei Ourense durante a festa dos Maios, pelo que se quiseres, vai até ao meu artigo sobre a província de Ourense para teres noção de como é o ambiente festivo.

O Convento de São Francisco de Pontevedra, por sua vez, remonta ao século XIV e foi fundado por São Francisco de Assis quando ele fez o percurso português do Caminho de Santiago.

Praça da Ferraria em Pontevedra
Praça da Ferraria ao visitar Pontevedra
Convento de São Francisco de Pontevedra ao fundo
Convento de São Francisco de Pontevedra ao fundo

4. Praça da Leña e Museu Municipal de Pontevedra

Eu segui pela rua Figueroa, onde as pessoas relaxavam nas esplanadas dos cafés, mesmo em plena pandemia. Pareceu-me ser um sítio bem central e muito procurado pelos habitantes locais de Pontevedra, e o mesmo digo da bonita Praça da Leña, onde a rua vai desembocar: cheia de gente!

O museu de Pontevedra fica também ali numa rua paralela.

praca da lena pontevedra
Praça da Leña em Pontevedra
Arco junto à praça da Leña em Pontevedra
Arco junto à praça da Leña

5. Igreja de São Bartolomeu e Convento de Santa Clara de Pontevedra

A igreja de São Bartolomeu foi a minha próxima paragem, seguida do Convento de Santa Clara e depois da Praça Pedreira e do Paço Mugartegui. A igreja de São Bartolomeu é em estilo barroco e fica na rua do Sarmento, bastante central. Já o Convento de Santa Clara de Pontevedra fica junto à antiga porta com o mesmo nome que era entrada da cidade muralhada, e é um convento da ordem das Clarissas, fundado no século XIII.

6. Mercado Municipal de Pontevedra

O museu provincial de Pontevedra fica também nas redondezas e pode ser visitado, apesar de não o ter feito, e ter seguido em vez disso para o mercado municipal de Pontevedra, ou Mercado de Abastos: um bom sítio para fazer umas compras para uma viagem de mais dias pela Galiza.

7. Estátua monumento de Valle Inclán

Regressei à rua Sarmento, e deparei-me com uma estátua de Valle Inclán, algo que curiosamente também encontrei no parque da Alameda de Santiago de Compostela.

estatua valle inclan pontevedra

Ramón María del Valle-Inclán foi um importante escritor, poeta, e dramaturgo galego que viveu entre 1866 e 1936. Em visita à Galiza encontrei monumentos e estátuas relacionadas com várias figuras ilustres relacionadas com a literatura. É curioso como a Espanha relembra de forma tão notável estas figuras e não permite que as esqueçamos!

8. Pontes de Pontevedra: Ponte do Burgo e Ponte das Correntes

Aproveitei para conhecer mais algumas das ruas do centro histórico na direção da ponte do Burgo, e depois Ponte das Correntes. Ambas atravessam o rio Lérez. A Ponte das Correntes é mais moderna e recente, já do século XXI, e apesar da ponte histórica ser a anterior, esta merece uma visita pelo seu aspecto peculiar: é muito interessante fazer o passeio pedonal pela ponte, nas laterais.

Rio lerez pontevedra ponte do burgo 1
O Rio Lérez – Fotografia a partir da entrada da Ponte do Burgo

9. Basílica de Santa Maria Maior de Pontevedra

Só então decidi conhecer a Basílica de Santa Maria Maior de Pontevedra, da qual destaco a sua fachada principal. A basílica tem como vizinha a Praça Alonzo da Fonseca onde crianças brincavam de trotinete e patins em redor da fonte ao fundo da praça. A Basílica de Santa Maria Maior foi influenciada pelo estilo manuelino português.

Basílica de Santa Maria Maior em Pontevedra
Basílica de Santa Maria Maior em Pontevedra
Praça Alonzo da Fonseca em Pontevedra, com Basílica de Santa Maria Maior ao Fundo
Praça Alonzo da Fonseca, com Basílica de Santa Maria Maior ao Fundo
Crianças a brincar na Praça Alonzo da Fonseca, em Pontevedra
Crianças a brincar na Praça Alonzo da Fonseca

10. Praça do Treuco

Restavam-me já poucos sítios para visitar. Antes de ir à grande Alameda de Pontevedra ainda fui até à praça do Treuco e à praça Curros Enriquez, e passei frente à fachada do Teatro Principal. A praça do Treuco tem o nome do fundador da cidade, o arqueiro grego Treuco.

Praça do Treuco em Pontevedra
Praça do Treuco em Pontevedra

11. Alameda de Pontevedra e Ruínas da Igreja de São Domingos

No topo da Alameda fica a Câmara Municipal, e numa das laterais junto à câmara ficam as interessantes ruínas da Igreja de São Domingos. Eu caminhei pelos jardins da Alameda até à cruz, e depois visitei os jardins de Vicente antes de regressar à praça da Galiza.

Ruínas da Igreja de São Domingos
Ruínas da Igreja de São Domingos
Ruínas da Igreja de São Domingos
Ruínas da Igreja de São Domingos
Ruínas da Igreja de São Domingos
Ruínas da Igreja de São Domingos
Ruínas da Igreja de São Domingos
Ruínas da Igreja de São Domingos
Alameda de Pontevedra
Alameda de Pontevedra, com os jardins à esquerda

Mapa com tudo o que visitar em Pontevedra

Diz lá que não tens muito para visitar em Pontevedra?!

Excursões para visitar Pontevedra

Podes ainda recorrer a excursões organizadas para visitar Pontevedra, tanto o centro histórico como outros lugares da província. 😉 Também existem excursões a outros lugares da Galiza, a partir de Pontevedra. Eu utilizo a Get Your Guide ou a Civitatis para marcar muitas das minhas excursões em viagem, e em baixo deixo-te algumas dicas para esta região.

Excursões com a Civitatis:
1 - Tour por Pontevedra + Comida Galega
2 - Excursão à Costa da Morte e Finisterra
3 - Barco até à ilha de ONS
4 - Excursão pelo Baixo Miño
5 - Excursão à Ribeira Sacra
6 - Excursão às Rias Baixas

O que visitar depois de Pontevedra?

Perto de Pontevedra tens imensos sítios incríveis para descobrir. Eu recomendo mesmo que leias o meu artigo de Vigo, e o meu artigo de Sanxenxo e O Grove. No mínimo! Tenho a certeza que te vais maravilhar com alguns lugares, como é o caso das Ilhas Cies, de Baiona, do Facho de Donón, e até de Combarro ou Cambados.

1. Visitar Santiago de Compostela

Santiago de Compostela quase que dispensa apresentações. Tem uma brutal catedral, praças pitorescas, e ainda ruas encantadoras para uma caminhada excecional numa cidade riquíssima em cultura. Tem algo para todos os gostos, e pode ser utilizada como base para muitas excursões para outras zonas da Galiza. Imperdível!

Praça das Praterías em Santiago de Compostela
Praza das Praterías em Santiago de Compostela

2. Visitar as Rias Baixas e as Ilhas Cies / Ons

As Rias Baixas são um verdadeiro tesouro da Galiza, com uma costa recortada e repleta de praias, vilas pitorescas e uma rica gastronomia baseada em marisco e peixe. Pontevedra fica nesta região das Rias Baixas, assim como Vigo, Baiona, Sanxenxo e O Grove.

Vai fazer um passeio pelas Rias de Vigo e de Pontevedra (com prova de mexilhão), descobre os melhores miradouros, e aproveita as mais apetecíveis praias, como é o caso da Praia de Samil ou da Praia da Lanzada. Apanha o Barco para as ilhas Cies, que são tão obrigatórias como visitar a Catedral de Santiago de Compostela. Na ria de Vigo, em particular, eu fiquei apaixonado pelo Monte do Facho de Donón, pelo que faz questão de fazer o trilho até ao seu topo para incríveis panoramas!

Baiona, na Galiza
Baiona, na Galiza
Vigo - Enseada de São Simão
Vigo – Enseada de São Simão
Visitar as Ilhas Cies
Visitar as Ilhas Cies

3. Visitar a Costa da Morte, Corunha e Finisterra

Não podes deixar de visitar também a Costa da Morte, com cerca de 200 km de extensão, e repleta de falésias impressionantes, praias selvagens, faróis centenários e muitos outros tesouros que merecem ser descobertos.

Muitos visitantes viajam até à Galiza apenas para fazer uma roadtrip pela costa da Morte. Eu recomendo que o faças também, considerando a rota dos faróis para um possível itinerário. Como principais atrações destaco o Farol de Finisterra, a Praia de Carnota, o Parque Natural das Dunas de Corrubedo, e obviamente a Torre de Hércules, ao chegar à cidade da Corunha.

Cabo Finisterra na Costa da Galiza
Cabo Finisterra na Costa da Galiza
Cabo Finisterra na Costa da Galiza
Cabo Finisterra na Costa da Galiza
Cabo Vilán na Costa da Galiza
Cabo Vilán na Costa da Galiza

4. Visitar Lugo e Ribadeo (Praia das Catedrais)

No que diz respeito a Lugo, destacam-se as suas muralhas romanas com mais de 2 km de comprimento, e ainda a sua Praia das Catedrais, no norte da província. Durante a maré baixa, é possível descobrir formações rochosas impressionantes e inigualáveis em território galego.

Praia das Catedrais, em Ribadeo
Praia das Catedrais, em Ribadeo
Praia das Catedrais, em Ribadeo
Praia das Catedrais, em Ribadeo

5. Visitar os Desfiladeiros da Ribeira Sacra e as Termas de Ourense

A Ribeira Sacra será outro destino de natureza na Galiza, junto dos sinuosos rios Sil e Minho, onde poderás fazer passeios de barco por entre os desfiladeiros impressionantes e vales bem profundos. Não faltam miradouros incríveis para descobrir, vários mosteiros e igrejas antigas, e também trilhos para caminhar.

Por fim, destaco ainda as termas de Ourense. Existem lugares a pagar, mas também totalmente gratuitos junto do centro da cidade. 😉 Uma experiência única a não perder na Galiza, afinal tratam-se de piscinas de água quente!

Desfiladeiros da Ribeira Sacra
Desfiladeiros da Ribeira Sacra
Desfiladeiros da Ribeira Sacra
Desfiladeiros da Ribeira Sacra
Termas de Ourense
Termas de Ourense

Roteiro Pontevedra em PDF

Queres imprimir este artigo em pdf? Como tive vários pedidos de artigos deste blog em pdf, decidi pô-los à venda por uma quantia simbólica. Podes saber mais clicando o botão vermelho em baixo. Se decidires comprar, muito obrigado, pois estás a ajudar este site de viagens a sobreviver. 😉 O conteúdo continuará gratuito online.

Para terminar! Outros artigos de Espanha

Para terminar, deixo-te em baixo diversos links para acederes a outros artigos de Espanha neste blog. Bom passeio a visitar Pontevedra e os seus arredores!

OUTROS ARTIGOS SOBRE A GALIZA
- Roteiro Galiza - O que visitar?
- Roteiro Rio Minho
- Visitar Ourense
- Visitar Lugo
- Visitar Sanxenxo e O Grove
- Visitar Vigo
- Visitar as Ilhas Ons e Cies
- Visitar a Corunha
- Visitar Santiago de Compostela
- Visitar o Parque Natural da Baixa Limia e Serra do Xurés

Share this content!

3 comments
  1. Olá:
    Acabamos de visitar a costa da Galiza e as suas cidades e, sem dúvida alguma, aquela de que mais gostamos é Pontevedra, a “capital das Rias Baixas”, uma belíssima cidade. Tínhamos lido que é uma referência internacional em planeamento urbano e não ficámos desapontados. Acrescentaria como pontos de interesse a visitar, entre outros, o Parque da Ilha das esculturas https://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_das_Esculturas e o Passeio Marítimo https://pt.wikipedia.org/wiki/Passeio_Mar%C3%ADtimo_de_Pontevedra (a parte em direcção ao mar deve ser nova) de onde se pode ver a ilha de Tambo e Combarro.
    Por outro lado, a cidade que nos decepcionou foi Vigo: não tem muito para ver e não tem muitos monumentos…
    Cumprimentos!

    1. Olá Maria.
      Muito obrigado pelo comentário e pelas sugestões que deixa para os leitores deste blog. 😉
      Concordo que Pontevedra é muito superior a Vigo, no que diz respeito a sítios para visitar. Vigo tem o miradouro do castelo como ponto mais interessante, na minha opinião.
      Espero que a informação do blog lhe tenha sido útil na preparação da viagem!
      Obrigado.
      Pedro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *