Santiago de Compostela | Que visitar e fazer? Roteiro 2 dias

praca da quintana 1

Share this content!

Muitas pessoas consideram Santiago de Compostela o coração da Galiza, e isso não está muito longe da verdade. Santiago de Compostela é na minha opinião a cidade mais bonita e monumental do território Galego, e está só a uns 120km a norte da fronteira com Portugal, do rio Minho. Quem não ouviu já falar do mítico caminho de Santiago?

Eu já visitei Santiago de Compostela por duas vezes, mas nunca fiz o caminho, e sinceramente não sei se alguma vez farei: sou mais de roadtrips com percursos pedestres aqui e ali, mas não de caminhadas de longa duração.

O casco histórico de Santiago é realmente imponente, e há muito o que fazer e visitar em Santiago de Compostela para além da grandiosa Catedral, e da praza do Obradoiro: diversas igrejas, mosteiros, museus, lindos jardins, ruas monumentais, e outros largos encantadores. É exatamente utilizando essas várias praças e largos da cidade que vou expor neste artigo o que visitar e ver em Santiago de Compostela: eu considero que um bom roteiro pela cidade tem de obrigatoriamente ligar de alguma forma todas elas.

Praça das Praterías em Santiago de Compostela
Praza das Praterías em Santiago de Compostela

Lista de Conteúdo

Onde fica Santiago de Compostela?

Santiago de Compostela fica no centro da Galiza, sendo uma cidade e município da província da Corunha e capital da região autónoma. Situa-se a sul da Corunha, a norte de Pontevedra, Vigo e Valença, e a oeste de Lugo e noroeste de Ourense. Para o caso de estares a fazer um roteiro alargado pela região da Galiza, considera os seguintes artigos:

OUTROS ARTIGOS SOBRE A GALIZA
- Roteiro Galiza - O que visitar?
- Roteiro Rio Minho
- Visitar Ourense
- Visitar Lugo
- Visitar Pontevedra
- Visitar Sanxenxo e O Grove
- Visitar Vigo
- Visitar as Ilhas Ons e Cies
- Visitar a Corunha
- Visitar o Parque Natural da Baixa Limia e Serra do Xurés

Quando visitar Santiago de Compostela?

Santiago de Compostela pode ser visitado durante todo o ano, sem excepções. Porém:

  • Se vieres fazer o caminho de Santiago, então recomendo que o faças na Primaveira ou Outono para fugires ao sol quente do verão e ao frio e chuvas mais frequentes do inverno.
  • Se quiseres fazer uma roadtrip pela extraordinária costa da Galiza em simultâneo, então recomendo que venhas no verão, para teres bom tempo para aproveitar as fabulosas praias, que só pecam pela água gelada.
  • Nas duas últimas semanas de Julho (durante 15 dias!), realizam-se as maiores festas de Santiago de Compostela (comemoração do dia do Apóstolo), pelo que se queres movimento e animação na cidade, e fazer uma visita ainda mais turística, com diversos eventos a ocorrer, este é o período ideal para visita. Espera-te uma multidão em Santiago.
Fachada principal da Catedral de Santiago de Compostela
Fachada principal da Catedral de Santiago de Compostela

Como chegar a Santiago de Compostela?

Para além da possibilidade de chegares a Santiago de Compostela de carro, podes optar por excursões de 1 dia a partir de Portugal.

Santiago de Compostela tem aeroporto, mas a partir de Portugal não existem possibilidades de voo direto, que tenha conhecimento. Eu prefiro, de qualquer forma, a travessia terrestre da fronteira com Espanha.

Excursões para visitar Santiago de Compostela

No que diz respeito a agendamento de excursões, eu utilizo com frequência a Get Your Guide ou a Civitatis. Em baixo deixo-te algumas dicas de excursões para visitar Santiago de Compostela, mas claro que poderás encontrar outras alternativas. O ideal é que reserves aquelas que permitem cancelamentos gratuitos até perto da data da excursão, e que optes pelas que têm mais comentários e classificações mais positivas! 😉

Excursões com a Get Your Guide:
1 - Do Porto: Excursão de 1 dia a Santiago de Compostela
2 - Excursão Guiada à Catedral e Museu de Santiago de Compostela
3 - Tour Guiado Privado De Santiago de Compostela
4 - Passeio Gastronómico Noturno
Excursões com a Civitatis:
1 - Do Porto: Excursão a Santiago de Compostela
2 - Visita Guiada à Catedral e museu
3 - Tour dos Templários de Santiago de Compostela
4 - Tour dos Mistérios com jantar típico galego
5 - Tour Privado por Santiago de Compostela
6 - Tour Gastronómico em Santiago de Compostela
Paço de Raxoi na Praça do Obradoiro em Santiago de Compostela
Paço de Raxoi na Praza do Obradoiro em Santiago de Compostela

O que comer ao visitar Santiago de Compostela?

Se olhaste com atenção as sugestões de excursões apresentadas, verificaste com certeza que algumas são experiências gastronómicas em Santiago de Compostela. 😉 Creio que poderão ser uma excelente forma de provares a comida tradicional galega.

De qualquer forma, deixo-te algumas sugestões em baixo, por tópicos:

  • O peixe é sem dúvida o principal destaque, especialmente o polvo ou o mexilhão. Mas qualquer tipo de marisco ou peixe fresco, em vilas da costa da Galiza, será uma excelente aposta. Que tal umas vieiras gratinadas?
  • Não deixes de experimentar a Torta Galega, que é uma espécie de empanada.
  • Dedica-te à descoberta de vários tipos de tapas, tão típicas de Espanha.
  • Ao visitar Santiago de Compostela, tens mesmo de provar a Torta de Santiago!

Onde comer ao visitar Santiago de Compostela?

Para sítios onde comer, as minhas sugestões são as seguintes, mas existem tantas outras! 😉 Uma breve pesquisa no google ou no Tripadvisor vai deixar-te a salivar com as brutais fotografias de comida que encontras para cada restaurante. 😀 Alguns restaurantes têm Estrelas Michelin.

  • Casa de Xantar O Dezaseis
  • A Noiesa – Casa De Comidas
  • Mesón 42
  • Casa Marcelo
  • Los Caracoles Restaurante

Onde dormir ao visitar Santiago de Compostela?

Não me recordo onde dormi na minha primeira visita a Santiago de Compostela, pois foi já há vários anos atrás. Da última vez, porém, fiquei a dormir nas Campanas de San Juan, a poucos metros da Praza do Obradoiro e Praza da Quintana, e da Catedral de Santiago de Compostela. Adorei o sítio, e tinha um preço bastante acessível.

Campanas de San Juan, onde fiquei a dormir em Santiago de Compostela na minha última visita
Campanas de San Juan, onde fiquei a dormir em Santiago de Compostela na minha última visita

Outras opções são:

  • Pensión Residencia Fonseca – Localizado num edifício histórico na animada Praça de Fonseca, a apenas alguns passos das principais atrações da cidade.
  • Casa da Balconada – Muito próxima do posto de turismo.
  • Hotel San Miguel 
  • Hostal Alfonso
  • Parador de Santiago – Esta é a escolha suprema para uma estadia de luxo em Santiago de Compostela. O parador de Santiago está localizado num edifício histórico do século XV que outrora serviu como hospital para peregrinos. Desde o mobiliário antigo até aos tecidos, cada detalhe é cuidadosamente pensado para criar uma elegância intemporal que é complementada com vistas deslumbrantes da Catedral em alguns quartos.

Santiago de Compostela | O que visitar, ver e fazer no Casco Histórico?

Se registares o nome das praças e lugares que estrategicamente colocarei nos títulos das secções seguintes deste artigo, terás o teu passo a passo do que fazer em Santiago de Compostela, e o teu roteiro e guia da cidade: prepara-te para caminhar, pois o casco velho é quase todo ele pedonal, e ainda bem que assim é.

Rua Vilar, das mais extraordinárias ruas de Santiago de Compostela
Rua do Vilar, das mais extraordinárias ruas de Santiago de Compostela

1. Visitar a Catedral de Santiago de Compostela

Vou considerar que facilmente estacionaste o teu carro (podes alugar aqui, se não tiveres) no aparcadoiro de San Clemente, que fica a poucos metros da praza do Obradoiro e da fachada principal da Catedral de Santiago de Compostela (pórtico da Glória). É nesta praça que comecei e recomendo que comeces o teu circuito pela cidade: no coração de Santiago de Compostela.

A Catedral e o museu são visitáveis e eu recomendo que o faças em excursão guiada, para que possas aprender o máximo sobre o lugar. Existe também audioguia, se assim preferires, e não esqueças o museu do Paço de Gelmires e a subida à torre de La Carraca, para um excelente miradouro a 70 metros de altura.

Provavelmente não vais resistir a dar já a volta a esta catedral que remonta aos séculos XI e XII, para a apreciar de diversas perspectivas, e com isso conhecer já algumas das praças de Santiago de Compostela e outros dos pórticos de acesso à Catedral, entre os quais:

  • a Porta Santa em estilo barroco, que só abre nos anos santos (praza da Quintana);
  • a Porta da Acibechería, neoclássica, na praza da Imaculada;
  • a Porta das Praterías, românica, na praça homónima.

Maravilha-te e fica a observar calmamente as esculturas presentes em cada pórtico de entrada, memoriza os seus detalhes, fotografa-os, aprecia as torres, e ao entrares na catedral, visita cada uma das capelinhas.

Não esqueças de assistir à missa do peregrino às 12h, de admirar o botafumeiro de metro e meio e com mais de 50 quilos, e de ir dar o tradicional abraço à estátua de Santiago, junto ao seu túmulo.

Uma peregrina do caminho de Santiago, de bicicleta, frente à Catedral
Uma peregrina do caminho de Santiago, de bicicleta, frente à Catedral
Praça de Obradoiro num dia de chuva
Praza de Obradoiro num dia de chuva

2. Visitar a Praza do Obradoiro para além da Catedral de Santiago de Compostela

Depois de estares satisifeit@ com a tua visita à catedral de Santiago de Compostela, chegou o momento de olhares o que a rodeia na grandiosa praza do Obradoiro: o Paço de Raxoi, o Colégio de São Jerónimo, e o Parador de Santiago. Neste último podes ficar a dormir.

A praza de Obradoiro tem geralmente muita vida (notei isso da primeira vez que visitei, já que a segunda visita foi em plena pandemia durante um dia chuvoso), e as fachadas principais de cada um dos seus edifícios valem por si só um olhar atento.

Sendo o Parador de Santiago um hotel (Hostal dos Reis Católicos), o colégio de São Jerónimo (com portal Gótico) é a sede do reitorado da Universidade de Santiago de Compostela. Por sua vez, o Palácio ou Paço de Raxoi foi mandado construir no século XVIII e tem uma fileira de arcos soberba. Era originalmente seminário, hoje é câmara municipal, e sendo Santiago de Compostela a capital da Galiza, fica nele também sediada a Junta ou governo da Galiza.

Parador de Santiago de Compostela
Parador de Santiago de Compostela
Arcada do Palácio de Raxoi, na praça do Obradoiro
Arcada do Palácio de Raxoi, na praza do Obradoiro

3. Visitar a Igreja de São Frutuoso

A igreja de São Frutuoso está logo ali ao lado da Praza do Obradoiro, mais ou menos nas traseiras do Paço de Raxoi, e pode até ser avistada do alto, a partir desta praça de Santiago de Compostela. Tem também o nome de Igreja da Real Angústia, já que é em honra a Nossa Senhora da Angústia. Construída no século XVIII.

Igreja de São Frutuoso vista da Praça de Obradoiro
Igreja de São Frutuoso vista da Praza de Obradoiro

4. Visitar o Convento de San Francisco de Santiago de Compostela

Se caminhares pela rua de São Francisco, vais dar de frente com a fachada principal do Convento de San Francisco de Santiago de Compostela e com o singular monumento a São Francisco de Assis. Este lugar foi também convertido a hotel, e possui um restaurante supostamente conventual, com acesso aos claustros. Pessoalmente não visitei esses claustros do convento, mas visitei sim a Igreja de São Francisco na minha estadia em Santiago de Compostela.

É aqui no convento de San Francisco que fica também o museu da Terra Santa, com exposições que nos apresentam um pouco da cultura de Israel e de Jerusalém (a terra santa).

Igreja do Convento de São Francisco de Santiago de Compostela, e monumento a São Francisco de Assis
Igreja do Convento de San Francisco de Santiago de Compostela, e monumento a São Francisco de Assis

5. Visitar as Prazas de San Martiño e de San Miguel dos Agros

A partir do Convento de San Francisco, corta à direita até ao miradoiro da Costa Vella, local onde ficava a Porta da Pena, uma das antigas portas da cidade muralhada de Santiago de Compostela. Chegando aí, vira novamente à direita e caminha até à praza de San Martiño e adjacente praza de San Miguel dos Agros. Nestas duas praças tens como pontos turísticos a Igreja de San Martiño Pinário, pertencente ao mosteiro com o mesmo nome, e a igreja de San Miguel dos Agros.

O mosteiro tem a fachada principal virada para a praza da Imaculada, onde irás de seguida neste roteiro a visitar Santiago de Compostela. É casa do seminário maior diocesano, e também é hotel nos dias de hoje. Quanto à imponente fachada da igreja, foi construída por um português (Mateus Lopes!), e o interior não lhe fica nada atrás. O mosteiro data do século XV e XVI, maioritariamente em estilo barroco, mas a primeira capela foi construída no século XI. Uma parte do mosteiro foi convertida a museu de arte sacra.

Igreja do Mosteiro de São Martinho Pinário
Igreja do Mosteiro de San Martiño Pinário

6. Visitar a Praza da Imaculada de Santiago de Compostela

Para alem da fachada principal do mosteiro de San Martiño Pinário, e do pequeno jardim frente a ela, esta praça tem também a porta da Acibechería para a Catedral de Santiago de Compostela. Provavelmente já terás estado nesta praça quando deste a volta à catedral, e também já conhecerás o túnel que a une à praza do Obradoiro. Segue para o largo de Cervantes.

Fachada Principal do Mosteiro de São Martinho Pinário, na praça da Imaculada
Fachada Principal do Mosteiro de San Martiño Pinário, na praza da Imaculada

7. Visitar a Praza de Cervantes

A Praza de Cervantes é uma das principais de Santiago de Compostela. Chegando a partir da rua da Acibechería, verás ao fundo a Igreja de San Bieito do Campo. Ao centro existe um fontanário com um busto de Miguel Cervantes.

Praça de Cervantes, em Santiago de Compostela
Praza de Cervantes, em Santiago de Compostela

8. Visitar a Capela das Ánimas e a Igreja de Santa Maria do Caminho em Santiago de Compostela

Imediatamente a norte da Praza de Cervantes fica a discreta capela das Ánimas, e ao lado desta, a praza de Salvador Parga. Um pouco mais à frente encontrarás a igreja de Santa Maria do Camiño, enquanto segues para praza Porta do Camiño, ou Praza 8 de Março, adjacente ao Convento de São Domingos de Bonaval.

Igreja de Santa Maria do Caminho em Santiago de Compostela
Igreja de Santa Maria do Camiño

9. Visitar o Museu do Povo Galego e o Parque de São Domingos de Bonaval

Para além do convento e respectiva igreja, São Domingos de Bonaval tem também um fabuloso parque. O convento foi fundado em 1220 e a igreja foi construída no século XIV. O Convento é atualmente sede do museu do Povo Galego e merece visita nem que seja pela escada tripla de caracol helicoidal. Junto ao convento existe ainda um museu de arte contemporânea. Faz parte dos jardins do convento um antigo cemitério, o que lhe confere um aspecto distinto e o torna, na minha opinião, num dos melhores a visitar em Santiago de Compostela.

Parque Público de São Domingos de Bonaval
Parque Público de São Domingos de Bonaval
Parque Público de São Domingos de Bonaval
Parque Público de São Domingos de Bonaval

10. Visitar o Convento de Santo Agostiño dos Jesuítas

A caminho do mercado de Abastos de Santiago de Compostela, ponto turístico obrigatório em visita à cidade, fica o Convento de Santo Agostiño dos Jesuítas na praça com o mesmo nome. Vais certamente estranhar as torres da igreja: parecem as duas inacabadas, mas na realidade só a da direita o está; a da esquerda foi destruída em 1788 por um relâmpago. O convento hoje funciona como colégio maior universitário dos Jesuítas.

Convento de Santo Agostinho dos Jesuítas e praça de Santo Agostinho em Santiago de Compostela
Convento de Santo Agostiño dos Jesuítas e praza de Santo Agostiño

11. Visitar o Mercado de Abastos de Santiago de Compostela

Diz-se que o Mercado de Abastos é o segundo lugar mais visitado em Santiago de Compostela, e está aberto ao público todas as manhãs, de segunda a sábado. É composto por 8 grandes naves, mas estende-se também ao exterior, que geralmente está cheio de comerciantes que vendem os seus produtos na rua.

Ali encontras à venda de tudo, desde peixe a carne, de fruta a hortaliça, até mesmo artesanato e recordações de viagem. Existe uma nave dedicada à restauração, e até uma vinhoteca para degustação de vinhos da Galiza. É uma paragem obrigatória para quem pretende ter um contacto mais próximo dos locais e comerciantes de Santiago de Compostela.

Mercado de Abastos em Santiago de Compostela, praticamente vazio num dia de chuva e em pleno período de pandemia provocado por Covid 19
Mercado de Abastos
Interior de uma das naves do mercado de Abastos, neste dia quase sem clientela por motivos de chuva e pandemia
Interior de uma das naves do mercado de Abastos

12. Visitar a Praza e Arco de Mazarelos

Ao fundo do mercado de Abastos fica a Igreja de São Félix de Solovio e a praza com o mesmo nome. Esta igreja é considerada como a mais antiga de Santiago de Compostela, já que remonta ao século X a sua construção original, apesar de depois ter sido já reconstruída e ampliada diversas vezes.

Contornando a Faculdade de História e Geografia de Santiago de Compostela chega-se à praza de Mazarelos e respectivo arco. Atravessando este arco, encontra-se de frente o Convento de las Mercedarias Descalzas.

A faculdade tem uma igreja: a igreja da Companhia ou igreja da Universidade, muito ao estilo jesuíta. Por sua vez, o Arco de Mazarelos relembra-nos as muralhas do passado que cercavam o núcleo urbano de Santiago de Compostela: é a única porta da cidade muralhada que sobrevive nos dias de hoje.

O convento de las Mercedarias Descalzas, por fim, é de freiras de clausura, e parece que ainda é ocupado por elas. A clausura é um tema sensível, e parece que este convento de Santiago de Compostela apareceu nas notícias há uns anos atrás pelas piores razões, quando houve denúncia de clausura forçada a algumas freiras que queriam abandonar esse estilo de vida.

Passagem pelo Arco de Mazarelos, uma das portas da antiga cidade muralhada de Santiago de Compostela
Passagem pelo Arco de Mazarelos, uma das portas da antiga cidade muralhada de Santiago de Compostela

13. Visitar a Praza de Galiza, a Praza do Toural e a Rua Nova de Santiago de Compostela

Se procuras conhecer uma zona mais moderna de Santiago de Compostela, visita o que circunda a praza de Galiza e sul desta. Caso contrário, segue para a praza do Toural, onde se situa o museu da Fundación Eugénio Granell, no palácio de Bendaña. Eugénio Granell era um pintor espanhol surrealista, pelo que podes imaginar o tema principal do museu.

Optando ou não por uma visita à fundação, segue pela rua Nova de Santiago de Compostela até à praza da Quintana, junto à Catedral. Também já conhecerás esta praza se fizeste a volta à catedral que sugeri no início. Ao longo da Rua Nova, que é das minhas favoritas da cidade, passarás pela Igreja de Santa Maria Salomé.

Eu amo as ruas cheias de arcos de Santiago de Compostela, e esta rua é uma delas, só superada na minha opinião pela rua do Vilar, que é a minha predileta na cidade.

Fundação Eugénio Granell na Praça do Toural
Fundación Eugénio Granell na Praza do Toural

14. Visitar as monumentais Prazas da Quintana e das Praterías

A Praza da Quintana tem oposta à Catedral de Santiago de Compostela, uma parede gigante do Convento de São Paio de Antealtares, de freiras de clausura, com 3 fileiras de janelas no topo do edifício, tendo as duas superiores um gradeamento que eu considero que marca de alguma forma o cenário na praza, mesmo com a fantástica catedral a tomar inevitavelmente quase toda a nossa atenção. O convento possui museu de arte sacra para visita.

Para além da Porta Santa, que já mencionei anteriormente, há que salientar também a Torre da Berenguela ou torre do Relógio, uma das torres da Catedral de Santiago de Compostela, que a partir desta praça, se torna bem evidente.

Na praza das Praterías, curiosamente o que mais me fica na memória são a fonte dos Cavalos e a Casa do Cabido, com portas e janelas vermelhas ao fundo, e não a própria catedral. Não me interpretes mal, o pórtico das Praterías é sem dúvida a maior obra de arte da praça! O museu das peregrinações fica aqui neste largo de Santiago de Compostela.

Praça da Quintana em Santiago de Compostela
Praza da Quintana em Santiago de Compostela
Fachada do Convento de São Paio de Antealtares na Praça da Quintana
Fachada do Convento de São Paio de Antealtares na Praza da Quintana
Torre do Relógio ou Torre de Berenguela, ao lado do Pórtico das Praterías para a Catedral de Santiago de Compostela
Torre da Berenguela, ao lado do Pórtico das Praterías para a Catedral de Santiago de Compostela
Torre de Berenguela vista da Praça da Quintana
Torre da Berenguela vista da Praza da Quintana
Fonte dos Cavalos e Casa do Cabido
Fonte dos Cavalos e Casa do Cabido

15. Visitar a Rua do Vilar – a minha preferida em Santiago de Compostela

Se há rua que eu adorei percorrer e explorar diversas vezes, para cima e para baixo, foi a rua do Vilar no casco histórico de Santiago de Compostela. Para além do enquadramento excepcional com a torre de Berenguela que vais querer fotografar de certeza, há que dar o destaque devido às dezenas de metros seguidas de fileiras de arcos nas laterais da rua, mais extraodinários ainda que os da rua Nova.

Da rua do Vilar há que seguir para o acesso ao parque da Alameda, passando pelo lugar onde antigamente se encontrava uma das portas da cidade muralhada: a porta Faxeira.

Torre de Berenguela fotografada a partir da Rua do Vilar
Torre da Berenguela fotografada a partir da Rua do Vilar
Arcadas da Rua do Vilar
Arcadas da Rua do Vilar

16. Visitar o Parque da Alameda de Santiago de Compostela

Verás através deste parque da cidade, que Santiago de Compostela não é só monumental: também tem espaços verdes e floridos brutais. Um desses espaços já mencionei antes neste artigo, mas considero o parque da Alameda superior.

As Duas Marias receber-te-ão logo à entrada do parque: são uma escultura de duas irmãs (Maruxia e Corelia), que viveram em Santiago de Compostela e que ficaram famosas na cidade por passearem todas os dias pela a zona velha e meterem-se com os estudantes de forma atrevida, vestidas e maquilhadas de forma exagerada para o que era o padrão da época.

Um pouco à frente, à direita, encontrarás o banco de los enamorados em frente ao coreto, e do outro lado da alameda a Capela de Nossa Senhora do Pilar. A partir daí, o que eu fiz e recomendo que faças, é subir até ao coração do parque, à igreja de Santa Susana, rodeada por uma floresta de carvalhos centenários.

Desce depois para a rectaguarda do parque, passando pela estátua de Rosalía de Castro, escritora e poetisa importante e famosíssima de Santiago de Compostela e Galiza no século XIX. Percorre então o passeio da ferradura até ao miradouro da Catedral de Santiago de Compostela, e depois regressa ao casco histórico.

Parque da Alameda num dia de chuva - Igreja de Santa Susana
Parque da Alameda num dia de chuva – Igreja de Santa Susana

17. Visitar a Praza de Fonseca, junto da Catedral de Santiago de Compostela

Eu recomendo que termines o teu passeio pela zona velha de Santiago de Compostela, percorrendo a rua do Franco em direção à Catedral. É outra das ruas principais da cidade, e vais eventualmente dar com a florida praza de Fonseca, pouco antes de a terminares.

Frente a esta praça fica o Paço ou Palácio de Fonseca, ou Colégio de Santiago Alfeu. Diz-se que é a origem da Universidade de Santiago de Compostela, bem no coração da cidade. Atualmente é sede da Biblioteca Geral da Universidade e alberga exposições temporárias frequentemente.

Seguindo para a praza do Obradoiro, terminas aqui de visitar Santiago de Compostela (casco histórico), no mesmo ponto onde iniciaste o roteiro.

Praça da Fonseca na Rua do Franco
Praza da Fonseca em Santiago de Compostela – Rua do Franco

Mapa com o que visitar, ver e fazer em Santiago de Compostela | Casco Histórico

Preparei um mapa com as principais localizações a não perder num roteiro pelo casco histórico da cidade: as praças e largos mais emblemáticos! Se seguires o que escrevi antes, e este mapa, vais ter uma noção clara do que fazer em Santiago de Compostela.

Santiago de Compostela | O que visitar, ver e fazer nos arredores do Casco Histórico

A Galiza tem uma área corresponde a quase um terço da área de Portugal, pelo que não faltam locais e motivos para visitar. Se Santiago de Compostela é o coração da Galiza, a costa recortada da Galiza e os seus miradouros são a minha paixão. Para mim, visitar apenas Santiago de Compostela numa visita à Galiza é impensável.

Durante anos fui visitando a Galiza com frequência, em várias escapadinhas de fins de semana, normalmente prolongados. Percorri toda a costa, e encontras já alguma informação sobre ela no meu blog. Também já visitei muitas outras cidades e locais do interior, igualmente notáveis. Segue o link para o meu roteiro para visitar a Galiza de 5 a 30 dias, onde não te faltarão dicas para dias extra nesta região de Espanha.

1. Outros destinos nas proximidades de Santiago de Compostela

Bem próximo de Santiago de Compostela, tens de visitar:

  • Ponte Maceira, para atravessar a antiga ponte do lugar sobre o rio Tambre.
  • A cidade da Cultura da Galiza, um edifício altamente moderno que contrasta drasticamente com a zona velha de Santiago de Compostela: é um outro Santiago!
  • O alto do Monte Pedroso, para uma vista panorâmica para a cidade de Santiago de Compostela.
  • O Monte do Gozo e monumento, de onde os peregrinos veem pela primeira vez as torres da Catedral quando fazem o caminho de Santiago e se aproximam da cidade de Santiago de Compostela.
  • Vai ser peregrino por um dia, fazendo a última etapa do Caminho de Santiago Francês. 😉 Uma boa alternativa para quem não tem capacidade física para fazer o caminho na totalidade.
ponte maceira 4
Ponte Maceira – Próximo de Santiago de Compostela

2. Visitar as Rias Baixas e as Ilhas Cies / Ons

As Rias Baixas são um verdadeiro tesouro da Galiza, com uma costa recortada e repleta de praias, vilas pitorescas e uma rica gastronomia baseada em marisco e peixe, frutos do mar que está tão perto. Na região, não podes deixar de visitar a cidade de Vigo, que é a maior e mais cosmopolita cidade da região, com uma animada zona portuária e uma série de museus e atrações culturais. Sobe ao castelo para um excelente miradouro.

Outro lugar imperdível é a cidade de Pontevedra, que tem um charme histórico e uma arquitetura impressionante. A cidade é famosa pelo seu centro histórico bem preservado, com ruas em calçada, praças bonitas e igrejas antigas.

Ao longo da costa, as Rias Baixas também oferecem uma série de praias deslumbrantes, como a Praia de Samil em Vigo ou a Praia de La Lanzada em Sanxenxo. Vai visitar Baiona, Sanxenxo e O Grove, tenho a certeza que não te vais arrepender! Além disso, não podes perder uma visita às ilhas Cíes e Ons, que têm algumas das praias mais bonitas da Espanha, e que são um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza.

Baiona, na Galiza
Baiona, na Galiza
Santuário da Virgem Peregrina de Pontevedra
Santuário da Virgem Peregrina de Pontevedra
Vigo - Enseada de São Simão
Vigo – Enseada de São Simão
Visitar as Ilhas Cies
Visitar as Ilhas Cies
Paseo das Pedras Negras de São Vicente do Grove
Paseo das Pedras Negras de São Vicente do Grove

3. Visitar a Costa da Morte, Corunha e Finisterra

Não podes deixar de visitar também a Costa da Morte, com cerca de 200 km de extensão, e repleta de falésias impressionantes, praias selvagens, faróis centenários e muitos outros tesouros que merecem ser descobertos.

O nome desta costa tem origem nos muitos naufrágios que ocorreram por lá ao longo dos séculos devido às condições climatéricas adversas, correntes marítimas perigosas e aos inúmeros rochedos espalhados pela costa. Uma das suas principais atrações é o Farol de Finisterra, que seria considerado o fim do mundo antigamente, uma vez que era o ponto mais ocidental da Europa conhecida. Outro lugar de visita obrigatória é a Praia de Carnota, uma das praias mais longas da Europa, com cerca de 7 km de extensão. Que tal ir fazer a rota dos faróis da Costa da Morte?

Para os amantes da natureza, o Parque Natural das Dunas de Corrubedo é um tesouro escondido da região, com dunas de areia, lagoas e uma grande variedade de aves para observar. Já para os apaixonados por história, a cidade de Corunha é uma opção que não pode faltar no roteiro, com a sua famosa Torre de Hércules em grande destaque.

Cabo Finisterra na Costa da Galiza
Cabo Finisterra na Costa da Galiza
Cabo Finisterra na Costa da Galiza
Cabo Finisterra na Costa da Galiza
Cabo Vilán na Costa da Galiza
Cabo Vilán na Costa da Galiza

4. Visitar Lugo e Ribadeo (Praia das Catedrais)

No que diz respeito a Lugo, é conhecida pelas suas muralhas romanas, que foram construídas no século III para proteger a cidade dos invasores bárbaros. As muralhas têm mais de 2 km de comprimento e são um dos mais bem preservados monumentos romanos da Península Ibérica.

Já Ribadeo é uma cidade costeira que abriga um dos mais belos estuários da Europa. Tem uma outra atração imperdível que é a surreal Praia das Catedrais, com formações rochosas espetaculares. Durante a maré baixa, é possível caminhar entre os rochedos à beira-mar e apreciar a beleza natural mais estonteante da costa da Galiza.

Praia das Catedrais, em Ribadeo
Praia das Catedrais, em Ribadeo
Praia das Catedrais, em Ribadeo
Praia das Catedrais, em Ribadeo
Praia das Catedrais, em Ribadeo
Praia das Catedrais, em Ribadeo

5. Visitar os Desfiladeiros da Ribeira Sacra e as Termas de Ourense

A Ribeira Sacra será outro destino de natureza na Galiza, junto dos sinuosos rios Sil e Minho, onde poderás fazer passeios de barco por entre os desfiladeiros impressionantes e vales bem profundos. Não faltam miradouros incríveis para descobrir, vários mosteiros e igrejas antigas, e também trilhos para caminhar.

A Ribeira Sacra também é conhecida pelos seus vinhos, que são produzidos nas encostas da região, junto dos rios. Poderás visitar algumas adegas e também efetuar algumas provas.

Por fim, não deixes de visitar Ourense, banhando-te nas suas piscinas termais públicas, gratuitas e ao ar livre. 😉 Claro que também existem lugares a pagar, para quem procura uma experiência mais reservada. São um espetáculo!

Desfiladeiros da Ribeira Sacra
Desfiladeiros da Ribeira Sacra
Desfiladeiros da Ribeira Sacra
Desfiladeiros da Ribeira Sacra
Termas de Ourense
Termas de Ourense

Roteiro Santiago de Compostela em PDF

Queres imprimir este artigo em pdf? Como tive vários pedidos de artigos deste blog em pdf, decidi pô-los à venda por uma quantia simbólica. Podes saber mais clicando o botão vermelho em baixo. Se decidires comprar, muito obrigado, pois estás a ajudar este site de viagens a sobreviver. 😉 O conteúdo continuará gratuito online.

Para terminar! Outros artigos de Espanha

Para terminar, deixo-te em baixo diversos links para acederes a outros artigos de Espanha neste blog. Bom passeio a visitar Santiago de Compostela e os arredores!

OUTROS ARTIGOS SOBRE A GALIZA
- Roteiro Galiza - O que visitar?
- Roteiro Rio Minho
- Visitar Ourense
- Visitar Lugo
- Visitar Pontevedra
- Visitar Sanxenxo e O Grove
- Visitar Vigo
- Visitar as Ilhas Ons e Cies
- Visitar a Corunha
- Visitar o Parque Natural da Baixa Limia e Serra do Xurés

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *