Plasencia (Espanha) | O que visitar, ver e fazer em 1 dia?

visitar plasencia, catedral nova
Catedral Nova de Plasencia

Share this content!

Visitar Plasencia é conhecer a “cidade dos prazeres” na Extremadura. E isso lia-se na inscrição do brasão da cidade aquando da sua fundação no século XII para reforçar a linha do Tejo: “Ut placeat Deo et hominibus”, que significa “agradar a Deus e aos Homens”. Visitar Plasencia é apaixonar-se pela cidade que foi capital de província antes de Cáceres.

Plasencia tem como principal destaque as suas duas catedrais, a nova e a velha, mas também muitos espaços verdes para boas caminhadas, paisagens ribeirinhas junto ao Rio Jerte, uma muralha, um aqueduto, e uma linda “plaza mayor” onde todos os anos na primeira terça-feira de Agosto ocorre um mercado bem tradicional. Entre outros locais interessantes!

Plaza de San Nicolás | Visitar Plasencia
Plaza de San Nicolás | Visitar Plasencia

Visitar Plasencia com as Cerejeiras em Flor

Para mim há um momento que deve ser imperdível, apesar de nunca ter estado neste sítio da Extremadura nesta época do ano: fim de Março.

Porquê? Porque o Vale de Jerte em Plasencia é famoso pela cereja e pelos seus campos infinitos de cerejeiras que totalizam mais de um milhão. Ora, cerejas vais encontrar no supermercado, mas cerejeiras em flor nesta quantidade? Isso vais encontrar ao visitar Plasencia nesta altura do ano.

Visitar Plasencia durante a Festa das Cerejeiras em Flor deve ser imperdível e especial! Muito como acontece na região portuguesa do Fundão. Fazer a Rota das 12 Aldeias Históricas de Portugal nesta altura do ano, pelo menos visitar as que ficam perto do Fundão, deve também ser fabuloso!

Plasencia | O que visitar, ver e fazer?

Para te dar a conhecer Plasencia, preparei um itinerário pela cidade que parte de uma das portas da muralha: a Porta de Trujillo. Todo o artigo foi escrito como se de uma sequência se tratasse, e pode ser realizado em 1 dia apenas. Claro que se tiveres mais tempo, podes até optar por explorar os arredores. Eu visitei o Parque Nacional de Monfrague e recomendo completamente!

>>> Onde dormir? Apartamentos de Rincón de La Magdalena

Porta de Trujillo ao visitar Plasencia
Porta de Trujillo ao visitar Plasencia

1. Entrar em Plasencia pela Porta de Trujillo

Esta é uma das portas mais bonitas da cidade, e por isso um excelente inicio para este roteiro. Tens na lateral o brasão dos Reis Católicos. Adoro a sua decoração, principalmente na parte interior com a Ermita de la Salud, do século XVIII em estilo barroco.

Do lado de fora, por sua vez, consegue-se ver uma boa secção da muralha, com um bonito jardim e passeio em redor dela. Não te enganes: não existe muralha a toda a volta da cidade, e este pedaço vai só até ao virar da esquina, onde se sobe para a catedral.

Deixo-te a opção: ou seguir pelo exterior até essa escadaria, ou procurar as Catedrais de Plasencia pelo interior. São elas a próxima paragem. Isto se fizeres como eu, e saltares o Museu Etnográfico.

2. Visitar as Catedrais Velha e Nova de Plasencia

As duas Catedrais ficam lado a lado, unidas pelo mesmo claustro. À primeira vista parecem uma só, com duas fachadas principais. A Catedral Velha é maioritariamente românica e gótica, originalmente construída no século XIII. A Nova, por sua vez, é maioritariamente gótica, do século XV.

Pormenores da Torre de Melón da Catedral de Plasencia
Pormenores da Torre de Melón da Catedral de Plasencia

Da Catedral Velha destaca-se a sua Torre del Melón, a rosácea, e a cena da anunciação na sua fachada. A titulo de curiosidade, a rosácea não é mais a original, uma vez que a primeira foi destruída no terremoto de Lisboa. Já da Catedral Nova salta à vista a sua fachada principal que apesar de extraordinária nos parece incompleta, e está mesmo: faltam as estátuas! Nunca foram feitas, apesar de se terem culpado durante muito tempo os franceses de as roubar na guerra da independência.

Junto fica também a Casa del Déan, edifício do Palácio da Justiça. Frente à fachada principal da Catedral Nova tens uma pequena praça agradável com uma fonte e árvores de fruto. Não esquecer ainda o Palácio Episcopal e o pátio interior também visitável.

Fachada principal da Catedral Nova ao visitar Plasencia
Fachada principal da Catedral Nova ao visitar Plasencia

3. Seguir até à Plaza Mayor de Plasencia

Próxima paragem: outra das grandes atrações da cidade, a sua plaza mayor. Pelo caminho até lá passas pelo posto de turismo da cidade, onde podes recolher mais informação para a tua visita, pelo Mosteiro da Encarnação, e pela Igreja de Santo Estevão.

A Plaza Mayor de Plasencia é muito diferente da de Cáceres ou de Trujillo, é de estilo mais urbano e menos monumental. Ao centro tens vários bancos de jardim, e em redor diversos cafés com esplanada. Um edifício se destaca: ao fundo, o Palácio Municipal.

4. Esperar que o Avô Mayorga te diga as horas!

Relativamente ao palácio vais querer olhar atentamente o famoso Avô Mayorga junto à torre do relógio, e depois vais querer esperar que a hora passe para o ver a dar umas marteladas no sino, nada de mais!

Avô Mayorga, na torre do Palácio Municipal da Plaza Mayor ao visitar Plasencia
Avô Mayorga, na torre do Palácio Municipal da Plaza Mayor ao visitar Plasencia

5. Seguir até à Plaza de San Nicolás

Pelo caminho não esquecer de passar pelo Palácio Carvajal, construído no local de uma antiga Sinagoga na Plaza Ansano, no século XVI. Foi residência privada até meados do século XX e hoje é um hotel.

Na Plaza de San Nicolás ter em atenção três pontos de interesse de Plasencia:

  • A Igreja de San Nicolás, do século XIII
  • A Fonte de San Nicolás
  • O Palácio del Marqués de Mirabel
  • E o Palácio de los Monroy, do século XIV

Deste último destacam-se os leões nas suas portas: simbolizam que a casa não estava sujeita a nenhuma outra jurisdição para além da sua. Já da Igreja salienta-se a enorme fenda na lateral onde se encontra a rosácea: provocada pelo terremoto de Lisboa.

Interior da Igreja de San Nicolás ao visitar Plasencia
Interior da Igreja de San Nicolás ao visitar Plasencia

6. Visitar o Palácio del Marqués de Mirabel

Por último, falo do Palácio de Mirabel, o edifício civil mais importante da cidade. Afinal, era a casa da família Zúñiga, duques de Plasencia nomeados pelos próprios Reis Católicos.

Destaco a rua “Calle Esparrilas“, que começa passando o túnel na fachada do palácio: há que atravessar e explorar do lado de lá. E depois há que visitar a Igreja de San Vicente Ferrer.

A tua melhor hipótese de experimentar o lugar pode ser ficar a dormir no Parador de Plasencia (antigo Convento de Santo Domingo) ao qual o Palácio de Mirabel está ligado. Tem muito boa reputação!

>>> Dormir no Parador de Plasencia

Palácio de Mirabel ao visitar Plasencia
Palácio de Mirabel ao visitar Plasencia

7. Visitar as ruínas e museu da Igreja de la Magdalena

Esta igreja funciona hoje como um museu de artesanato, dado que está em ruinas e foi reaproveitada o espaço para fins culturais. A Igreja é do século XIII, mas acredita-se que foi já reconstrução de um templo anterior.

8. Fazer o passeio da muralha desde a Porta de Coria à Porta de Berrozana

Junto à igreja fica novamente a muralha, desta vez a Porta de Coria. É um arco simples, nada que se assemelhe à Porta de Trujillo por onde começaste este roteiro. O que eu aconselho aqui é que faças um passeio junto à muralha e a acompanhes até à próxima porta da cidade, a Porta de Berrozana. Esta, por sua vez, já é mais monumental, com um enorme brasão dos Reis Católicos a dar-te as boas vindas à cidade, muito como na de Trujillo.

9. Visitar as Igrejas de San Martín e San Salvador

Sem a grandiosidade de outras praças já mencionadas, a Plaza de San Martín tem aquela que se diz ser a igreja mais antiga de Plasencia, do século XIII. Algures está inscrito no estrutura do edifício MCCXXVIII, 1228.

Para chegar à Igreja de San Salvador organiza-te para passar pelo Convento de San Ildefonso. Foi um convento de freiras de clausura até há poucos anos atrás, no nosso século XXI. Está por enquanto desocupado.

Igreja de San Martín ao visitar Plasencia
Igreja de San Martín ao visitar Plasencia

10. Seguir para a Plaza de Santa Ana

Junto a esta praça destaca-se a Igreja de Santa Ana e um edifício de tom vermelho: o Teatro Alkazar. A Igreja de Santa Ana, porém, não é mais igreja nos dias de hoje, sendo usada como auditório da cidade.

11. Visitar o Centro de Interpretação da Fortaleza e da Cidade Medieval de Plasencia

Existem outras duas portas que quero que conheças ao visitar Plasencia: a Porta do Sol e a Porta do Carro. Caminha entre elas, seguindo pela Calle las Cruces. Do lado de fora da Porta do Sol aprecia a Estátua Equestre do Rei Afonso VIII, fundador da cidade, e tira foto junto às letras a dizer Plasencia como recordação.

Opcionalmente, faz desvio até à Igreja de San Pedro. Caminha um pouco pela calle del sol, cheia de espaços comerciais.

Depois dirige-te ao Centro de Interpretação da Fortaleza e da Cidade Medieval de Plasencia. O conjunto de muralhas nos arredores tem o nome de Torre Lucia, e são o pedaço mais bem conservado da muralha medieval. Se visitares o centro de interpretação poderás saber mais sobre a história de Plasencia, e por favor, não esqueças de subir às muralhas e de ter outra perspectiva da cidade a partir delas.

Muralha de Plasencia observada da Torre Lucia
Muralha de Plasencia observada da Torre Lucia

12. Caminhar pelo Parque de la Rana

Terminou a cidade muralhada, mas ainda tens o Aqueduto de Plasencia para conhecer, não te esqueças: é uma das suas principais atrações. Para lá chegar tens de atravessar primeiro o Parque de la Rana, que se ergue no local onde anteriormente ficavam as ruínas do Alcázar de Plasencia. O Parque de la Rana tem esse nome, “da rã”, devido ao fontanário de onde jorra água da boca de uma rã: descobre-a ao visitar o parque a pé.

13. Conhecer o Aqueduto de Plasencia e os parques circundantes

O Aqueduto de Plasencia, ou Aqueduto / Arcos de San Antón, é uma construção extraordinária. Adorei o lugar em especial pela conjugação com os jardins que o cercam, e o tornam ainda mais agradável de conhecer, e mais bonito: o Parque de Gabriel y Galán (poeta), o Parque de la Coronación, e por fim, o Parque de los Pinos. Destaco sem dúvida este último por ser um parque ornitológico onde encontrarás diversas espécies de aves que te irão acompanhar na visita.

O aqueduto é do século XVI, e veio substituir um outro muçulmano. No total preservam-se 55 arcos, mas já sofreram reparações no passado para evitar desabamentos.

Opcionalmente, e antes de continuares para o próximo ponto estratégico, opta por “dar um salto” à Praça de Touros de Plasencia. O edifício até que é interessante.

14. Mergulhar no Rio Jerte junto ao Parque de la Isla

Este é o local para relaxar ao fim de uma tarde de verão, se visitares Plasencia nessa altura do ano. Infelizmente eu passei por ali no inverno, pelo que nem sequer o visitei. O que o parque parece ter de melhor é o rio, e a possibilidade que dá os visitantes para acesso a bons mergulhos! Vai lá experimentar e depois conta-me sobre essa experiência! 😉

15. Subir à Ermida da Virgen del Puerto

Para terminar o roteiro deixo-te o lugar de maior devoção em Plasencia, ou não fosse a Virgen del Puerto a padroeira da cidade. A sua ermida fica a 5 km do centro histórico. É um local de peregrinação no domingo depois da Páscoa.

Deve ser típico deste tipo de lendas, mas parece que um pastor encontrou a imagem enterrada, e que foi isso que desencadeou todo o processo de construção da ermida. Muito ao estilo do que aconteceu em Guadalupe, já leste o artigo?

O melhor da Ermida da Virgen del Puerto, isto se não fores uma pessoa de fé, claro, é a vista que se tem do alto do monte: a melhor ao visitar Plasencia. De lá até consegues ver a barragem de Plasencia.

Informação sobre horários e preços para visitar os monumentos de Plasencia

O melhor é consultares diretamente no site de turismo de Plasencia. Eles mantém uma lista atualizada com contactos e preços para todos os que vais poder visitar. Une esta lista ao meu roteiro, e estás pront@ para começar a explorar a cidade. No site também tens telefone de guias oficiais para organizares uma visita guiada ao visitar Plasencia. Tudo no link em cima!

Outros locais a visitar perto de Plasencia

>>> Visitar o Parque Nacional de Monfrague

>>> Visitar Cáceres

>>> Visitar Guadalupe

>>> Visitar Trujillo

>>> Visitar Mérida

>>> Em Portugal: Visitar as 12 aldeias Históricas

Castelo de Monfrague a visitar nos arredores de Plasencia
Castelo de Monfrague a visitar nos arredores de Plasencia

Excursões para visitar Plasencia

Podes optar, também, por fazer excursões ao visitar Plasencia, nomeadamente com a Civitatis. Deixo-te em baixo algumas sugestões interessantes, mas faz sempre as tuas próprias pesquisas no site. 😉

Excursões com a Civitatis:
1 - Visita Guiada por Plasencia
2 - Excursão a Monfrague

>>> Aluga Carro com a Discover Cars

Mapa com tudo o que visitar em Plasencia

Este mapa contém o que visitar em Plasencia. Boa viagem e não esqueças de ir dar uma vista de olhos no artigo de Cáceres para conhecer outros lugares. 😉

Outros artigos de Espanha

Share this content!

2 comments
Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *