Vigo | O que visitar, ver e fazer? Roteiro 2, 3 ou 4 dias

Vigo - Enseada de São Simão
Vigo – Enseada de São Simão

Share this content!

Vigo é a maior cidade da Galiza na Espanha, e talvez por isso seja mais conhecida por todos. Eu sempre ouvi falar de Vigo, mas sei hoje que faz parte da província de Pontevedra.

As Ilhas Cies, que fecham a ria de Vigo, são dos pontos de interesse turístico mais visitados da Galiza, e é fácil chegar lá desde o porto de Vigo, de Baiona, ou de Cangas.

Baiona é das cidades de maior interesse de toda a Galiza, bem mais espetacular que Vigo, na minha opinião. E não faltam miradouros extraordinários ao longo da costa que permitem imagens incríveis para a ria.

Neste artigo vou dar-te a conhecer tudo o que visitar em Vigo e região envolvente, com destaque para a ria da Galiza que banha a cidade. 😉 Antes disso, já me segues nas redes sociais?

OUTROS ARTIGOS SOBRE A GALIZA
- Roteiro Galiza - O que visitar?
- Roteiro Rio Minho
- Visitar Ourense
- Visitar Lugo
- Visitar Pontevedra
- Visitar Sanxenxo e O Grove
- Visitar as Ilhas Ons e Cies
- Visitar a Corunha
- Visitar Santiago de Compostela
- Visitar o Parque Natural da Baixa Limia e Serra do Xurés
ria vigo enseada sao simao
Enseada de São Simão na Ria de Vigo

Quando visitar Vigo e a Ria de Vigo?

Eu já visitei a Galiza nas diferentes estações do ano, e nunca me desiludiu. Podes visitar Vigo em qualquer época do ano, desde que esteja bom tempo para admirar a paisagem junto da costa da Galiza. É no verão, porém, que vais conseguir aproveitar as melhores praias, e ir até às ilhas. 😉

No que toca a festividades, há que visitar Vigo durante a Semana Grande de Vigo, com diversos concertos e muita animação. Sabe mais sobre ela aqui.

Alugar Carro + Seguro de Viagem IATI

Idealmente terás viatura própria para uma roadtrip na Galiza e em torno da Ria de Vigo, mas se não tens, deixo link em baixo para te ajudar na reserva de carro. A minha recomendação é que também faças seguro de viagem para te prevenires contra possíveis azares, e com a IATI tens 5% de desconto utilizando o meu link.

>>> Reservar Automóvel para visitar Vigo e a Ria de Vigo

>>> Seguro de Viagem IATI com 5% de desconto, utilizando este link

Praia de Nossa Senhora nas Ilhas Cies
Praia de Nossa Senhora nas Ilhas Cies

Excursões para visitar Vigo e a Ria de Vigo

As excursões na região de Vigo centram-se principalmente nas Ilhas Cies, e em passeios de barco pela ria de Vigo. Com a Get Your Guide e a Civitatis encontrarás algumas opções, caso tenhas o interesse de apostar em visitas guiadas. 😉 Em baixo deixo-te algumas dicas, mas claro que poderás encontrar outras alternativas. O ideal é que reserves aquelas que permitem cancelamentos gratuitos até perto da data da excursão, e que optes pelas que têm mais comentários e classificações mais positivas! 😉

Podes ainda reservar excursões a outras províncias da Galiza, a partir de Vigo, como é o caso da Ribeira Sacra, em Ourense.

EXCURSÕES EM VIGO OU A PARTIR DE VIGO:
1 - Passeio a pé na cidade de Vigo
2 - Barco para as Ilhas Cies
3 - Barco para a Ilha de Ons
4 - Passeio de Barco na Ria de Vigo com Degustação de Mexilhões
5 - Excursão de Barco à Ilha de San Simón
6 - Tour privado por Vigo
7 - Tour pelo Baixo Miño a partir de Vigo
8 - Excursão à Ribeira Sacra a partir de Vigo
Eu, na Ribeira Sacra.
Eu, na Ribeira Sacra.

O que comer ao visitar Vigo e a Ria de Vigo?

  • O peixe e o marisco são sem dúvida o principal destaque, especialmente o polvo ou o mexilhão. Faz uma excursão de degustação de mexilhão, como recomendei na secção anterior!
  • Não deixes de experimentar a Torta Galega, que é uma espécie de empanada.
  • Dedica-te à descoberta de vários tipos de tapas, tão típicas de Espanha.

Onde comer ao visitar Vigo e a Ria de Vigo?

Em baixo deixo-te também algumas sugestões para onde comer ao visitar Vigo e em outros lugares em torno da ria de Vigo. São apenas algumas sugestões, pois existem imensos lugares óptimos para comer muito bem na costa da Galiza.

  • Restaurante Casa Vella – Vigo
  • Restaurante Follas Novas – Vigo
  • Restaurante Casa Marco – Vigo
  • Restaurante O Porton – Vigo
  • Tapas Areal – Vigo
  • Taberna A Pedra – Vigo
  • Restaurante Rocamar – Baiona
  • Restaurante O Bruño – Cangas
  • Martinnus Taperia – Cangas

Onde dormir ao visitar Vigo e arredores?

Vigo e Ria de Vigo | O que visitar, ver e fazer?

O que visitar em Vigo e na ria de Vigo? Deixo-te 20 pontos de interesse turístico obrigatórios de visita, e ao longo do texto encontrarás mais algumas dicas de lugares a não perder junto aos 20 que vou mencionar.

1. Visitar o Castelo de Vigo

Vigo é uma cidade moderna, mas não deixa por isso de ter um passado interessante. Uma parte da sua história conhece-se em visita ao seu castelo, ou Castro de Vigo, situado no Monte do Castro.

Para além dos bonitos jardins, destaco claro os miradouros para a cidade, porto e ria de Vigo. O monte eleva-se bem no centro, mesmo junto à zona histórica e velha, e é o ponto turístico da cidade de Vigo que não podes mesmo perder.

Ria de Vigo observada do Castelo de Vigo
Ria de Vigo observada do Castelo de Vigo
Cidade de Vigo observada do Castelo de Vigo
Cidade e Ria de Vigo observada do Castelo de Vigo

2. Descobrir o Centro Histórico de Vigo

Se tiveres tempo para conhecer mais da cidade, sugiro os seguintes pontos de interesse:

  • Percorrer a pé a rua do príncipe, e visitar por exemplo o Museu de Arte Contemporânea.
  • Passar pela praça da porta do sol, com os seus arbustos em forma de dinossauro.
  • Conhecer a praça da constituição, do mais central que encontrarás no centro histórico de Vigo.
  • Visitar a Concatedral de Santa Maria de Vigo.
  • Fazer umas compras no Mercado da Pedra.
  • Caminhar junto à ria de Vigo, no passeio marítimo.
  • Espreitar o Castelo de São Sebastião, ou muralhas neste caso, e descer depois à Oliveira de Vigo, um miradouro bonito para a ria, mas não tão extraordinário como o do castelo.

Nos arredores da cidade de Vigo tens outros locais interessantes. Por exemplo, porque não fazer um pequeno desvio até ao Parque de Castrelos e visitar o Paço e Museu Quiñones de León e os jardins envolventes? E uma subida ao Monte da Guia para visitar a Capela da Guia e observar mais uma vez a ria de Vigo de um ponto mais alto?

Rua do Príncipe no Centro Histórico de Vigo
Rua do Príncipe no Centro Histórico de Vigo

3. Visitar a Fortaleza de Monterreal de Baiona e percorrer o seu passeio marítimo

Comi em Baiona uma Paella de Marisco deliciosa, e por isso aconselho que relaxes um pouco nos restaurantes frente ao mar a apreciar um bom prato de peixe.

Entre os muitos pontos de interesse de Baiona, a fortaleza de Monterreal é na minha opinião o melhor, situada na península de Monte Boi. No interior tens o Parador de Baiona onde podes passar a noite.

Se optares por fazer o passeio marítimo em redor da fortaleza (o passeio de Monte Boi), tens duas hipóteses: ou o fazes por cima das muralhas, ou fazes por fora da fortaleza. Eu fiz das duas maneiras:

  • por fora da fortaleza terás pelo caminho acesso a algumas das praias da cidade de Baiona: a praia da Ribeira, da Barbeira, dos Frades, e a Cuncheira. E é grátis!
  • por cima das muralhas terás uma vista mais privilegiada para a bonita marina de Baiona, e visitarás a ermida de Nossa Senhora do Carmo e cada uma das torres da fortaleza: do Relógio, da Tenaza, e do Princípe. A entrada para a fortaleza faz-se pela Porta Felipe IV e encontrarás muralhas e torres em muito bom estado. Gastas uns trocos para entrar na fortaleza, mas nada por aí além.

Apesar de as muralhas actuais serem mais recentes, há informação de recinto muralhado neste lugar desde o século II a.C. Próximo da Fortaleza de Baiona sugiro visitares a Praça de Santa Liberata, e as capelas próximas: a capela com o mesmo nome, a igreja de Santa Maria de Baiona, e a Capela de São João do Castelo. Podes também passear pela rua Ventura Misa, e visitar a Praça do Concello e capela da Misericórdia, junto ao convento das Madres Dominicas.

Eu, no topo das muralhas da Fortaleza de Monterreal em Baiona
Eu, no topo das muralhas da Fortaleza de Monterreal em Baiona
Torre da Fortaleza de Monterreal em Baiona, nas margens da Ria de Vigo
Torre da Fortaleza de Monterreal em Baiona, nas margens da Ria de Vigo
Passeio Marítimo de Baiona, junto à ria de Vigo
Passeio Marítimo de Baiona, junto à ria de Vigo

4. Ir até ao Parque de Monteferro

De igual forma, Monteferro fica a curta distância, na margem sul da Ria de Vigo, numa ponta saliente da costa da Galiza para o Oceano Atlântico. No centro dele encontras o monumento da marina universal com a estátua de Nossa Senhora do Carmo, suposta rainha dos mares, e claro, mais um miradouro.

5. Conhecer o Monumento da Virgem da Rocha em Baiona

Nos arredores de Baiona é obrigatório subir também ao monumento da Virgem da Rocha, mais precisamente à varanda no topo da estátua. Na realidade a varanda é um suposto barco que a Virgem da Rocha, com 15 metros de altura, segura no antebraço, acessível por escada em caracol. De lá tens um miradouro interessante para o Monte Boi, cidade de Baiona, e Monteferro, que mencionei no anterior ponto turístico.

Bem perto da Virgem da Rocha fica o Farol do Cabo Silleiro, que não destaco como um dos pontos de interesse obrigatórios da ria de Vigo, mas que merece uma visita se passares por Baiona. É um farol bastante moderno.

Miradouro de Cabo Silleiro, com vista para Baiona e Monteferro lá ao fundo, na Ria de Vigo
Miradouro de Cabo Silleiro, com vista para Baiona e Monteferro lá ao fundo, na Ria de Vigo

E que tal descer até à Guarda e Monte de Santa Trega?

6. Mergulhar na Ria de Vigo, na Praia do Samil | Ilha de Toralla

Outro dos pontos de interesse deste artigo é a praia do Samil e a pequena Ilha de Toralla. A ilha é visitável, mas não tem muito que visitar: tens praia do lado de lá e pouco mais. De qualquer forma terás de atravessar a ponte a pé, já que a entrada de carro é interdita a não residentes. A praia do Samil é interessante pela vista frontal para as Ilhas Cies, apesar de à distância. Tem uma avenida frente à praia muito bonita para um passeio ao fim da tarde.

7. Explorar as Ilhas Cies, na Ria de Vigo

As Ilhas Cies fazem parte do Parque Nacional das Ilhas Atlânticas da Galiza, e tenho um artigo completo sobre elas neste blog. Abre-o e verifica lá tudo o que tens para visitar nas ilhas: os trilhos, as praias, e os miradouros. Lá também terás acesso a mais fotografias!

Aqui deixo-te apenas uma amostra do que podes esperar nas ilhas Cies: a vista mais famosa das ilhas a partir do miradouro do alto do príncipe.

ilhas cies alto do principe
Ilhas Cies – Miradouro do Alto do Príncipe

8. Subir ao Miradouro de Monte Alba

O Monte Alba é famoso pelo pôr do sol, se bem que alguns dos miradouros que aqui vou mencionar são grandes rivais a esse nível. No topo do monte encontrarás para além do miradouro para a Ria de Vigo, a Ermida de Nossa Senhora de Alba.

A minha dica é que depois de subires à capela vás petiscar ao restaurante Mirador O Cepudo ali perto, com uma vista também interessante. De lá, subindo apenas umas pequenas escadas para o observatório, apanhas a mesma paisagem para a ria de Vigo adicionando-lhe o próprio monte de Alba e a sua capela.

Uma alternativa para estes dois seria ainda o miradouro de Maúxo Grande, não muito longe.

9. Visitar Redondela

Passei uma noite em Redondela na minha última visita à Galiza e à região da ria de Vigo. No hotel em que fiquei encontrei muitos peregrinos de Santiago de Compostela a repousar para mais uma etapa do caminho no dia seguinte: Redondela é o fim de uma das etapas do percurso português.

Numa das extremidades do lugar encontrarás o Convento de Vilavella, que data do início do século XVI: hoje funciona como salão de eventos. Mais à frente entrarás na zona histórica, e darás com a Igreja de Nossa Senhora de Redondela, com o largo da Câmara Muncipal e Alameda do Castelão, nas margens do rio.

Uma das praças de Redondela, junto a Vigo
Uma das praças de Redondela, junto a Vigo
Passeio da Xunqueira, em Redondela - Vigo
Passeio da Xunqueira, em Redondela – Vigo
redondela camara municipal scaled
Câmara Municipal de Redondela junto a Vigo

10. Sentar no “melhor banco de Redondela”

Mas o que mais impressiona em Redondela é o seu “melhor banco”, estrategicamente posicionado no topo de um monte não muito longe da Ponte de Rande. Dali tens vistas privilegiadas para a ria de Vigo que se estende antes e após a ponte, com as jangadas de cultivo de mexilhão espalhadas sobre as águas.

11. Visitar o Castelo de Soutomaior

Se o Castelo de Soutomaior por si só seria motivo de desvio a este sitio, o parque botânico, as flores, a capela, o lago e toda a sua envolvência tornam-no mais interessante ainda. Nos jardins destacam-se as camélias, mas são diversos os tipos de plantas e flores que adicionam cor e maior leveza à fortificação.

12. Fazer desvio para o Miradouro da Peneda em Soutomaior

O miradouro da Peneda, junto à ermida da Peneda, é um lugar muito semelhante ao Monte Alba, que já referi. A capela, porém, é bem mais interessante ao nível de construção. É por ela que indico este lugar para observares o início da Ria de Vigo (Enseada de Rande e de São Simão, por exemplo), e não o miradouro do Alto da Cabaleira, que permite uma vista mais desimpedida. Os dois montes podem ser uma excelente paragem a caminho do Castelo de Soutomaior.

13. Subir à torre de Cotorredondo, Marín

Ria de Vigo, observada da torre miradouro de cotorredondo
Ria de Vigo, observada da Torre Miradouro de Cotorredondo

O miradouro de cotorredondo fica numa torre de vigia contra incêndios a norte da Ria de Vigo. Deixando o carro na base da torre, tens de subir até ao 4º andar (se a memória não me falha), para observar as vistas disponíveis do lugar tanto para a ria de Vigo como para a ria de Pontevedra! É extraordinário a distância que consegues avistar deste sítio. Visitei num dia com céu encoberto, e mesmo assim fiquei muito impressionado.

14. Atravessar a Ponte Romana de Ponte Sampaio

A Ponte de Ponte Sampaio atravessa o rio Verdugo mesmo antes de ele desaguar nas enseadas onde começa a ria de Vigo. É uma ponte antiga, de origem romana, apesar de a construção actual ser mais recente. É um lugar de passagem do caminho português de Santiago de Compostela.

Junto à ponte existe uma praia fluvial, da Xunqueira, que é um ponto turístico de interesse a nível paisagístico e que permite uma boa vista para os diversos arcos da ponte.

15. Ver a ria de Vigo a partir do Miradouro do Faro Domaio, Moaña

Junto a um centro de telecomunicações, no topo do Monte Domaio, serra do Morrazo, podes encontrar este miradouro. Dali observas toda a ria de Vigo, desde a ponte de Rande até às ilhas Cies, estas últimas se estiver bom tempo e céu completamente limpo.

Foto de drone do Faro Domaio e da Ria de Vigo. Miradouro frente à central de telecomunicações
Foto de drone do Faro Domaio e da Ria de Vigo. Miradouro frente à central de telecomunicações

16. Sentar no banco de Paralaia a apreciar as vistas de Moaña

Uma cruz e um banco para umas fotos brutais sobre a Ria de Vigo. Este miradouro fica no monte Paralaia, região de Moaña, tal como o anterior de Faro Domaio. Os bancos creio que estão em moda, muito como os baloiços: hoje são pontos de interesse muito procurados por todos! Já deste uma vista de olhos no meu artigo sobre a Costa da Morte e Corunha, também na Galiza? Tens lá um outro miradouro que supostamente tem “o melhor banco do mundo”!

Ainda fui a outro miradouro junto à ria de Vigo: Miradouro dos Balcões do Rei, mas não o considero tão interessante como os restantes.

17. Visitar Cangas, na costa norte da ria de Vigo

Não sendo uma cidade tão extraordinária como Baiona, por exemplo, Cangas tem também um passeio marítimo bonito, com a possibilidade de avistar muitas embarcações ao longo dele, na ria de Vigo. Algumas das docas de Cangas são especialmente fotogénicas. Tens também as alamedas velha e nova, separadas pelo mercado municipal. Se quiseres, caminha também pelas ruelas do centro histórico nos arredores da Igreja de Santiago.

18. Subir até ao Miradouro do Monte do Facho de Donón

Para subir ao miradouro, é necessário fazer um pequeno trilho pela montanha, que achei bem fácil e rápido, mas sempre a subir. Tens parque de estacionamento na base do monte.

Guarita do Facho de Donón
Guarita do Facho de Donón

Devido à altitude e à sua posição junto à costa, este lugar foi estratégico para a observação do mar, e para vigilância contra ataques de piratas no passado. Para esse fim existe uma guarita antiga, redonda, no topo do monte.

Mas o castro de Donón é o que realmente impressiona pela História: está em ruínas, óbvio, mas remonta a alguns séculos antes de Cristo, tendo servido posteriormente, nos primeiros séculos depois de Cristo, de santuário no topo do monte.

Vista do Facho de Donón para a ria de Pontevedra
Vista do Facho de Donón para a ria de Pontevedra

A vista impressiona e torna este lugar dos melhores pontos de interesse de Vigo neste artigo porque permite:

  • melhor vista da costa da Galiza para as ilhas Cies;
  • observas daqui a ilha de Ons à distância;
  • excelentes vistas para as rias de Vigo e de Pontevedra;
  • vês a costa de Baiona ao longe, do lado oposto da ria de Vigo;
  • e há quem diz que se distingue Finisterra no horizonte, em dias de bom tempo.

Bem, este último ponto não tenho assim tanta certeza, eu não vi Finisterra ao longe. Talvez com uns binóculos? Agora que penso, que ideia teria sido levar uns, já que a vista é fabulosa.

Castro do Facho de Donón, Guarita e vista para as ilhas Cies e Ria de Vigo
Castro do Facho de Donón, Guarita e vista para as ilhas Cies e Ria de Vigo

19. Trilhar o Cabo Home | Praia de Melide

E estando no topo do Monte do Facho de Donón, verás em baixo a ponta onde se situa o farol de Cabo Home. Tens outros 2 faróis ali perto: o farol de ponta Robaleiro e o farol de ponta Subrido. Entre eles fica a Praia de Melide, que altamente recomendo pela beleza paisagística, se visitares esta região da ria de Vigo em pleno verão. Que tal um trilho rápido por este pedaço de costa, um mergulho e uma visita aos 3 faróis?

20. Desembarcar na ilha de São Simão, a ilha do pensamento

As ilhas de São Simão e de Santo António encontram-se ligadas por uma ponte, a curta distância da praia de Cesantes. Na realidade são ilhas muito pequenas, pelo que pouco têm para oferecer. O que sugiro aqui é o passeio de barco até elas, esse sim, interessante para conhecer a ria de Vigo em complemento a uma ida às ilhas Cies.

A companhia mardeons promove estes passeios de barco, que partem dos portos de Vigo e Cangas, e que têm duração média de 3 horas: será uma visita guiada à ria de Vigo, com explicação ao longo da excursão dos eventos históricos mais significativos que aqui ocorreram. Falo da Batalha de Rande, em invasões de piratas, entre outras. Creio que vale muito a pena, e claro, haverá desembarque e visita à ilha de São Simão, apelidada hoje de ilha o pensamento.

Nota: Podes também reservar visita a San Simón através da excursão apresentada anteriormente neste artigo!

>>> Excursão de Barco à Ilha de San Simón - Civitatis

Dos 20 pontos de interesse turístico da Ria de Vigo, quais os mais obrigatórios?

Deves ter percebido a minha paixão por miradouros, dada a quantidade quase exagerada de lugares cimeiros para observação da ria de Vigo que mencionei. Eu vibro com miradouros, é um facto, e em viagem tento sempre adicionar os melhores de cada lugar aos meus roteiros. Bons miradouros fazem-me sonhar e querer viajar cada vez mais, explorar, descobrir novos sítios.

Ria de Vigo, com Ponte de Rande à esquerda
Ria de Vigo, com Ponte de Rande à esquerda, encoberta em nevoeiro matinal.

Deixo-te aqui os meus pontos de interesse turístico preferidos da lista que fui expondo, para te ajudar caso tenhas menos tempo e não consigas ir a todos estes lugares. É a minha opinião, aqui vai:

  • Castelo de Vigo;
  • Cidade e Fortaleza de Baiona, e Virgem da Rocha;
  • Comer peixe!
  • Visitar as ilhas Cies;
  • O melhor banco de Redondela;
  • O miradouro de Cotorredondo;
  • O Facho de Donón.
banco de redondela para vista da ilha de são simão
Não é o dito “melhor banco de redondela”, mas é um outro que fica próximo dessa localização, e tem vista para a ilha de São Simão.

O Facho de Donón pode ficar fora de mão mas confesso que é o meu preferido da lista na costa. Claro que as ilhas Cies vencem enquanto o melhor dos pontos de interesse turístico na ria de Vigo!

O que visitar nos arredores de Vigo?

Espero que tenhas uma óptima estadia por Vigo!

OUTROS ARTIGOS SOBRE A GALIZA
- Roteiro Galiza - O que visitar?
- Roteiro Rio Minho
- Visitar Ourense
- Visitar Lugo
- Visitar Pontevedra
- Visitar Sanxenxo e O Grove
- Visitar as Ilhas Ons e Cies
- Visitar a Corunha
- Visitar Santiago de Compostela
- Visitar o Parque Natural da Baixa Limia e Serra do Xurés

Outros artigos de Espanha

Share this content!

1 comment
  1. Gracias. Vigo es una ciudad vibrante y moderna que ofrece muchos atractivos turísticos, desde la arquitectura histórica hasta las playas y zonas verdes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *