2024: Roteiro Estrada Nacional 222 (EN222) + mapa e pdf

Paisagem do Douro - Miradouro da Abelheira
Paisagem do Douro

Share this content!

A Estrada Nacional 222 (EN222) é uma das míticas estradas de Portugal, com a paisagem vinhateira da região do Douro em grande destaque.

É uma estrada que atravessa Portugal “de lado a lado”, do Oceano Atlântico até à fronteira com Espanha, desde Vila Nova de Gaia a Vila Nova de Foz Côa, terminando em Almendra.

São mais de 200 km de extensão que atravessam diversos municípios do Douro, como é o caso de Castelo de Paiva, Cinfães, Resende, Lamego, Peso da Régua, Armamar, Tabuaço, e São João da Pesqueira.

Pontes de Peso da Régua - Roteiro EN222
Pontes de Peso da Régua | Roteiro EN222

Um troço da Estrada Nacional 222 já foi considerado internacionalmente como o melhor e mais bonito do mundo: aquele que encontras entre Peso da Régua e o Pinhão.

Esta é uma estrada de verdadeiros miradouros, um excelente roteiro para mirar o Douro com qualidade, enquanto se descobrem as melhores quintas do Douro, saboreando um bom vinho do Porto.

miradouro das carvalhas
Miradouro das Carvalhas | Roteiro Estrada Nacional 222

Lista de Conteúdo

EN222 Roteiro – Dicas úteis

Eu fiz este roteiro pela EN222 em 2021, durante os fins de semana prolongados de Junho. Demorei cerca de 8 dias para o concluir (duas etapas de 4 dias), mas vou propor-te aqui apenas o melhor da minha viagem para 4, 5, 6 ou 7 dias.

No que diz respeito a dicas úteis, começo pela mais importante: o tempo que proponho é meramente indicativo. Terás provavelmente um ritmo de viagem diferente do meu, pelo que deverás ajustar este roteiro às tuas necessidades e tempos.

Destaco também o facto de ter feito este roteiro de carro, mas sei que ele pode ser igualmente feito de mota, de bicicleta ou até mesmo a pé, se estiveres à procura de desafios. Caso não tenhas carro e queiras alugar um, fá-lo pela Discover Cars.

Passeadouro da Folgosa em Armamar
Passeadouro da Folgosa em Armamar

O passaporte da Estrada Nacional 222 (EN222)

Eu não usei o passaporte da Estrada Nacional 222, tal como fiz quando percorri a Nacional 2 em 2020. Mas ele existe, e está disponível para compra online a um custo simbólico.

No site oficial da rota da EN222 tens indicação de onde poderás carimbar o passaporte, município a município. Como não tive essa experiência, não te posso dizer muito mais do que isto, mas certamente que obterás mais informação junto dos postos de turismo da região do Douro, por exemplo em Vila Nova de Gaia ou Castelo de Paiva, ao iniciar o roteiro.

Aldeia Vinhateira de Provesende
Aldeia Vinhateira de Provesende (Sabrosa | Pinhão)

EN222 Roteiro – Quando Fazer?

A melhor altura para fazer este roteiro pela Estrada Nacional 222 é claramente na época das vindimas: Setembro ou Outubro. Para além de uvas maduras para comer, terás um maior leque de atividades disponíveis para fazer nas quintas do Douro que podes visitar.

Apesar de o Douro ser bonito em qualquer altura do ano, é também em Setembro ou Outubro que as cores das videiras ficam mais quentes, com a chegada do Outono. E ainda estará um tempo agradável para mergulhos numa qualquer praia fluvial do rio Douro.

Aldeia Vinhateira de Barcos
Aldeia Vinhateira de Barcos (Tabuaço)

EN222 Roteiro – Onde dormir?

Para não perder tempo, eu recomendo que fiques a dormir em Vila Nova de Gaia na noite imediatamente antes de iniciar o roteiro. Depois será uma questão de ritmo. Em baixo deixo-te dicas de alojamento para todos os municípios que irás atravessar, e nos artigos dedicados encontrarás ainda mais opções.

AlojamentoPontuaçãoLocalização
The House of Sandeman9.5Vila Nova de Gaia
Reis de Gaia9.3Vila Nova de Gaia
7 Gaia Roaster Apartments9.3Vila Nova de Gaia
Vincci Ponte de Ferro9.3Vila Nova de Gaia
ClipHotel8.6Vila Nova de Gaia
Solar Guesthouse9.0Castelo de Paiva
Quinta Vilar e Almarde9.2Castelo de Paiva
Casa da Ilha9.4Castelo de Paiva
Hotel Porto Antigo8.6Cinfães
A Padaria Farmhouse9.8Cinfães
Quinta da Ventuzela9.4Cinfães
Quinta de CasalMato9.3Resende
Casas do Monte9.0Resende
Casa das Castanheiras8.8Resende
Delfim Douro Hotel9.0Lamego
Six Senses Douro Hotel9.5Lamego
Cantinho do Colégio9.5Lamego
Casa do Salgueiral9.4Peso da Régua
Casa de São Domingos9.5Peso da Régua
InDouro Hostel8.6Peso da Régua
Hotel Folgosa Douro8.8Armamar
Palácio Nova Seara9.5Armamar
Quinta da Portela Douro9.5Armamar
Hotel Rural Quinta do Pego9.5Tabuaço
Casa dos Ruis9.3Tabuaço
Quinta do Tedo9.3Tabuaço
The Vintage House9.1Pinhão
LBV House Hotel8.8Pinhão
Quinta de la Rosa8.8Pinhão
Douro Yachts & Chalets8.9São João da Pesqueira
Casas do Prior9.6São João da Pesqueira
Casa do Rio Wine Hotel9.7Vila Nova de Foz Côa
Casa do Tablado9.6Vila Nova de Foz Côa
Casa dos Primos9.6Vila Nova de Foz Côa

EN222 Roteiro – O que visitar?

Para cada um dos municípios que já mencionei, vou indicar-te tudo o que não podes perder, o essencial de forma resumida. Vou indicar-te também desvios da Estrada Nacional 222 que considero obrigatórios ao longo do roteiro, alguns dos quais para a margem norte do Rio Douro.

Por exemplo, a norte do Douro tens outra incrível estrada panorâmica: a N108. Se seguires as minhas dicas vais fazer também alguns troços desta nacional. 😉

Miradouro de Frende na Nacional 108
Miradouro de Frende na Nacional 108 (Baião | Mesão Frio)

Este artigo tem como objetivo ser simples e direto, um roteiro passo a passo. Podes comprá-lo em pdf e até imprimi-lo para o seguires durante a tua viagem. Se quiseres mais detalhe sobre cada um dos lugares, acede aos artigos dedicados deste blog sobre os diversos municípios aqui referidos, clicando nos botões e links que vou deixando ao longo do texto.

Nota: Os km mencionados em cada uma das próximas secções são aproximados.
Rio Douro em São João da Pesqueira
Rio Douro em São João da Pesqueira

Vila Nova de Gaia e Porto (Km 0 EN222)

O km 0 do roteiro pela EN222 fica em Vila Nova de Gaia, pelo que um rápido passeio pelas margens do Douro junto da Ribeira do Porto é obrigatório! Sobe à Ponte Luís I e admira as vistas a partir do Mosteiro da Serra do Pilar. Se possível, celebra o início do percurso com uma prova de vinho do Porto numa das Caves de Gaia, e anda no teleférico.

Mas mais do que isso, só se quiseres dedicar um dia inteiro ou até 2 dias a estas duas cidades. Não faltam lugares para descobrir:

  • A Avenida dos Aliados
  • A Sé do Porto, a Torre dos Clérigos, a Igreja de São Francisco e a Igreja do Carmo.
  • O Palácio da Bolsa
  • A Estação de São Bento
  • O Mercado do Bolhão
  • A Livraria Lello
  • E não esquecer o jardim botânico do Porto, o Palácio de Cristal, o Parque da Cidade ou mesmo Serralves!

É aqui que começa a Estrada Nacional 222, e logo no início podes parar também no Parque Municipal da Lavandeira, no Parque Biológico de Gaia e no Jardim Zoológico de Santo Inácio.

Castelo de Paiva e arredores (Km 47 EN222)

Antes de chegar a Castelo de Paiva, encontrarás o primeiro miradouro para o Douro, mesmo à beirinha da Estrada Nacional 222: o Miradouro de Lomba. Podes parar aqui durante alguns minutos, mas não é de todo o mais espetacular que vais descobrir.

O melhor miradouro de Castelo de Paiva é sem dúvida o Miradouro de São Domingos, mas existe um outro também bonito no Monte de São Gens, com um turístico baloiço. Por fim, ainda podes ir ao miradouro de Catapeixe. São muitos miradouros para conhecer, estamos apenas a começar! 😀

Baloiço e Miradouro de São Gens
Baloiço e Miradouro de São Gens

No que diz respeito a outras atrações imperdíveis de Castelo de Paiva, não esquecer:

  • A Praia Fluvial de Pedorido, e as aldeias de xisto de Gondarém e Midões. Estes lugares são todos etapas de um trilho pedestre da região, denominado de Percurso Pedestre “Viver o Douro”, mas podes visitá-los sem ter de fazer o trilho. Têm bons acessos!
  • O Centro de Castelo de Paiva, com destaque para a Igreja Matriz, largo adjacente, e Marmoiral do Sobrado.
  • A Praia do Castelo e Ilha dos Amores, melhor spot deste concelho da EN222 para um passeio de canoa no Douro, ou apenas um mergulho.
  • A Ponte Hintze Ribeiro e o Anjo de Portugal, para homenagem às vítimas do conhecido desastre de Entre-os-Rios.
Aldeia de Xisto de Midões
Aldeia de Xisto de Midões

A partir da Ponte Hintze Ribeiro recomendo um pequeno desvio para a margem norte do Douro, município de Penafiel. Aqui terás para fazer um dos troços da N108 que já mencionei, indo até ao extraordinário Miradouro da Boneca e Miradouro de Sebolido.

Cinfães do Douro e arredores (Km 72 EN222)

O Município de Cinfães é dos meus preferidos da Estrada Nacional 222 e até de toda a região do Douro. É para mim super completo, se subires também à Serra do Montemuro. Neste roteiro pela EN222, porém, vou indicar-te apenas os lugares obrigatórios não muito longe do rio.

  • Encontras em Cinfães a barragem do Douro com o maior desnível (35 metros): a Barragem do Carrapatelo.
  • As mais bonitas cascatas: a Cascata de Enxidrô (de muito difícil acesso, infelizmente), a do Parque de Lazer do Ribeiro de Sampaio, e as que encontras junto da Foz do Rio Bestança e Truticultura.
Miradouro de Teixeirô
Miradouro de Teixeirô
  • Algumas Igrejas Românicas: a Igreja de Santa Maria Maior de Tarouquela e a Igreja de São Cristóvão de Nogueira.
  • E ainda natureza de excelência junto do Rio Cabrum. Eu recomendo que dês um mergulho na Poça do Rio Cabrum que encontras perto da Estrada Nacional 222 ao chegar ao rio.

Não deixes de visitar o centro de Cinfães, parando no Museu Serpa Pinto. Depois sobe ao Miradouro de Teixeirô com excelente panorâmica para a Foz do Rio Bestança e Porto Antigo. Se quiseres, depois de desceres ao Cais de Porto Antigo, podes fazer um desvio ao lado oposto do Douro, onde encontras alguns lugares incríveis de Baião: o Cais da Pala, as pontes de caminho de ferro de Baião, e a Igreja Matriz de Santo António de Ribadouro.

Baião e Cais da Pala
Baião e Cais da Pala

Opcionalmente, segue até ao mosteiro de Santo André de Ancede, e se estiveres tempo até ao Miradouro do Abelhal.

Resende e arredores (Km 94 EN222)

Resende é terra de cereja. Quando fiz este roteiro em Junho, encontrei cereja à venda no Centro de Resende, porém, como recomendo que faças esta estrada durante a época das vindimas, não terás a mesma sorte se seguires a minha dica. Resende é um exemplo de como o Douro tem muito para descobrir e pode ser visitado em diversas alturas do ano!

Igreja de São Martinho dos Mouros
Igreja de São Martinho dos Mouros

Em Resende tens 3 igrejas românicas para conhecer. Por fora, a Igreja Matriz de Cárquere é a mais bonita, mas por dentro achei impressionante a Igreja de São Martinho dos Mouros, e ainda podes visitar também a Igreja de Santa Maria de Barrô.

O Centro de Resende é rápido de conhecer. Tens o Jardim 25 de Abril, o Largo da Feira, e o Museu Municipal. Não deixes ainda de subir ao Mirante do Penedo de São João e de passar pelo Porto de Caldas de Aregos.

Miradouro do Penedo de São João
Miradouro do Penedo de São João

A Praia Fluvial de Porto de Rei é das mais fascinantes do Douro, pelo que uma paragem é obrigatória. Do lado de lá do rio, em Mesão Frio, encontrarás um miradouro brutal para esta praia fluvial: o Miradouro de Frende! Também em Mesão Frio, como desvio ao roteiro na Estrada Nacional 222, podes conhecer o Miradouro de São Silvestre e o seu baloiço, e até seguir para mais longe, conhecendo o brutal Miradouro de Donsumil.

Miradouro e Baloiço de São Silvestre
Miradouro e Baloiço de São Silvestre

Peso da Régua e Lamego (Km 124 EN222)

Depois de Resende vem Peso da Régua e Lamego. A título de curiosidade, aqui a Estrada Nacional 222 cruza a mítica Estrada Nacional 2, para a qual também tenho roteiro neste blog.

Peso da Régua

Já conhecia Peso da Régua quando fiz a Estrada Nacional 222, pelo que a minha visita foi rápida. Nas proximidades tens um dos mais apreciados miradouros do rio Douro, o miradouro de São Leonardo de Galafura, que vale pena o desvio ao roteiro na EN222. Pelo caminho, passa pelo Miradouro de Covelinhas, seguindo pela cénica N313.

Outro miradouro que deves procurar é o miradouro de Santo António. Na cidade dou destaque à ponte velha pedonal da Régua, e claro, ao rio Douro, sobre as margens do qual se ergue ela. Que tal ficares mais tempo e fazeres um passeio no rio, de barco? Dá uma vista de olhos nesta excursão pelo Vale do Douro da Get Your Guide.

Miradouro de Covelinhas
Miradouro de Covelinhas

Nesta cidade capital da região do Douro, não podes deixar ainda de visitar o museu do Douro, e de caminhar pelo passeio ribeirinho, passando pelo Cais da Régua.

Na estação de caminho de ferro podes em certas alturas do ano apanhar boleia do comboio histórico do Douro que liga a Régua ao Tua, passando por Pinhão. Este é um passeio que ainda não fiz, mas que quero muito fazer num futuro próximo. Se tiveres tempo, o Peso da Régua é uma boa pausa de 1 ou 2 dias ao longo deste roteiro na EN222.

Barragem da Régua
Barragem da Régua

Lamego

Lamego é das minhas cidades favoritas neste roteiro. Tem total destaque e no mínimo guarda uma manhã ou uma tarde para a conhecer em detalhe.

Em Lamego (que é a única diocese portuguesa que não é capital de distrito), não há dúvida que o que salta à vista e merece uma visita mais cuidada é o fabuloso Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, no topo do Monte de Santo Estevão. Para além do Santuário, que me faz lembrar o Santuário do Bom Jesus de Braga, é obrigatório conhecer o castelo e a Sé Catedral de Lamego.

Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
Santuário de Nossa Senhora dos Remédios

A avenida Doutor Alfredo Sousa, que se estende aos pés da escadaria do Santuário é brutal, e se tiveres coragem e vontade, um passeio escada acima até ao Santuário é muito recomendado. Das duas uma, ou o fazes a pé, ou fazes de carro, não há nem elevador nem funicular.

  • A Igreja do Desterro é a mais bonita da cidade, por dentro. Tens de a conseguir visitar! A talha dourada é algo de extraordinário.
Igreja do Desterro em Lamego
Igreja do Desterro em Lamego
Museu de Lamego
Museu de Lamego

Armamar e arredores (Km 133 EN222)

No que diz respeito a Armamar, o destaque vai todo para a região da Folgosa e para a foz do Rio Tedo. Podes ainda subir ao Miradouro de São Domingos, e passar pelo centro da vila, visitando a Igreja Matriz o Miradouro da Misarela.

Se não quiseres fazer grandes desvios da Estrada Nacional 222, fica-te por estes pontos, mas eu não poderia deixar de sugerir também ida às aldeias vinhateiras de Tarouca, a sul de Armamar, nomeadamente Salzedas, Ucanha e São João de Tarouca.

Ponte e Torre de Ucanha
Ponte e Torre de Ucanha

Tabuaço (Km 144 EN222)

Na fronteira entre Tabuaço e Armamar encontras a Quinta do Tedo. Deixo-te desde já uma sugestão de piquenique panorâmico na Quinta, com a Get Your Guide.

O Tabuaço pode ter muitos sítios para visitar, mas neste roteiro pela Estrada Nacional 222, o destaque vai para o miradouro de Adorigo, a aldeia vinhateira de Barcos e o Miradouro do Alto da Escrita ou Miradouro do Pedregal. O centro do Tabuaço é opcional, mas posso mencionar a Igreja Matriz, o Museu do Imaginário Duriense e o Rijomax, relógio impressionante que encontras no posto de turismo.

miradouro adorigo
Miradouro de Adorigo

Pinhão e arredores (Km 150 EN222)

Apesar de teres boas quintas do Douro em outras localizações, é junto do Pinhão que eu recomendo que seleciones uma ou duas da minha lista de quintas, e que vás visitá-las. Se fizeres este roteiro pela Estrada Nacional 222 durante as vindimas, participa nelas e vai experimentar pisar as uvas no lagar.

Eu tenho um artigo dedicado às Melhores Quintas do Douro neste blog, onde podes saber mais sobre as atividades de Enoturismo que elas promovem. Junto do Pinhão, eu destaco as seguintes:

Cais e Ponte do Pinhão
Cais e Ponte do Pinhão

Para além das quintas, é a partir do Pinhão que eu mais recomendo passeios de barco, e se quiseres, ignora o que mencionei na secção de Peso da Régua.

Passeio de Barco no Pinhão
Passeio de Barco no Pinhão

Quanto a locais turísticos, não podes deixar de conhecer as aldeias vinhateiras de Provesende e de Favaios. Esta última é capital do Moscatel. E tens ainda o Cais e Ponte de Ferro do Pinhão, e por fim os extraordinários miradouros para a vila: o Miradouro de São Cristóvão do Douro (no município de Sabrosa), o Miradouro de Casal de Loivos (no município de Alijó), e o Miradouro das Carvalhas, já em São João da Pesqueira.

Museu do Pão e do Vinho em Favaios
Museu do Pão e do Vinho em Favaios

São João da Pesqueira (Km 171 EN222)

Em São João da Pesqueira tens imensos miradouros para descobrir, e todos eles são brutais:

  • O Miradouro da Abelheira ou de Frei-Estêvão
  • O Miradouro de Nossa Senhora das Neves
  • O Miradouro de Nossa Senhora de Lurdes
  • O Miradouro de São Salvador do Mundo
  • O Miradouro de Santa Bárbara
  • E por fim, o Miradouro de Vargelas
Miradouro da Abelheira
Miradouro da Abelheira

Não podes esquecer de conhecer também a bonita aldeia de São Xisto e de passar pela Ponte Ferroviária de Ferradosa, que tantas fotos instagramáveis permite. Já agora, segues-me no instagram @pmmdomingues? O centro histórico de São João da Pesqueira é dos mais bonitos do Douro e é atravessado pela Estrada Nacional 222: passa no mínimo pela Praça da República, Rua dos Gatos, e visita o Museu do Vinho.

Por fim vem a aldeia vinhateira de Trevões, e se ainda tiveres tempo, porque não passas também por Paredes da Beira e conheces o Dólmen de Areita, monumento megalítico de São João da Pesqueira?

Aldeia de Paredes da Beira
Aldeia de Paredes da Beira

Vila Nova de Foz Côa e Almendra (Fim da EN222)

Por fim chega o último município deste roteiro pela Estrada Nacional 222: Vila Nova de Foz Côa. É em Almendra que encontrarás o marco final da nacional. Celebra-o!

Em Vila Nova de Foz Côa encontras uma região bem diferente das anteriores. Mais paisagem de montanha que anteriormente, e menos rio Douro, já que a estrada segue para o interior do município. Encontras também mais monumentos históricos de grande valor, com total destaque para o Castelo de Numão e para a Estação Arqueológica do Prazo.

Estação Arqueológica do Prazo
Estação Arqueológica do Prazo

Há que mencionar também as Gravuras Rupestres do Vale do Côa, património da humanidade pela UNESCO. Junto do Centro da cidade, encontrarás a Igreja Matriz de Foz Côa e o Museu do Côa, onde poderás saber mais sobre as gravuras.

Para os mais curiosos, é possível ver as autênticas gravuras rupestres em diversos núcleos do Vale do Côa. Eu recomendo o Núcleo da Penascosa, cuja visita guiada se inicia em Castelo Melhor, mediante marcação antecipada. Ao longo da visita terás acesso a um dos melhores miradouros de Foz Côa, talvez até o melhor, para as vinhas da Quinta de Ervamoira.

Castelo de Numão
Castelo de Numão

Outros miradouros a não perder são o Miradouro de São Gabriel, o miradouro do Caminho da Costa, o Miradouro de Arnozelo, e o Miradouro de Santa Bárbara. Não esqueças passagem rápida por Freixo de Numão.

Miradouro de São Gabriel
Miradouro de São Gabriel

Atividades para depois da Estrada Nacional 222

Depois de terminares a Estrada Nacional 222, ainda podes continuar durante mais uns dias este roteiro junto do Douro. Figueira de Castelo Rodrigo fica tão perto, tal como a aldeia de Castelo Rodrigo, aldeia maravilha de Portugal que faz também parte das 12 aldeias históricas de Portugal.

Para além disso, recomendo que sigas mesmo até à fronteira, até Barca de Alva. E se tiveres pedalada para isso, que tal fazer a Rota dos Túneis e Pontes da Antiga Linha do Comboio do Douro? Este trilho é dos melhores que já fiz, começando em La Fregeneda (Espanha) e terminando junto da Ponte Internacional que atravessa a fronteira para Barca de Alva. 😉

Rota dos Túneis e Pontes | Camino de Hierro
Rota dos Túneis e Pontes | Camino de Hierro

EN222 Roteiro – Mapa com locais a visitar

Com tanto local para visitar ao longo da estrada nacional 222, um mapa é fundamental. Tens esse mapa em baixo. No canto superior direito podes maximizar. Eu tentei indicar todos os pontos ao longo do artigo, marcando-os a negrito, mas aqui terás uma boa ferramenta para seguir enquanto viajas. Guarda-o, pois tenho a certeza que vai ser-te útil!

EN222 Roteiro: Top 13 da Estrada Nacional 222

Foi difícil fazer o meu top 13 deste roteiro, pois são muitos os sítios incríveis que não podes perder. Foi quase um crime! Espero ter conseguido captar a essência do percurso nas seguintes imagens. Por ser muito óbvio, não incluí no top 13 a Ribeira do Porto. E também deixei de fora as aldeias vinhateiras de Tarouca pela distância: Ucanha merecia um lugar neste top.

1. Miradouro de São Domingos (Castelo de Paiva)

Miradouro de São Domingos ao visitar Castelo de Paiva
Miradouro de São Domingos | Roteiro Estrada Nacional 222

2. Parque de Lazer do Ribeiro de Sampaio (Cinfães)

Parque de Lazer do Ribeiro de Sampaio
Parque de Lazer do Ribeiro de Sampaio | Roteiro EN222

3. Cascata de Enxidrô (Cinfães)

Cascata de Enxidrô | Roteiro Estrada Nacional 222
Cascata de Enxidrô | Roteiro Estrada Nacional 222

4. Parque Fluvial de Porto de Rei (Resende)

Parque Fluvial de Porto de Rei
Parque Fluvial de Porto de Rei | Roteiro Estrada Nacional 222

5. Cidade de Lamego

No geral, mas com destaque para o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, Museu de Lamego e Igreja do Desterro.

Nossa Senhora dos Remédios | Roteiro Estrada Nacional 222
Nossa Senhora dos Remédios | Roteiro Estrada Nacional 222

6. Miradouro de São Leonardo de Galafura (Régua)

São Leonardo da Galafura
São Leonardo da Galafura | Roteiro Estrada Nacional 222

7. Meandro da Foz do Rio Tedo (Armamar / Tabuaço)

visitar armamar e a foz do rio tedo
Foz do Rio Tedo | Roteiro Estrada Nacional 222

8. Vila do Pinhão

Vila do Pinhão
Vila do Pinhão | Roteiro Estrada Nacional 222

9. Miradouro de Nossa Senhora de Lurdes (São João da Pesqueira)

Miradouro de Nossa Senhora de Lurdes
Nossa Senhora de Lurdes | Roteiro Estrada Nacional 222

10. Miradouro de São Salvador do Mundo (São João da Pesqueira)

Miradouro de São Salvador do Mundo
São Salvador do Mundo | Roteiro Estrada Nacional 222

11. Centro Histórico de São João da Pesqueira

São João da Pesqueira
São João da Pesqueira | Roteiro Estrada Nacional 222

12. Castelo de Numão (Vila Nova de Foz Côa)

Castelo de Numão
Castelo de Numão | Roteiro Estrada Nacional 222

13. Miradouro da Quinta de Ervamoira (Foz Côa)

Quinta de Ervamoira
Quinta de Ervamoira | Roteiro Estrada Nacional 222

EN222 Roteiro – Sugestões de Itinerário na Estrada Nacional 222

Vou agora apresentar-te algumas sugestões para roteiro na EN222: em 4, 5, 6 ou 7 dias. Tudo o que tens de ver, encontras em cima, município a município, pelo que aqui vou ser sucinto. É possível fazer a Estrada Nacional 222 em 2 dias ou até em 1 dia, se quiseres, mas será tão apressado que não irás usufruir devidamente. Deixo à tua consideração.

EN222 Roteiro em 4 dias

  • Dia 1 – Ignorar a etapa do Porto e Vila Nova de Gaia. Fazer o essencial de Castelo de Paiva, Cinfães e Resende.
  • Dia 2 – Manhã em Lamego. De tarde passar pelo essencial de Peso da Régua e fazer o bonito troço da EN222 da régua ao Pinhão, passando por Armamar e Tabuaço.
  • Dia 3 – Visitar Pinhão com rápido passeio de barco no Douro, e começar São João da Pesqueira (selecionar os melhores miradouros e visitar o centro histórico).
  • Dia 4 – Terminar São João da Pesqueira e fazer Vila Nova de Foz Côa, com visita ao Castelo de Numão, Estação Arqueológica do Prazo, Miradouro de São Gabriel e Museu do Côa.
Réplica de Gravuras Rupestres no Museu do Côa
Réplica de Gravuras Rupestres no Museu do Côa

EN222 Roteiro em 5 dias

  • Dias 1 e 2 – Igual ao anterior.
  • Dia 3 – Dedicado a visitar Quintas do Douro
  • Dia 4 – Visitar Pinhão com rápido passeio de barco no Douro, e começar São João da Pesqueira (selecionar os melhores miradouros e visitar o centro histórico).
  • Dia 5 – Terminar São João da Pesqueira e fazer Vila Nova de Foz Côa, com visita ao Castelo de Numão, Estação Arqueológica do Prazo, Miradouro de São Gabriel e Museu do Côa.
Quinta das Carvalhas
Quinta das Carvalhas

EN222 Roteiro em 6 dias

  • Dia 1 – De manhã passear por Vila Nova de Gaia e Ribeira do Porto. De tarde fazer a etapa de Castelo de Paiva.
  • Dia 2 – Fazer Cinfães, Resende e os principais pontos turísticos de Peso da Régua.
  • Dia 3 – Manhã em Lamego e tarde a fazer a N222 até ao Pinhão, passando por Armamar e Tabuaço.
  • Dia 4 – Quintas do Douro
  • Dia 5 – Visitar Pinhão com rápido passeio de barco no Douro, e começar São João da Pesqueira (selecionar os melhores miradouros e visitar o centro histórico).
  • Dia 6 – Terminar São João da Pesqueira e fazer Vila Nova de Foz Côa, com visita ao Castelo de Numão, Estação Arqueológica do Prazo, Miradouro de São Gabriel e Museu do Côa.
Rua dos Gatos em São João da Pesqueira
Rua dos Gatos em São João da Pesqueira

EN222 Roteiro em 7 dias

  • Dia 1 – Vila Nova de Gaia e Castelo de Paiva
  • Dia 2 – Cinfães e Resende
  • Dia 3 – Lamego e Peso da Régua
  • Dia 4 – Troço entre Peso da Régua e Pinhão. Conhecer o Pinhão e as aldeias vinhateiras de Provesende e Favaios.
  • Dia 5 – Quintas do Douro
  • Dia 6 – São João da Pesqueira
  • Dia 7 – Vila Nova de Foz Côa
Cais de Porto Antigo
Cais de Porto Antigo

Mais dicas para fazer a Estrada Nacional 222

Boa passeio em Roteiro Estrada Nacional 222 (EN222)!

Outros Roteiros em Portugal

Share this content!

2 comments
  1. Muito bom post. Obrigada. Me diga: para ir para Peso da Regua saindo de Porto pela N108 também é bonito ou melhor ir pela N222 mesmo? Recomenda ir por uma e voltar pela outra?

    1. Olá Marina. Vale a pena, claro!
      Se seguires o roteiro deste artigo, passarás por diversos lugares da N108, os que considero melhores.
      Este artigo também inclui a N108.

      Pedro Domingues

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *