2024: Roteiro para visitar São Miguel em 3, 5 ou 7 dias

Lagoa do Fogo
Lagoa do Fogo

Share this content!

Visitar São Miguel deve ser a prioridade na tua viagem aos Açores. Esta é a principal ilha do arquipélago, a que para mim é mais bonita, e que deve ser visitada numa primeira viagem.

Neste artigo venho dar-te a conhecer o que visitar em São Miguel, e também o que fazer, para que possas usufruir do que melhor a ilha tem para oferecer num roteiro de 5 dias que pode facilmente passar para 7 dias ou 10 dias para fazeres tudo com mais calma.

Para além disso vou dar-te dicas úteis sobre São Miguel: onde dormir, onde e o que comer, como chegar à ilha, quando ir, e muito mais. Proponho-te um roteiro a efetuar de carro, mas vou indicar-te quais os melhores percursos pedestres a fazer na ilha, para que possas juntar a este itinerário umas boas caminhadas pela natureza.

Certamente que já ouviste falar da Lagoa do Fogo, ou da Lagoa das 7 Cidades, ou das águas termais da região das Furnas. Mas há muito mais para conhecer que estas maravilhas! 😉

Nota: neste blog de viagens podes encontrar informação sobre outras ilhas dos Açores: Ilha Terceira, Faial e Pico. Também tens aqui informação sobre a Ilha da Madeira, caso estejas a planear uma viagem.

- Roteiro para visitar a Ilha Terceira
- Roteiro para visitar o Faial
- Roteiro para visitar o Pico
- O que visitar em Angra do Heroísmo
- O que visitar em Ponta Delgada
- Roteiro para visitar a Ilha da Madeira

Lista de Conteúdo

Nota Histórica sobre a Ilha de São Miguel

São Miguel foi descoberta nas primeiras décadas do século XV pelos navegadores portugueses, começando a ser povoada na década de 1440. Inicialmente a capital era Vila Franca do Campo, e manteve-se até 1522, data de um terramoto que a destruiu. Oficialmente, Ponta Delgada tornou-se capital em 1546.

O período da dinastia Filipina em Portugal foi duro em São Miguel, já que esta ilha esteve ocupada por tropas espanholas que queriam pôr fim à oposição do povo açoriano ao rei. Foi igualmente um período de sucessivos ataques de piratas e corsários.

Com a Restauração da Monarquia Portuguesa em 1640, São Miguel recuperou a sua posição como centro estratégico comercial, e estreitou a sua relação com o Brasil.

Muitos dos edifícios históricos da ilha datam do século XVIII, e a sua construção deve-se à produção e exportação de laranjas principalmente para o Reino Unido. Os laranjais acabaram por ser dizimados por uma doença já na segunda metade do século XIX, e São Miguel entrou em crise, emigrando muitos dos seus habitantes para o Brasil ou Estados Unidos.

Para superar essa crise apostou-se no cultivo do tabaco, do chá, do ananás, e claro, desenvolveu-se a agropecuária. Desde o fim do século XX, o turismo é a principal aposta de São Miguel.

Localização e Geografia da ilha de São Miguel

São Miguel é a maior ilha dos Açores e de Portugal. Tem 65km de comprimento e 16 de largura máxima. Estima-se que nela habitem quase 140000 pessoas.

Faz parte do grupo oriental do arquipélago dos Açores, em conjunto com a ilha de Santa Maria e Ilhéus das Formigas. O seu ponto mais alto situa-se a este da ilha, no Pico da Vara, a cerca de 1103 metros acima do nível do mar.

Sendo uma ilha de origens vulcânicas, encontram-se em São Miguel fontes de água quente e fumarolas, com destaque para a região das Furnas. Crateras de antigos vulcões extintos são hoje ocupadas por lagoas que se tornaram nos principais pontos turísticos da ilha pela sua beleza natural: a Lagoa das 7 Cidades, Lagoa do Fogo ou Lagoa das Furnas.

Miradouro da Lagoa do Fogo
Lagoa do Fogo | Roteiro São Miguel

Roteiro São Miguel | Dicas úteis

Se vais para os Açores, não esqueças de fazer seguro de viagem! 😉 Eu recomendo o seguro de viagem da IATI, para o qual tens 5% de desconto com o meu link.

1. Quando visitar São Miguel?

Eu diria que a melhor altura para visitar São Miguel é nos meses de verão (Junho, Julho, Agosto ou Setembro): melhor visibilidade, melhor temperatura da água, melhor altura para as principais atividades a fazer aqui. Isto aplica-se também às restantes ilhas dos Açores.

  • Temperatura do ar oscila entre os 14º no Inverno e os 23º no Verão, em média.
  • Temperatura da água varia entre 16º no Inverno e os 25º no Verão, em média.
Nota: De salientar que as hortênsias, as flores características dos Açores, só começam a ficar floridas em Maio, ou quando chega o mês de Junho. Esta é mais uma prova que deves pôr em prática este roteiro no verão ou fim da primavera.

A Ilha de São Miguel é considerada a ilha verde devido às suas pastagens, paisagens, plantações de chá, e por ser uma ilha fértil. Quem visita percebe o porquê, e se olhares para a foto em cima da Lagoa do Fogo também vais perceber porquê.

2. Como chegar à Ilha de São Miguel?

Existem diversas formas de chegar à ilha de São Miguel, dependendo de onde vens. Deixo-te em baixo toda essa informação! 😉

Opção 1 – De avião

Aeroporto João Paulo II é o aeroporto de São Miguel, e localiza-se junto de Ponta Delgada. A partir de Portugal, existem voos regulares da SATA, da TAP e da Ryanair.

Para reservar os meus voos, eu utilizo o Skyscanner, o Google Flights ou os próprios sites das companhias aéreas.

Opção 2 – De barco, a partir de outra ilha dos Açores

Eu, pessoalmente, visitei já 4 ilhas dos Açores, e fiz todas num mesmo roteiro, numa mesma viagem. Como transferes entre ilhas só fiz o trajecto Faial – Pico de barco, voando entre as restantes ilhas (São Miguel – Faial – Terceira).

Sei, porém, que existem barcos regulares entre as ilhas. A companhia de ferries que opera nos Açores é a Atlânticoline e através dela podes optar por comprar bilhetes individuais, ou mesmo passes de viagem. Informa-te no website da companhia.

barco entre ilhas dos açores
Travessia Faial – Pico

3. Como visitar São Miguel?

No que diz respeito a como visitar São Miguel em 3, 5, 7 ou 10 dias, a minha que recomendação é que uses carro e partas à descoberta. Porém, existem outras possibilidades, como por exemplo excursões organizadas.

Opção 1 – Alugar Carro para visitar São Miguel

Este roteiro para visitar São Miguel foi desenvolvido para ser feito de carro. Por isso, se ainda não pensaste em alugar carro, começa a ponderar fazê-lo: é dessa forma que consegues aceder mais facilmente aos locais mais incríveis, e principalmente, podes parar onde bem entenderes, durante o tempo que quiseres, e seguir ao teu próprio ritmo. Eu recomendo que uses a Discover Cars para tratares das tuas reservas e comparares preços entre as diversas companhias disponíveis.

Nota: Relativamente a uma viagem entre diversas ilhas dos Açores, não é geralmente vantajoso comprar a passagem do carro pelo barco, apesar de ser possível. É mais fácil, simples, cómodo e vantajoso alugar um carro diferente em cada ilha.

Opção 2 – Fazer Excursões para visitar São Miguel

Não recomendo visitar São Miguel sem carro, como já referi! Porém, mesmo tendo carro, há excursões que podes fazer na mesma: deixo ao teu critério.

Em baixo seguem algumas das que para mim são as melhores excursões a fazer ao visitar São Miguel, para os principais pontos turísticos e localizações da ilha. Clica nas minhas sugestões, e se assim entenderes, pesquisa por outras possibilidades com a Get Your Guide, Viator ou Civitatis.

O importante é que olhes sempre para os comentários de quem já fez cada excursão, e para as suas avaliações. Do mesmo modo, reserva aquelas que permitem cancelamentos gratuitos com determinada antecedência, para o caso de mudares de ideias.

Excursões para visitar São Miguel com a Get Your Guide:
1 - Passeio de barco com observação de baleias
2 - Excursão para nadar com os golfinhos
3 - Excursão de 1 dia ao Leste de São Miguel: Furnas e Ribeira dos Caldeirões
4 - Excursão à Lagoa das 7 Cidades e Lagoa do Fogo
5 - Excursão de 1 dia ao Oeste de São Miguel
6 - Excursão noturna às fontes termais das Furnas
7 - Excursão de Quad às 7 Cidades
8 - Experiência de Canyoning em São Miguel (Ribeira dos Caldeirões)
Excursões para visitar São Miguel com a Viator:
1 - Excursão de Observação de Baleias
2 - Meio dia de Quad-Biking
3 - Excursão Gastronómica em Ponta Delgada
4 - Excursão de dia inteiro pelo Oeste de São Miguel
5 - Excursão pelo Leste de São Miguel
6 - Canyoning na Ribeira dos Caldeirões
Excursões para visitar São Miguel com a Civitatis:
1 - Tour de Buggy por São Miguel
2 - Tour de Caiaque junto de Vila Franca do Campo
3 - Furnas e Plantações de Chá
4 - 7 Cidades e Lagoa do Fogo
5 - Nadar com Golfinhos ao visitar São Miguel
6 - Passeio de Barco pelo sul da Ilha de São Miguel

Opção 3 – Visitar São Miguel a pé, fazendo trilhos e percursos pedestres

Esta forma de visitar São Miguel pode ser conjugada com passeios de carro: há sítios que têm mesmo de ser conhecidos a pé, e ao longo do meu roteiro vou sugerir-te alguns. De qualquer forma, deixo-te aqui todos os que acho que podem valer a pena fazer, de forma resumida. Se algum te interessar, não hesites em fazê-lo ficando mais tempo em roteiro por São Miguel.

PRC05 SMI – Serra Devassa + Miradouro da Boca do Inferno
  • Rota Circular com possibilidade de explorares algumas lagoas e veres o melhor miradouro de São Miguel. Destaque para a lagoa do Canário, Lagoa das Éguas, Lagoa Rasa, Lagoas das Empadadas.
  • Este trilho aparece como sugestão no meu roteiro para visitar São Miguel em 3, 5, 7 ou 10 dias
  • Mapa do Trilho em São Miguel
  • 9km, total 3-4h
PR29 SMI Trilho da Cascata do Salto do Cabrito
  • Rota Circular com passagem pela Barragem da Fajã do Redondo e Central Hidroelétrica do mesmo lugar. Destaque para a cascata do Salto do Cabrito.
  • Este trilho aparece como sugestão no meu roteiro para visitar São Miguel em 3, 5, 7 ou 10 dias
  • Mapa do Trilho em São Miguel
  • 9km, 3h total
PR09 SMI + PR11 – Trilho do Salto do Prego e do Salto do Carragão
  • Dois trilhos que podem e devem ser feitos em conjunto. Destaque para as cascatas do Salto do Prego e do Salto do Carragão. Rota Circular.
  • Este trilho aparece como sugestão no meu roteiro para visitar São Miguel em 3, 5, 7 ou 10 dias
  • Mapa do Trilho em São Miguel
  • 12km, 4 a 5h total
Trilho da Ribeira dos Caldeirões
  • Rota circular que permite explorar o Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões.
  • Este trilho aparece como sugestão no meu roteiro para visitar São Miguel em 3, 5, 7 ou 10 dias
  • Mapa do Trilho em São Miguel
  • Menos de 3km
PRC02 SMI – Praia da Lagoa do Fogo
PRC05 SMI – Pico da Vara
  • Rota circular que te leva ao ponto mais alto de São Miguel. É díficil!
  • O trilho está condicionado ao preenchimento de um folheto em trails.azores. Lá também tens acesso ao mapa.
PRC37 SMI – Rota da Água – Janela do Inferno
PRC28 SMI + TM05 – Plantações de Chá Gorreana + Caminho de Água Gorreana
Trilho pelas plantações de Chá Gorreana
Trilho pelas plantações de Chá Gorreana | Roteiro São Miguel
PR21 SMI – Salto da Farinha
  • Trilho até à fantástica cascata do Salto da Farinha e Poço Azul. Trilho linear
  • Este trilho aparece como sugestão no meu roteiro para visitar São Miguel em 3, 5, 7 ou 10 dias
  • Mapa do Trilho em São Miguel
  • 5km, 4h total
Trilho da Lagoa das Furnas e Salto do Rosal
  • Trilho em torno da lagoa das Furnas e com acesso à cascata do Salto do Rosal.
  • Este trilho aparece como sugestão no meu roteiro para visitar São Miguel em 3, 5, 7 ou 10 dias
  • Mapa do Trilho em São Miguel
  • 15km, 6h
Outros Trilhos para visitar São Miguel

Existem muitos mais, mas estes são os mais interessantes para mim. Para acesso a outros, pesquisar no site Trails Visit Azores. Aconselho, aliás, que consultes esse website antes de pensares fazer algum trilho, para confirmares se há algum impedimento no momento da tua visita. Atenção que alguns dos que coloquei em cima são pequenas variações dos trilhos oficiais.

4. Onde dormir ao visitar São Miguel?

Relativamente a alojamento, a maior dica que tenho para te dar é que dividas a tua estadia em duas ou três localizações da ilha, de modo a ser mais fácil a tua movimentação de carro por ela. Também pouparás tempo em deslocações, pois desse modo, não terás de regressar todos os dias a Ponta Delgada. Eu recomendo que dividas a tua estadia por Ponta Delgada e depois Furnas.

A partir de Ponta Delgada irás conhecer a parte esquerda da ilha, onde se encontra a lagoa das 7 cidades, e também a zona de Ribeira Grande e Lagoa do Fogo. Já das Furnas vais aproveitar para relaxar nos banhos termais do Parque Terra Nostra, e posteriormente conhecer a costa este e o nordeste da ilha.

Azores Royal Garden - onde eu dormi em Ponta Delgada - vista para a piscina
Azores Royal Garden, em Ponta Delgada | Roteiro São Miguel

Eu uso frequentemente o booking para reservar alojamento durante as minhas viagens. Em baixo deixo-te algumas sugestões, divididas por localização na ilha de São Miguel. Fiz questão de te deixar dicas também para outras zonas da ilha, para além de Ponta Delgada e Furnas. Eu fiquei hospedado no Azoris Royal Garden, em Ponta Delgada, e achei bom.

AlojamentoPontuaçãoDestaque
Azoris Royal Garden8.8Ponta Delgada
Octant Ponta Delgada9.1Ponta Delgada
Grande Hotel Açores Atântico9.3Ponta Delgada
Azores Dream Hostel8.1Ponta Delgada
Atlantic Home Azores8.7Ponta Delgada
Casa do Contador9.0Ponta Delgada
Herdade do Ananás9.6Ponta Delgada
Quinta de Santa Clara9.6Ponta Delgada
Terra Nostra Garden Hotel9.4Furnas
Octant Furnas9.1Furnas
Pestana Bahia8.7Vila Franca do Campo
SENSI AZORES9.5Região das 7 Cidades
Moinho das Feteiras9.5Região das 7 Cidades
Quinta da Queiró9.6Região das 7 Cidades
Mosteiros Place9.1Região das 7 Cidades
The Lince Nature Hotel8.7Nordeste
Aldeia do Priolo9.2Nordeste
Hotel Verde Mar8.8Ribeira Grande
Volcanic Charming House9.3Ribeira Grande

5. Roteiro Gastronómico | O que comer e beber ao visitar São Miguel?

Para Comer

  • O Cozido das Furnas, claro, preparado debaixo de terra junto à lagoa das Furnas. É uma experiência fundamental em qualquer roteiro por São Miguel.
  • Os bolos lêvedos.
  • Os queijos de São Miguel.
  • Um bom bife – as carnes das “vacas felizes” de São Miguel são divinais.
  • Se queres algo doce, as Fofas de Povoação, e facilmente as encontras, em Povoação.
  • Outra opção são as Queijadas de Vila Franca do Campo.
  • A fruta claro que tem de ser ananás de São Miguel.

Para beber

  • Os licores brutais de São Miguel, por exemplo, na Mulher do Capote. Adorei também o licor de ananás da Ananases A Arruda.
  • O chá, claro.
  • O refrigerante de maracujá KIMA.

6. Roteiro Gastronómico | Onde Comer ao visitar São Miguel?

  • A Tasca – para provar o delicioso naco de atum.
  • O Alcides – Famoso pelo seu “bife à Alcides”
  • Mané Cigano – Para um peixinho frito
  • Restaurante Tonys – para provar o cozido das Furnas
  • Associação Agrícola de São Miguel – para um bom bife de vaca dos Açores
  • Restaurante Lagoa Azul – com serviço buffet, simples mas em conta
  • A Quinta dos Sabores
  • Restaurante Gastrónomo – para as lapas e ananás com morcela.
O Cozido das Furnas a ser retirado dos buracos na terra
O Cozido das Furnas acabado de preparar | Roteiro São Miguel

7. Festividades ao visitar São Miguel

Para além dos meses típicos em que a temperatura é melhor para visitar São Miguel (já mencionei em cima), há que ter em atenção quando ocorrem as principais festividades e eventos da ilha. Se algum te interessar, marca a tua viagem para essa altura, e completa o teu roteiro com aquilo que elas têm para oferecer.

  • Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres – Provavelmente a maior festa dos Açores. Realiza-se no quinto domingo após a Páscoa. Festa de cariz religioso, com destaque para a procissão.
  • Romeiros de São Miguel – Tradição tipicamente micaelense, em que grupos de homens percorrem a ilha de São Miguel a pé durante a época da Quaresma, em honra da imagem de Maria.
  • Cavalhadas de São Pedro em Ribeira Grande, em fins de Junho – desfiles de cavaleiros vestidos com trajes coloridos.
  • O Carnaval em Ponta Delgada
  • As Grandes Festas do Divino Espirito Santo – Inicio de Julho (tradição em toda a ilha)
  • O Festival de Artes Anda & Fala, em Julho.

Roteiro para visitar São Miguel em 5 dias

O essencial de São Miguel visita-se num roteiro de 5 dias, apesar 7 dias serem na minha opinião mais adequados para esta ilha.

Dia 1 | Roteiro São Miguel: Lagoa das 7 Cidades e arredores

Vais começar este roteiro em grande: com o lugar mais famoso dos Açores, e na minha opinião o mais bonito. A Lagoa das 7 cidades localiza-se no topo da Caldeira do vulcão das Sete Cidades, na freguesia das Sete Cidades. O nome do lugar indica que tens uma lagoa, mas na realidade são várias, sendo as mais relevantes a lagoa Azul, a Lagoa Verde e a incrível Lagoa de Santiago.

Há uma lenda sobre as cores para as duas primeiras lagoas. Diz a história que uma princesa se apaixonou por um pastor e que o seu amor foi proibido (como sempre, nestas histórias!). No seu último encontro eles choraram tanto que deram origem às duas lagoas: a verde da cor dos olhos verdes do pastor, e a azul da cor dos olhos azuis da princesa.

Lagoa das 7 cidades vista do miradouro da vista do rei
Lagoa das 7 Cidades | Roteiro São Miguel
Nota: Desde já aconselho-te a consultares todos os dias o site SpotAzores que te permite ver em direto imagens de todos os lugares de maior interesse das ilhas. Dessa forma não vais desiludir-te com nenhum miradouro porque o mesmo está envolto em nevoeiro cerrado. É muito normal que em algum dia encontres nevoeiro, pelo que toma atenção e verifica sempre antes para que possas ajustar os teus planos a essas condições meteorológicas.

1. Miradouro da Boca do Inferno e Lagoas da Serra Devassa

Primeira paragem do dia será para conhecer a Serra Devassa e o que é para mim o melhor miradouro ao visitar São Miguel: o Miradouro da Boca do Inferno. Sugiro que faças o trilho PRC05 na Serra Devassa (mais informação na secção de trilhos).

O local de inicio do trilho é junto à lagoa do Canário, onde tens estacionamento. Vais precisar provavelmente de toda a manhã para fazer o trilho, mas vai valer completamente a pena fazer, e não é nada difícil! Fazendo este trilho vais conhecer as diversas lagoas da região, tais como a Lagoa de Santiago (vista magnífica do Miradouro da Boca do Inferno), a Lagoa das Empadadas, a Lagoa de Éguas, a Lagoa Rasa e ainda a Lagoa do Canário já referida. São cerca de 9 km de caminho que altamente recomendo! Se não te considerares capaz de o fazer, obriga-te pelo menos a visitar o miradouro da Boca do Inferno.

2. Miradouro da Vista do Rei e Hotel Abandonado Monte Palace

O Miradouro da Vista do Rei é um miradouro acessível de carro e bastante fácil de chegar. Situa-se junto ao hotel de cinco estrelas abandonado Monte Palace que foi dos empreendimentos mais luxuosos da ilha. Em 1990 abriu e ganhou o prémio de Hotel do Ano em Lisboa: 19 meses depois fechou por falta de clientela. Quando deixou de ser vigiado começaram os roubos, e parece que roubaram mesmo tudo, até as banheiras e elevadores, estando hoje completamente vandalizado. Já esteve à venda no OLX.

Lagoa das 7 cidades vista do miradouro da vista do rei
Miradouro da Vista do Rei | Roteiro São Miguel

O miradouro é um fantástico observatório para a lagoa verde, e mais ao longe, para a lagoa azul. Este é provavelmente o miradouro mais famoso da ilha, e ao contrário do anterior que referi, a este todos os turistas vão, até porque é paragem obrigatória de qualquer excursão na ilha de São Miguel.

Um exemplo de excursão por esta região é: Excursão à Lagoa das 7 Cidades e Lagoa do Fogo. Ou então, Excursão de 1 dia ao Oeste de São Miguel. E ainda: Excursão de dia inteiro pelo Oeste de São Miguel.

3. Sete Cidades ao visitar São Miguel

Depois de visitares o miradouro da Vista do Rei, recomendo que desças à povoação que dá o nome à lagoa das sete cidades, e claro, que vás até à ponte que divide as duas lagoas e comproves de perto a diferença na tonalidade das águas.

Lagoa das Sete Cidades observada a partir da ponte entre as lagoas
Lagoa das Sete Cidades observada da Ponte | Roteiro São Miguel

4. Miradouro das Cumeeiras

Vais agora percorrer as margens da lagoa e subir ao Miradouro das Cumeeiras. Este miradouro vai permitir-te ver a lagoa das sete cidades e apreciar toda a sua beleza numa direção oposta à que tiveste oportunidade de observar a partir do Miradouro da Vista do Rei.

5. Miradouro do Cerrado das Freiras e Miradouro da Lagoa de Santiago

O miradouro do Cerrado das Freiras permite mais um panorama diferente da Lagoa das 7 Cidades. Fica perto do Miradouro da Lagoa de Santiago, de tons esverdeados.

Mesmo que tenhas tempo para mais, aconselho-te que fiques na região. Perto destes dois miradouros tens um parque de merendas, e por isso, porque não lanchar por ali, ou junto das lagoas? Relaxa e recupera do trilho que fizeste de manhã: aproveita bem esta região que é lindíssima.

Nota Importante: As melhores estradas a percorrer neste dia são as estradas do Rali dos Açores, mais vazias das enchentes de turistas, e com as vistas mais arrebatadoras.
007 miradouro lagoa santiago
Miradouro da Lagoa de Santiago | Roteiro São Miguel

Dia 2 | Roteiro São Miguel: Ponta Delgada e Costa Oeste da ilha

No segundo dia deste roteiro vais descobrir a capital de São Miguel, e depois vais à procura de outros lugares interessantes no Oeste da Ilha, em redor da Lagoa das 7 Cidades que conheceste no dia anterior.

1. Cidade de Ponta Delgada (Capital de São Miguel)

Deves começar o teu dia fazendo um passeio por Ponta Delgada. São vários os locais que deves e podes visitar, e eu aconselho os seguintes, que podem ser visitados pela ordem apresentada:

  • Começar pelo Campo de São Francisco, visitando os locais de culto dessa praça: Igreja de São José, Convento de Nossa Senhora da Esperança, Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Não esquecer o banco de Jardim onde se diz que Antero de Quental se suicidou.
  • Conhecer o Forte de São Brás.
  • Caminhar à beira mar até às Portas da Cidade e Igreja de São Sebastião.
  • Seguir pelo passeio marítimo e depois subir até à Ermida da Mãe de Deus.
  • Descer até ao Mercado da Graça e depois Teatro Micaelense.
  • Por fim ir até à Igreja do Colégio dos Jesuítas e terminar no Jardim António Borges.
  • Se quiseres, caminha mais pelas ruelas de Ponta Delgada e aproveita para almoçar na cidade capital de São Miguel.

Para alojamento, deixo-te as seguintes dicas, e tens outras na secção respetiva deste artigo: Azoris Royal Garden | Octant Ponta Delgada | Grande Hotel Açores Atântico.

Campo de São Francisco na cidade de Ponta Delgada
Campo de São Francisco | Roteiro São Miguel
Banco onde se suicidou Antero de Quental no campo de sao francisco em Ponta Delgada
Banco onde se suicidou Antero de Quental | Roteiro São Miguel
Igreja de São Sebastião em Ponta Delgada - porta principal
Igreja de São Sebastião em Ponta Delgada | Roteiro São Miguel
Portas da Cidade de Ponta Delgada
Portas da Cidade de Ponta Delgada | Roteiro São Miguel
Edificio da portugal telecom visto a partir do passeio maritimo de ponta delgada
Edifícios junto ao passeio marítimo de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada | Roteiro São Miguel
Miradouro da Ermida da Mãe de Deus
Miradouro da Ermida da Mãe de Deus | Roteiro São Miguel
Universidade dos Açores
Universidade dos Açores em Ponta Delgada | Roteiro São Miguel
Entrada para o Mercado da Graça, em Ponta Delgada
Entrada para o Mercado da Graça | Roteiro São Miguel
Teatro Micaelense em Ponta Delgada
Teatro Micaelense | Roteiro São Miguel
Ruas de Ponta Delgada em São Miguel
Ruas de Ponta Delgada | Roteiro São Miguel

2. Ananases A Arruda ao visitar São Miguel

A poucos quilómetros de Ponta Delgada tens as estufas de Ananases A Arruda. Lá podes ver estufas com os diversos estágios de desenvolvimento dos ananases, e podes provar e comprar aquele que para mim é o melhor licor de ananás da ilha: digo-te que é delicioso. Muito mérito!

Este lugar tem um website próprio que deixo aqui para que possas fazer a tua pesquisa, e saber mais: Ananases A Arruda.

Painel em azulejo de boas vindas às estufas de ananases a arruda
Painel em Azulejo de boas vindas às estufas de Ananases A Arruda
Estufa de Ananases - Ananases A Arruda
Estufa de Ananases da Ananases A Arruda | Roteiro São Miguel
Estufas de Ananases no Ananases A Arruda
Estufa de Ananases – Roteiro São Miguel
Ananases já numa fase bem avançada de crescimento - Ananases A Arruda
Ananases já numa fase bem avançada de crescimento
Fase de "Fumo" do crescimento do Ananás - Ananases A Arruda
Fase de “Fumo” do crescimento do Ananás – Ananases A Arruda
Eu, junto às estufas de Ananases A Arruda
Eu, junto às estufas de Ananases A Arruda – Roteiro São Miguel

A História do Ananás em Portugal é bastante interessante pois inicialmente o Ananás, ao ser descoberto no Brasil pelos portugueses, era considerado como apenas ornamentação, como uma espécie de planta de jardim. Só depois se descobriu o seu incrível sabor, e que podia ser facilmente comercializado. Foi no século XIX que se criou a primeira estufa de ananás em São Miguel, número este que em pouco tempo ascendeu aos milhares.

O Ananás de São Miguel é produzido em estufas de vidro, tal como poderás verificar na tua visita. Este ananás necessita de 2 anos para estar pronto a ser colhido.

3. Areal de Santa Bárbara, Miradouro das Pedras Pretas “Black Stones”, e Poços Vicente Ferreira

Depois da plantação de ananases, atravessa a ilha para a costa norte e faz paragem opcional na Praia do Areal de Santa Bárbara, excelente para uma daquelas fotografias brutais de contraste entre a cor negra da areia e os tons claros da água do mar. Segue depois para Oeste, passando pelo Miradouro das Pedras Pretas junto à povoação de Capelas, e pelos Poços Vicente Ferreira.

4. Ponta dos Mosteiros e Praia dos Mosteiros

O destino final deste dia é Mosteiros e a Ponta da Ferraria. Em Mosteiros terás outra praia de areia negra de origem vulcânica, e ainda piscinas naturais, com os ilhéus dos Mosteiros a criar um cenário de luxo para o pôr do sol. Eu recomendo neste roteiro o pôr do sol da Ponta da Ferraria, mas fica aqui também esta hipótese.

5. Ponta do Escalvado e Ponta da Ferraria

A caminho da Ponta da Ferraria, não deixes de parar no miradouro da Ponta do Escalvado.

A Ponta da Ferraria é local de paragem obrigatória na ilha de São Miguel devido às suas águas termais no mar em piscinas naturais de origem vulcânica, já que a ponta nasceu do escorrer de lava encosta abaixo em direção ao mar, naquele lugar.

Vais certamente querer meter-te de molho, e fazes muito bem! Há também ali um miradouro obrigatório que podes visitar antes de descer para as piscinas, que é o Miradouro da ilha Sabrina.

Dica: Visita o lugar quando a maré está num nível médio, nem muito cheia, nem muito baixa, para que a água esteja a uma temperatura amena, nem muito quente, nem muito fria.

Há quem diga que para além de quentes, estas águas termais são terapêuticas, e ótimas para quem tem problemas de reumatismo. Estando junto do mar, as águas termais são salgadas!

Aproveita para observar o entardecer aqui, e assistir ao pôr do sol magnífico deste lugar.

Dia 3 | Roteiro São Miguel: Lagoa do Fogo, Ribeira Grande e Caldeira Velha

No terceiro dia vais conhecer outra das principais lagoas da ilha de São Miguel: a Lagoa do Fogo. Vais também seguir em direção às Furnas, passando pela Ribeira Grande e Caldeira Velha.

1. Lagoa do Fogo

Começa o dia por subir à Lagoa do Fogo, e atenção às condições climatéricas. Verifica como está o tempo por lá antes de ires, para não apanhares o nevoeiro frequente (Spot Azores!). Quando lá chegares, tens dois miradouros em que recomendo paragem: um deles é o miradouro do Pico da Barrosa e o outro é o Miradouro sobre a Lagoa do Fogo.

Miradouro da Lagoa do Fogo
Miradouro da Lagoa do Fogo | Roteiro São Miguel

Existe um trilho que podes seguir até junto da água da Lagoa, onde encontrarás uma praia para descontrair. Eu escolheria fazer o outro trilho que deixo como sugestão para o dia de hoje, já que pelo menos na altura em que visitei os Açores, nem era permitido tomar banho nesta lagoa. Há quem o faça, mas não creio que seja autorizado.

Nota: Ao visitar São Miguel em 7 dias, este é um dos trilhos que deves sem falta incluir no teu roteiro para maior contacto com a natureza do lugar. Para um roteiro de 5 dias, é opcional!

2. Caldeira Velha e Miradouro da Bela Vista

Antes de ires à Caldeira Velha, passa no miradouro da Bela Vista.

A Caldeira Velha, tal como a Lagoa de Fogo, é uma paragem obrigatória na Serra de Água de Pau. Tens aqui diversas piscinas de água termal a mais de 30º, e uma cascata. A água é rica em ferro, tal como no Parque Terra Nostra que falarei mais à frente, pelo que roupa de banho branca não é aconselhada: vai ficar tingida de laranja. Coloca algo velho na tua mala de viagem, para que possas usufruir destas piscinas ao visitar São Miguel.

Nota: A entrada é paga, e tens limite de pessoas no interior, com máximo de tempo de permanência definido. Consulta os horários e condições no site parquesnaturais.

3. Ribeira Grande e a Cascata do Salto do Cabrito

Espero que as águas termais te revigorem e preparem para o trilho que aí vem: o trilho da Cascata do Salto do Cabrito. O trilho é o PR29 SMI, circular e é relativamente fácil, mas são quase 10 km. Tens mais informação na secção trilhos deste artigo.

O trilho é opcional pois é possível chegar perto da cascata de carro, existindo estacionamento a menos de 100 metros dela. Junto da cascata do Salto do Cabrito tens um pequeno mas fantástico lago onde podes tomar banho. Vale muito a pena na minha opinião.

O trilho começa na zona das Caldeiras da Ribeira Grande. Depois do trilho, ou antes, visita o centro de Ribeira Grande e a famosa loja de licores Mulher do Capote.

Mulher do Capote em Ribeira Grande, cheia de produtos regionais, especialmente os licores
Mulher do Capote em Ribeira Grande | Roteiro São Miguel
Centro de Ribeira Grande, em São Miguel
Centro de Ribeira Grande, em São Miguel – Roteiro São Miguel
Câmara Municipal de Ribeira Grande, em São Miguel
Câmara Municipal de Ribeira Grande | Roteiro São Miguel
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Estrela ao fundo - Ribeira Grande
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Estrela, ao fundo – Ribeira Grande
Ribeira Grande em São Miguel
Câmara Municipal de Ribeira Grande – Roteiro São Miguel
Largo 5 de Outubro em Ribeira Grande
Largo 5 de Outubro em Ribeira Grande – Roteiro São Miguel

4. Miradouro de Santa Iria e Praia de Moinhos

Já de tarde, faz paragem obrigatória no Miradouro de Santa Iria, um dos melhores da ilha. Deixa-te ficar por ali um pouco a apreciar a vista. Se fizeste o trilho da Cascata do Salto do Cabrito, relaxa depois na praia de Moinhos, na região de Porto Formoso.

Plataforma do Miradouro de Santa Iria
Plataforma do Miradouro de Santa Iria – Roteiro São Miguel
Miradouro de Santa Iria e a sua extraordinária vista para a costa de São Miguel
Miradouro de Santa Iria | Roteiro São Miguel

5. Fábrica de Chá Gorreana

Os campos de plantação de chá de São Miguel são das paisagens mais extraordinárias que vais ter a oportunidade de visitar nas ilhas. Caminha nos campos (mesmo que não tenhas tempo para fazer o trilho completo que recomendo na secção trilhos), visita a fábrica, e percebe como o chá é preparado ainda de forma tão arcaica e manual neste lugar. Compra um pouco do chá de São Miguel como souvenir, se assim entenderes.

A plantação de Chá Gorreana é a mais antiga da Europa, e tal como acontece com o ananás, o chá é aqui produzido desde o século XIX. O que determina a qualidade deste chá é sem dúvida o clima característico dos Açores, o solo argiloso e rico em minerais, e a brisa marítima, aliado a técnicas de cultivo vindas do oriente.

Entrada da Fábrica de Chá Gorreana
Fábrica de Chá Gorreana – Roteiro São Miguel
Boas vindas à Fábrica de Chá Gorreana
Boas vindas à Fábrica de Chá Gorreana – Roteiro São Miguel
Campos verdes das plantações de chá gorreana
Campos verdes das Plantações de Chá Gorreana | Roteiro São Miguel
Plantações de Chá Gorreana
Plantações de Chá Gorreana | Roteiro São Miguel
Saco de Chá a ser processado na fábrica de Chá Gorreana
Saco de Chá a ser processado na fábrica de Chá Gorreana
Funcionárias da Fábrica de Chá Gorreana no seu dia a dia de trabalho ainda muito pouco automatizado
Funcionárias da Fábrica de Chá Gorreana no seu dia a dia de trabalho

6. Poça da Dona Beija nas Furnas

Depois da tua visita à fábrica de Chá Gorreana, segue para as Furnas ou então regressa a Ponta Delgada. Se seguires o meu conselho, vais hospedar-te para os próximos dias na região das Furnas, e por isso, vais poder fazer já neste dia uma atividade disponível neste lugar: relaxar nas águas termais da Poça da Dona Beija.

A Poça da Dona Beija está aberta de noite, fechando apenas às 23h, e pode ser por isso uma boa opção para uma das tuas noites a visitar São Miguel: aproveita!

Dia 4 | Roteiro São Miguel: Furnas e Vila Franca do Campo

No 4º dia deste roteiro para visitar São Miguel em 5 dias, a minha sugestão é que fiques pela região das Furnas e vás descobrir o que de melhor ela tem para oferecer, por exemplo o Parque Terra Nostra, e a Lagoa das Furnas. Vais provar o famoso cozido, também. 😉

1. Centro das Furnas e Casa Invertida

Começa o dia com um passeio pelo centro da povoação das Furnas, com destaque para a passagem junto da Casa Invertida.

2. Lagoa das Furnas e arredores

Depois disso deves fazer o trilho da Lagoa das Furnas e Salto do Rosal, que recomendo na secção de trilhos. É um trilho longo, mas vai levar-te pelos principais pontos da Lagoa das Furnas, como por exemplo a Capela de Nossa Senhora das Vitórias, o parque Grená, e a Mata-Jardim José do Canto.

Se não tiveres para aí virad@, vai pelo menos aos lugares mencionados e deixados a negrito.

Lembra-te que não podes perder a retirada das panelas do cozido das furnas para os restaurantes, junto das fumarolas. Se visitares o lugar por volta da hora do almoço vais ver os restaurantes a recolherem dos buracos disponíveis, as tais panelas de cozido das Furnas. Cada panela fica enterrada de 6 a 8 horas para que todos os ingredientes fiquem cozinhados no ponto.

O restaurante Tony’s é provavelmente o mais famoso e conhecido restaurante que disponibiliza este cozido, mas existem outros à tua disposição. Nada como um pesado cozido para o almoço, e depois uma tarde de molho no Parque Terra Nostra.

Recinto da Lagoa das Furnas
Recinto da Lagoa das Furnas | Roteiro São Miguel
Passadiços de Acesso às fumarolas da Lagoa das Furnas
Passadiços de Acesso às fumarolas da Lagoa das Furnas
Fumarolas do Recinto da Lagoa das Furnas em São Miguel
Fumarolas da Lagoa das Furnas – Roteiro São Miguel
Fumarolas da Lagoa das Furnas
Fumarolas da Lagoa das Furnas – Roteiro São Miguel
Fumarolas da Lagoa das Furnas
Fumarolas da Lagoa das Furnas – Roteiro São Miguel
Buracos onde é enterrado e cozinhado o Cozido das Furnas
Buracos onde é enterrado e cozinhado o Cozido das Furnas
Buracos onde é enterrado e cozinhado o Cozido das Furnas
Buracos onde é enterrado e cozinhado o Cozido das Furnas
Transporte do Cozido das Furnas para os restaurantes
Transporte do Cozido das Furnas para os restaurantes

3. Parque Terra Nostra ao visitar São Miguel

Relaxa nas piscinas termais ricas em ferro (nada de roupas de banho brancas!) do Parque Terra Nostra, e conhece o próprio parque. A entrada é paga, mas vale a pena: o parque tem uma piscina de água termal gigante!

Árvore bastante antiga no Parque Terra Nostra, nas Furnas
Árvore bastante antiga no Parque Terra Nostra, nas Furnas
Jardins do Parque Terra Nostra, nas furnas
Jardins do Parque Terra Nostra – Roteiro São Miguel
Vegetação do Parque Terra Nostra
Vegetação do Parque Terra Nostra – Roteiro São Miguel
Estátuas envoltas em Vegetação no Parque Terra Nostra
Estátuas envoltas em Vegetação no Parque Terra Nostra
Estátuas envoltas em Vegetação no Parque Terra Nostra
Estátuas envoltas em Vegetação no Parque Terra Nostra
Grutas do Parque Terra Nostra
Grutas do Parque Terra Nostra – Roteiro São Miguel
050 parque terra nostra
Vegetação do Parque Terra Nostra – Roteiro São Miguel
049 piscinas de agua termal parque terra nostra
Não mergulhes com roupa branca – aqui vês o porquê!
048 piscinas de agua termal parque terra nostra
Piscinas termais do Parque Terra Nostra – Roteiro São Miguel
Trilhos do Parque Terra Nostra
Trilho do Parque Terra Nostra – Roteiro São Miguel
Lago de Água Termal do Parque Terra Nostra, nas Furnas
Lago de Água Termal do Parque Terra Nostra, nas Furnas

4. Miradouro do Pico do Ferro e Miradouro do Castelo Branco

Depois de um bom bocado a relaxar em água termal, segue para os melhores miradouros da Lagoa das Furnas: o miradouro do Pico do Ferro e o Miradouro do Castelo Branco.

5. Miradouro de Nossa Senhora da Paz para o Ilhéu de Vila Franca do Campo

O essencial de Vila Franca do Campo é o Miradouro de nossa senhora da paz, e outros que encontres com vista para o ilhéu mais famoso dos Açores: o Ilhéu de Vila Franca do Campo.

O Ilhéu tornou-se famoso dado que ali se realizou uma das etapas do Red Bull Cliff Diving. É reserva natural, e tem uma piscina natural no seu centro que é quase um circulo perfeito. Uma maravilha da natureza.

Ilhéu de Vila Franca do Campo
Ilhéu de Vila Franca do Campo – Roteiro São Miguel
Ilhéu de Vila Franca do Campo
Ilhéu de Vila Franca do Campo – Roteiro São Miguel

6. Lagoa do Congro

A Lagoa do Congro, por sua vez, é muito bonita, mas pouco conhecida. Fica à distância de uma breve caminhada, e recomendo que não a esqueças enquanto te diriges para Vila Franca do Campo.

Se não o fizeste no dia anterior, vai relaxar ao fim do dia na Poça da Dona Beija. Ou fá-lo de novo, porque não?

Dia 5 | Roteiro São Miguel: O Nordeste

No último dia deste roteiro para visitar São Miguel irás para a região do Nordeste, e aconselho que o faças bem cedo, para o nascer do sol. Se preferires, fica por lá a dormir no dia anterior, e para isso deixo-te algumas dicas: The Lince Nature Hotel ou Aldeia do Priolo.

1. Miradouro da Ponta da Madrugada e Miradouro da Ponta do Sossego

Os dois miradouros mais famosos do Nordeste de São Miguel são o miradouro da Ponta da Madrugada e o Miradouro da Ponta do Sossego.

O primeiro é famoso pelo nascer do sol, pelo que muita gente vai lá a essa hora. Os dois miradouros estão situados em dois pequenos parques / jardins, pelo que são espaços muito bonitos e agradáveis de visitar, com muitas flores características dos Açores.

2. Miradouro da Lomba do Cavaleiro, Miradouro do Pôr do Sol e Miradouro do Pico dos Bodes

Outros miradouros a não perder são estes três. Ficam perto de Povoação, onde podes também visitar a praia.

3. Salto do Prego e Salto do Carragão (Faial da Terra)

Uma das grandes atividades do dia é o trilho ao Salto do Prego e Salto do Carragão. Tem inicio junto da paragem de autocarros de Faial da Terra.

Podes optar por fazer simplesmente o trilho que vai até ao Salto do Prego e regressar, ou então continuar até o Salto do Carragão. Tens mais informação na secção trilhos deste artigo. Estes lugares consistem em duas cascatas que valem totalmente a pena conhecer ao visitar São Miguel.

4. Miradouro da Vista dos Barcos e Farol do Arnel

O Miradouro da Vista dos Barcos é mais um miradouro no Nordeste da ilha de São Miguel, desta vez para o fantástico Farol do Arnel. Este farol é tão importante porque foi o primeiro a entrar em funcionamento na região autónoma dos Açores, e remonta ao século XIX, tendo já sofrido diversas melhorias ao longo dos anos.

De acordo com as pesquisas que efetuei, só pode ser visitado às quartas-feiras, e é recomendado fazer o percurso a pé até ele devido à falta de estacionamento e estrada com elevada inclinação. Se a tua visita coincidir com este dia, porque não visitar o farol mais antigo dos Açores na tua viagem ao arquipélago e à ilha de São Miguel?

5. Trilho no Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões ou Trilho do Salto da Farinha e Poço Azul

Deixo para ti a decisão da última atividade deste dia. Recomendo outros dois trilhos espetaculares na região do Nordeste, mas só tens tempo para um deles: o trilho no Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões ou o Trilho do Salto da Farinha e Poço Azul.

Informação sobre os 2 trilhos na secção de percursos pedestres deste artigo. O que não fizeres neste dia, faz obrigatoriamente se tiveres mais de 5 dias em roteiro por São Miguel. Antes de iniciares o trilho, podes parar opcionalmente no Miradouro da Vigia das Baleias.

Roteiro para visitar São Miguel em 7 dias

Já te indiquei tudo o que fazer se estiveres 5 dias em São Miguel. Para 7 dias, acrescenta as próximas sugestões à tua lista de lugares a não perder. São Miguel é uma ilha com um potencial imenso, e podes ficar por lá a explorar e ter sempre o que fazer durante semanas.

Não esqueças antes de mais, e como prioridade, o trilho que não fizeste no quinto dia, e uma descida à base da Lagoa do Fogo.

1. Mais de Vila Franca do Campo

Em Vila Franca do Campo podes descobrir outros lugares, para além do miradouro de Nossa Senhora da Paz. Podes até apanhar o barco para o ilhéu, nos meses de verão.

Eu recomendo este passeio de barco apenas para roteiros de 7 dias a visitar São Miguel, ou para quem fica ainda mais do que 7 dias. Para comprar os bilhetes e consultar os preços e condições, consulta o site cnvfc.net. Aconselho que dediques um dia inteiro ao ilhéu, ou que vás de manhã e regresses a meio da tarde, ainda tendo tempo para outra atividade.

Não há infraestrutura no ilhéu de Vila Franca do Campo, pelo que deves levar tudo o que precisares contigo, e trazer o lixo de volta. A piscina natural do ilhéu, ou lagoa se preferires, é considerada um bom spot para a prática de mergulho e snorkelling ao visitar São Miguel e os Açores.

Nota: Sabias que este ilhéu, devido à sua forma característica, tem também o nome de Anel da Princesa? O ilhéu é resultante de uma erupção submarina, e junto a ele existe um rochedo de mais de 30 metros de altura.

No centro histórico de Vila Franca do Campo, por sua vez, não esqueças a marina, a praça Bento Góis, o jardim Antero Quental, a Igreja de São Miguel Arcanjo, a Igreja do Senhor Bom Jesus da Pedra, a Igreja de São Pedro, e a Praia do Corpo Santo, com vista para o ilhéu. Em alternativa à anterior, Praia do Poço Largo.

2. Água de Pau, Lagoa e Caloura

Em Água de Pau, Lagoa e Caloura não podes deixar de passar pelo Miradouro do Monte Santo, Miradouro da Galera, e Miradouro do Pisão. Tens ainda algumas praias de areia negra para descobrir na região, como é o caso da Praia de Água d’Alto.

3. Cascata do Segredo e Cascata da Ribeira Quente

São ambas cascatas no sul da ilha de São Miguel. A primeira fica perto de Vila Franca do Campo, e a segunda perto das Furnas, em Ribeira Quente.

4. Praia do Fogo

É também em Ribeira Quente que fica uma das praias mais bonitas de São Miguel, nomeadamente a Praia do Fogo. Só o nome já aguça a curiosidade, ou estou enganado?

5. Praia de São Roque, Praia das Milícias e Praia do Pópulo

As praias de São Roque, das Milícias e do Pópulo ficam junto de Ponta Delgada, pelo que o acesso não podia ser melhor. São praias opcionais num roteiro mais curto para visitar São Miguel, mas em 7 dias já terás tempo para uma breve passagem por elas.

6. Excursão de avistamento de Baleias e Golfinhos

Na secção respetiva deste artigo, deixei diversas sugestões de excursões para visitar São Miguel. Aqui deixo-te as referentes ao avistamento de baleias e golfinhos. São elas:

1 - Passeio de barco com observação de baleias
2 - Excursão para nadar com os golfinhos
3 - Excursão de Observação de Baleias

Roteiro para visitar São Miguel em 10 dias

  • Se tiveres 10 dias, então podes apostar numa outra ilha dos Açores: Terceira, Pico ou Faial.
  • Fazer tardes ou dias de praia em São Miguel. Ou se preferires, aproveitar mais das águas termais!
  • Visitar outra Fábrica e plantação de Chá, como por exemplo a Fábrica de Chá de Porto Formoso.
  • Faz mais trilhos em São Miguel, pois as paisagens são mesmo brutais.

Roteiro para visitar São Miguel em 3 dias

Se porventura tiveres menos tempo para visitar São Miguel, por exemplo apenas 3 dias, terás de ser bem seletiv@. Eu recomendo os seguintes lugares como totalmente obrigatórios:

  • A Lagoa das 7 Cidades, com destaque para o Miradouro da Boca do Inferno e o Miradouro da Vista do Rei.
  • As Piscinas Naturais da Ponta da Ferraria
  • A Lagoa do Fogo a partir dos miradouros indicados.
  • Miradouro de Santa Iria
  • A Lagoa das Furnas e Parque Terra Nostra
  • Ananases A Arruda e Plantações de Chá Gorreana
  • O Centro de Ponta Delgada

Mapa com roteiro para visitar São Miguel

Este mapa possui o meu roteiro detalhado às quatro ilhas que já visitei nos Açores: São Miguel, Terceira, Pico e Faial. Clica no seguinte link para leres mais sobre esse roteiro nos Açores.

Roteiro São Miguel em PDF

Antes de mais, tenho este artigo à venda neste blog, em pdf, por um valor simbólico. Dessa forma poderás imprimi-lo e levá-lo contigo em viagem por São Miguel.

Nota: O artigo continua disponível de forma gratuita no blog. Esta será apenas outra opção, para quem gosta de levar consigo um roteiro em papel. O que encontrarás no pdf é exatamente o que encontras neste artigo, com alguns dados extra retirados do artigo dedicado de Ponta Delgada.

Curiosidades sobre os Açores!

Para terminar, deixo-te algumas curiosidades, não só sobre São Miguel, mas também sobre os Açores no geral! 😉

1. Cor das Ilhas

A cada Ilha do Arquipélago dos Açores foi atribuída uma cor. São elas:

  • São Miguel – Ilha Verde – pelo verde das pastagens, das paisagens, das plantações de chá, por ser uma ilha fértil. Quem visita percebe o porquê, mais que qualquer outra ilha, São Miguel é verde.
  • Terceira – Ilha lilás – pela cor especial das hortênsias desta ilha.
  • Faial – Ilha Azul – a cor tem origem na sua forte ligação ao mar, e hortênsias de cor azul que revestem a ilha.
  • Pico – Ilha Cinzenta – associado à cor cinzento escuro do basalto que reveste a ilha, herança de erupções vulcânicas do passado.
  • Santa Maria – Ilha Amarela – devido às giestas amarelas características da ilha, eu diria que seria também por ser a única ilha de areia amarela dos Açores.
  • Flores – Ilha Rosa – por causa das azáleas em tom rosa.
  • São Jorge – Ilha Castanha – pela cor das suas falésias à beira-mar.
  • Graciosa – Ilha Branca – tal como para São Jorge, pela cor das suas rochas e falésias.
  • Corvo – Ilha preta – por basicamente ser representada no mapa como um ponto preto, de tão pequena que é.

2. As Hortênsias dos Açores

Aquando da minha vista aos Açores, foi-me dito que as hortênsias produzem qualquer substância que afasta as vacas e os restantes animais que pastam nos campos dos Açores. Daí elas não serem comidas por eles, e servirem para separar os campos, substituindo vedações ou mesmo muros, que desta forma não são necessários.

IMG 20180814 152632

3. Os Animais nos Açores: as vacas felizes

O queijo e o leite açoriano são famosos, e isso deve-se às vacas que são felizes aqui nos Açores, com vista para o mar, e a pastar em campos verdejantes 365 dias por ano. 😀 Lembras-te da música? A verdade é que são imensas, por todos o lados, tal como as hortênsias. Parece que há mais vacas que habitantes, isso é uma realidade.

E se eu te dissesse que o leite e manteiga que o McDonalds em Portugal serve é de origem açoriana? Em TODO o país!
IMG 20180816 204712

Leste até aqui?

  • Podes sempre seguir-me no Instagram.
  • Podes deixar um comentário em baixo.

Boa viagem a São Miguel! Conta-me tudo quando regressares!

Outros Roteiros em Portugal

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *