Roteiro Ilha do Pico: O que visitar e fazer em 2, 3, 4 dias

106 ilha do pico vista do faial 2

Share this content!

A ilha do Pico é a segunda maior ilha do arquipélago dos Açores e tem nela o ponto mais alto de Portugal, situado no topo da montanha do Pico.

Nesta ilha podes também observar e admirar a paisagem da cultura do vinho na rocha basáltica, património da humanidade pela UNESCO, e provar o famoso e saboroso vinho do Pico. Tens ainda muitas piscinas naturais para descobrir, dignas de um bom mergulho no verão.

Proponho-te um roteiro de 2, 3 ou 4 dias, sendo que um deles é inevitavelmente uma subida ao topo da montanha do Pico.

Antes de mais, já me segues nas redes sociais?

Nota: neste blog de viagens podes encontrar informação sobre outras ilhas dos Açores: São Miguel, Ilha Terceira e Faial. Também tens aqui informação sobre a Ilha da Madeira.

- Roteiro para visitar São Miguel
- Roteiro para visitar a Ilha Terceira
- Roteiro para visitar o Faial
- O que visitar em Angra do Heroísmo
- O que visitar em Ponta Delgada
- Roteiro para visitar a Ilha da Madeira

Lista de Conteúdo

Localização e Geografia da Ilha do Pico

A Ilha do Pico localiza-se no arquipélago dos Açores, e é integrante do grupo central do mesmo, em conjunto com as ilhas da Graciosa, São Jorge, Faial e Terceira.

Como dimensões, a Ilha do Pico tem aproximadamente 42 km de comprimento por 20km de largura, com 447km2 de área e 151km de perímetro de costa. O seu ponto mais alto está a 2351 metros acima do nível do mar, no Piquinho.

Piscinas Naturais da Criação Velha
Eu, nas Piscinas Naturais da Criação Velha

Dicas Úteis para Roteiro na Ilha do Pico

1. Fazer Seguro de Viagem (5% DESCONTO)

Se vais para os Açores, não esqueças de fazer seguro de viagem! ? Opta sempre pela prevenção, e eu recomendo o seguro de viagem da IATI, para o qual tens 5% de desconto com o meu link. Para quem vai fazer caminhadas, ainda é mais obrigatório.

2. Quando visitar a Ilha do Pico?

Quanto à melhor época para visitar a Ilha do Pico, eu recomendo os meses de verão ou o fim da primavera (Maio, Junho, Julho, Agosto ou Setembro). Terás melhor visibilidade, melhor temperatura da água, e no geral, condições mais propícias para a prática das principais atividades. No inverno poderás encontrar neve numa subida à montanha do Pico.

Tem também em consideração as principais festividades anuais:

  • A Semana dos Baleeiros, no fim de Agosto, em homenagem aos baleeiros e à sua padroeira, Nossa Senhora da Lurdes (Lajes do Pico).
  • As Festas do Divino Espírito Santo, a ocorrer de Maio a Setembro, com maior ênfase no 7º fim de semana depois da Páscoa.
  • A Festa de Santa Maria Madalena, em Julho (Madalena).
  • As Festas do Bom Jesus Milagroso de São Mateus, no início de Agosto.
Nota: Sabias que a ilha do Pico é considerada a Ilha Cinzenta dos Açores? Esta cor está associada ao cinzento escuro do basalto que reveste a ilha, herança de erupções vulcânicas do passado.
Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico
Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico

3. Como chegar à Ilha do Pico?

Existem diversas formas de chegar à Ilha do Pico, dependendo de onde vens. Deixo-te em baixo toda essa informação! 😉

Opção 1 – De avião

A Ilha do Pico tem aeroporto, pelo que facilmente encontrarás voos a partir de Portugal Continental, com escala na ilha Terceira ou em São Miguel.

Opção 2 – De barco, a partir de outra ilha dos Açores

Sendo a Ilha do Pico uma de 5 ilhas pertencentes ao grupo central dos Açores, o mais certo é que tenhas de te deslocar de barco entre elas. É muito fácil, já que existem barcos da Atlânticoline regulares entre ilhas. Eu, por exemplo, fiz a travessia de barco entre o Faial e o Pico, e sei que existem bilhetes individuais ou até passes de viagem à disposição. Informa-te no website da companhia.

barco entre ilhas dos açores
Travessia Ilha do Faial – Pico

4. Como visitar a Ilha do Pico, nos Açores?

No que diz respeito a como visitar a Ilha do Pico em 2 ou 3 dias, a minha recomendação é que uses carro e partas à descoberta. Porém, existem outras possibilidades, como por exemplo, excursões organizadas.

Opção 1 – Alugar Carro para visitar a Ilha do Pico

Se ainda não pensaste em alugar carro, começa a pensar. A ilha do Pico é para ser visitada de carro para que possas facilmente aceder aos locais mais incríveis, e principalmente, possas parar as vezes que quiseres e onde quiseres ao longo de cada trajecto. Eu recomendo que uses a Discover Cars para tratares das tuas reservas e comparares preços entre as diversas companhias disponíveis.

Nota: Relativamente a uma viagem entre diversas ilhas dos Açores, não é geralmente vantajoso fazer o transfer do carro pelo barco, apesar de possível. É mais fácil, simples, cómodo e vantajoso alugar um carro diferente em cada ilha.

Opção 2 – Fazer Excursões para visitar a Ilha do Pico

Não recomendo visitar a Ilha do Pico sem carro, como já referi. Porém, mesmo tendo carro, há excursões que podes fazer na mesma: deixo ao teu critério.

Excursões para visitar a Ilha do Pico com a Get Your Guide:
1 - Tour de Provas de Vinhos na Ilha do Pico
2 - Passeio de Barco para observação de Baleias e Golfinhos
Excursões para visitar a Ilha do Pico com a Viator:
1 - Observação de Baleias e Golfinhos na Ilha do Pico
2 - Subida da Montanha do Pico com um guia profissional
3 - Subida Noturna à Montanha do Pico em Grupos Pequenos
Excursões para visitar a Ilha do Pico com a Civitatis:
1 - Subida à Montanha do Pico
2 - Tour de volta à ilha do Pico
3 - Tour dos Vinhedos e adegas da ilha do Pico
4 - Excursão de Avistamento de Cetáceos
Ilha do Pico quando vista do Faial - O que visitar na Ilha do Faial - Roteiro de viagem na Ilha do Faial
Ilha do Pico quando vista do Faial

O importante é que olhes sempre para os comentários de quem já fez cada excursão, e para as suas avaliações. Do mesmo modo, reserva aquelas que permitem cancelamentos gratuitos com determinada antecedência, para o caso de mudares de ideias.

Opção 3 – Visitar o Pico a pé: fazer trilhos e percursos pedestres

Também podes conhecer a Ilha do Pico a pé. A subida da montanha do Pico é uma aventura a não perder, mas existem outros percursos. Sabe mais sobre eles aqui.

5. O que comer e onde comer ao visitar a ilha do Pico?

Quanto a gastronomia da Ilha do Pico, tens imensa variedade de peixe e marisco para saborear: cracas, lapas, lagostas, caranguejos, santolas, polvo ou lulas. Para beber, o vinho do Pico é rei!

As minhas sugestões de restaurantes são as seguintes:

  • Casa Âncora (São Roque do Pico)
  • Restaurante Magma (São Roque do Pico)
  • O Petisca (Madalena)
  • O Cinco (Madalena)
  • O Ancoradouro (Madalena)
  • Restaurante Ritinha (Lajes do Pico)

6. Onde dormir na Ilha do Pico?

AlojamentoPontuaçãoDestaque
Casa dos Caldeiras (Lajes do Pico)9.0Meio Rural
Pico Dreams (São Roque)9.2Melhor Qualidade / Preço
Vila Barca (Madalena)9.1Vista Montanha
Jeirões do Mar (Madalena)9.2Apartamentos
Baía da Barca (Madalena)9.2Piscina Natural
Aldeia dos Caldeirões (São Mateus)9.0Apartamentos
Casavó (São Roque)9.5Apartamentos

Roteiro Ilha do Pico | O que visitar, ver e fazer em 2, 3 ou 4 dias nos Açores?

Existem diversos lugares para visitar na ilha do Pico, para além da extraordinária montanha que lhe deu o nome. Neste artigo espero ajudar-te a planear a tua viagem, com as variadas dicas que preparei. A primeira vem em forma de mapa dos Açores: abre-o num novo separador e faz zoom para analisar todos os pontos turísticos que marquei nele para esta ilha.

Mapa | Roteiro para visitar a ilha do Pico

Dia 1 | Roteiro Ilha do Pico: O que fazer na Ilha do Pico, para além de subir a montanha?

Deixei a subida à Montanha do Pico para o 2º dia deste roteiro, pelo que espero não te cansar muito neste primeiro, já que a subida será dura. Mesmo assim, são muitas atividades!

1. Visitar a Gruta das Torres na Criação Velha

A primeira paragem é a Gruta das Torres, o maior tubo lávico de Portugal. Tem mais de 5km de extensão, apesar de apenas cerca de meio quilómetro ser visitável. Vão fornecer-te capacete e lanterna para a visita, e depois vais penetrar na escuridão para conhecer este lugar, que se estima ter surgido de uma erupção vulcânica na ilha do Pico há cerca de 1500 anos. Existe uma outra, ainda sem adaptação para turismo, que é a Furna de Frei Matias.

2. Visitar o Museu do Vinho da Ilha do Pico

O vinho e as vinhas da ilha do Pico são sem dúvida uma das principais atrações a conhecer. Eu recomendo que visites o museu do Vinho antes de partires à descoberta da paisagem. Mais informação sobre o museu no website oficial.

3. Fazer o Trilho pelas Vinhas da Criação Velha na Ilha do Pico e visitar o Moinho do Frade

A Zona da Criação velha é uma região da Ilha do Pico excelente para caminhar e observar as típicas vinhas da ilha, apesar de as encontrares em mais sítios. Podes e deves fazer este trilho pela região, passando pelo moinho do frade e mergulhando nas piscinas naturais da Criação Velha, com vista privilegiada para a ilha do Faial.

Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico
Vinhas da Ilha do Pico
Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico
Vinhas da Ilha do Pico
120 vinhas do pico 5 1
Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico
Vinhas da Ilha do Pico
Vinhas da Ilha do Pico

4. Visitar e Relaxar nas Piscinas Naturais da Ilha do Pico

Quanto às Piscinas Naturais da Ilha do Pico, de origem vulcânica, são várias e de qualidade. As minhas preferidas são as Piscinas Naturais da Criação Velha, que podes conhecer enquanto fazes o trilho que sugeri antes. Porém, as Piscinas Naturais da Zona Balnear do Cachorro também me agradaram, e estão localizadas num sítio em que podes observar uma paisagem vulcânica magnífica da Ilha do Pico.

Piscinas Naturais da Criação Velha, na costa Oeste do Pico

Nunca mais me vou esquecer daquela água transparente e azul claro que encontrei por aqui, e claro, da grandiosa vista para a Ilha do Faial. São para mim as mais bonitas piscinas naturais da Ilha do Pico: as piscinas naturais da Criação Velha! Não são muito espaçosas, mas valem completamente a pena, principalmente se visitares de manhã cedo, ou quando estiver pouca gente.

Piscinas Naturais do Pico
Vista extraordinária para o Faial a partir das Piscinas Naturais da Criação Velha
Entrada para as Piscinas Naturais da Criação Velha
Entrada para as Piscinas Naturais da Criação Velha
Piscinas Naturais da Criação Velha
Piscinas Naturais da Criação Velha
Piscinas Naturais da Criação Velha
Piscinas Naturais da Criação Velha
Piscinas Naturais da Zona Balnear do Cachorro, norte da ilha do Pico

A Zona Balnear do Cachorro, na Ilha do Pico, tem uma formação rochosa vulcânica em formato de cabeça de cão, e foi essa formação vulcânica que lhe deu o nome. Um lugar emblemático da ilha, na minha opinião, sendo obrigatório ir tirar umas fotos ao “cachorro”, e depois caminhar no espaço envolvente que a natureza construiu.

Zona Balnear do Cachorro - A rocha Vulcânica em formato de cabeça de cão
Zona Balnear do Cachorro – A rocha Vulcânica em formato de cabeça de cão
Zona Balnear do Cachorro - A rocha Vulcânica em formato de cabeça de cão
Zona Balnear do Cachorro – A rocha Vulcânica em formato de cabeça de cão
Zona Balnear do Cachorro - O que visitar na Ilha do Pico
Zona Balnear do Cachorro – O que visitar na Ilha do Pico
Formações Vulcânicas da Zona Balnear do Cachorro
Formações Vulcânicas da Zona Balnear do Cachorro
Formações Vulcânicas da Zona Balnear do Cachorro
Formações Vulcânicas da Zona Balnear do Cachorro

5. Visitar o Museu da Indústria Baleeira (São Roque) e Museu dos Baleeiros (Lajes do Pico)

Duas localizações distintas: o museu dos Baleeiros situa-se nas Lajes do Pico e o museu da Indústria Baleeira em Almas – São Roque. Como vais perceber numa visita, a caça à baleia foi muito importante na vida deste povo e só foi completamente eliminada no fim da década de 80, passando depois a ser praticada a observação da baleia em vez da caça. Podes, se quiseres, pagar para sair num barco em busca de baleias, mas nunca é muito certo que avistes uma.

Museus sobre a baleia da ilha do Pico
Museus da ilha do Pico sobre a caça à baleia e os baleeiros
Museus da ilha do Pico sobre a caça à baleia e os baleeiros
Museus da ilha do Pico sobre a caça à baleia e os baleeiros

Mesmo que não aprecies muito museus, as duas localizações onde eles se encontram devem ser visitadas: Lajes do Pico e São Roque / Almas. São dois locais à beira-mar, pelo que são duas paragens interessantes num roteiro de viagem pela ilha do Pico: podes sempre dar um mergulho rápido nas águas do mar ou em alguma piscina natural que exista por ali. Não esquecer ainda o Centro de Artes e de Ciências do Mar de Lajes do Pico.

6. Explorar as Lagoas da Ilha do Pico

Vai até uma ou duas das lagoas da Ilha do Pico. São várias, sendo provavelmente a mais famosa a Lagoa do Capitão. Outras são a lagoa do Caiado, a lagoa do Paul e a lagoa da Rosada. Nada melhor para conhecer um pouco o interior da ilha do Pico do que explorar as suas lagoas.

7. Visitar o Farol da Ponta da ilha do Pico

Para terminar, não deixes de ir até à ponta da ilha do Pico.

Dia 2 | Roteiro Ilha do Pico: Subir ao Piquinho

Opção 1 – Fazer Excursão ao topo da montanha do Pico

Se seguires a minha recomendação, vais subir até ao ponto mais alto de Portugal de noite, e irás com guia. Escolhe a excursão que mais te agradar na Get Your Guide, Viator ou Civitatis, assistindo ao nascer do sol lá em cima, e descendo ainda durante as horas de menor calor. Vais partir de madrugada!

A subida começa na Casa da Montanha a 1200 metros de altitude e vai até ao chamado Piquinho, topo da montanha do Pico e da ilha do Pico, a 2351 metros de altitude. É um grande desnível, faz a subida se tiveres preparação física.

Nota: pagam-se taxas de subida à montanha do Pico e é necessário fazer reserva, mesmo que se queira fazer sem guia. Quem quiser fazê-lo por conta própria terá de ter isso em consideração e aceder aqui para fazer reserva.

Opção 2 – Fazer a subida em 2 dias, acampando no topo da Montanha do Pico

Sim, é possível subir a montanha da Ilha do Pico e acampar lá em cima, ver as estrelas, recuperar energias, e só depois descer. Tens de levar o equipamento contigo, cumprindo igualmente as regras que mencionei antes.

Dias 3 e 4 | Roteiro Ilha do Pico: O que visitar na Ilha do Pico se tiveres mais tempo?

Deixo-te em baixo diversas dicas de extras a fazer na fantástica ilha do Pico.

1. Fazer o trilho das Lagoas da Ilha do Pico

Se te interessar conhecer mais do interior da ilha do Pico e gostares de caminhar, vais ter obrigatoriamente de fazer o trilho das lagoas da Ilha do Pico, trilho este de quase 24 km. Atenção que este trilho não inclui visita a todas as lagoas, existindo outros trilhos a outras lagoas.

Lagoas da Ilha do Pico repletas de patos nas margens
Lagoas da Ilha do Pico

Podes sempre fazer parte deste trilho de carro, pelas estradas do interior da ilha do Pico. Mete no gps o nome das lagoas que queres visitar, e tendo o cuidado para não te meteres em estradas em estado intransitável, vai explorar. Tendo 4 dias na ilha, tens tempo para explorar todas as principais lagoas da ilha do Pico:

  • Lagoa do Capitão
  • Lagoa do Caiado
  • Lagoa do Paul
  • Lagoa da Rosada
  • Lagoa do Peixinho

Mesmo que não possas ir de carro até todas elas, de carro consegues reduzir em muito os km desta caminhada pela ilha do Pico.

2. Observação de Baleias em redor da Ilha do Pico

Porque não sair de barco e ir à procura das baleias? Relembro as excursões da Civitatis e Get Your Guide:

3. Visitar o Centro Histórico da Madalena

O Centro da Madalena tem também muito para oferecer, como é o caso da Zona Balnear da Areia Funda, da Igreja Matriz, e ainda da Exposição permanente de Cachalotes e Lulas de Malcolm Clarke.

4. Visitar mais Piscinas naturais da Ilha do Pico

Se fores conduzindo pela costa da Ilha do Pico à descoberta, vais encontrar mais piscinas naturais, ou locais brutais para tomar banho. Eu recomendo as próximas, para além das duas que já referi neste artigo (piscinas naturais da criação velha e a zona balnear do Cachorro):

  • Poça da Branca em Prainha
  • Poça das Mujas em Calheta de Nesquim
  • Piscinas Naturais do Cais do Pico em São Roque do Pico
  • Piscinas Naturais das Lajes do Pico
  • Piscinas Naturais da Barca
  • Piscinas da Furna de Santo António

5. Fazer Trilho no Lajido de Santa Luzia (Vinhas da Ilha do Pico)

Um trilho semelhante ao que mencionei nas vinhas da Criação Velha, para poderes apreciar mais a paisagem da cultura da vinha da Ilha do Pico, é o do Lajido de Santa Luzia.

6. Visitar o centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico – Lajido

E não deixes de visitar o Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, em Lajido. Ao lado fica a Casa dos Vulcões, também obrigatória. Se quiseres comprar vinho, porque não parar e visitar uma cooperativa?

7. Passar pelo Miradouro da Ponta do Arrife

Para terminar, o Miradouro da Ponta do Arrife, muito bonito para um pedaço da costa da ilha do Pico.

Roteiro Pico em PDF

Antes de mais, tenho este artigo à venda neste blog, em pdf, por um valor simbólico. Dessa forma poderás imprimi-lo e levá-lo contigo em viagem pela Ilha do Pico.

Nota: O artigo continua disponível de forma gratuita no blog. Esta será apenas outra opção, para quem gosta de levar consigo um roteiro em papel. O que encontrarás no pdf é exatamente o que encontras neste artigo.

Leste até aqui?

  • Podes sempre seguir-me no Instagram.
  • Podes deixar um comentário em baixo.

Boa viagem até à Ilha do Pico! Conta-me tudo quando regressares!

Outros Roteiros em Portugal

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *