Roteiro Ilha do Faial: O que visitar em 2 ou 3 dias

110 monte da guia horta 2 1

Share this content!

A Ilha do Faial não é tão famosa como a Terceira ou São Miguel, ou mesmo o Pico (onde fica o ponto mais alto de Portugal), mas consigo identificar diversos locais que a tornam única e especial, locais estes que fazem da Ilha do Faial um lugar fantástico para visitar numa viagem aos Açores.

O que visitar na Ilha do Faial, nos Açores? Neste roteiro de viagem vou indicar e apresentar alguns pontos turísticos ou atrações que considero fundamentais numa visita ao Faial, dos quais destaco:

  • visitar a Caldeira do Cabeço Gordo situada bem no centro da Ilha do Faial. É magnífica, e tenho pena de não ter feito o trilho de descida ao centro da cratera.
  • visitar o Vulcão dos Capelinhos da Ilha do Faial, pedaço de terra mais recente dos Açores e de Portugal, originado pela erupção recente em 1957.
  • visitar a marina da Horta situada na Cidade da Horta, e que foi inaugurada em 1986 e é das mais movimentadas do mundo, dada a sua localização estratégica no centro do Atlântico. Já ouviste falar do Peter Café Sport?
  • A vista para a ilha do Pico (outra ilha dos Açores) a partir da Ilha do Faial!
106 ilha do pico vista do faial 2
Ilha do Pico quando vista do Faial – Açores
Ilha do Pico quando vista do Faial perto da marina
Ilha do Pico quando vista do Faial – Açores

Mais razões para visitar a ilha do Faial? Vê o que te reservo neste roteiro de viagem de 2 ou 3 dias nos Açores. Mas antes disso, já me segues nas redes sociais?

Nota: neste blog de viagens podes encontrar informação sobre outras ilhas dos Açores: São Miguel, Ilha Terceira e Pico. Também tens aqui informação sobre a Ilha da Madeira, caso estejas a planear uma viagem.

- Roteiro para visitar São Miguel
- Roteiro para visitar a Ilha Terceira
- Roteiro para visitar o Pico
- O que visitar em Angra do Heroísmo
- O que visitar em Ponta Delgada
- Roteiro para visitar a Ilha da Madeira

Lista de Conteúdo

Localização e Geografia da Ilha do Faial

A Ilha do Faial localiza-se no arquipélago dos Açores, e é integrante do grupo central do mesmo, em conjunto com as ilhas da Graciosa, São Jorge, Pico e Terceira.

Como dimensões, a Ilha do Faial tem aproximadamente 21 km de comprimento por 14 de largura, com 172km2 de área. O seu ponto mais alto está a 1043 metros acima do nível do mar, no Cabeço Gordo.

Dicas Úteis para Roteiro na Ilha do Faial

1. Fazer Seguro de Viagem (5% DESCONTO)

Se vais para os Açores, não esqueças de fazer seguro de viagem! ? Opta sempre pela prevenção, e eu recomendo o seguro de viagem da IATI, para o qual tens 5% de desconto com o meu link. Se vais caminhar e fazer trilhos pela ilha, então é mesmo obrigatório.

2. Quando visitar a Ilha do Faial?

No que diz respeito a melhor época para visitar a Ilha do Faial, eu diria que qualquer ilha dos Açores é melhor nos meses de verão ou no fim da primavera (Maio, Junho, Julho, Agosto ou Setembro). Terás melhor visibilidade, melhor temperatura da água, e no geral, condições mais propícias para a prática das principais atividades. É também nesta época que as hortênsias ficam floridas.

  • Temperatura do ar oscila entre os 14º no Inverno e os 23º no Verão, em média.
  • Temperatura da água varia entre 16º no Inverno e os 25º no Verão, em média.
Nota: Sabias que o Faial é a ilha AZUL dos Açores, sendo as suas hortênsias maioritariamente desta cor?
Nota 2: Na primeira semana de Agosto ocorre a Semana do Mar, as principais festividades do verão na Ilha do Faial.
Eu, com o vulcão dos capelinhos na rectaguarda, pedaço de terra mais novo de portugal.
Eu, junto à paisagem lunar do Vulcão dos Capelinhos – Açores

3. Como chegar à Ilha do Faial?

Existem diversas formas de chegar à Ilha do Faial, dependendo de onde vens. Deixo-te em baixo toda essa informação! 😉

Opção 1 – De avião

A Ilha do Faial tem aeroporto, junto da cidade da Horta. Entre ilhas, os voos para o Faial fazem-se geralmente em aviões da SATA a hélice.

Opção 2 – De barco, a partir de outra ilha dos Açores

Sendo a Ilha do Faial uma de 5 ilhas pertencentes ao grupo central dos Açores, o mais certo é que tenhas de te deslocar de barco entre elas. É muito fácil, já que existem barcos da Atlânticoline regulares entre ilhas. Eu, por exemplo, fiz a travessia de barco entre o Faial e o Pico, e sei que existem bilhetes individuais ou até passes de viagem à disposição. Informa-te no website da companhia.

barco entre ilhas dos açores
Travessia Ilha do Faial – Pico

4. Como visitar a Ilha do Faial, nos Açores?

No que diz respeito a como visitar a Ilha do Faial em 2 ou 3 dias, a minha recomendação é que uses carro e partas à descoberta. Porém, existem outras possibilidades, como por exemplo, excursões organizadas.

Opção 1 – Alugar Carro para visitar a Ilha do Faial

Se ainda não pensaste em alugar carro, começa a pensar. A ilha do Faial é para ser visitada de carro para que possas facilmente aceder aos locais mais incríveis, e principalmente, possas parar as vezes que quiseres e onde quiseres ao longo de cada trajecto. Eu recomendo que uses a Discover Cars para tratares das tuas reservas e comparares preços entre as diversas companhias disponíveis.

Nota: Relativamente a uma viagem entre diversas ilhas dos Açores, não é geralmente vantajoso fazer o transfer do carro pelo barco, apesar de possível. É mais fácil, simples, cómodo e vantajoso alugar um carro diferente em cada ilha.

Opção 2 – Fazer Excursões para visitar a Ilha do Faial

Não recomendo visitar a Ilha do Faial sem carro, como já referi. Porém, mesmo tendo carro, há excursões que podes fazer na mesma: deixo ao teu critério.

Excursões para visitar a Ilha do Faial com a Get Your Guide:
1 - Visita Guiada à Ilha do Faial, a partir da Horta
2 - Passeio de Cavalo na Ilha do Faial
Excursões para visitar a Ilha do Faial com a Viator:
1 - Excursão de meio dia pelo Faial
Excursões para visitar a Ilha do Faial com a Civitatis:
1 - Tour de dia inteiro pela ilha do Faial
2 - Tour de meio dia pela Ilha do Faial
3 - Excursão à Ilha do Pico

O importante é que olhes sempre para os comentários de quem já fez cada excursão, e para as suas avaliações. Do mesmo modo, reserva aquelas que permitem cancelamentos gratuitos com determinada antecedência, para o caso de mudares de ideias.

Eu, no Miradouro da Espalamaca com vista para a cidade da horta e monte da guia
Eu, a visitar o Miradouro da Espalamaca ou de Nossa Senhora da Conceição – Açores

Opção 3 – Visitar o Faial a pé: fazer trilhos e percursos pedestres

Também podes conhecer a Ilha do Faial a pé. Aliás, eu vou recomendar um trilho de dia inteiro neste artigo. É o trilho dos 10 vulcões. Mas podes saber sobre outros aqui.

5. O que comer e onde comer ao visitar o Faial?

Quanto a gastronomia da Ilha do Faial, o marisco e o peixe são naturalmente muito bons. Não deixes de experimentar as Cracas e as Lapas, por exemplo, ou o Polvo. A carne também será uma boa aposta, ou não estivessem as ilhas dos Açores repletas de vacas a pastar pelos seus campos verdejantes.

As minhas sugestões de restaurantes são as seguintes:

  • Restaurante Aldina
  • Restaurante Canto da Doca
  • Restaurante Pasquinha
  • Atlético
  • Genuíno Restaurante

6. Onde dormir na Ilha do Faial?

A ilha do Faial é pequena em dimensão, pelo que deves ficar pela Cidade da Horta. O Hotel Horta tem uma vista extraordinária a partir da piscina para a Ilha do Pico. Outras recomendações? Vê as dicas em baixo:

AlojamentoPontuaçãoDestaque
Porto Pim Guest House8.4Praia
Apartamentos São João8.3Jardim
Casa da Baía8.9Vista para o Mar e Pico
Casa BuonVento9.5Vista para o Mar e Pico

Roteiro Ilha do Faial | O que visitar, ver e fazer em 2 ou 3 dias nos Açores?

Neste roteiro para visitar o Faial, começo por te deixar um mapa de um roteiro nas 4 ilhas que já conheci dos Açores: São Miguel, Terceira, Pico e Faial. Abre-o numa nova página e faz zoom para saber mais sobre os pontos turísticos referentes ao Faial.

Mapa | Roteiro para visitar a Ilha do Faial

Dia 1 | Roteiro Ilha do Faial: Fazer o Trilho dos 10 Vulcões

Digo-te já que não fiz este trilho, mas se regressar aos Açores, vou fazê-lo de certeza! O Trilho dos 10 Vulcões da Ilha do Faial tem cerca de 20km de extensão, mas é quase sempre a descer, como poderás perceber no mapa do wikiloc.

1. Em que consiste o trilho dos 10 Vulcões da Ilha do Faial?

O trilho dos 10 Vulcões percorre 10 dos principais vulcões responsáveis pela formação da Península do Capelo e começa no miradouro da Caldeira do Cabeço Gordo do Faial. Este trilho não desce ao fundo da caldeira, mas é possível fazê-lo, mediante autorização, e com guia, já que possui regulamento próprio. A maioria das pessoas simplesmente faz a volta à caldeira, e no trilho dos 10 vulcões vais fazer parte desse percurso.

Ao longo da caminhada vais passar por segmentos de outros trilhos famosos da ilha, como é o caso do PR 03 FAI – Levada e do PRC1FAI Capelo-Capelinhos. Podes ainda fazer um desvio para o Cabeço dos Trinta, e irás passar Miradouro do Cabeço do Fogo, pela Furna Ruim, pelo Algar do Caldeirão, terminando no Vulcão dos Capelinhos.

2. Preparação para o trilho dos 10 Vulcões do Faial

Eu aconselho a fazer este trilho contratando uma agência e guia, pois é um trilho de dia inteiro, e vai dar jeito, ou mesmo compensar, na questão dos transportes de ida para a caldeira do Faial e regresso a partir do Vulcão dos Capelinhos.

Após uma breve pesquisa, encontrei esta agência que organiza diversos trilhos acompanhados pela Ilha do Faial, alguns dos quais são aqueles que requerem autorização e guia: Our Island.

Se não quiseres fazer o trilho, as duas principais atracções estão bem acessíveis de carro: a Caldeira do Cabeço Gordo, e o Vulcão dos Capelinhos. Não vais ficar a conhecer tão bem o interior da ilha, mas vai sobrar-te tempo para aproveitar a sua costa, e o Faial tem uma costa linda!

3. Visitar a Caldeira do Cabeço Gordo no centro da Ilha do Faial

A Caldeira do Cabeço Gordo é sem dúvida uma cratera impressionante e imensa. As hortênsias de cor azul deixam o lugar magnífico, e deves, caso não queiras fazer o trilho dos 10 vulcões, fazer no mínimo o trilho à volta desta caldeira da Ilha do Faial.

Eu na Caldeira do Cabeço Gordo, completamente verde e no centro da ilha
Eu a visitar a Caldeira do Cabeço Gordo – Açores
Túnel de acesso à Caldeira do Cabeço Gordo
Túnel de acesso à Caldeira do Cabeço Gordo – Açores
Caldeira do Cabeço Gordo, uma das mais bonitas dos Açores
Visitar a Caldeira do Cabeço Gordo – uma das mais bonitas dos Açores

4. Visitar o Vulcão dos Capelinhos – Marte na Ilha do Faial

Caminhar sobre as cinzas vulcânicas do Vulcão dos Capelinhos vai fazer-te acreditar que estás a visitar o planeta Marte, ou se não quiseres ir muito longe, vai fazer-te acreditar que estás a visitar a Lua: a paisagem contrasta drasticamente com o restante da ilha do Faial, mesmo que encontres formações vulcânicas por toda a ilha. Visitar o Vulcão dos Capelinhos é uma experiência única, algo que não podes perder numa visita ao Faial.

Não esquecer paragem no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos e de visitar o Farol do Vulcão dos Capelinhos.

108 vulcao dos capelinhos 2
Visitar a paisagem lunar do Vulcão dos Capelinhos – Açores
Erupção do Vulcão dos Capelinhos em 1957 – Impacto na Ilha do Faial

O farol da ponta dos Capelinhos já existia antes da erupção, e ficou parcialmente soterrado aquando da erupção do Vulcão em Setembro de 1957, vulcão este que só se extinguiu em outubro de 1958.

Esta erupção marcou muito os Açores, mas em especial a população da ilha do Faial. Em primeiro lugar devido aos sismos constantes que duraram mais de um ano e que claramente perturbaram o dia a dia da população da ilha; depois porque a agricultura foi drasticamente afectada pelas cinzas, e também porque muitas pessoas acabaram por ficar desalojadas quando as suas casas ruíram. Como consequência, ao abrigo do Azorean Refugee Act emitido pelos EUA, quase metade da população da ilha emigrou com visto para os EUA.

5. Visitar e Mergulhar nas Piscinas Naturais do Varadouro e do Porto Comprido, no Faial

Bem próximo do Vulcão dos Capelinhos existem umas piscinas naturais fantásticas que estão na minha opinião, entre as melhores que podes encontrar na Ilha do Faial. Aproveita, e mergulha naquelas águas com paisagem tão extraordinária à tua volta.

  • Piscinas Naturais do Porto Comprido
  • E Piscinas Naturais do Varadouro
Piscinas naturais do Varadouro com a sua água azul e rodeadas por rocha vulcânica
Visitar as Piscinas naturais do Varadouro – Açores
Piscinas Naturais do Varadouro
Visitar as Piscinas naturais do Varadouro – Açores

Dias 2 e 3 | Roteiro Ilha do Faial: Cidade da Horta, Monte da Guia e outros lugares da costa

1. Diferença entre roteiro de 2 e 3 dias para visitar a Ilha do Faial

A diferença é que se tiveres 3 dias na Ilha do Faial, vais usar um deles para explorar a costa da Ilha, excluindo a cidade da Horta e Monte da Guia. Se por acaso só tiveres 2 dias, então terás de fazer tudo num, e fazer uma volta à ilha de carro mais rápida, numa manhã, sem paragem para banhos nas piscinas naturais da ilha do Faial que encontrares pelo caminho, e outras actividades. Como vês, o ideal é teres 3 dias para visitar o Faial. Nesta secção vou considerar que tens o máximo de tempo, e indicar-te o que podes fazer por lá.

2. Visitar a ilha do Faial de Carro

O passeio de carro pela costa da ilha do Faial vai valer a pena por si só: deixo-te uma pequena lista de lugares onde deves parar, e deixo-te esses lugares assinalados no mapa. Tendo 3 dias, pára pelo caminho para relaxar em todos os lugares e apreciar bem tudo o que a ilha tem para oferecer!

Lista de lugares a visitar na Ilha do Faial num passeio de carro pela costa
  • Piscinas Naturais da Lajinha e Poça da Rainha
  • Miradouro da Ponta Furada
  • Ponta de Castelo Branco
  • Queijaria do Morro
  • Miradouro da Ribeira das Cabras
  • Praia da Fajã
  • Miradouro da Ribeira Funda
  • Visita a alguns moinhos de madeira na zona de Cedros
  • Porto do Salão (e as piscinas naturais)
  • Farol da Ponta da Ribeirinha
  • Porto da Boca da Ribeira
  • Miradouro de Ribeiro Seco
  • Praia de Almoxarife
  • Jardim Botânico do Faial
Miradouro de Nossa Senhora da Conceição (ou miradouro da Espalamaca) e Miradouro do Monte Carneiro

Não podes deixar de subir a estes miradouros mesmo que tenhas só 2 dias na ilha do Faial. Eles têm vistas brutais para a cidade da Horta e Monte da Guia. São eles o Miradouro da Espalamaca também conhecido como miradouro de Nossa Senhora da Conceição, e o miradouro do Monte Carneiro. Imperdíveis!

109 miradouro da espalamaca
Miradouro da Espalamaca ou de Nossa Senhora da Conceição
Vista para o Pico, do Miradouro da Espalamaca ou de Nossa Senhora da Conceição
Vista para o Pico, do Miradouro da Espalamaca ou de Nossa Senhora da Conceição – Açores
109 miradouro da espalamaca 4
Outra vista no Miradouro da Espalamaca ou de Nossa Senhora da Conceição – Açores

3. Visitar o Monte da Guia: Capela de Nossa Senhora da Guia e Caldeira do Inferno

O Monte da Guia, na ilha do Faial, tem uma vista muito bonita a partir da Capela de Nossa Senhora da Guia tanto para a Caldeira do Inferno como para a fantástica Praia de Porto Pim e cidade da Horta. Visitei num dia cheio de sol e adorei a caminhada até lá, se bem que podes fazer o percurso de carro desde a base do monte. O Monte da Guia é o que resultou de um vulcão com origem no mar que se anexou à ilha do Faial, nos Açores.

Vista do miradouro do Monte Guia para a praia de Porto Pim e cidade da horta
Vista do miradouro do Monte Guia para a praia de Porto Pim e cidade da Horta – Açores
Miradouro do Monte da Guia
Vista do miradouro do Monte Guia para a praia de Porto Pim – Açores
Miradouro do Monte da Guia para a Cidade da Horta
Miradouro do Monte da Guia para a Cidade da Horta – Açores
Caldeia do Inferno - Monte da Guia na Horta - Faial
Caldeira do Inferno no Monte da Guia – Açores
Vista do miradouro do Monte Guia para a praia de Porto Pim
Vista do miradouro do Monte Guia para a praia de Porto Pim – Açores

4. Visitar a Praia de Porto Pim e a Praia da Conceição

Apesar de a praia de Porto Pim ser lindíssima (ver fotos em cima a partir do Miradouro do Monte da Guia), a praia da Conceição vence pela grandiosa vista para o Pico, que aliás, foi uma das imagens mais marcantes da Ilha do Faial que permaneceram comigo.

Gostei das duas praias, mas adorei especialmente o mar um pouco mais agitado da praia da Conceição e as suas ondulações. São as duas na cidade da Horta, e deves fazer um pouco de praia nas duas, o que é fazível, já que ficam cada uma numa ponta da cidade da Horta, com o passeio Marítimo a separá-las.

Eu, na praia da Conceição, Faial, com vista extraordinária para a ilha do Pico
Eu, na Praia da Conceição – Açores
Baía da Praia de Porto Pim, com as suas águas calmas e areia escura.
Visitar a Baía da Praia de Porto Pim – Açores
Areal de Porto Pim, das melhores praias do Faial e dos Açores.
Relaxar no areal de Porto Pim – Açores
Praia de Porto Pim
Visitar a Praia de Porto Pim – Açores
Praia de Porto Pim, Faial
Visitar a Praia de Porto Pim, Faial – Açores

5. Visitar a Marina da Cidade da Horta e o Peter Café Sport

Falaram-me na Ilha do Faial de uma lenda acerca da marina da Cidade da Horta, e dos murais com pinturas coloridas que a revestem. É dito que qualquer iatista que atraque a sua embarcação nesta marina dos Açores, tem de fazer duas coisas antes de seguir caminho: uma delas é deixar uma pintura alusiva à sua embarcação nos muros da marina da Horta; outra é que tem obrigatoriamente de beber um gin no Peter Café Sport. O que é certo é que a marina da cidade da Horta é uma galeria de arte a céu aberto!

Outro ditado é que se fores à cidade da Horta e não visitares o Peter Café Sport, é como se não tivesses estado na ilha do Faial. Esta é a fama do lugar. Na realidade esperava mais do famoso gin, mas não foi mau! Hoje o Peter Café Sport é famoso entre os iatistas de todo o mundo e um símbolo de amizade para os que amam o mar.

Marina da Horta no Faial
As pinturas dos Murais da Marina da Cidade da Horta – Açores
Marina da Horta Faial
Murais da Marina do Faial – Açores
Os coloridos murais da marina do faial, cheios de pinturas
Coloridos Murais da Marina do Faial – Açores
Marina da Horta no Faial
Visitar a Marina da Cidade da Horta – Açores
Os barcos da Marina da Cidade da Horta, Faial
Os barcos da Marina da Cidade da Horta – Açores
Passeio Marítimo da Cidade da Horta
Passeio Marítimo da Cidade da Horta – Açores
Entrada do Peter Café Sport
Visitar o Peter Café Sport – Açores
Peter Cafe Sport
Entrada do Peter Café Sport – Açores
Famoso Gin do Peter Cafe Sport
Famoso Gin do Peter Cafe Sport – Açores

6. Que outras atracções visitar na Cidade da Horta, na Ilha do Faial?

Passeando pela Cidade da Horta, podes ainda visitar as seguintes atracções da Ilha do Faial:

  • O Forte de São Sebastião e o Forte de Santa Cruz da Horta
  • A Torre do Relógio
  • A Igreja do Carmo e a Igreja do Santíssimo Salvador
  • O Museu da Cidade da Horta e o Museu de Arte Sacra
  • A Fábrica da Baleia de Porto Pim
Torre do relógio da cidade da horta no faial
Visitar a Torre do Relógio no Faial, Açores
Ruas da Cidade da Horta
Caminhar pelas ruas da Cidade da Horta – Açores
Jardim da Horta junto à Torre do Relógio
Jardim da Horta junto à Torre do Relógio – Açores
Igreja da Cidade da Horta
Visitar a Igreja da Cidade da Horta – Açores

Roteiro Faial em PDF

Antes de mais, tenho este artigo à venda neste blog, em pdf, por um valor simbólico. Dessa forma poderás imprimi-lo e levá-lo contigo em viagem pela Ilha do Faial.

Nota: O artigo continua disponível de forma gratuita no blog. Esta será apenas outra opção, para quem gosta de levar consigo um roteiro em papel. O que encontrarás no pdf é exatamente o que encontras neste artigo.

Leste até aqui?

  • Podes sempre seguir-me no Instagram.
  • Podes deixar um comentário em baixo.

Boa viagem e visita pela Ilha do Faial! Conta-me tudo quando regressares!

Outros Roteiros em Portugal

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *