Roteiro Lagos do Sabor (3 dias) | O que visitar, ver e fazer

Miradouro da Póvoa ao visitar os Lagos do Sabor

Share this content!

Os Lagos do Sabor constituem um novo roteiro em Portugal, desde 2016. Foi nessa altura que surgiu o Lago de Cilhades, o Lago dos Santuários, e o Lago do Medal, devido à construção da nova Barragem do Baixo Sabor. A região que já era rica a nível turístico, ganhou um motivo extra de visita, e tem um imenso potencial ainda por explorar.

  • Em Torre de Moncorvo surgiram, por exemplo, os Miradouros de São Lourenço e da Póvoa, que sem os Lagos do Sabor pouco interesse teriam.
  • Em Alfândega da Fé surgiu o brutal Miradouro de Santo Antão da Barca, e também o Miradouro da Cabreira.
  • Em Mogadouro destaca-se o Miradouro da Fraga do Poio, para as Fragas do Sabor, e também o Miradouro da Foz do Azibo.
  • Macedo de Cavaleiros foi o município que menos ganhou com os Lagos do Sabor, mas já era tão extraordinário com a sua albufeira do Azibo e Geopark, que pouca diferença faz!
miradouro sao lourenco 4
Miradouro de São Lourenço | Roteiro Lagos do Sabor
miradouro vale do sabor
Miradouro do Vale do Sabor | Roteiro Lagos do Sabor

Neste roteiro de 3 dias para visitar os Lagos do Sabor, vou levar-te a conhecer um pouco destes 4 municípios, e ainda um pouco do município de Vimioso, que apesar de não fazer oficialmente parte do território dos Lagos do Sabor, merece desvio rápido para conhecer alguns recantos incríveis e totalmente merecedores de aqui serem mencionados. 😉

Onde ficam os Lagos do Sabor?

Os Lagos do Sabor ficam em Terras de Trás-os-Montes, distrito de Bragança e norte de Portugal, junto dos 4 municípios já mencionados. Ficam bem perto da região do Douro, nomeadamente Douro Superior e Parque Natural do Douro Internacional. Também se destaca proximidade com o Parque Natural do Vale do Tua.

MAIS ARTIGOS SOBRE O DISTRITO DE BRAGANÇA
- Visitar Vinhais
- Visitar Bragança
- Visitar Mirandela
- Visitar Vimioso
- Visitar Miranda do Douro
- Visitar Mogadouro
- Visitar Torre de Moncorvo
- Visitar Freixo de Espada à Cinta
- Visitar Carrazeda de Ansiães
- Visitar Macedo de Cavaleiros
- Visitar Vila Flor
- Visitar Alfândega da Fé
- Roteiro Montesinho
- Roteiro Douro Internacional
- Roteiro Vale do Tua
Miradouro de Santo Antão da Barca | Roteiro Lagos do Sabor
Miradouro de Santo Antão da Barca | Roteiro Lagos do Sabor

Circuitos Panorâmicos de Automóvel nos Lagos do Sabor

Este é um roteiro altamente panorâmico, pelo que foram criados 3 circuitos a fazer em automóvel, em torno dos Lagos do Sabor. Se não tens carro, aproveita para alugar um com a Discover Cars, pois vais precisar.

  • Circuito Panorâmico Automóvel da Foz do Sabor: são cerca de 40km em torno da foz do Sabor. Destaca-se passagem por Torre de Moncorvo, pela Barragem do Baixo Sabor, e por diversos miradouros extraordinários dos Lagos do Sabor, como por exemplo o Miradouro da Póvoa, e o Miradouro do Vale do Sabor.
  • Circuito Panorâmico Automóvel dos Lagos do Sabor: são cerca de 120km em torno dos 3 lagos mencionados: Cilhades, Santuários e Medal. Este circuito já inclui passagem pela vila de Alfândega da Fé e por miradouros como São Lourenço e Santo Antão da Barca.
  • Circuito Panorâmico Automóvel das Fragas do Sabor: são cerca de 110km em torno da região das Fragas do Sabor, ou seja, permite passagem pela vila de Mogadouro, Foz do Rio Azibo, e depois por uma parte do Geopark de Terras de Cavaleiros.
Poço dos Paus | Roteiro Lagos do Sabor
Poço dos Paus | Roteiro Lagos do Sabor

Se pretendes fazer estes circuitos, a minha sugestão é que passes por um posto de turismo da região, de modo a solicitar um mapa como aquele que vês na fotografia em baixo. Ele indica-te os principais pontos paisagísticos de paragem dos 3 circuitos. Pode ser um bom complemento de informação a este artigo, mas claro que o meu artigo está bem mais completo. 😀

Circuitos Panorâmicos de Automóvel pelos Lagos do Sabor
Circuitos Panorâmicos de Automóvel pelos Lagos do Sabor

Quando visitar os Lagos do Sabor?

Podes visitar os Lagos do Sabor em qualquer altura do ano, porém, eu recomendaria o verão ou a época das amendoeiras em flor e Primavera. No verão terás tempo excelente para toda esta observação da paisagem, e ainda poderás fazer algumas atividades na água. Na primavera estará mais ameno para possíveis trilhos na natureza.

Se procuras visitar a região durante as principais festividades dos municípios, convido-te a consultar os artigos dedicados deste blog: encontras os links no início deste artigo. Apesar de ser já um desvio considerável, porque não fazer roteiro nos Lagos do Sabor durante a época do Carnaval, e conjugar este roteiro com uma passagem por Podence para participar no Entrudo Chocalheiro em conjunto com os Caretos? 😉

Caretos de Podence - Desvio opcional a roteiro nos Lagos do Sabor
Caretos de Podence – Desvio opcional a roteiro nos Lagos do Sabor

O que comer e onde comer ao visitar os Lagos do Sabor?

A comidinha regional de Trás-os-Montes é deliciosa! Em Torre de Moncorvo comi a melhor posta de vitela mirandesa deste roteiro, no Restaurante O Lagar. Tenho a certeza que vais adorar, e depois pede uma sobremesa à base de castanha. 😉

Mas ainda encontrarás diversos doces para provar à base de amêndoa, como os Barquinhos e os Rochedos de Alfândega da Fé. Nesta vila come-se muito bem no Restaurante São Sebastião.

Podes ainda optar pelo borrego ou pelo Javali. Qualquer prato de carne proveniente da caça será uma excelente opção. Em Mogadouro, considera os restaurantes O Lagar do Nicolau, A Tasquinha, A Lareira, ou mesmo o Restaurante Primavera.

Posta de Vitela no Restaurante O Lagar
Posta de Vitela no Restaurante O Lagar

Onde dormir ao visitar os Lagos do Sabor?

AlojamentoPontuaçãoLocalização
Quinta da Terrincha9.2Torre de Moncorvo
Casa de Santa Cruz8.9 Torre de Moncorvo
Olhares do Douro9.6 Torre de Moncorvo
Casa do Ti Latoeiro9.3 Torre de Moncorvo
Casa da Avó8.9 Torre de Moncorvo
Casa Dona Maria Luiza8.8 Torre de Moncorvo
Casa das Águas Ferreas9.4Mogadouro
Casa das Quintas9.4Mogadouro
Bela Vista Silo Housing9.2Alfândega da Fé
Hotel Muchacho9.1Macedo de Cavaleiros
Solar de Chacim9.0Macedo de Cavaleiros
Casa d’Avó Faia8.6Macedo de Cavaleiros

Roteiro Lagos do Sabor | O que visitar, ver e fazer em 3 dias?

Finalmente o roteiro propriamente dito, pelos Lagos do Sabor. Em baixo deixo-te um mapa organizado por 4 etapas, e com um circuito de carro a fazer em redor dos lagos. Vou apresentar-te o roteiro de forma objetiva e direta, pois para mais informação sobre cada lugar, podes sempre consultar os artigos dedicados aos diversos municípios.

Mapa com tudo o que visitar nos Lagos do Sabor

Etapa 1 | Torre de Moncorvo a Mogadouro

A primeira etapa diz respeito a todos os pontos turísticos que encontras entre Torre de Moncorvo e Mogadouro. Ou seja, a toda a região sul dos Lagos do Sabor.

1. Centro Histórico de Torre de Moncorvo

  • Conhecer o coração da vila, a Praça Francisco Meireles.
  • Descobrir todos recantos do Bairro Antigo de Torre de Moncorvo, com destaque para as ruínas do castelo, Igreja da Misericórdia, Porta da Vila e principais museus: a Casa da Roda dos Expostos, o Museu de Arte Sacra, e o Núcleo de Fotografia.
  • Visitar a Igreja Matriz de Torre de Moncorvo e o Museu do Ferro.
Igreja Matriz de Torre de Moncorvo
Igreja Matriz de Torre de Moncorvo

2. Serra do Reboredo

Na Serra do Reboredo podes fazer trilhos pedestres, como é o caso da Rota do Corço e da Rota do Lobo. Eu não os considero obrigatórios, até porque podes seguir de carro até aos 3 principais miradouros da serra, apesar de ser necessário conduzir por estradas de terra batida para o segundo e terceiro:

  1. Miradouro de Santa Leocádia
  2. Miradouro da Fraga do Facho
  3. Miradouro Fraga do Cão
Miradouro da Fraga do Facho
Miradouro da Fraga do Facho
Miradouro da Fraga do Cão
Miradouro da Fraga do Cão

3. Miradouro de São Lourenço (e baloiço!)

Depois de terminares os arredores de Torre de Moncorvo, segue finalmente para os Lagos do Sabor, com destino ao Miradouro de São Lourenço. Tem vista privilegiada para o Lago de Cilhades e um baloiço estrategicamente colocado de frente para a paisagem.

Miradouro de São Lourenço | Roteiro Lagos do Sabor
Miradouro de São Lourenço | Roteiro Lagos do Sabor

4. Aldeia de Carviçais

A aldeia de Carviçais é totalmente opcional, a não ser que procures trilhos para fazer na região. Daqui partem 3 trilhos dos Lagos do Sabor:

Em Carviçais termina também a Ecopista do Sabor, de 34km, com início no Pocinho, e aproveitando-se da antiga linha do comboio na margem norte do Douro.

5. Miradouro de São Cristóvão para Mogadouro (e baloiços!)

De Carviçais a Mogadouro não existem muitos pontos a mencionar. Destaco, sim, o Miradouro do Monte de São Cristóvão, na chegada a Mogadouro, que permite uma vista estrondosa para a vila, e paisagem circundante. No topo do monte encontras não um, mas diversos baloiços turísticos para te sentares a contemplar o que te rodeia.

Miradouro de São Cristóvão em Mogadouro
Miradouro de São Cristóvão em Mogadouro

Etapa 2 | Mogadouro a Macedo de Cavaleiros, passando por Vimioso

A 2ª etapa do roteiro para visitar os Lagos do Sabor tem inicio na vila de Mogadouro e seguirá até à região de Chacim, em Macedo de Cavaleiros. Deixarei ao teu critério fazer a etapa de Vimioso que vou propor, pois é dica minha, não se encontrando nos circuitos panorâmicos de automóvel que mencionei antes. Se preferires, segue de Mogadouro para a Foz do Azibo, e de lá diretamente para Chacim. 😉

1. Centro Histórico de Mogadouro

  • Visitar a Casa das Associações (da gaita e dos gaiteiros) e o Museu de Arqueologia de Mogadouro. Ambos ficam perto da Praça Engenheiro Duarte Pacheco.
  • Passar pela Igreja e Convento de São Francisco, convertido em Câmara Municipal de Mogadouro.
  • Explorar o recinto do Castelo de Mogadouro para conhecer também a Igreja Matriz, a Torre do Relógio, o Pelourinho e a Igreja da Misericórdia.
Igreja Matriz de Mogadouro
Igreja Matriz de Mogadouro

2. Miradouro da Fraga do Poio

Depois de visitar o centro histórico de Mogadouro, chegou a altura de conhecer um miradouro para a região das Fragas do Sabor: o Miradouro da Fraga do Poio. O acesso não é nada fácil de carro, pelo que me lembro, a não ser que tenhas um todo o terreno. Pode ser preferível caminhar até lá a partir de Brunhoso.

  • Coordenadas do miradouro: 41.353468, -6.807315.
Miradouro da Fraga do Poio | Roteiro Lagos do Sabor
Miradouro da Fraga do Poio | Roteiro Lagos do Sabor

3. Penas Róias e arredores

Nos arredores de Mogadouro encontrarás também o Castelo Templário de Penas Róias, com miradouro brutal, e um spot incrível para o pôr do sol. Opcionalmente, podes também seguir até ao topo da Serra da Castanheira, para outro miradouro extraordinário, a maior altitude que o anterior.

Não deixes ainda de visitar a Igreja Românica de Azinhoso e de fazer pelo menos parte do PR2 | Trilho do Monóptero, para descobrir o singular Monóptero de São Gonçalo.

Igreja Românica de Azinhoso
Igreja Românica de Azinhoso
Monóptero de São Gonçalo
Monóptero de São Gonçalo

4. Castelo e Ponte de Algoso

Esta etapa é opcional, como já referi, já que faz parte do município de Vimioso. O Castelo de Algoso é visível de Penas Róias, bem ao longe, pelo que eu recomendo que vás até lá. 😉

Na região de Algoso, não deixes de:

  • Descobrir o pelourinho manuelino do século XVI, e a igreja matriz de Algoso.
  • Admirar a vista que se tem do alto do castelo.
  • Fazer o trilho até à Ponte de Algoso, localizada no vale do Rio Angueira. Este trilho faz parte do projeto 9 Passos das Terras de Trás-os-Montes.
  • Visitar os Pombais de Uva e a Praia Fluvial de Uva, nos arredores.
  • Seguir até Campo das Víboras, com miradouro extraordinário no topo da fraga junto da aldeia.
Castelo de Algoso
Castelo de Algoso

5. Ponte Medieval de Izeda sobre o rio Sabor

Depois de Algoso, faz questão de atravessar o Vale do Rio Maçãs para circulares pela estrada mais íngreme da região, com cerca de 16% de inclinação. Vê o mapa deste artigo para perceberes qual a estrada a seguir, pois fiz questão de a marcar no mapa, e normalmente o google maps sugere que evites este trajeto.

A Ponte Medieval de Izeda é o destino, e fica sobre o rio Sabor. Data do século XIII, e creio que vais gostar de a conhecer antes de te dirigires a Terras de Cavaleiros.

Ponte Medieval de Izeda
Ponte Medieval de Izeda

Etapa 3 | Macedo de Cavaleiros a Alfândega da Fé

A terceira etapa deste roteiro para visitar os Lagos do Sabor vai levar-te a conhecer alguns lugares de Macedo de Cavaleiros, mas não a Albufeira do Azibo nem o centro da cidade. Macedo de Cavaleiros merece um roteiro dedicado, pois a Albufeira do Azibo é absolutamente extraordinária e merecedora por si só de uns 2 dias de viagem, principalmente se a visitares no verão. Se quiseres incluí-la no roteiro, vê o meu artigo de Macedo de Cavaleiros para saberes o que fazer por lá.

1. Convento de Balsamão, Poço dos Paus e Chacim

Como o título indica, a primeira paragem desta etapa é o Convento de Balsamão. Ele fica num monte junto do rio Azibo, perto de um dos mais brutais geossítios do Geopark de Terras de Cavaleiros: o Poço dos Paus. Existe um trilho até lá a partir da base do monte, e a sinalização é bem visível.

Também nos arredores fica a aldeia de Chacim, onde não deves deixar de visitar:

  • O Pelourinho e a Igreja Matriz.
  • A Fonte de Mergulho.
  • E as ruínas do Real Filatório de Chacim, antiga fábrica de Sericicultura da região, para criação do bicho da seda.
Convento de Balsamão
Convento de Balsamão

2. Miradouro da Foz do Azibo

A caminho de Alfândega da Fé, faz paragem junto da Foz do Azibo, onde antes da existência da barragem, podias usufruir de uma agradável praia fluvial, hoje submersa.

Miradouro da Foz do Azibo
Miradouro da Foz do Azibo | Roteiro Lagos do Sabor

3. Miradouro de Santo Antão da Barca, Santuário dos Cerejais e Trilho do Sabor

Estes dois lugares de Alfândega da Fé (os santuários), contribuíram para que fosse atribuído ao lago mais próximo o nome de Lago dos Santuários. Santo Antão da Barca é o meu sítio preferido em Alfândega da Fé. Do Santuário dos Cerejais destaco a réplica da Cova de Iria de Fátima.

Na região, que tal fazer o trilho de Alfândega da Fé, pertencente ao projeto 9 Passos de Terras de Trás-os-Montes? Tem a designação de Trilho do Sabor. É para mim opcional!

santo antao da barca scaled
Panorama do Miradouro de Santo Antão da Barca
Santuário dos Cerejais
Santuário dos Cerejais

Etapa 4 | Alfândega da Fé a Torre de Moncorvo

A Etapa 4 vai dedicar-se à vila de Alfândega da Fé, e depois a todo o norte do Lago de Cilhades pertencente aos Lagos do Sabor. Vai levar-te até à Barragem do Baixo Sabor e aos meus preferidos miradouros de Torre de Moncorvo junto da Foz do Sabor no Douro.

1. Centro Histórico de Alfândega da Fé

  • Fazer roteiro pela Arte Urbana espalhada pelo centro de Alfândega da Fé, com destaque para a cabeça do soldado romano e Lines Lines Lines.
  • Passear pelo Parque Verde de Alfândega da Fé.
  • Caminhar pela Praça do Município, e visitar a Casa da Cultura Mestre José Rodrigues.
  • Subir até à Igreja da Misericórdia e depois ao miradouro do largo do castelo.
  • Visitar a Torre do Relógio, ex-libris de Alfândega da Fé.
  • Passar pela Igreja Matriz e pela Capela da Casa dos Ferreira.
Cabeça do Soldado Romano de Alfândega da Fé
Cabeça do Soldado Romano de Alfândega da Fé

2. Miradouro da Cabreira

O miradouro da Cabreira não te vai desapontar, sendo um miradouro de borda da estrada, que encontras ao percorrer uma das estradas panorâmicas dos Lagos do Sabor rumo à Barragem do Baixo Sabor.

Miradouro da Cabreira | Roteiro Lagos do Sabor
Miradouro da Cabreira | Roteiro Lagos do Sabor

3. Miradouro da Póvoa

O Miradouro da Póvoa é um excelente observatório do Lago de Cilhades, ficando mesmo ao lado da barragem.

Miradouro da Póvoa ao visitar os Lagos do Sabor
Miradouro da Póvoa | Roteiro Lagos do Sabor

4. Barragem do Baixo Sabor

A Barragem do Baixo Sabor é completamente obrigatória. Afinal, é a grande responsável pela possibilidade de se fazer hoje um roteiro pelos Lagos do Sabor. Sem ela, não existiam lagos, mas sim um rio selvagem.

Barragem do Baixo Sabor | Roteiro Lagos do Sabor
Barragem do Baixo Sabor | Roteiro Lagos do Sabor

5. Miradouros do Vale da Vilariça

Quase a chegar à foz do Rio Sabor, há que contemplar os melhores miradouros de Torre de Moncorvo para o Vale da Vilariça e arredores. São eles os seguintes:

  • Miradouro de Nossa Senhora do Castelo
  • Miradouro de São Gregório
  • Miradouro do Vale do Sabor
  • Miradouro da Vide
  • E Miradouro do Talegre

O último é acompanhado pelo turístico e famoso Baloiço do Sobreiro. Podes opcionalmente visitar também a aldeia de Adeganha e a sua Igreja de Santiago Maior. Todas estas localizações foram introduzidas no mapa desta página, e estão descritas em maior detalhe no artigo de Torre de Moncorvo.

baloico sobreiro moncorvo
Baloiço do Sobreiro
Miradouro de São Gregório
Miradouro de São Gregório
Miradouro do Vale do Sabor
Miradouro do Vale do Sabor

6. Praia Fluvial da Foz do Rio Sabor e Miradouro Barca Velha

Para terminar, nada melhor que um mergulho na praia fluvial da foz do rio Sabor, onde este encontra o rio Douro. É uma bela praia com relvado e boa infraestrutura.

Podes adicionar ainda ao roteiro pelos Lagos do Sabor, uma subida ao Miradouro da Barca Velha, de onde observas o rio Douro, mas também a foz do Sabor, e a excelente paisagem vinhateira da região.

praia fluvial foz sabor
Praia Fluvial da Foz do Sabor
Miradouro da Barca Velha
Miradouro da Barca Velha

Roteiro Lagos do Sabor | Possíveis Extras nos Arredores

Vila Nova de Foz Côa fica tão perto da Foz do Rio Sabor, que tenho de mencioná-la aqui como opção para prolongamento de roteiro. O mesmo digo do Douro Internacional, nomeadamente Freixo de Espada à Cinta, ou até Figueira de Castelo Rodrigo.

Podes ainda decidir fazer um roteiro pelo Alto Douro Vinhateiro, seguindo a Estrada Nacional 222. Ou então, que tal seguir para o Parque Natural do Vale do Tua?

MAIS ARTIGOS SOBRE O DISTRITO DE BRAGANÇA
- Visitar Vinhais
- Visitar Bragança
- Visitar Mirandela
- Visitar Vimioso
- Visitar Miranda do Douro
- Visitar Mogadouro
- Visitar Torre de Moncorvo
- Visitar Freixo de Espada à Cinta
- Visitar Carrazeda de Ansiães
- Visitar Macedo de Cavaleiros
- Visitar Vila Flor
- Visitar Alfândega da Fé
- Roteiro Montesinho
- Roteiro Douro Internacional
- Roteiro Vale do Tua

Outros Roteiros em Portugal

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *