Roteiro Ilha Terceira | O que visitar e fazer em 2 ou 3 dias

Viagem aos Açores - Algar do Carvão - O que visitar na Ilha Terceira
Algar do Carvão

Share this content!

Este é o meu guia para roteiro de 2 ou 3 dias com tudo o que visitar na Ilha Terceira, e dicas úteis extra sobre onde dormir, onde e o que comer, como chegar à ilha Terceira, quando ir, e muito mais. É um roteiro para fazer de carro, mas vou indicar-te quais os melhores percursos pedestres a fazer na ilha, para que possas juntar a este itinerário umas boas caminhadas pela natureza.

Da minha experiência, sem dúvida que se destaca Angra do Heroísmo, património mundial da humanidade pela UNESCO, o miradouro da Serra do Cume (ou manta de retalhos), e a impressionante chaminé vulcânica que é o Algar do Carvão.

Vou expor todos estes lugares em baixo, mas antes de continuares a ler, já me segues nas redes sociais?

Nota: neste blog de viagens podes encontrar informação sobre outras ilhas dos Açores: São Miguel, Faial e Pico. Também tens aqui informação sobre a Ilha da Madeira, caso estejas a planear uma viagem.

- Roteiro para visitar São Miguel
- Roteiro para visitar o Faial
- Roteiro para visitar o Pico
- O que visitar em Angra do Heroísmo
- O que visitar em Ponta Delgada
- Roteiro para visitar a Ilha da Madeira

Lista de Conteúdo

Vídeo Apaixonante sobre a Ilha Terceira

Começo por te mostrar um video da ilha Terceira, lindo! Não é meu, foi retirado de https://www.exploreterceira.com/

Nota Histórica sobre a Ilha Terceira

Esta ilha foi a terceira a ser descoberta no arquipélago dos Açores pelos portugueses, mas só mais tarde lhe foi atribuído o nome actual, tendo sido inicialmente reconhecida como Ilha de Jesus Cristo. Começou a ser povoada no século XV, e em 1534 foi fundada Angra do Heroísmo, que foi o primeiro lugar dos Açores a ser elevado a cidade.

Angra é considerada uma cidade “Nobre, Leal e Constante”, e é hoje Património Mundial da Humanidade pela UNESCO: para mim é a cidade mais bonita do arquipélago dos Açores, e claro, tem muitos pontos turísticos de interesse para visitar em roteiro na Ilha Terceira.

Angra do Heroísmo assumiu desde cedo um papel importantíssimo como escala entre continentes: ponto de paragem das embarcações que viajavam entre a Europa e a América.

Localização e geografia da Ilha Terceira

A ilha Terceira localiza-se no arquipélago dos Açores, e é integrante do grupo central do mesmo, em conjunto com as ilhas da Graciosa, São Jorge, Pico e Faial.

Como dimensões, a ilha Terceira tem aproximadamente 29 km de comprimento por 18 de largura, com 90 km de perímetro. O seu ponto mais alto está a 1021 metros acima do nível do mar, na serra da Santa Bárbara, um dos locais que tenho incluído neste roteiro.

Estima-se que tem cerca de 55000 habitantes.

Roteiro para visitar a Ilha Terceira – Dicas Úteis

Se vais para os Açores, não esqueças de fazer seguro de viagem! ? Eu recomendo o seguro de viagem da IATI, para o qual tens 5% de desconto com o meu link.

1. Quando visitar a Ilha Terceira?

Eu diria que deves visitar a Ilha Terceira nos meses de verão (Junho, Julho, Agosto ou Setembro): melhor visibilidade, melhor temperatura da água, melhor altura para as principais atividades. Isto aplica-se também às restantes ilhas.

  • Temperatura do ar oscila entre os 14º no Inverno e os 23º no Verão, em média.
  • Temperatura da água varia entre 16º no Inverno e os 25º no Verão, em média.
Nota: De salientar que as hortênsias, as flores características dos Açores, só começam a ficar floridas em Maio, ou quando chega o mês de Junho, mais uma prova que deves pôr em prática este roteiro no verão ou no fim da primavera. A Ilha Terceira é considerada a ilha lilás pela cor das suas hortênsias.

2. Como chegar à Ilha Terceira?

Existem diversas formas de chegar à Ilha Terceira, dependendo de onde vens. Deixo-te em baixo toda essa informação! 😉

Opção 1 – De avião

O Aeroporto Internacional das Lajes é o aeroporto da Ilha Terceira, e localiza-se na vila das Lajes, junto à Praia da Vitória. É o aeroporto com pista mais extensa dos Açores. A partir de Portugal, existem voos regulares da SATA, da TAP e da Ryanair.

Para reservar os meus voos, eu utilizo o Skyscanner, o Google Flights ou os próprios sites das companhias aéreas.

Opção 2 – De barco, a partir de outra ilha dos Açores

Eu, pessoalmente, visitei já 4 ilhas dos Açores, e fiz todas num mesmo roteiro, numa mesma viagem. Como transferes entre ilhas só fiz o trajecto Faial – Pico de barco, voando entre as restantes ilhas (São Miguel – Faial – Terceira).

Sei, porém, que existem barcos regulares entre ilhas. A companhia de ferries que opera nos Açores é a Atlânticoline e através dela podes optar por comprar bilhetes individuais, ou mesmo passes de viagem. Informa-te no website da companhia.

barco entre ilhas dos açores
Travessia Faial – Pico: viagem de barco entre as duas ilhas quando fiz o meu roteiro pelas ilhas da Terceira, São Miguel, Pico e Faial

3. Como visitar a Ilha Terceira, nos Açores?

No que diz respeito a como visitar a Ilha Terceira em 2 ou 3 dias, a minha recomendação é que uses carro e partas à descoberta. Porém, existem outras possibilidades, como por exemplo, excursões organizadas.

Opção 1 – Alugar Carro para visitar a Ilha Terceira

Esta é a opção que recomendo, e este guia e roteiro de viagem na Terceira foi desenvolvido para ser feito de carro. Por isso, se ainda não pensaste em alugar carro, começa a pensar: é dessa forma que consegues aceder mais facilmente aos locais mais incríveis, e principalmente, podes parar onde bem entenderes, durante o tempo que quiseres, e seguir ao teu ritmo. Eu recomendo que uses a Discover Cars para tratares das tuas reservas e comparares preços entre as diversas companhias disponíveis.

Nota: Relativamente a uma viagem entre diversas ilhas dos Açores, não é geralmente vantajoso comprar a passagem do carro pelo pelo barco, apesar de possível. É mais fácil, simples, cómodo e vantajoso alugar um carro diferente em cada ilha.

Opção 2 – Fazer Excursões para visitar a Ilha Terceira

Não recomendo visitar a ilha Terceira sem carro, como já referi. Porém, mesmo tendo carro, há excursões que podes fazer na mesma: deixo ao teu critério.

Um lugar de destaque no meu roteiro, e que não podes perder na Ilha Terceira, é o Algar do Carvão, por exemplo. Clica nas minhas sugestões em baixo, e se assim entenderes, pesquisa por outras possibilidades na Ilha Terceira com a Get Your Guide, Viator ou Civitatis.

O importante é que olhes sempre para os comentários de quem já fez cada excursão, e para as suas avaliações. Do mesmo modo, reserva aquelas que permitem cancelamentos gratuitos com determinada antecedência, para o caso de mudares de ideias.

Excursões para visitar a Ilha Terceira com a Get Your Guide:
1 - Cavernas e Crateras da Ilha Terceira
2 - Excursão de 1 dia pela Ilha Terceira
3 - Observação de baleias na Ilha Terceira
4 - Excursão de 4x4 na Ilha Terceira
Excursões para visitar a Ilha Terceira com a Viator:
1 - Excursão de dia inteiro pela Ilha
2 - Observação de Baleias e Golfinhos na Terceira
3 - Buggy Tour Off-Road
4 - Tour das grutas da Ilha Terceira
5 - E-bike Tour Monte Brasil
6 - Cruzeiro na Terceira, com passagem no Ilhéu das Cabras
Excursões para visitar a Ilha Terceira com a Civitatis:
1 - Avistamento de Baleias e Golfinhos + Ilhéus das Cabras
2 - Tour pela Ilha Terceira (volta à ilha)
3 - Snorkel nos Ilhéus das Cabras
4 - Grutas Vulcânicas da Ilha Terceira

Que tal uma visita guiada a Angra do Heroísmo, para conheceres em maior profundidade a cidade Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, e capital da Ilha Terceira?

Opção 3 – Visitar a Terceira a pé: fazer trilhos e percursos pedestres

Esta forma de conhecer a ilha Terceira pode ser conjugada com passeios de carro: há sítios que têm mesmo de ser conhecidos a pé! Apesar de na minha sugestão de roteiro para 2 ou 3 dias não mencionar nenhum trilho a efetuar, deixo-te aqui uma lista dos principais da ilha Terceira para que possas explorar de outra forma a ilha se tiveres mais tempo.

Passagem das Bestas
Rocha do Chambre
Baías da Agualva
Visitar os Fortes de São Sebastião
  • Rota linear com visita ao Forte da Greta, Forte de Santa Catarina das Mós, Forte Bom Jesus, e Forte do Pesqueiro dos Meninos.
  • Mapa do Trilho na Ilha Terceira
  • 6km, total 2h30m
Mistérios Negros – O mais interessante, na minha opinião
Visitar o Monte Brasil
  • Rota Circular de visita aos pontos turísticos do Monte Brasil: estão incluídos no meu roteiro, mas de carro. Fica aqui a possibilidade de fazeres a pé.
  • Mapa do Trilho na Ilha Terceira
  • 7,5km – 2h30m
Serreta

4. Onde dormir na Ilha Terceira?

Para este roteiro na ilha Terceira recomendo que te fiques por Angra do Heroísmo no que diz respeito a alojamento, pois para mim Angra é a melhor cidade da Ilha Terceira e também do arquipélago dos Açores. As minhas sugestões de alojamento em Angra do Heroísmo são as seguintes:

AlojamentoPontuaçãoDestaque
Azoris Angra Garden8.5Mais Central
Casa de Hospedes Isaias8.7Mais Económico
Terceira Mar Hotel9.0Categoria Superior
My Angra Boutique Hostel9.6Hostel de Qualidade
Memória Boutique Hostel9.9Hostel de Qualidade
Quintal d’Angra9.9Apartamento
Casa da Sé9.6Apartamento
Alluar Lodge9.6Excelente Vista / Tranquilo
Câmara Municipal de Angra de heroísmo vista do hotel onde fiquei hospedado
Câmara Municipal de Angra do Heroísmo vista da varanda do Azoris Angra Garden, onde fiquei hospedado.

5. Roteiro Gastronómico – O que comer e beber na Ilha Terceira?

A Alcatra

Eu deliciei-me com a Alcatra. Após uns dias de viagem nos Açores vais perceber que as vacas são o animal característico do arquipélago, as “vacas felizes”, e a Alcatra é a carne localizada no traseiro do animal. Este prato teve a sua origem no século XV na Ilha Terceira e faz lembrar a Chanfana com carne de vaca.

O engraçado deste prato é que deve ser cozinhado e servido em alguidar de barro.

Alcatra - Prato típico da Ilha Terceira
Alcatra – Prato típico da Ilha Terceira

Outras Opções para comer na Ilha Terceira

  • Marisco: O cavaco, cracas e lapas são alguns exemplos
  • Qualquer carne do gado das pastagens da Terceira. Já dei o destaque à Alcatra, mas também não podes deixar de experimentar os torresmos, a morcela, a linguiça ou o molho de fígado.
  • Já falarei das festividades na ilha, mas associados a elas, a massa sovada.
  • Para adoçar a boca, os Bolos Dona Amélia, feitos com mel de cana e canela.
  • Os queijos!

Para beber

  • O vinho de Biscoitos.
  • Para quem não é apreciador de vinho, o refrigerante de Maracujá KIMA.

6. Roteiro Gastronómico – Onde Comer na Ilha Terceira?

  • Recomendo sem dúvida o restaurante Beira-Mar em São Mateus, cuja especialidade é o peixe.
  • A casa do Queijo Vaquinha para provar e comprar os ditos queijos.
  • O Ti-Choa para provar uma excelente Alcatra.
  • O Imperador na Praia da Vitória, também para peixe.
  • O Birou Bar, para uma refeição económica.
  • A Taberna do Roberto

Nunca te esqueças de telefonar para reservar mesa, pois os lugares podem encher nos meses de maior afluência, e não vais querer perder tempo útil do teu dia em busca de restaurantes, que podias utilizar para fazeres um roteiro ainda mais completo na ilha Terceira, e visitar mais.

7. Festividades da Ilha Terceira

Para além dos meses típicos em que a temperatura é melhor para uma visita à ilha Terceira (já mencionei em cima), há que ter em atenção quando ocorrem as principais festividades e eventos da ilha. Se algum te interessar, marca a tua viagem para essa altura, e completa o teu roteiro com marchas populares, eventos, concertos, festas, e outras atividades interessantes.

As Festas do Espírito Santo

As Festas do Espírito Santo estão centradas nos coloridos Impérios em honra do Espírito Santo que é padroeiro dos Açores. Na ilha Terceira estes impérios têm destaque absoluto: há mais de quarenta espalhados por toda a ilha. Para além disso, são muito coloridos, sendo um dos mais bonitos o Império do Espírito Santo de São Sebastião que vou incluir neste roteiro.

Império do Espírito Santo de São Sebastião - com traços vermelhos e brancos
Império do Espírito Santo de São Sebastião – Ilha Terceira

As festas ocorrem durante várias semanas, entre o domingo de Páscoa e o domingo da Santíssima Trindade. São festas locais, espalhadas pelas diversas localidades da ilha.

As Sanjoaninas

As Sanjoaninas são festas dedicadas ao São João e ocorrem no mês de Junho: muitos cortejos, concertos, touradas à corda, tasquinhas, teatro, fogo de artifício, e claro, as marchas populares.

Touradas à Corda

Apesar de não ter assistido a nenhuma, e ter algumas dúvidas quanto à segurança do evento para o público, e de haverem inclusive histórias de ferimentos e de pessoas hospitalizadas, as touradas à corda são tradicionais da ilha terceira e ocorrem centenas de vezes por ano.

Este tipo de tourada é único no mundo, pelo que se és fã, não deves perder, e aconselho a planeares uma delas no teu roteiro. Os Terceirenses abrem as portas de suas casas para que as pessoas possam observar a tourada de locais mais seguros, às janelas ou nas varandas. Obrigatoriamente deves proteger-te e escolher um local seguro. Os toureiros ou os mais corajosos ficam para domar o touro, utilizando a característica corda, quando este é solto e corre livre pela rua da aldeia.

O fantástico deste tipo de tourada é que não tenho conhecimento de ferimento ao touro para diversão das pessoas. Consulta esta página de facebook para saber sobre as próximas a ocorrer na ilha.

Curiosidade: Em Ponte de Lima (Norte de Portugal Continental), também existe um evento muito semelhante a este - a vaca das cordas! Sabe mais no meu artigo detalhado!

Outras festividades da Terceira

  • O Carnaval da Terceira, na época do entrudo.
  • As Festas da Praia da Vitória, em Agosto, um tipo de festas sanjoaninas na praia.
  • As Festas da Vinha e do Vinho em Biscoitos – Setembro.
Cão castanho e branco à janela de uma casa em Angra do Heroísmo
Menina estás à janela…

Roteiro para visitar a Ilha Terceira em 2 ou 3 dias

Finalmente, o roteiro propriamente dito na Ilha Terceira. Aqui vou expor todas as atividades e pontos turísticos da Ilha Terceira que julgo fundamentais para uma primeira visita. Relembro que é um roteiro para fazer de carro!

Dia 1 | Roteiro Ilha Terceira: Angra do Heroísmo e Praia da Vitória

Se São Miguel foi a ilha mais bonita que conheci nos Açores, Angra de Heroísmo foi a cidade que mais amei conhecer. É realmente linda, e por alguma razão o seu centro histórico é património mundial da UNESCO.

1. Visitar Angra do Heroísmo, capital da Ilha Terceira

Em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, não podes deixar de visitar:

  • O Pátio da Alfândega com a estátua de Vasco da Gama.
  • A linda Igreja da Misericórdia.
  • A Marina de Angra e o Forte de São Sebastião.
  • A Sé de Angra, a praça onde se situa a Câmara Municipal, e o jardim duque da Terceira.
  • O miradouro de Angra junto ao monumento de Memória a D. Pedro IV, acessível subires o jardim duque da Terceira.
  • O Palácio dos Capitães-Generais.
  • A praia junto à marina de Angra para um mergulho no mar.
  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição e Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Existem outros locais para visitar, mas estes são os principais e que não podes perder. O resto vais de certeza visitar ao deambular pelas ruas de Angra do Heroísmo. Se quiseres saber onde dormir, deixo-te algumas sugestões na cidade ou arredores próximos: Azoris Angra Garden, Casa de Hospedes Isaias, Terceira Mar Hotel, My Angra Boutique Hostel, Memória Boutique Hostel, Quintal d’Angra, Casa da Sé.

Praça Velha de Angra do Heroísmo
Praça Velha de Angra do Heroísmo – Ilha Terceira
Praça Velha de Angra do Heroísmo com vista para a câmara municipal
Praça Velha de Angra do Heroísmo – Ilha Terceira
Angra do Heroísmo na Ilha Terceira
Rua frente à Sé de Angra – Ilha Terceira
Sé de Angra do Heroísmo, com contornos em amarelo
Sé de Angra do Heroísmo – Ilha Terceira
Palácio dos Capitães Generais em Angra do Heroísmo
Igreja de Nossa Senhora do Carmo – Ilha Terceira
estatua-de-vasco-da-gama-angra-do-heroismo
Estátua de Vasco da Gama no Pátio da Alfândega – Ilha Terceira
Estátua de Vasco da Gama, junto ao Pátio da Alfândega
Estátua de Vasco da Gama no Pátio da Alfândega – Ilha Terceira
Igreja da Misericórdia e a escadaria do Pátio da Alfândega
Igreja da Misericórdia e a escadaria do Pátio da Alfândega – Ilha Terceira
Roteiro de Viagem aos Açores - O que visitar na ilha terceira - O que visitar em Angra do Heroísmo - Igreja da Misericórdia no Pátio da Alfândega
Marina de Angra do Heroísmo – Ilha Terceira
Marina de Angra do Heroísmo
Marina de Angra do Heroísmo
Outra perspectiva para a marina de angra do heroísmo
Marina de Angra do Heroísmo – Ilha Terceira
Jardim Duque da Terceira
Jardim Duque da Terceira
075 jardim duque da terceira
Jardim Duque da Terceira
Alto do Jardim do duque da terceira perto do monumento de memória a D. Pedro IV
Alto do Jardim do duque da Terceira
Miradouro de Angra para a cidade e Monte Brasil
Miradouro de Angra para a cidade e Monte Brasil
Monumento de memória a d. pedro iv com setas de locais e km para varias partes do mundo
Monumento de Memória a D. Pedro IV – Ilha Terceira
Praia de Angra do Heroísmo
Praia de Angra do Heroísmo – Ilha Terceira
Praia de Angra do Heroísmo
Praia de Angra do Heroísmo – Açores
Praia de Angra do Heroísmo com a cidade nas costas
Praia de Angra do Heroísmo – outra perspectiva
Praia de Angra do Heroísmo com perspectiva em que se vê o monte brasil
Praia de Angra do Heroísmo e vista para o Monte Brasil – Açores
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Igreja de Nossa Senhora da Conceição

2. Visitar o Monte Brasil na Ilha Terceira

O Monte Brasil é uma reserva natural e o que resta de um vulcão extinto que teve origem no mar. Está anexado a Angra do Heroísmo e é hoje quase como um parque para a cidade. Faz um pequeno passeio de carro por lá, sobe ao miradouro do Pico das Cruzinhas e observa os vestígios do Castelo de São João Baptista, uma importante fortaleza filipina construída no fim do século XVI. Não deixes ainda de subir ao miradouro da Caldeira, ou até ou miradouro do Pico da Quebrada, Pico do Facho ou Pico do Zimbreiro.

Nota: Na secção de trilhos deste artigo indiquei o percurso pedestre que podes optar por fazer aqui, caso tenhas mais tempo e possas planear um roteiro mais alargado na ilha Terceira.

Caldeira do Monte Brasil
Caldeira do Monte Brasil – Açores
Miradouro do pico das Cruzinhas no Monte Brasil
Miradouro do pico das Cruzinhas no Monte Brasil – Açores
Castelo de São João Baptista  no Monte Brasil
Castelo de São João Baptista no Monte Brasil – Açores
Miradouro do pico das Cruzinhas no Monte Brasil
Miradouro do pico das Cruzinhas no Monte Brasil

3. Ver os Ilhéus das Cabras junto à costa da Terceira

A caminho da Praia da Vitória tens a possibilidade de ver da estrada estes dois Ilhéus, que são considerados os maiores dos Açores. No mapa deste roteiro indiquei um miradouro não oficial que considero melhor que o miradouro da Cruz do Canário.

Existem também excursões de barco a fazer até eles com a Get Your Guide, Viator ou Civitatis.

Ilhéu das Cabras - O que visitar na Ilha Terceira
Ilhéu das Cabras – O que visitar na Ilha Terceira

4. Visitar Porto Judeu, a Piscina Natural do Refugo, o Pico da Joana e a Gruta das Agulhas

Na paisagem de Porto Judeu destaca-se o Pico da Joana, um dos vários cones vulcânicos da ilha Terceira. Tem cerca de 500 metros de diâmetro, e o seu ponto mais alto atinge os 331 metros de altitude.

No centro da aldeia de Porto Judeu há que visitar o Império do Divino Espírito Santo, e ainda a apetecível Piscina Natural do Refugo. A Gruta das Agulhas aparece como a primeira gruta vulcânica deste roteiro, sendo na realidade um tubo de lava descoberto em 1967, e que surgiu do escoar das lavas aquando da erupção do Vulcão Algar do Carvão. O seu nome vem das diversas formações sedimentares pelo tubo lávico, nas paredes e teto, em forma de agulhas.

5. Visitar as Piscinas Naturais da Salga e a Ponta das Contendas

Na Ponta das Contendas, pouco depois de Porto Judeu, encontrarás outras piscinas naturais, desta vez, as Piscinas Naturais da Salga. Não deixes também de passar pelo Farol da Ponta das Contendas, e de admirar a paisagem costeira a partir dos miradouros.

6. Visitar o Império do Divino Espírito Santo de São Sebastião

Já referi o Império de São Sebastião na secção de festividades. Não deixes de o visitar.

7. Visitar as piscinas naturais de Porto Martins

Porto Martins tem piscinas naturais fantásticas onde vais adorar mergulhar e relaxar um pouco. Para mim as melhores da ilha Terceira são as de Biscoitos, que vais visitar no último dia deste roteiro. Eu confesso, não mergulhei aqui, mas valem a pena uma visita antes de continuares até à Praia da Vitória. Não deixes também de passar pelo Império do Espírito Santo de Porto Martins.

8. Visitar a praia da Vitória, o Miradouro do Facho e o Miradouro Humberto Delgado

Antes de estenderes a toalha na Praia da Vitória, o maior areal dos Açores, sobe ao Miradouro Humberto Delgado, com vista para a zona do aeroporto da Ilha Terceira. Eu preferi, porém, o miradouro do Facho, com vista muito bonita para o areal, e claro, para o porto marítimo da Praia da Vitória. Toma então uns bons banhos de sol e de mar antes de regressares a Angra do Heroísmo.

Opcionalmente, não deixes de passar pelo Império do Divino Espírito Santo da Caridade, e pela Igreja Matriz de Santa Cruz. Nos arredores encontrarás ainda um espaço museológico para visitar, denominado de Casa Vitorino Nemésio, onde o escritor nasceu a 19 de Dezembro de 1901.

Praia da Vitória - Restaurante "O Pescador"
Praia da Vitória – Açores
Areal da Praia da Vitória
Areal da Praia da Vitória – Açores
Miradouro do Facho com vista para a praia da vitória e marina
Miradouro do Facho – Açores
miradouro do facho com vista para a praia da vitória e enseada da marina
Miradouro do Facho – Açores
Viagem aos Açores - O que visitar na Ilha Terceira - Miradouro do Facho
Eu no Miradouro do Facho – Açores

9. Visitar o Miradouro da Serra do Cume – melhor miradouro da ilha Terceira

No regresso a Angra do Heroísmo, vem pela estrada da serra: sobe ao melhor miradouro deste roteiro, e o mais famoso da Ilha Terceira: o miradouro que me foi apresentado como Manta de Retalhos, mas que também é conhecido como Miradouro da Serra do Cume. Espera pelo fim do dia para observar um fantástico pôr do sol.

Nota: Manta de Retalhos vem do facto de ao longe conseguires observar os muitos terrenos divididos por rocha vulcânica, como se eles tivessem sido cosidos uns aos outros formando a dita Manta de Retalhos. É um panorama gigantesco da Ilha Terceira.
Miradouro da Serra do Cume ou Manta de Retalhos - paisagem verde aos quadrados formados pelas divisões de terrenos em rocha vulcânica
Miradouro da Serra do Cume ou Manta de Retalhos – Açores
Miradouro da Serra do Cume ou Manta de Retalhos - paisagem verde aos quadrados formados pelas divisões de terrenos em rocha vulcânica
Miradouro da Serra do Cume ou Manta de Retalhos – Açores

Dia 2 | Roteiro Ilha Terceira: Oeste da Ilha Terceira e Algar do Carvão

O segundo dia na Ilha Terceira vai ser dividido entre a costa oeste da ilha e o interior da ilha, tendo as Piscinas Naturais de Biscoitos e o Algar do Carvão o maior destaque: é nestes dois lugares que deves perder mais tempo. O Algar do Carvão e a Gruta do Natal, no interior da ilha, só abrem de tarde para visita, pelo que tens toda a manhã para visitar a costa.

Em direção a Biscoitos, podes e deves fazer a estrada da costa. Existem diversas possibilidades de paragem rápida, e são estas as que deixo em baixo. Faz as tuas opções, tendo em consideração que provavelmente não terás tempo para todas elas neste dia. Deixa o que não conseguires visitar para um terceiro dia pela Ilha Terceira, ou até para um 4º dia.

1. Visitar a Zona Balnear da Silveira

A partir de Angra do Heroísmo, a Zona Balnear da Silveira pode ser a primeira paragem. Fica do outro lado do Monte Brasil, permitindo um mergulho panorâmico com vista para ele.

2. Visitar São Mateus da Calheta e a Zona Balnear do Negrito

Em São Mateus da Calheta destacam-se diversos lugares:

  • O Porto de São Mateus.
  • O Forte de São Mateus.
  • A Casa dos Botes Baleeiros.
  • A Igreja Matriz de São Mateus da Calheta.
  • E a Igreja Velha de São Mateus.

Nos arredores do centro desta aldeia, não deixes de passar por outra zona balnear da ilha Terceira, nomeadamente a Zona Balnear do Negrito. Existe um pequeno forte junto dela, com o mesmo nome.

3. Visitar a Zona Balnear das Cinco Ribeiras e Queijo Vaquinha

Menos interessante que as anteriores, na minha opinião, é a Zona Balnear das Cinco Ribeiras. Porém, nos arredores tens de passar pelas instalações da Fábrica do Queijo Vaquinha, onde o poderás provar e comprar para saborear depois. 😉

4. Visitar a Mata da Serreta, o Miradouro da Ponta do Queimado e o Miradouro da Vigia das Baleias

Ao percorrer a estrada da costa da Ilha Terceira, vais inevitavelmente passar também pela bonita Mata da Serreta. Existem diversos miradouros a não perder por ali, dos quais destaco o Miradouro da Ponta do Queimado e o Miradouro da Vigia das Baleias. Nos arredores, não deixes de conhecer o Santuário de Nossa Senhora dos Milagres e o Império do Divino Espírito Santo da Serreta.

5. Visitar as Piscinas Naturais de Biscoitos, no norte da Ilha Terceira

O ponto alto da tua manhã serão as piscinas naturais de Biscoitos, e deves planear no teu roteiro no mínimo um par de horas aqui. Não te esqueças de provar o vinho da região de Biscoitos, e de até visitar o Museu do Vinho.

As piscinas foram formadas em rocha vulcânica, e adaptadas para utilização das pessoas. O local possui boas condições, tens placas de cimento em redor das piscinas onde podes estender a toalha, e acesso fácil às piscinas com escadas construídas também em cimento.

Piscinas Vulcânicas Naturais de Biscoitos
Piscinas Vulcânicas Naturais de Biscoitos – Açores
Plataformas de cimento das Piscinas Vulcânicas Naturais de Biscoitos
Plataformas de cimento das Piscinas Vulcânicas Naturais de Biscoitos – Açores
Piscinas Vulcânicas Naturais de Biscoitos
Piscinas Vulcânicas Naturais de Biscoitos – Açores
Piscinas Vulcânicas Naturais de Biscoitos
Piscinas Vulcânicas Naturais de Biscoitos – Açores
Piscinas Naturais de Biscoitos
Piscinas Vulcânicas Naturais de Biscoitos – Açores
Graffities nas rochas vulcânicas - "Belo Abismo" junto às piscinas naturais de biscoitos
Graffities nas rochas vulcânicas – “Belo Abismo”

6. Piscina Natural da Calheta dos Lagadores e Trincheiras Militares

Nos arredores de Biscoitos, e antes de seguir para o interior da ilha, passa ainda opcionalmente pela Piscina Natural da Calheta dos Lagadores, menos movimentada, e faz depois percurso pelas antigas trincheiras militares adjacentes, que surgiram algures durante a 2ª Guerra Mundial.

7. Visitar o Algar do Carvão – uma chaminé de vulcão na Ilha Terceira

O Algar do Carvão é o local mais impressionante que sugiro no meu roteiro, um dos locais que não irás esquecer tão cedo: vais entrar numa gigantesca caverna, bem no interior da chaminé de um vulcão.

Antes da visita aconselho que te informes sobre horários. No verão está aberto todos os dias apenas de tarde, podendo qualquer pessoa visitar já que aceitam visitas individuais. Porém, na época baixa tens horários limitados e podes ter de fazer reserva antecipada. O lugar é mágico, e é das melhores atividades a fazer na ilha Terceira, sem qualquer dúvida.

Túnel de Acesso ao Algar do Carvão: estreito e imponente!
Túnel de Acesso ao Algar do Carvão: estreito e imponente! – Açores
Algar do Carvão - O que visitar na Ilha Terceira
Abertura da chaminé Vulcânica – Açores
As formações vulcânicas do Algar do Carvão, muito coloridas
As formações vulcânicas do Algar do Carvão – Açores
Galerias vulcânicas do Algar do Carvão
Galerias vulcânicas do Algar do Carvão – Açores
Algar do Carvão - imagem brutal para a chaminé vulcânica, com a luz do dia a entrar por ela, e a cave em redor
Algar do Carvão – imagem brutal para a chaminé vulcânica – Açores
103 algar do carvao 5 1
Algar do Carvão – Açores
Paredes Vulcânicas do Algar do Carvão
Paredes Vulcânicas do Algar do Carvão – Açores
Algar do Carvão - O que visitar na Ilha Terceira
Paredes Vulcânicas do Algar do Carvão – Açores
Galerias Vulcânicas do Algar do Carvão
Galerias Vulcânicas do Algar do Carvão – Açores

8. Visitar a Gruta do Natal – Túnel de Lava na Ilha Terceira

Se também quiseres visitar a Gruta do Natal, prepara-te para o mesmo esquema de horários, e informa-te antes de subires até ao lugar: visitas apenas de tarde que podem ser limitadas em meses de menor afluência. A Gruta do Natal é um túnel de lava de cerca de 700 metros de extensão e já teve outros nomes: Galeria Negra ou mesmo gruta do Cavalo. No natal de 1969 celebrou-se aqui uma missa do galo, e partir daí a gruta passou a ser designada de Gruta do Natal.

Para mais informação sobre estes dois locais, consultar o site dos Montanheiros.

9. Visitar as Furnas de Enxofre

Nas furnas de Enxofre tens uma pequena rota pedestre que podes e deves percorrer para observar mais de perto diversas saídas de gases vulcânicos da terra. A temperatura a que muitos saem é elevada, chegando quase aos 100º à superfície. Prepara-te para o cheiro do lugar, típico do enxofre.

Furnas de Enxofre - com os campos verdes da ilha terceira em redor
Furnas de Enxofre – Açores
Furnas de Enxofre - O que visitar na Ilha Terceira
Furnas de Enxofre – Açores
Furnas de Enxofre, com trilho em redor delas, na ilha terceira
Furnas de Enxofre – Açores

10. Visitar a Lagoa das Patas e Miradouro da Serra da Santa Bárbara

Termina o teu dia junto à Lagoa das Patas e subindo ao Miradouro da Serra de Santa Bárbara. A lagoa das Patas é um sitio excelente para um piquenique e um lanche ao fim da tarde. Na Serra de Santa Bárbara, opcionalmente, podes ainda passar pelo pequeno Centro de Interpretação.

Dia 3 | Roteiro Ilha Terceira: Extras a visitar

Extras para visitar na Ilha Terceira? O que visitar se tiveres 3 ou mais dias de viagem pela Ilha Terceira? Fácil! Não deixes de fazer os trilhos, ou de detalhar mais a costa da ilha. Podes ainda fazer mais excursões, como é o caso da observação de baleias ou golfinhos. Há muito que fazer e que descobrir, tens apenas de partir à descoberta.

1. Visitar a Zona Balnear das Quatro Ribeiras e o Miradouro dos Moinhos

No norte da ilha, opta por ir até Quatro Ribeiras, não muito longe de Biscoitos. Encontras por ali uma outra zona balnear, o Miradouro dos Moinhos, e menciono ainda a Igreja de Santa Beatriz e um outro Império do Espírito Santo.

2. Miradouro da Alagoa

A partir do Miradouro da Alagoa observarás brutais e impressionantes falésias e formações rochosas da costa da Ilha Terceira.

3. Zona Balnear das Escaleiras e Parque das Frechas

A caminho da Zona Balnear das Escaleiras passarás pelo Império do Espírito Santo do Outeiro e Agualva, com um agradável Parque das Frechas.

Mapa com roteiro para visitar a Ilha Terceira

Este mapa possui o meu roteiro detalhado às quatro ilhas que já visitei nos Açores: São Miguel, Terceira, Pico e Faial. Clica no seguinte link para leres mais sobre esse roteiro nos Açores. Se fizeres zoom na ilha Terceira verás todos os locais de interesse bem apontados no mapa.

Roteiro Terceira em PDF

Antes de mais, tenho este artigo à venda neste blog, em pdf, por um valor simbólico. Dessa forma poderás imprimi-lo e levá-lo contigo em viagem pela Ilha Terceira.

Nota: O artigo continua disponível de forma gratuita no blog. Esta será apenas outra opção, para quem gosta de levar consigo um roteiro em papel. O que encontrarás no pdf é exatamente o que encontras neste artigo, com alguns dados extra retirados do artigo dedicado a Angra do Heroísmo.

Leste até aqui?

E agora?

  • Podes sempre seguir-me no Instagram.
  • Podes deixar um comentário em baixo.

Boa viagem à Ilha Terceira. Conta-me tudo quando regressares!

Outros Roteiros em Portugal

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *