Tarouca: o que visitar, ver e fazer | Roteiro de 1 ou 2 dias

Ponte de Ucanha ao visitar Tarouca

Share this content!

Ao visitar Tarouca fiquei especialmente encantado com a paisagem que se avista do Cristo Rei, e também com as aldeias vinhateiras de Ucanha, Salzedas, e São João de Tarouca.

Esta cidade e concelho não precisa do Rio Douro no seu território para pertencer com mérito à sua região, tendo bem mais recantos mágicos para descobrir que vários outros municípios durienses.

Mosteiro de São João de Tarouca
Mosteiro de São João de Tarouca

Eu fiquei apaixonado por Tarouca, e agradeci aos céus ter adicionado este concelho num roteiro que inicialmente tinha como objetivo apenas explorar as margens do rio, fazendo a Estrada Nacional 222. Tudo por causa das aldeias vinhateiras! 😉

Queres saber o que andei a fazer durante a minha estadia por estas terras, e tudo o que recomendo visitar em Tarouca? Em baixo terás todas as dicas fundamentais para elaborar um roteiro completo de viagem por lá. 1 dia é suficiente, mas falo de 2 dias para que possas relaxar durante uma estadia de fim de semana, e aproveitar as praias fluviais.

Praia Fluvial de Mondim da Beira, ao visitar Tarouca
Praia Fluvial de Mondim da Beira, ao visitar Tarouca

Onde fica Tarouca?

Tarouca é uma cidade da região norte de Portugal, situada a sul do Rio Douro. Como municípios vizinhos tem Lamego e Armamar, Moimenta da Beira, Castro Daire e Vila Nova de Paiva.

Na envolvência tens uma região vinícola de excelência, da qual Lamego e Armamar fazem parte, mas também Peso da Régua, Mesão Frio, Sabrosa, Tabuaço, e muitos outros. Estes são aqueles que considero mais acessíveis para uma extensão de roteiro, e têm também aldeias vinhateiras dignas de visita, tal como Tarouca.

LINKS ÚTEIS SOBRE A REGIÃO DO DOURO:
- Roteiro Porto
- Visitar Vila Nova de Gaia
- Visitar Castelo de Paiva
- Visitar Cinfães
- Visitar Baião
- Visitar Mesão Frio
- Visitar Peso da Régua
- Visitar Lamego
- Visitar Resende
- Visitar Tabuaço
- Visitar Armamar
- Visitar São João da Pesqueira
- Visitar Sabrosa
- Visitar Alijó
- Visitar Vila Nova de Foz Côa
- Visitar Carrazeda de Ansiães
- Visitar Torre de Moncorvo
- Visitar Figueira de Castelo Rodrigo
- Visitar Freixo de Espada à Cinta
- Visitar Mogadouro
- Visitar Miranda do Douro
Parque Alcácima: miradouro para o centro histórico de Tarouca
Parque Alcácima: miradouro para o centro histórico de Tarouca

Quando visitar Tarouca?

Não vejo motivos para que não se possa visitar Tarouca em qualquer altura do ano. Tarouca tem o que oferecer de Janeiro a Dezembro, apesar de ser mais agradável conhecer a região do Douro no verão e na época das vindimas.

No que diz respeito a eventos ou festividades anuais, as principais festas são as de São Pedro de Tarouca (no fim de Junho) e as de São Miguel (em fins de Setembro).

Mas existem muitas outras nas várias localidades. No site da Câmara Municipal de Tarouca encontras uma listagem com todos esses eventos.

Mosteiro de Salzedas ao visitar Tarouca
Mosteiro de Salzedas ao visitar Tarouca

O que comer e onde comer ao visitar Tarouca?

No que diz respeito a gastronomia, o concelho de Tarouca oferece um bom Cabrito Assado com arroz de forno. Mas existem outras alternativas:

  • Bazulaque (em Tarouca não comi, mas já o provei em Baião – é feito com sangue!).
  • A carne de Porco Marrã.
  • Ou as trutas pescadas no Rio Varosa. Estas por acaso também não provei, pois já tinha comido uma boa truta em Cinfães, proveniente do Rio Bestança.

Já para restaurantes, deixo-te dois sítios agradáveis:

  • Restaurante Fonte do Povo
  • E a Tasquinha do Matias
Ponte e Torre de Ucanha, em Tarouca
Ponte e Torre de Ucanha, em Tarouca

Onde dormir ao visitar Tarouca?

AlojamentoPontuação Booking
Douro Cister Hotel Resort8.5
Quinta do Lameiro9.3
Quinta da Vinha Morta9.3
Quinta dos Padres Santos9.3

O que visitar em Tarouca? | Roteiro de 2 dias

Neste artigo vou começar por mencionar o que visitar no centro da cidade de Tarouca, e depois nas suas aldeias: Ucanha, Salzedas, Mondim da Beira e São João de Tarouca. Para terminar, os melhores miradouros do município. Tens tudo assinalado no mapa em baixo.

Mapa com tudo o que visitar em Tarouca

Visitar Tarouca (cidade e lugares próximos)

Tarouca tem espaços verdes de excelência, e um parque turístico (o Alcácima), que aproveita o lugar onde muitos pensam já ter existido um castelo ou algum tipo de posto defensivo e de vigia. Mas já te falo de todos estes sítios!

1. Largo da Igreja de São Pedro de Tarouca

Vou começar pela Igreja de São Pedro de Tarouca, o ponto mais central da cidade, em honra do seu santo padroeiro. A primeira referência a ela data do século XII e sabe-se que já esteve na posse do Mosteiro de Salzedas.

O mais interessante é que se acredita ter sido a 7ª igreja a ser fundada em Portugal, e que foi construída sobre a anterior Igreja de Santa Maria do Castelo de Tarouca. Destaca-se o largo murado que tem em redor, com uma enorme fonte na lateral, e o túmulo do 1º conde de Tarouca, no interior: D. João de Meneses.

Eu recomendo que nos arredores sigas até à Câmara Municipal, passando pelo Cruzeiro. Opcionalmente podes subir a rua até ao Parque das Gerações Futuras.

Igreja de São Pedro de Tarouca
Igreja de São Pedro de Tarouca
Igreja de São Pedro de Tarouca
Igreja de São Pedro de Tarouca
Fonte em Tarouca
Fonte em Tarouca
Largo da Igreja Matriz de Tarouca com Alcácima ao fundo
Largo da Igreja Matriz de Tarouca com Alcácima ao fundo
Câmara Municipal de Tarouca
Câmara Municipal de Tarouca
Cruzeiro de Tarouca
Cruzeiro de Tarouca
Ruas do Centro Histórico de Tarouca
Ruas do Centro Histórico de Tarouca
Parque das Gerações Futuras de Tarouca
Parque das Gerações Futuras de Tarouca

2. Alcácima e Capela de Nossa Senhora dos Prazeres

O que não podes perder é o Alcácima, o parque de lazer de Tarouca que está mais perto do centro histórico. Fica numa pequena encosta, e no topo tens acesso a um miradouro fabuloso que podes encontrar em mais detalhe na secção respetiva deste artigo. Na realidade, o parque foi recentemente intervencionado pelo que o encontrarás novo em folha. 😉

  • É um bom sítio para caminhar.
  • Tem uma horta biológica e um parque infantil.
  • Tem espaço para merendas.
  • E ainda tem um conjunto de gaiolas com animais. Quando eu estive a visitar Tarouca só encontrei aves, mas algumas das gaiolas ainda estavam por ocupar.

No topo do Alcácima, para além da bonita vista, vais encontrar também a Capela de Nossa Senhora dos Prazeres e um cruzeiro.

Parque Alcácima, ao visitar Tarouca
Parque Alcácima, ao visitar Tarouca
Parque Alcácima - Gaiolas de Pássaros
Parque Alcácima – Gaiolas de Pássaros
Animais do Parque Alcácima
Aves do Parque Alcácima
Animais do Parque Alcácima
Aves do Parque Alcácima
Animais do Parque Alcácima
Aves do Parque Alcácima
Capela de Nossa Senhora dos Prazeres
Capela de Nossa Senhora dos Prazeres
Cruzeiro no topo do Parque Alcácima
Cruzeiro no topo do Parque Alcácima

3. Parque ribeirinho de Tarouca e Ponte Pedrinha

O Parque Ribeirinho de Tarouca já fica nos arredores, e foi também recentemente remodelado e aberto ao público. Para mim, é bem melhor que o Alcácima, e vai deixar o anterior “às moscas”, pelos seus superiores e espaçosos relvados verdes junto dos rios Varosela e Torno.

  • Que tal uma partidinha de minigolfe? É possível! E até de basquetebol.
  • E um passeio de gaivota no rio Varosela? Também é possível!

O parque tem ainda pista de skate, polidesportivo, parque infantil, e uma apetecível piscina. Para aceder à piscina, porém, tens de pagar um preço simbólico diário. É um sítio com muito boas condições, que vai agradar-te tanto como aos tarouquenses. A mim surpreendeu-me!

Junto do parque encontras uma ponte antiga da cidade: a Ponte Pedrinha.

Parque Ribeirinho de Tarouca
Parque Ribeirinho de Tarouca
Parque Ribeirinho de Tarouca
Mesas para merendas do Parque Ribeirinho de Tarouca
Piscina do Parque Ribeirinho de Tarouca
Piscina do Parque Ribeirinho de Tarouca
Ponte Pedrinha
Ponte Pedrinha

4. Arco de Paradela

Também afastado do centro histórico fica o Arco de Paradela. Para uns foi simplesmente um marco delimitador do Couto do Mosteiro de São João de Tarouca. Para outros é um monumento funerário.

Eu gosto mais desta segunda versão, já que aproxima a sua história de um outro monumento parecido da região: o Marmoiral do Sobrado, em Castelo de Paiva. Supostamente terá origem na passagem do cortejo fúnebre do Conde de Barcelos para o mosteiro já referido.

Arco de Paradela ao visitar Tarouca
Arco de Paradela ao visitar Tarouca

5. Capela de Nossa Senhora das Necessidades e Museu do Espumante (Casa do Paço de Dálvares)

Por último aparecem a Capela de Nossa Senhora das Necessidades e o Museu do Espumante. Este último encontra-se na Casa do Paço de Dálvares.

O Museu do Espumante surge como uma atração obrigatória em Tarouca, já que este concelho se encontra na primeira região demarcada de espumantes em Portugal. Neste museu podes conhecer todo o processo de produção do espumante.

Igreja de Nossa Senhora das Necessidades
Igreja de Nossa Senhora das Necessidades

Visitar Ucanha (aldeia vinhateira)

Ucanha é uma aldeia vinhateira do Douro. Para mim é talvez a mais bonita, ou uma das mais bonitas. Toda ela é de aspeto medieval.

1. Ponte de Ucanha

Os principais pontos turísticos de Ucanha são a Ponte e a Torre medievais. Claro que podemos ainda falar da Igreja Paroquial de Ucanha, mas não tem comparação com as outras duas atrações.

A Ponte de Ucanha é a mais impressionante a visitar em Tarouca, na minha opinião. É gigante, e fica brutal quando espelhada no rio Varosa. Já no século XII ela é referida como ponte antiga, e acredita-se que surgiu algures na época romana.

Ponte de Ucanha
Ponte de Ucanha
Ponte de Ucanha
Ponte de Ucanha

2. Torre de Ucanha

Já a Torre de Ucanha começou por ser apenas uma pequena construção em arco, surgindo no século XII como lugar de pagamento de “portagem” à passagem pela ponte e pela povoação que acabara de se erguer naquele sítio. Inicialmente a torre teria só um piso, sendo o pagamento da portagem obrigatório até ao início do século XVI.

Hoje tem 3 pisos, e é possível visitar o centro de interpretação no interior, e subir aos varandins do 3º andar para vistas tanto para a povoação como para a ponte e rio Varosa.

Torre de Ucanha
Torre de Ucanha
Torre de Ucanha
Torre de Ucanha

3. Igreja Paroquial de Ucanha

Igreja Paroquial de Ucanha
Igreja Paroquial de Ucanha

4. Praia Fluvial de Ucanha no Rio Varosa

Por fim, ainda existe Praia Fluvial. A praia fica mesmo ao lado da ponte de Ucanha, na extensão do pequeno parque até uma segunda ponte sobre o rio Varosa. Ali travou-se o rio de modo a criar uma piscina de dimensão razoável, onde todos gostam de mergulhar! Disseram-me os habitantes de Ucanha, que era das praias mais movimentadas até à recuperação do parque ribeirinho de Tarouca.

Praia Fluvial de Ucanha
Praia Fluvial de Ucanha
Praia Fluvial de Ucanha
Praia Fluvial de Ucanha
Praia Fluvial de Ucanha
Praia Fluvial de Ucanha

Outras Imagens de Ucanha

Ponte e Torre de Ucanha sobre o Rio Varosa
Ponte e Torre de Ucanha sobre o Rio Varosa
Ponte e Torre de Ucanha
Visitar Ucanha
Ponte e Torre de Ucanha
Visitar Ucanha
Ucanha, com destaque para a praia fluvial
Ucanha, com destaque para a praia fluvial

Visitar Salzedas (aldeia vinhateira)

Salzedas tem um mosteiro incrível, tanto por fora como por dentro. Honestamente gosto mais dele por fora pelo seu aspeto bem singular e imponência da construção.

1. Mosteiro de Santa Maria de Salzedas

A Igreja do Mosteiro de Salzedas foi supostamente construída no século XIII, mas sofreu diversas alterações durante os séculos XVI, XVII e XVIII. As suas torres laterais estão inacabadas porque as obras foram interrompidas aquando das invasões napoleónicas, e nunca mais recomeçaram.

Entrar na igreja é gratuito, mas paga-se para visitar tanto a Sacristia como os dois Claustros, ou o pequeno espaço museológico de arte no segundo piso. Não esperes uma riqueza interior evidente, essa encontrarás ao visitar o outro mosteiro que vou mencionar neste artigo, em São João de Tarouca.

Fachada Exterior do Mosteiro de Salzedas
Fachada Exterior do Mosteiro de Salzedas
Igreja do Mosteiro de Salzedas
Igreja do Mosteiro de Salzedas
Igreja do Mosteiro de Salzedas
Igreja do Mosteiro de Salzedas
Sacristia do Mosteiro de Salzedas
Sacristia do Mosteiro de Salzedas
Núcleo museológico do Mosteiro de Salzedas
Núcleo museológico do Mosteiro de Salzedas
Claustro do Mosteiro de Salzedas
Claustro do Mosteiro de Salzedas
Claustro do Mosteiro de Salzedas
Claustro do Mosteiro de Salzedas
Claustro do Mosteiro de Salzedas
Claustro do Mosteiro de Salzedas

2. Bairro do Quelho (Antiga Judiaria de Salzedas)

O Bairro do Quelho aparece logo nas imediações do mosteiro, e diz respeito à antiga judiaria de Salzedas. Tem um aspeto antigo, com alguns recantos e ruas estreitas que merecem ser conhecidas a caminhar. É bem pequeno: vale a pena conhecê-lo!

Bairro do Quelho em Salzedas
Bairro do Quelho em Salzedas
Bairro do Quelho em Salzedas
Bairro do Quelho em Salzedas

3. Ponte Românica de Vila Pouca de Salzedas

Já a Ponte Românica de Vila Pouca de Salzedas fica a curta distância do centro da povoação. Se gostas deste tipo de monumentos, é imperdível. Tem um aspeto simples, e data da mesma altura que o mosteiro, para ligação de Salzedas a Lamego.

Visitar São João de Tarouca

Apesar de o Mosteiro de Salzedas ser espetacular, o de São João de Tarouca é o meu preferido. Queres descobrir porquê?

1. Mosteiro de São João de Tarouca

Do Mosteiro de São João de Tarouca destaca-se o facto de ter sido o primeiro em Portugal da Ordem de Cister, fundado no século XII. O interior é riquíssimo, como vais poder perceber nas fotografias, e no exterior existe ainda um conjunto de ruínas arqueológicas para visitar, e um centro interpretativo.

Não vais de certeza ficar indiferente ao gigante Túmulo do Conde de Barcelos que pesa cerca de 15 toneladas e é o maior que existe na Península Ibérica. A Sacristia e a Capela-Mor são também lindíssimas com as pinturas nos tetos e painéis de azulejo.

Mosteiro de São João de Tarouca
Mosteiro de São João de Tarouca
Mosteiro de São João de Tarouca
Mosteiro de São João de Tarouca
Mosteiro de São João de Tarouca
Mosteiro de São João de Tarouca
Teto da Sacristia de São João de Tarouca
Teto da Sacristia de São João de Tarouca
Sacristia do Mosteiro de São João de Tarouca
Sacristia do Mosteiro de São João de Tarouca
Sacristia do Mosteiro de São João de Tarouca
Sacristia do Mosteiro de São João de Tarouca
Ruínas exteriores do Mosteiro de São João de Tarouca
Ruínas exteriores do Mosteiro de São João de Tarouca
Túmulo do Conde de Barcelos
Túmulo do Conde de Barcelos

2. Ponte Românica de São João de Tarouca

Também em São João de Tarouca existe uma ponte românica. Eu conheci-a enquanto caminhava pelo centro da povoação, e também faz travessia do Rio Varosa. Mais pequena e menos extraordinária que a Ponte de Ucanha, pode ser comparada à de Vila Pouca de Salzedas.

Ponte Românica de São João de Tarouca
Ponte Românica de São João de Tarouca
Ponte Românica de São João de Tarouca
Ponte Românica de São João de Tarouca

Visitar Mondim da Beira e praia fluvial no Rio Varosa

Em Mondim da Beira não existe mosteiro. E também não encontrei muitas atrações de valor turístico para além da Praia Fluvial de Mondim da Beira. É claramente digna de um mergulho, e tal como a praia fluvial de Ucanha, um tesouro da região.

Praia Fluvial de Mondim da Beira
Praia Fluvial de Mondim da Beira
Praia Fluvial de Mondim da Beira
Praia Fluvial de Mondim da Beira
Praia Fluvial de Mondim da Beira
Praia Fluvial de Mondim da Beira

Os melhores miradouros de Tarouca

Quase a terminar este artigo, falo-te dos principais e melhores miradouros de Tarouca. Vou enumerar 4 miradouros, mas existem certamente outros também muito bonitos.

1. Miradouro do Cristo Rei de Tarouca

O primeiro é o Miradouro do Cristo Rei, o meu preferido. Destaca-se a imagem do Cristo Rei, e mais ainda a vista que se tem a mais de 900 metros de altitude. É uma vista que se perde no horizonte, com Tarouca ao centro, e uma imensidão verde e amarelo em redor.

Imagem do Cristo Rei de Tarouca
Imagem do Cristo Rei de Tarouca
Cristo Rei de Tarouca
Cristo Rei de Tarouca
O Amarelo da Serra de Montemuro em redor do Cristo Rei de Tarouca
O Amarelo da Serra de Montemuro em redor do Cristo Rei de Tarouca
Miradouro do Cristo Rei de Tarouca
Miradouro do Cristo Rei de Tarouca
Miradouro do Cristo Rei de Tarouca
Miradouro do Cristo Rei de Tarouca

2. Miradouro do Morro da Alcácima

Este miradouro fica no parque bem ao centro da cidade. É um miradouro que se destaca pela proximidade a Tarouca, pelo que vais sentir-te logo acima dos telhados das casas, e ter uma visão bem mais aproximada. Foi construído como uma varanda ou janela para a cidade.

Miradouro do Morro do Alcácima
Miradouro do Morro do Alcácima
Miradouro do Morro do Alcácima
Miradouro do Morro do Alcácima
Miradouro do Morro do Alcácima
Miradouro do Morro do Alcácima
Miradouro do Alcácima para o Centro Histórico de Tarouca
Miradouro do Alcácima para o Centro Histórico de Tarouca
Miradouro do Alcácima para o Centro Histórico de Tarouca
Miradouro do Alcácima para o Centro Histórico de Tarouca
Miradouro do Alcácima para o Centro Histórico de Tarouca
Miradouro do Alcácima para o Centro Histórico de Tarouca

3. Miradouro de Padiola

Mais um miradouro com vista para a cidade de Tarouca, à distância, e a partir de sul.

Miradouro de Padiola
Miradouro de Padiola

4. Miradouro da Serra de Santa Helena

Grande rival do miradouro do Cristo Rei de Tarouca, fica no alto da Serra de Santa Helena. É também obrigatório, sem qualquer dúvida, e vai permitir-te um panorama gigantesco para toda a região até ao horizonte. Ali praticam-se alguns desportos radicais, como é o caso do parapente.

Diz-me nos comentários qual o teu preferido. Este ou o primeiro?

Miradouro da Serra de Santa Helena
Miradouro da Serra de Santa Helena

Visitar as Caves da Murganheira

A Murganheira é famosa pelos seus vinhos de mesa e Espumantes. Sendo esta uma terra perita no fabrico de bom espumante, a visita às Caves da Murganheira é quase uma obrigação.

No site oficial encontras os horários praticados para visita, e os contactos utilizados para reserva. Vais certamente ter aqui uma excelente e saborosa experiência. Fica bem perto das aldeias vinhateiras de Ucanha e Salzedas.

Mais dicas de viagem para visitar Tarouca

O que visitar nos arredores de Tarouca?

Não há que enganar. Lamego fica tão perto que tendo tempo disponível, há que ir visitar essa cidade também. Afinal, o Rio Varosa prolonga-se por Lamego até ao Douro. Depois dessa, não faltarão outras alternativas interessantes neste blog de viagens. 😉 Que tal Peso da Régua?

LINKS ÚTEIS SOBRE A REGIÃO DO DOURO:
- Roteiro Porto
- Visitar Vila Nova de Gaia
- Visitar Castelo de Paiva
- Visitar Cinfães
- Visitar Baião
- Visitar Mesão Frio
- Visitar Peso da Régua
- Visitar Lamego
- Visitar Resende
- Visitar Tabuaço
- Visitar Armamar
- Visitar São João da Pesqueira
- Visitar Sabrosa
- Visitar Alijó
- Visitar Vila Nova de Foz Côa
- Visitar Carrazeda de Ansiães
- Visitar Torre de Moncorvo
- Visitar Figueira de Castelo Rodrigo
- Visitar Freixo de Espada à Cinta
- Visitar Mogadouro
- Visitar Miranda do Douro

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *