Enoturismo: 17 Melhores Caves do Vinho do Porto em Gaia

Melhores Caves do Vinho do Porto
Melhores Caves do Vinho do Porto

Share this content!

Visitar o Porto exige descobrir as melhores Caves do Vinho do Porto, na Ribeira de Gaia, nem que seja para simplesmente fazer algumas provas de vinho do Porto. Afinal, o vinho é a principal maravilha da região do Douro, e só depois surgem os monumentos históricos, na minha opinião. Eu nem sou muito apreciador de vinhos, mas é praticamente impossível não ficar deliciado com o sabor adocicado deste néctar português em específico.

O ideal seria visitar todas as caves à disposição, mas essa experiência tão completa não seria nada agradável para a carteira. Normalmente visitam-se apenas uma, duas ou três caves do Vinho do Porto, e este artigo surge para te ajudar nessa seleção que não é nada fácil, acredita, indicando-te como proceder para as reservas das visitas guiadas. 😉 Espero mesmo conseguir ajudar-te em todo o processo.

Mas antes disso, sabes o que são as Caves do Vinho do Porto? Sabes qual a diferença entre Caves e Adegas? Conheces o processo de produção do vinho do Porto? E já me segues nas redes sociais? 😉

Caves vs Adegas do Vinho do Porto

Muitas pessoas confundem caves do vinho do Porto com adegas do Douro, e até acham que já visitaram caves, quando na realidade o que visitaram foram as adegas. Ou vice-versa.

No processo de produção do vinho, as caves aparecem em último lugar, para amadurecimento do mesmo. As caves são aqueles lugares que encontras em Vila Nova de Gaia para visitar, e este artigo é dedicado a elas. Antigamente, as pipas do vinho do Porto eram transportadas para Gaia nos barcos rabelos que hoje estão disponíveis para passear os turistas em cruzeiros pelo rio. Alguns desses passeios, no Porto, oferecem provas de vinho aos participantes nestas ditas caves.

As Adegas, por sua vez, são o sítio onde trabalhas a uva que colhes diretamente da vinha. Todo o processo de fabrico do vinho até ida para amadurecimento nas caves é feito aqui, por exemplo, a pisa das uvas no lagar ou mesmo a etapa de fermentação.

No Alto Douro Vinhateiro tens principalmente as vinhas e as adegas, apesar de também existirem algumas caves. Junto do Porto e Vila Nova de Gaia tens apenas caves.

Visita às Caves de Vinho do Porto Ferreira
Eu, a visitar as Caves do Vinho do Porto Ferreira

Processo de Produção do Vinho do Porto

Muito resumidamente, até porque eu não sou especialista, e porque o melhor será saberes deste processo através da visita às Melhores Caves do Vinho do Porto, destacam-se as seguintes principais etapas:

  1. Vindimas – corte dos cachos e apanha da uva diretamente nas vinhas das Quintas do Douro.
  2. Seleção, limpeza dos cachos e desengace da uva, para retirar a armação do cacho.
  3. Pisa dos bagos de uva nos lagares (método tradicional), ou esmagamento com recurso a máquinas. O objetivo é libertar o sumo e polpa das uvas da casca.
  4. Fermentação do vinho controlada pelo enólogo.
  5. Amadurecimento do vinho com transporte para as caves do vinho do Porto.
  6. Só depois virá o engarrafamento.

As minhas sugestões de Caves do Vinho do Porto

  • A minha principal sugestão recai sobre as Caves do Vinho do Porto Ferreira que visitei e adorei durante o meu roteiro pelo Porto e Vila Nova de Gaia. São por muitos consideradas como as mais portuguesas e tradicionais, pelo que não as deves ignorar mesmo!
  • Se tiveres tempo para duas, eu optaria depois pelas caves das inglesas da Graham’s ou Cockburn’s, também muito antigas e com longa história… mas não são portuguesas!
  • Se procuras uma experiência mais intimista, que tal recorrer aos produtores mais pequenos e familiares que vou sugerir neste artigo?
  • Eu evitaria as mais turísticas e movimentadas, como é o caso da Calém e da Sandeman. Porém, se gostares de fado, então não deixes de ir fazer a visita da Calém com acesso a um espetáculo ao vivo.
Visita às Caves de Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves do Vinho do Porto Ferreira

Excursões para visitar as Caves do Vinho do Porto e região do Douro (a partir do Porto)

Aproveito para te deixar também algumas sugestões de excursões e atividades para visitar as Caves do Vinho do Porto ou região do Douro, tendo como ponto de partida a cidade do Porto.

Alguns passeios de barco pelo rio Douro já incluem provas de vinhos ou mesmo visita às caves, e o mesmo digo dos Autocarros Hop-On Hop-Off que encontras disponíveis na cidade do Porto. Deixo essas opções também em baixo, e claro que deves fazer as tuas próprias pesquisas. 🙂

Excursões com a Get Your Guide:
1 - Autocarro Hop-On Hop-Off no Porto, com cruzeiro e visita às Caves Calém
2 - Visita às Caves do Vinho do Porto da Cockburn
3 - Visita às Caves do Vinho do Porto Poças
4 - Visita às Caves do Vinho do Porto Burmester
5 - Visita às Caves do Vinho do Porto Graham's
6 - Visita às Caves do Vinho do Porto Calém com show de fado
7 - Excursão pelo Vale do Douro: Degustação de Vinhos, Almoço e Cruzeiro
8 - Excursão 3 Vinhedos do Douro com almoço
Excursões com a Viator:
1 - Visita a 3 Caves com provas de vinho do Porto
2 - Visita às Caves Cockburn
3 - Excursão pelo Vale do Douro (opção 1)
4 - Excursão pelo Vale do Douro (opção 2)
5 - Excursão pelo Vale do Douro (opção 3)
Excursões com a Civitatis:
1 - Autocarro Hop-On Hop-Off no Porto, com cruzeiro e visita às Caves Calém
2 - Tour de 1 dia no Porto com visita a caves
3 - Visita às Caves do Vinho do Porto Fonseca
4 - Visita às Caves do Vinho do Porto da Cockburn
5 - Visita às Caves do Vinho do Porto Poças
6 - Visita às Caves do Vinho do Porto Burmester
7 - Visita às Caves do Vinho do Porto Graham's
8 - Visita às Caves do Vinho do Porto Calém com show de fado
9 - Tour pela região do Douro
10 - Tour de Vinhedos e Adegas
11 - Comboio Turístico + Real Companhia Velha

As 17 melhores Caves do Vinho do Porto em Gaia

Finalmente, apresento-te a lista das 17 Melhores Caves do Vinho do Porto em Gaia, facilitando (ou dificultando? :D) a tua escolha. Espero ajudar, obviamente. Mais importante que a descrição que vou deixar, baseadas nas pesquisas que fiz e conhecimento que adquiri sobre as caves, são os links para as reservas de atividades.

As 17 Caves do Vinho do Porto são apresentadas sem ordem de preferência, mas já sabes que eu recomendo totalmente as Caves Ferreira, pois a minha experiência lá foi mesmo fantástica, e afinal, há que visitar Caves do Vinho do Porto portuguesas em Portugal! Não concordas? 😉

Mapa das Melhores Caves do Vinho do Porto

1. Caves do Vinho do Porto Graham’s

A Graham’s está no negócio do vinho do Porto, em Portugal, mas é de origem britânica, tendo surgido em 1820 quando os irmãos William e John Graham fundaram uma empresa de têxteis no norte de Portugal. Diz-se que mudaram para o negócio do vinho quando receberam enquanto pagamento, diversos barris de vinho do Porto. 😉 Terão ficado apaixonados ou terá sido simplesmente olho para o negócio?

Em 1890, a Graham’s adquiriu a sua primeira quinta, a Quinta dos Malvedos, deixando de ser só comerciante, e construiu as suas caves do vinho do Porto em Vila Nova de Gaia. Hoje, todos os vinhos do Porto da Graham’s são produzidos a partir de uvas das vinhas de que são proprietários, e envelhecem de acordo com as suas regras nestas caves mencionadas.

De salientar que a Graham’s é propriedade da família Symington desde 1970. Numa visita a estas caves, a distinção dos programas de visita está nos vinhos a provar no final, ou clássicos ou vintage. A Graham’s também tem restaurante e winebar à disposição do visitante, sendo a sua vista magnífica para a cidade do Porto.

2. Caves do Vinho do Porto Cockburn’s

Também propriedade da família Symington são as Caves do Vinho do Porto da Cockburn’s, marca que teve origem em 1815 quando John e Robert Cockburn, dois escoceses, fundaram a empresa com o mesmo nome.

Apesar de não ter visitado estas caves do Vinho do Porto, li algures que são o maior armazém de vinho do Porto de Gaia, o que aumenta o interesse da visita, uma vez que supostamente também albergam a maior quantidade de barris e pipas de vinho.

3. Caves do Vinho do Porto Churchill’s

A Churchill’s é relativamente recente, fundada em 1981, mas a família que a fundou tem um nome de peso, Graham. Em 1999 adquiriu a Quinta da Gricha e todas as suas vinhas estão classificadas como de alta qualidade para os padrões da região (letra A, a classificação mais alta). Produz vinhos premium, e se procurares uma visita mais intimista, longe das grandes produtoras, esta pode ser uma boa opção.

4. Caves do Vinho do Porto Ferreira

As Caves do Vinho do Porto Ferreira são para mim a decisão mais acertada desta lista. Afinal, a marca Ferreira possui cerca de 270 anos de história (datando de 1751), e está ligada a Dona Antónia Adelaide Ferreira, a Ferreirinha, para muitos a personalidade mais carismática e marcante que já esteve ligada ao negócio do Vinho do Porto: uma mulher de garra no meio de um negócio de homens naquela altura, e que fez vencer a marca no mercado.

Esta é também considerada por muitos como a marca mais portuguesa de todos os vinhos do Porto! Hoje, o vinho do Porto Ferreira pertence à Sogrape, fundada por Fernando Van Zeller Guedes em 1942, e que também é proprietária da Sandeman, que menciono a seguir.

Eu visitei as Caves Ferreira e fiquei encantando, adorando toda a explicação que foi dada sobre o processo e sobre a história que envolve a marca e a própria Dona Antónia. No que diz respeito às caves propriamente ditas, são enormes, com várias centenas de pipas e barris de vinho. De salientar a coleção de Vinho do Porto Vintage, cujo exemplar mais antigo data de 1815.

Visita às Caves de Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves do Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves de Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves do Vinho do Porto Ferreira
Espaço Museológico sobre Dona Antónia
Espaço Museológico sobre Dona Antónia
Visita às Caves de Vinho do Porto Ferreira
Espaço Museológico sobre Dona Antónia
Visita às Caves de Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves do Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves de Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves do Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves de Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves do Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves de Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves do Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves de Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves do Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves de Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves do Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves de Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves do Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves de Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves do Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves de Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves do Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves de Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves do Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves de Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves do Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves de Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves do Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves de Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves do Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves de Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves do Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves de Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves do Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves de Vinho do Porto Ferreira
Visita às Caves do Vinho do Porto Ferreira
Coleção de Vinhos do Porto Vintage Ferreira
Coleção de Vinhos do Porto Vintage Ferreira
Anúncios antigos do Vinho do Porto Ferreira
Anúncios antigos do Vinho do Porto Ferreira
Anúncios antigos do Vinho do Porto Ferreira
Anúncios antigos do Vinho do Porto Ferreira
Anúncios antigos do Vinho do Porto Ferreira
Anúncios antigos do Vinho do Porto Ferreira
Rótulos de garrafas do Vinho do Porto Ferreira
Rótulos de garrafas do Vinho do Porto Ferreira
Vinhos do Porto Ferreira
Vinhos do Porto Ferreira
Sala de Provas das Caves Ferreira
Sala de Provas das Caves Ferreira
Vinhos do Porto Ferreira à prova na minha visita
Vinhos do Porto Ferreira à prova na minha visita
Prova de Vinhos do Porto Ferreira
Prova de Vinhos do Porto Ferreira

5. Caves do Vinho do Porto Sandeman

As Caves Sandeman estão entre as mais visitadas de todas as Melhores Caves do Vinho do Porto, pois são também das mais bem localizadas e fáceis de aceder, em pleno centro da ribeira de Gaia, e bem junto da Ponte D. Luis I. O edifício onde elas se encontram data de 1811.

Ao contrário da marca Ferreira, a Sandeman não é de origem portuguesa, apesar de fazer hoje parte da Sogrape, tal como a primeira. A Sandeman surgiu em 1790 em Londres, quando George Sandeman começou a comercializar vinhos do Porto e Jerez por lá.

A Sandeman afirma ter sido pioneira em diversos aspetos do processo de vinho do Porto, por exemplo a engarrafar, rotular e anunciar seus vinhos. A imagem de marca da Sandeman é inconfundível (o homem de chapéu e capa a segurar um copo de vinho), e corresponde a “The Don”, tendo sido criada em 1928. The Don é para a casa Sandeman como Dona Antónia é para a casa Ferreira.

6. Caves do Vinho do Porto Taylor

A Taylor é das casas mais antigas do Vinho do Porto, datando de 1692. Foi fundada por Job Bearsley, inglês, mas inicialmente comercializava simples vinho tinto português da região do Minho. Foram os seus descendentes a interessarem-se particularmente pelo vinho do Porto:

  • Acredita-se que Peter Bearsley foi o primeiro membro do comércio inglês de vinho do Porto a visitar a região do Douro.
  • E em 1744, Bartholomew Bearsley foi o primeiro exportador britânico de vinhos do Porto a comprar propriedade no Douro.

A gerência da Taylor acabou por mudar de mãos ao longo dos anos, destacando-se Joseph Camo (fulcral durante as guerras napoleónicas), Joseph Taylor (que lhe deu o nome atual), John Fladgate (da época do desastre da filoxera), e a família Yeatman.

A visita às Caves Taylor pode ser um pouco diferente, já que existe possibilidade de a fazer com audio-guia, pelo que reserva não é necessária neste caso.

7. Caves do Vinho do Porto Fonseca

A Fonseca tem origem portuguesa, tendo sido fundada por João dos Santos Fonseca em 1815. Poucos anos depois já tinha filial na Inglaterra para facilitar a exportação de vinho do Porto para Londres. Esta filial era comandada por Manoel Pedro Guimaraens, cuja descendência veio mais tarde tomar total posse da empresa.

Infelizmente, nem tudo correu bem para a Fonseca no início do século XX, a nível financeiro, pelo que ela acabou por se tornar dependente de empréstimos da Taylor e grupo Fladgate já mencionado. Acabou por ser vendida a eles em 1949, mantendo-se, no entanto, o património individual de cada casa, as tradições e o estilo de vinho produzido.

Já recuperada e restabelecida, a Fonseca acabou por adquirir excelentes quintas posteriormente, nomeadamente as Quintas do Panascal, do Cruzeiro e de Santo António.

No que diz respeito a visitar as Caves do Vinho do Porto da Fonseca, seguem os links em baixo.

8. Sala de Provas da Quevedo Wines

A Quevedo Wines compara-se à Churchill’s no que diz respeito a antiguidade, já que a sua história remonta apenas a 1970, quando Oscar e Beatriz Quevedo se decidiram estabelecer em São João da Pesqueira, no coração da região demarcada do Douro. A marca em si, no entanto, surgiu apenas em 1993.

Este é um pequeno produtor que poderás selecionar para uma experiência mais intimista de Enoturismo ao visitar o Porto e Vila Nova de Gaia. O espaço que existe para visitar não é muito grande, na realidade, mas oferece já uma série de atividades ao visitante, sobre as quais podes saber mais no site oficial.

9. Espaço Porto Cruz

A Porto Cruz dispensa apresentações enquanto marca de vinho do Porto de excelência. A sua fundação remonta a 1887, e hoje possui em Gaia um espaço muito bem preparado para visitante, com loja de vinhos, salas de provas, auditório e até um terraço panorâmico. Sabe mais aqui. Podes, se assim entenderes, ficar a dormir na Gran Cruz House, em plena ribeira do Porto.

Provas de Vinho do Porto no Espaço Porto Cruz
Provas de Vinho do Porto no Espaço Porto Cruz

10. Caves do Vinho do Porto Ramos Pinto

A Ramos Pinto surgiu em 1880 e rapidamente se destacou na exportação para o Brasil, detendo no início do século XX uma boa parte das exportações de vinhos para a América do Sul. Mais recentemente, a Casa Ramos Pinto passou a fazer parte da Champagne Louis Roederer, e os seus vinhos são resultantes do processamento de uvas provenientes de quatro quintas no Douro: Bom Retiro, Urtiga, Bons Ares e Ervamoira.

De salientar que o elegante edifício do Museu Ramos Pinto foi adquirido pela empresa em 1907, e parte da visita guiada proporcionada ao visitante passa por ele, em especial pelos antigos escritórios, pelo gabinete do fundador, e obviamente pelas caves e área de provas.

Caves de Vinho do Porto Ramos Pinto
Caves do Vinho do Porto Ramos Pinto

11. Caves do Vinho do Porto Vasconcellos

No que diz respeito à Casa Vasconcellos, refiro a sua fundação em 1879 por José Teixeira Pinto Vasconcellos. Hoje é propriedade da Christie’s Port Wine Producer & Shipper. Para agendar visita, utiliza os contactos presentes no site oficial.

12. Loja da Quinta do Noval

A Quinta do Noval tem apenas uma loja e sala de provas em Gaia, onde poderás descobrir a sua história que remonta a 1715, e provar os seus vinhos. A título de curiosidade, esta foi a primeira casa produtora de vinho do Porto a centralizar a sua produção no Alto Douro Vinhateiro, tendo construído na zona do Pinhão e Alijó as suas mais recentes caves e armazéns.

13. Kopke Wine House

A Kopke é a mais antiga casa de Vinho do Porto, tendo sido fundada em 1638 por Cristiano Kopke e o seu filho, Nicolau Kopke que veio para Portugal como Cônsul Geral da Liga Hanseática. Em 1781 comprou a sua primeira quinta do Douro, dando os primeiros passos enquanto produtora de vinho do Porto, e deixando de ser apenas vendedora. A Quinta de São Luiz, no entanto, onde hoje são produzidos todos os vinhos Kopke, foi adquirida apenas em 1922.

A Casa Kopke é visitável em Vila Nova de Gaia para provas de vinho do Porto.

14. Caves do Vinho do Porto Calém

Refiro ainda as Caves do Vinho do Porto Calém, que também visitei, e que se destacam de todas as outras pela possibilidade de assistir a um espetáculo de fado ao vivo durante a tua visita. Sem dúvida que são as mais turísticas e visitadas do Porto, não por serem as melhores, mas por serem as mais bem localizadas e fáceis de aceder, a par com as da Sandeman. Se optares por elas, prepara-te para espaços mais modernos e até exposições museológicas mais interativas.

A Calém teve origem em 1859 quando foi fundada por António Alves Cálem, que tencionava exportar vinho do Porto para o Brasil. Tal como a Casa Kopke mencionada antes, e a Burmester que vou mencionar a seguir, hoje a Calém pertence à Sogevinus.

Museu Interativo das Caves de Vinho do Porto Calém
Museu Interativo das Caves do Vinho do Porto Calém
Museu Interativo das Caves de Vinho do Porto Calém
Museu Interativo das Caves do Vinho do Porto Calém
Caves de Vinho do Porto Calém
Caves do Vinho do Porto Calém
Caves de Vinho do Porto Calém
Caves do Vinho do Porto Calém
Caves de Vinho do Porto Calém
Caves do Vinho do Porto Calém
Caves de Vinho do Porto Calém
Caves do Vinho do Porto Calém
Caves de Vinho do Porto Calém
Caves do Vinho do Porto Calém
Caves de Vinho do Porto Calém
Caves do Vinho do Porto Calém
Caves de Vinho do Porto Calém
Caves do Vinho do Porto Calém
Caves de Vinho do Porto Calém
Caves do Vinho do Porto Calém
Prova de Vinhos do Porto Calém
Prova de Vinhos do Porto Calém
Prova de Vinhos do Porto Calém
Prova de Vinhos do Porto Calém

15. Caves do Vinho do Porto Burmester

No caso da Burmester, a sua história remonta a 1750, fundada por Henry Burmester e John Nash, com o intuito de exportar vinho do Porto para a Europa. Estas caves ficam mesmo ao lado da Ponte D. Luis I, e promovem diversos tipos de visitas, desde as mais clássicas às mais exclusivas.

16. Caves do Vinho do Porto Poças

Neste artigo apresentei as Caves do Vinho do Porto Ferreira como sendo das mais tradicionais portuguesas, no entanto a Poças nasceu em 1918 portuguesa, e assim permanece até hoje, na posse da mesma família que a fundou. O seu fundador foi Manoel Domingues Poças Júnior.

Nos dias de hoje, a Poças possui 3 quintas: a Quinta das Quartas, a Quinta de Santa Bárbara e a Quinta de Vale Cavalos. Promove visitas guiadas às caves e provas de vinho do Porto, tanto em grupos como de forma mais exclusiva. Permite também outros tipos de experiências gastronómicas, sempre associadas ao vinho do Porto.

17. Caves do Vinho do Porto da Real Companhia Velha

Termino com a Real Companhia Velha, formada em 1756 pelo Marquês de Pombal e contendo os principais agricultores do Alto Douro e comerciantes da cidade do Porto (conforme foi anunciado na época), de modo a combater a quebra de qualidade nos vinhos do Porto que se sentia na altura, e consequente subprodução, que afetava gravemente as exportações para a Inglaterra.

A Real Companhia Velha começou por actuar na demarcação das propriedades vinícolas de acordo com a qualidade dos seus vinhos, o que resultou na criação da primeira região demarcada e regulamentada do mundo em pleno Alto Douro Vinhateiro.

Foi também responsável por várias obras públicas importantes na região do Douro, e que vieram a facilitar todo o processo de transporte e exportação do vinho.

Hoje, a Real Companhia Velha é detentora da Quinta das Carvalhas, da Quinta dos Aciprestes, da Quinta de Cidrô, da Quinta do Casal da Granja e da Quinta do Sítio, para além das fabulosas caves de Vila Nova de Gaia onde podes realizar várias experiências de enoturismo. Por exemplo, que tal seguir para uma manhã em cheio com almoço, visitando as caves, a Enoteca e o Museu da 1ª Demarcação?

A Região do Douro para além das Melhores Caves do Vinho do Porto

Se queres saber mais sobre o Douro, e sobre o que visitar na região para além das melhores Caves do Vinho do Porto, navega para os artigos deste blog sobre os municípios da região que pretendes visitar:

MUNICÍPIOS DO DOURO EM PORTUGAL:
Porto | Vila Nova de Gaia | Penafiel | Gondomar | Castelo de Paiva | Cinfães | Marco de Canaveses | Resende | Baião | Mesão Frio | Lamego | Armamar | Tabuaço |  Peso da Régua | São João da Pesqueira | Sabrosa | Alijó | Vila Nova de Foz Côa | Carrazeda de Ansiães | Torre de Moncorvo | Figueira de Castelo Rodrigo | Freixo de Espada à Cinta | Mogadouro | Miranda do Douro

Boas viagens! 😉

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *