Enoturismo: 19 Melhores Quintas do Douro a visitar em 2024

Quinta das Carvalhas
Quinta das Carvalhas

Share this content!

Visitar o Alto Douro Vinhateiro sem conhecer algumas das melhores quintas do Douro e do Vinho do Porto, é um verdadeiro pecado. E se essa tua visita ocorrer na época das vindimas e da apanha da uva, então é pecado mortal!

Na minha opinião, qualquer visitante do Douro tem obrigatoriamente de procurar aprender o máximo possível sobre o processo de produção do vinho do Porto ou dos fabulosos vinhos de mesa da região, mesmo que nem seja apreciador de vinho.

Afinal, a produção do vinho é o que mais caracteriza aquela região, e não os monumentos que encontras espalhados pelos diversos municípios. O Douro é vinho e paisagem em primeiro lugar, e por isso venho informar-te neste artigo sobre as Quintas do Douro que descobri terem programas de enoturismo à tua disposição.

Miradouro da Abelheira ou de Frei-Estêvão
Miradouro da Abelheira ou de Frei-Estêvão

Algumas destas quintas eu já visitei, outras ainda não. Independentemente disso, deixar-te-ei links para os sites oficiais onde podes saber mais sobre o que cada uma oferece, e como fazer reserva de cada atividade.

Mas antes, sabes qual a diferença entre Caves e Adegas do Vinho do Porto? 😉

Caves vs Adegas de Vinho do Porto

Pergunto isso porque muitas pessoas confundem os dois termos, e até acham que já visitaram adegas, quando na realidade o que visitaram foram as caves do vinho do Porto. Ou vice-versa.

No processo de produção do vinho, as caves aparecem em último lugar, para amadurecimento do vinho. As Caves são aqueles lugares que encontras em Vila Nova de Gaia para visitar. Antigamente, as pipas do vinho do Porto eram transportadas para Gaia nos barcos rabelos que hoje estão disponíveis para passear os turistas em cruzeiros pelo rio.

Miradouro das Carvalhas
Miradouro das Carvalhas

As Adegas, por sua vez, são o sítio onde trabalhas a uva que colhes diretamente da vinha. Todo o processo de fabrico do vinho até ida para amadurecimento nas caves é feito aqui, por exemplo, a pisa das uvas no lagar ou mesmo a etapa de fermentação.

No Alto Douro Vinhateiro tens principalmente as vinhas e as adegas. Junto do Porto e Vila Nova de Gaia tens as Caves. O que vais visitar nas Melhores Quintas do Douro que venho aqui propor, são as vinhas e adegas, que para mim são tão, mas tão mais interessantes!

Nota: No Alto Douro Vinhateiro também podes encontrar caves, mas creio que é em Vila Nova de Gaia que os melhores exemplares existem para visita! 😉

Processo de Produção do Vinho nas Quintas do Douro

Muito resumidamente, até porque eu não sou especialista, e porque o melhor será conheceres ao vivo todo o processo, destacam-se as seguintes principais etapas:

  1. Vindimas – corte dos cachos e apanha da uva diretamente nas vinhas das Quintas do Douro.
  2. Seleção, limpeza dos cachos e desengace da uva, para retirar a armação do cacho.
  3. Pisa dos bagos de uva nos lagares (método tradicional), ou esmagamento com recurso a máquinas. O objetivo é libertar o sumo e polpa das uvas da casca.
  4. Fermentação do vinho controlada pelo enólogo.
  5. Amadurecimento do vinho com transporte para as caves do vinho do Porto.
  6. Só depois virá o engarrafamento.
Miradouro de São Martinho
Miradouro de São Martinho

Marcos Pombalinos na Região Demarcada do Douro

Ao visitar as Melhores Quintas do Douro, tem ainda atenção aos marcos pombalinos, que como o nome indica foram mandados instalar pelo Marquês de Pombal em meados do século XVIII para delimitar aquela que seria a primeira região vinícola demarcada do mundo. Eles são imóveis de interesse público, e alguns ainda estão bem visíveis nas quintas que irás visitar.

Dicas com o que visitar e fazer na região para além das Melhores Quintas do Douro

Se queres saber mais sobre o Douro, e o que visitar na região para além das melhores quintas do Douro, navega para os artigos deste blog sobre os municípios da região que pretendes visitar:

LINKS ÚTEIS SOBRE A REGIÃO DO DOURO:
- Roteiro Porto
- Visitar Vila Nova de Gaia
- Visitar Castelo de Paiva
- Visitar Cinfães
- Visitar Baião
- Visitar Mesão Frio
- Visitar Peso da Régua
- Visitar Lamego
- Visitar Pinhão
- Visitar Resende
- Visitar Tabuaço
- Visitar Armamar
- Visitar São João da Pesqueira
- Visitar Sabrosa
- Visitar Alijó
- Visitar Vila Nova de Foz Côa
- Visitar Carrazeda de Ansiães
- Visitar Torre de Moncorvo
- Visitar Figueira de Castelo Rodrigo
- Visitar Freixo de Espada à Cinta
- Visitar Mogadouro
- Visitar Miranda do Douro

Visitar o Pinhão pode ser um excelente ponto de partida!

Excursões no Douro com a Get Your Guide, Viator e Civitatis

E aproveito para te deixar também algumas sugestões de excursões e atividades no Douro com a Get Your Guide, Viator ou Civitatis:

Atividades no Douro com a Get Your Guide:
1 - Excursão pelo Vale do Douro, com Vinhos, Barco e Almoço (a partir do Porto)
2 - Excursão pelo Vale do Douro (a partir do Porto ou Régua)
3 - Passeio de 2 horas em Barco Rabelo, a partir do Pinhão
4 - Passeio de 1 hora em Barco Rabelo, a partir do Pinhão
5 - 4 horas de aluguer de Caiaque no Pinhão
6 - Cruzeiro do Porto à Régua com almoço
7 - Piquenique Panorâmico na Quinta do Tedo (Tabuaço / Armamar)
8 - Visita à Quinta do Bonfim com degustação (Pinhão)
Atividades no Douro com a Viator:
1 - Excursão ao Vale do Rio Douro com vinhos, barco e almoço (a partir do Porto)
2 - Excursão vinícola ao autêntico Douro incluindo almoço (a partir do Porto)
3 - Excursão vinícola ao Vale do Douro: visita a três vinhas (a partir do Porto)
4 - Excursão com passeio de barco (a partir da marina do Douro)
5 - Excursão pelo Vale do Douro a partir do Pinhão
Atividades no Douro com a Civitatis:
1 - Visita à Adega da Quinta da Pacheca
2 - Passeio de Barco Privado pelo Rio Douro
3 - Passeio de Barco em Peso da Régua
4 - Tour pela região do Douro
5 - Tour de 2 dias pelo Vale do Douro
6 - Tour de Vinhedos e Adegas

As 19 melhores Quintas do Douro

Neste artigo vou falar-te de 19 Melhores Quintas do Douro, portanto, terás aqui muitas opções de escolha. Estas quintas estão espalhadas pelos diversos municípios do Alto Douro Vinhateiro, porém, o Pinhão pode ser considerado como um sítio central e um bom ponto de partida para as conhecer.

Mapa das 19 Melhores Quintas do Douro

1. Quinta da Pacheca (Lamego)

A Quinta da Pacheca fica na freguesia de Cambres, em Lamego. No total, tem cerca de 75 hectares de vinha classificados enquanto Património Mundial da UNESCO. A sua história remonta ao século XVI quando as suas vinhas eram propriedade dos Mosteiros de Salzedas e de São João de Tarouca, mas o seu nome vem de Dona Mariana Pacheco Pereira, uma mulher que sozinha administrou a quinta no passado.

A Quinta da Pacheca foca-se na produção de Vinhos do Porto, mas também de Vinhos DOC do Douro. As suas portas abriram aos visitantes para programas de enoturismo a partir de 1995. Promove diversos tipos de visitas guiadas, provas de vinho, e mesmo experiências em vindimas mediante reserva.

santuario nossa senhora dos remedios lamego
Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego

2. Quinta do Vallado (Peso da Régua)

A Quinta do Vallado remonta ao início do século XVIII. Fica junto da foz do Rio Corgo, afluente do Douro, e pertence hoje aos descendentes de Dona Antónia Adelaide Ferreira, dedicando-se à produção de vinho do Porto. Para além dos cerca de 65 hectares de vinha na região de Peso da Régua, a Quinta do Vallado tem outros 35 na região de Vila Nova de Foz Côa. Tem vinhas consideradas velhas, plantadas de 1920 a 1950, para além de vinhas mais recentes.

No que diz respeito ao enoturismo, a quinta tem hotel e recebe hóspedes, para além de promover workshops de enologia, permitir visitas e provas de vinho, e organizar encontros gastronómicos.

Visitar Peso da Régua
Visitar Peso da Régua

3. Quinta do Tedo (Armamar)

A Quinta do Tedo está localizada num dos meandros mais bonitos da região do Douro: o meandro que se forma na foz do Rio Tedo. O pedaço de vinha que vês ao centro, é propriedade da Quinta do Tedo. Esta é uma das melhores quintas do Douro, e também das mais bonitas, ficando em Armamar, mas na fronteira com Tabuaço.

Em média, as suas vinhas têm 35 anos de idade, e 15 hectares foram classificados como de classe “A”, classificação atribuída apenas às melhores uvas do Douro. Podes marcar visitas guiadas, provas de vinho e até participação em vindimas. É possível também fazer piqueniques na quinta, e deixo-te em baixo link para essa opção.

visitar armamar e a foz do rio tedo
Foz do Rio Tedo em Armamar

4. Quinta do Castro (Sabrosa)

Esta Quinta do Douro fica em Sabrosa, sendo propriedade da família Roquette. Sabe-se que teve origem no século XVII, especializando-se na produção de vinhos do Douro brancos e tintos, e na produção de vinhos do Porto.

No que diz respeito a Enoturismo, é possível visitar a quinta mediante marcação antecipada, conhecendo as adegas, laboratórios, cave das barricas e Casa Centenária, provando no fim alguns dos seus vinhos. Destaca-se ainda o facto de terem parceria com a empresa pipadouro, para passeios de barco no rio Douro.

5. Quinta do Portal (Sabrosa)

A Quinta do Portal também fica em Sabrosa. É um projeto recente, do fim do século XX, tendo como base a Quinta dos Muros, da família Mansilha. Produz vinhos do Douro, vinho do Porto e ainda Moscatel, tendo vinhas na região de Favaios.

Destaca-se a Casa das Pipas, o hotel onde é possível ficar hospedado nesta quinta do Douro, e o seu restaurante muito bem pontuado. Mediante marcação, é possível comprar programas completos de alojamento, alimentação e experiência nas vinhas durante as vindimas. Alguns destes programas incluem passeios de barco ou de jeep.

Deixo-te links em baixo para que possas saber mais.

Aldeia Vinhateira de Provesende
Aldeia Vinhateira de Provesende

6. Quinta de La Rosa (Pinhão)

A história da Quinta de La Rosa remonta a 1815, mas eu destaco principalmente os acontecimentos do início do século XX: a construção da gigantesca adega em 1908 (com 8 lagares de granito e capacidade de armazenamento de cerca de 800 pipas), e a plantação da vinha do Vale do Inferno (a mais importante desta quinta, e que faz dela uma das melhores quintas do Douro).

Visitar o Vale do Inferno é obrigatório, e a Quinta de La Rosa organiza visitas guiadas. Mas também é possível dormir por lá, almoçar no restaurante, e visitar as adegas e caves, fazendo provas de vinho. A Quinta de La Rosa foi uma das primeiras quintas do Douro a produzir vinhos de mesa, e fica tão perto do Pinhão, tendo acesso extraordinariamente fácil.

7. Quinta da Foz (Pinhão)

A Quinta da Foz, fundada em 1872, fica mesmo ao lado da foz do Rio Pinhão no Douro. Tem cerca de 22 hectares de vinha e olival com média de idades superior a 80 anos. Até 2010 pertenceu à família Cálem, sendo hoje propriedade de Filipe Ferreira, também produtor de vinhos no Dão.

Sendo uma das Melhores Quintas do Douro, abre as suas portas ao visitante mediante marcação, apresentando as suas instalações, vinhas, e organizando provas de vinho.

8. Quinta do Bonfim (Pinhão)

A Quinta do Bonfim é propriedade da família Symington e fica bem junto do Pinhão. Esta família tem origem britânica e portuguesa, mas vive em Portugal desde o século XIX. São proprietários de algumas das grandes casas históricas do vinho do Porto, como é o caso da Graham’s, Cockburn’s, Dow’s e Warre’s. Têm no total 26 quintas no Douro, que constituem no total 1024 hectares plantados com vinha. Não admira que sejam o principal proprietário de vinhas no Alto Douro Vinhateiro.

Neste artigo vou mencionar duas quintas desta família: a Quinta do Bonfim e a Quinta do Vesúvio. A última fica em Vila Nova de Foz Côa. Segue os links em baixo para saberes mais sobre as propostas de visita à Quinta do Bonfim.

9. Quinta da Roêda (Pinhão)

A Quinta da Roêda é propriedade da Croft, e também fica no Pinhão. A Fundação da Croft remonta a 1588, sendo a empresa mais antiga da área ainda em atividade. É famosa pelo seu vinho do Porto Vintage.

Visitar o Pinhão
Visitar o Pinhão

10. Quinta do Monte Travesso (Tabuaço)

A Quinta do Monte Travesso fica a 5km do Tabuaço e da aldeia vinhateira de Barcos. Teve origem no fim do século XIX, e é de exploração familiar. No total tem 16 hectares de campos vinícolas e abre as suas portas ao turismo para visitas e provas.

11. Quinta do Panascal (Tabuaço)

A Quinta do Panascal fica junto do Rio Távora, em Valença do Douro (Tabuaço). O nome vem das touceiras de Panasco, vegetação rasteira da região. Enquanto uma das melhores quintas do Douro, é propriedade da família Fonseca desde 1978, sendo a principal das suas quintas. Destacam-se os seus vinhos do Porto Vintage.

A Quinta do Panascal abriu as suas portas aos visitantes em 1992, tendo sido uma das primeiras quintas do Douro a fazê-lo. As visitas à Quinta do Panascal podem ser com áudio-guia, o que te permite conhecer o espaço ao teu ritmo. Organizam também diferentes tipos de provas de vinho, para diferentes gostos.

12. Quinta do Seixo (Tabuaço)

A Quinta do Seixo tem cerca de 100 hectares e é propriedade da Sandeman. Se esta não for a tua primeira visita ao Douro, certamente que já viste a figura do homem com capote e chapéu junto das vinhas desta quinta: é imagem de marca da Sandeman.

É certamente uma das melhores quintas do Douro, e talvez uma das mais visitadas para enoturismo. Podes aproveitar a vista panorâmica, fazendo um piquenique nas vinhas, ou então visitar as adegas e fazer provas de vinho do Porto. Se aprecias vinhos da Casa Ferreirinha, tens aqui uma oportunidade única para uma excelente experiência gastronómica.

visitar Tabuaço
Visitar Tabuaço

13. Quinta das Carvalhas (São João da Pesqueira)

A Quinta das Carvalhas é outras das quintas mais emblemáticas do Douro. Tem a vantagem de ficar mesmo de frente para o Pinhão, apesar de estar na margem de São João da Pesqueira. Não esquecer obrigatoriamente de ir até ao miradouro das Carvalhas, no meio dos vinhedos, para admirar uma das melhores vistas para a vila do Pinhão e arredores.

A Quinta das Carvalhas (com 135 hectares de vinha) é a mais importante propriedade da Real Companhia Velha, e tem mais de 3km de vinhas viradas para o rio Douro. Em cruzeiro num barco rabelo a partir do Pinhão, será um dos grandes destaques, senão o maior destaque.

No que diz respeito a programas de enoturismo, para além das visitas guiadas e provas de vinho, e das possíveis participações em vindimas, existem ainda caminhadas que podem ser feitas com guia, e até autocarros turísticos descapotáveis que te levam em passeio para conhecer a paisagem vinícola. Sabe mais no site oficial. 😉

14. Quinta de Ventozelo (São João da Pesqueira)

A Quinta de Ventozelo está muito bem preparada para o turismo, tendo até um centro interpretativo onde o visitante pode conhecer mais sobre a sua história e sobre a região onde se encontra. Claramente que tinha de ser mencionada nesta lista de melhores quintas do Douro.

Ao longo do ano podes participar em atividades gastronómicas, agrícolas, cinegéticas e de aproximação com a natureza. Algumas delas são exclusivas para os hóspedes do hotel, pelo que pondera ficar lá a dormir. Pode ser um excelente sítio para conhecer as vinhas do Douro a pé, já que tem diversos percursos pedestres à disposição.

15. Quinta de São José (São João da Pesqueira)

A Quinta de São José (propriedade da família Brito e Cunha) é um projeto recente, que surgiu em 1999. Tem no total cerca de 11 hectares de vinha. É possível visitar para conhecer as vinhas, as adegas, fazer provas de vinho, e até almoçar por lá. No site tens toda a informação de preços e condições.

Visitar São João da Pesqueira

16. Quinta da Sequeira (Vila Nova de Foz Côa)

A Quinta da Sequeira é a primeira de 4 quintas que fazem parte das Melhores Quintas do Douro em Vila Nova de Foz Côa. Foi fundada em 1899 por Joaquim Costa e Maria José Sequeira, da qual provém o nome. No total tem 15 hectares de vinha.

17. Quinta do Vesúvio (Vila Nova de Foz Côa)

A Quinta do Vesúvio é a maior quinta da família Symington no Alto Douro Vinhateiro, com cerca de 133 hectares. Sobre esta família já falei quando mencionei a Quinta do Bonfim, deixando-te agora apenas alguns links úteis para programares a tua visita numa passagem por Vila Nova de Foz Côa.

18. Quinta do Vale Meão (Vila Nova de Foz Côa)

Seria impensável não mencionar neste artigo a Quinta do Vale Meão, afinal, o famosíssimo Vinho Tinto Barca Velha é daqui proveniente. Esta quinta surgiu em 1877, quando D. Antónia Adelaide Ferreira comprou as terras onde ela se veio implantar no concelho de Vila Nova de Foz Côa.

19. Quinta de Ervamoira (Vila Nova de Foz Côa)

A primeira vez que vi a Quinta de Ervamoira foi ao fazer uma visita guiada às gravuras rupestres de Penascosa. O miradouro para as vinhas desta quinta foi dos melhores que encontrei em Vila Nova de Foz Côa, e podes vê-lo em baixo, na imagem. São no total 178 hectares de vinha.

A Quinta de Ervamoira é propriedade da família Ramos Pinto e localiza-se nas margens do Rio Côa. Pela proximidade com os núcleos de visitação das gravuras rupestres património da humanidade, tem até museu de sítio nas suas instalações, que podes visitar mediante marcação.

Esta é a quinta com que termino esta lista de melhores quintas do Douro. Que tal? 😉 Recomenda-se o acesso a partir da aldeia das Chãs.

quinta ervamoira 2 1
Quinta de Ervamoira, uma das melhores quintas do Douro

Mais dicas de viagem para visitar as Quintas do Douro

Mais informação útil sobre o Douro

Links para diversos artigos dos municípios do Douro. 😉 Vai descobri-los!

LINKS ÚTEIS SOBRE A REGIÃO DO DOURO:
- Roteiro Porto
- Visitar Vila Nova de Gaia
- Visitar Castelo de Paiva
- Visitar Cinfães
- Visitar Baião
- Visitar Mesão Frio
- Visitar Peso da Régua
- Visitar Lamego
- Visitar Pinhão
- Visitar Resende
- Visitar Tabuaço
- Visitar Armamar
- Visitar São João da Pesqueira
- Visitar Sabrosa
- Visitar Alijó
- Visitar Vila Nova de Foz Côa
- Visitar Carrazeda de Ansiães
- Visitar Torre de Moncorvo
- Visitar Figueira de Castelo Rodrigo
- Visitar Freixo de Espada à Cinta
- Visitar Mogadouro
- Visitar Miranda do Douro

O Pinhão pode ser um excelente ponto de partida!

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *