Monção | O que visitar, ver e fazer no “berço do Alvarinho”?

Visitar Monção

Share this content!

Monção fica na fabulosa região demarcada dos vinhos verdes. É, em conjunto com Melgaço, a região de produção do vinho Alvarinho, e o Palácio da Brejoeira dispensa apresentações.

Monção tem também uma fortaleza, já que se encontra nas margens do Rio Minho, na fronteira com Espanha. Pode não ser superior à de Valença, por exemplo, mas sem dúvida que te vais encantar com alguns trechos da velha muralha.

Cascata do Fojo ao visitar Monção
Cascata do Fojo ao visitar Monção

Confesso que Monção não me impressionou muito na minha primeira visita, mas ao regressar no início de 2022, rapidamente mudei a opinião que tinha. Continuo a dizer que o centro da vila não tem o mesmo brilho que o de outras povoações vizinhas, mas existe muito para descobrir nos arredores, e neste artigo vais ficar a perceber o que quero dizer.

E a gastronomia? Monção tem duas maravilhas de Portugal, uma na doçaria e outra nas melhores mesas do país. Falo-te delas mais à frente.

miradouro monte do castro
Miradouro do Monte de Castro ao visitar Monção

Antes de continuares a ler, segue-me nas redes sociais.

Lista de Conteúdo

Onde fica Monção?

Monção fica no extremo norte de Portugal, mais precisamente no Alto Minho, distrito de Viana do Castelo. É um município limitado por Melgaço, Valença, Arcos de Valdevez e Paredes de Coura. Do outro lado do rio Minho tens a Galiza, nomeadamente a província de Pontevedra e Vigo.

OUTROS ARTIGOS ÚTEIS DO MINHO:
DISTRITO DE VIANA DO CASTELO
- O que visitar em Viana do Castelo
- O que visitar em Arcos de Valdevez
- O que visitar em Caminha
- O que visitar em Melgaço
- O que visitar em Paredes de Coura
- O que visitar em Ponte da Barca
- O que visitar em Ponte de Lima
- O que visitar em Valença
- O que visitar em Vila Nova de Cerveira

DISTRITO DE BRAGA
- O que visitar em Amares
- O que visitar em Barcelos
- O que visitar em Braga
- O que visitar em Esposende
- O que visitar em Fafe
- O que visitar em Guimarães
- O que visitar em Póvoa de Lanhoso
- O que visitar em Terras de Bouro
- O que visitar em Vieira do Minho
- O que vistiar em Vila Nova de Famalicão
- O que visitar em Vila Verde
- O que visitar em Vizela
Castelo de São Martinho da Penha da Rainha
Castelo de São Martinho da Penha da Rainha

Quando visitar Monção?

Monção pode ser visitado em qualquer altura do ano, porém, podes preferir fazê-lo na altura da apanha da uva, se quiseres explorar alguns campos vinícolas e ter uma experiência mais interligada com o vinho Alvarinho.

Eu visitaria Monção durante algumas das suas principais festividades, pois são mesmo muito características e singulares. Por exemplo, já ouviste falar da feira da Foda?

Visitar Monção
Visitar Monção
Visitar Monção
Visitar Monção
Visitar Monção
Visitar Monção
Visitar Monção
Visitar Monção
Visitar Monção
Visitar Monção
Visitar Monção
Visitar Monção

1. Feira da Foda de Monção

Antes que comeces a pensar no que não deves, deixa-me explicar a origem deste nome tão “provocador”. 😀 O município de Monção descreve esta feira como tendo “nome ousado e sabor autêntico”, pois ela consiste num evento gastronómico de divulgação de uma das maravilhas de Portugal na gastronomia: o Cordeiro à moda de Monção, que é conhecido tradicionalmente como Foda à Moda de Monção, cozinhado em forno de lenha e servido em alguidar de barro.

Lenda da Foda de Monção:

Segundo a lenda, antigamente realizava-se uma feira de venda de gado na região, onde se encontrava de tudo um pouco: gado com qualidade e gado sem qualidade. 

Os criadores queriam vender os seus animais aos melhores preços, mas nem sempre os animais aparentavam estar gordos o suficiente para isso. Alguns tentavam enganar os compradores, dando sal aos animais para que eles bebessem muita água antes do dia da feira, e parecessem bem tratados.

Quem era enganado só percebia mais tarde a "foda" em que se tinha metido. E por isso diziam mesmo: "Que grande Foda!". O nome ficou e deu nome a esta delicia gastronómica.
7 Maravilhas de Portugal - Mesa de Monção
7 Maravilhas de Portugal – Mesa de Monção

2. Feira do Alvarinho

Outra feira de destaque é a Feira do Alvarinho. Realiza-se normalmente no 1º fim de semana de Julho, sendo dedicada a este vinho, e reunindo também imensa gente.

3. Festa do Corpo de Deus e Coca de Monção

A Festa do Corpo de Deus de Monção liga o sagrado ao profano. Para além da vertente religiosa, celebra-se também o triunfo de São Jorge na batalha contra o dragão (Coca de Monção). Deixo-te em baixo um vídeo do município de Monção sobre as festas de 2021.

Seguro de Viagem (5% desconto) + Carro

Se queres mais tranquilidade na tua viagem, faz seguro de viagem com a IATI, utilizando o meu link para 5% de desconto. Se não tiveres viatura própria, aluga carro com a Discover Cars, que te permite comparar preços online entre diversas companhias de aluguer de automóveis diferentes.

O que comer e onde comer ao visitar Monção?

Já mencionei a Foda à Monção, mas sem dúvida que podes encontrar na época certa muito boa lampreia do rio Minho (eu não sou apreciador). No que diz respeito a doçaria, há que provar as Roscas de Monção, que estão entre as 7 maravilhas da doçaria portuguesa.

Na minha visita a Monção, encontrei as roscas facilmente na loja Saudáveis & Companhia, que vende também muitos outros produtos regionais. Muita simpatia que encontrei naquele lugar. 😉 Deixo-te uma foto em baixo, mas disseram-me na altura que estavam quase a mudar-se para um edifício adjacente.

saudaveis companhia moncao 2
Saudáveis & Companhia em Monção

Para sítios onde comer, recomendo sem dúvida o Restaurante 7 À 7, mas convém perguntar sempre se têm a típica foda à Monção no menu (cordeiro), para o dia da tua visita, e deves fazer reserva antecipada!

Onde dormir ao visitar Monção?

AlojamentoPontuaçãoLocalização
Quinta da Teimosa9.2Arredores de Monção
Raiano Guest House8.9Centro de Monção
Solar de Serrade9.0Arredores de Monção
Muralhas do Minho9.0Centro de Monção
Casa de Ladreda8.8Arredores de Monção (Tangil)
Cardenha da Bessada9.0Branda de Santo António
Miradouro da Branda9.2Branda de Santo António
Branda de Santo António de Vale de Poldros
Branda de Santo António de Vale de Poldros

Monção | O que visitar, ver e fazer?

Finalmente, o que visitar em Monção, o que ver e o que fazer neste município do Alvarinho. Tenho muitos lugares para te apresentar, mas começo por um mapa que creio que irá ser útil para a tua organização de viagem.

Mapa com tudo o que visitar em Monção

Centro da Vila de Monção

No centro da vila de Monção destacam-se sem dúvida o Parque das Caldas e os novos Passadiços da Fortaleza. Também gostei muito da Igreja Matriz e da Porta do Rosal. 😉

1. Casa Museu de Monção

Existe um enorme parque de estacionamento junto de onde a N202 atravessa as Muralhas da Fortaleza de Monção. Foi ali que deixei facilmente o carro das duas vezes que visitei a vila, e o parque é gratuito.

O centro da vila deve ser visitado a pé. Atravessando as muralhas vais dar com o restaurante 7 à 7 logo à direita, que é o lugar recomendado neste artigo para comer. Em frente terás a Casa Museu de Monção. Este espaço museológico está localizado num edifício do século XVIII que em tempos foi pertencente à família de Dona Maria Teresa Cardeal Andrade Martins Salgueiro, já falecida, que o doou à Universidade do Minho. É possível visitar no interior todo o recheio da casa, que inclui peças valiosíssimas de mobiliário, seda, tapeçaria, porcelana, ourivesaria, pintura, entre outras.

Entrada em Monção
Entrada em Monção

2. Largo João de Deus e Arquivo Municipal de Monção

Depois da Casa Museu, não sigas de imediato para as praças principais de Monção. Segue, em vez disso, para o Largo João de Deus, onde encontrarás também alguns pontos de interesse:

  • O bonito edifício do Arquivo Municipal de Monção.
  • O monumento em homenagem aos emigrantes.
  • E a Fonte da Vila.
Arquivo Municipal de Monção
Arquivo Municipal de Monção
Monumento aos Emigrantes em Monção
Monumento aos Emigrantes em Monção
Fonte da Vila em Monção
Fonte da Vila em Monção

3. Convento dos Capuchos de Monção

Caminhando pela Avenida das Caldas, chegarás à Igreja do Convento dos Capuchos, junto das muralhas. Remonta a meados do século XVIII, em honra de Santo António, apesar do seu claustro ser do século XVI quando ali existia um anterior convento de freiras franciscanas. Hoje é um dos hotéis da cidade, em que poderás ficar a dormir. Pesquisa sobre ele no Booking.

Convento dos Capuchos ao visitar Monção
Convento dos Capuchos ao visitar Monção
Convento dos Capuchos ao visitar Monção
Convento dos Capuchos ao visitar Monção
Convento dos Capuchos ao visitar Monção
Convento dos Capuchos ao visitar Monção

4. Largo do Hospital

A partir da Igreja do Convento dos Capuchos, segue por cima das muralhas até ao edifício da Santa Casa da Misericórdia (em amarelo), e depois até ao Largo do Hospital. Dali conseguirás já ter uma bonita vista para o Rio Minho, e para a ecopista que segue até ao parque das Caldas.

Caminho das Muralhas de Monção
Caminho das Muralhas de Monção
Muralhas de Monção
Muralhas de Monção
Busto do professor José Gonçalves junto das Muralhas
Busto do professor José Gonçalves junto das Muralhas
Miradouro das Muralhas de Monção
Miradouro das Muralhas de Monção
Miradouro das Muralhas de Monção
Miradouro das Muralhas de Monção

5. Igreja Matriz de Monção (Santa Maria dos Anjos)

Uma das laterais da Igreja Matriz de Monção fica no Largo do Hospital. Esta igreja é sem dúvida muito bonita, de origem românica (século XIII). É também conhecida como Igreja de Santa Maria dos Anjos. No interior destaca-se o túmulo de Dom Vasco Marinho pertencente à antiga Capela de São Sebastião que lhe foi adossada no século XVI.

V
Vista aérea sobre a Igreja Matriz de Monção
Igreja Matriz de Monção
Igreja Matriz de Monção
Igreja Matriz de Monção
Igreja Matriz de Monção
Interior da Igreja Matriz de Monção
Interior da Igreja Matriz de Monção
Interior da Igreja Matriz de Monção
Interior da Igreja Matriz de Monção
Túmulo de Dom Vasco Marinho
Túmulo de Dom Vasco Marinho

6. Passadiços da Fortaleza de Monção e Parque das Caldas

Encontrarás na Travessa da Glória (não muito longe), um túnel de acesso aos passadiços da Fortaleza de Monção. Junto do túnel existe um painel de azulejos em tons verde e amarelo, que não podes deixar de admirar.

Os passadiços referidos vão levar-te até à ecopista para o Parque das Caldas, que se prolonga em frente ao rio Minho. É aqui que se realiza a feira do Alvarinho, por exemplo, mas o nome do parque vem das Termas de Monção que aqui também se encontram. É um agradável espaço verde da vila.

Acesso aos Passadiços da Fortaleza de Monção
Acesso aos Passadiços da Fortaleza de Monção
Passadiços da Fortaleza de Monção
Passadiços da Fortaleza de Monção
Passadiços da Fortaleza de Monção
Passadiços da Fortaleza de Monção
Passadiços da Fortaleza de Monção
Passadiços da Fortaleza de Monção
Passadiços da Fortaleza de Monção
Passadiços da Fortaleza de Monção
Parque das Caldas
Parque das Caldas
Passadiços do Parque das Caldas
Passadiços do Parque das Caldas
Passadiços do Parque das Caldas
Passadiços do Parque das Caldas
Miradouro dos Passadiços da Fortaleza de Monção
Miradouro dos Passadiços da Fortaleza de Monção
Miradouro dos Passadiços da Fortaleza de Monção
Miradouro dos Passadiços da Fortaleza de Monção

7. Praça Deu-la-Deu

De regresso ao centro da vila, segue para o principal largo: a Praça Deu-la-Deu. Não esqueças, no entanto, o miradouro para os passadiços, na entrada para a praça.

Sem dúvida que tenho de mencionar a Estátua da figura mitológica grega Danaide, que remonta a 1837. Encontra-se num chafariz de tanque circular, e a ela foi acrescentado o Brasão de Monção, com a figura de Deu-la-Deu Martins, heroína da terra.

Praça Deu-la-Deu
Praça Deu-la-Deu
Praça Deu-la-Deu
Praça Deu-la-Deu
Estátua de Danaide da Praça Deu-la-Deu
Estátua de Danaide da Praça Deu-la-Deu
Praça Deu-la-Deu ao visitar Monção
Praça Deu-la-Deu ao visitar Monção
Praça Deu-la-Deu ao visitar Monção
Praça Deu-la-Deu ao visitar Monção
Lenda de Deu-la-Deu Martins

Segundo a tradição, atribui-se-lhe o feito de ter enganado os espanhóis na época das guerras fernandinas, pondo fim ao cerco de Monção que já durava há imenso tempo. Supostamente, o alimento era já escasso dentro das muralhas, e esta mulher agiu corajosamente utilizando a pouca farinha que restava para fazer pão.

Esse pão foi para atirar do topo das muralhas para o exército inimigo, dando a entender que Monção estava forte e bem provida de alimento, que até sobrava para alimentar o inimigo, muito mais faminto. O inimigo acreditou e terminou o cerco de imediato.

Não é obrigatório, mas tem em atenção uma rua paralela desta praça, a Rua Conselheiro Adriano Machado. Tem um arco que faz dela um recanto bonito a visitar em Monção.

Rua Conselheiro Adriano Machado
Rua Conselheiro Adriano Machado
Rua Conselheiro Adriano Machado
Rua Conselheiro Adriano Machado

8. Igreja da Misericórdia de Monção

Outro elemento de referência na Praça Deu-la-Deu é a Igreja de Misericórdia de Monção. A sua construção remonta ao fim do século XVII, apesar de ter sofrido sucessivas intervenções nos séculos seguintes.

9. Museu do Alvarinho de Monção

Existe ainda um museu do Alvarinho para visitar neste largo principal de Monção. É um museu muito simples, que vem promover a sub-região dos vinhos verdes de Monção e Melgaço, divulgando a marca de vinho Alvarinho, e dando-te a conhecer as particularidades do território onde ele é produzido.

Edifício do Museu do Alvarinho
Edifício do Museu do Alvarinho
Museu do Alvarinho de Monção
Museu do Alvarinho de Monção
Museu do Alvarinho de Monção
Museu do Alvarinho de Monção
Museu do Alvarinho de Monção
Museu do Alvarinho de Monção

10. Museu Monção & Memórias

Na Rua da Independência encontrarás mais um museu de Monção. É muito recente (de 2021), e está localizado no Edifício Souto D’El Rei, do século XVII. Vem dar-te a conhecer toda a história de Monção desde que a região começou a ser habitada, e depois apresenta-te o seu povo e as suas tradições. Destaco sem dúvida as ilustrações que têm a “Coca de Monção” como tema comum.

Rua da Independência ao visitar Monção
Rua da Independência ao visitar Monção
Museu Monção & Memórias
Museu Monção & Memórias
Museu Monção & Memórias
Museu Monção & Memórias
Museu Monção & Memórias
Museu Monção & Memórias
Museu Monção & Memórias
Museu Monção & Memórias
Museu Monção & Memórias
Museu Monção & Memórias
Ilustrações de Cocas do Museu Monção & Memórias
Ilustrações de Cocas do Museu Monção & Memórias
"Corona Coca" do Museu Monção & Memórias
“Corona Coca” do Museu Monção & Memórias
Ilustrações de Cocas do Museu Monção & Memórias
Ilustrações de Cocas do Museu Monção & Memórias

11. Bordallo II em Monção

Na lateral do edifício do museu fica uma extraordinária obra de Bordallo II: uma Coca de Monção gigante. Não deixes de admirar esta bela peça de arte urbana, em complemento à exposição de ilustrações que acabei de referir.

Coca de Bordallo II ao visitar Monção
Coca de Bordallo II ao visitar Monção

12. Porta de Salvaterra e Porta do Rosal (Fortaleza de Monção)

Estas duas portas são as únicas que se conservam da fortaleza de Monção nos dias de hoje. A Porta de Salvaterra fica nesta mesma rua da Independência. A Porta do Rosal fica junto do largo com o mesmo nome, e constitui na minha opinião, o mais impressionante pedaço de muralha que sobrevive da fortaleza.

As primeiras fortificações de Monção remontam à época medieval, tendo sido construídas a mando de D. Dinis. O que hoje se observa nitidamente são as construídas durante as Guerras da Restauração, de tipo Vauban.

Porta de Salvaterra da Fortaleza de Monção
Porta de Salvaterra da Fortaleza de Monção
Porta de Salvaterra da Fortaleza de Monção
Porta de Salvaterra da Fortaleza de Monção
Porta do Rosal da Fortaleza de Monção
Porta do Rosal da Fortaleza de Monção
Porta do Rosal da Fortaleza de Monção
Porta do Rosal da Fortaleza de Monção
Porta do Rosal da Fortaleza de Monção
Porta do Rosal da Fortaleza de Monção
Muralhas da Fortaleza de Monção junto da Porta do Rosal
Muralhas da Fortaleza de Monção junto da Porta do Rosal

13. Viagem no Tempo (Alto Minho 4D) – Rota dos Castros

Na própria Porta do Rosal encontrarás um dos novos espaços museológicos do Alto Minho, que em Monção é dedicado aos Castros. Em todos os municípios do Alto Minho encontrarás um espaço destes, cada um com um tema diferente:

  • Ponte de Lima – Rota do Romano
  • Viana do Castelo – Rota dos Descobrimentos
  • Monção – Rota dos Castros
  • Valença – Rota dos Castelos e Fortalezas
  • Arco de Valdevez – Rota do Barroco
  • Paredes de Coura – Rota da Arquitetura Tradicional
  • Melgaço – Rota dos Mosteiros
  • Caminha – Rota da Arte Rupestre e do Megalitismo
  • Vila Nova de Cerveira – Rota do Moderno Contemporâneo
  • Ponte da Barca – Rota do Românico ao Gótico

No que diz respeito ao de Monção, só posso dizer bem. O vídeo está projetado na parede de uma câmara anexa a esta porta do Rosal, e permite uma imersão fabulosa.

14. Paiol da Fortaleza de Monção

Junto da Porta do Rosal encontrarás ainda um antigo paiol que serviu no tempo de guerra como armazém de munições.

Paiol da Fortaleza de Monção
Paiol da Fortaleza de Monção

15. Jardim da Praça da República

Outro centro nevrálgico da cidade é a Praça da República. O seu jardim é bastante amplo e com pouco arvoredo. Tem bancos de jardim e pequenos lagos com chafarizes. Destaca-se o dragão coca num deles.

Praça da República de Monção
Praça da República de Monção
Praça da República de Monção
Praça da República de Monção
Praça da República de Monção
Praça da República de Monção
Praça da República de Monção
Praça da República de Monção

16. Antiga Estação Ferroviária de Monção

A caminho da antiga estação Ferroviária de Monção, não deixes de passar pelo cineteatro e Biblioteca Municipal da vila. A estação foi inaugurada em 1915 e funcionou até finais de 1989, quando a CP decidiu fechar o trecho entre Valença e Monção, tal como outros da região. A título de curiosidade, sabias que o trecho da ecopista do Rio Minho que encontras entre Monção e Valença consiste numa reconversão desta linha de comboio? 😉

Visitar Monção
Visitar Monção

Miradouros de Monção

Tendo o centro de Monção apresentado, chegou a hora de te apresentar os principais miradouros. Estão dispersos ao longo do município, e alguns exigem breve caminhada para os alcançar.

1. Miradouro da Torre de Lapela

A Torre de Lapela tem um miradouro genial para o rio Minho, quando se sobe ao seu topo. Nos intermédios, vais poder aprender mais sobre a sua história no núcleo museológico que contém. Esta torre é de menagem, sendo o que sobrevive de um castelo medieval que existiu naquele lugar, e que foi demolido em 1706, tendo as suas pedras sido aproveitadas para as obras necessárias na Fortaleza de Monção.

Torre de Lapela
Torre de Lapela
Torre de Lapela
Torre de Lapela
Miradouro da Torre de Lapela
Miradouro da Torre de Lapela
Miradouro da Torre de Lapela
Miradouro da Torre de Lapela

2. Miradouro do Castelo de São Martinho da Penha da Rainha

O Miradouro do Castelo de São Martinho da Penha da Rainha, por sua vez, fica no topo de um gigantesco aglomerado rochoso. Tens um enorme largo na base da peneda, e depois há que seguir por ela acima a pé, passando por grutas entre as rochas, e até por uma pequena capela dedicada a São Martinho. Na chegada ao topo há que subir escadas de ferro que ali foram colocadas para o efeito. Existe uma pequena árvore isolada lá em cima. De junto dela observa-se uma paisagem arrebatadora!

Chegada ao recinto do Castelo de São Martinho da Penha da Rainha
Chegada ao recinto do Castelo de São Martinho da Penha da Rainha
Castelo de São Martinho da Penha da Rainha
Castelo de São Martinho da Penha da Rainha
Castelo de São Martinho da Penha da Rainha
Castelo de São Martinho da Penha da Rainha
Caminho de subida ao Miradouro da Penha da Rainha
Caminho de subida ao Miradouro da Penha da Rainha
Caminho de subida ao Miradouro da Penha da Rainha
Caminho de subida ao Miradouro da Penha da Rainha
Caminho de subida ao Miradouro da Penha da Rainha
Caminho de subida ao Miradouro da Penha da Rainha
Caminho de subida ao Miradouro da Penha da Rainha
Caminho de subida ao Miradouro da Penha da Rainha
Caminho de subida ao Miradouro da Penha da Rainha
Caminho de subida ao Miradouro da Penha da Rainha
Caminho de subida ao Miradouro da Penha da Rainha
Caminho de subida ao Miradouro da Penha da Rainha
Capela de São Martinho a meio da subida
Capela de São Martinho a meio da subida
Caminho de subida ao Miradouro da Penha da Rainha
Caminho de subida ao Miradouro da Penha da Rainha
Caminho de subida ao Miradouro da Penha da Rainha
Caminho de subida ao Miradouro da Penha da Rainha
Caminho de subida ao Miradouro da Penha da Rainha
Caminho de subida ao Miradouro da Penha da Rainha
Caminho de subida ao Miradouro da Penha da Rainha
Caminho de subida ao Miradouro da Penha da Rainha
Caminho de subida ao Miradouro da Penha da Rainha
Caminho de subida ao Miradouro da Penha da Rainha
Miradouro do Castelo de São Martinho da Penha da Rainha
Miradouro do Castelo de São Martinho da Penha da Rainha
Miradouro do Castelo de São Martinho da Penha da Rainha
Miradouro do Castelo de São Martinho da Penha da Rainha

3. Miradouro do Monte do Castro (Longos Vales)

O Monte do Castro é muito semelhante ao anterior, e também terás de subir a pé para chegar ao miradouro, a partir do Restaurante Encosta do Castro. Encontrarás no topo um cruzeiro, e uma vista esplêndida a 360º.

Monte do Castro
Monte do Castro
Monte do Castro
Monte do Castro
Monte do Castro
Monte do Castro
Monte do Castro
Monte do Castro
Monte do Castro
Monte do Castro
monte do castro moncao 10
Monte do Castro
Monte do Castro
Monte do Castro
Monte do Castro
Monte do Castro
Miradouro do Monte do Castro
Miradouro do Monte do Castro

4. Miradouro do Castro de São Caetano (Longos Vales)

Também em Longos Vales fica o Castro e Capela de São Caetano. Este Castro é monumento nacional e surgiu na idade do ferro, tendo sido encontrados diversos vestígios arqueológicos que atestam o seu auge algures entre os séculos I a.C. e II d.C. Fica a alguma altitude, daí o mencionar como excelente miradouro de Monção neste artigo.

Capela de São Caetano
Capela de São Caetano
Capela de São Caetano e Miradouro
Capela de São Caetano e Miradouro
Castro de São Caetano
Castro de São Caetano
Castro de São Caetano
Castro de São Caetano
Miradouro da Capela e Castro de São Caetano
Miradouro da Capela e Castro de São Caetano

5. Miradouro do Castro de Nossa Senhora da Assunção (Barbeita)

Outro “castro panorâmico” é o de Castro de Nossa Senhora da Assunção, e foi ocupado entre o século V a.C. e o século I d.C. O seu nome vem da capela que se encontra junto dele, do século XVI. Pela proximidade com o rio Minho, e dada a altitude a que se encontra, este é um excelente lugar para o admirar em Monção.

Capela de Nossa Senhora da Assunção
Capela de Nossa Senhora da Assunção
Capela de Nossa Senhora da Assunção
Capela de Nossa Senhora da Assunção
Castro de Nossa Senhora da Assunção
Castro de Nossa Senhora da Assunção
Miradouro de Nossa Senhora da Assunção
Miradouro de Nossa Senhora da Assunção
Miradouro de Nossa Senhora da Assunção
Miradouro de Nossa Senhora da Assunção
Miradouro de Nossa Senhora da Assunção
Miradouro de Nossa Senhora da Assunção
Imagem aérea da região
Imagem aérea da região
Imagem aérea da região
Imagem aérea da região

6. Miradouro da Senhora da Graça (Ceivães)

O Miradouro da Senhora da Graça surge em complemento do anterior, já que se encontra também nas proximidades do rio Minho: ambos são sublimes. Existiu ali, a título de curiosidade, outro povoado castrejo ocupado entre o século V a.C. e o século III d.C.

Capela de Nossa Senhora da Graça
Capela de Nossa Senhora da Graça
Miradouro de Nossa Senhora da Graça
Miradouro de Nossa Senhora da Graça
Miradouro de Nossa Senhora da Graça
Miradouro de Nossa Senhora da Graça
Miradouro de Nossa Senhora da Graça
Miradouro de Nossa Senhora da Graça
Miradouro de Nossa Senhora da Graça
Miradouro de Nossa Senhora da Graça

7. Baloiço Panorâmico de Tangil e Miradouro do Coto da Giesteira

Os dois lugares permitem mais uma vista gloriosa sobre o território de Monção. Podes chegar a eles fazendo o PR5 MNC – Trilho da Chã da Carreira. Eu não fiz o trilho, tendo apenas caminhado em direção ao baloiço e ao miradouro a partir das Alminhas de Trabaçô. O Miradouro do Coto da Giesteira tem a mesma vista que se obtém do baloiço, mas a maior altitude. Percebi que na envolvência se faz slide, pelo equipamento que encontrei destinado a essa prática radical.

Baloiço de Tangil
Baloiço de Tangil
Baloiço de Tangil
Baloiço de Tangil
Baloiço de Tangil
Baloiço de Tangil
Baloiço de Tangil
Baloiço de Tangil
Baloiço de Tangil
Baloiço de Tangil
Subida ao Miradouro de Coto de Giesteira
Subida ao Miradouro de Coto de Giesteira
Miradouro de Coto de Giesteira
Miradouro de Coto de Giesteira
Miradouro de Coto de Giesteira
Miradouro de Coto de Giesteira

Branda de Santo António de Vale de Poldros

Caso não saibas, as brandas são núcleos habitacionais que antigamente se destinavam ao verão, contrastando com as inverneiras que se destinavam ao inverno. Situam-se nas zonas mais altas das serras, onde existem pastagens em abundância para alimentar o gado. No inverno as populações fugiam para a base da montanha, ou neste caso, para as inverneiras, fugindo das condições atmosféricas mais adversas dessa estação.

A Branda de Santo António de Vale de Poldros é a que vou apresentar neste artigo, mas claro que deves também visitar a Branda da Aveleira, já de Melgaço, mas a poucos km de distância da primeira. Deixei duas sugestões de alojamento localizadas nesta branda: a Cardenha da Bessada e o Miradouro da Branda.

A Branda de Santo António fica a cerca de 1000 metros de altitude, e destaca-se pelas imensas cardenhas que ainda conserva. Falo das típicas e rudimentares casinhas de xisto e granito utilizadas no verão pelos pastores. Não deixes de fazer uma caminhada pelos caminhos da branda, explorando os seus recantos, e se tiveres mais tempo, vai descobrir o meio rural, fazendo um dos trilhos oficiais de Monção, que tem cerca de 10km.

Branda de Santo António de Vale de Poldros
Branda de Santo António de Vale de Poldros
Branda de Santo António de Vale de Poldros
Branda de Santo António de Vale de Poldros
Branda de Santo António de Vale de Poldros
Branda de Santo António de Vale de Poldros
Branda de Santo António de Vale de Poldros
Branda de Santo António de Vale de Poldros
Branda de Santo António de Vale de Poldros
Branda de Santo António de Vale de Poldros
Branda de Santo António de Vale de Poldros
Branda de Santo António de Vale de Poldros
Branda de Santo António de Vale de Poldros
Branda de Santo António de Vale de Poldros
Branda de Santo António de Vale de Poldros
Branda de Santo António de Vale de Poldros

Praias Fluviais de Monção

No verão, para além de uma azáfama maior na Branda de Santo António de Vale de Poldros, poderás encontrar verdadeiros paraísos se fores à descoberta das melhores praias fluviais de Monção. Em baixo, deixo-te 5 alternativas:

  • A Praia Fluvial de Pinheiros fica junto de uma antiga ponte da freguesia de Pinheiros, e tem alguma infraestrutura. Destacam-se os moinhos.
  • A Praia Fluvial da Breia não fica muito longe da anterior. Destaco-a enquanto bonito espaço verde de lazer.
  • A Praia Fluvial de Ponte de Mouro é o lugar mais obrigatório desta lista. Foram-lhe recentemente adicionados passadiços de madeira, o que a transformou num lugar mesmo magnífico e apetecível para um mergulho ou simples passeio.
  • A Praia Fluvial de Segude, também um bonito espelho de água.
  • E a Praia Fluvial de Tangil, no lugar de Côto. Destaca-se a pequena fonte de água potável que encontras nas margens do rio.

1. Praia Fluvial de Pinheiros

Praia Fluvial de Pinheiros
Praia Fluvial de Pinheiros

2. Praia Fluvial de Breia

Praia Fluvial da Breia
Praia Fluvial da Breia
Praia Fluvial da Breia
Praia Fluvial da Breia
Praia Fluvial da Breia
Praia Fluvial da Breia
Praia Fluvial da Breia
Praia Fluvial da Breia
Praia Fluvial da Breia
Praia Fluvial da Breia
Praia Fluvial da Breia
Praia Fluvial da Breia
Praia Fluvial da Breia
Praia Fluvial da Breia
Praia Fluvial da Breia
Praia Fluvial da Breia

3. Praia Fluvial da Ponte do Mouro

Ponte do Mouro ao visitar Monção
Ponte do Mouro ao visitar Monção
Ponte do Mouro ao visitar Monção
Ponte do Mouro ao visitar Monção
Ponte do Mouro ao visitar Monção
Ponte do Mouro ao visitar Monção
Passadiços de Ponte do Mouro
Passadiços de Ponte do Mouro
Passadiços de Ponte do Mouro
Passadiços de Ponte do Mouro
Passadiços de Ponte do Mouro
Passadiços de Ponte do Mouro
Passadiços de Ponte do Mouro ao visitar Monção
Passadiços de Ponte do Mouro
Passadiços de Ponte do Mouro
Passadiços de Ponte do Mouro
Passadiços de Ponte do Mouro
Passadiços de Ponte do Mouro
Praia Fluvial de Ponte do Mouro
Praia Fluvial de Ponte do Mouro
Praia Fluvial de Ponte do Mouro
Praia Fluvial de Ponte do Mouro
Praia Fluvial de Ponte do Mouro
Praia Fluvial de Ponte do Mouro

4. Praia Fluvial de Segude

Praia Fluvial de Segude
Praia Fluvial de Segude
Praia Fluvial de Segude
Praia Fluvial de Segude
Praia Fluvial de Segude
Praia Fluvial de Segude
Praia Fluvial de Segude
Praia Fluvial de Segude

5. Praia Fluvial de Tangil

Praia Fluvial de Tangil
Praia Fluvial de Tangil
Praia Fluvial de Tangil
Praia Fluvial de Tangil
Praia Fluvial de Tangil
Praia Fluvial de Tangil
Praia Fluvial de Tangil
Praia Fluvial de Tangil

Palácio da Brejoeira

O Palácio da Brejoeira é na minha opinião a principal atração de Monção. Oriento-te desde já para o site oficial, onde poderás saber mais sobre a sua história e sobre os ingressos para visita.

Este palácio merece sem dúvida ser visitado por dentro, e podes fazê-lo mediante visita guiada. A visita inclui também passagem por parte dos jardins, e pelas adegas de vinho Alvarinho. Sabias que este palácio tem no interior um teatro próprio? Adorei todos os detalhes que tive a oportunidade de admirar, e só tenho pena de não me ter sido permitido tirar fotografias no interior do edifício: os detalhes da decoração são incríveis. 😐

Palácio da Brejoeira
Palácio da Brejoeira
Palácio da Brejoeira
Palácio da Brejoeira
Palácio da Brejoeira
Palácio da Brejoeira
Jardins do Palácio da Brejoeira
Jardins do Palácio da Brejoeira
Jardins do Palácio da Brejoeira
Jardins do Palácio da Brejoeira
Jardins do Palácio da Brejoeira
Jardins do Palácio da Brejoeira
Jardins do Palácio da Brejoeira
Jardins do Palácio da Brejoeira
Adegas de Vinho do Palácio da Brejoeira
Adegas de Vinho do Palácio da Brejoeira
Adegas de Vinho do Palácio da Brejoeira
Adegas de Vinho do Palácio da Brejoeira
Jardins do Palácio da Brejoeira
Jardins do Palácio da Brejoeira
Igreja do Palácio da Brejoeira
Igreja do Palácio da Brejoeira
Igreja do Palácio da Brejoeira
Igreja do Palácio da Brejoeira

Cascata do Fojo

Monção tem ainda uma cascata muito interessante para visitar, à qual foram acrescentados acessos em passadiços de madeira bem recentemente. 😉 A queda de água é simples, mas não deixa de ser um recanto muito bonito para descobrir no município.

Passadiços de acesso à Cascata do Fojo
Passadiços de acesso à Cascata do Fojo
Passadiços de acesso à Cascata do Fojo
Passadiços de acesso à Cascata do Fojo
Passadiços de acesso à Cascata do Fojo
Passadiços de acesso à Cascata do Fojo
Acesso à Cascata do Fojo
Acesso à Cascata do Fojo
Cascata do Fojo
Cascata do Fojo
Cascata do Fojo
Cascata do Fojo
Cascata do Fojo
Cascata do Fojo

Outros lugares para visitar em Monção

Por fim, deixo-te uma lista de outros lugares do município, que podes considerar como opcionais, mas que também gostei muito de conhecer.

1. Solar de Serrade

O Solar de Serrade é uma quinta produtora de Alvarinho, e podes ficar lá a dormir. Foi, aliás, uma das sugestões de alojamento deste artigo. A casa principal remonta ao século XVII.

Solar de Serrade
Solar de Serrade
Solar de Serrade
Solar de Serrade
Solar de Serrade
Solar de Serrade

2. Santuário de Nossa Senhora dos Milagres

Do Santuário de Nossa Senhora dos Milagres destacam-se sem dúvida as 3 figuras colocadas em pequenos nichos na fachada principal da igreja. Data do século XVI.

Santuário de Nossa Senhora dos Milagres
Santuário de Nossa Senhora dos Milagres
Santuário de Nossa Senhora dos Milagres
Santuário de Nossa Senhora dos Milagres

3. Igreja de Longos Vales

A Igreja de Longos Vales é um bonito templo românico de Monção, com origem no reinado do primeiro rei de Portugal, no século XII. Nessa altura pertencia a um mosteiro de Cónegos de Santo Agostinho. Destaca-se claramente a cabeceira da igreja, que foi classificada como monumento nacional.

Igreja de Longos Vales
Igreja de Longos Vales
Espigueiro junto da Igreja de Longos Vales
Espigueiro junto da Igreja de Longos Vales

4. Mosteiro de Merufe

O Mosteiro de Merufe é também de estilo românico, sendo inicialmente designado de Convento das Irmãs Bentas. Serviu durante muito tempo como abrigo para peregrinos de Santiago de Compostela. Hoje resta pouco mais do que a igreja.

Igreja de Merufe
Igreja de Merufe

5. Espigueiros de Luzio

Os espigueiros de Luzio não constituem a eira de espigueiros mais extraordinária que existe em Portugal, longe disso! Mas que tal uma visita? Encontrei espigas de milho armazenadas ainda neles pela população.

Espigueiros de Luzio
Espigueiros de Luzio
Espigueiros de Luzio
Espigueiros de Luzio

6. Santuário do Senhor do Bonfim

Fica em Anhões. Destaca-se apenas pelo seu recinto e lugar remoto na freguesia.

Santuário do Senhor do Bonfim
Santuário do Senhor do Bonfim

O que visitar perto de Monção?

Sem dúvida que recomendo Valença ou Melgaço, ou então Paredes de Coura. Deixa nos comentários a tua opinião sobre Monção, e o que mais gostaste de conhecer.

Share this content!

2 comments
  1. Amei a forma como você organiza e descreve , só fiquei na dúvida quanto a locomoção … só carro man??!!

    1. Olá Luciane.

      Fico feliz que tenha gostado. No que diz respeito ao carro, eu acredito que é fundamental para que consiga em menos tempo visitar todos os pontos que mencionei neste artigo. 😉 Claro que se quiser apenas visitar o centro de Monção, não é necessário, já que encontra transportes públicos com maior facilidade.

      Quero salientar que este artigo foi escrito de forma a que quem lê possa saber como se programar para visitar Monção de forma independente! 😉

      Obrigado.
      Pedro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *