Mirandela | O que visitar, ver e fazer num roteiro de 2 dias

Visitar Mirandela

Share this content!

Mirandela é sem dúvida uma terra de encanto em Trás-os-Montes, e o seu centro histórico não deixa ninguém indiferente, principalmente por se encontrar nas margens do Rio Tua, e possuir uma ponte medieval que está entre os principais pontos de interesse a visitar no distrito de Bragança, e norte de Portugal.

Neste artigo vou dar-te a conhecer tudo o que fazer em Mirandela, o que visitar e ver num roteiro que pode ir até dois dias. Não faltarão também dicas relacionadas com a gastronomia rica do município, e com lugares fabulosos para ficar a dormir durante a tua estadia.

Eu, a visitar Mirandela em 2021
Eu, a visitar Mirandela em 2021

Lista de Conteúdo

Onde fica Mirandela?

Mirandela fica no distrito de Bragança, fazendo fronteira com os concelhos de Vinhais, Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães, Murça e Valpaços. É porta de entrada para o Parque Natural do Vale do Tua, sendo aqui que o rio tem início, com a união do Tuela e Rabaçal.

Fazendo parte de Bragança, Mirandela está também incluída no território referente a Trás-os-Montes, ficando bem perto do Rio Douro, Lagos do Sabor, e até do Parque Natural de Montesinho.

MAIS ARTIGOS SOBRE O DISTRITO DE BRAGANÇA
- Visitar Vinhais
- Visitar Bragança
- Visitar Vimioso
- Visitar Miranda do Douro
- Visitar Mogadouro
- Visitar Torre de Moncorvo
- Visitar Freixo de Espada à Cinta
- Visitar Carrazeda de Ansiães
- Visitar Macedo de Cavaleiros
- Visitar Vila Flor
- Visitar Alfândega da Fé
- Roteiro Montesinho
- Roteiro Lagos do Sabor

- Roteiro Douro Internacional
- Roteiro Vale do Tua

- Roteiro Terras de Trás-os-Montes
Mirandela e o Rio Tua
Cidade de Mirandela e o Rio Tua

Dicas úteis para visitar Mirandela

Para visitar Mirandela, deves ter carro, principalmente se quiseres conhecer o que existe para além do seu centro histórico. Se não tens carro, aluga com a Discover Cars.

Também deves fazer seguro de viagem, para te protegeres contra eventos indesejáveis. Se fizeres seguro de viagem com a IATI, e utilizares o meu link, podes aceder a 5% de desconto.

Ponte Medieval de Mirandela
Ponte Medieval de Mirandela

Quando visitar Mirandela?

Visitar Mirandela é agradável em qualquer estação do ano. Claro que no verão poderás usufruir das praias fluviais no rio Tua e no Rio Tuela.

No que diz respeito a festividades, destacam-se as seguintes:

  • Festas de Nossa Senhora do Amparo, em fins de Julho / início de Agosto (cidade de Mirandela).
  • Festa dos Caretos, nos dias 25 e 26 de Dezembro, em Torre de Dona Chama.
  • Festival Gastronómico do Rancho de Mirandela, em Fevereiro.
  • E a Feira da Alheira de Mirandela, em Março.
Ponte Medieval de Mirandela
Ponte Medieval de Mirandela

O que comer e onde comer ao visitar Mirandela?

Para comer, a alheira é rainha, afinal o principal símbolo de Mirandela é mesmo este petisco. Mas não ficarás mal servid@ com carne proveniente da caça, com um bom cabrito assado no forno, ou com Rancho.

Durante a minha estadia jantei no Restaurante Taska Vila Velha, e fiquei muito satisfeito. A alheira estava boa, mas ouvi dizer que a especialidade é a Pacaça, e tenho pena de desconhecer isso antes de ter efetuado o pedido. Ouvi mesmo falar muito bem, e irei regressar para provar!

Outras opções para restaurante são A Adega, O Loureiro, o restaurante Maria Rita, O Pomar, o Rei d’Orelhão, ou O Grês. Em Mirandela não falta oferta para bons restaurantes onde comer.

Alheira no Restaurante Taska Vila Velha
Alheira no Restaurante Taska Vila Velha

Onde dormir ao visitar Mirandela?

AlojamentoPontuaçãoLocalização
Taska Vila Velha (onde fiquei alojado)9.0Centro da Cidade
Ribeira House9.5Centro da Cidade
Dona Fina Guesthouse9.3Centro da Cidade
Casa da Ponte9.5Centro da Cidade
O Casario9.3Arredores
Casa de Campo dos Távoras9.5Arredores
Casal de Castro9.3Arredores
Casa dos Araújos9.3Arredores
Casa do Prado9.0Arredores
Alojamento Taska Vila Velha
Alojamento Taska Vila Velha

Mirandela | O que visitar, ver e fazer em roteiro de 2 dias

Num roteiro de 2 dias, concentra-te no centro histórico de Mirandela enquanto prioridade. Depois vai conhecer o rio Tua e o rio Tuela. Se tiveres tempo, ou mais dias de viagem, podes explorar também as margens do Rabaçal e seguir até alguns outros lugares no município, como é o caso de Avantos.

Mapa com tudo o que visitar em Mirandela

Centro Histórico de Mirandela

No centro histórico de Mirandela, a melhor parte da visita será certamente junto do rio Tua. Apresento-te de seguida uma lista de sítios que não podes perder em Mirandela, e até poderás seguir a sequência proposta para o teu roteiro na cidade.

1. Porta de Santo Antonio

Tendo ficado a dormir no Taska Vila Velha, era inevitável começar pela Porta de Santo António, que fica mesmo junto do alojamento. Este arco é um dos poucos troços da muralha do Castelo de Mirandela que ainda existem, e era por aqui que se acedia ao rio Tua.

O Castelo de Mirandela remonta ao fim do século XIII, reinado de D. Dinis. Ficava onde hoje se encontra a Igreja de Nossa Senhora da Encarnação e o Paço dos Távoras (ou Câmara Municipal). Para além da Porta de Santo António, existia ainda a Porta de Santiago, a Porta da Portela, e o Postigo de São José.

Porta de Santo António ao visitar Mirandela
Porta de Santo António ao visitar Mirandela
Porta de Santo António ao visitar Mirandela
Porta de Santo António ao visitar Mirandela

2. Paço dos Távoras (Câmara Municipal) e Praça do Município

O Paço dos Távoras, como já referi, situa-se onde antes se encontraria a torre de menagem do castelo de Mirandela, no ponto mais alto do cabeço que antigamente tinha o nome de S. Miguel. Era residência habitual da família Távora, muito nobre e poderosa em Trás-os-Montes, estando o seu brasão em alto destaque no topo do edifício de 3 pisos. Hoje é sede da Câmara Municipal.

Na Praça do Município, a subir a encosta, encontrarás uma estátua do Papa João Paulo II. Na lateral do paço, por sua vez, fica o pequeno Jardim do Paço dos Távoras.

Estátua do Papa João Paulo II
Estátua do Papa João Paulo II
Paço dos Távoras ao visitar Mirandela
Paço dos Távoras ao visitar Mirandela
Paço dos Távoras ao visitar Mirandela
Paço dos Távoras ao visitar Mirandela
Jardim do Paço dos Távoras
Jardim do Paço dos Távoras
Jardim do Paço dos Távoras
Jardim do Paço dos Távoras

3. Igreja Matriz de Mirandela (Nossa Senhora da Encarnação)

A Igreja Matriz de Mirandela, ou Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, fica também junto do Paço dos Távoras. Dali tens vista privilegiada para a Ponte Medieval sobre o Rio Tua. Esta igreja remonta ao século XIII, quando era uma capela dedicada a São Miguel.

A título de curiosidade, a Igreja de Nossa Senhora da Encarnação deixou de ser sede de paróquia durante alguns anos, no século XIX, porque se encontrava em decadência. Por inconformismo da população, voltou a sê-lo alguns anos depois, mas só acabou por ser restaurada nos anos 90 do século XX, adquirindo o aspeto moderno que tem hoje.

Igreja Matriz de Mirandela
Igreja Matriz de Mirandela
Vista para a Ponte Medieval de Mirandela
Vista para a Ponte Medieval de Mirandela

4. Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes

O próximo destino será o Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, instalado no Centro Cultural de Mirandela. A caminho dele passarás pelo Largo de São Miguel, e depois pela Junta de Freguesia de Mirandela, da qual destaco o seu mural de arte urbana.

O Museu Municipal apresenta-te uma série de exposições com obras de arte contemporânea do artista plástico mirandelense Armindo Teixeira Lopes, mas não só. Encontrarás ali também obras de pintura, gravura, desenho e escultura de outros artistas, como é o caso de Almada Negreiros, Júlio Resende, ou Graça de Morais, por exemplo.

A entrada é gratuita, mas ao Domingo está fechado, exigindo marcação prévia para visita nesse dia da semana.

Mural no edifício da Junta de Freguesia de Mirandela
Mural no edifício da Junta de Freguesia de Mirandela
Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes
Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes

5. Praça 5 de Outubro

De regresso ao centro da cidade, o objetivo é seguir para a Praça 5 de Outubro, a partir da praça do município. Este é um dos principais largos da cidade, onde encontrarás o Museu de Arte Sacra, o Solar dos Condes de Vinhais, e a Igreja da Misericórdia de Mirandela.

Praça 5 de Outubro, ao visitar Mirandela
Praça 5 de Outubro, ao visitar Mirandela
Praça 5 de Outubro, ao visitar Mirandela
Praça 5 de Outubro, ao visitar Mirandela

6. Museu de Arte Sacra de Mirandela

O Museu de Arte Sacra pertence à Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, expondo, portanto, o património histórico e religioso que lhe pertence.

7. Solar dos Condes de Vinhais

Já o Solar dos Condes de Vinhais, é um edifício do século XVI. Destaca-se sem dúvida o brasão de armas dos Condes de Vinhais, com o apóstolo São Tiago a cavalo, no topo, empunhando uma lança. A título de curiosidade, esta imagem encontrava-se na hoje inexistente Porta de Santiago da muralha do castelo de Mirandela, tendo sido aqui colocada aquando da demolição da mesma em 1880.

Solar dos Condes de Vinhais
Solar dos Condes de Vinhais
Solar dos Condes de Vinhais
Solar dos Condes de Vinhais

8. Igreja da Misericórdia de Mirandela

A Igreja da Misericórdia de Mirandela, por sua vez, remonta ao fim do século XVII. Destacam-se os nichos com imagens dos fundadores da Ordem da Santíssima Trindade, São João da Mata e São Félix de Valois. Ao centro foi colocada uma Pietà. No interior há que admirar o retábulo de Nossa Senhora dos Prazeres, que veio da hoje inexistente capela do Paço dos Távoras.

Igreja da Misericórdia de Mirandela
Igreja da Misericórdia de Mirandela

9. Mercado Municipal de Mirandela e Monumento “Às Mães”

Não deixes ainda de passar pelo Mercado Municipal de Mirandela, com uma bonita praça e jardim em redor. Achei muito interessante o monumento a todas as mães que se encontra junto do mercado, e por isso recomendo que por aqui passes antes de te aproximares finalmente do rio.

Mercado Municipal de Mirandela
Mercado Municipal de Mirandela
Mercado Municipal de Mirandela
Mercado Municipal de Mirandela
Monumento às mães
Monumento às mães
Jardim em torno do Mercado Municipal de Mirandela
Jardim em torno do Mercado Municipal de Mirandela

10. Ecoteca – Centro Interpretativo do Território e Porta de Entrada do Parque Natural do Vale do Tua em Mirandela

Para quem se encontra a explorar o Parque Natural do Vale do Tua, ou pretende começar a fazê-lo a partir de Mirandela, a Ecoteca é uma paragem obrigatória. Aqui encontrarás a Porta de Entrada de Mirandela, uma das cinco portas de entrada do parque natural, associadas a cada um dos 5 municípios que fazem parte dele.

Este é um espaço interativo e de promoção do território do Vale do Tua, onde poderás conhecer mais sobre ele, e sobre o que tem para oferecer, principalmente em Mirandela.

11. Parque da Ribeira de Carvalhais

Junto da Ecoteca encontras um excelente parque verde e de lazer, a acompanhar a Ribeira de Carvalhais, afluente do Tua, até à foz. Não esqueças de ir até à velha Ponte Romana, que fica perto da Ecoteca, e que deixei assinalada no mapa do artigo.

Parque da Ribeira de Carvalhais
Parque da Ribeira de Carvalhais
Ribeira de Carvalhais
Ribeira de Carvalhais
Ribeira de Carvalhais
Ribeira de Carvalhais
Parque da Ribeira de Carvalhais
Parque da Ribeira de Carvalhais

12. Estátua da Menina da Pomba

Na extremidade do Parque da Ribeira de Carvalhais, fica a enorme Estátua da Menina da Pomba, um dos spots que mais apreciei ao visitar Mirandela. Que bem que se estava ali, a ver o rio Tua, com a Ponte Medieval de um dos lados, e a Praia Fluvial de Mirandela do outro.

Jardim da Estátua da Menina da Pomba
Jardim da Estátua da Menina da Pomba
Estátua da Menina da Pomba
Estátua da Menina da Pomba
Rio Tua frente à Menina da Pomba
Rio Tua frente à Menina da Pomba
Rio Tua frente à Menina da Pomba
Rio Tua frente à Menina da Pomba

13. Praia Fluvial de Mirandela e Parque Dr. José Gama

É exatamente rumo à praia fluvial de Mirandela que recomendo que vás de seguida. A praia fica na outra margem do Rio Tua, e encontra-se envolta num extraordinário e gigante parque verde: o Parque Dr. José Gama. Não falta espaço para estender a toalha no verão, tanto em relvado como na areia que também existe junto da água.

Praia Fluvial de Mirandela
Praia Fluvial de Mirandela
Praia Fluvial de Mirandela
Praia Fluvial de Mirandela

14. Santuário de Nossa Senhora do Amparo

Na mesma margem do rio Tua encontras o Santuário de Nossa Senhora do Amparo, bem junto da Ponte Medieval de Mirandela. No que diz respeito a este sítio, digo apenas que é responsável pela principal romaria em Mirandela, e pelas festas de fins de Julho / início de Agosto que mencionei antes neste artigo. Foi construído no século XVII.

Santuário de Nossa Senhora do Amparo
Santuário de Nossa Senhora do Amparo

15. Igreja de São Bento

À Igreja de São Bento podes aceder de carro, depois de conheceres o resto da cidade. Fica numa posição mais elevada, pelo que terás um bom miradouro para Mirandela, a partir do seu adro.

Igreja de São Bento
Igreja de São Bento
Miradouro da Igreja de São Bento
Miradouro da Igreja de São Bento

16. Ponte Medieval de Mirandela sobre o Rio Tua

Finalmente falo-te da principal atração da cidade de Mirandela, a sua ponte medieval sobre o rio Tua. É uma ponte totalmente pedonal, e sem dúvida a imagem de marca desta cidade, e o lugar mais fotografado e admirado pelos visitantes.

A construção desta ponte data do século XVI, tendo sofrido posteriormente diversas intervenções e reconstruções. Alguns dos seus elementos originais mais interessantes já não existem, por exemplo, os nichos que existiam ao centro da ponte, dedicados a Nossa Senhora do Amparo e ao Senhor dos Aflitos.

Ponte Medieval de Mirandela
Ponte Medieval de Mirandela
Ponte Medieval de Mirandela
Ponte Medieval de Mirandela
Ponte Medieval de Mirandela
Ponte Medieval de Mirandela
Visitar Mirandela
Visitar Mirandela
Visitar Mirandela
Visitar Mirandela
Visitar Mirandela
Visitar Mirandela

17. Parque do Império

O Parque do Império é o enorme jardim que encontras do lado histórico da cidade, também junto do rio, prolongando-se até ao Sport Club de Mirandela, onde encontras um pequeno anfiteatro utilizado para espetáculos e eventos na cidade. O Parque do Império tem muito espaço para descanso, com imensos bancos de jardim virados para o rio Tua. É frequentemente ocupado por pequenos comerciantes.

Parque do Império junto do Rio Tua
Parque do Império junto do Rio Tua
Parque do Império
Parque do Império
Parque do Império
Parque do Império
Anfiteatro do Parque do Império
Anfiteatro do Parque do Império

18. Antiga Estação de Caminho de Ferro de Mirandela

Na extremidade do Parque do Império encontrarás a Antiga Estação de Caminho de Ferro de Mirandela, hoje desativada. Prevê-se que venha a ser requalificada e adaptada para outros fins, num futuro próximo.

Estação de Caminho de Ferro de Mirandela
Estação de Caminho de Ferro de Mirandela

19. Museu da Oliveira e do Azeite

Por fim, não deixes de visitar o Museu da Oliveira e do Azeite, localizado na antiga fábrica da Moagem Mirandelense. Destaca-se a sala do lagar, onde poderás aprender sobre todo o processo de produção do azeite, com observação dos equipamentos necessários para o funcionamento do lagar.

Museu da Oliveira e do Azeite
Museu da Oliveira e do Azeite
Museu da Oliveira e do Azeite
Museu da Oliveira e do Azeite
Museu da Oliveira e do Azeite
Museu da Oliveira e do Azeite
Museu da Oliveira e do Azeite
Museu da Oliveira e do Azeite

Pelas Margens do Rio Tuela e Rabaçal

Uma vez que é junto da cidade de Mirandela que se forma o Rio Tua, é fácil perceber que para norte da cidade há para explorar o Tuela e o Rabaçal, e para sul o Rio Tua. Vou começar por te apresentar todos os pontos de interesse a visitar junto dos primeiros dois.

1. Praias Fluviais do Rio Tuela e Rabaçal

Em primeiro lugar quero mencionar as praias fluviais. No Rio Tuela e Rabaçal, destacam-se as seguintes:

  • Praia Fluvial de Mosteiro (Tuela)
  • Praia Fluvial de Quintas (Tuela)
  • Praia Fluvial de Vale de Juncal (Tuela)
  • Praia Fluvial de Miradeses (Rabaçal)
  • E Praia Fluvial (ou piscina) da Maravilha (na junção dos 2 rios)

Todas elas, exceto a última, são bem mais selvagens que a praia fluvial de Mirandela, já apresentada. As minhas preferidas foram as mais bem preparadas: a Praia Fluvial de Miradeses e a praia fluvial de Vale de Juncal.

A Praia Fluvial da Maravilha fica no Parque de Campismo dos 3 Rios, e é composta por piscinas pagas (para adultos e crianças), mas muito agradáveis no verão.

2. Torre de Dona Chama e Castro de São Brás

Torre de Dona Chama é uma vila do norte do município de Mirandela, não muito longe do rio Tuela. No centro da vila encontrarás um pelourinho do século XIII, um berrão da Idade do Ferro, e a Igreja Matriz para visitar.

Nos arredores da vila, não esqueças de subir ao Castro de São Brás, de onde terás um bonito miradouro para a envolvência de Torre de Dona Chama. A ocupação do Castro remontará ao Bronze Final, havendo claras evidências de ocupação romana posterior.

Pelourinho e Berrão de Torre de Dona Chama
Pelourinho e Berrão de Torre de Dona Chama
Capela do Castro de São Brás
Capela do Castro de São Brás
Miradouro do Alto do Castro de São Brás
Miradouro do Alto do Castro de São Brás
Miradouro do Alto do Castro de São Brás
Miradouro do Alto do Castro de São Brás

3. Ponte de Pedra sobre o Rio Tuela

Também no norte de Mirandela fica esta ponte de pedra, também conhecida como Ponte de Torre de Dona Chama. Crê-se que teve origem no período romano, mais precisamente no século II, para passagem da Via XVII Augusta sobre o rio Tuela, de ligação entre Braga e Astorga. É uma ponte bem robusta, monumento nacional.

Ponte de Pedra sobre o Rio Tuela
Ponte de Pedra sobre o Rio Tuela
Ponte de Pedra sobre o Rio Tuela
Ponte de Pedra sobre o Rio Tuela
Ponte de Pedra sobre o Rio Tuela
Ponte de Pedra sobre o Rio Tuela

Pelas Margens do Rio Tua

Junto do rio Tua terás também uma praia fluvial para descobrir, em Frechas, e os melhores trilhos a fazer no município. Não esquecer a Ponte de Abreiro.

1. Praia Fluvial de Frechas

Antes de visitar a praia fluvial de Frechas, não esqueças de passar pela aldeia e admirar o seu pelourinho. Esta praia fluvial tem um bar de apoio com agradável esplanada, imediatamente junto ao bonito espelho de água.

Pelourinho de Frechas
Pelourinho de Frechas
Recantos da Aldeia de Frechas
Recantos da Aldeia de Frechas
Recantos da Aldeia de Frechas
Recantos da Aldeia de Frechas
Recantos da Aldeia de Frechas
Recantos da Aldeia de Frechas
Recantos da Aldeia de Frechas
Recantos da Aldeia de Frechas
Rio Tua junto da Praia Fluvial de Frechas
Rio Tua junto da Praia Fluvial de Frechas
Rio Tua junto da Praia Fluvial de Frechas
Rio Tua junto da Praia Fluvial de Frechas

2. Ponte de Abreiro

A Ponte de Abreiro foi dos sítios mais espetaculares que conheci em Mirandela. Faz ligação ao concelho de Vila Flor, e atravessa o rio Tua e a própria Linha Ferroviária do Tua. A paisagem é fenomenal com a linha do comboio a seguir o rio por entre um estreito vale.

Vista de cima da Ponte de Abreiro
Vista de cima da Ponte de Abreiro
Vista de cima da Ponte de Abreiro
Vista de cima da Ponte de Abreiro
Vista de cima da Ponte de Abreiro
Vista de cima da Ponte de Abreiro

3. Pelourinho e Cruzeiro de Abreiro

Por sua vez, a aldeia de Abreiro tem para conhecer o pelourinho manuelino do século XVI e um cruzeiro bastante singular, envolto em toda uma estrutura decorativa com cúpula. Acredita-se que é do século XVIII.

Cruzeiro de Abreiro
Cruzeiro de Abreiro

Igreja de Avantos

Também obrigatória é a Igreja de Avantos, ou Igreja Matriz de Santo André, para mim a mais bonita igreja de Mirandela, sem qualquer dúvida. Merece destaque pelo seu extraordinário interior, com as paredes repletas de pinturas e frescos, e o teto revestido a caixotões, com pinturas representado diversos santos.

Lugares opcionais ao visitar Mirandela

No que diz respeito a lugares opcionais ao visitar Mirandela, deixo-te a seguinte lista:

  • A Igreja de Guide, do século XVIII, também conhecida como Igreja de São Mamede.
  • O Castro de São Juzende, localizado junto da aldeia de Vale de Prados, e com origem na Idade do Ferro, tendo posterior ocupação romana.
  • A Ponte Ferroviária de Romeu, metálica, e a maior ponte que pertenceu à antiga linha do Tua. Foi construída no início do século XX.
  • O Buraco da Pala, ou Abrigo Rupestre da Pala, localizado na serra dos Passos. Foi ocupado desde o neolítico antigo até ao calcolítico, e possui mural com pinturas rupestres. Este foi o único sítio desta lista que ainda não visitei.
  • Lamas de Orelhão, aldeia de Mirandela de onde se destaca o Pelourinho.

Trilhos para fazer ao visitar Mirandela

Por fim, deixo-te algumas sugestões de trilhos a fazer em Mirandela, apesar de não os ter percorrido ao longo da minha visita. Os trilhos de que tive conhecimento são os seguintes:

PR1 MDL – Trilho do Tua

De todos eles, os que mais me deixaram curioso são claramente os que se realizam junto do rio Tua. Considero o PR1 muito interessante, já que ele acompanha o rio desde o centro de Mirandela até Frechas, ao longo de 13,3 km. É um trilho linear.

PR2 MDL – Trilho de Vale de Lobo (9 Passos)

Faz parte do projeto 9 Passos, sendo o trilho de Mirandela selecionado para ele. Podes pedir passaporte e livro dos 9 Passos / 9 trilhos em qualquer dos 9 municípios aderentes.

PR3 MDL – Trilho Entre os Rios

O PR3 também pode ser interessante, já que terás acesso a paisagens para os 3 rios mencionados neste artigo: Tua, Tuela e Rabaçal. É uma caminhada a fazer entre o Tuela e o Rabaçal, logo a norte do lugar onde eles se juntam e formam o Tua. O trilho é circular e tem cerca de 6km.

PR6 MDL – Trilho da Serra do Cubo

Por fim, o PR6 também me cativou, pois parece estar repleto de excelentes miradouros: o miradouro da Fraga da Cristina, o Miradouro do Canal, e o Miradouro da Fraga Velha. É mais difícil que os anteriores, sendo circular, com um total de 11km de extensão.

O que visitar perto de Mirandela?

Perto de Mirandela, a minha sugestão será claramente seguir por roteiro pelo Parque Natural do Vale do Tua, a não ser que estejas a terminar esse roteiro em Mirandela. Se assim for, pondera seguir para o Parque Natural do Montesinho, Bragança, ou mesmo para a região dos Lagos do Sabor. Boa viagem! 😉

MAIS ARTIGOS SOBRE O DISTRITO DE BRAGANÇA
- Visitar Vinhais
- Visitar Bragança
- Visitar Vimioso
- Visitar Miranda do Douro
- Visitar Mogadouro
- Visitar Torre de Moncorvo
- Visitar Freixo de Espada à Cinta
- Visitar Carrazeda de Ansiães
- Visitar Macedo de Cavaleiros
- Visitar Vila Flor
- Visitar Alfândega da Fé
- Roteiro Montesinho
- Roteiro Lagos do Sabor

- Roteiro Douro Internacional
- Roteiro Vale do Tua

- Roteiro Terras de Trás-os-Montes

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *