Macedo de Cavaleiros e Podence | O que visitar, ver e fazer?

caretos macedo cavaleiros

Share this content!

Visitar Macedo de Cavaleiros consiste em descobrir o geoparque mundial da Unesco denominado de Geopark de Terras de Cavaleiros, do qual faz parte a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo. É também ter a possibilidade de usufruir de praias fluviais extraordinárias, entre as quais está uma das eleitas maravilhas de Portugal, a praia fluvial da Ribeira.

Em Macedo de Cavaleiros encontrarás natureza incrível, que podes explorar a partir de qualquer um dos mais de 20 trilhos à tua disposição. Diz-se que neste município fica o umbigo do mundo, já que algumas das suas montanhas resultaram na colisão de continentes há cerca de 400 milhões de anos. Não admira que este geoparque faça parte da Rede Natura 2000, e existam mais de 40 geossítios identificados como de enorme valor geológico e científico.

Albufeira do Azibo ao visitar Macedo de Cavaleiros
Albufeira do Azibo ao visitar Macedo de Cavaleiros

Macedo de Cavaleiros é ainda um lugar de fortes tradições, ou não fossem os Caretos de Podence património imaterial da Humanidade, e o seu entrudo chocalheiro um dos mais genuínos carnavais portugueses.

Não faltam motivos para visitar Macedo de Cavaleiros. Durante a minha passagem por este município, surpreendi-me com toda a paisagem, em especial junto da Albufeira do Azibo e Serra de Bornes. Sei que irei regressar!

Em baixo vou deixar-te diversas dicas de tudo o que visitar em Macedo de Cavaleiros, numa escapadinha no nordeste transmontano. Dois dias é suficiente para conhecer o essencial, mas se quiseres fazer caminhadas na natureza, acrescenta pelo menos mais um par de dias ao teu roteiro.

Albufeira do Azibo ao visitar Macedo de Cavaleiros
Albufeira do Azibo ao visitar Macedo de Cavaleiros

Lista de Conteúdo

Onde ficam Macedo de Cavaleiros, Podence e a Albufeira do Azibo?

Macedo de Cavaleiros encontra-se no nordeste transmontano. Fica no distrito de Bragança, em Terras de Trás-os-Montes, e faz fronteira com os concelhos de Vinhais, Bragança, Vimioso, Mogadouro, Alfândega da Fé e Mirandela. É um município central no distrito de Bragança, a partir do qual acedes rapidamente ao Douro Internacional, Lagos do Sabor, Parque Natural do Montesinho, ou mesmo ao Parque Natural do Vale do Tua.

O Geopark de Terras de Cavaleiros integra este município, estando todo o concelho dentro do geoparque. São cerca de 700km2. Por sua vez, a Albufeira do Azibo é um dos lugares de maior interesse dentro de Macedo de Cavaleiros e do Geopark Terras de Cavaleiros. Fica a norte do município.

Albufeira do Azibo ao visitar Macedo de Cavaleiros
Albufeira do Azibo ao visitar Macedo de Cavaleiros

Dicas úteis para visitar Macedo de Cavaleiros

Para visitar Macedo de Cavaleiros, é recomendado carro. Algumas das minhas sugestões serão para fazer de carro, como por exemplo, a estrada panorâmica na Serra de Bornes. E carro ajuda a que possas rentabilizar o teu tempo e realmente ficar a conhecer devidamente este concelho do norte de Portugal. Se não tens carro, aluga com a Discover Cars.

Outra dica básica é o seguro de viagem, para te protegeres contra eventos indesejáveis em viagem. Com a IATI tens acesso a seguros para todas as necessidades, e com o meu link podes aceder a 5% de desconto.

Quando visitar Macedo de Cavaleiros?

No que diz respeito a quando visitar Macedo de Cavaleiros, eu diria que o verão é a altura ideal, mas não o centro do verão, em que estará demasiado calor para fazer trilhos, e demasiada gente naquelas praias maravilhosas da Albufeira do Azibo. Visita Macedo de Cavaleiros em Junho, ou então Setembro. Essas são as minhas recomendações.

Praia Fluvial da Fraga da Pegada
Praia Fluvial da Fraga da Pegada

Claro que o Carnaval não pode ser ignorado. Uma escapadinha a Macedo de Cavaleiros no Carnaval é também altamente recomendada, para visitar Podence e participar no entrudo chocalheiro. Tenho a certeza que te vais divertir, e com sorte encontrarás bom tempo para fazer muitas das atividades que vou propor, exceto mergulhos na Albufeira do Azibo, pois muito provavelmente estará frio para isso.

O município promove ainda alguns eventos que te podem interessar:

  • A Feira da Caça e do Turismo, no último fim de semana de Janeiro.
  • O Festival Gastronómico do Grelo, durante o carnaval.
  • A Feira de São Pedro, em fins de Junho / início de Julho.
  • E a Feira das Cebolas, em Setembro, na aldeia de Chacim.
caretos e eu
Eu e os Caretos de Podence

O que comer e onde comer ao visitar Macedo de Cavaleiros?

A Posta de vitela será obviamente boa escolha ao visitar Macedo de Cavaleiros, mas não ficarás mal servid@ com qualquer prato de caça, ou mesmo com cabrito assado no forno. Para sobremesa, que tal algo à base de castanha ou noz?

Quanto a restaurantes onde comer em Terras de Cavaleiros, eu adorei o Restaurante Dona Antónia, que aliás, ficava bem ao lado do hotel onde fiquei a dormir durante a minha estadia neste município. Mas ainda podes considerar o Restaurante Brasa, o Montanhês, o Villar de Maseado, ou o Restaurante Marco António. Na realidade, são muitos os bons restaurantes que se encontram ao visitar Macedo de Cavaleiros.

Uma vez que passarás obrigatoriamente por Podence, pondera experimentar a Moagem João do Padre. 😉 E junto das praias da Albufeira do Azibo, que tal a Casa do Lago?

A minha refeição no Dona Antónia (excelente!)
A minha refeição no Dona Antónia (excelente!)

Onde dormir ao visitar Macedo de Cavaleiros?

AlojamentoPontuaçãoLocalização
Hotel Muchacho (onde fiquei hospedado)9.1Cidade
Hotel Marisol8.7Vale de Prados
Casa do Prado8.9Cidade
Casa do Olival9.2Vale de Pradinhos
Casa Vale de Azibo9.4Vale de Prados
Solar de Chacim9.0Chacim
Casa d’Avó Faia8.6Morais
Casa do Azibo8.5Santa Combinha
Monte do Azibo8.4Podence
Redondo Loft8.9Cidade

Macedo de Cavaleiros e Podence | O que visitar, ver e fazer?

Para te expor o que visitar em Macedo de Cavaleiros, e o que fazer no Geopark Terras de Cavaleiros e ao longo do rio Azibo, organizei este artigo em 5 etapas distintas:

  • Cidade de Macedo de Cavaleiros
  • Rio Azibo e arredores
  • Serra de Bornes
  • Geossítios do Geopark Terras de Cavaleiros
  • Trilhos a fazer no Geopark de Terras de Cavaleiros

A título opcional deixei 2 pontos que encontrarás no mapa em baixo, a lilás. Ficam no norte do município, e pela distância, devem ser visitados por quem tem mesmo mais tempo para visitar Macedo de Cavaleiros. São eles a Igreja de Lamalonga e a Igreja de Vilarinho de Arrochão.

Mapa com tudo o que visitar em Macedo de Cavaleiros

Etapa 1 | Visitar a Cidade de Macedo de Cavaleiros

A Cidade de Macedo de Cavaleiros visita-se rapidamente. O centro histórico é compacto, com 3 museus imperdíveis, e algumas praças para caminhar. Eu diria que 3 horas são mais que suficientes para dar uma volta à cidade e ficar com boa noção do lugar. Como fiquei a dormir no Hotel Muchacho, foi a partir de lá que comecei a explorar o centro.

1. Praça das Eiras

A Praça das Eiras ficava logo em frente do meu hotel, pelo que foi o primeiro ponto que visitei. Desta praça destaca-se a fonte ao centro, o anfiteatro e o coreto. O seu nome vem do facto de ter sido em tempos um terreiro ou eira utilizada para secagem de cereais. Posteriormente foi por muito tempo lugar de realização das feiras e mercados da cidade, ou mesmo de arraiais e festas populares. Hoje realizam-se ali alguns eventos culturais no verão.

Praça das Eiras, em Macedo de Cavaleiros
Praça das Eiras em Macedo de Cavaleiros

2. Praça Agostinho Valente e Largo Manuel Pinto de Azevedo

Seguindo a N216 a partir da Praça das Eiras, vai-se dar com a Praça Agostinho Valente e com o Largo Manuel Pinto de Azevedo. Esta é a encruzilhada principal da cidade, e ali encontras o Museu de Arte Sacra e ainda o Posto de Turismo, onde deves parar para recolher toda a informação possível sobre o Geopark Terras de Cavaleiros, como por exemplo, mapa do município, brochuras dos trilhos, etc.

Praça Agostinho Valente
Praça Agostinho Valente

3. Museu de Arte Sacra na Casa Falcão

O Museu de Arte Sacra está sediado na Casa Falcão, um solar do século XVIII. Nele encontrarás diversas exposições de carácter religioso.

Casa Falcão ao visitar Macedo de Cavaleiros
Casa Falcão ao visitar Macedo de Cavaleiros
Casa Falcão | Posto de Turismo e sede do Geopark
Casa Falcão | Posto de Turismo e sede do Geopark
Brasão da Casa Falcão
Brasão da Casa Falcão

4. Largo dos Segadores

Já o Largo dos Segadores fica mesmo ao lado, com estátuas de bronze em homenagem aos antigos segadores, pessoas que se deslocavam a Macedo de Cavaleiros à procura de trabalho nos antigos campos de trigo da região. Estes indivíduos vinham de terras vizinhas ou mesmo da Galiza, das Beiras, ou do Douro, e esperavam ser contratados pelos agricultores da região, quando o trabalho era necessário nos campos a partir de Junho.

Estátua do Largo dos Segadores
Estátua do Largo dos Segadores
Estátuas do Largo dos Segadores
Estátuas do Largo dos Segadores

5. Jardim 1º de Maio e Letras “Macedo de Cavaleiros”

No Largo do Jardim 1º de Maio fica a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e o Posto de Correios, que antigamente já esteve localizado na Praça das Eiras. Esta é a maior e mais ampla praça da cidade, onde numa das extremidades encontras as letras “Macedo de Cavaleiros” para uma fotografia. A título de curiosidade, este jardim já teve o nome de Oliveira Salazar, na época do Estado Novo.

Letras "Macedo de Cavaleiros"
Letras “Macedo de Cavaleiros”
Avenida do Jardim 1º de Maio
Avenida do Jardim 1º de Maio

6. Igreja de São Pedro

A Igreja de São Pedro é a principal igreja de Macedo de Cavaleiros. Aparenta muita simplicidade, destacando-se a sua torre sineira.

Igreja de São Pedro por dentro
Igreja de São Pedro por dentro

7. Monumento aos Combatentes de Macedo de Cavaleiros

Podes caminhar até à antiga Estação de Comboios de Macedo de Cavaleiros, mas o essencial é que visites o Museu Municipal de Arqueologia, também conhecido como Museu Coronel Albino Pereira Lopo. Pelo caminho passarás obrigatoriamente pela Praça do Monumento aos Combatentes de Macedo de Cavaleiros. O monumento foi construído em formato de proa de navio, e vem homenagear os macedenses que faleceram durante a 1ª Guerra Mundial.

Monumento aos Combatentes de Macedo de Cavaleiros
Monumento aos Combatentes de Macedo de Cavaleiros
Monumento aos Combatentes de Macedo de Cavaleiros
Monumento aos Combatentes de Macedo de Cavaleiros

8. Museu Municipal de Arqueologia

O Museu Municipal de Arqueologia fica localizado numa antiga escola primária de Macedo de Cavaleiros, e reúne diversas peças provenientes de descobertas arqueológicas no município. A título de curiosidade, o Coronel Albino Pereira Lopo foi um dos primeiros arqueólogos reconhecidos em Portugal, e o criador do Museu Abade Baçal em Bragança.

9. Largo Maria da Fonte

No regresso às proximidades do Jardim 1º de Maio, encontrarás o Largo Maria da Fonte. Daqui destaca-se a estátua de mármore de Maria a deitar água na fonte (daí o nome da praça). É um espaço agradável, onde encontrei uma esplanada brutal para um café, e uma pausa neste roteiro.

Largo Maria da Fonte
Largo Maria da Fonte

10. Museu Martim Gonçalves Macedo

Antes de ir ao Museu Martim Gonçalves Macedo, eu ainda passei pelo Largo do Prado de Cavaleiros (de onde se destaca a fonte revestida em azulejo), e pela rotunda com monumento em homenagem à caça. Tanto o largo como a rotunda são opcionais, mas o museu é obrigatório.

O Museu Martim Gonçalves Macedo foi, aliás, o meu preferido ao visitar Macedo de Cavaleiros. Fica também numa antiga Escola Primária da cidade, e está dedicado a Martim, um dos heróis na batalha de Aljubarrota, que salvou D. João I da morte, desferindo um golpe fatal no castelhano que se preparava para fazer o mesmo ao futuro rei. Caso não saibas ainda, eu sou de Pombal, que fica bem perto de onde se realizou esta batalha. 😉

O Museu está muito bem conseguido, e a visita é feita de forma guiada. Adorei todas as representações da batalha, e a sala com as maquetes dos mecanismos de cerco utilizados nas guerras de antigamente.

Fonte do Largo do Prado de Cavaleiros
Fonte do Largo do Prado de Cavaleiros
Rotunda com Monumento à Caça
Rotunda com Monumento à Caça
Museu Martim Gonçalves Macedo
Museu Martim Gonçalves Macedo
Museu Martim Gonçalves Macedo
Museu Martim Gonçalves Macedo
Museu Martim Gonçalves Macedo
Museu Martim Gonçalves Macedo
Museu Martim Gonçalves Macedo
Museu Martim Gonçalves Macedo

Etapa 2 | Visitar o Rio Azibo, Podence e arredores

Nomeei esta etapa como Rio Azibo, porque tens pontos turísticos a visitar junto do rio, mas fora da Albufeira do Azibo. Portanto, a Albufeira do Azibo será uma etapa dentro desta etapa. 😉

1. Vale de Pradinhos

No circuito que fiz em redor da Albufeira do Azibo, a partir da Cidade de Macedo de Cavaleiros, Vale de Pradinhos foi a minha primeira paragem. Daqui destaca-se o Casal de Vale Pradinhos, propriedade de Maria Antónia Pinto de Azevedo Mascarenhas, responsável pela produção do conhecido vinho Valle Pradinhos. Deixo-te link para o site oficial deste vinho.

Destaques de Vale de Pradinhos
Destaques de Vale de Pradinhos
Destaques de Vale de Pradinhos
Destaques de Vale de Pradinhos
Destaques de Vale de Pradinhos
Destaques de Vale de Pradinhos
Destaques de Vale de Pradinhos
Destaques de Vale de Pradinhos
Destaques de Vale de Pradinhos
Destaques de Vale de Pradinhos
Igreja de Vale de Pradinhos
Igreja de Vale de Pradinhos
Destaques de Vale de Pradinhos
Destaques de Vale de Pradinhos
Destaques de Vale de Pradinhos
Destaques de Vale de Pradinhos

2. Miradouro da Capela de Nossa Senhora do Campo

A Capela de Nossa Senhora do Campo fica a 825 metros de altitude, permitindo observar ao longe a Albufeira do Azibo.

Capela de Nossa Senhora do Campo
Capela de Nossa Senhora do Campo
Miradouro da Capela de Nossa Senhora do Campo
Miradouro da Capela de Nossa Senhora do Campo

3. Podence: Murais de Arte Urbana e Museu do Careto

Em Podence destaco os muitos e todos extraordinários murais de arte urbana, espalhados pela aldeia. Nem Cristiano Ronaldo nem Marcelo Rebelo Sousa se escaparam da caricatura, junto dos endiabrados caretos.

Ao visitar Podence, eu tive sorte, confesso. Nunca participei no carnaval, mas consegui ver de perto os Caretos, e a forma como eles se metem com as pessoas, sempre aos saltos e a chocalhar. Como o Museu do Careto estava a ser visitado por um grupo, os caretos estavam por ali para animar a malta, e eu aproveitei para os conhecer. 😉

É muito raro ver os caretos fora do carnaval, mas no museu encontrarás exemplos de trajes, imensas fotografias, e até um vídeo de carnavais anteriores.

Trajes dos Caretos no Museu do Careto
Trajes dos Caretos no Museu do Careto
Detalhe do Museu do Careto
Detalhe do Museu do Careto
Caretos de Podence
Caretos de Podence e Macedo de Cavaleiros
Murais de Podence ao visitar Macedo de Cavaleiros
Murais de Podence ao visitar Macedo de Cavaleiros
Murais de Podence ao visitar Macedo de Cavaleiros
Murais de Podence ao visitar Macedo de Cavaleiros
Murais de Podence ao visitar Macedo de Cavaleiros
Murais de Podence ao visitar Macedo de Cavaleiros
Murais de Podence ao visitar Macedo de Cavaleiros
Murais de Podence ao visitar Macedo de Cavaleiros
Murais de Podence ao visitar Macedo de Cavaleiros
Murais de Podence ao visitar Macedo de Cavaleiros
Eira do Careto, em Podence
Eira do Careto, em Podence

4. Praia Fluvial da Ribeira e Praia Fluvial da Fraga da Pegada

A Praia Fluvial da Ribeira é a principal da Albufeira do Azibo. É a praia fluvial de Macedo de Cavaleiros que foi considerada maravilha de Portugal em 2012. Tem enorme relvado, mas também areal junto da água. É bandeira azul, e considerada praia acessível para pessoas com mobilidade reduzida. Extensão de 260 metros.

A Praia Fluvial da Fraga Pegada não fica atrás da anterior, mas só uma podia ser considerada maravilha, não é verdade? Esta é, aliás, maior: 480 metros.

Na Albufeira do Azibo é possível alugar gaivotas, canoas ou stand up paddle junto destas praias. Podes também reservar excursões com a Civitatis. Clica no link para saber o que existe disponível. 😉

Praias Fluviais da Albufeira do Azibo
Praias Fluviais do Azibo ao visitar Macedo de Cavaleiros
Praias Fluviais do Azibo ao visitar Macedo de Cavaleiros
Praias Fluviais do Azibo ao visitar Macedo de Cavaleiros
Praia Fluvial da Ribeira na Albufeira do Azibo
Praia Fluvial da Ribeira na Albufeira do Azibo
Praia Fluvial da Ribeira na Albufeira do Azibo
Praia Fluvial da Ribeira na Albufeira do Azibo
Praia Fluvial da Fraga da Pegada na Albufeira do Azibo
Praia Fluvial da Fraga da Pegada na Albufeira do Azibo
Praia Fluvial da Fraga da Pegada na Albufeira do Azibo
Praia Fluvial da Fraga da Pegada na Albufeira do Azibo
Praia Fluvial da Fraga da Pegada na Albufeira do Azibo
Praia Fluvial da Fraga da Pegada na Albufeira do Azibo
Praia Fluvial da Fraga da Pegada na Albufeira do Azibo
Praia Fluvial da Fraga da Pegada na Albufeira do Azibo

5. Santa Combinha e Estação de Biodiversidade

A aldeia de Santa Combinha fica no coração da área protegida da Albufeira do Azibo. Hoje é claramente um sítio turístico no verão, não muito longe das praias mencionadas. Junto de Santa Combinha, nomeadamente perto da Estação de Biodiversidade, encontras um miradouro para a albufeira que não podes perder. É também ali que se inicia um pequeno e fácil trilho que irei mencionar mais à frente neste artigo.

Miradouro de Santa Combinha
Miradouro de Santa Combinha
Igreja de Santa Combinha
Igreja de Santa Combinha
Santa Combinha
Santa Combinha
Albufeira do Azibo em redor de Santa Combinha
Albufeira do Azibo em redor de Santa Combinha

6. Barragem do Azibo

Do outro lado da albufeira do Azibo fica a Barragem que lhe deu origem. Não é uma construção com a magnitude de outras grandes barragens portuguesas, mas não deixes de passar por lá para admirar a paisagem. Foi inaugurada em 1982.

Albufeira da Barragem do Azibo | Geopark de Terras de Cavaleiros
Albufeira da Barragem do Azibo | Geopark de Terras de Cavaleiros
Albufeira da Barragem do Azibo | Geopark de Terras de Cavaleiros
Albufeira da Barragem do Azibo | Geopark de Terras de Cavaleiros
Albufeira da Barragem do Azibo | Geopark de Terras de Cavaleiros
Albufeira da Barragem do Azibo | Geopark de Terras de Cavaleiros
albufeira do azibo 7
Albufeira da Barragem do Azibo | Geopark de Terras de Cavaleiros
Albufeira da Barragem do Azibo | Geopark de Terras de Cavaleiros
Albufeira da Barragem do Azibo | Geopark de Terras de Cavaleiros

7. Museu Rural de Salselas

A partir da barragem, o roteiro abandona a área da albufeira do Azibo, e concentra-se apenas no rio e arredores, até à sua foz no Sabor. A primeira paragem para sul da albufeira do Azibo, é Salselas, onde podes visitar o Museu Rural.

O Museu Rural de Salselas surpreendeu-me imenso por ser tão completo. Não tem nada a ver com os Pauliteiros de Salselas, como pensava antes da minha visita. Tem uma coleção gigantesca de objetos de utilização rural, organizados por diversas pequenas salas. A visita é feita de forma guiada.

Museu Rural de Salselas
Museu Rural de Salselas
Museu Rural de Salselas
Museu Rural de Salselas
Museu Rural de Salselas
Museu Rural de Salselas
Museu Rural de Salselas
Museu Rural de Salselas
Museu Rural de Salselas
Museu Rural de Salselas
Museu Rural de Salselas
Museu Rural de Salselas

8. Antiga Estação Ferroviária do Azibo (Vale da Porca)

A antiga estação ferroviária do Azibo, por sua vez, fica junto da margens do rio. Tenho a certeza que vais adorar explorar aquele espaço desativado, e tirar fotografias junto da linha de comboio, sem quaisquer receios.

9. Convento de Balsamão

O Convento de Balsamão fica no topo de um monte, à volta do qual passa o rio Azibo. Hoje, o convento é também uma casa de retiro e repouso, e realmente sente-se alguma tranquilidade quando se está lá em cima, um pouco longe de tudo. Destacam-se também as muralhas do Castelo, em redor do convento.

Convento de Balsamão
Convento de Balsamão
Convento de Balsamão
Convento de Balsamão
Convento de Balsamão
Convento de Balsamão
Convento de Balsamão
Convento de Balsamão
Convento de Balsamão
Convento de Balsamão
Convento de Balsamão
Convento de Balsamão
Convento de Balsamão
Convento de Balsamão
Arredores do Convento de Balsamão
Arredores do Convento de Balsamão

10. Poço dos Paus e Ponte da Paradinha

Na base do monte onde se encontra o convento, vais descobrir um caminho de terra que te leva até ao Poço dos Paus, um dos mais de 40 geossítios do Geopark Terras de Cavaleiros. Eu consegui ir até lá de carro, sem grandes problemas, pois o piso estava seco e sem grandes danos durante a altura em que visitei. De qualquer forma, o trilho até lá é pequeno, mas sempre a descer (e depois a subir, para regressar!).

A Ponte da Paradinha fica sobre o rio Azibo, e considero-a como opcional para quem está a visitar a região. Não é tão importante como o Poço dos Paus, que no verão pode ser um bom spot para se estar longe da agitação das praias fluviais da Albufeira do Azibo. É bem mais selvagem, também!

Poço dos Paus | Geopark Terras de Cavaleiros
Poço dos Paus | Geopark Terras de Cavaleiros
Poço dos Paus | Geopark Terras de Cavaleiros
Poço dos Paus | Geopark Terras de Cavaleiros
Poço dos Paus | Geopark Terras de Cavaleiros
Poço dos Paus | Geopark Terras de Cavaleiros
Poço dos Paus | Geopark Terras de Cavaleiros
Poço dos Paus | Geopark Terras de Cavaleiros
Poço dos Paus | Geopark Terras de Cavaleiros
Poço dos Paus | Geopark Terras de Cavaleiros
Poço dos Paus | Geopark Terras de Cavaleiros
Poço dos Paus | Geopark Terras de Cavaleiros

11. Foz do Azibo no Rio Sabor

A Foz do Azibo pode ser um bom sítio para se começar roteiro pelos Lagos do Sabor. Ali só há hoje um grande lago, mas em tempos existiu uma praia fluvial que ficou submersa aquando da construção da barragem do Sabor. Se vires que é um desvio significativo no teu roteiro, ignora-a e segue para a Serra de Bornes.

Miradouro da Foz do Azibo
Miradouro da Foz do Azibo
Miradouro da Foz do Azibo
Miradouro da Foz do Azibo

Etapa 3 | Visitar a Serra de Bornes

Na serra de Bornes, eu adorei fazer um pouco de rally pelas suas estradas de terra panorâmicas. No topo da serra vi paisagens de um lado e do outro, enquanto conduzia por lá! Foi brutal.

1. Aldeia de Chacim e Real Filatório

A Aldeia de Chacim fica perto da base da Serra de Bornes, pelo que a apresento nesta secção. Destaca-se sem dúvida o Real Filatório de Chacim, mas também tens para conhecer um pelourinho, uma igreja matriz, e uma fonte de mergulho. Sabias que Chacim foi uma antiga sede de município de Macedo de Cavaleiros?

Para visitar o Real Filatório, é necessário marcar visita junto do Posto de Turismo. Nas portas que dão acesso às ruínas, também encontras um número de telefone a contactar. Este edifício era uma antiga fábrica de Sericicultura da região, para criação do bicho da seda.

Igreja de Chacim | Visitar Macedo de Cavaleiros
Igreja de Chacim | Visitar Macedo de Cavaleiros
Aldeia de Chacim | Visitar Macedo de Cavaleiros
Aldeia de Chacim | Visitar Macedo de Cavaleiros
Fonte de Mergulho de Chacim | Visitar Macedo de Cavaleiros
Fonte de Mergulho de Chacim | Visitar Macedo de Cavaleiros
Aldeia de Chacim | Visitar Macedo de Cavaleiros
Aldeia de Chacim | Visitar Macedo de Cavaleiros
Pelourinho de Chacim | Visitar Macedo de Cavaleiros
Pelourinho de Chacim | Visitar Macedo de Cavaleiros
Real Filatório de Chacim | Visitar Macedo de Cavaleiros
Real Filatório de Chacim | Visitar Macedo de Cavaleiros

2. Miradouros da Serra de Bornes: Norte e Sul

Cerca de 10km separam os miradouros de Bornes Norte e Bornes Sul, e o caminho entre eles é em linha reta, pelo topo da serra de Bornes. Eu fiz todo caminho ao pôr do sol, de carro, e adorei, pois a paisagem é incrível durante o percurso, com diversos miradouros tanto para um dos lados da serra, como para o outro. Não deixes de ir explorar esta região. Os dois miradouros estão assinalados no mapa deste artigo.

Miradouro da Serra de Bornes
Miradouro da Serra de Bornes
Miradouro da Serra de Bornes
Miradouro da Serra de Bornes
Estrada Panorâmica da Serra de Bornes
Estrada Panorâmica da Serra de Bornes
Miradouro da Serra de Bornes
Miradouro da Serra de Bornes
Miradouro da Serra de Bornes
Miradouro da Serra de Bornes

Etapa 4 | Geossítios do Geopark Terras de Cavaleiros

O essencial a conhecer e fazer ao visitar Macedo de Cavaleiros e o Geopark Terras de Cavaleiros, foi mencionado antes, nas três primeiras etapas deste artigo. Consegues fazer as etapas anteriores em 2 dias de viagem: tudo dependerá do teu ritmo, e do tempo que queres permanecer de papo para o ar nas praias fluviais.

No Geopark Terras de Cavaleiros, existem muitos outros sítios para conhecer, e antes de te falar dos muitos trilhos do geoparque, vou falar-te dos mais de 40 geossítios que podes ir descobrir.

Não vou estar aqui a enumerar todos eles, pois tens toda a informação que necessitas no site oficial do Geopark Terras de Cavaleiros. Eu próprio só explorei alguns destes sítios, como é o caso do Poço dos Paus, ou da paisagem de Serra de Bornes, por exemplo.

Se tivesse tido mais tempo ao visitar Macedo de Cavaleiros, talvez tivesse ido explorar a zona de Morais, também. Ou então, a região das Minas de Murçós 😉 Fica a dica!

Etapa 5 | Trilhos a fazer ao visitar o Geopark Terras de Cavaleiros

Se procuras aceder a informação atualizada sobre todos os trilhos do Geopark Terras de Cavaleiros, acede ao site oficial da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros. Para cada um dos mais de 20 trilhos, que totalizam cerca de 200km de caminhada, encontrarás uma brochura, e melhor ainda, os ficheiros para gps ou mapa offline.

Eu não fiz grandes caminhadas ao visitar Macedo de Cavaleiros. Era a minha primeira visita, e só tinha tempo para o essencial que já mencionei. Mas em baixo deixo-te breve descrição dos que mais me deixaram curioso.

PR2 MDC – Trilho Ricardo Magalhães

Este é um percurso pedestre que começa em Santa Combinha, e segue para postos de observação de Aves e de borboletas, em localização privilegiada da Albufeira do Azibo. Se preferires, podes começar o trilho junto do Miradouro de Santa Combinha e estação de biodiversidade.

É um trilho bastante pequeno e fácil, com cerca de 4,5km.

PR4 MDC – Trilho Quercus

O Trilho Quercus é o percurso pedestre de Macedo de Cavaleiros, que está integrado no projeto 9 Passos das Terras de Trás-os-Montes. É linear e de cerca de 4,5km, nada difícil! O trilho começa na praia fluvial da Fraga Pegada, nomeadamente junto dos Metavulcanitos da Fraga da Pegada (geossítio 8), e segue sempre à beira da albufeira até ao núcleo central de Salselas.

PR6 MDC – Rota de Banreses

São 8km, trilho circular. Destaca-se pela passagem por duas antigas pontes sobre o Rio Azibo: a Ponte de Banreses e a Ponte Românica de Vale da Porca. Passa também pelo Geossítio Sedimentos Cenózoicos de Vale da Porca.

PR16 MDC – Rota de Balsamão

A Rota de Balsamão é um trilho circular com pouco mais de 5km. Liga o Convento de Balsamão ao Poço dos Paus e depois ao Geossítio Termas da Abelheira. São todos locais muito interessantes para conhecer.

PR19 MDC – Rota dos Cogumelos

A Rota dos Cogumelos é um trilho circular de 12km na Serra de Bornes. Destacam-se os miradouros, a casa do guarda florestal, e a Charca artificial.

PR24 MDC – Percurso Pedestre Geológico

O PR24 de Macedo de Cavaleiros é um percurso pedestre na zona de Morais. Tem 6,5km e começa no Centro de Interpretação Geológica de Morais. Depois passarás pela Falha de Morais, e por campos de azinheiras e sobreiros.

O que visitar perto de Macedo de Cavaleiros e Podence?

Perto de Macedo de Cavaleiros tens diversos municípios interessantes para conhecer, quer seja dos Lagos do Sabor, do Parque Natural do Vale do Tua, ou do Douro Internacional. Podes ainda seguir para norte, rumo ao Parque Natural do Montesinho.

Macedo está em posição privilegiada, com uma série de lugares bombásticos em redor! Vê as minhas sugestões em baixo, e parte à descoberta. Boas viagens!

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *