Penacova e Lorvão | O que visitar e fazer? + Praias Fluviais

Visitar Penacova
Visitar Penacova

Share this content!

Penacova “tem bom ar”: esse é o lema do município, e eu não podia concordar mais. Banhada pelas águas do rio Mondego, Penacova é para mim das mais bonitas vilas do Centro de Portugal, e curiosamente, ainda pouco conhecida, apesar de não faltarem lugares para visitar e atividades para fazer.

Este é um município atravessado pela Estrada Nacional 2, com paragem obrigatória para um mergulho na praia fluvial do Reconquinho e passagem pelos melhores miradouros para o rio Mondego. Quem tem mais tempo, deve ir conhecer os moinhos da região (de Gavinhos e da Atalhada), relaxar na praia fluvial do Vimieiro, e deliciar-se com a doçaria conventual do Mosteiro de Lorvão, obviamente. 😉

Para não falar que na fronteira de Penacova fica a Barragem da Aguieira, e que bem perto fica também o Bussaco, e a própria cidade de Coimbra. Eu, por exemplo, combinei a minha visita a Penacova com uma passagem estratégica pela Mata Nacional do Bussaco, usufruindo de um fim de semana em cheio!

Queres saber tudo o que visitar em Penacova? Então continua a ler este artigo, e entretanto, vai seguir-me nas redes sociais para me acompanhares em futuras viagens.

Miradouro em Penacova, junto aos Moinhos de Gavinhos
Miradouro dos Moinhos de Gavinhos ao visitar Penacova

Onde ficam Penacova e Lorvão?

Visitar Penacova é conhecer uma vila e município do distrito de Coimbra, composta por outras vilas portuguesas, como é o caso de Lorvão, mas também de São Pedro de Alva. Faz fronteira com Mortágua e Santa Comba Dão (do distrito de Viseu), com Tábua, Arganil, Vila Nova de Poiares e Coimbra (do distrito de Coimbra), e ainda com a Mealhada (do distrito de Aveiro).

Lista dos municípios de Coimbra: Arganil | Cantanhede | Coimbra | Condeixa-a-Nova | Figueira da Foz | Góis | Lousã | Mira | Miranda do Corvo | Montemor-o-Velho | Oliveira do Hospital | Pampilhosa da Serra | Penacova | Penela | Soure | Tábua | Vila Nova de Poiares
Mapa do Concelho de Penacova
Mapa do Concelho de Penacova

Quanto tempo para visitar Penacova e Lorvão?

O ideal será ter 2 dias para visitar Penacova e Lorvão, mas creio que em 1 dia já conseguirás ficar com uma noção bastante completa do concelho, fazendo o roteiro dos aristas. Foi esse, aliás, o tempo que lhe reservei na minha primeira visita, e depois regressei quando fiz a Roteiro pela Estrada Nacional 2.

Penacova é, portanto, um destino ideal para uma escapadinha de fim de semana!

Como chegar a Penacova e Lorvão?

Para visitar Penacova, o ideal é mesmo teres carro, pois o Roteiro dos Artistas é composto por diversos lugares espalhados pelo território do município, o que exige alguma flexibilidade na movimentação. Eu recomendo que alugues um carro com a Discover Cars, caso não tenhas viatura própria.

Quando visitar Penacova e Lorvão?

Podes visitar este município em qualquer altura do ano, sem excepção. O verão será só mais agradável se quiseres aproveitar as melhores praias fluviais de Penacova.

No que diz respeito a festividades, a região do Mondego é famosa pela sua lampreia, existindo todos os anos um festival gastronómico da Lampreia, que ocorre no último fim de semana de Fevereiro, e ao qual aderem vários restaurantes locais. A lampreia é, portanto, um prato típico de Penacova, e é durante este festival que mais pessoas visitam esta vila.

Mas existem outros eventos de interesse ao visitar Penacova:

  • A Semana Santa, com destaque para a Procissão do Enterro do Senhor, na Sexta-Feira.
  • A Festa das Associações, da Gastronomia e do Artesanato de Penacova, em Julho. São as chamadas festas do município.
  • A Romaria à Nossa Senhora do Mont’Alto, a 8 de Setembro.
  • E as Festas das Santas Rainhas, no penúltimo fim de semana de Outubro, em Lorvão.

Destacam-se ainda algumas feiras do município, como é o caso do Mercado de Sabores de Penacova, no 2º domingo de cada mês, e da Feira de Lorvão, no último domingo de cada mês.

praia fluvial do reconquinho
Praia Fluvial do Reconquinho ao visitar Penacova

Gastronomia e Restaurantes ao visitar Penacova e Lorvão

Quanto a gastronomia, deves considerar a lampreia à moda de Penacova como um dos principais petiscos do município. Mas nem todos são apreciastes de Lampreia (eu não sou muito, confesso!), pelo que te deixo diversas outras opções: o Arroz de Míscaros, a Chanfana, o Cabrito, o Sarrabulho, as Migas, ou qualquer outro tipo de peixe proveniente do Mondego.

Ao nível de doçaria, não faltam hipóteses, especialmente relacionadas com os doces conventuais de Lorvão: as Nevadas, os Pastéis e os Beijinhos de Lorvão, ou mesmo a Lampreia Doce. 😉 Em frente ao mosteiro de Lorvão, que apresentarei mais à frente neste artigo, encontrarás uma pastelaria para comprar os doces que entenderes.

Para restaurantes onde comer, deixo-te as seguintes dicas, mas existem muitas outras hipóteses de grande valor: o Cantinho, o Restaurante Panorâmico ou o Côta.

Onde dormir ao visitar Penacova e Lorvão?

AlojamentoPontuaçãoLocalização
Charrua do Mondego9.3Penacova
Casa do Outeiro9.4Penacova
Casa do Mondego8.7Penacova
Casa do Alto9.6Praia Fluvial do Vimieiro
Casas no Terreiro8.7Penacova
Casa do Rio9.2Raiva
Apartamento Mondego8.5Penacova
Quinta da Conchada8.8Barragem da Aguieira

Penacova e Lorvão | O que visitar, ver e fazer?

Para tudo o que visitar em Penacova, vou apresentar-te em primeiro lugar o Roteiro do Arista, desenvolvido pelo município, e com um total de 8 lugares para visitar, um por cada letra do nome do município P.E.N.A.C.O.V.A. Mas antes disso, deixo-te o mapa deste artigo, com todos os pontos turísticos que vou mencionar. 😉

Mapa com tudo o que visitar em Penacova e Lorvão

Fazer o Roteiro do Arista ao visitar Penacova e Lorvão

O Roteiro do Arista surgiu para apresentar os principais pontos turísticos de Penacova, ao visitar a região. Tem o nome que tem em homenagem aos “aristas”, pessoas que eram atraídas a Penacova já desde o início do século XX, pela qualidade do ar que ali se respirava, e pelas paisagens de natureza junto do rio Mondego.

Qualquer um de nós, que visita Penacova e Lorvão, pode ser considerado como um arista dos tempos modernos, tendo de obviamente passar pelos melhores lugares do município:

  • O Miradouro de Penedo do Castro.
  • O Miradouro Emydgio da Silva.
  • O Mosteiro de Lorvão.
  • Os Moinhos de Gavinhos.
  • A Livraria do Mondego.
  • Os Fornos da Cal de Penacova.
  • A Praia Fluvial do Reconquinho.
  • E a Praia Fluvial do Vimieiro.

O Roteiro do Arista é bastante completo, permitindo aproveitar o rio Mondego no seu melhor, através da Praia Fluvial do Reconquinho, dos seus miradouros, e ainda dos seus monumentos naturais (livraria do Mondego). Contempla ainda o Mosteiro de Lorvão, dos melhores destinos para saborear excelente doçaria conventual em Portugal.

Eu decidi acrescentar um nono lugar a este roteiro, que julgo igualmente imprescindível: os moinhos da Serra da Atalhada!

Moinhos da Serra da Atalhada em Penacova
Moinhos da Serra da Atalhada ao visitar Penacova

1. Mosteiro de Lorvão

O Mosteiro de Lorvão, que também é conhecido por Mosteiro de Santa Maria de Lorvão, é um dos mais antigos da Europa, tendo tido origem em meados do século VI!

Foi apenas no início do século XIII que o mosteiro de Lorvão passou para a ordem de Cister, e só então se tornou num mosteiro feminino, em invocação a Santa Maria.

As filhas do rei D. Sancho I tiveram desde essa altura forte ligação a ele, como é o caso de Dona Teresa, depois de ver o seu casamento com Afonso XI de Leão considerado inválido (tinha já 3 filhos com o monarca). Ela acabou por viver aqui o resto da sua vida, morrendo em 1250, e ficando sepultada na igreja do mosteiro em conjunto com a sua irmã Sancha. Os seus túmulos datam do século XVIII e são das mais importantes atrações ao visitar Lorvão.

Entre os séculos XVI e XVIII, o mosteiro sofreu várias intervenções, adquirindo o aspecto que tem hoje. Após a extinção das ordens religiosas em Portugal no século XIX, o mosteiro entrou em decadência, e as freiras viram-se despojadas de todo o património que juntaram ao longo da sua história, acabando na miséria.

Este mosteiro foi dos primeiros edifícios em Portugal a ser considerado monumento nacional. Já mais recentemente, até 2012, serviu como hospital psiquiátrico. Só o futuro dirá se o vão transformar agora em hotel de cinco estrelas: o plano existe! À data da minha visita, pagavam-se 3€ para conhecer o interior.

mosteiro de lorvão, fachada principal
Visitar o Mosteiro de Lorvão
Jardim em frente ao Mosteiro de Lorvão - Penacova
Jardim em frente ao Mosteiro de Lorvão
Praça em frente ao Mosteiro de Lorvão - Penacova
Praça em frente ao Mosteiro de Lorvão

2. Moinhos de Gavinhos e Moinhos da Serra da Atalhada

Não foi só a força do vento que a população de Penacova tentou aproveitar na agricultura: para além dos moinhos no topo do monte, construíram também azenhas nas margens do rio Mondego para aproveitar a força da água. Eu confesso que me fiquei pelos moinhos durante a minha visita, mas existem azenhas e rodas espalhadas pelo concelho junto ao rio Mondego e rio Alva.

Em Portugal, Penacova é dos mais importantes centros de engenhos do género, estando os moinhos, por exemplo, ainda em bom estado de conservação, e muitos deles ainda capazes de operar.

Eu visitei os moinhos de Gavinhos e os moinhos da serra da Atalhada. No total, falamos de mais de 30 moinhos, estando o maior grupo na Serra da Atalhada. Junto a Gavinhos existe uma imagem gigante do Imaculado Coração de Maria.

Para quem quer saber mais sobre o funcionamento e história dos moinhos, existe ao visitar Penacova o Museu do Moinho Vitorino Nemésio, no lugar de Portela de Oliveira. Está aberto ao público desde 2016.

Moinhos de Gavinhos em Penacova
Moinhos de Gavinhos
Moinhos de Gavinhos em Penacova
Moinhos de Gavinhos
Imaculado Coração de Maria - Moinhos de Gavinhos
Imaculado Coração de Maria junto dos Moinhos de Gavinhos
Moinhos da Serra da Atalhada
Moinhos da Serra da Atalhada ao visitar Penacova
Moinhos da Serra da Atalhada em Penacova
Moinhos da Serra da Atalhada ao visitar Penacova
Moinhos da Serra da Atalhada em Penacova
Moinhos da Serra da Atalhada ao visitar Penacova

3. Miradouro Emydgio da Silva

São dois os miradouros que recomendo ao visitar Penacova: o miradouro de Penedo do Castro e o miradouro Emydgio da Silva, este último no centro da vila. Os dois miradouros impressionaram-me muito, são magníficos, e creio que as fotografias que vou deixar serão mais que suficientes para os descrever.

Junto ao miradouro Emydgio da Silva, em particular, é possível observar também a praia fluvial do Reconquinho nas margens do Mondego. O miradouro foi construído no início do século XX por iniciativa do político Emydgio da Silva, daí o nome que lhe foi atribuído.

Praia Fluvial do Reconquinho observada de perto do miradouro Emydgio da Silva
Praia Fluvial do Reconquinho observada de perto do miradouro Emydgio da Silva
Miradouro Emydgio da Silva ao visitar o centro de Penacova
Miradouro Emydgio da Silva ao visitar o centro de Penacova

4. Miradouro do Penedo do Castro

O Miradouro do Penedo do Castro, por sua vez, situa-se na parte alta de Penacova, e tem uma escarpa quartzítica propícia à prática de escalada e rapel. O nome foi-lhe atribuído em homenagem ao escritor Augusto Mendes Simões Castro, famoso propagandista da região.

Miradouro do Penedo do Castro ao visitar Penacova
Miradouro do Penedo do Castro ao visitar Penacova

5. Praia Fluvial do Reconquinho

No que diz respeito a praias fluviais de Penacova, visitei duas: a praia fluvial do Reconquinho (na margem esquerda do rio Mondego), e a praia fluvial do Vimieiro (no rio Alva). Ambas têm bandeira azul e suficiente infraestrutura de apoio.

Confesso que preferi a segunda, a do Vimieiro, já que me pareceu mais selvagem. No entanto, é a primeira que atrai mais pessoas e que se encontra em posição privilegiada junto à vila de Penacova. Um detalhe interessante sobre a praia fluvial do Reconquinho é a sua fluvioteca: biblioteca na praia fluvial.

Praia Fluvial do Reconquinho na margem esquerda do Rio Mondego
Praia Fluvial do Reconquinho junto de Penacova
Praia Fluvial do Reconquinho na margem esquerda do Rio Mondego
Praia Fluvial do Reconquinho junto de Penacova

6. Praia Fluvial do Vimieiro

Praia Fluvial do Vimieiro
Praia Fluvial do Vimieiro no rio Alva
Praia Fluvial do Vimieiro
Praia Fluvial do Vimieiro no rio Alva
Praia Fluvial do Vimieiro
Praia Fluvial do Vimieiro no rio Alva

7. Livraria do Mondego

A Livraria do Mondego é um fabuloso monumento natural em Penacova, contando com um conjunto de formações rochosas quartzíticas impressionantes nas margens do rio Mondego. A Estrada Nacional 2 passa-lhe mesmo ao lado, pelo que vais inevitavelmente vê-lo se a fizeres, sem necessidade de desvios. O nome do monumento natural, “Livraria do Mondego”, vem do facto de a formação rochosa ter adquirido uma forma que faz lembrar livros dispostos numa estante, ao ter sido esculpida ao longo dos mais de 400 milhões de anos.

Existem bonitos passadiços de madeira para um passeio junto dela!

8. Fornos da Cal de Penacova

Os Fornos da Cal de Penacova surgem no roteiro do arista para demonstrar que o município de Penacova também tinha, no passado, grande foco na produção de cal para além do foco na agricultura. É por isso que podem ser encontrados vários fornos em alguns pontos do concelho, alguns deles já em ruínas.

Eu não os visitei todos, ficando-me pelo conjunto de fornos do Casal de Santo Amaro, aquele que pelo que percebi, é o maior e mais bem conservado da região. Para mim, os fornos da cal não são uma atração obrigatória, mas podem ser uma boa paragem a caminho dos moinhos de Gavinhos, que se encontram por perto.

Fornos da Cal
Fornos da Cal ao visitar Penacova

Visitar mais do Centro de Penacova

Para além da Pérgola Raúl Lino, de onde se consegue uma vista bonita para o rio Mondego, há que visitar o jardim do largo Alberto Leitão junto à câmara municipal de Penacova. A Igreja Matriz fica também a escassos metros.

Caminhando pela calçada em direção ao miradouro Emydgio da Silva, inevitavelmente se vai dar com o pelourinho da vila. Podes, ainda, visitar opcionalmente as capelas de Santo António e de São João.

Visitar a Barragem da Aguieira

A Albufeira da Barragem de Aguieira é fronteira natural entre Penacova, Santa Comba Dão e Mortágua. A barragem propriamente dita é dividida pelos concelhos de Mortágua e de Penacova e entrou em funcionamento em 1981, com o objectivo de irrigar os campos agrícolas, controlar as cheias que se faziam sentir na região do Baixo Mondego, e produzir/fornecer energia hidroeléctrica.

Visitei a barragem e albufeira da Aguieira quando fiz roteiro pela Estrada Nacional 2, e fiquei deslumbrado. Recomendo sem dúvida um mergulho na praia fluvial da Senhora da Ribeira (do lado de Santa Comba Dão), junto da qual encontras uma pequena capela para visitar: a capela de Nossa Senhora da Ribeira.

Com mais tempo disponível, deves explorar a região à procura dos melhores miradouros para a albufeira. Dois locais fabulosos que eu recomendo são:

  • O miradouro junto à Estação de Serviço da Cepsa no IP3, do lado de Santa Comba Dão;
  • E se estiveres com vontade de fazer desvios mais significativos tens de ir ao Miradouro da Pedra da Sé.
Barragem da Aguieira - Penacova o que visitar
Barragem da Aguieira ao visitar Penacova
Barragem da Aguieira - Penacova o que visitar
Barragem da Aguieira ao visitar Penacova
Praia Fluvial da Senhora da Ribeira
Praia Fluvial da Senhora da Ribeira
Albufeira da Barragem da Aguieira
Albufeira da Barragem da Aguieira
Albufeira da Barragem da Aguieira
Albufeira da Barragem da Aguieira
Albufeira da Barragem da Aguieira
Albufeira da Barragem da Aguieira
Albufeira da Barragem da Aguieira
Albufeira da Barragem da Aguieira
Albufeira da Barragem da Aguieira
Albufeira da Barragem da Aguieira
Albufeira da Barragem da Aguieira
Albufeira da Barragem da Aguieira
Miradouro da Pedra da Sé - Albufeira da Barragem da Aguieira
Miradouro da Pedra da Sé
Miradouro da Pedra da Sé - Albufeira da Barragem da Aguieira
Miradouro da Pedra da Sé

Visitar a aldeia de Porto da Raiva e a Barragem do Coiço

A Barragem da Raiva (ou Barragem do Coiço) faz parte do conjunto de barragens da bacia do Mondego, e fica um pouco a sudoeste da Barragem da Aguieira. Passa por lá antes de te dirigires ao Porto da Raiva, que teve grande importância histórica na região, chegando a ser dos mais importantes portos de comércio do país até meio do século XIX. Dali saíram antigamente inúmeras embarcações rumo a Coimbra e Figueira da Foz, carregadas com os produtos da terra, e regressando com o que lhes fazia falta.

Fazer Canoagem no Mondego

O percurso que vai da barragem do Coiço até Coimbra é dos mais famosos em Portugal para a prática de canoagem, pelo que podes vir aqui praticar a modalidade. Consulta as seguintes páginas, se o pretendes fazer:

Água das Caldas de Penacova

Certamente que já viste garrafas de água das Caldas de Penacova nas estantes do supermercado. Estas são das águas mais famosas e conhecidas de Portugal, sendo produzidas na fábrica que se situa em Penacova, e que é das mais importantes do concelho.

O que visitar nos arredores de Penacova?

Nos arredores do município, que tal ir visitar Coimbra, se ainda não o fizeste? Que tal visitar outros destinos do distrito, como é o caso de Condeixa-a-Nova, da Figueira da Foz, ou de Montemor-o-Velho, que também tem excelente festival de Lampreia, por exemplo?

Que tal seguir para outros lugares pertencentes à Barragem da Aguieira, Mortágua e Santa Comba Dão? Ou então, que tal visitar o Bussaco e a zona do Luso, como recomendei antes?

Boas viagens! 😉 Se este artigo te foi útil para visitar Penacova, não esqueças de deixar o teu comentário em baixo.

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *