Vila de Redondo (Alentejo) | O que visitar, ver e fazer?

Castelo do Redondo no Alentejo
Castelo do Redondo no Alentejo

Share this content!

O que visitar no Redondo?

Tendo o Alqueva e a cidade de Évora tão perto, ou mesmo Vila Viçosa e Estremoz a norte, valerá a pena a paragem de 1 ou 2 dias para conhecer as principais atrações deste município?

Eu tinha um tempo de viagem bem limitado, e estas foram as perguntas que fiz a mim mesmo enquanto decidia se iria ou não visitar o Redondo, e percebi que pelo menos teria de dar uma oportunidade aos seus castelos e à Serra d’Ossa.

Se fiquei satisfeito com a minha decisão? Sim, sem dúvida. O Redondo pode não ser o lugar mais extraordinário de um roteiro pelo Alentejo (minha opinião!), mas merece de certeza uma paragem rápida para explorar alguns dos seus recantos. As pessoas são muito acolhedoras, tive até direito a um “guia local” gratuito enquanto caminhava pelo castelo, e amantes de vinho vão encontrar aqui um paraíso!

Eu e o senhor que me acompanhou durante toda a minha visita ao Castelo de Redondo
Eu e o senhor que me acompanhou durante toda a minha visita ao Castelo de Redondo

Onde fica o Redondo, no Alentejo?

Fica entre locais brutais do Alentejo, no distrito de Évora: o próprio concelho de Évora, Reguengos de Monsaraz, o Alandroal, Vila Viçosa, Borba e Estremoz. Está bem no centro de alguns dos grandes da região, mas no mapa em baixo ficarás com melhor noção da localização.

A título de curiosidade, deixo-te uma lista de municípios do Alentejo, com links úteis para mais artigos neste blog.

Mapa com tudo o que visitar no Redondo

Quando visitar o Redondo?

Deves programar visitar o Redondo nos meses de Maio, Junho, Setembro ou Outubro. Nos meses de Julho ou Agosto, como é bem característico do interior do Alentejo, o calor vai ser infernal, e aqui nem tens águas do Alqueva que te salvem, como em concelhos vizinhos.

Se mesmo assim quiseres ir no centro do Verão, então programa visitar o Redondo durante as festas populares de Agosto, que de dois em dois anos se celebram com a decoração das ruas da vila com flores coloridas feitas de papel, tradição que remonta ao século XIX. O Evento tem hoje o nome de Ruas Floridas e consegue reunir em Redondo cerca de meio milhão de pessoas em cada edição.

Castelo e vila de Redondo no Alentejo
Castelo e vila de Redondo no Alentejo
Vila e Castelo do Redondo
Vila e Castelo do Redondo
Vila e Castelo do Redondo
Vila e Castelo do Redondo

O que comer ao visitar o Redondo?

  • Para refeição: Porco Preto, Açorda Alentejana, Migas, e Ensopado de Borrego, por exemplo.
  • Para sobremesa: Sericaia (original de Elvas), Bolo Rançoso, Pão de Rala, Encharcada, Bolo Podre ou Popias Alentejanas.

Vinhos do Alentejo ao visitar o Redondo?

Deixo-te simplesmente um Guia de Enoturismo com diversas dicas de vinhos no Alentejo. Eu não sou a melhor pessoa para falar sobre o tópico, já que não sou nem apreciador de vinho, e muito menos conhecedor.

O que vou mencionar mais em detalhe são lugares a conhecer relacionados com o vinho e com a cultura da vinha na região de Redondo. E vou fazê-lo já!

1. O Museu Regional do Vinho

Se és amante de vinho, acabaste de chegar ao Redondo e não tens ainda programadas as tuas visitas às adegas da região, ou nem fazes ideia de quais os vinhos experimentar, é aqui que te deves dirigir. Estrategicamente esta é também a sede do posto de turismo do Redondo.

No Museu Regional do Vinho encontrarás exposições com instrumentos ligados à produção do vinho, descrições do processo desde a agricultura da terra, e informação sobre as diversas adegas produtoras de vinho na região. Se não quiseres ou não tiveres tempo para visitar adegas, podes comprar vinho diretamente na loja do museu ao visitar o Redondo.

2. A Enoteca do Redondo

Mais um espaço em que o vinho é rei. Aqui podes experimentar os melhores vinhos do Alentejo e ao mesmo tempo petiscar algumas das melhores iguarias da região, por exemplo os melhores queijos e enchidos.

3. Adega Cooperativa do Redondo

Encontra-la bem próxima da vila de Redondo. Mesmo não conhecendo muitos vinhos, já ouvi falar da Porta da Ravessa, que é produzido aqui. Nunca o provei, mas creio que é famoso, e já o vi à venda e vários hipermercados. A Adega Cooperativa de Redondo permite visitas mediante marcação prévia.

Curiosidade: Sabias que o Vinho da Porta da Ravessa tem o seu nome proveniente de uma das portas do Castelo do Redondo?
Porta da Ravessa no Castelo de Redondo
Porta da Ravessa no Castelo de Redondo

4. As Herdades do Alentejo ao visitar o Redondo

E tens ainda diversas herdades famosas na produção de vinho. Deixo-te aqui uma lista com as mais interessantes na região:

Onde dormir ao visitar o Redondo? Dicas para Turismo Rural

Hotel Convento de São Paulo
Hotel Convento de São Paulo

Vila de Redondo | O que visitar?

1. Praça Dom Dinis

São diversos os pontos turísticos que encontras ao visitar o Redondo. Na minha passagem por este lugar do Alentejo estacionei junto da Praça Dom Dinis, por onde comecei o meu roteiro na vila alentejana. É nesta praça que fica a Porta do Postigo de entrada para o Castelo do Redondo, mas também a Igreja Matriz e o Pelourinho.

Praça Dom Dinis em Frente do Castelo de Redondo
Praça Dom Dinis em Frente do Castelo de Redondo
Praça Dom Dinis em Frente do Castelo de Redondo
Praça Dom Dinis em Frente do Castelo de Redondo

2. Pelourinho do Redondo

Foi erguido no século XVI, depois do Foral Novo cedido à vila de Redondo por D. Manuel. Inicialmente encontrava-se no interior do castelo, mas no século XVIII foi movido para junto dos novos Paços do Concelho na Praça da Republica. No século XIX acabou por ser desmantelado e ficou guardado até 1940, altura em que foi instalado na Praça Dom Dinis verificando-se a falta de várias peças. Hoje está exposto incompleto.

3. Igreja Matriz do Redondo

Em honra de Nossa Senhora da Assunção. Ver as suas exposições de objetos de arte sacra!

Igreja Matriz do Redondo
Igreja Matriz do Redondo

4. O Castelo do Redondo

O Castelo do Redondo data do século XIV. Quanto às suas características destacam-se:

  • Duas portas de acesso: a Porta do Postigo e a Porta da Ravessa
  • Duas torres: a Torre de Menagem e a Torre da Alcaidaria
  • Quatro torreões
  • A Rua do Castelo, que faz ligação entre as duas portas

Não esquecer que ao explorar o Castelo do Redondo, é possível aceder ao topo da muralha através da Olaria Mértola, algures ao longo da Rua do Castelo. Pelo caminho passarás obrigatoriamente pela Igreja da Misericórdia, bem junto ao portão que dá para a Torre de Menagem.

Porta do Postigo ao visitar o Redondo
Porta do Postigo ao visitar o Redondo
Rua do Castelo ao visitar Redondo
Rua do Castelo ao visitar Redondo
Rua do Castelo ao visitar Redondo
Rua do Castelo ao visitar Redondo
Igreja da Misericórdia ao visitar o Redondo
Igreja da Misericórdia ao visitar o Redondo
Torre de Menagem do Castelo de Redondo
Torre de Menagem do Castelo de Redondo
Castelo do Redondo, com Torre de Menagem em destaque
Castelo do Redondo, com Torre de Menagem em destaque
Vila e Castelo do Redondo
Vila e Castelo do Redondo
Castelo do Redondo
Castelo do Redondo
Castelo do Redondo
Castelo do Redondo
Castelo do Redondo
Castelo do Redondo

5. As Olarias e o Artesanato no Redondo

E por falar em Olaria Mértola, essa é só uma das que vais encontrar junto da vila, e talvez a que está em posição mais destacada e melhor localizada: no interior do castelo. Claro que o Redondo não é um centro oleiro com a mesma dimensão de São Pedro do Corval, que encontras ao visitar Reguengos de Monsaraz, mas o artesanato da região merece ser aqui também apreciado.

Para além da Olaria Mértola, pensar em visitar também a Olaria Poço Velho ou a Olaria Piçarra, por exemplo, mas existem mais! Os mestres oleiros terão todo o prazer em te falar da sua arte, e no fim podes sempre contribuir com a compra de uma peça de louça trabalhada à mão para lembrança da tua visita.

Olaria Mértola ao visitar o Redondo
Olaria Mértola ao visitar o Redondo

6. O Museu do Barro e o Convento de Santo António

Já o Museu do Barro fica nas imediações do Castelo do Redondo, instalado no Convento de Santo António. Se queres saber mais sobre a história da olaria Redondense, este é o local ideal para isso. Não deixes, porém, de visitar as olarias só porque foste ao museu! São experiências totalmente diferentes!

Igreja de Santo António | Museu do Barro ao visitar o Redondo
Igreja de Santo António | Museu do Barro ao visitar o Redondo

7. Parque Ambiental do Redondo

Para espaços verdes de lazer, o Parque Ambiental de Redondo é a melhor aposta. Tem parque infantil, um lago, muita sombra, um excelente parque de merendas, e principalmente ar de qualidade.

8. Jardim Municipal do Redondo

Já o Jardim Municipal do Redondo destaca-se pela sua fonte dos cisnes em mármore branco e pelo seu coreto. É um espaço 5 estrelas para uma breve caminhada e um pouco de exercício físico, ou simplesmente para ler um bom livro.

O que fazer nos arredores da vila de Redondo?

1. Fazer trilhos a pé pelo Megalitismo de Redondo

De todos os monumentos megalíticos da região, a Anta da Vidigueira é provavelmente a mais interessante. Para chegares a ela deves optar por fazer o PR2 – Percurso do Freixo, para o qual te deixo link do wikiloc. São cerca de 5-6 km de trilho circular, nada muito difícil.

Existe um outro, porém, que se intitula de PR1 – Percurso das Antas. São cerca de 8km, fácil, e através dele conhecerás as Antas do Colmeeiro e a Anta das Casas Novas.

Existem ainda outras alternativas de trilho, se estiveres interessad@ em conhecer mais da região a pé. Por exemplo, porque não optar por uma caminhada na Serra d’Ossa que tem passadiços em madeira?

2. Caminhar pelos passadiços da Serra d’Ossa

Os passadiços da Serra d’Ossa fazem ligação entre a Aldeia da Serra d’Ossa e a Ermida da Nossa Senhora do Monte da Virgem. Todos sabemos como os passadiços em madeira têm a capacidade de atrair turistas sem fim para uma região, e o Redondo apostou bem forte nessa esperança.

Podes fazer apenas a etapa em passadiços, ou um percurso mais longo denominado de PR4 RDD – Eremitas da Serra d’Ossa. Este já é um trilho mais difícil, com cerca de 22km, mas através dele conhecerás mais monumentos megalíticos da região (as Antas da Candeeira), e subirás ao ponto mais alto da Serra d’Ossa, o Alto de São Gens.

3. Dormir no Hotel Convento de São Paulo

E dada a proximidade com o Hotel Convento de São Paulo, porque não aproveitar para ficar a dormir lá uns dias e respirar mais do ar puro da serra? O Convento pode ser o refúgio ideal para uma escapadinha, e vais adorar explorar os seus recantos, principalmente os seus claustros, os seus painéis de azulejos, e os seus jardins. Foi erguido na encosta da serra pelos monges da ordem de São Paulo Eremita.

Hotel Convento de São Paulo
Hotel Convento de São Paulo
Hotel Convento de São Paulo
Hotel Convento de São Paulo
Hotel Convento de São Paulo
Hotel Convento de São Paulo
Hotel Convento de São Paulo
Hotel Convento de São Paulo

4. Fazer passeio de jipe pelo Montado Alentejano

Se não és muito de caminhadas, deixo-te a dica de passeios de Jipe pelo Montado Alentejano ao visitar o Redondo. As próprias herdades vinícolas que mencionei na secção de vinhos deste artigo podem organizar este tipo de excursões, por exemplo a Herdade da Maroteira, uma das minhas sugestões de alojamento. Não te cansarás tanto e apreciarás também as belas paisagens alentejanas.

Nota: também é possível reservar caminhadas guiadas e safaris pelo Montado Alentejano na região do Redondo. Ambas através da Viator.

5. Visitar o Castelo de Valongo

Construção do século XIV sobre uma antiga fortificação muçulmana. É de planta quadrangular, tem 4 torres, sendo uma de Menagem. Está cercado por campos vinícolas e fica junto a um pequeno lago, algures na região de Nossa Senhora de Machede.

6. Ir até à Barragem da Vigia

É uma barragem que podes conhecer ao visitar o Redondo, que deixo porém como opcional para os mais curiosos ou para quem estiver mais tempo a visitar a região.

Artigos outros passeios na região próxima do Redondo

E para terminar, links úteis para continuares a tua viagem em roteiro pelo Alentejo. Eu recomendaria o Alqueva, pelo que te deixo link para o concelho vizinho de Reguengos de Monsaraz, e um outro genérico para que possas descobrir outros destinos em Portugal.

Segue-me no Instagram e no Facebook.

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *