Serpa (Alentejo): O que visitar, ver e fazer?

O que visitar em Serpa - torre do relógio e igreja matriz

Share this content!

No Baixo Alentejo tens muito património para descobrir, e um exemplo é todo aquele que encontras ao visitar Serpa, uma “Vila Notável”, como foi considerada pela família real portuguesa no século XVII.

Serpa era das vilas alentejanas mais importantes da época, especialmente na fronteira. Foi palco de guerra, de batalhas intensas com os espanhóis, e esteve inclusive sobre o domínio de Espanha no início do século XVIII, apesar de por pouco tempo.

Hoje pode ser uma região isolada, menos procurada, ou até esquecida por muitos, mas o património continua todo lá. Continua a ser considerada uma “Terra Forte”! É sobre tudo o que visitar em Serpa que te venho falar neste artigo. Eu foquei-me na cidade, e vou expor-te todos os seus principais pontos turísticos.

Muralhas da Cidade - O que visitar em Serpa
Muralhas e Aqueduto da Cidade – O que visitar em Serpa

Lista de Conteúdo

Onde fica Serpa?

Serpa fica no Baixo Alentejo, como já referi, e não deve ficar fora dos teus planos numa viagem entre o Parque Natural do Vale do Guadiana e o Grande Lago do Alqueva. Fica só a 30km de Beja, e a pouco mais da Estrada Nacional 2 que atravessa o Alentejo ao meio.

A Norte faz fronteira com Moura e Vidigueira, a oeste faz fronteira com o município de Beja, e a sul com Mértola. E claro, também está junto a Espanha, nomeadamente da região da Andaluzia.

A título de curiosidade, deixo-te informação sobre outros municípios do Alentejo, com links úteis para mais artigos deste blog.

Muralhas e Aqueduto da Cidade - O que visitar em Serpa
Muralhas e Aqueduto da Cidade – O que visitar em Serpa

Quando visitar Serpa?

Eu não recomendo visitar Serpa no verão, e portanto, nos meses de maior calor. Fora isso, é sempre bom passear pelo Baixo Alentejo. Em baixo ficam as principais festividades do município.

1. Cortejo Histórico de Serpa ou Festa do Queijo do Alentejo

Porque não optar por assistir ao Cortejo Histórico de Serpa no Domingo de Páscoa? Menos calor, e para mim super interessante!

Ou então, porque não visitar Serpa em Fevereiro, durante a Festa do Queijo do Alentejo?

2. O Cante Alentejano em Serpa

Tens ainda a hipótese do Cante Fest que celebra a entrada do Cante Alentejano para a lista de Património Cultural Imaterial da UNESCO.

visitar serpa 5
Muralhas e Aqueduto da Cidade – O que visitar em Serpa

O que comer ao visitar Serpa?

Qualquer prato típico do Alentejo vai deixar-te satisfeit@: as migas, a açorda, a carne de porco preto, o cozido à Alentejana, o Ensopado de Borrego, entre outros.

Quanto a doçaria da região, deliciei-me com as Queijadas de Serpa, e ainda provei os bolinhos de amêndoa que vês na foto em baixo. Mas as queijadas foram as minhas preferidas! 😀

Doçaria de Serpa (Alentejo)
Doces que provei ao visitar Serpa

Onde comer ao visitar Serpa?

Eu comi muito bem no restaurante Molhó Bico, pelo que o recomendo. Foi uma refeição simples, porque a queria económica, mas foi igualmente muito saborosa!

É um bom espaço que serve boa comida regional. Num lugar mais central, Praça da República, encontras O Alentejano, que também tem boas avaliações, apesar de não ter experimentado.

Refeição simples mas saborosa do Molhó Bico
Refeição simples mas saborosa do Molhó Bico
Restaurante Molhó Bico em Serpa
Restaurante Molhó Bico ao visitar Serpa
Restaurante Molhó Bico ao visitar Serpa
Restaurante Molhó Bico ao visitar Serpa

O Vinho do Alentejo ao visitar Serpa

Não sendo conhecedor, deixo-te um link para um guia de enoturismo do Alentejo.

Onde dormir ao visitar Serpa?

AlojamentoPontuaçãoDestaque
Monte da Morena9.2Rural
Herdade do Vau8.9Rural
Hotel Beatriz8.5Central
Casa de Serpa8.5Central

Mapa com tudo o que visitar em Serpa

Antes de te apresentar o roteiro, deixo-te um mapa com todos os pontos turísticos ao visitar Serpa. Se fizeres zoom encontrarás também uma sequência de visitação ao centro histórico.

Roteiro com o que visitar em Serpa, no Centro Histórico

Vou explicar-te em mais detalhe a sequência que defini no mapa anterior, passo a passo. Mais à frente terás uma descrição de cada um dos pontos turísticos.

1. Entrada em Serpa pelas Portas de Beja

Num breve roteiro pela cidade de Serpa, nada melhor que uma entrada triunfante pelas Portas de Beja. Vais ficar fascinad@ com a muralha e com os arcos do aqueduto, e concordar que este é um dos spots mais impressionantes da visita. Dá uma espreitadela à fonte no meio da praça, às oliveiras milenares, e vai até ao virar da esquina, tanto de um lado como do outro, antes de entrar na cidade muralhada.

Se seguires pela esquerda vais dar com a fachada traseira do Palácio dos Condes de Ficalho, bem mais interessante que a frontal, como vais ter a oportunidade de ver. Se seguires pela direita encontras a antiga Casa da Nora, do Aqueduto de Serpa.

Mas o objetivo é entrar mesmo pelas portas de Beja. Já no interior, vais perceber que o branco é bem característico no casario. A cidade é pequena, percorre-se muito bem a pé na totalidade.

Portas de Beja e Aqueduto de Serpa
Portas de Beja e Aqueduto de Serpa
Portas de Beja e Aqueduto de Serpa
Portas de Beja e Aqueduto de Serpa
A Rua mais branca de Serpa
A Rua mais Branca de Serpa

2. Visitar uma Rouparia (Queijaria) de Serpa

No próximo cruzamento, vira à direita rumo à Igreja da Misericórdia. Ao fundo vais ver outra porta ou arco da muralha, muito menos espetacular. O que é bem mais interessante é a Queijaria ou Rouparia de José Bule, mesmo junto à muralha.

3. Procurar o Posto de Turismo de Serpa

A minha recomendação é que te orientes no sentido do Posto de Turismo. Afinal, um mapa da cidade ou algumas recomendações e informações sobre horários para visita aos monumentos dá sempre jeito. Ao fundo da Rua dos Canos, na interseção com a Rua dos Cavalos, vais encontrar o posto de turismo.

ruas de serpa
Uma das ruas do centro histórico de Serpa

4. Conhecer o Jardim Municipal Camacho Pimenta

De mapa na mão vais perceber que não estás muito longe do Jardim Municipal Camacho Pimenta. É para onde eu recomendo que vás, e que até faças uma pausa da caminhada por lá. Contempla nas proximidades mais das oliveiras milenares de Serpa. Se preferires, também tens algumas no Largo 25 de Abril.

5. Passar pela Capela do Calvário e visitar o Museu Etnográfico de Serpa

De regresso ao centro histórico dá uma espreitadela às muitas laranjeiras que encontrarás pelo caminho. Mas o objetivo é a bonita Capela do Calvário e a Igreja do Salvador. Depois disso o Largo do Côrro e o Museu Etnográfico.

6. Passear junto das muralhas de Serpa (Rua Dr. Manuel Corte Real Abranches)

Segue junto à muralha pela Rua Dr. Manuel Corte Real Abranches, que aqui é enorme, qual muro das lamentações. Esta é das minhas ruas preferidas da cidade, e eu recomendo que a faças na totalidade!

Junto da intersecção com a rua de Sevilha vais encontrar um poema de Mário Beirão que diz: “Ah que não sei dizer a maravilha / que embruxa Serpa à noite quando ronda / seus muros o passado e um côro, em onda / espuma e quebra às portas de Sevilha”. É uma dica para visitares a cidade à noite. Vais gostar, tal como eu também gostei!

Poema de Mário Beirão junto da Muralha
Poema de Mário Beirão junto da Muralha
Muralhas de Serpa
Muralhas de Serpa
Muralhas de Serpa
Muralhas de Serpa
Muralhas de Serpa vistas do ar
Muralhas de Serpa vistas do ar
Visitar Serpa
Visitar Serpa

7. Visitar o museu do Relógio de Serpa e sentar numa esplanada da Praça da República

Próximo destino será o Museu do Relógio. Depois disso será a Praça da República. Senta-te numa esplanada e prova um dos doces típicos de Serpa ou bebe algo refrescante se estiver calor. Se já for hora do almoço, o Molhó Bico, a minha recomendação, não fica muito longe.

Praça da República de Serpa
Praça da República de Serpa

8. Fazer desvio à Porta de Moura e visitar o Museu de Arte Contemporânea

Seja qual for a tua escolha, antes de subires ao castelo ainda podes visitar o Museu de Arte Contemporânea, e eu recomendo que faças o desvio até à Porta de Moura, a segunda mais espetacular da cidade muralhada. Nas proximidades encontras a Igreja de São Paulo e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

9. Admirar a Torre do Relógio e subir ao Castelo e Igreja Matriz de Serpa

A parte mais bonita da visita vem de seguida. Junto à extraordinária Torre do Relógio tens uma escadaria sublime. No topo tens um largo mais bonito ainda com a Igreja matriz de Santa Maria e ao fundo a entrada para o Castelo de Serpa. Ao visitá-lo terás acesso a caminhada por cima das muralhas, e poderás conhecer o museu de arqueologia.

Largo de Santa Maria ao visitar Serpa
Largo de Santa Maria ao visitar Serpa
Largo de Santa Maria ao visitar Serpa
Largo de Santa Maria ao visitar Serpa
Largo de Santa Maria ao visitar Serpa
Largo de Santa Maria ao visitar Serpa
Castelo de Serpa
Castelo de Serpa
Escadaria para o Largo de Santa Maria
Escadaria para o Largo de Santa Maria
O que visitar em Serpa - Torre do Relógio e Igreja Matriz
Escadaria para o Largo de Santa Maria

10. Visitar o Palácio dos Condes de Ficalho

Última paragem será o Largo e Palácio dos Condes de Ficalho. Sai da cidade pela porta da Rua das Varandas, e aprecia a fachada exterior se ainda o fizeste.

Fachada Exterior do Palácio dos Condes de Ficalho
Fachada Exterior do Palácio dos Condes de Ficalho
Porta para a Rua das Varandas com o Palácio dos Condes de Ficalho em frente
Porta para a Rua das Varandas com o Palácio dos Condes de Ficalho em frente

11. Não esquecer as Ermidas de Serpa nos arredores

Locais para ir de carro nos arredores? Tens a Ermida de São Sebastião, bem perto, com uma construção bem interessante. E do mesmo estilo tens a Capela de São Pedro. Perto dela existem umas piscinas municipais descobertas. Eu não usufruí delas, mas porque não o fazes tu? Por último, o Convento de São Francisco.

Quanto a miradouros, sobe à Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe.

O que visitar em Serpa? Descrição dos 19 Pontos turísticos a não perder

E agora que já te expus o roteiro para visitar Serpa, vou dar-te a conhecer mais detalhadamente cada um dos pontos turísticos que fui mencionando. Lê esta secção se estiveres interessad@ em saber mais sobre algum deles.

1. O Castelo e Muralhas de Serpa

Serpa era fortificada durante o período de ocupação árabe. Porém, toda a muralha e Alcáçova foi remodelada a mando de D. Dinis a partir do fim do século XIII, e aumentada.

Como portas originais para a cidade muralhada, Serpa tinha 3: a Porta de Beja, a Porta de Moura, e a Porta de Sevilha. Das 3 portas, apenas as duas primeiras existem ainda, e mencionei-as ao longo do roteiro: são as mais espetaculares.

Ao caminhar pela cidade vais perceber que outras aberturas foram feitas nas muralhas. As Portas da Corredoura e a Porta Nova são as mais antigas após as 3 anteriores.

Do Castelo de Serpa destaca-se ainda a Torre da Horta, construída sobre uma anterior árabe.

Portas de Beja em Serpa
Portas de Beja
Portas de Moura em Serpa
Porta de Moura
Outras entradas em Serpa
Outras entradas em Serpa
Entrada para o Castelo de Serpa
Entrada para o Castelo de Serpa

2. Aqueduto de Serpa e Casa da Nora

O Aqueduto de Serpa foi construído no fim do século XVII com o objetivo de transportar água até Palácio dos Condes de Ficalho, a família mais nobre da região, e não até à povoação de Serpa no geral. Por isso é tão diferente em conceito quando comparado com outros aquedutos portugueses.

Neste pedaço de aqueduto junto das Portas de Beja, as arcadas assentam na própria muralha do Castelo de Serpa, e vão até uma gigante Nora, assente sobre um poço.

Aqueduto de Serpa junto das Portas de Beja
Aqueduto de Serpa junto das Portas de Beja
Aqueduto de Serpa junto das Portas de Beja
Aqueduto de Serpa junto das Portas de Beja

3. Oliveiras Milenares de Serpa

Encontras algumas oliveiras de muitos séculos espalhadas por Serpa, enquanto conheces a cidade a pé. Mas atenção, elas foram para aqui transplantadas para sua preservação, e estavam originalmente espalhadas pelo município. Vais ficar admirad@ com a dimensão dos seus troncos, já que a mais antiga ultrapassa os 8 metros de perímetro.

Encontras estas oliveiras nos seguintes lugares em Serpa:

  • Junto das Portas de Beja
  • Na Alameda Abade Correia da Serra
  • No Largo 25 de Abril, esta com cerca de 2000 anos.
Oliveiras Milenares de Serpa
Tronco de uma das antigas oliveiras de Serpa

4. Igreja da Misericórdia de Serpa

Igreja de fachada principal simples. Apesar de não ter visitado no interior para confirmar (estava fechada), li que tem azulejos que merecem visita. Se tu visitares, diz-me se valem a pena nos comentários deste artigo! Estou curioso… 😀

Rua da Igreja da Misericórdia
Rua da Igreja da Misericórdia

5. Rouparias de Serpa

Uma Rouparia era o lugar onde se transformava o leite em queijo, de forma artesanal. Para isso era utilizada roupa, nomeadamente panos de lã, para filtrar o leite ou apertar o queijo.

Em Serpa ainda tens algumas queijarias que preservam este tipo de fabrico artesanal há várias gerações. Uma delas é a Queijaria José Bule. E claro, não podes deixar de provar o tradicional queijo de ovelha.

6. Jardim Municipal de Serpa

O Jardim Municipal de Serpa, também conhecido como Jardim Municipal Camacho Pimenta, fica na Avenida Abade Correia da Serra, fora das muralhas da cidade. Surgiu em meados do século XIX, e é um espaço florido, com diversas árvores e bancos de jardim à sombra para uma pausa merecida.

Jardim Municipal Camacho Pimenta
Jardim Municipal Camacho Pimenta
Jardim Municipal Camacho Pimenta
Jardim Municipal Camacho Pimenta
Jardim Municipal Camacho Pimenta
Jardim Municipal Camacho Pimenta

7. Capela do Calvário e Igreja do Salvador de Serpa

Ficam as duas perto uma da outra. A primeira é circular e está coberta de pedras na parede exterior. É um formato típico na região, e encontras outras no Baixo Alentejo, por exemplo a famosa Capela de Ferreira do Alentejo, ponto turístico de paragem obrigatória para quem faz roteiro pela Estrada Nacional 2.

A segunda, a Igreja do Salvador, fica no largo com o mesmo nome. É uma igreja simples e não tenho muito para mencionar acerca dela, para além da sua torre sineira. Existem diversas oliveiras e laranjeiras junto a ela, e uma fonte ao centro do largo.

Capela do Calvário
Capela do Calvário
Igreja do Salvador
Igreja do Salvador

8. Museu Etnográfico de Serpa

Fica no Largo do Côrro, no edifício onde antigamente estava o Mercado Municipal de Serpa. Frente a ele, destaca-se uma outra fonte da cidade.

No interior do museu encontras exposições relacionadas com os “Ofícios da Terra”, ou seja, sobre os métodos tradicionais e história do artesanato na região, com especial destaque para o fabrico do queijo, a dita “rouparia” que já referi antes.

9. Museu do Relógio

Existem muito poucos museus do relógio no mundo, o de Serpa é um deles! É por isso aquele museu que deve ser uma prioridade perante todos os outros ao visitar a cidade. É uma exposição com várias centenas de relógios que foram colecionados desde o século XVII até aos dias de hoje.

O museu está instalado nas salas de um antigo convento da cidade de Serpa.

Entrada para o Museu do Relógio
Entrada para o Museu do Relógio

10. Praça da República de Serpa

A Praça da República é o coração da cidade, onde fica a Câmara Municipal de Serpa. Não é uma praça de grande magnitude, mas fica aqui, por exemplo, o restaurante O Alentejano que dizem ser muito bom! Eu fui comer ao Molhó Bico, que fica numa rua bem próxima! 😉

Câmara Municipal de Serpa
Câmara Municipal de Serpa
Praça da República ao pôr do sol
Praça da República ao pôr do sol

11. Museu de Arte Contemporânea de Serpa

Uma galeria de arte com diversas obras adquiridas pelo município de Serpa a partir do fim do século XX. Entre elas encontras também obras de artistas da terra.

12. Igreja do Convento de São Paulo

Uma igreja simples, bem junto das Portas de Moura. A construção do convento remonta aos séculos XVII e XVIII, e tem também o nome de Convento de Nossa Senhora da Consolação.

13. Santuário de Nossa Senhora do Carmo

Gostei particularmente do enquadramento na rua da Barbacã, com o Castelo de Serpa atrás. É também uma igreja simples, construída entre o fim do século XVIII e início do século XIX, em honra de Nossa Senhora do Carmo.

14. Torre do Relógio de Serpa

A Torre é de origem moura. Foi transformada em Torre do Relógio em meados do século XV, sendo das mais antigas de Portugal. Foi recuperada em 2018.

Junto da torre tens uma escadaria que ficou como dos meus spots preferidos. O mix da escadaria, da torre e da praça no topo com a Igreja Matriz é do melhor que encontras em Serpa.

Pormenores da Torre do Relógio de Serpa
Pormenores da Torre do Relógio
Pormenores da Torre do Relógio de Serpa
Pormenores da Torre do Relógio
Largo de Santa Maria e Igreja Matriz (no topo da escadaria)
Largo de Santa Maria e Igreja Matriz (no topo da escadaria)

15. Igreja Matriz de Santa Maria em Serpa

A Igreja de Santa Maria foi construída sobre uma antiga mesquita árabe, depois da reconquista. A prova está na sua torre sineira, construída em torno do antigo minarete circular. É a igreja matriz de Serpa e destacam-se as estátuas de São Pedro e São Paulo na fachada principal.

Igreja Matriz de Santa Maria em Serpa
Igreja Matriz de Santa Maria
Igreja Matriz de Santa Maria em Serpa
Igreja Matriz de Santa Maria
Pormenores da Igreja de Santa Maria em Serpa
Pormenores da Igreja de Santa Maria ao visitar Serpa

16. Museu de Arqueologia

O Museu de Arqueologia encontra-se na antiga Casa do Governador, na praça de Armas do Castelo de Serpa. É composto por exposições de objetos encontrados na região desde a pré-história, incluindo a Idade do Ferro, a época romana, e o período de ocupação árabe.

17. Palácio dos Condes de Ficalho

A construção do Palácio dos Condes de Ficalho remonta ao fim do século XVI. No exterior vês pouco de palácio, já que o estilo é simples, sendo a parte de fora da muralha bem mais interessante. Mencionei isso na parte do roteiro.

Infelizmente não era possível visitar por dentro quando estive em Serpa. Na altura não estava aberto ao público, nem por visita guiada. Talvez no futuro?

Fachada Exterior do Palácio dos Condes de Ficalho
Fachada Exterior do Palácio dos Condes de Ficalho

18. Ermidas / Igrejas dos arredores do centro histórico de Serpa

Destacam-se as seguintes:

  • Ermida de São Sebastião
  • Capela de São Pedro
  • Igreja do Convento de São Francisco
  • E a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

19. Melhor miradouro de Serpa

O melhor miradouro é o último ponto desta lista, e fica junto da Pousada de São Gens e Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, que mencionei antes.

Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe
Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe
Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe
Junto da Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Descobrir o rio Guadiana de Canoa ao visitar Serpa

Esta atividade eu não fiz, pelo que te deixo apenas link para o site do Visit Serpa, onde podes aceder a informação sobre os trechos disponíveis para a prática de canoagem. Eu optei por não fazer muitas atividades no rio Guadiana em Serpa, fazendo-o em vez disso no Alqueva ou mais a sul.

Outras dicas de viagem para visitar Serpa

Sugestões para roteiro nos arredores de Serpa

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *