Linhares da Beira e Celorico da Beira | O que visitar e ver?

Linhares da Beira (Celorico da Beira)

Share this content!

Linhares da Beira foi em tempos estratégica por fazer parte do sistema defensivo que guardava a Bacia do Mondego. O castelo é o principal motivo de visita da aldeia, e data do século XIII.

Celorico da Beira, por sua vez, é o município onde fica a anterior aldeia histórica. É visitado, normalmente, por 3 razões:

  • Pelos seus fabulosos queijos amanteigados;
  • Em roteiro pelas aldeias históricas de Portugal;
  • Ou em roteiro pela Serra da Estrela.

Neste artigo vou falar-te de tudo o que visitar no concelho de Celorico da Beira, com destaque para a aldeia histórica de Linhares da Beira. Mas antes disso, já me segues nas redes sociais?

Castelo de Celorico da Beira
Castelo de Celorico da Beira

Onde fica Linhares da Beira e Celorico da Beira?

Linhares da Beira fica no distrito da Guarda, e é uma das 12 aldeias históricas de Portugal. Como já referi, faz parte do município de Celorico da Beira (capital do queijo da serra), e está localizada na Serra da Estrela, na Beira Alta.

Celorico da Beira tem como vizinhança os concelhos de Mêda, Trancoso, Pinhel, Guarda, Gouveia e Fornos de Algodres. As outras aldeias históricas são:

Sortelha | Castelo Mendo | Almeida | Castelo Rodrigo | Marialva | Trancoso | Belmonte | Piódão | Castelo Novo | Idanha-a-Velha | Monsanto

Linhares da Beira na Serra da Estrela
Centro Histórico de Linhares da Beira

Quando visitar Linhares da Beira e Celorico da Beira?

Uma vez que ficam ambas na Serra da Estrela, qualquer época é excelente para visitar Celorico da Beira ou Linhares da Beira, dependendo do que procuras. Na Primavera e Outono a serra é magnífica para trilhos, e portanto poderás conjugar uma visita às aldeias históricas da região com incríveis caminhadas na natureza.

Não esquecer o inverno, no qual a Serra da Estrela poderá ter neve, o que torna a viagem tão mais divertida. Quanto a principais festividades, tem em atenção as datas do evento “12 em Rede – Aldeias em Festa!“.

Visitar Linhares da Beira no Festival Internacional de Parapente

Linhares da Beira é considerada a capital do parapente, já que foi pioneira nesta modalidade. Anualmente recebe o campeonato nacional e uma das três etapas europeias da taça do mundo.

O Festival Internacional e da Liga Nacional de Parapente ocorre todos os anos a meio de Agosto, e promete revestir sempre o céu de Linhares da Beira de cor. Sejas tu praticante ou não, creio que é das alturas do ano que poderão tornar única e especial a tua visita a esta aldeia histórica.

Para que saibas um pouco do que te espera, deixo-te um vídeo da Beira Alta Tv sobre o evento em um dos últimos anos:

Visitar Celorico da Beira durante a Feira do Queijo

Sendo Celorico da Beira a capital do queijo da serra, visitar a vila durante a Feira do Queijo pode ser também uma excelente opção, para poder degustar o delicioso queijo curado ou amanteigado de raça ovina bordaleira da Serra da Estrela. A feira ocorre geralmente entre Fevereiro e Março, mas convém confirmares sempre as datas diretamente no site da Câmara Municipal.

O processo de fabrico do Queijo da Serra da Estrela é ainda artesanal, respeitando tradições ancestrais que vão sendo transmitidas no seio de cada família de artesãs. Por algum motivo o queijo da Serra da Estrela foi eleito uma das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa.

Linhares da Beira e Celorico da Beira | O que visitar, ver e fazer?

Vamos agora ao que realmente interessa? Em baixo terás todos os principais destaques para visitar Celorico da Beira, começando pela aldeia histórica de Linhares da Beira.

1. Conhecer o Castelo de Linhares da Beira e a sua História

O Castelo de Linhares da Beira fica a 800 metros de altitude e remonta ao século XIII. Tem 2 torres (a Torre de Menagem e a Torre do Relógio), 4 portas e 2 cisternas, sendo monumento nacional desde 1922.

A frente do Castelo de Linhares
Exterior do Castelo da aldeia histórica de Linhares da Beira
Linhares da Beira em Portugal
Torre do Castelo da aldeia histórica de Linhares da Beira
Castelo de Linhares da Beira
Interior do Castelo de Linhares da Beira
Vista do Castelo de Linhares da Beira
Interior do Castelo de Linhares da Beira, com vista fabulosa

2. Visitar a Igreja Matriz de Linhares da Beira

A Igreja Matriz de Linhares da Beira é dedicada a Nossa Senhora da Assunção, tendo sido erguida sobre um anterior templo dedicado a Santa Maria. Sofreu grandes intervenções nos séculos XVII e XVIII, tendo então adquirido o aspeto que tem hoje. Nos arredores da Igreja não esquecer a Fonte de São Caetano e o Cruzeiro.

Aldeia de Linhares da Beira - adro da igreja
Igreja Matriz de Linhares da Beira

3. Caminhar pelo o Largo da Igreja da Misericórdia

Na Igreja da Misericórdia, por sua vez, destacam-se os detalhes românicos ainda visíveis no portal lateral. Esta igreja passou a acolher a Misericórdia no século XVI, e é também conhecida como Igreja de Santo Isidoro.

Inatel Linhares da Beira em Portugal
INATEL (Solar Corte Real) – Hotel Rural de Linhares da Beira, no Largo da Misericórdia

4. Ir até ao Pelourinho de Linhares da Beira

O pelourinho de Linhares da Beira é do século XVI, e surgiu na sequência da concessão do foral manuelino à vila em 1510.

Linhares da Beira centro de portugal
Pelourinho de Linhares da Beira

5. Caminhar pela Calçada Romana de Linhares da Beira

Em Linhares da Beira ainda encontrarás vestígios de uma antiga calçada romana, integrada na “Via Romana da Estrela”, que ligava Mérida a Bracara Augusta (Braga). Existe um trilho oficial para conhecer esta calçada romana, para o qual te deixo link para o wikiloc. São no total 5km.

Powered by Wikiloc

6. Explorar cada recanto do centro histórico de Linhares da Beira

  • A Capela de Nossa Senhora da Conceição.
  • A Antiga Casa da Câmara e Cadeia. Como o nome indica, serviu no passado enquanto Cadeia, mas mais tarde foi escola e residência de professores, albergando hoje a junta de freguesia de Linhares da Beira.
  • A Antiga Hospedaria, que foi também hospital da Misericórdia e centro de apoio aos mais desfavorecidos e peregrinos.
  • As fontes da aldeia.
  • E as encantadoras ruelas históricas
Linhares da Beira - Aldeia Histórica na Serra da Estrela
Centro Histórico de Linhares da Beira
As ruelas da aldeia histórica de Linhares da Beira
Centro Histórico de Linhares da Beira
Linhares da Beira na Guarda - Portugal
Centro Histórico de Linhares da Beira

7. Visitar o Castelo de Celorico da Beira

Tal como Linhares, Celorico da Beira também tem castelo de construção nos séculos XII/XIII. Tem duas portas de entrada, e uma torre, porém a original Torre de Menagem localizar-se-ia no centro da praça. É possível caminhar sobre as muralhas para admirar a bonita vista para os campos e montanhas que rodeiam a vila.

Castelo de Celorico da Beira
Castelo de Celorico da Beira
Castelo de Celorico da Beira
Castelo de Celorico da Beira
Miradouro do Castelo de Celorico da Beira
Miradouro do Castelo de Celorico da Beira
Miradouro do Castelo de Celorico da Beira
Miradouro do Castelo de Celorico da Beira

8. Visitar uma queijaria de Celorico da Beira e o Solar do Queijo

Sendo o queijo da Serra da Estrela tão típico desta vila da Beira Alta, há que visitar uma queijaria, ou pelo menos o Solar do Queijo, edifício de destaque no centro da vila, construído no século XVII. 😀 Podes saber mais sobre o Queijo de Celorico da Beira, neste site!

9. Visitar Museu do Agricultor e do Queijo

Não deixes de visitar o Museu do Agricultor e do Queijo, onde poderás descobrir como as pessoas viviam e produziam os principais produtos da região, e o próprio queijo amanteigado, de tradição milenar.

10. Conhecer as Igrejas de Celorico da Beira

No que toca a lugares de culto ao visitar Celorico da Beira, existem vários:

  • A Igreja Matriz de Santa Maria, com duas torres sineiras e origem nos séculos XIII/XIV. Vale muito a pena visitar o interior!
  • A Igreja da Misericórdia, construída entre os séculos XVII e XIX.
  • A Capela de Santa Luzia.
  • A Capela de São João.
  • E a Igreja de São Pedro.
Igreja de Santa Maria ao visitar Celorico da Beira
Igreja de Santa Maria ao visitar Celorico da Beira

11. Admirar a Torre do Relógio de Celorico da Beira

Da torre do Relógio destaca-se o relógio propriamente dito, que nem sempre se encontrou neste lugar, tendo já estado no castelo. Acredita-se que ele já existia no início do século XVII, mas a sua origem pode ser anterior. É um relógio movido a pesos de pedra!

12. Ir até à Ponte Romana de Celorico da Beira e à Necrópole de São Gens

Para terminar Celorico da Beira, não esqueças de passar pela sua ponte romana, nas imediações da vila. Esta ponte tem também outros nomes, como é o caso de Ponte da Lavandeira ou de Ponte de D. João V, atravessando o rio Mondego, e estando integrada na via romana que ligava Mérida a Braga, tal como a calçada de Linhares da Beira já mencionada.

A Necrópole de São Gens fica junto de um penedo granítico conhecido pela sua forma e estado em equilíbrio (Penedo do Sino). Na necrópole encontrarás algumas sepulturas antropomórficas com provável origem desde o século VI.

13. Fazer Roteiro pela Serra da Estrela, e visitar Folgosinho

Se tiveres tempo para visitar a Serra da Estrela, deixo-te a informação de que tenho um artigo dedicado neste blog. Lá tens tudo o que fazer na serra mais alta de Portugal Continental.

Se procuras continuar numa rota histórica, então recomendo que te foques em Folgosinho, subindo ao seu Castelo, visitando a Igreja Matriz e a Capela de São Faustino, e descobrindo as suas fontes e pelourinho. Lê atentamente a poesia espalhada por essa aldeia.

Onde dormir ao visitar Linhares da Beira e Celorico da Beira?

O que comer ao visitar Linhares da Beira e Celorico da Beira?

No que diz respeito a gastronomia, vou resumir os principais destaques da região das aldeias históricas de Portugal.

Opta pelo borrego, pelo cabrito, pela lebre ou pela perdiz (ensopados, guisados, ou assados). Também existe bom bacalhau à lagareiro, ou excelentes Migas de Peixe, para quem não pretende carne.

Na doçaria destacam-se o arroz doce, o requeijão, os típicos borrachões, as papas de milho, e a Tigelada. Um pouco mais a norte de Linhares da Beira, a amêndoa é rainha.

Claro que tens ainda o fabuloso Queijo da Serra da Estrela, várias vezes referido neste artigo.

Onde comer ao visitar Linhares da Beira e Celorico da Beira?

Para restaurante onde comer, recomenda-se o Cova da Loba, em Linhares, ou o Albertino, em Folgosinho. O restaurante Muralhas de Celorico da Beira também é muito bom!

Seguro de Viagem (5% de Desconto) + Carro

É importante ter carro quando se for visitar o Interior Centro de Portugal, pois visitarás lugares com menos infraestrutura de apoio e transportes. Se não tens, eu recomendo que alugues um pela Discover Cars, que te permite pesquisar e comparar ofertas de diferentes companhias de aluguer.

Seguro de Viagem é importante em qualquer viagem, mas principalmente se pensares fazer trilhos ou caminhadas ao visitar esta região da Serra da Estrela. Com a IATI tens 5% de desconto se utilizares o meu link, em qualquer seguro! Opta por viajar mais tranquil@!

Download do Roteiro em PDF | Aldeias Históricas

Se pretendes fazer uma viagem mais alargada pela Beira Interior, e conhecer mais aldeias históricas, sabe que existe um artigo neste blog com roteiro completo.

A um custo simbólico, podes fazer download desse roteiro para pdf. Dessa forma, poderás imprimi-lo e levá-lo contigo na viagem, para que possas ir seguindo tudo em papel. 😉 Segue o link que te deixo em baixo! Se comprares o pdf, também estarás a ajudar este blog a trazer-te mais e mais conteúdo útil!

Mapa com tudo o que visitar em Linhares da Beira e nas aldeias históricas

Por fim, o mapa deste artigo, com os pontos atrás mencionados. Desejo-te uma excelente viagem por esta região de Linhares da Beira, Celorico da Beira e Serra da Estrela.

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *