Monsanto e Penha Garcia | O que visitar, ver e fazer?

Aldeia Histórica de Monsanto
Monsanto – Old Villages of Portugal

Share this content!

Monsanto e Penha Garcia são duas aldeias históricas de Portugal, mas só a primeira faz parte da lista oficial de 12, sendo uma das minhas preferidas. Monsanto é também considerada a aldeia mais Portuguesa de Portugal, título esse que quase por si só nos convida a visitá-la.

  • O que visitar em Monsanto? Eu destaco principalmente a extraordinária vista e o casario construído por entre penedos de granito.
  • O que visitar em Penha Garcia? Sem dúvida que os fósseis e a praia fluvial são a principal atração.

Falando um pouco da história da região, trata-se de um local muito antigo, já que foram encontrados vestígios da presença humana desde o paleolítico. Monsanto foi conquistada aos Mouros pelo primeiro rei de Portugal em 1165, que logo após doou a aldeia à ordem dos Templários, que por sua vez mandaram edificar o castelo.

Panorama a partir de Monsanto
Aldeia Histórica de Monsanto

Onde ficam Monsanto e Penha Garcia?

Monsanto e Penha Garcia ficam no distrito de Castelo Branco, junto da Serra da Estrela. Fazem parte do município de Idanha-a-Nova. Como outras aldeias históricas de Portugal, temos:

Sortelha | Castelo Mendo | Almeida | Castelo Rodrigo | Belmonte | Trancoso | Linhares da Beira | Piódão | Castelo Novo | Idanha-a-Velha | Marialva

Curiosidades a saber antes de visitar Monsanto

Vários invasores tentaram fazer o cerco a Monsanto, mas sem sucesso, pois do alto da encosta a defesa portuguesa era imbatível. De facto, um dos eventos anuais de Monsanto que merece destaque é a Festa de Santa Cruz (ou festa das Cruzes), em honra das vitórias dos habitantes de Monsanto contra os diversos ataques a que foram sujeitos. Como tradições nesta festa temos:

  • O cântaro florido que é atirado do alto das montanhas com o intuito de simbolizar o bezerro, que diz a lenda, foi lançado de lá para mostrar às tropas inimigas que tinham comida e fartura suficiente para aguentar qualquer cerco.
  • E as bonecas “marafonas”, que foram feitas e colocadas nas ameias do castelo, com o propósito de dar ao invasor a ideia que o povo estava bem e feliz, fazendo-os perder a moral e levantar o cerco.
Monsanto
Uma das ruelas da aldeia de Monsanto

Quando visitar Monsanto e Penha Garcia?

Eu recomendaria a Festa de Santa Cruz, mencionada antes, que ocorre no início de Maio. Porém, não esquecer ainda a época da cereja, dada a proximidade com o Fundão. Na realidade, qualquer altura do ano é boa para visitar as Aldeias Históricas de Portugal, mas espera muito calor no verão e algum frio no inverno.

O que visitar em Monsanto e Penha Garcia?

Mas chega de curiosidades e detalhes históricos, e vamos ao que interessa! O que visitar em Monsanto e Penha Garcia? Quais os seus principais destaques e pontos turísticos? Vê em baixo o que recomendo, tendo em consideração que vou dar principal destaque a Monsanto.

1. Subir ao Castelo de Monsanto

Visitar Monsanto obriga subir ao seu castelo que fica a 758 metros de altitude. A subida até ele é feita encosta acima e pode deixar em água os menos preparados fisicamente. No topo não podes deixar de conhecer:

  • As ruínas da Capela de São João. Acredita-se que já existiria no século XVI, e que no século XVIII ainda estaria em funcionamento como igreja da paróquia.
  • A ruínas da Igreja de São Miguel, que data do fim do século XII.
  • O Poço do Castelo, conhecido erradamente como Cisterna. Era na época medieval o principal meio de abastecimento de água no interior da fortaleza.
  • A Igreja de Santa Maria do Castelo, do século XVIII.
  • A Torre do Peão, a alguma distância do castelo. Foi propositadamente destruída pela povoação no fim da Baixa Idade Média por ser considerada como uma ameaça para o próprio castelo, em caso de cerco.
Castelo de Monsanto na encosta
Subida ao Castelo ao visitar Monsanto
Subida ao Castelo em Monsanto
Subida ao Castelo ao visitar Monsanto
Ponto mais alto de Monsanto
Castelo de Monsanto
A paisagem do Castelo de Monsanto
Cisterna e Muralhas do Castelo ao visitar Monsanto
Castelo de Monsanto e a paisagem envolvente
Muralhas do Castelo ao visitar Monsanto

2. Apreciar a grandiosa vista que se tem a partir da aldeia de Monsanto

A vista do alto do Castelo de Monsanto é a mais extraordinária de todas, porém não necessitas de subir ao castelo para ter acesso a esta vista ou miradouros fabulosos. Para mim visitar Monsanto é ter acesso à melhor vista de todas as 12 aldeias históricas de Portugal, e deixo-te em baixo exemplo disso:

Miradouro a partir de Monsanto, a melhor vista das aldeias históricas de Portugal
Miradouro de Monsanto
Épica Paisagem da Aldeia Histórica de Portugal Monsanto
Miradouro de Monsanto
Fantástica vista de Monsanto
Miradouro de Monsanto
paisagem panorâmica de Monsanto
Miradouro de Monsanto

3. Ir espreitar as pocilgas ou Furdas da aldeia de Monsanto

Aldeia Histórica de Monsanto
As Pocilgas ou Furdas da aldeia de Monsanto
Abrigo de Animais em Monsanto
As Pocilgas ou Furdas da aldeia de Monsanto
Animais de Monsanto
As Pocilgas ou Furdas da aldeia de Monsanto

4. Maravilhar-se com as casas-penedo ao visitar Monsanto

A aldeia de Monsanto - Castelo Branco
Uma das Casas-Penedo da aldeia de Monsanto
Aldeia histórica de portugal - Monsanto
Casas-penedo da aldeia de Monsanto
Monsanto - Aldeia mais portuguesa de portugal
Casas-penedo da aldeia de Monsanto
Monsanto, aldeia histórica de portugal, castelo branco
Visitar Monsanto
Paisagem de penedos em Monsanto
Visitar Monsanto

5. Explorar o Centro Histórico de Monsanto

  • Visitar a Capela do Espírito Santo, de origem no século XVII com um pequeno campanário. Ficava integrada na Muralha do Conde de Lippe, que surgiu após a guerra dos 7 Anos, e contornava a vila, ligando-a ao castelo.
  • Conhecer a Capela de Santo António, de estilo manuelino.
  • Ir até aos denominados Penedos Juntos e até ao Penedo do Pé Calvo
  • Descobrir os diversos Fontanários e Chafarizes da aldeia de Monsanto, nomeadamente o Chafariz da Fonte Nova, o Chafariz do Meio, o Chafariz Mono, e a Fonte Ferreiro.
  • Visitar a Igreja Matriz de São Salvador.
  • Visitar a Torre de Lucano, símbolo de Monsanto, não esquecendo a réplica do galo de prata.
  • Não esquecer o Pelourinho de Monsanto
  • Passar também pelo casario mais nobre, como é o caso do Solar dos Priores de Monsanto, do Solar dos Pinheiros ou do Solar do Marquês da Graciosa.
Recantos de Castelo Branco - Monsanto
Visitar Monsanto – Caminhando pelas ruelas
Bonita Aldeia de Monsanto
Visitar Monsanto – Caminhando pelas ruelas
Aldeia mais portuguesa de Portugal - Monsanto em Castelo Branco
Visitar Monsanto – Caminhando pelas ruelas

6. Visitar Penha Garcia e as Termas de Monfortinho

Nos arredores da aldeia de Monsanto, tens outras aldeias históricas de Portugal para conhecer. Segue o link no inicio deste artigo para o meu roteiro completo. Aqui deixo-te algumas das mais próximas atrações que não podes deixar de conhecer ao visitar Monsanto e a região envolvente:

  • Visitar o Castelo de Penha Garcia, sobre o qual se tem dúvidas quanto à origem. Há quem diga que foi edificado pelos templários sobre uma antiga fortificação romana, mas outros afirmam que foi construído por D. Sancho I, tendo sido depois doado à ordem de Santiago, e só posteriormente aos Templários por D. Dinis.
  • Visitar a Igreja Matriz de Penha Garcia. Teve origem no século XIII e destaca-se a imagem no interior, da Senhora do Leite, datada do século XV.
  • Apreciar a vista para a Albufeira da Barragem de Penha Garcia
  • Relaxar na Praia Fluvial do Pego
  • Conhecer os moinhos de água de Penha Garcia
  • Percorrer a Rota dos Fósseis, a atividade mais imperdível a fazer em Penha Garcia, e que para além de te dar a conhecer os pontos já mencionados, te vai levar a encontrar os fósseis do Parque Icnológico de Penha Garcia, um dos principais geossítios do Geopark Naturtejo reconhecidos pela UNESCO. Os fósseis ficam nas escarpas do vale do Rio Ponsul, e remontam há cerca de 480 milhões de anos.
  • Passar uns dias a recuperar baterias nas Termas de Monfortinho.
Curiosidade: Existe uma lenda relacionada com o Castelo de Penha Garcia e Monsanto. Supostamente um antigo Alcaide do Castelo de Penha Garcia vagueia ainda pelas torres do castelo, tendo no passado raptado a filha do Governador de Monsanto, e sofrido o devido castigo por isso.

Onde dormir ao visitar Monsanto e Penha Garcia?

Já expus as minhas sugestões e dicas sobre tudo o que visitar em Monsanto, Penha Garcia e arredores. Agora deixo-te algumas dicas de alojamento:

O que comer ao visitar Monsanto e Penha Garcia?

No que diz respeito a gastronomia, vou resumir os principais destaques da região das aldeias históricas de Portugal, e não apenas de Monsanto ou Penha Garcia.

Para comer, o melhor é optar pelo borrego ou pelo cabrito, ou mesmo pela lebre ou pela perdiz. Vais encontrá-los cozinhados de diversas formas: ensopado, guisado, ou assado. Também existe bom bacalhau à lagareiro, ou excelentes Migas de Peixe.

Para sobremesa destacam-se o arroz doce, o requeijão, os típicos borrachões, as papas de milho, e a Tigelada. Claro que em aldeias mais a norte de Monsanto, como é o caso de Castelo Rodrigo, a amêndoa é rainha.

Onde comer ao visitar Monsanto e Penha Garcia?

Para restaurante onde comer, a minha recomendação é a Adega Típica O Cruzeiro.

Seguro de Viagem (5% de Desconto) + Carro

Ficando Monsanto e Penha Garcia bem no interior de Portugal, é importante teres carro. Se não tens, eu recomendo que alugues um pela Discover Cars, que te permite pesquisar e comparar preços e características de carros de diferentes companhias de aluguer.

Seguro de Viagem é importante em qualquer viagem, mas principalmente se pensares fazer trilhos ou caminhadas de maior extensão ou mais difíceis. Com a IATI tens 5% de desconto se utilizares o meu link, em qualquer seguro!

Download do Roteiro em PDF | Aldeias Históricas

Se pretendes fazer uma viagem mais alargada pela Beira Interior, e conhecer mais aldeias históricas, sabe que existe um artigo neste blog com roteiro completo.

A um custo simbólico, podes fazer download desse roteiro para pdf. Dessa forma, poderás imprimi-lo e levá-lo contigo na viagem, para que possas ir seguindo tudo em papel. 😉 Segue o link que te deixo em baixo! Se comprares o pdf, também estarás a ajudar este blog a trazer-te mais e mais conteúdo útil!

Mapa com tudo o que visitar em Monsanto, Penha Garcia e restantes aldeias históricas

Para terminar, deixo-te o link para o mapa com todos os pontos turísticos que mencionei antes neste artigo. Espero que te seja útil e te auxilie a ter uma viagem ainda mais fantástica pelo interior centro de Portugal. 😉

Boa viagem!

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *