Belmonte | O que visitar, ver e fazer na aldeia histórica?

Castelo da Vila de Belmonte
Belmonte – Historic Villages of Serra da Estrela Portugal

Share this content!

Visitar Belmonte é conhecer a terra natal de Pedro Álvares Cabral (que descobriu o Brasil), e uma das mais importantes comunidades judaicas em Portugal. E é bem evidente ao visitar Belmonte a presença dessa comunidade neste lugar, nos dias de hoje, sendo essa para mim a principal atração desta aldeia histórica.

Pode não ser a maior do país, mas foi a única comunidade judaica presente em Portugal que sobreviveu à expulsão de judeus e muçulmanos da península ibérica, e à inquisição, mantendo-se até aos dias de hoje. Para isso tiveram de praticar a sua religião em segredo, e por isso é considerada a que tem maior valor e significado histórico em Portugal.

Onde fica Belmonte?

Belmonte fica no distrito de Castelo Branco, junto da Serra da Estrela, e nas margens do Rio Zêzere. É uma das 12 aldeias históricas de Portugal, ficando mais ou menos ao centro das 12. É sede de município, tendo como fronteiras o município da Guarda, o Sabugal, Fundão e a Covilhã.

As outras aldeias históricas são:

Sortelha | Castelo Mendo | Almeida | Castelo Rodrigo | Marialva | Trancoso | Linhares da Beira | Piódão | Castelo Novo | Idanha-a-Velha | Monsanto

Quando visitar Belmonte?

Se estás a visitar Belmonte num roteiro pelas 12 aldeias históricas de Portugal, tens de saber sobre a festa “12 em Rede – Aldeias em Festa!”. Pode ocorrer em meses diferentes, de um ano para o outro, mas será uma excelente altura para fazer o teu roteiro.

Estando perto da Serra da Estrela, podes ainda visitar Belmonte enquanto vais conhecer a serra mais alta de Portugal. Se esse for o caso, e quiseres fazer trilhos na natureza, o ideal será visitar a região na primavera ou no outono, mas normalmente, só no inverno encontrarás neve.

Há que ainda mencionar as principais festas do concelho de Belmonte, a ocorrer em Abril.

Belmonte | O que visitar, ver e fazer?

O que fazer em Belmonte? O que visitar e o que fazer? Deixo-te uma lista de principais pontos de interesse nesta aldeia histórica e arredores.

1. Visitar o Castelo de Belmonte

A construção do castelo desta aldeia histórica é do Século XIII, no reinado de D. Afonso III. No século XV foi oferecido por D. Afonso V à família Cabral que ali passou a residir. Hoje é um edifício turístico adaptado a museu com bonita Torre de Menagem.

Aberto para visita de Terça a Domingo, excepto feriados.

Castelo de Belmonte junto à Serra da Estrela
Castelo da aldeia histórica de Belmonte
Castelo da Vila de Belmonte
Castelo da aldeia histórica de Belmonte
Castelo de Belmonte
Castelo da aldeia histórica de Belmonte

2. Conhecer as Capelas do Calvário e de Santo António

A Capela de Santo António data do século XV, a do Calvário do século XIX. Na primeira destaca-se um brasão com as armas das famílias Queiroz, Gouveia e Cabral. Ficam as duas a poucos metros do Castelo de Belmonte.

Pequena Igreja em Belmonte
Capelas do Calvário e de Santo António, junto ao Castelo

3. Visitar a Igreja de Santiago e o Panteão dos Cabrais

A Igreja de Santiago é de origem românica, do século XIII, construída por intermédio da família Cabral. Destaca-se a Pietá no interior e as pinturas murais.

O Panteão dos Cabrais, por sua vez, está anexado à Igreja de Santiago, e remonta ao século XV. Destacam-se os túmulos renascentistas que contém, datados do século XVII.

Parte Católica de Belmonte
Igreja de Santiago de Belmonte e o Panteão dos Cabrais
Igreja de Belmonte
Igreja de Santiago de Belmonte e o Panteão dos Cabrais

4. Caminhar até à Sinagoga de Belmonte, atravessando a Judiaria

A Sinagoga testemunha a existência de uma comunidade judaica nesta aldeia histórica desde o século XIII (existem vestígios de uma Sinagoga desse século). O número de judeus na região aumentou drasticamente com a expulsão dos mesmos de Espanha, mas com o inicio da inquisição em Portugal, muitos acabaram por a abandonar de novo, e os que ficaram mantiveram a prática da sua religião em segredo.

Esta Sinagoga foi inaugurada em 1996, de nome Bet Heliahu em homenagem a quem ordenou a sua construção.

Bairro da aldeia histórica de Belmonte
Visitar Belmonte e o seu Bairro Judaico
Casa bonita em Belmonte
Visitar Belmonte e o seu Bairro Judaico
Sinagoga em Belmonte
Sinagoga da aldeia histórica

5. Ir até à Estátua de Pedro Álvares Cabral

A Estátua de Pedro Álvares Cabral lembrar-te-á que o navegador português nasceu em Belmonte entre 1467 e 1468, filho de Fernão Cabral e de Isabel de Gouveia, pertencentes à nobreza portuguesa da época. Foi nomeado fidalgo da corte com apenas 17 anos, e depois Cavaleiro da Ordem de Cristo. Foi, como já referi, comandante da expedição marítima que foi responsável pela descoberta do Brasil em 1500: tinha apenas 33 anos de idade.

Belmonte - vila natal de Pedro Álvares Cabral
Estátua de Pedro Álvares Cabral

6. Visitar a Casa da Judiaria de Belmonte e o Candelabro “Hanukkah”

A Casa da Judiaria de Belmonte apresentar-te-á um pouco da bijutaria e porcelana judaica, e em complemento alguns produtos da comunidade, nomeadamente licores, vinhos e até produtos alimentares.

Em frente a esta casa encontrarás um enorme Candelabro Hanukkah. Hanukkah é um termo hebraico que simboliza a libertação e purificação do Templo de Jerusalém. Conforme diz o Antigo Testamento, após a libertação do templo, faltou azeite para manter a chama eterna acesa, porém ela não apagou durante 8 dias, como milagre, até haver de novo azeite para a manter viva. O Candelabro de 9 braços, tem 8 deles para celebrar o milagre, sendo uma vela acesa em cada dia. O nono braço, ao centro, tem o nome de shamash, e corresponde à vela que é usada para acender as restantes.

Judaísmo em Portugal - aldeia histórica de Belmonte
Visitar Belmonte e a Casa da Judiaria

7. Passar pela Praça da República e pelo Pelourinho de Belmonte

O Pelourinho de Belmonte data do século XVI, porém o que hoje se vê é uma reconstrução do século XX, tendo ainda alguns elementos do original.

Belmonte dos Judeus
Visitar Belmonte e a Praça do Pelourinho

Outros pontos de interesse para conhecer ao visitar Belmonte e arredores

  • O Museu Judaico, para conheceres um pouco da cultura e história judaica na região. Tem um espólio de peças que datam desde a idade média ao século XX, utilizadas pelos Judeus e Cristãos-Novos no dia a dia ou na vida religiosa.
  • O Museu dos Descobrimentos, para conheceres a história do descobrimento do Brasil mais em detalhe.
  • O Museu do Azeite que te apresenta técnicas de produção de azeite e a importância para a aldeia no passado e presente.
  • O Ecomuseu do Rio Zêzere que te dá a conhecer a história do rio que nasce na Serra da Estrela.
  • A Igreja Matriz de Belmonte, de 1940. Destaca-se a imagem de Nossa Senhora da Esperança, no interior, que terá acompanhado Pedro Álvares Cabral na descoberta do Brasil.
Belmonte: Aldeia portuguesa dos judeus
Visitar Belmonte na época Natalícia
Belmonte no centro de Portugal
Belmonte no centro de Portugal
  • A capela de Santo Antão e o parque de merendas envolvente.
  • As ruínas de Centum Cellas, ou Torre de São Cornélio, com localização em Colmeal da Torre, e cuja origem se acredita remontar ao século I d.C.
  • A aldeia de Caria: Casa da Torre, Casa Etnográfica, Casa da Roda, Capela de Santo António, a Igreja Paroquial de Caria e os seus solares.
    • A Casa da Torre foi erguida no início do século XIV, para residência dos bispos da Guarda, com vestígios do anterior Castelo de Caria. É hoje sede do Museu do Território.
    • A Casa Etnográfica apresenta a Casa de Caria do passado, e como as pessoas viviam nesta aldeia, com réplicas da cozinha, da sala e dos quartos de antigamente. Ainda tens exposições relacionadas com as antigas profissões, por exemplo carpinteiros, barbeiros e sapateiros.
    • A Casa da Roda data de 1784. Era ali que se deixavam as crianças enjeitadas e os seus pertences, e onde elas eram criadas até atingirem a idade de trabalhar. Era uma espécie de orfanato de antigamente.

Para entradas em museus e outros edifícios turísticos ao visitar Belmonte, consultar preçário e condições no website da Câmara Municipal.

Centum Cellas, junto de Belmonte
Centum Cellas, junto de Belmonte

Onde dormir na aldeia histórica de Belmonte?

O que comer ao visitar Belmonte?

No que diz respeito a gastronomia, vou deixar algumas dicas para a região das aldeias históricas de Portugal, no geral!

Para comer, o melhor é optar pelo borrego ou pelo cabrito, ou mesmo pela lebre ou pela perdiz. Encontrarás bons ensopados, guisados, ou assados. Também existe bom bacalhau, por exemplo à lagareiro, ou excelentes Migas de Peixe.

Para sobremesa destacam-se o arroz doce, o requeijão, os típicos borrachões, as papas de milho, e a Tigelada. A caminho de Castelo Rodrigo, há que provar a fabulosa amêndoa.

Onde comer ao visitar Belmonte?

Para restaurante onde comer, deixo como sugestão o Restaurante Brasão.

Seguro de Viagem (5% de Desconto) + Carro

Será fundamental ter carro se quiseres explorar mais da região. No interior do país existem menos transportes e menos infraestrutura no geral, pelo que deves alugar um carro pela Discover Cars, se não tiveres viatura própria. Neste site poderás pesquisar e comparar preços de diferentes companhias.

Seguro de Viagem é também importante, principalmente se pensares fazer trilhos ou caminhadas pela Serra da Estrela, durante o mesmo roteiro. Com a IATI tens 5% de desconto se utilizares o meu link, em qualquer seguro!

Download do Roteiro em PDF | Aldeias Históricas

Se pretendes fazer uma viagem mais alargada pela Beira Interior, e conhecer mais aldeias históricas, sabe que existe um artigo neste blog com roteiro completo.

A um custo simbólico, podes fazer download desse roteiro para pdf. Dessa forma, poderás imprimi-lo e levá-lo contigo na viagem, para que possas ir seguindo tudo em papel. 😉 Segue o link que te deixo em baixo! Se comprares o pdf, também estarás a ajudar este blog a trazer-te mais e mais conteúdo útil!

Mapa com tudo o que visitar em Belmonte, e nas restantes Aldeias Históricas de Portugal

Deixo-te para terminar um mapa com tudo o que fazer em Belmonte, mas também em todas as outras 12 aldeias históricas da região. Espero que tenhas um excelente passeio pela região. Não te esqueças de consultar o meu artigo detalhado com Roteiro pela Serra da Estrela.

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *