Castelo Novo e Fundão | O que visitar, ver e fazer?

Miradouro de Castelo Novo
Castelo Novo – Historical Villages of Portugal

Share this content!

Castelo Novo e o Fundão ficam bem perto da Serra da Gardunha. Castelo Novo, nomeadamente, é uma das 12 aldeias históricas de Portugal, e por esse motivo vais encontrar na região para além de paisagens deslumbrantes, também muito património histórico. Caso não saibas, o Fundão é a capital da cereja em Portugal, pelo que uma visita na época da cereja é o que eu recomendo: nem que seja para comprar umas caixas deste fruto para partilhar lá em casa.

O Fundão tem ainda o rio Zêzere, junto das aldeias de xisto da Barroca e de Janeiro de Cima, com alguns meandros fabulosos para admirar, e praias fluviais brutais para mergulhar no verão.

Queres saber tudo o que visitar no Fundão e em Castelo Novo? Ora vê em baixo as minhas principais dicas. 😉 Mas antes, já me segues no instagram?

Ruelas da Aldeia de Xisto de Janeiro de Cima
Ruelas da Aldeia de Xisto de Janeiro de Cima

Lista de Conteúdo

Onde fica Castelo Novo e o Fundão?

O Fundão é um município do distrito de Castelo Branco, junto da Serra da Estrela e da Serra da Gardunha (Beira Baixa). Castelo Novo faz parte do município do Fundão, e é uma das 12 aldeias históricas de Portugal.

As outras aldeias históricas são:

Sortelha | Castelo Mendo | Almeida | Castelo Rodrigo | Marialva | Trancoso | Linhares da Beira | Piódão | Belmonte | Idanha-a-Velha | Monsanto

Quando visitar Castelo Novo e o Fundão?

Podes visitar Castelo Novo e o Fundão em qualquer altura do ano, apesar de eu recomendar durante a época da cereja, tal como já referi, ou durante a época da cerejeira em flor. Tens todos os anos a Festa da Cereja para participar, no Fundão, em Junho, e nessa altura do ano poderás dar bons mergulhos nas praias fluviais do rio Zêzere.

Deixo-te também a dica do evento anual que ocorre em todas as 12 aldeias históricas: “12 em Rede: Aldeias em Festa!, mas verifica sempre as datas, pois não é igual todos os anos!

Parque Fluvial da Lavandeira em Janeiro de Cima
Parque Fluvial da Lavandeira em Janeiro de Cima

Castelo Novo e Fundão | O que visitar, ver e fazer?

O que visitar no Fundão, Castelo Novo e arredores? Confere as minhas principais dicas, sabendo que vou começar pela aldeia histórica de Castelo Novo.

1. Conhecer os Paços do Concelho de Castelo Novo e o Largo do Pelourinho

Para além do Pelourinho, nesta praça de Castelo Novo não esquecer o Chafariz de D. João V, igualmente visível na fotografia em baixo. Do mesmo modo, visitar o Núcleo Arqueológico de Castelo Novo.

  • O Pelourinho data do século XVI, em estilo manuelino.
  • O edifício dos Paços do Concelho remonta ao século XIII, reinado de D. Dinis, tendo sido reformulado no reinado de D. Manuel I, após concessão de foral. No piso térreo ficava uma cadeia, e no piso superior a antiga Câmara Municipal (extinta mais tarde, quando Castelo Novo deixou de ser concelho). Neste largo eram lidas as sentenças aos criminosos, em praça pública.
  • O Chafariz de D. João V tem esse nome por ter sido construído no reinado desse rei. Destaca-se o seu brasão.
  • O Núcleo Arqueológico de Castelo Novo fica hoje no piso inferior do edifício dos Paços do Concelho, e tem um espólio composto por peças descobertas em escavações efetuadas no castelo.
Paços do Concelho e Pelourinho - Castelo Novo
Paços do Concelho de Castelo Novo e Largo do Pelourinho

2. Ir até ao Chafariz da Bica, no Largo da Bica em Castelo Novo

Mais a sul deste Largo, a caminho do Solar da Família de Correia Sampaio encontras outro dos fontanários de Castelo Novo: o Chafariz d’El Rei.

  • O Chafariz d’El Rei remonta ao reinado de D. Dinis.
  • O Chafariz da Bica, tal como o Chafariz de D. João V, também remonta ao seu reinado, século XVIII, tendo também o seu brasão.
Fonte de Castelo Novo
Chafariz da Bica ao visitar Castelo Novo

3. Visitar o Castelo de Castelo Novo

Claramente que destaco a torre do Castelo e a vista esplêndida para as planícies em redor. Concordas comigo, não concordas? O Castelo foi construído no século XII e abandonado no século XVII. Nas escavações arqueológicas já mencionadas (início do século XXI), foram colocados a descoberto diversos detalhes da sua ocupação, que poderás descobrir na visita ao museu dos Paços do Concelho.

Miradouro de Castelo Novo
Torre do Castelo da aldeia histórica de Castelo Novo
Castelo Novo - vista para o castelo medieval
Castelo da aldeia histórica de Castelo Novo

4. Relaxar na praia fluvial de Castelo Novo e Área de Lazer

Esta praia fluvial fica na Ribeira de Alpreade junto à entrada de Castelo Novo. É uma praia com relvado espaçoso, pelo que terás espaço para estender a tua toalha e aproveitar um dia de sol. Propícia para toda a família.

5. Explorar cada recanto do Centro Histórico ao visitar Castelo Novo

No centro histórico de Castelo Novo, não deixes de admirar os detalhes arquitectónicos do casario, dos quais se destaca o estilo barroco e manuelino.

Cabeço da Forca e Cruzeiro de Castelo Novo

Como nome indica, o Cabeço da Forca era onde se aplicava a sentença de morte aos criminosos. O Cruzeiro, por sua vez, surgiu para comemoração do 3º Centenário da Restauração e da Independência Nacional.

Calçada Antiga de Castelo Novo e Levada de Água

Esta calçada tem suposta origem romana.

Capela de Santa Ana e Capela de Santo António

As duas capelas datam dos séculos XVI / XVII.

Capela de São Brás

A Capela de São Brás fica ligeiramente afastada do centro histórico, remontando ao século XVI. Acredita-se, porém, ter sido fundada antes, e que tem ligação aos Templários.

Igreja da Misericórdia

Igreja do século XVII.

Aldeia Histórica de Castelo Novo
Igreja da Misericórdia em Castelo Novo, no Fundão
Casa Típica de Castelo Novo
Aldeia Histórica de Castelo Novo, no Fundão

Galeria de Arte de Manuela Justino

Museu de arte dedicado à escultora e pintora Manuela Justino, com algumas obras notáveis da segunda metade do século XX.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça

Fica localizada no largo do Adro, em homenagem à padroeira de Castelo Novo, Nossa Senhora da Graça. Foi construída no século XVIII.

Solar dos Gamboas

Edifício do século XVIII, para residência da Família Gamboa que se instalou em Castelo Novo nessa época.

Em visita à aldeia de Castelo Novo
Aldeia Histórica de Castelo Novo, no Fundão

6. Visitar Castelo Novo através do seu caminho histórico – Trilho PR11 FND

  • Conhece o trilho no wikiloc: PR11 FND Caminho Histórico de Castelo Novo. Tem passagem por diversos dos lugares mencionados, como é o caso do Castelo, da Igreja Matriz, da Ribeira de Alpreade, do Cabeço da Forca, e da Praça do Pelourinho, por exemplo.

7. Visitar o Fundão e subir ao topo da Serra da Gardunha

Confesso que quero regressar ao Fundão em breve para explorar com mais detalhe a Serra da Gardunha e mesmo o centro histórico da cidade. O meu passeio foi rápido por lá: conheci as quintas de cerejeiras junto a Alcongosta, caminhei pelo centro do Fundão e fui até ao topo da montanha. O meu foco era apreciar as vistas do alto da serra, famosa pela prática de asa delta.

Centro Histórico do Fundão

No centro histórico do Fundão destacam-se os lugares em baixo:

  • O Parque Verde do Fundão, principal espaço desportivo e de lazer da cidade. Mas existem outros, como é o caso do Parque das Tílias.
  • O Museu Arqueológico do Fundão, para exposição da história do concelho, e com variados núcleos, como é o caso dos núcleos de epigrafia, da pré-história, e da cultura castreja.
  • A Biblioteca Eugénio de Andrade, em homenagem a esse escritor e poeta do município do Fundão, vencedor de diversos prémios literários. A biblioteca possui algumas obras dele.
  • A Rua da Cale, uma das principais artérias da cidade, com forte ligação às antigas comunidades judaicas que ali se estabeleceram.
  • A Igreja Matriz do Fundão ou Igreja de São Martinho, do século XVII.
  • A Praça do Município, onde se localiza a Câmara Municipal do Fundão, o Pelourinho e ainda um agradável jardim. O edifício da Câmara Municipal do Fundão era antigamente utilizado por uma Fábrica de Lanifícios, tendo origem no século XVIII.
  • O Edifício da Moagem, mais moderno. É a principal sala de eventos da cidade, com um auditório de 140 lugares, e voltada para as artes performativas e do espetáculo. Tem um centro de interpretação com o circuito de transformação dos cereais.
  • Os murais de arte urbana, entre os quais o “Lobo” de Bordallo II.

Miradouro da Torre de Vigia de Alcongosta

Fica no topo da Serra da Gardunha, junto de uma pista para a prática de Asa Delta. Podes também ir até ao miradouro da Casa do Guarda.

Alto da Serra da Gardunha
Alto da Serra da Gardunha
Serra da Gardunha
Serra da Gardunha

Baloiço do Castelo Velho, na Serra da Gardunha

Se gostas de baloiços, não deixes de apreciar um excelente pôr do sol junto a este baloiço da Serra da Gardunha: o Baloiço do Castelo Velho.

Miradouro da Pedra d’Hera para a cidade do Fundão

O miradouro da Pedra d’Hera permite uma “vistaça” para a cidade do Fundão, a partir da Serra da Gardunha. É talvez o melhor miradouro da Serra da Gardunha, na minha opinião.

8. Visitar Alpedrinha

Também na região do Fundão e da Serra da Gardunha, Alpedrinha pode ser um excelente desvio das tradicionais aldeias históricas de Portugal. Eu recomendo visita ao Palácio do Picadeiro e à Igreja Matriz, não esquecendo o pelourinho e várias outras capelinhas que vais encontrar num breve percurso pelo seu centro histórico.

  • Alpedrinha é uma Aldeia de Montanha.
  • O Palácio do Picadeiro remonta ao século XVIII e já teve várias funções, como por exemplo tribunal e até hospital. Hoje é um espaço museológico sobre o município.
  • A Igreja Matriz de Alpedrinha foi construída no século XVI, mas acredita-se ter tido fundação românica no século XII ou XIII.

9. Visitar as aldeias de xisto do rio Zêzere no Fundão

Ainda no município do Fundão, e nas proximidades de Castelo Novo, tens Janeiro de Cima e Barroca, duas das mais impressionantes aldeias de xisto junto do rio Zêzere.

Aldeia de Xisto de Barroca do Zêzere

  • Em Barroca não podes deixar de visitar o Centro de Interpretação de Arte Rupestre na Casa Grande da Barroca.
  • Do mesmo modo, tem atenção às diversas capelinhas e às construções em xisto da aldeia: Capela de São Romão, Igreja Matriz de São Sebastião, Capela do Senhor da Agonia, Capela de São João, Largo Dona Natália dos Reis Torgal.
  • Dá também um mergulho na praia fluvial de Barroca do Zêzere.
  • Faz opcionalmente o PR1 FND – Caminho de Xisto da Barroca e Rota das Gravuras Rupestres, que passa no Cabeço do Pião, que menciono algumas secções abaixo.
Aldeia de xisto de Barroca do Zêzere, Fundão
Aldeia de xisto de Barroca do Zêzere, no Fundão
Praia Fluvial de Barroca do Zêzere
Praia Fluvial de Barroca do Zêzere

Aldeia de Xisto de Janeiro de Cima

  • Descobre o Parque Fluvial da Lavandeira, em Janeiro de Cima, e não deixes de conhecer a restaurada Roda de Janeiro, nas proximidades.
  • Faz uma caminhada pelo centro de Janeiro de Cima, tendo como referência o Largo da Igreja e o Centro Interpretativo da Casa das Tecedeiras.
Aldeia de xisto de Janeiro de Cima
Aldeia de xisto de Janeiro de Cima
Ruelas da Aldeia de Xisto de Janeiro de Cima
Ruelas da Aldeia de Xisto de Janeiro de Cima

Miradouro da Sarnadela

Este é um miradouro brutal, bem perto de Janeiro de Cima, que infelizmente não é alto o suficiente para poderes observar todo o esplendor da curva do Zêzere para a qual está voltado. Consegues ver o rio ao longe (a parte esquerda da curva), mas não a curva na totalidade, que é absolutamente espetacular. Deixo-te imagem a partir do céu, obtida com drone:

Curva do Rio Zêzere a partir do Miradouro da Sarnadela
Miradouro da Sarnadela, perto de Janeiro de Cima

Meandros do Zêzere em Silvares

A Curva do Cabeço do Pião é um meandro fabuloso do rio Zêzere junto a Silvares, sendo o meu principal destaque aqui.

Para amantes de caminhadas existe um percurso pedestre a passar por este lugar a partir da aldeia de xisto de Barroca do Zêzere, já mencionado. O Cabeço do Pião pertenceu em tempos ao complexo das Minas da Panasqueira, desativado desde a década de 90 em conjunto com a própria aldeia no topo do monte. Restou um lugar praticamente deserto que te vai transmitir uma sensação de cenário apocalíptico quando visto de perto.

Curva do Rio Zêzere em Cabeço do Pião, Silvares
Curva do Rio Zêzere em Cabeço do Pião, Silvares
Curva da Grande Rota do Zêzere em Silvares
Curva da Grande Rota do Zêzere em Silvares

10. Saber mais sobre as Águas do Alardo

A Nascente desta água portuguesa é aqui junto a Castelo Novo, na encosta da Serra da Gardunha. Não deixes de saber mais sobre a sua história. Não é tão famosa como a água do Luso, mas não deixa de ser uma excelente água de origem portuguesa.

Onde dormir ao visitar Castelo Novo e o Fundão?

O que comer ao visitar o Fundão e Castelo Novo?

No que diz respeito a gastronomia, menciono os festivais do Fundão dedicados ao que de bom existe para comer. 😉 Através deles saberás quais os principais pratos.

  • O Festival da Tibórnia ou Tibornada (pão simples torrado regado em azeite). Ocorre em Dezembro.
  • O Festival dos Sabores do Outono, a ocorrer no fim de Outubro e inicio de Novembro. Destaca-se a castanha, a abóbora, o mel, a noz, o milho, o marmelo, os cogumelos, e a jeropiga.
  • O Festival dos Sabores da Cereja, do qual se destacam produtos à base deste fruto. Por exemplo, bacalhau com crosta de cereja e broa, cerejas salteadas, tigelada de cereja, ou até arroz doce de cereja.
  • O Festival dos Sabores da Páscoa, com bom cabrito no forno, ou bom borrego. Para sobremesa, que tal experimentar as papas de carolo ou o arroz doce?

Onde comer ao visitar o Fundão e Castelo Novo?

Para restaurante onde comer, vê as seguintes dicas:

  • Restaurante O Beiral
  • Restaurante O Mário
  • Restaurante Boguinhas
  • As Tílias
  • Restaurante O Lagarto (Castelo Novo)
  • Fiado Restaurante (Janeiro de Cima)

Seguro de Viagem (5% de Desconto) + Carro

Será importante ter carro, numa viagem por esta região. Se não tens, eu recomendo que alugues um pela Discover Cars. De igual forma, pondera fazer seguro de viagem com a IATI, para a qual tens 5% de desconto em qualquer seguro, utilizando o meu link!

Download do Roteiro em PDF | Aldeias Históricas

Se pretendes fazer uma viagem mais alargada pela Beira Interior, e conhecer mais aldeias históricas, sabe que existe um artigo neste blog com roteiro completo.

A um custo simbólico, podes fazer download desse roteiro para pdf. Dessa forma, poderás imprimi-lo e levá-lo contigo na viagem, para que possas ir seguindo tudo em papel. 😉 Segue o link que te deixo em baixo! Se comprares o pdf, também estarás a ajudar este blog a trazer-te mais e mais conteúdo útil!

Mapa com tudo o que visitar em Castelo Novo e no Fundão

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *