2024: O que visitar em Leiria? Que ver e fazer em roteiro?

Visitar Leiria
Visitar Leiria

Share this content!

Leiria tem evoluído imenso no que diz respeito ao turismo. Eu sou da região, de uma aldeia dos arredores, e o que hoje encontro em Leiria, não encontrava há vários anos atrás, pelo menos com o mesmo nível de apresentação. Confesso que fiquei surpreendido com a minha última visita à cidade, e venho aqui apresentar-te tudo o que tive oportunidade de conhecer.

A cidade de Leiria tem muito mais que o seu castelo. Tem também agradáveis parques verdes junto do rio Lis, e muita arte urbana para descobrir. Não podes deixar de visitar os seus diversos espaços museológicos, as suas principais praças e ruelas, e de subir ao Santuário de Nossa Senhora da Encarnação. Existe o que fazer em Leiria para pelo menos um dia em cheio na cidade!

No município de Leiria tens ainda a Praia do Pedrogão, para um bom mergulho no verão, ou mesmo a Lagoa da Ervedeira. Infelizmente, já não dá para mencionar o Pinhal de Leiria como um dos pontos turísticos mais marcantes do município, devido ao incêndio de 2017. No Pedrogão ainda se pratica pesca artesanal designada por Arte Xávega! Tens ainda um bom espaço termal em Monte Real, e alguns trilhos interessantes para caminhar.

Para te ajudar na preparação de um roteiro, podes esperar neste artigo dicas completas com tudo o que visitar em Leiria, o que ver e fazer em 2 ou 3 dias! Antes de continuares a ler, já me segues no instagram? 😉

Castelo de Leiria
Castelo de Leiria
Santuário do Senhor Jesus dos Milagres, ao visitar Leiria
Santuário do Senhor Jesus dos Milagres, ao visitar Leiria
Lagoa da Ervedeira ao visitar Leiria
Lagoa da Ervedeira ao visitar Leiria

Lista de Conteúdo

Onde fica Leiria?

Leiria fica no litoral centro de Portugal, entre Lisboa e Porto, tendo por isso excelentes acessos. É sede de distrito, do qual fazem parte 16 municípios: o próprio município de Leiria (ao qual este artigo se destina), Alcobaça, Alvaiázere, Ansião, Batalha, Bombarral, Caldas da Rainha, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Marinha Grande, Nazaré, Óbidos, Pedrogão Grande, Peniche, Pombal e Porto de Mós.

O Município de Leiria faz ainda fronteira com Ourém, já do distrito de Santarém. É lá que fica o importante Santuário de Fátima, muito visitado na região.

OUTROS ARTIGOS DO DISTRITO DE LEIRIA:
- O que visitar em Alcobaça
- O que visitar em Alvaiázere
- O que visitar em Ansião
- O que visitar na Batalha
- O que visitar no Bombarral
- O que visitar nas Caldas da Rainha
- O que visitar na Marinha Grande
- Visitar São Martinho do Porto
- Visitar São Pedro de Moel
- Visitar a Foz do Arelho
- Visitar a Vieira de Leiria
- O que visitar na Nazaré
- O que visitar em Óbidos
- O que visitar em Pombal
- O que visitar em Porto de Mós

- O que visitar em Peniche
- Visitar a Ilha das Berlengas
Praia do Pedrogão ao visitar Leiria
Praia do Pedrogão ao visitar Leiria

Quando visitar Leiria?

Podes visitar Leiria em qualquer estação do ano, sem grandes restrições. Claro que no verão encontrarás um clima mais ameno para mergulhos no mar, na praia do Pedrogão.

No que diz respeito a eventos anuais, considera as seguintes opções:

  • A Feira de Leiria, durante todo o mês de Maio. Podes saber mais sobre ela no site oficial, mas deixo-te aqui a informação de que promove diversos espetáculos de música, tendo imensos espaços de exposição e de diversão.
  • O Festival A Porta, em Junho.
  • Leiria Medieval, em Julho, com diversas atividades que nos “teletransportam” para períodos medievais. Em cada ano existe um tema diferente, associado ao passado medieval da cidade de Leiria. Em 2021, por exemplo, o tema foram as Cortes de Leiria em 1254.
Imagem Aérea do Centro de Leiria
Imagem Aérea do Centro de Leiria
  • O Festival da Sardinha, na Praia do Pedrogão (em Julho).
  • O ExtraMuralhas, festival gótico do mês de Agosto.
  • Leiria Sobre Rodas, em Setembro: uma mostra de veículos e motas históricas e clássicas, que tem ainda uma componente de desporto automóvel.
  • Leiria Fun Run, com muita cor, animação e energia.
  • A Festa dos Museus.
  • O Festival da Doçaria de Leiria (Prove Leiria), a realizar no Mercado de Sant’Ana. Não faltarão as famosas e deliciosas Brisas do Lis.
  • Leiria Natal.
Visitar a Cidade de Leiria
Visitar a Cidade de Leiria

Como vês, tens imensas festividades em que podes participar ao longo do ano. Podes saber mais sobre todos estes eventos diretamente no site do Visite Leiria. Para cada um encontrarás descrições, links úteis, e até vídeos e fotografias de anteriores edições. 😉 Eu recomendo que acedas sempre a este site para confirmar datas e programas dos eventos.

Seguro de Viagem (5% de Desconto) + Carro

Apesar de ser fácil chegar à cidade de Leiria de transportes públicos, pode ser útil ter carro para visitar os arredores. Se não tens, eu recomendo que alugues um pela Discover Cars. De igual forma, pondera fazer seguro de viagem com a IATI, para a qual tens 5% de desconto em qualquer seguro, utilizando o meu link!

Castelo de Leiria
Castelo de Leiria

O que comer ao visitar Leiria?

No que diz respeito a gastronomia, em Leiria tens bom peixe perto das praias. Por exemplo, que tal saborear um bom arroz de marisco na Praia do Pedrogão, ou na Praia da Vieira, caso decidas fazer um rápido desvio até ao concelho da Marinha Grande? Aliás, o Arroz de Marisco da praia da Vieira é uma das 7 maravilhas vencedoras da gastronomia portuguesa.

No que diz respeito a carnes, eu sou da região, e um dos meus pratos preferidos é sem dúvida o guisado de carneiro, com batatas cozidas, ervilhas e cenoura. Não é para todos, pois esta carne tem um sabor muito intenso. Podes ainda encontrar bom leitão na freguesia da Boa Vista.

Para doçaria, há que provar as deliciosas Brisas do Lis.

Brisa do Lis + Café
Brisa do Lis + Café

Onde comer ao visitar Leiria?

Existem muitas opções de restaurantes para comer em Leiria, mas em baixo deixo-te aquelas que julgo serem as melhores alternativas. 😉 Não deixes de fazer as tuas próprias pesquisas, e de questionar durante a tua viagem, sobre outras possibilidades junto do teu alojamento.

  • Restaurante Luna, nos arredores da cidade.
  • Restaurante Matilde Noca, nos arredores da cidade.
  • Restaurante Casinha Velha, nos arredores da cidade.
  • Restaurante Ao Largo, no centro de Leiria.
  • Restaurante Morgatões, na Boa Vista.
  • Restaurante Tasquinha, na Boa Vista.
  • Restaurante Quebra Mar, junto da Praia do Pedrogão.
  • Restaurante Casa da Nora, nas Cortes (arredores de Leiria).
A Casa da Nora
A Casa da Nora
Rio Lis junto da Casa da Nora
Rio Lis junto da Casa da Nora

Onde dormir ao visitar Leiria?

OAlojamentoPontuaçãoLocalização
Monte Real – Hotel, Termas & Spa8.9Monte Real
Pedrogão Guesthouse9.1Praia do Pedrogão
Magnolia B&B9.1Marrazes (Leiria)
Hotel Casa da Nora8.8Cortes (Leiria)
Hotel São Luís8.5Centro de Leiria
Hotel D. Dinis8.5Centro de Leiria
Tryp Leiria8.8Próximo da cidade
Porta 20 Boutique Guesthouse9.5Centro de Leiria
Sant’Ana Guesthouse9.1Centro de Leiria
Hotel das Termas de Monte Real
Hotel das Termas de Monte Real

Leiria | O que visitar, ver e fazer? Roteiro 2 ou 3 dias

Para visitar Leiria, eu recomendo um roteiro de pelo menos 2 ou 3 dias. Um dia será apenas para a cidade de Leiria, e os outros dois serão para aproveitar a praia do Pedrogão, ir até Monte Real, ao extraordinário Santuário dos Milagres, e fazer algumas caminhadas pelo município. Leiria pode ser uma excelente escapadinha de fim de semana, tendo nos arredores imensos lugares incríveis para um roteiro mais alargado, como é o caso da Batalha, de Alcobaça, de Óbidos, de Fátima, ou até da Nazaré.

Mapa com tudo o que visitar em Leiria

Visitar a Cidade de Leiria

Para te apresentar o que visitar no município de Leiria, vou começar pela cidade e centro histórico. Na minha opinião, o roteiro nesta cidade deve começar e terminar junto do Estádio Municipal, onde tens normalmente muito espaço para estacionar o carro, de forma gratuita. A visita deve ser feita a partir daí, totalmente a pé!

1. Castelo de Leiria

Junto do lugar onde vais estacionar o carro, perto do estádio, encontrarás um elevador que te pode levar até junto do castelo, sem ser necessário subir a pé o monte onde ele se encontra. O elevador é gratuito, tal como o estacionamento, e encontra-se em funcionamento durante os horários de visita do castelo. No site da Câmara Municipal de Leiria podes encontrar informação atualizada sobre esses horários, e também sobre os preços de entrada no castelo, que já é pago!

Elevador do Castelo de Leiria
Elevador do Castelo de Leiria
Elevador do Castelo de Leiria
Elevador do Castelo de Leiria

No que diz respeito às principais atrações turísticas do recinto do castelo, e à sua história, deixo-te link para uma divertida apresentação “À Descoberta do Castelo de Leiria”, muito voltada para as crianças, mas que tem muita informação útil também para graúdos.

O Castelo foi construído enquanto fortaleza militar no século XII, no reinado de D. Afonso Henriques, sendo palco de diversas batalhas com os Mouros nessa época. Mais tarde, foi residência de diversos reis portugueses, como foi o caso de D. Dinis, D. Afonso III, D. Afonso IV, D. Pedro I ou D. Fernando.

Destacam-se lugares como:

  • A Porta da Albacara – principal porta de entrada do castelo.
  • A Casa da Guarda – onde se encontra hoje a recepção do castelo e a bilheteira.
  • As Cisternas do Castelo, para armazenamento da água.
  • A Porta da Traição, por onde se crê terem entrado sorrateiramente os muçulmanos, numa das tomadas do castelo.
  • A Torre de Menagem.
  • As Ruínas da Colegiada e a Igreja de Santa Maria da Pena. Esta foi a primeira igreja a ser fundada em Leiria, datando da década de 1140.
  • Os Paços Novos (Palácio Real), nos quais se destaca a galeria com um dos melhores miradouros para a cidade de Leiria.
  • E a Torre da Buçaqueira, ou Torre dos Sinos.

Temos a sorte de ver hoje um castelo ainda muito bem conservado, devido a ações de recuperação do século XX, levadas a cabo pelo arquiteto Ernesto Korrodi.

Ernesto Korrodi, de quem vais ouvir falar muito neste artigo, é um arquiteto suíço que veio viver para Leiria no início do século XX. Aqui acabou por falecer em 1944, deixando um importante legado arquitetónico espalhado pela cidade.
Castelo de Leiria
Castelo de Leiria
Castelo de Leiria
Castelo de Leiria
Cisterna do Castelo de Leiria
Cisterna do Castelo de Leiria
Castelo de Leiria
Castelo de Leiria
Porta da Traição do Castelo de Leiria
Porta da Traição do Castelo de Leiria
Castelo de Leiria
Castelo de Leiria
Castelo de Leiria
Castelo de Leiria
Miradouro a partir das muralhas do Castelo de Leiria
Miradouro a partir das muralhas do Castelo de Leiria
Estádio de Leiria visto do Castelo
Estádio de Leiria visto do Castelo
Palácio Real do Castelo de Leiria
Palácio Real do Castelo de Leiria
Miradouro do Castelo de Leiria
Miradouro do Castelo de Leiria
Miradouro do Castelo de Leiria
Miradouro do Castelo de Leiria
Castelo de Leiria
Castelo de Leiria
Castelo de Leiria
Castelo de Leiria
Castelo de Leiria
Castelo de Leiria
Núcleo museológico do Castelo de Leiria
Núcleo museológico do Castelo de Leiria
Núcleo museológico do Castelo de Leiria
Núcleo museológico do Castelo de Leiria
Núcleo museológico do Castelo de Leiria
Núcleo museológico do Castelo de Leiria
Galeria do Palácio Real
Galeria do Palácio Real
Miradouro da Galeria do Palácio Real para a Sé de Leiria
Miradouro da Galeria do Palácio Real para a Sé de Leiria
Miradouro da Galeria do Palácio Real para cidade de Leiria
Miradouro da Galeria do Palácio Real para cidade de Leiria
Ruínas da Igreja do Castelo de Leiria
Ruínas da Igreja do Castelo de Leiria
Castelo de Leiria
Castelo de Leiria
Animação turística do Castelo de Leiria
Animação turística do Castelo de Leiria

2. Museu da Imagem em Movimento (MIMO), Igreja de São Pedro e Torre Sineira

Na descida para o centro da cidade, vais passar primeiramente pelo Largo de São Pedro. Existem 3 pontos turísticos a não perder aí:

  • A Igreja de São Pedro, de estilo românico, construída na segunda metade do século XII. Funcionou em tempos como teatro da cidade, e até como celeiro.
  • A Torre Sineira, construída no século XVIII em estilo barroco, perto das Portas do Sol. O seu piso térreo já foi usado como prisão. Esta Torre é considerada como parte do património da Sé de Leiria, estando num lugar estratégico para que os seus sinos fossem ouvidos em toda a cidade, mesmo nos lugares mais distantes.
  • O MIMO – Museu da Imagem em Movimento, com exposições dedicadas à fotografia e ao cinema, com equipamentos antigos utilizados para esse fim. Podes ali descobrir como foi esta arte evoluindo ao longo dos tempos.
Museu da Imagem em Movimento (MIMO)
Museu da Imagem em Movimento (MIMO)
Museu da Imagem em Movimento (MIMO)
Museu da Imagem em Movimento (MIMO)
Museu da Imagem em Movimento (MIMO)
Museu da Imagem em Movimento (MIMO)
Museu da Imagem em Movimento (MIMO)
Museu da Imagem em Movimento (MIMO)
Museu da Imagem em Movimento (MIMO)
Museu da Imagem em Movimento (MIMO)
Museu da Imagem em Movimento (MIMO)
Museu da Imagem em Movimento (MIMO)
Museu da Imagem em Movimento (MIMO)
Museu da Imagem em Movimento (MIMO)
Torre Sineira da Sé de Leiria
Torre Sineira da Sé de Leiria

3. Sé de Leiria

Podes passar pelo Miradouro Ernesto Korrodi, antes de descer até à Sé de Leiria. Porém, é apenas opcional, já que não é superior aos que encontras no castelo.

A Sé de Leiria é de arquitetura simples, na minha opinião, sendo monumento nacional desde 2014. Foi construída em meados do século XVI, e o que mais se destaca dela é o facto de a sua torre sineira se encontrar afastada do edifício principal, como já mencionei na secção anterior.

Miradouro Ernesto Korrodi
Miradouro Ernesto Korrodi
Sé de Leiria
Sé de Leiria
Sé de Leiria
Sé de Leiria
Interior da Sé de Leiria
Interior da Sé de Leiria
Interior da Sé de Leiria
Interior da Sé de Leiria
Interior da Sé de Leiria
Interior da Sé de Leiria
Interior da Sé de Leiria
Interior da Sé de Leiria
Largo da Se de Leiria
Largo da Se de Leiria
Largo da Se de Leiria
Largo da Se de Leiria

4. Rua Barão Viamonte

Eu recomendo que vás depois descobrir a Rua Barão Viamonte, percorrendo-a ao longo de toda a sua extensão, desde o Largo da Sé até ao Largo Cândido Reis. É uma rua bastante comprida, com muitas encruzilhadas com outras ruelas da cidade, algumas das quais bem pitorescas.

Eu destaco o cruzamento com a Rua da Tipografia, onde encontrarás referências a Eça de Queirós que ali viveu durante a sua estadia em Leiria entre 1870 e 1871. Bem perto encontrarás um edifício totalmente espelhado, no qual verás reflectido o castelo, e o famoso gato preto de Leiria. 😉

Prepara-te, também, para encontrar ao longo desta rua alguma arte urbana.

Ao Percorrer a Rua Barão Viamonte
Ao Percorrer a Rua Barão Viamonte
Ao Percorrer a Rua Barão Viamonte
Ao Percorrer a Rua Barão Viamonte
Ao Percorrer a Rua Barão Viamonte
Ao Percorrer a Rua Barão Viamonte
Ao Percorrer a Rua Barão Viamonte
Ao Percorrer a Rua Barão Viamonte
Ao Percorrer a Rua Barão Viamonte
Ao Percorrer a Rua Barão Viamonte
Ao Percorrer a Rua Barão Viamonte
Ao Percorrer a Rua Barão Viamonte
Ao Percorrer a Rua Barão Viamonte
Ao Percorrer a Rua Barão Viamonte
Ao Percorrer a Rua Barão Viamonte
Ao Percorrer a Rua Barão Viamonte
Ao Percorrer a Rua Barão Viamonte
Ao Percorrer a Rua Barão Viamonte
Ao Percorrer a Rua Barão Viamonte
Ao Percorrer a Rua Barão Viamonte
Ao Percorrer a Rua Barão Viamonte
Ao Percorrer a Rua Barão Viamonte

5. Largo Cândido Reis

No Largo Cândido Reis encontrarás a Biblioteca Municipal de Leiria. É uma das principais praças da cidade, com alguma extensão, e diversas esplanadas, numa zona mais recatada do centro histórico.

Largo Cândido Reis
Largo Cândido Reis

6. Praça Rodrigues Lobo

A Praça Rodrigues Lobo é muito mais impactante que a anterior, sendo o verdadeiro coração de Leiria, e o principal espaço de lazer e convívio. Aqui se situaram no passado diversos monumentos importantes da cidade, como é caso da Cadeia, da Casa da Câmara, do Pelourinho de Leiria e do Paço dos Tabeliães. Francisco Rodrigues Lobo, que deu o nome a esta praça, foi um importante poeta leiriense do século XVI, e encontrarás ali uma estátua em sua homenagem.

Entrada para a Praça Rodrigues Lobo e vista para o castelo
Entrada para a Praça Rodrigues Lobo e vista para o castelo
Praça Rodrigues Lobo
Praça Rodrigues Lobo
Estátua de Rodrigues Lobo
Estátua de Rodrigues Lobo
Praça Rodrigues Lobo
Praça Rodrigues Lobo
Praça Rodrigues Lobo
Praça Rodrigues Lobo

7. Igreja da Misericórdia de Leiria

Nas imediações da Praça Rodrigues Lobo encontrarás a zona da antiga judiaria da cidade de Leiria. Destaca-se, em primeiro lugar, a Igreja da Misericórdia (século XVI), onde se localizou em tempos uma Sinagoga. No interior tens um Centro de Diálogo Intercultural para visitar, onde poderás saber mais sobre esta realidade.

Igreja da Misericórdia de Leiria
Igreja da Misericórdia de Leiria

8. Casa do Arco da Rua Afonso de Albuquerque

O Arco da Rua Afonso de Albuquerque foi reconstruído em 1912, de acordo com um projeto de Ernesto Korrodi, já mencionado neste artigo. É sem dúvida um dos edifícios mais singulares da cidade de Leiria, relembrando as possíveis portas da judiaria. Junto deste arco existiu, até 1800, um antigo hospital da Santa Casa da Misericórdia.

Casa do Arco
Casa do Arco

9. Casa dos Pintores

A Casa dos Pintores, por sua vez, fica junto do antigo Largo dos Banhos da Judiaria de Leiria. Hoje alberga, tal como a Igreja da Misericórdia, um centro interpretativo da comunidade judaica.

10. Largo 5 de Outubro e Jardim Luís de Camões

Segue depois para junto do rio Lis, nomeadamente para perto do Jardim Luís de Camões e Largo 5 de Outubro. Por ali encontrarás diversas estátuas, fontes, lagos, e edifícios atraentes.

Destaca-se sem dúvida o edifício do Banco das Artes, construído em 1923 para agência do Banco de Portugal. É mais uma das obras de Ernesto Korrodi, e desempenha hoje a função de galeria de arte da cidade de Leiria, de entrada gratuita.

Não deixes também de admirar a bonita Estátua do Pastor Peregrino, de tirar umas fotos junto das Letras “Leiria”, e de descobrir a Fonte Luminosa. Apesar de estares perto do rio Lis, não te preocupes em conhecer as suas margens por enquanto, pois mais tarde neste roteiro, poderás caminhar pela sua Via Polis.

Banco das Artes de Leiria
Banco das Artes de Leiria
Banco das Artes de Leiria
Banco das Artes de Leiria
Letras "Leiria"
Letras “Leiria”
O Lis e a Lena
O Lis e a Lena
Estátua do Pastor Peregrino
Estátua do Pastor Peregrino
Jardim Luis de Camões
Jardim Luis de Camões
Jardim Luis de Camões
Jardim Luis de Camões
Jardim Luis de Camões
Jardim Luis de Camões
Jardim Luis de Camões
Jardim Luis de Camões
Jardim Luis de Camões
Jardim Luis de Camões
Jardim Luís de Camões, ao centro da fotografia
Jardim Luís de Camões, ao centro da fotografia
Jardim Luís de Camões, ao centro da fotografia
Jardim Luís de Camões, ao centro da fotografia
Jardim Luís de Camões, ao centro da fotografia
Jardim Luís de Camões, ao centro da fotografia

11. Mercado de Sant’Ana e Igreja do Espírito Santo

O Mercado de Sant’Ana é outro dos espaços mais singulares a visitar na cidade de Leiria. Fica junto da rotunda do Polícia Sinaleiro, tal como a Igreja do Espírito Santo.

  • O Mercado de Sant’Ana é, também, da autoria de Ernesto Korrodi, datando por isso da década de 1920/1930. Foi construído para mercado municipal, mas hoje está mais voltado para exposições e realização de eventos.
  • A Igreja do Espírito Santo remonta ao século XVIII, resultando porém na reconstrução de uma antiga ermida medieval.
Mercado de Sant'Ana
Mercado de Sant’Ana
Mercado de Sant'Ana
Mercado de Sant’Ana

12. Fonte das 3 Bicas de Leiria

Não muito longe encontrarás a Fonte de 3 Bicas, sem dúvida a mais monumental a visitar em Leiria, também conhecida como Fonte Grande, Chafariz Grande, ou até Fonte das Carrancas. É do século XVII, tendo uma estátua de Santo António ao centro, e dois bebedouros para animais.

Fonte das 3 Bicas
Fonte das 3 Bicas
Fonte das 3 Bicas
Fonte das 3 Bicas

13. Museu de Leiria e Convento de Santo Agostinho

O Museu de Leiria que fica no Convento de Santo Agostinho é o lugar ideal para conhecer a história deste município desde a antiguidade, e o seu território. As exposições do museu estão organizadas cronologicamente, começando nos primórdios da ocupação da região, e depois passando pela ocupação romana, construção do castelo, plantação do Pinhal de Leiria, entre outros eventos importantes da região. Também encontrarás no museu um valioso espólio de escultura e pintura.

A título de curiosidade, o Convento de Santo Agostinho é da década de 70 do século XVI. Quando eu o visitei, o Museu de Leiria tinha ainda uma exposição temporária dedicada à história dos plásticos em Portugal.

igreja do convento de santo agostinho
Igreja do Convento de Santo Agostinho
Claustro do Convento de Santo Agostinho
Claustro do Convento de Santo Agostinho
Claustro do Convento de Santo Agostinho
Claustro do Convento de Santo Agostinho
Exposição do Museu de Leiria
Exposição do Museu de Leiria
Exposição do Museu de Leiria
Exposição do Museu de Leiria
Exposição do Museu de Leiria
Exposição do Museu de Leiria
Exposição do Museu de Leiria
Exposição do Museu de Leiria
Exposição do Museu de Leiria
Exposição do Museu de Leiria
Exposição do Museu de Leiria
Exposição do Museu de Leiria
Exposição do Museu de Leiria
Exposição do Museu de Leiria
Exposição do Museu de Leiria
Exposição do Museu de Leiria
Exposição do Museu de Leiria
Exposição do Museu de Leiria
Exposição do Museu de Leiria
Exposição do Museu de Leiria

14. Santuário de Nossa Senhora da Encarnação

O Santuário de Nossa Senhora da Encarnação é espetacular, e tem uma vista impressionante para a cidade de Leiria. Porém, prepara-te para a subida, pois tem um escadório com mais de 160 degraus até à igreja. Nossa Senhora da Encarnação é a Santa Padroeira da cidade de Leiria, tendo sido o seu santuário construído no final do século XVI.

Santuário de Nossa Senhora da Encarnação e escadório
Santuário de Nossa Senhora da Encarnação e escadório
Vista do Santuário sobre a cidade de Leiria
Vista do Santuário sobre a cidade de Leiria
Vista do Santuário sobre a cidade de Leiria
Vista do Santuário sobre a cidade de Leiria
Imagem aérea do Santuário de Nossa Senhora da Encarnação
Imagem aérea do Santuário de Nossa Senhora da Encarnação
Santuário de Nossa Senhora da Encarnação
Santuário de Nossa Senhora da Encarnação
Santuário de Nossa Senhora da Encarnação
Santuário de Nossa Senhora da Encarnação
Santuário de Nossa Senhora da Encarnação
Santuário de Nossa Senhora da Encarnação
Santuário de Nossa Senhora da Encarnação
Santuário de Nossa Senhora da Encarnação
Santuário de Nossa Senhora da Encarnação
Santuário de Nossa Senhora da Encarnação

15. Moinho de Papel

O Espaço do Moinho de Papel fica no regresso às margens do rio Lis. Pode passar despercebido à maioria dos visitantes de Leiria, mas tem extrema importância na história da cidade, surgindo no início do século XV para moagem de cereais. Ali também se produziu azeite e papel, aquando da chegada da tipografia a Leiria.

Azulejo junto das instalações do Moinho de Papel
Azulejo junto das instalações do Moinho de Papel

16. Via Polis de Leiria

O último destaque da cidade de Leiria é a Via Polis, um percurso pedestre ao longo do rio Lis. Podes fazê-lo a pé ou até de bicicleta, conforme preferires. É através dele que vais regressar ao ponto de partida deste roteiro pela cidade.

  • Passar pelo Parque dos Caniços é obrigatório, já que tem bonitas cascatas no rio Lis.
  • Não deixes de caminhar pelo Jardim de Santo Agostinho, à beira do rio.
  • Tem atenção à arte urbana existente ao longo da via polis, com destaque para a Garça de Bordallo II.
  • Atravessa a Ponte pedonal de El-Rei D. Dinis, junto do Jardim da Vala Real.
  • Descobre o Parque Municipal Tenente Coronel Jaime Filipe da Fonseca, e o Parque do Avião.
  • Maravilha-te com os enormes plátanos em determinadas etapas do percurso, e com as muitas pontes sobre o rio.

Opcionalmente, podes começar a Via Polis no Parque Radical, e fazer um desvio até à Igreja de São Francisco, perto do fim do percurso. A Via Polis continua após chegada à zona do Estádio Municipal, mas também não considero essa etapa obrigatória.

Parque Radical de Leiria
Parque Radical de Leiria
Parque Radical de Leiria
Parque dos Caniços
Via Polis de Leiria, na chegada ao Parque dos Caniços
Via Polis de Leiria, na chegada ao Parque dos Caniços
Cascatas do Parque dos Caniços
Cascatas do Parque dos Caniços
Cascatas do Parque dos Caniços
Cascatas do Parque dos Caniços
Cascatas do Parque dos Caniços
Cascatas do Parque dos Caniços
Jardim de Santo Agostinho
Jardim de Santo Agostinho
Jardim de Santo Agostinho
Jardim de Santo Agostinho
Jardim de Santo Agostinho
Arte Urbana da Vila Polis de Leiria
Arte Urbana da Via Polis de Leiria
Arte Urbana da Via Polis de Leiria
Arte Urbana da Via Polis de Leiria
Arte Urbana da Via Polis de Leiria
A Garça de Bordallo II
A Garça de Bordallo II
Arte Urbana da Via Polis de Leiria
Arte Urbana da Via Polis de Leiria
Arte Urbana da Via Polis de Leiria
Arte Urbana da Via Polis de Leiria
Arte Urbana da Via Polis de Leiria
Arte Urbana da Via Polis de Leiria
Ponte Pedonal de El-Rei D. Dinis
Ponte El Rei D. Dinis
Ponte El Rei D. Dinis
Rio Lis junto da Ponte El Rei Dom Dinis
Rio Lis junto da Ponte El Rei Dom Dinis
Parque do Avião e Pontes sobre o Rio Lis
Parque do Avião junto do rio Lis
Parque do Avião junto do rio Lis
Parque do Avião junto do rio Lis
Parque do Avião junto do rio Lis
Rio Lis ao longo da Via Polis de Leiria
Rio Lis ao longo da Via Polis de Leiria
Rio Lis ao longo da Via Polis de Leiria
Rio Lis ao longo da Via Polis de Leiria
Rio Lis ao longo da Via Polis de Leiria
Rio Lis ao longo da Via Polis de Leiria
Ponte sobre o Rio Lis
Ponte sobre o Rio Lis
Os Plátanos da Via Polis de Leiria
Plátanos da Via Polis de Leiria
Plátanos da Via Polis de Leiria
Plátanos da Via Polis de Leiria
Plátanos da Via Polis de Leiria
Plátanos da Via Polis de Leiria
Plátanos da Via Polis de Leiria

Visitar o Santuário do Senhor Jesus dos Milagres

Nos arredores de Leiria, um dos lugares mais obrigatórios a visitar, é o Santuário do Senhor Jesus dos Milagres. É para mim a igreja mais bonita de Leiria, construída no século XVIII com dinheiro obtido das esmolas em homenagem a milagres atribuídos a Jesus Cristo. Mais uma vez, Ernesto Korrodi teve aqui intervenção para acabamentos exteriores, e construção das torres.

As Festas do Senhor Jesus dos Milagres ocorrem sempre no segundo fim-de-semana de setembro, com uma procissão de andores muito bonita.

Santuário do Senhor Jesus dos Milagres, ao visitar Leiria
Santuário do Senhor Jesus dos Milagres
Santuário do Senhor Jesus dos Milagres
Santuário do Senhor Jesus dos Milagres
Santuário do Senhor Jesus dos Milagres
Santuário do Senhor Jesus dos Milagres
Santuário do Senhor Jesus dos Milagres
Santuário do Senhor Jesus dos Milagres
Santuário do Senhor Jesus dos Milagres
Santuário do Senhor Jesus dos Milagres
Santuário do Senhor Jesus dos Milagres
Santuário do Senhor Jesus dos Milagres
Interior da Igreja dos Milagres
Interior da Igreja dos Milagres
Interior da Igreja dos Milagres
Interior da Igreja dos Milagres
Detalhes do Interior da Igreja dos Milagres
Detalhes do Interior da Igreja dos Milagres
Adro do Santuário dos Milagres
Adro do Santuário dos Milagres
Pormenores do Adro do Santuário dos Milagres
Pormenores do Adro do Santuário dos Milagres

Visitar a Praia do Pedrogão

Na Praia do Pedrogão dá-se destaque à Arte Xávega, tipo de pesca artesanal ainda praticada pelos pescadores da região. Lembro-me de ir à praia do Pedrogão e de ver os barcos a regressar do mar puxando redes de pesca repletas de peixe, com o auxílio de tratores. O peixe era depois vendido às pessoas que se encontravam na praia, e por vezes a minha família comprava caixas dele, normalmente carapau, a preços bem mais acessíveis do que os que se encontram nos mercados. 😀

Se passares uma tarde na praia do Pedrogão, poderás também tu assistir à partida e chegada destes barcos de pescadores, mas prepara-te para a enchente de gente que se vai juntar a eles no regresso.

Praia do Pedrogão ao visitar Leiria
Praia do Pedrogão ao visitar Leiria
Praia do Pedrogão
Praia do Pedrogão
Praia do Pedrogão
Praia do Pedrogão
Praia do Pedrogão
Praia do Pedrogão
Praia do Pedrogão
Praia do Pedrogão
Praia do Pedrogão
Praia do Pedrogão
Praia do Pedrogão
Praia do Pedrogão
Praia do Pedrogão
Praia do Pedrogão
Praia do Pedrogão
Praia do Pedrogão
Praia do Pedrogão
Praia do Pedrogão
Praia do Pedrogão
Praia do Pedrogão

Visitar a Lagoa da Ervedeira

A Lagoa da Ervedeira é um espaço bem diferente da Praia do Pedrogão, mas fica muito perto. É uma lagoa de água doce, com cerca de 600 metros de extensão, tendo areal para estender a toalha, parques de merendas, bar de apoio, e ainda passadiços de madeira, para uma caminhada agradável em redor dela.

A Lagoa da Ervedeira ficava até há poucos anos rodeada pelo Pinhal de Leiria. Hoje verás uma paisagem infelizmente despida, mas ainda muito bonita.

Entrada para a Praia da Lagoa da Ervedeira
Entrada para a Praia da Lagoa da Ervedeira
Praia da Lagoa da Ervedeira
Praia da Lagoa da Ervedeira
Tranquilidade da Lagoa da Ervedeira
Tranquilidade da Lagoa da Ervedeira
Tranquilidade da Lagoa da Ervedeira
Tranquilidade da Lagoa da Ervedeira
Passadiços da Lagoa da Ervedeira
Passadiços da Lagoa da Ervedeira
Passadiços da Lagoa da Ervedeira
Passadiços da Lagoa da Ervedeira
Passadiços da Lagoa da Ervedeira
Passadiços da Lagoa da Ervedeira
Passadiços da Lagoa da Ervedeira
Passadiços da Lagoa da Ervedeira
Passadiços da Lagoa da Ervedeira
Passadiços da Lagoa da Ervedeira
Detalhes da Lagoa da Ervedeira
Detalhes da Lagoa da Ervedeira
Detalhes da Lagoa da Ervedeira
Detalhes da Lagoa da Ervedeira
Vista Aérea da Lagoa da Ervedeira
Vista Aérea da Lagoa da Ervedeira
Vista Aérea da Lagoa da Ervedeira
Vista Aérea da Lagoa da Ervedeira
Praia da Lagoa da Ervedeira
Praia da Lagoa da Ervedeira

Visitar Monte Real e as suas termas

Em Monte Real podes ficar a dormir no fabuloso Hotel das Termas, que já mencionei neste artigo, principalmente se quiseres aproveitar o SPA. Fica mesmo no centro da povoação, onde encontrarás também a Igreja Matriz. Destaco também o parque das termas, com um bonito lago, e o Parque Olimpio Duarte Alves.

Também em Monte Real ficam as ruínas de uns antigos Paços Reais, habitados no passado pela própria Rainha Santa Isabel, esposa de D. Dinis. Nos arredores encontrarás o pelourinho de Monte Real, a Igreja de São João Baptista, e ainda algumas pinturas murais nas paredes do bar Milagre da Rainha, com decoração interior interessante.

1. Antigos Paços Reais de Monte Real

Antigos Paços Reais de Monte Real
Antigos Paços Reais de Monte Real
Antigos Paços Reais de Monte Real
Antigos Paços Reais de Monte Real
Antigos Paços Reais de Monte Real
Antigos Paços Reais de Monte Real
Antigos Paços Reais de Monte Real
Antigos Paços Reais de Monte Real

2. Igreja de São João Baptista

Igreja de São João Baptista
Igreja de São João Baptista

3. Bar Milagre da Rainha

Murais de Arte Urbana do Bar Milagre da Rainha
Murais de Arte Urbana do Bar Milagre da Rainha
Interior do Bar Milagre da Rainha
Interior do Bar Milagre da Rainha

4. Igreja Matriz de Monte Real

Igreja Matriz de Monte Real
Igreja Matriz de Monte Real
Igreja Matriz de Monte Real
Igreja Matriz de Monte Real
Interior da Igreja Matriz de Monte Real
Interior da Igreja Matriz de Monte Real

5. Parque Olímpio Duarte Alves

Parque Olimpio Duarte Alves em Monte Real
Parque Olimpio Duarte Alves em Monte Real
Parque Olimpio Duarte Alves em Monte Real
Parque Olimpio Duarte Alves em Monte Real
Parque Olimpio Duarte Alves em Monte Real
Parque Olimpio Duarte Alves em Monte Real

6. Parque das Termas de Monte Real

Hotel das Termas de Monte Real
Hotel das Termas de Monte Real
Recinto das Termas de Monte Real
Recinto das Termas de Monte Real
Termas de Monte Real
Termas de Monte Real
Parque das Termas de Monte Real
Parque das Termas de Monte Real
Lago do Parque das Termas de Monte Real
Lago do Parque das Termas de Monte Real

Visitar Maceira e a sua Cascata

Outra das freguesias mais interessantes do município de Leiria, é sem dúvida Maceira. Eu adorei conhecer a sua igreja matriz, ou Igreja de Nossa Senhora da Luz, com um pórtico repleto de detalhes manuelinos. Junto da Igreja encontrarás uma escadaria que te leva à Cascata de Maceira, infelizmente seca durante a minha visita mais recente. Nos meses de inverno, quando chove com frequência, tem imensa água, sendo um ponto turístico obrigatório ao visitar Leiria nessa época do ano.

Igreja Matriz de Maceira
Igreja Matriz de Maceira
Pórtico Manuelino da Igreja de Maceira
Pórtico Manuelino da Igreja de Maceira

Fazer o PR1 – Rota do Vale do Lapedo

A Rota do Vale do Lapedo é um trilho circular, fácil, e com cerca de 5km de extensão. Começa e termina junto do Parque de Merendas do Vale do Lapedo, passando por espetaculares formações rochosas, miradouros, e até por um baloiço turístico. É um trilho muito agradável que eu recomendo que faças!

Não deixes ainda de visitar o Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho, onde poderás saber mais sobre o sítio onde em 1998 foi encontrada a sepultura de uma criança com cerca de 29 mil anos. Esta descoberta foi importantíssima, pois trata-se da única sepultura humana conhecida deste período da história, em toda a Península Ibérica.

Powered by Wikiloc
Parque de Merendas do Vale do Lapedo
Parque de Merendas do Vale do Lapedo
Parque de Merendas do Vale do Lapedo
Parque de Merendas do Vale do Lapedo
Início do Trilho do Vale do Lapedo
Início do Trilho do Vale do Lapedo
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Miradouro do Trilho do Vale do Lapedo
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Mesas de Merendas do Trilho do Vale do Lapedo
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Baloiço do Lapedo
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Trilho do Vale do Lapedo (PR1 ao visitar Leiria)
Entrada para o Abrigo do Lagar Velho
Entrada para o Abrigo do Lagar Velho
Centro Interpretativo do Abrigo do Lagar Velho
Centro Interpretativo do Abrigo do Lagar Velho
Centro Interpretativo do Abrigo do Lagar Velho
Centro Interpretativo do Abrigo do Lagar Velho

Visitar o Miradouro da Senhora do Monte

O Miradouro da Senhora do Monte fica no sul do município de Leiria, nas Cortes. É sem dúvida um dos melhores de toda a região, avistando-se dali uma paisagem imensa que se estende até ao mar e até à Serra de Aire e Candeeiros.

Capela da Senhora do Monte
Capela da Senhora do Monte
Miradouro da Senhora do Monte
Miradouro da Senhora do Monte
Miradouro da Senhora do Monte (zoomed)
Miradouro da Senhora do Monte (zoomed)

Visitar a Nascente do Rio Lis

Do miradouro anterior também se avista a povoação de Fontes, junto da qual nasce o Rio Lis. Se gostares de caminhadas, podes fazer o trilho da nascente do Rio Lis (PR4), com cerca de 9km, mas não é obrigatório. O que recomendo é que faças a etapa do trilho até à nascente do rio Lis, a partir da igreja de Fontes. Poderás não encontrar muita água nos meses mais quentes, mas nos meses de inverno ela brota diretamente do chão junto do marco da nascente.

Igreja das Fontes
Igreja das Fontes
Painel informativo da Rota da Nascente do Rio Lis
Painel informativo da Rota da Nascente do Rio Lis
Ponte sobre o rio Lis, em Fontes
Ponte sobre o rio Lis, em Fontes
Ponte sobre o rio Lis, em Fontes
Ponte sobre o rio Lis, em Fontes
Caminho para a Nascente do Rio Lis
Caminho para a Nascente do Rio Lis
Caminho para a Nascente do Rio Lis
Caminho para a Nascente do Rio Lis
Caminho para a Nascente do Rio Lis
Caminho para a Nascente do Rio Lis
Caminho para a Nascente do Rio Lis
Caminho para a Nascente do Rio Lis
Caminho para a Nascente do Rio Lis
Caminho para a Nascente do Rio Lis
Caminho para a Nascente do Rio Lis
Caminho para a Nascente do Rio Lis
Marco da Nascente do Rio Lis
Marco da Nascente do Rio Lis

Outros pontos turísticos ao visitar Leiria

Existem outros pontos turísticos a visitar em Leiria, mas apenas opcionais. Deixo-te de seguida algumas dicas, e posteriormente algumas fotos. Se tiveres mais tempo por Leiria, que tal ir explorar? 😉

  • O Parque de Merendas do Troncão, na fronteira com o município de Pombal.
  • O Parque de Merendas do Pisão, na Bajouca.
  • O Parque de Merendas de Amor.
  • O Parque de Merendas da Barosa.
  • O Parque de Merendas da Boa Vista.
  • Villa Portela e o Largo da República, junto da cidade de Leiria.
  • O Jardim do Visconde da Barreira.
  • A Igreja Matriz de Cortes e a Casa-Museu João Soares.

1. Parque de Merendas do Troncão

Parque de Merendas do Troncão
Parque de Merendas do Troncão
Parque de Merendas do Troncão
Parque de Merendas do Troncão
Parque de Merendas do Troncão
Parque de Merendas do Troncão

2. Parque de Merendas do Pisão

Parque de Merendas do Pisão
Parque de Merendas do Pisão
Parque de Merendas do Pisão
Parque de Merendas do Pisão
Parque de Merendas do Pisão
Parque de Merendas do Pisão
Parque de Merendas do Pisão
Parque de Merendas do Pisão
Parque de Merendas do Pisão
Parque de Merendas do Pisão

3. Parque de Merendas da Barosa

Parque de Merendas da Barosa
Parque de Merendas da Barosa

4. Parque de Merendas da Boa Vista

Parque de Merendas da Boa Vista
Parque de Merendas da Boa Vista
Parque de Merendas da Boa Vista
Parque de Merendas da Boa Vista

5. Jardim Visconde da Barreira

Entrada para o Jardim Visconde da Barreira
Entrada para o Jardim Visconde da Barreira
Entrada para o Jardim Visconde da Barreira
Entrada para o Jardim Visconde da Barreira
Jardim Visconde da Barreira
Jardim Visconde da Barreira
Jardim Visconde da Barreira 3
Jardim Visconde da Barreira
Jardim Visconde da Barreira
Jardim Visconde da Barreira

6. Igreja Matriz de Cortes

Igreja Matriz de Cortes, ao visitar Leiria
Igreja Matriz de Cortes, ao visitar Leiria

O que visitar nos arredores de Leiria?

Não deixes de ir até ao Mosteiro da Batalha, se tiveres mais de 2 dias pela região de Leiria. Tens ainda um castelo templário em Pombal, a serra do Sicó, ou mesmo a Serra de Aire e Candeeiros bem perto! Que tal ir visitar as Grutas da Serra de Aire? Que tal ir a Fátima ou à Vila Medieval de Ourém? Neste blog já encontras algumas dicas para o que visitar nos arredores de Leiria, pelo que em baixo deixo alguns links que te podem ser úteis na preparação do teu roteiro. 😉

OUTROS ARTIGOS DO DISTRITO DE LEIRIA:
- O que visitar em Alcobaça
- O que visitar em Alvaiázere
- O que visitar em Ansião
- O que visitar na Batalha
- O que visitar no Bombarral
- O que visitar nas Caldas da Rainha
- O que visitar em Leiria
- O que visitar na Marinha Grande
- Visitar São Martinho do Porto
- Visitar São Pedro de Moel
- Visitar a Foz do Arelho
- Visitar a Vieira de Leiria
- O que visitar na Nazaré
- O que visitar em Óbidos
- O que visitar em Pombal
- O que visitar em Porto de Mós

- O que visitar em Peniche
- Visitar a Ilha das Berlengas

Boa viagem!

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *