2024: O que visitar em Peniche? Que ver e fazer?

Visitar a Península de Peniche
Visitar a Península de Peniche

Share this content!

Peniche é para mim dos lugares mais fascinantes da costa portuguesa, e tenho a certeza que vais concordar comigo depois da leitura deste artigo.

  • Tem a Ilha das Berlengas que é Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO.
  • Tem diversas fortalezas que testemunham a sua importância estratégica para a defesa do território no passado.
  • Tem arribas e formações rochosas incríveis por toda a sua costa, mas destaco as que encontras na península, junto do Cabo Carvoeiro e Papoa de Peniche.
  • Tem fortes tradições, em especial as associadas aos pescadores e à produção artesanal de Rendas de Bilros.
  • Existem fabulosas praias em Peniche, para a prática de surf e outros desportos aquáticos.
  • No verão encontrarás baías incríveis para um mergulho, como é o caso daquela que fica junto da Ilha do Baleal.

Ao visitar Peniche conjugas facilmente natureza, praia e história num mesmo roteiro. Existem trilhos brutais que podes percorrer, e não falta o que fazer para diversos dias de viagem. 😉

Queres saber quais são as minhas principais sugestões e dicas para visitar este município de Portugal? Então continua a ler este artigo, mas antes disso, não esqueças de me seguir nas redes sociais!

Forte da Península de Peniche
Forte da Península de Peniche
Papoa de Peniche (imagem de drone)
Papoa de Peniche (imagem de drone)

Lista de Conteúdo

Onde fica Peniche?

Peniche fica no sul do distrito de Leiria, na fronteira com o distrito de Lisboa. Fica na costa portuguesa, e faz fronteira com os municípios de Óbidos e Lourinhã. É uma cidade.

OUTROS ARTIGOS DO DISTRITO DE LEIRIA:
- O que visitar em Alcobaça
- O que visitar em Alvaiázere
- O que visitar em Ansião
- O que visitar na Batalha
- O que visitar no Bombarral
- O que visitar nas Caldas da Rainha
- O que visitar em Leiria
- O que visitar na Marinha Grande
- Visitar São Martinho do Porto
- Visitar São Pedro de Moel
- Visitar a Foz do Arelho
- Visitar a Vieira de Leiria
- O que visitar na Nazaré
- O que visitar em Óbidos
- O que visitar em Pombal
- O que visitar em Porto de Mós
- Visitar a Ilha das Berlengas
Mapa com a localização de Peniche
Mapa com a localização de Peniche
Igreja da Misericórdia de Peniche
Igreja da Misericórdia de Peniche
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Peniche

Detalhes Históricos de Peniche

Antes de te apresentar todas as dicas para visitar Peniche, tenho de te falar um pouco da sua história. Sabias que há alguns séculos era uma ilha, totalmente separada do continente? Do mesmo modo, Atouguia da Baleia, que hoje fica bem afastada do mar, teve em tempos porto marítimo, e dedicava-se à caça da baleia (daí o seu nome).

Sabe-se que Peniche teve um passado de ocupação romana, inclusive no Arquipélago das Berlengas, no entanto, a sua história mais interessante (para mim!) começa no século XVI, quando se viu necessidade de fortificar a península.

A 1ª fortificação de Peniche consistiu no Baluarte Redondo (1557), mas o sistema defensivo foi sendo aprimorado até ao século XVII com a Fortaleza de Peniche (no acesso à península a partir do continente), com o Forte das Cabanas (a Sul), e com o Forte de Nossa Senhora da Luz (a norte). Na realidade, outras fortificações surgiram nos arredores, como por exemplo o Forte de Nossa Senhora da Consolação e o Forte de São João Baptista, este último na Ilha das Berlengas.

Em baixo deixo-te imagens ilustrativas da transformação da ilha de Peniche para península, e também das diversas fortificações que lhe foram adicionadas.

Evolução de Peniche - de Ilha a Península
Evolução de Peniche – de Ilha a Península
Representação das Fortificações da Península de Peniche
Representação das Fortificações da Península de Peniche

Como chegar a Peniche?

É muito fácil chegar a Peniche de transportes públicos, já que existem autocarros diretos a partir de Lisboa, com a Rede Expressos. O mesmo acontece para o Porto, ou outras grandes cidades do país, como é o caso de Leiria ou Coimbra.

No entanto, eu recomendo que tenhas carro para a tua viagem, pois Peniche ainda é um município extenso, com muita costa para descobrir, e carro só vai facilitar e melhorar toda a tua experiência naquela região, permitindo-te ir a muitos mais sítios. Deixo-te a hipótese de aluguer com a Discover Cars, caso não tenhas viatura própria.

Nota: Podes ainda chegar a Peniche através de uma excursão a partir de Lisboa, com o intuito de visitar a Ilha das Berlengas.
Visitar a Ilha das Berlengas
Visitar a Ilha das Berlengas
Eu, a visitar a Ilha das Berlengas
Eu, a visitar a Ilha das Berlengas

Quando visitar Peniche?

Eu recomendo o verão, obviamente, pois vais querer usufruir das praias e de toda a costa de Peniche, não esquecendo as águas cristalinas e esverdeadas que encontras ao visitar a Ilha das Berlengas. Porém, já referi que Peniche é muito procurado em todas as estações do ano, principalmente pelos amantes do surf que vêm inclusive do estrangeiro à procura das melhores ondas da “capital da onda”. Há sempre o que fazer e visitar em Peniche, na realidade, em qualquer altura do ano.

No que diz respeito a principais eventos e festividades, considera os seguintes:

  • O Campeonato do Mundo de Surf, mais precisamente a prova que se realiza em Peniche no mês de Março.
  • A Prova de Triatlo da cidade de Peniche, em Junho. Tal como o nome indica, será necessário correr, nadar e andar de bicicleta.
  • A Mostra Internacional de Renda de Bilros, em Julho.
  • A Festa em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira dos pescadores, no fim de Julho e Início de Agosto. Também conhecidas como Festas de Peniche.
  • As Festas de Ferrel, em Agosto.
Ilha do Baleal e Ilha de Fora
Ilha do Baleal e Ilha de Fora
Ilha do Baleal e Ilha de Fora
Ilha do Baleal e Ilha de Fora
Praia do Baleal ao visitar Peniche
Praia do Baleal ao visitar Peniche

O que comer e onde comer ao visitar Peniche?

Se procuras boa gastronomia, em Peniche não ficarás desiludid@, devendo apostar nos tradicionais pratos de peixe ou marisco. Que tal optar pela típica sardinha assada? Que tal experimentar a Caldeirada de Peniche ou a Sopa de Peixe? Ao nível da doçaria, procura os Esses (biscoitos de amêndoa), as Rendas Doces, os Penichenses e os Amigos de Peniche.

  • Restaurantes na Península de Peniche: Marisqueira Mirandum, Tasca do Joel, Sardinha, e o Restaurante Rocha.
  • Restaurante na zona do Baleal: Taberna do Ganhão.
  • Restaurante perto da Praia da Consolação: Sol é Vida.
  • Pastelarias: Roma, Brismar e Calé.
Miradouro do Carreiro de São Marcos / Alto da Vela
Miradouro do Carreiro de São Marcos / Alto da Vela
Praia do Quebrado
Vista do bar do Quebrado

Onde dormir ao visitar Peniche?

As minhas recomendações para dormir em Peniche centram-se na própria península ou na zona do Baleal. De qualquer forma, deixo-te também sugestões para a zona da Praia da Consolação e indico-te que é possível ficar a dormir na Ilha das Berlengas, tal como já mencionei no meu artigo dedicado a elas. 😉

AlojamentoPontuaçãoLocalização
Hotel Neptuno8.8Consolação
Forte Guest House8.4Península de Peniche
Star Inn Peniche8.4Península de Peniche
MH Peniche8.7Península de Peniche
MH Atlântico8.4Praia de Supertubos
GO4SURF Lofts8.7Península de Peniche
Casa Berlengas à Vista9.1Península de Peniche
Sea Garden9.0Península de Peniche
Apartamentos Soul Surfer8.9Península de Peniche
Mercearia d’Alegria8.9Península de Peniche
RIDE Surf Resort8.7Baleal
The Wave8.8Baleal
Surfness Lodge9.2Baleal
Perfect Shore9.5Baleal
YEY Baleal8.8Baleal
Baleal GuestHouse9.0Baleal
Castaway9.8Baleal

Peniche | O que visitar, ver e fazer?

Para fazeres um roteiro completo em Peniche, necessitarás de pelo menos 4 dias, divididos da seguinte forma:

  • Dia 1 – Trilho da Península de Peniche.
  • Dia 2 – Visitar as Berlengas
  • Dia 3 – Costa Sul de Peniche e Atouguia da Baleia
  • Dia 4 – Baleal e Costa Norte de Peniche

Utilizei mais ou menos esta estrutura para te apresentar tudo o que visitar em Peniche, e as suas melhores praias. Encontrarás essa mesma estrutura no mapa de pontos turísticos que se segue.

Mapa com tudo o que visitar em Peniche

Visitar a Península de Peniche (em trilho)

Começando pela Península de Peniche, eu recomendo que a visites a pé, fazendo um percurso pedestre de dia inteiro em torno dela, com cerca de 13 a 16km, dependendo dos desvios que fizeres para admirar com detalhe todas as fenomenais formações rochosas que vais encontrar pelo caminho.

Este trilho começa junto do Forte de Peniche, onde existe parque de estacionamento gratuito, e segue depois sempre pela costa até ao Cabo Carvoeiro, passando também pela Papoa de Peniche antes do regresso ao ponto de partida.

É um trilho relativamente fácil, já que tem muito pouco desnível, mas a extensão ainda é significativa, não sendo aconselhável para quem tem menos preparação física. Não é um trilho oficial de Peniche, pelo que a única marcação que encontrarás serão setas em forma de peixe para indicar os diversos pesqueiros da península, que na realidade são também lugares excelentes para aceder a brutais miradouros.

Para observar de perto as arribas e plataformas rochosas de Peniche, vais certamente ter de te afastar dos caminhos e estradas de terra, ou mesmo alcatroadas. Vais caminhar sobre rocha em diversas ocasiões, pelo que deves ter o cuidado devido, e evitar superfícies molhadas e que podem tornar-se escorregadias. Não te aproximes demasiado do precipício.

Podes fazer este trilho em qualquer altura do ano, que será sempre impressionante. Eu fi-lo num dia agradável de sol em Dezembro, e gostei bastante. Como é óbvio, nos dias mais pequenos do ano, convém começar bem cedo para teres tempo de o fazer com toda a calma necessária! Eu demorei 8 horas para o completar, por exemplo, mas fi-lo em passo de formiga, e parando diversas vezes para fotografar, voar o drone, e admirar a paisagem.

Toda a reportagem, segue-se de seguida.

Powered by Wikiloc

1. Forte de Peniche e Museu Nacional da Resistência e da Liberdade

Como referi antes, este trilho começa no Forte de Peniche, ou pelo menos foi onde eu o comecei, já que fiquei a dormir no Forte Guest House, que se encontra nas redondezas. Este forte é de estilo abaluartado, e corresponde à antiga cidadela da vila, centro da Praça de Guerra de Peniche, e onde se encontra o Baluarte Redondo, primeira fortificação a ser construída na península. Durante o Estado Novo foi prisão política, e alberga hoje o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade.

Da sua história destaco sem dúvida a célebre fuga de 1960, na qual participou Álvaro Cunhal e várias outras figuras importantes da época. Para além do memorial aos antigos presos políticos, destacam-se as coleções do museu que documentam principalmente a repressão e a violação dos direitos humanos durante a Ditadura de Salazar. É um sítio importantíssimo para relembrar os dias menos felizes da nossa história ainda recente!

Queres saber mais sobre o Forte de Peniche? Então recomendo que acedas ao site oficial, onde poderás também encontrar informação sobre horários e preços de acesso.

Forte de Peniche
Forte de Peniche
Forte de Peniche
Forte de Peniche
Forte de Peniche
Forte de Peniche

2. Prainha de São Pedro e Miradouro do Alto da Vela

Na envolvência deste forte encontrarás a Prainha de São Pedro, que fica mesmo entre as suas muralhas. Também deverás passar pelo Alto da Vela, onde foram adicionados passadiços em madeira com excelente miradouro para a parte do forte voltada para o mar, nomeadamente para o baluarte redondo já mencionado.

Prainha de São Pedro
Prainha de São Pedro
Prainha de São Pedro
Prainha de São Pedro
Alto da Vela
Alto da Vela
Miradouro do Alto da Vela
Miradouro do Alto da Vela

3. Miradouro do Carreiro de São Marcos e Caminho da Falésia

É no Alto da Vela que vais admirar as primeiras grandes formações rochosas do trilho, destacando as falésias do Carreiro de São Marcos, sobre as quais se edificou o bairro da falésia. É muito agradável caminhar pelas ruelas deste bairro, junto ao promontório, e sempre com o mar em pano de fundo. Passarás por algumas habitações com pinturas murais, e darás certamente conta de uma antiga carpintaria naval.

Miradouro do Carreiro de São Marcos / Alto da Vela
Miradouro do Carreiro de São Marcos / Alto da Vela
Miradouro do Carreiro de São Marcos / Alto da Vela
Miradouro do Carreiro de São Marcos / Alto da Vela
Miradouro do Carreiro de São Marcos / Alto da Vela
Miradouro do Carreiro de São Marcos / Alto da Vela
Miradouro do Carreiro de São Marcos / Alto da Vela
Miradouro do Carreiro de São Marcos / Alto da Vela
Caminho da Falésia
Caminho da Falésia
Caminho da Falésia
Caminho da Falésia
Caminho da Falésia
Caminho da Falésia
Caminho da Falésia
Caminho da Falésia
Caminho da Falésia
Caminho da Falésia
Caminho da Falésia
Caminho da Falésia

4. Praia do Portinho da Areia (Sul) e Ermida de Santa Cruz

Segue-se a Praia do Portinho da Areia, neste caso a praia sul, já que do lado oposto da península existe outra com o mesmo nome. Aqui encontrarás um pequeno areal com mar calmo, protegido das ondas do mar. Opcionalmente, que tal passar pela pequena Ermida de Santa Cruz, datada do século XVIII?

Praia do Portinho da Areia (Sul)
Praia do Portinho da Areia (Sul)

5. Falésias do Carreiro de Joanes

Alguns metros depois, mais um promontório rochoso impressionante para ser observado de várias perspectivas. São as falésias do Carreiro de Joanes.

Falésias do Carreiro de Joanes
Falésias do Carreiro de Joanes
Falésias do Carreiro de Joanes
Falésias do Carreiro de Joanes
Falésias após Carreiro de Joanes
Falésias após Carreiro de Joanes
Falésias após Carreiro de Joanes
Falésias após Carreiro de Joanes

6. Varanda de Dominique, Gruta da Furninha e Furna que Sopra

Ao longo do Carreiro da Furninha ficam algumas das paragens que mais gostei de fazer para fotografias. Todas elas estavam identificadas com a sinalização em forma de peixe, mencionada antes, e existiam degraus escavados na rocha para facilitar o acesso. São lugares de pesca, pelo que poderás encontrar pescadores no local.

  • A Varanda de Dominique encantou-me pelas “buracas” e túneis naturais que foram escavados na rocha.
  • A Gruta da Furninha consiste numa cavidade natural que foi ocupada na pré-história, mais precisamente entre o Paleolítico Médio e o final do Calcolítico. Serviu de abrigo e necrópole, e ali foram descobertos vestígios arqueológicos bem interessantes, como por exemplo, fragmentos de ossos do Homem de Neandertal (Homo Sapiens).
  • A Furna que Sopra, por sua vez, merece visita pelo sopro de vento e som bem audível que é libertado de um pequeno orifício na rocha. Claramente que se trata de um efeito das ondas do mar a bater nas arribas, mas não deixa de ser um detalhe fascinante ao visitar Peniche e a costa da sua península. Tens de o ir sentir de perto.
Sinalização para os Pesqueiros da Costa de Peniche
Sinalização para os Pesqueiros da Costa de Peniche
Vista junto da Varanda de Dominique
Vista junto da Varanda de Dominique
Varanda de Dominique
Varanda de Dominique
Varanda de Dominique
Varanda de Dominique
Varanda de Dominique
Varanda de Dominique
Gruta da Furninha
Gruta da Furninha
Gruta da Furninha
Gruta da Furninha
Miradouro da Gruta da Furninha
Miradouro da Gruta da Furninha
Miradouro da Gruta da Furninha
Miradouro da Gruta da Furninha
Furna que Sopra
Furna que Sopra

7. Cabo Carvoeiro: Miradouro, Farol e Pedra da Nau

Finalmente o Cabo Carvoeiro, e todas as suas atrações mais turísticas. A partir desta etapa terás quase sempre vista para as Berlengas (estando céu limpo), pelo que o Miradouro da Varanda de Pilatos que apresento de seguida, até será desnecessário, caso estejas com pressa.

  • Destaco o campo de lapiás do Cabo Carvoeiro, onde poderás atrever-te a saltar de pedra em pedra, sempre com muito cuidado para não partir uma perna! 😉 A norte do Cabo da Roca, este é o mais ocidental da costa portuguesa.
  • O farol do Cabo Carvoeiro surgiu em 1790 com o intuito de reduzir o elevado número de naufrágios que ocorriam na costa de Peniche. Este é um dos mais antigos faróis de Portugal, funcionava inicialmente a azeite, e teria um alcance de cerca de 14km (9 milhas). Apesar de não o ter feito, sei que pode ser visitado às quartas-feiras de tarde.
  • No caso da Pedra da Nau, refiro que também é conhecida como Nau dos Corvos. É um dos grandes ex-libris da península de Peniche, e tem este nome pela sua forma aparentar as antigas embarcações portuguesas, e por ser comum avistarem-se ali corvos-marinhos. Não esqueças os binóculos para o teu passeio a visitar Peniche.
Vista aérea da Península de Peniche
Vista aérea da Península de Peniche
Nau dos Corvos junto do Cabo Carvoeiro
Nau dos Corvos junto do Cabo Carvoeiro
Cabo Carvoeiro
Cabo Carvoeiro
Campo de Lapiás do Cabo Carvoeiro
Campo de Lapiás do Cabo Carvoeiro
Vista para o Arquipélago das Berlengas
Vista para o Arquipélago das Berlengas

8. Miradouro da Varanda de Pilatos para a Ilha das Berlengas

O Miradouro da Varanda de Pilatos exige muito cuidado no acesso, pois as escadas que tens de descer são como as das piscinas, que podem ser escorregadias em dias mais húmidos. Não é um lugar para quem tem dificuldades de locomoção, e também não é um lugar para visitar com crianças.

Varanda de Pilatos
Varanda de Pilatos
Miradouro da Varanda de Pilatos
Miradouro da Varanda de Pilatos

9. Miradouro da Cruz dos Remédios

Ao dobrar o Cabo Carvoeiro, passaste para a etapa norte da península de Peniche, mas ainda terás muito para caminhar, pois mais de metade do percurso ainda está por percorrer. Saliento apenas que o aspeto das arribas se transforma um pouco, sendo tudo muito mais recortado, e notando-se um processo mais acelerado de erosão. Assinalo nesta etapa o Miradouro da Cruz dos Remédios, mas claro que vais encontrar muitos outros recantos brutais, se fores de olhar atento à paisagem. As imagens que deixo em baixo são de vários lugares desta etapa em redor do miradouro, e não apenas dele.

Paisagem em redor do Miradouro da Cruz dos Remédios
Paisagem em redor do Miradouro da Cruz dos Remédios
Paisagem em redor do Miradouro da Cruz dos Remédios
Paisagem em redor do Miradouro da Cruz dos Remédios
Paisagem em redor do Miradouro da Cruz dos Remédios
Paisagem em redor do Miradouro da Cruz dos Remédios
Paisagem em redor do Miradouro da Cruz dos Remédios
Paisagem em redor do Miradouro da Cruz dos Remédios
Paisagem em redor do Miradouro da Cruz dos Remédios
Paisagem em redor do Miradouro da Cruz dos Remédios
Paisagem em redor do Miradouro da Cruz dos Remédios
Paisagem em redor do Miradouro da Cruz dos Remédios
Paisagem em redor do Miradouro da Cruz dos Remédios
Paisagem em redor do Miradouro da Cruz dos Remédios
Paisagem em redor do Miradouro da Cruz dos Remédios
Paisagem em redor do Miradouro da Cruz dos Remédios
Paisagem em redor do Miradouro da Cruz dos Remédios
Paisagem em redor do Miradouro da Cruz dos Remédios
Paisagem em redor do Miradouro da Cruz dos Remédios
Paisagem em redor do Miradouro da Cruz dos Remédios
Paisagem em redor do Miradouro da Cruz dos Remédios
Paisagem em redor do Miradouro da Cruz dos Remédios
Paisagem em redor do Miradouro da Cruz dos Remédios
Paisagem em redor do Miradouro da Cruz dos Remédios

10. Santuário de Nossa Senhora dos Remédios

Não esqueças de fazer o desvio para o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, bem perto do miradouro anterior. Esta é das mais fascinantes igrejas de Peniche, sendo forrada no interior com azulejos do século XVIII, infelizmente já bastante degradados. Segundo a lenda, o culto surgiu após descoberta de uma imagem de Nossa Senhora naquele lugar, numa pequena caverna. Existe ainda uma pequena capela do Senhor Morto, no interior, também conhecido como Senhor dos Remédios.

Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
Capela do Senhor Morto
Capela do Senhor Morto
Azulejos do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
Azulejos do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
Azulejos do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
Azulejos do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
Azulejos do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
Azulejos do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios

11. Ponta do Trovão e Praia do Abalo

Na etapa que segue até à Ponta do Trovão, é importante salientar que a certa altura começarás finalmente a ver a Papoa de Peniche ao longe, onde ainda terás de passar ao fazer o percurso da península.

No que diz respeito à própria Ponta do Trovão, li algures que ganhou um prémio (Prego Dourado), por ser considerada pela comunidade científica internacional como o sítio que possui o melhor registo a nível mundial da transição entre os intervalos de tempo Pliensbaquiano-Toarciano (Jurássico Inferior). Traduzindo este palavreado para português corrente, aqui poderás facilmente observar a sucessão de camadas rochosas de idade jurássica, e que representam cerca de 20 milhões de anos de história geológica. Encontraram ali imensos fósseis e outros vestígios com cerca de 190 milhões de anos, anteriores à génese do próprio oceano Atlântico.

Não esqueças de admirar a pequena enseada que constitui a Praia do Abalo.

Papoa de Peniche à distância
Papoa de Peniche à distância
Papoa de Peniche e Ponta do Trovão, à distância
Papoa de Peniche e Ponta do Trovão, à distância
Vista para o mar, ao longo do percurso
Vista para o mar, ao longo do percurso
Vista para o mar, ao longo do percurso
Vista para o mar, ao longo do percurso
Praia do Abalo
Praia do Abalo
Praia do Abalo
Praia do Abalo
Pequeno caminho perto da Praia do Abalo
Pequeno caminho perto da Praia do Abalo
Praia do Abalo
Praia do Abalo
Ponta do Trovão
Ponta do Trovão
Falésias da Ponta do Trovão
Falésias da Ponta do Trovão

12. Papoa de Peniche

Finalmente a Papoa de Peniche, que se traduz no estreito que encontrarás entre a Praia do Portinho da Areia do Norte, e a Praia da Gambôa. Muitos são os pontos turísticos que não podes perder por ali, nomeadamente:

  • A Ponta da Papoa de Peniche e os seus diversos ilhéus. É possível chegar mesmo ao extremo desta incrível formação rochosa, pois foram criados acessos com pontes em Madeira. É um lugar fantástico para o pôr do sol.
  • O Miradouro do Limbo do Leste, talvez o melhor para toda a saliência rochosa da Papoa.
  • As ruínas do antigo Forte da Luz.
  • O Moinho de Vento do Quebrado.
  • O Bar do Quebrado, excelente para uma breve paragem na esplanada com vista para o mar e para a Praia do Quebrado. Sítio bem relaxante, na minha opinião.
  • E o Caminho do Forte da Luz, a dar início à etapa dos extensos baluartes da Fortaleza de Peniche, ainda relativamente bem preservados, e que protegiam o acesso à península a partir do continente.
Papoa de Peniche (imagem de drone)
Papoa de Peniche (imagem de drone)
Papoa de Peniche (imagem de drone)
Papoa de Peniche (imagem de drone)
Papoa de Peniche (imagem de drone)
Papoa de Peniche (imagem de drone)
Paisagem da Papoa de Peniche
Paisagem da Papoa de Peniche
Paisagem da Papoa de Peniche
Paisagem da Papoa de Peniche
Paisagem da Papoa de Peniche
Paisagem da Papoa de Peniche
Paisagem da Papoa de Peniche
Paisagem da Papoa de Peniche
Paisagem da Papoa de Peniche
Paisagem da Papoa de Peniche
Paisagem da Papoa de Peniche
Paisagem da Papoa de Peniche
Paisagem da Papoa de Peniche
Paisagem da Papoa de Peniche
Paisagem da Papoa de Peniche
Paisagem da Papoa de Peniche
Paisagem da Papoa de Peniche
Paisagem da Papoa de Peniche
Paisagem da Papoa de Peniche
Paisagem da Papoa de Peniche
Miradouro do Limbo do Leste da Papoa de Peniche
Miradouro do Limbo do Leste da Papoa de Peniche
Miradouro do Limbo do Leste da Papoa de Peniche
Miradouro do Limbo do Leste da Papoa de Peniche
Ruínas do Forte da Luz no topo da falésia
Ruínas do Forte da Luz no topo da falésia
Ruínas do Forte da Luz no topo da falésia
Ruínas do Forte da Luz no topo da falésia
Ruínas do Forte da Luz de Peniche
Ruínas do Forte da Luz de Peniche
Ruínas do Forte da Luz de Peniche
Ruínas do Forte da Luz de Peniche
Vista para o Baleal
Vista para o Baleal
Moinho do Quebrado
Moinho do Quebrado
Praia do Quebrado
Praia do Quebrado
Praia do Quebrado
Praia do Quebrado
Caminho do Forte da Luz
Caminho do Forte da Luz
Caminho do Forte da Luz
Caminho do Forte da Luz

13. Portões de Peniche de Cima e Baluartes da Fortaleza de Peniche

Ao chegares aos Portões de Peniche de Cima, terás finalmente terminado toda a costa da Península de Peniche, ou pelo menos, a que creio que deves realmente fazer a pé. Resta terminar o percurso onde o iniciaste, caminhando junto das muralhas dos gigantescos baluartes da antiga Fortaleza.

  • Os Portões de Peniche de Cima relembram a entrada principal para a praça de guerra.
  • Existem parques e jardins junto dos baluartes da fortaleza, com vegetação e arvoredo atraente. Existe até um skatepark, um parque de merendas e até um clube de ténis.
  • Perto do Monumento ao Doutor João Matos Bilhau, recomendo que subas ao topo das muralhas da fortaleza, já que alcanças dali um bonito miradouro para o canal exterior.
  • Outro fabuloso miradouro surge junto do pequeno jardim da “Cascata de Peniche”. Ali também foi aberta uma porta na fortaleza.
  • Segue-se o jardim do Monumento à Rendilheira, onde existe também uma escola para ensinar as mulheres e jovens de Peniche a manterem viva a tradição das rendas de bilros. Encontrarás ali também um coreto e uma grande fonte luminosa.
Portões de Peniche de Cima
Portões de Peniche de Cima
Muralhas dos Baluartes de Peniche
Muralhas dos Baluartes de Peniche
Parques dos Baluartes de Peniche
Parques dos Baluartes de Peniche
Parques dos Baluartes de Peniche
Parques dos Baluartes de Peniche
Baluartes da Fortaleza de Peniche
Baluartes da Fortaleza de Peniche
Baluartes da Fortaleza de Peniche
Baluartes da Fortaleza de Peniche
Baluartes da Fortaleza de Peniche
Baluartes da Fortaleza de Peniche
Monumento à Rendilheira
Monumento à Rendilheira

14. Igreja da Misericórdia de Peniche

Poderás ter terminado o trilho no ponto anterior, se preferires. No entanto, ainda existem lugares para descobrir na península, como por exemplo as igrejas mais bonitas de Peniche, para além do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios já mencionado.

Começo pela Igreja da Misericórdia (século XVII), que claramente me fascinou pelo seu teto revestido a pinturas a óleo, e outras cinco telas da conhecida pintora Josefa de Óbidos. É lindíssima, como poderás perceber nas fotos em baixo, pelo que não podes mesmo deixar de a visitar por dentro.

Igreja da Misericórdia de Peniche
Igreja da Misericórdia de Peniche
Igreja da Misericórdia de Peniche
Igreja da Misericórdia de Peniche
Igreja da Misericórdia de Peniche
Igreja da Misericórdia de Peniche
Igreja da Misericórdia de Peniche
Igreja da Misericórdia de Peniche

15. Igreja de São Pedro de Peniche

Mais imponente por fora, mas menos bonita por dentro, é a Igreja de São Pedro de Peniche. Tem três grandes naves e data do final do século XVI, tendo altares consagrados a Nossa Senhora da Boa Viagem, ao Senhor do Bonfim e a São Pedro de Alcântara, por exemplo.

Igreja de São Pedro de Peniche
Igreja de São Pedro de Peniche
Igreja de São Pedro de Peniche
Igreja de São Pedro de Peniche

16. Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Passando para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, quase que me escapava em roteiro, ao visitar Peniche. É mais uma igreja que por fora não aparenta a beleza que tem por dentro, com as paredes totalmente revestidas a azulejos do século XVIII, bonita talha dourada, e um teto com fabulosas pinturas. De todos os azulejos que tive a oportunidade de observar na cidade de Peniche, estes foram os mais bonitos, mas gostei mais do teto da Igreja da Misericórdia.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Teto da Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Teto da Igreja de Nossa Senhora da Conceição

17. Igreja de Nossa Senhora da Ajuda

Infelizmente não encontrei a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda aberta, e disseram-me que é pouco frequente ter esse privilégio. Por dentro terá também fabulosos azulejos, pelas imagens que tive a oportunidade de ver na internet, mas observa-los presencialmente ficou para uma próxima oportunidade. Pelo que percebi, será do mesmo estilo que a anterior.

Igreja de Nossa Senhora da Ajuda
Igreja de Nossa Senhora da Ajuda

18. Museu da Renda de Bilros de Peniche

Falta ainda o Museu da Renda de Bilros de Peniche, que se encontra num edifício dos arredores da Igreja de São Pedro. Surge em homenagem ao ex-libris do artesanato Penichense, que é hoje internacionalmente reconhecido.

Neste museu é apresentada informação histórica sobre a renda de bilros em Peniche, e todo o seu processo de produção, com destaque para os utensílios que as rendilheiras utilizam. Estão em exposição peças premiadas em Concursos de Renda de Bilros de Peniche desde 1990 até aos dias de hoje, e também peças de moda (vestuário, calçado, ou simples acessórios), onde a renda de bilros foi aplicada como detalhe artístico.

Nota: a título de curiosidade, também encontras um Museu semelhante ao visitar Vila do Conde, no norte de Portugal e distrito do Porto.
Museu da Renda de Bilros de Peniche
Museu da Renda de Bilros de Peniche
Museu da Renda de Bilros de Peniche
Museu da Renda de Bilros de Peniche
Museu da Renda de Bilros de Peniche
Museu da Renda de Bilros de Peniche
Museu da Renda de Bilros de Peniche
Museu da Renda de Bilros de Peniche
Museu da Renda de Bilros de Peniche
Museu da Renda de Bilros de Peniche
Museu da Renda de Bilros de Peniche
Museu da Renda de Bilros de Peniche
Museu da Renda de Bilros de Peniche
Museu da Renda de Bilros de Peniche

19. Opcionais: Murais de Arte Urbana e Moinho da Fialha

Resta-me falar de dois lugares na península de Peniche, que são totalmente opcionais, caso queiras deambular um pouco mais por lá, já com o auxílio do carro. 😉 Falo dos Murais de Arte Urbana que encontras na Rua Sacadura Cabral, como é o caso do Mural da Varina; e ainda do Moinho da Fialha, também nas imediações dessa rua.

Mural da Varina de Peniche
Mural da Varina de Peniche
Moinho da Fialha
Moinho da Fialha

Visitar a Ilha das Berlengas

Outra etapa da tua passagem por Peniche deverá ser visitar a Ilha das Berlengas, cujo barco se apanha na Península de Peniche, mais precisamente na Marina de Peniche.

Existem várias companhias a fazer a travessia, principalmente na época alta do verão, mas deves fazer a compra de bilhetes antecipada, sendo obrigatório solicitar autorização de viagem ao ICNF, já que são só permitidos 550 visitantes em simultâneo na ilha.

Não me vou alongar muito mais sobre o processo de viagem às Berlengas, pois tenho um outro artigo detalhadíssimo neste blog, que deves mesmo consultar em paralelo com este! Lá terás toda a informação, contactos e links úteis necessários para que possas fazer todo o teu planeamento e preparação para visitar as Berlengas.

Este arquipélago é Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO, pelo que é mesmo um sítio imperdível na costa portuguesa.

Nota: Na Berlenga Grande podes fazer diversas atividades aquáticas e passeios pedestres. As águas são fabulosas para a prática de Snorkelling e até mergulho, e existem imensas grutas para explorar em passeios de barco ou de Kayak.

No artigo dedicado a visitar a Ilha das Berlengas, deixo-te mais dicas de atividades que poderás fazer por lá, mas em baixo ficam já algumas para reservar junto da Get Your Guide e Civitatis:

1 - Passeio às Ilhas Berlengas, Caminhada e Grutas
2 - Barco Rápido de Ida e Volta à Ilha das Berlengas
3 - De Lisboa: Excursão às Berlengas
4 - Snorkel na Ilha das Berlengas
5 - Baptismo de Mergulho na Ilha das Berlengas

1. Marina de Peniche (cais de embarque)

Marina de Peniche
Marina de Peniche
Marina de Peniche
Marina de Peniche
Marina de Peniche
Marina de Peniche
Chegada às Berlengas no Barco Cabo Avelar Pessoa
Barco Cabo Avelar Pessoa

2. Praia da Berlenga Grande e Bairro de Pescadores

Chegada à Ilha das Berlengas
Chegada à Ilha das Berlengas
Praia da Berlenga Grande
Praia da Berlenga Grande

3. Forte de São João Baptista

Visitar a Ilha das Berlengas
Visitar a Ilha das Berlengas
Forte de São João Baptista
Forte de São João Baptista

4. Grutas da Ilha das Berlengas

Tromba do Elefante da Ilha das Berlengas
Tromba do Elefante da Ilha das Berlengas
Passeio de Barco pelas Grutas das Berlengas
Passeio de Barco pelas Grutas das Berlengas
Passeio de Barco pelas Grutas das Berlengas
Passeio de Barco pelas Grutas das Berlengas

Visitar a Costa Sul de Peniche

No que diz respeito às melhores praias em Peniche, alerto para o facto de ter um artigo dedicado a elas neste blog, com muitas mais fotos do que as que aqui vou deixar. 😉 Na costa sul, tenho a certeza que vais gostar muito da Praia de Supertubos ou da Praia da Consolação, por exemplo. Não esquecer também a Praia de São Bernardino; as outras são opcionais.

Para além das praias, destaca-se o Forte da Praia da Consolação, construído por iniciativa do 6º Conde da Atouguia da Baleia, D. Jerónimo de Ataíde, entre 1641 e 1645, para reforçar a defesa da Praça-Forte de Peniche. Ao longo da sua existência já teve diversas funções, como por exemplo de colónia de férias, até que foi classificado enquanto monumento nacional em 1978.

1. Praia do Molhe Leste de Peniche

Fazer Surf na Praia do molhe Leste / Supertubos
Fazer Surf na Praia do molhe Leste / Supertubos

2. Praia dos Supertubos

Fazer Surf na Praia de Supertubos
Fazer Surf na Praia de Supertubos

3. Praia da Consolação

Praia da Consolação
Praia da Consolação

4. Forte de Nossa Senhora da Consolação

Forte da Praia da Consolação
Forte da Praia da Consolação
Forte da Praia da Consolação
Forte da Praia da Consolação
Forte da Praia da Consolação
Forte da Praia da Consolação
Forte da Praia da Consolação
Forte da Praia da Consolação
Forte da Praia da Consolação
Forte da Praia da Consolação

5. Porto Batel e Praia de São Marcos

Formações Rochosas de Porto Batel e Praia de São Marcos
Formações Rochosas de Porto Batel e Praia de São Marcos

6. Praia do Salgueiro e Praia do Porto Grande

Formações Rochosas das Praias do Salgueiro e do Porto Grande
Formações Rochosas das Praias do Salgueiro e do Porto Grande

7. Praia de São Bernardino

Praia de São Bernardino
Praia de São Bernardino

8. Praia dos Frades

Praia dos Frades
Praia dos Frades

9. Praia de Vale Pombas

Praia de Vale Pombas
Praia de Vale Pombas

Visitar o Baleal e a Costa Norte de Peniche

Passando agora para a costa que fica a norte da Península de Peniche, destacam-se definitivamente também as praias, e naturalmente que a melhor para a maioria dos visitantes é a lindíssima Praia do Baleal. Vai saber mais sobre ela, e sobre várias outras praias da costa norte, no meu artigo de melhores praias em Peniche. 😉 De salientar que as Praias de Almagreira e Pico da Mota são bem distintas das restantes, e bem mais selvagens.

Para além de usufruir da Praia do Baleal, há que também visitar a própria ilha do Baleal, que é bem pitoresca e agradável para um passeio a pé, com diversos recantos brutais para descobrir, como é o caso do Miradouro para a Ilha de Fora, que está totalmente separada do continente.

Ali existiu um forte, cujas ruínas ainda são visíveis. Destaca-se ainda a Ermida de Santo Estêvão, a belíssima praia dos Barcos e o pequeno ilhéu das Cebolas.

1. Praia de Peniche de Cima

Praia de Peniche de Cima
Praia de Peniche de Cima

2. Praia da Cova da Alfarroba

Praia da Cova de Alfarroba
Praia da Cova de Alfarroba

3. Praia da Baía de Peniche

Praia da Baía de Peniche
Praia da Baía de Peniche

4. Praia e Ilha do Baleal + Ilha de Fora

Ilha do Baleal e Ilha de Fora
Ilha do Baleal e Ilha de Fora
Ilha do Baleal e Ilha de Fora
Ilha do Baleal e Ilha de Fora
Ilha do Baleal
Ilha do Baleal ao visitar Peniche
Ilha do Baleal
Ilha do Baleal
Ilha de Fora do Baleal
Ilha de Fora do Baleal
Ilha de Fora do Baleal
Ilha de Fora do Baleal
Ilha de Fora do Baleal
Ilha de Fora do Baleal
Falésias da Ilha do Baleal
Falésias da Ilha do Baleal
Praia dos Barcos do Baleal
Praia dos Barcos do Baleal
Praia dos Barcos do Baleal
Praia dos Barcos do Baleal
Falésias da Ilha do Baleal
Falésias da Ilha do Baleal
Falésias da Ilha do Baleal
Falésias da Ilha do Baleal
Falésias da Ilha do Baleal
Falésias da Ilha do Baleal

5. Praia de Almagreira

Miradouro da Praia de Almagreira
Miradouro da Praia de Almagreira

6. Praia do Pico da Mota e Praia das Azenhas

Praia do Pico da Mota
Praia do Pico da Mota

Visitar Atouguia da Baleia e Serra d’El Rei

Para terminar de escrever sobre o que visitar em Peniche, falta dar-te a conhecer Atouguia da Baleia. Já referi no início deste artigo que antigamente era banhada pelo mar, e que até tinha porto marítimo. Até 1836 era sede de um concelho português, sabias?

Ao visitar Atouguia da Baleia tens algum património histórico e religioso para descobrir, que passo a identificar:

  • A Igreja de São José, onde se localiza o Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia. Sítio para conhecer mais sobre a vila, a sua história e tradições.
  • A Igreja da Misericórdia de Atouguia da Baleia.
  • A Igreja Matriz de São Leonardo, com provável construção no século XIII. Observa com atenção as representações de seres mitológicos no pórtico românico, e se tiveres a sorte de aceder ao interior, vai admirar o túmulo de D. Álvaro Gonçalves de Ataíde, 1º Conde de Atouguia, e o grande fragmento de osso de baleia.
  • Junto da Igreja Matriz, a Antiga Casa da Câmara e o Pelourinho de Atouguia da Baleia. Também encontrei informação sobre as ruínas de um antigo castelo nesta povoação, mas por falta de tempo decidi não ir explorar.
  • A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, junto do Jardim Doutor Manuel Sousa Pedrosa. Destacam-se as pedras perfuradas que, de acordo com a tradição, serviriam para delimitar uma arena de touros ou a passagem dos animais no século XVIII. O nome que é dado a esta estrutura é Touril.
  • E por fim, a Fonte Gótica de Atouguia da Baleia, mandada construir no século XIV a pedido da rainha Santa Isabel, que chegou a residir nesta vila.

Opcionalmente, deixo-te também a dica para passares pela Barragem da Albufeira de São Domingos, e depois pela vila de Serra d’El Rei, onde poderás visitar o Museu de D. Pedro I e a Igreja de São Sebastião. Diz a história que D. Pedro e Inês de Castro terão vivido na Serra d’El Rei entre 1346 e 1352, tendo concebido aqui 3 filhos. Se desconheces a sua trágica história de amor, que terminou com o assassinato de Inês, lê o meu artigo com dicas sobre o que visitar em Coimbra, e visita obrigatoriamente o Mosteiro de Alcobaça, não muito longe de Peniche!

1. Igreja de São José e Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia

Igreja de São José de Atouguia da Baleia
Igreja de São José de Atouguia da Baleia

2. Antiga Casa da Câmara

Antiga Casa da Câmara de Atouguia da Baleia
Antiga Casa da Câmara de Atouguia da Baleia

3. Igreja Matriz de São Leonardo e Pelourinho

Igreja Matriz de São Leonardo
Igreja Matriz de São Leonardo
Igreja Matriz de São Leonardo e Pelourinho
Igreja Matriz de São Leonardo e Pelourinho
Igreja Matriz de São Leonardo
Igreja Matriz de São Leonardo
Igreja Matriz de São Leonardo
Igreja Matriz de São Leonardo
Igreja Matriz de São Leonardo
Igreja Matriz de São Leonardo

4. Igreja de Nosso Senhora da Conceição e Touril

Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Touril de Atouguia da Baleia
Touril de Atouguia da Baleia
Touril de Atouguia da Baleia
Touril de Atouguia da Baleia
Jardim da Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Jardim da Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Jardim da Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Jardim da Igreja de Nossa Senhora da Conceição

5. Fonte Gótica de Atouguia da Baleia

Fonte Gótica de Atouguia da Baleia
Fonte Gótica de Atouguia da Baleia

6. Barragem de São Domingos

Barragem da Albufeira de São Domingos
Barragem da Albufeira de São Domingos

O que visitar nos arredores de Peniche?

Nos arredores de Peniche, que tal descobrir mais da região Oeste, junto da costa Portuguesa?

  • A norte poderás fazer um trilho junto da Lagoa de Óbidos e Foz do Arelho, por exemplo. Que tal ir visitar a vila medieval de Óbidos, que é património da UNESCO?
  • Já visitaste os Jardins do Buddha Eden, no Bombarral?
  • Que tal fazer umas férias a visitar São Martinho do Porto (de águas calmas) ou a Nazaré (com as maiores ondas do mundo)?
OUTROS ARTIGOS DO DISTRITO DE LEIRIA:
- O que visitar em Alcobaça
- O que visitar em Alvaiázere
- O que visitar em Ansião
- O que visitar na Batalha
- O que visitar no Bombarral
- O que visitar nas Caldas da Rainha
- O que visitar em Leiria
- O que visitar na Marinha Grande
- Visitar São Martinho do Porto
- Visitar São Pedro de Moel
- Visitar a Foz do Arelho
- Visitar a Vieira de Leiria
- O que visitar na Nazaré
- O que visitar em Óbidos
- O que visitar em Pombal
- O que visitar em Porto de Mós
- Visitar a Ilha das Berlengas

São só algumas dicas, existem muitas outras! Boa viagem a visitar Peniche! 😉

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *