Óbidos | O que visitar, ver e fazer? Roteiro 1, 2 ou 3 dias

Visitar Óbidos
Visitar Óbidos

Share this content!

Visitar Óbidos é descobrir uma vila medieval encantadora, situada a menos de uma hora de Lisboa, e que oferece aos visitantes uma experiência autêntica de Portugal. As suas ruelas de calçada são pitorescas, e do topo das muralhas alcançam-se bonitos miradouros.

Se és um amante de história, Óbidos é o lugar perfeito para te conectares com o passado. Foi fundada pelos celtas no século I a.C., tendo estado posteriormente sob a posse dos romanos, sendo mais tarde fortificada pelos mouros e reconquistada pelos cristãos. Com as suas muralhas medievais e castelo ainda muito bem preservados, Óbidos é um testemunho vivo da história riquíssima de Portugal.

Óbidos é ainda conhecida pelos seus festivais, como é o caso do Mercado Medieval ou do Festival Internacional de Chocolate, que atraem visitantes de todo o mundo. Além disso, Óbidos é o lar de diversas galerias de arte e oficinas de artesãos, onde poderás encontrar peças únicas para levar para casa como recordação.

Neste artigo apresento-te tudo o que visitar em Óbidos. Mas antes de continuares a ler, já me segues nas redes sociais? 😉

Visitar Óbidos
Visitar Óbidos
Visitar Óbidos
Visitar Óbidos

Lista de Conteúdo

Onde fica Óbidos?

Óbidos é uma vila histórica que está localizada no Centro de Portugal, a cerca de 80 km a norte de Lisboa. Faz parte do distrito de Leiria e tem como vizinhos os municípios das Caldas da Rainha, Bombarral, Lourinhã e Peniche.

OUTROS ARTIGOS DO DISTRITO DE LEIRIA:
- O que visitar em Alcobaça
- O que visitar em Alvaiázere
- O que visitar em Ansião
- O que visitar na Batalha
- O que visitar no Bombarral
- O que visitar nas Caldas da Rainha
- O que visitar em Leiria
- O que visitar na Marinha Grande
- Visitar São Martinho do Porto
- Visitar São Pedro de Moel
- Visitar a Foz do Arelho
- Visitar a Vieira de Leiria
- O que visitar na Nazaré
- O que visitar em Pombal
- O que visitar em Porto de Mós

- O que visitar em Peniche
- Visitar a Ilha das Berlengas
Visitar Óbidos
Visitar Óbidos

Detalhes Históricos de Óbidos

Óbidos é uma vila histórica que tem origens que remontam ao tempo dos celtas, como já referi no início deste artigo. Depois passou pela posse dos romanos, quando era conhecida como Oppidum.

Durante a Idade Média, a vila foi conquistada pelos mouros e posteriormente reconquistada pelos cristãos no século XII, pelo rei D. Afonso Henriques. Ao longo dos séculos, Óbidos manteve a sua importância militar e estratégica, sendo frequentemente palco de batalhas e disputas territoriais.

No século XV, a vila foi presenteada à rainha Isabel de Aragão, esposa de D. Dinis.

Óbidos foi habitada por muitos outros reis, rainhas, nobres e clérigos, sendo um importante centro cultural e até político de Portugal. Por isso adquiriu riqueza patrimonial e histórica suficiente para hoje ser um dos destinos turísticos mais populares do país, classificado como património da UNESCO e Maravilha de Portugal.

Visitar Óbidos
Visitar Óbidos
Visitar Óbidos
Visitar Óbidos

Como chegar a Óbidos?

Há várias formas de chegar a Óbidos, dependendo de onde se está em Portugal e das preferências de cada viajante. Por exemplo, é possível chegar a Óbidos de transporte público, utilizando os autocarros da Rede Expressos a partir de Lisboa, Porto, Leiria ou até Coimbra.

Mais fácil ainda, no entanto, é chegar a Óbidos de carro seguindo pela autoestrada A8. Deixo-te a hipótese de aluguer com a Discover Cars, caso não tenhas viatura própria.

Nota: Podes ainda chegar a Óbidos através de excursões organizadas a partir de Lisboa, tais como as que se seguem.

1 - Visita a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré (a partir de Lisboa)
2 - Tour Segredos de Óbidos
3 - Visita guiada a Tomar e Óbidos (a partir de Lisboa)
Visitar Óbidos
Visitar Óbidos

Quando visitar Óbidos?

Óbidos é uma vila que pode ser visitada durante todo o ano. Por exemplo, a época do Natal pode ser uma ótima opção. Durante o mês de dezembro, Óbidos transforma-se na Vila Natal, com uma programação repleta de atividades para toda a família, como mercados de Natal, espetáculos de luzes, um circo, e muito mais.

Existem ainda outros eventos muito interessantes ao longo do ano, que podes sempre pesquisar na agenda cultural do município. Para além da Vila Natal, deixo-te em baixo os outros dois que considero mesmo imperdíveis!

  • Festival Internacional de Chocolate – Este festival é realizado anualmente em Óbidos durante o mês de março. Durante o evento, os visitantes podem provar uma variedade de chocolates artesanais de diferentes partes do mundo, admirar esculturas feitas a partir do chocolate, e assistir a shows de música ao vivo.
  • Mercado Medieval – O Mercado Medieval é um evento que ocorre todos os anos no verão. A vila parece ainda mais medieval, com artistas de rua, artesãos, malabaristas e músicos que recriam o ambiente de antigamente. Também se dão a conhecer os produtos mais típicos da região.

Não esqueças que Óbidos tem uma excelente costa voltada para o atlântico. Existem boas praias para aproveitar no verão, e ainda uma incrível lagoa.

Vila Natal em Óbidos
Vila Natal em Óbidos
Vila Natal em Óbidos
Vila Natal em Óbidos
Vila Natal em Óbidos
Vila Natal em Óbidos
Vila Natal em Óbidos
Vila Natal em Óbidos
Circo da Vila Natal em Óbidos
Circo da Vila Natal em Óbidos
Circo da Vila Natal em Óbidos
Circo da Vila Natal em Óbidos

Gastronomia e Restaurantes ao visitar Óbidos

A gastronomia de Óbidos é rica em sabores tradicionais da região oeste de Portugal. Entre os pratos típicos da região, destacam-se a caldeirada de peixe da Lagoa de Óbidos e o ensopado de Enguias. A Pêra Rocha é famosa nesta região, pelo que deves apostar numa sobremesa que a tenha como ingrediente.

Quanto a bebida, tens como principal destaque a Ginjinha de Óbidos, no entanto também existem excelentes vinhos, sendo Óbidos região demarcada! Não esqueças o Chocolate Quente, tão procurado na vila nos dias mais frios!

Considera os seguintes restaurantes como excelentes opções para tua viagem:

  • A Nova Casa de Ramiro.
  • Adega do Ramada.
  • Tasca Torta.
  • JamonJamon.
  • Bica da Lagoa, junto da Lagoa de Óbidos.
  • Merkado, junto da Lagoa de Óbidos
Loja de Ginja de Óbidos
Loja de Ginja de Óbidos

Onde dormir ao visitar Óbidos?

No que toca a alojamento, existem diversas opções em Óbidos, para atender a todos os gostos e orçamentos. Aqui estão algumas sugestões:

  • Casa das Senhoras Rainhas – Este alojamento está localizado no centro histórico de Óbidos, a poucos passos do Castelo. Possui quartos elegantes e bem equipados, um terraço com vista para a vila e para as muralhas, e um restaurante que serve pratos tradicionais portugueses. Os hóspedes recebem sempre uma Ginjinha de Óbidos de boas-vindas à chegada, servida no bar ou no quarto.
  • Pousada Castelo de Óbidos – Este hotel está localizado dentro do Castelo de Óbidos. Combina acomodações medievais do século XIV com comodidades modernas, no coração da vila de Óbidos. Tem ainda um restaurante com um menu variado de pratos portugueses.
  • Hotel Real D’Óbidos – Este hotel está localizado numa antiga residência nobre do século XIV, a curta distância a pé do Castelo de Óbidos. Possui uma excelente piscina exterior para aproveitar em dias de maior calor enquanto se admira a vista para a vila medieval.
  • Hostel Argonauta – É uma excelente opção de alojamento económico e confortável na região, oferecendo tanto quartos privados como dormitórios partilhados, e dispondo de uma cozinha partilhada e área de estar comum, onde se pode socializar e conhecer outros viajantes.
  • Josefa D’Óbidos Hotel – É um encantador hotel boutique, com uma decoração elegante e sofisticada que combina elementos antigos e modernos. É um destino de eleição para os viajantes que procuram um alojamento de qualidade e requinte.
  • Casa de Campo São Rafael (século XIX) – É um turismo rural localizado nos arredores de Óbidos, com quartos elegantes e confortáveis, piscina exterior, um belo jardim e um ambiente tranquilo. Com um serviço acolhedor e atencioso, é uma excelente opção para quem procura uma experiência rural e relaxante durante a sua visita a Óbidos.
  • Se estiveres a planear visitar a Praia do Bom Sucesso em Óbidos, podes optar por ficar no Royal Obidos Spa & Golf Resort, absolutamente incrível.

Óbidos | O que visitar, ver e fazer?

Finalmente, vamos ao tópico mais importante deste artigo: o que visitar em Óbidos, o que ver e fazer não só na vila medieval como também no restante município, inclusive junto da Lagoa de Óbidos e Praia do Bom Sucesso. Decidi dividir este artigo na seguinte estrutura:

  • Visitar a Vila Medieval de Óbidos
  • Visitar a Lagoa de Óbidos e a restante costa do município
  • Outros lugares a visitar no município de Óbidos

Mapa com tudo o que visitar em Óbidos

Visitar a Vila Medieval de Óbidos

Começando pela Vila medieval de Óbidos, em baixo terás muitos mais detalhes sobre cada um dos principais pontos turísticos do seu centro histórico. Óbidos é conhecida pelas suas impressionantes muralhas, assim como pelos seus monumentos, como é o caso do Castelo. Conta ainda com várias igrejas e capelas, por exemplo a Igreja de São Pedro e de Santa Maria, ou mesmo a Capela de São Martinho. Outra atração turística popular em Óbidos é o Aqueduto da Usseira. 😉

1. Castelo de Óbidos, Muralhas e Paço dos Alcaides

O castelo de Óbidos é um dos pontos turísticos mais populares da vila. Tem origem romana, na altura em que existiria somente um castro. Foi fortificado durante o domínio árabe, e posteriormente conquistado pelos cristãos, que o ampliaram. O Paço dos Alcaides remonta ao reinado de D. Manuel I, daí as janelas terem detalhes manuelinos. É neste paço que hoje se localiza a Pousada do Castelo de Óbidos.

De salientar que para além das muralhas que protegem o castelo, existem ainda muralhas a proteger toda a vila medieval, sendo possível fazer uma longa caminhada por cima delas, em redor de todo o centro histórico. Destacam-se as Torres do Facho e do Relógio, e ainda o Portão da Vila.

Castelo de Óbidos
Castelo de Óbidos
Paço dos Alcaides do Castelo de Óbidos
Paço dos Alcaides do Castelo de Óbidos
Castelo de Óbidos à noite
Castelo de Óbidos à noite
Vila Medieval de Óbidos a partir das muralhas
Vila Medieval de Óbidos a partir das muralhas
Muralhas da Vila Medieval de Óbidos
Muralhas da Vila Medieval de Óbidos
Vila Medieval de Óbidos a partir das muralhas
Vila Medieval de Óbidos a partir das muralhas
Muralhas da Vila Medieval de Óbidos
Muralhas da Vila Medieval de Óbidos
Vila Medieval de Óbidos a partir das muralhas
Vila Medieval de Óbidos a partir das muralhas
Muralhas da Vila Medieval de Óbidos
Muralhas da Vila Medieval de Óbidos
Vila Medieval de Óbidos a partir das muralhas
Vila Medieval de Óbidos a partir das muralhas
Vila Medieval de Óbidos a partir das muralhas
Vila Medieval de Óbidos a partir das muralhas
Vila Medieval de Óbidos a partir das muralhas
Vila Medieval de Óbidos a partir das muralhas
Vila Medieval de Óbidos a partir das muralhas
Vila Medieval de Óbidos a partir das muralhas
Vila Medieval de Óbidos a partir das muralhas
Vila Medieval de Óbidos a partir das muralhas
Vila Medieval de Óbidos a partir das muralhas
Vila Medieval de Óbidos a partir das muralhas
Muralhas de Óbidos
Muralhas de Óbidos
Muralhas de Óbidos
Muralhas de Óbidos

2. Porta da Vila, Largo do Padrão e Rua Direita

A Porta da Vila é a entrada principal da Vila. Encaixa-se na muralha, tendo sido construída no reinado de D. Fernando (século XIV). É composta por um oratório a Nossa Senhora da Piedade (padroeira da vila), com bonitos azulejos do século XVIII de representações associadas à Paixão de Cristo.

Ao atravessar a Porta da Vila, irás desembocar no Largo do Padrão Camoniano, onde se poderá ler um excerto d’os Lusíadas. Depois começa a Rua Direita (a principal da vila), que atravessa todo o centro histórico até ao Paço dos Alcaides / Castelo.

Largo do Padrão e Rua Direita (a partir das muralhas)
Largo do Padrão e Rua Direita (a partir das muralhas)
Rua Direita a partir das muralhas de Óbidos
Rua Direita a partir das muralhas de Óbidos
Porta da Vila de Óbidos
Capela da Porta da Vila de Óbidos
Largo do Padrão
Largo do Padrão
Rua Direita ao visitar Óbidos
Rua Direita ao visitar Óbidos
Rua Direita ao visitar Óbidos
Rua Direita ao visitar Óbidos
Rua Direita ao visitar Óbidos
Rua Direita ao visitar Óbidos
Rua Direita ao visitar Óbidos
Rua Direita ao visitar Óbidos
Rua Direita ao visitar Óbidos
Rua Direita ao visitar Óbidos
Rua Direita ao visitar Óbidos
Rua Direita ao visitar Óbidos
Rua Direita ao visitar Óbidos
Rua Direita ao visitar Óbidos
Rua Direita ao visitar Óbidos
Rua Direita ao visitar Óbidos
Rua Direita ao visitar Óbidos
Rua Direita ao visitar Óbidos

3. Porta do Vale ou da Senhora da Graça

Uma segunda porta de acesso à vila medieval é a Porta da Senhora da Graça. Como o nome indica, no interior existe um pequeno oratório / capela dedicada a Nossa Senhora da Graça. Esta porta foi em tempos a entrada principal da vila, antes da criação da Rua Direita.

Porta do Vale ao visitar Óbidos
Porta do Vale ao visitar Óbidos

4. Lojas de Artesanato e Galerias de Arte em Óbidos

Ao longo da Rua Direita encontrarás algumas das principais atrações da vila medieval. Não esquecer, por exemplo, as diversas lojas de artesanato e até galerias de arte. Por exemplo:

  • O Museu e loja da Filigrana, com peças de joalharia incríveis feitas em Portugal. Se ainda não ouviste falar do Coração de Viana, consulta o meu artigo sobre o que visitar em Viana do Castelo. Lá encontrarás muitos mais detalhes sobre a filigrana. 😉
  • A Galeria Nova Ogiva, de arte contemporânea.
  • A Oficina do Barro.
  • Entre outras.
Lojas de Artesanto e Souvenirs ao visitar Óbidos
Lojas de Artesanto e Souvenirs ao visitar Óbidos
Lojas de Artesanto e Souvenirs ao visitar Óbidos
Lojas de Artesanto e Souvenirs ao visitar Óbidos
Lojas de Artesanto e Souvenirs ao visitar Óbidos
Lojas de Artesanto e Souvenirs ao visitar Óbidos
Lojas de Artesanto e Souvenirs ao visitar Óbidos
Lojas de Artesanto e Souvenirs ao visitar Óbidos
Lojas de Artesanto e Souvenirs ao visitar Óbidos
Lojas de Artesanto e Souvenirs ao visitar Óbidos
Museu da Filigrana ao visitar Óbidos
Museu da Filigrana ao visitar Óbidos

5. Livrarias e Bibliotecas de Óbidos

Também se destacam as diversas livrarias ao longo da Rua Direita, ou não fosse Óbidos considerada como uma vila literária. Nomeadamente:

  • A Livraria do Mercado, localizada num antigo quartel dos bombeiros.
  • A Livraria de Santiago, localizada na Igreja de São Tiago. Esta igreja data do século XII, e fica mesmo ao lado da entrada para o castelo.
  • E a Casa José Saramago, convertida em biblioteca municipal. Tem uma varanda bonita com vista privilegiada para a Praça de Santa Maria.
Livraria do Mercado
Livraria do Mercado ao visitar Óbidos
Livraria do Mercado ao visitar Óbidos
Livraria do Mercado ao visitar Óbidos
Livraria do Mercado ao visitar Óbidos
Livraria de Santiago
Igreja de São Tiago / Livraria de Santiago
Igreja de São Tiago / Livraria de Santiago
Igreja de São Tiago / Livraria de Santiago
Igreja de São Tiago / Livraria de Santiago
Livraria de Santiago ao visitar Óbidos
Livraria de Santiago ao visitar Óbidos
Livraria de Santiago ao visitar Óbidos
Livraria de Santiago ao visitar Óbidos
Biblioteca / Casa José Saramago
Casa José Saramago ao visitar Óbidos
Casa José Saramago ao visitar Óbidos
Casa José Saramago em Óbidos
Casa José Saramago ao visitar Óbidos

6. Museu Municipal de Óbidos

Não saindo da rua Direita, que tal visitar o Museu Municipal de Óbidos, principalmente de arte sacra (escultura e pintura)? Destaca-se o quadro de Josefa d’Óbidos do século XVII.

Museu Municipal de Óbidos
Museu Municipal de Óbidos
Museu Municipal de Óbidos
Museu Municipal de Óbidos
Museu Municipal de Óbidos
Museu Municipal de Óbidos
Museu Municipal de Óbidos
Museu Municipal de Óbidos

7. Igrejas de Óbidos

No que diz respeito a Igrejas de Óbidos, no interior das muralhas, considera as seguintes para visitar, para além da já mencionada Igreja de São Tiago, convertida a livraria:

  • A Igreja de São Pedro, do século XIII-XIV e reformada no século XVI. Ruiu no terramoto de 1755, pelo que teve de ser posteriormente reconstruída. No interior está sepultada a famosa pintora Josefa d’Óbidos.
  • A Capela de São Martinho, localizada em frente da Igreja de São Pedro. É uma capela funerária com túmulos de nobres e cavaleiros, datada do século XIV.
  • A Igreja de Santa Maria, Matriz de Óbidos. É bem antiga, remontando ao período visigótico; foi mesquita durante a ocupação árabe.
    • A título de curiosidade, foi nesta igreja que casou o Rei D. Afonso V de Portugal.
    • A rainha D. Leonor mandou construir o templo atual no século XVI.
    • Destaca-se a imagem de Nossa Senhora da Assunção, sobre o portal de entrada.
    • No interior, não esquecer de admirar o túmulo renascentista de D. João de Noronha, alcaide-mor de Óbidos no século XVI. Também se destacam as pinturas de Baltazar Gomes Figueira e de Josefa d’Óbidos.
  • E a Igreja da Misericórdia, anteriormente conhecida como Capela do Espirito Santo. Foi ali que a rainha D. Leonor fundou a Santa Casa da Misericórdia de Óbidos em 1498. Sobre o pórtico de entrada destaca-se a imagem da virgem com o menino datada do século XVII.
Igreja de São Pedro
Igreja de São Pedro em Óbidos
Igreja de São Pedro em Óbidos
Igreja de São Pedro em Óbidos
Igreja de São Pedro em Óbidos
Igreja de São Pedro em Óbidos
Igreja de São Pedro em Óbidos
Igreja de São Pedro em Óbidos
Igreja de São Pedro em Óbidos
Capela de São Martinho
Capela de São Martinho
Capela de São Martinho
Capela de São Martinho
Capela de São Martinho
Igreja de Santa Maria
Igreja de Santa Maria
Igreja de Santa Maria
Igreja de Santa Maria
Igreja de Santa Maria
Igreja de Santa Maria
Igreja de Santa Maria
Igreja de Santa Maria
Igreja de Santa Maria
Igreja de Santa Maria
Igreja de Santa Maria
Igreja de Santa Maria
Igreja de Santa Maria
Igreja de Santa Maria
Igreja de Santa Maria
Igreja de Santa Maria
Igreja de Santa Maria
Igreja da Misericórdia
Igreja da Misericórdia em Óbidos
Igreja da Misericórdia em Óbidos

8. Pelourinho de Óbidos e Solar dos Aboins

O Pelourinho de Óbidos surgiu no reinado de D. Manuel, no século XVI. D. Leonor tem também aqui influência, destacando-se na sua decoração uma rede de pesca, adicionada a pedido da rainha para homenagear os pescadores que recolheram o corpo do seu filho D. Afonso, após uma queda fatal a cavalo nas margens do rio Tejo.

O Solar dos Aboins, por sua vez, foi construído por ordem do rei D. João V no século XVIII; Assim a família Aboim teria residência digna para o acolher numa visita a Óbidos. No século XX foi convertido a posto dos correios.

9. Museu Abílio de Mattos e Silva e Arco da Cadeia

Como um museu opcional para visitar no centro histórico de Óbidos, deixo-te referência ao Museu Abílio de Mattos e Silva. Surgiu por vontade da sua viúva para exposição da sua obra enquanto pintor, cenógrafo e figurinista no século XX. Esta família não era natural de Óbidos, mas era esta a sua terra de eleição. A Casa do Arco da Cadeia foi em tempos sede dos Paços do Concelho de Óbidos; remonta aos séculos XIV/XV.

Arco da Cadeia de Óbidos
Arco da Cadeia de Óbidos
Arco da Cadeia de Óbidos
Arco da Cadeia de Óbidos
Museu Abilio Mattos e Silva
Museu Abilio Mattos e Silva
Museu Abilio Mattos e Silva
Museu Abilio Mattos e Silva
Museu Abilio Mattos e Silva
Museu Abilio Mattos e Silva
Museu Abilio Mattos e Silva
Museu Abilio Mattos e Silva
Museu Abilio Mattos e Silva
Museu Abilio Mattos e Silva
Museu Abilio Mattos e Silva
Museu Abilio Mattos e Silva
Museu Abilio Mattos e Silva
Museu Abilio Mattos e Silva
Museu Abilio Mattos e Silva
Museu Abilio Mattos e Silva

10. Baloiço de Óbidos

Também existe um baloiço turístico dentro das Muralhas de Óbidos: marquei a sua localização no mapa deste artigo. Está em posição estratégica, tendo-se dali excelente vista para uma boa parte da vila medieval.

Baloiço de Óbidos
Baloiço de Óbidos
Miradouro do Baloiço de Óbidos
Miradouro do Baloiço de Óbidos
Miradouro do Baloiço de Óbidos
Miradouro do Baloiço de Óbidos
Miradouro do Baloiço de Óbidos
Miradouro do Baloiço de Óbidos
Miradouro do Baloiço de Óbidos
Miradouro do Baloiço de Óbidos

11. Mais fotos das ruelas pitorescas de Óbidos

Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos
Ruelas pitorescas de Óbidos

12. Pontos turísticos de Óbidos fora das muralhas

Fora das muralhas também existem diversos pontos turísticos a considerar. Nomeadamente:

  • O Museu Paroquial de Óbidos, instalado na Igreja de São João Baptista (antiga Capela de São Vicente da Gafaria). É de arte sacra e fica mesmo junto da porta da vila. A igreja data de 1309, construída a pedido da Rainha Santa Isabel.
  • O Moinho do Facho, visível a partir das muralhas de Óbidos.
  • O Cruzeiro da Memória, do século XVI. Terá substituído outro da época de D. Afonso Henriques, construído ali para comemorar a tomada da vila aos mouros.
  • O Parque Cinegético de Óbidos, lugar para fazer uma caminhada agradável do lado de fora das muralhas. Existe percurso pedonal para fazer, de cerca de 1km de extensão.
  • A Ermida de Nossa Senhora do Carmo, que se acredita ter sido no passado um templo romano dedicado a Júpiter.
  • A Igreja de Nossa Senhora de Monserrate, doada à Ordem Terceira de S. Francisco no século XVIII.
  • A Praça da Criatividade de Óbidos.
  • E o Aqueduto de Usseira, com cerca de 3km, mandado construir no século XVI por D. Catarina de Áustria. Ligava a Mãe de Água de Usseira ao chafariz da Praça de Santa Maria, no centro da vila medieval.
Museu Paroquial de Óbidos
Museu Paroquial de Óbidos
Museu Paroquial de Óbidos
Moinho do Facho
Moinho do Facho ao visitar Óbidos
Moinho do Facho ao visitar Óbidos
Moinho do Facho ao visitar Óbidos
Moinho do Facho ao visitar Óbidos
Moinho do Facho ao visitar Óbidos
Moinho do Facho ao visitar Óbidos
Cruzeiro da Memória
Padrão da Memória ao visitar Óbidos
Padrão da Memória ao visitar Óbidos
Parque Cinegético de Óbidos
Parque Cinegético de Óbidos
Parque Cinegético de Óbidos
Parque Cinegético de Óbidos
Parque Cinegético de Óbidos
Parque Cinegético de Óbidos
Parque Cinegético de Óbidos
Ermida de Nossa Senhora do Carmo
Ermida de Nossa Senhora do Carmo
Ermida de Nossa Senhora do Carmo
Igreja de Nossa Senhora de Monserrate
Igreja de Nossa Senhora de Monserrate
Igreja de Nossa Senhora de Monserrate
Igreja de Nossa Senhora de Monserrate
Igreja de Nossa Senhora de Monserrate
Aqueduto da Usseira
Aqueduto da Usseira ao visitar Óbidos
Aqueduto da Usseira ao visitar Óbidos

Visitar a Lagoa de Óbidos e a restante costa do município

Na costa do município de Óbidos encontrarás diversas praias para aproveitar no verão, e uma lagoa ideal para diversos desportos aquáticos. Tenho um artigo dedicado a todos estes sítios, que podes e deves consultar para saber mais sobre eles. 😉 Clica no botão em baixo. 😉 Aqui não vou detalhar muito mais sobre a região costeira de Óbidos.

1. Praia do Bom Sucesso

Praia do Bom Sucesso / Foz do Arelho
Praia do Bom Sucesso / Foz do Arelho
Praia do Bom Sucesso / Foz do Arelho
Praia do Bom Sucesso / Foz do Arelho

2. Trilho da Ecovia da Lagoa de Óbidos

Painel Informativo da Ecovia da Lagoa de Óbidos
Painel Informativo da Ecovia da Lagoa de Óbidos
Ecovia da Lagoa de Óbidos
Ecovia da Lagoa de Óbidos
Ecovia da Lagoa de Óbidos
Ecovia da Lagoa de Óbidos
Ecovia da Lagoa de Óbidos
Ecovia da Lagoa de Óbidos

3. Praia do Rei Cortiço

Praia do Rei Cortiço
Praia do Rei Cortiço
Praia do Rei Cortiço
Praia do Rei Cortiço
Praia do Rei Cortiço
Praia do Rei Cortiço

4. Praia da Estrela

Praia da Estrela
Praia da Estrela
Praia da Estrela
Praia da Estrela

5. Praia da Fincha Grande / Barroco da Adega

Praias da Fincha Grande / Barroco da Adega
Praias da Fincha Grande / Barroco da Adega
Praias da Fincha Grande / Barroco da Adega
Praias da Fincha Grande / Barroco da Adega
Praias da Fincha Grande / Barroco da Adega
Praias da Fincha Grande / Barroco da Adega

6. Praia de Covões

Praia de Covões
Praia de Covões
Praia de Covões
Praia de Covões

7. Praia d’El Rei

Praia d'El Rei
Praia d’El Rei
Praia d'El Rei
Praia d’El Rei

Outros lugares a visitar no município de Óbidos

Finalmente, outros lugares na envolvência da vila de Óbidos, que podes gostar de conhecer num roteiro mais longo pelo município. São todos opcionais. 😉

1. Visitar Olho Marinho

Olho Marinho é uma povoação pitoresca do município de Óbidos. O principal motivo de visita será a nascente de água, mas poderás também admirar o Coreto e a Igreja Paroquial.

Olho Marinho
Olho Marinho
Olho Marinho
Olho Marinho
Olho Marinho
Olho Marinho
Olho Marinho
Olho Marinho

2. Visitar a Amoreira e os seus moinhos

Outra povoação interessante será a Amoreira. Passei rapidamente de carro pela Praça Dr. Azevedo Perdigão, e depois fui visitar os moinhos. Marquei ambas as localizações no mapa.

Centro da Amoreira | Óbidos
Centro da Amoreira | Óbidos
Visitar Amoreira
Moinhos da Amoreira
Moinhos da Amoreira
Moinhos da Amoreira
Moinhos da Amoreira
Moinhos da Amoreira

3. Visitar Sobral da Lagoa

Podes também passar pelo Sobral da Lagoa, visitando a Igreja de São Sebastião e a Capela de Nossa Senhora da Conceição. Nas imediações encontrarás diversos campos de ginja. Destaca-se o Miradouro do Talefe para avistar ao longe a Lagoa de Óbidos e também o Castelo de Óbidos. Dois em um.

Miradouro do Talefe em Sobral da Lagoa
Miradouro do Talefe em Sobral da Lagoa
Miradouro do Talefe em Sobral da Lagoa
Miradouro do Talefe em Sobral da Lagoa

4. Visitar o Miradouro da Ermida de Santo Antão

Outro miradouro interessante, desta vez para o Castelo de Óbidos, é o miradouro da Ermida de Santo Antão. Fica no topo de um pequeno monte a pouca distância da vila.

Ermida de Santo Antão
Ermida de Santo Antão
Miradouro da Ermida de Santo Antão
Miradouro da Ermida de Santo Antão
Miradouro da Ermida de Santo Antão
Miradouro da Ermida de Santo Antão
Miradouro da Ermida de Santo Antão
Miradouro da Ermida de Santo Antão

5. Visitar o Santuário do Senhor da Pedra

O Santuário do Senhora da Pedra é dos pontos turísticos mais importantes de visitar nos arredores da vila medieval de Óbidos. Data de meados do século XVIII e foi erigido por ordem de D. Tomás de Almeida, primeiro Cardeal Patriarca de Lisboa, e do rei D. João V. Destaca-se a imagem de pedra de Cristo Crucificado, no altar-mor.

Santuário do Senhor da Pedra
Santuário do Senhor da Pedra
Santuário do Senhor da Pedra
Santuário do Senhor da Pedra
Santuário do Senhor da Pedra
Santuário do Senhor da Pedra
Santuário do Senhor da Pedra
Santuário do Senhor da Pedra

6. Visitar as ruínas da Cidade Romana de Eburobrittium

O acesso às ruínas da Cidade Romana de Eburobrittium é feito a pé, a partir do santuário anterior ou da vila de Óbidos. As escavações foram efetuadas entre 1994 e 2006; acredita-se que terá sido habitada entre os séculos I a.C e V d.C.

Ruinas Romanas de Eburobrittium
Ruinas Romanas de Eburobrittium

7. Visitar a Barragem do Rio Arnóia

A Barragem do Rio Arnóia aparece logo a seguir à cidade romana, na mesma caminhada. Segue o percurso pedestre PR3 para chegar a ambos os sítios.

Barragem do Rio Arnóia
Barragem do Rio Arnóia

8. Visitar o Convento de São Miguel das Gaeiras

O Convento de São Miguel das Gaeiras data do século XVI, e era de frades Franciscanos Arrábidos. Tem um agradável jardim envolvente, mas não deixa de ser opcional.

Convento de São Miguel das Gaeiras
Convento de São Miguel das Gaeiras

9. Visitar o Miradouro de Óbidos

O Miradouro de Óbidos é o melhor para a vila medieval de Óbidos, já que permite observar toda a muralha, ao longe.

Miradouro de Óbidos
Miradouro de Óbidos

10. Visitar a Livraria “O Bichinho de Conto”

Para terminar, a Livraria “O Bichinho do Conto”. É um espaço agradável especializado em literatura infantil. Está localizada numa antiga escola primária, visitei-a mesmo por acaso. 😀

Livraria Bichinho do Conto
Livraria Bichinho do Conto
Livraria Bichinho do Conto
Livraria Bichinho do Conto
Livraria Bichinho do Conto
Livraria Bichinho do Conto
Livraria Bichinho do Conto
Livraria Bichinho do Conto
Livraria Bichinho do Conto
Livraria Bichinho do Conto
Livraria Bichinho do Conto
Livraria Bichinho do Conto

Sugestão de Roteiro para visitar Óbidos

Óbidos é um destino que pode ser visitado numa manhã ou numa tarde, apenas, se te focares na vila medieval. No entanto, ao ler este artigo terás percebido que existem sítios e atividades a fazer para mais tempo que isso. 😉 As dicas que se seguem ajudar-te-ão a preparar um roteiro para 1, 2 ou 3 dias a visitar Óbidos.

1. Roteiro para visitar Óbidos em 1 dia

Com um dia inteiro em Óbidos, descobre de manhã a vila medieval, e de tarde segue para a praia do Bom Sucesso, de modo a dar um mergulho no mar / lagoa ou fazer parte da Ecovia da Lagoa de Óbidos.

2. Roteiro para visitar Óbidos em 2 dias

Com dois dias, abre os horizontes para outras praias do município, com destaque para a Praia do Rei Cortiço e Praia d’el Rei. Fica mais tempo na vila medieval, explora-a em mais detalhe. Não deixes de a conhecer à noite.

3. Roteiro para visitar Óbidos em 3 dias

Com 3 dias terás tempo para visitar a vila medieval, fazer a Ecovia da Lagoa de Óbidos, aproveitar as praias, apostar em atividades aquáticas na lagoa, e ainda conhecer alguns lugares dos arredores. Visita rapidamente o centro das Caldas da Rainha, ou segue até à Foz do Arelho. Que tal optar por uma visita ao “Jardim dos Budas” no Bombarral?

O que visitar nos arredores de Óbidos?

1. Visitar as Caldas da Rainha

Nas Caldas da Rainha vais adorar visitar os museus de cerâmica associados a Bordallo Pinheiro, e ainda os museus de escultura. 😉 Não deixes de passar pelo Parque Dom Carlos I.

Parque Dom Carlos I nas Caldas da Rainha
Parque Dom Carlos I nas Caldas da Rainha

2. Visitar São Martinho do Porto

Vai conhecer a baía de São Martinho do Porto, e os miradouros que tem do topo das arribas em redor. 😉 Faz questão de passar por Alfeizerão, de modo a provar o delicioso pão de ló.

Baía de São Martinho do Porto
Baía de São Martinho do Porto

3. Visitar Peniche e a Ilha das Berlengas

Peniche é também uma hipótese, com excelentes formações rochosas para descobrir na península, e fabulosas praias, como é o caso da Praia do Baleal. Que tal apanhar o barco para visitar a ilha das Berlengas?

Forte de São João Baptista
Forte de São João Baptista

4. Visitar o Bombarral e o “Jardim dos Budas”

O Bombarral fica também muito perto de Óbidos, e tem para descobrir o gigantesco “Jardim dos Budas” da Bacalhôa. Para além disso, que tal visitar a Quinta do Sanguinhal ou a Quinta das Cerejeiras?

Miradouro para a Escadaria dos Budas Gigantes do Buddha Eden
Miradouro para a Escadaria dos Budas Gigantes do Buddha Eden

5. Visitar a Nazaré

A Nazaré dispensa apresentações. No inverno vais adorar ver surfar nas ondas gigantes da praia norte; no verão vais querer aproveitar a praia da Nazaré e descobrir as muitas tradições da região. 😉 O miradouro do Suberco é dos mais fascinantes da costa portuguesa.

Miradouro do Suberco, no Sítio da Nazaré
Miradouro do Suberco, no Sítio da Nazaré

6. Visitar Alcobaça e a Batalha

Também Alcobaça e Batalha não precisam de grandes apresentações, nomeadamente os seus mosteiros património da UNESCO. Para além do mosteiro de Alcobaça, foca-te na deliciosa doçaria da região, fazendo paragem na pastelaria Alcôa.

Mosteiro de Alcobaça
Mosteiro de Alcobaça

7. Mais do distrito de Leiria

OUTROS ARTIGOS DO DISTRITO DE LEIRIA:
- O que visitar em Alcobaça
- O que visitar em Alvaiázere
- O que visitar em Ansião
- O que visitar na Batalha
- O que visitar no Bombarral
- O que visitar nas Caldas da Rainha
- O que visitar em Leiria
- O que visitar na Marinha Grande
- Visitar São Martinho do Porto
- Visitar São Pedro de Moel
- Visitar a Foz do Arelho
- Visitar a Vieira de Leiria
- O que visitar na Nazaré
- O que visitar em Pombal
- O que visitar em Porto de Mós

- O que visitar em Peniche
- Visitar a Ilha das Berlengas

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *