Marinha Grande | O que visitar, ver e fazer? Melhores Praias

Visitar a Marinha Grande
Visitar a Marinha Grande

Share this content!

A Marinha Grande tem o título de capital do vidro em Portugal, e está inevitavelmente associada à sua indústria dos moldes, do vidro e dos plásticos.

Outrora tinha também o fabuloso pinhal de Leiria, que hoje não passa de um descampado imenso que se estende até ao mar. Existem ainda alguns miradouros em postos de vigia privilegiados, mas a paisagem já não é tão verde!

O que não perdeu o encanto foram as praias da Marinha Grande, desde São Pedro de Moel até à Vieira de Leiria. Destacam-se os areais extensos e um mar (de ondas) ideal para uns bons mergulhos e prática de diversos desportos aquáticos.

Queres saber tudo o que visitar na Marinha Grande? Então continua a ler este artigo, não esquecendo de me seguir nas redes sociais! 😉

Casa da Cultura e Estátua Sopro
Casa da Cultura e Estátua Sopro
Biblioteca Municipal da Marinha Grande
Biblioteca Municipal da Marinha Grande

Onde fica a Marinha Grande?

Visitar a Marinha Grande é descobrir um município do centro litoral de Portugal, em plena costa atlântica. Fica no distrito de Leiria, fazendo inclusive fronteira com o próprio município de Leiria. A sul encontrarás Alcobaça.

Em baixo deixo-te uma lista útil com outros concelhos de Leiria, e links para artigos que já existam neste blog sobre eles.

OUTROS ARTIGOS DO DISTRITO DE LEIRIA:
- O que visitar em Alcobaça
- O que visitar em Alvaiázere
- O que visitar em Ansião
- O que visitar na Batalha
- O que visitar no Bombarral
- O que visitar nas Caldas da Rainha
- O que visitar em Leiria
- Visitar São Martinho do Porto
- Visitar São Pedro de Moel
- Visitar a Foz do Arelho
- Visitar a Vieira de Leiria
- O que visitar na Nazaré
- O que visitar em Óbidos
- O que visitar em Pombal
- O que visitar em Porto de Mós

- O que visitar em Peniche
- Visitar a Ilha das Berlengas
Parque da Cerca da Marinha Grande
Parque da Cerca da Marinha Grande

Como chegar à Marinha Grande?

É fácil chegar à Marinha Grande a partir de Leiria, e se pretendes apenas conhecer o centro da cidade e visitar o Museu do Vidro, não precisas realmente de carro. Viatura própria será mais útil se quiseres ir explorar a costa do município, e as suas melhores praias. Se não tens viatura própria, aluga uma com a Discover Cars.

Quando visitar a Marinha Grande?

A Marinha Grande pode ser visitada em qualquer altura do ano, no entanto eu recomendo o verão para aproveitar as suas praias da melhor forma. Podes também optar por visitar a Marinha Grande durante as suas principais festividades, nomeadamente as Festas da Cidade, que se realizam no início de Junho.

Eu, na Praia da Vieira de Leiria
Eu, na Praia da Vieira de Leiria

O que comer e onde comer ao visitar a Marinha Grande?

Da Marinha Grande destaca-se o Arroz de Marisco da Praia da Vieira de Leiria, que é uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal, servido directamente do lume num tacho de barro. Não lhe fica nada atrás, porém, a Sopa do Mar de São Pedro de Moel ou a Sopa do Vidreiro, e ainda encontrarás bom carapau. Como podes perceber, o peixe é a opção mais acertada neste município, afinal está tão perto do mar.

No que toca a doçaria, vai provar a fabulosa geleia de camarinha, proveniente dos arbustos que encontras nas dunas à beira-mar. Lembro-me que em criança as comia às mãos-cheias, como se fossem amoras!

  • Restaurantes da Marinha Grande: Taverna Xico & Xica, Cervejaria Ratoeira, Restaurante Regional, Salsaparrilha.
  • Restaurantes da Vieira de Leiria: Barrote, Flor do Liz, Pérola do Mar.
  • Restaurantes de São Pedro de Moel: Estrela do Mar e Brisamar.

Onde dormir ao visitar Marinha Grande?

AlojamentoPontuaçãoLocalização
Hotel Cristal Marinha8.8Marinha Grande
Glass Boutique8.9Marinha Grande
Hotel Miramar8.4São Pedro de Moel
Joy Beach House9.8São Pedro de Moel
Shellter Apartments9.7Vieira de Leiria
Hotel Cristal Vieira Spa8.5Vieira de Leiria

Marinha Grande | O que visitar, ver e fazer?

No que diz respeito ao que visitar na Marinha Grande, deves dar o destaque devido aos seus museus no centro da cidade, que te vão dar a conhecer, em especial, a indústria da região. Depois irás até São Pedro de Moel, subindo a costa até à Praia da Vieira de Leiria. 😉

Mapa com tudo o que visitar na Marinha Grande

Visitar o Centro da Marinha Grande

Ao visitar o centro da Marinha Grande, estacionei o carro algures perto do Jardim Luís de Camões. Foi a partir dali que comecei um roteiro a pé pela cidade.

1. Jardim Luís de Camões e Estátua Orfeu

O Jardim de Luís de Camões é talvez o mais histórico da Marinha Grande, onde antigamente se realizavam as principais sessões de convívio dos habitantes da cidade. Tem uma excelente esplanada e café, um espaço infantil, vários bancos de jardim e ainda diversos equipamentos úteis para prática de exercício físico.

Também se destaca a Estátua Orfeu, de pedra, e datada de 1958. É uma obra do escultor marinhense Joaquim Correia, que tem uma réplica em bronze em frente ao seu museu, que aparece no ponto seguinte. Orfeu é uma figura mitológica grega.

Jardim Luís de Camões
Jardim Luís de Camões
Jardim Luís de Camões
Jardim Luís de Camões
Jardim Luís de Camões
Jardim Luís de Camões

2. Museu Joaquim Correia e Largo 5 de Outubro

No Museu Joaquim Correia, que acabei de mencionar, encontrarás o espólio deste escultor que nasceu em 1920 na Marinha Grande: bustos, estátuas em bronze e em gesso, e até pinturas e desenhos. Encontra-se em pleno Largo 5 de Outubro, num edifício apalaçado de meados do século XIX, conhecido como Palácio dos Barosas.

Museu Joaquim Correia
Museu Joaquim Correia

3. Igreja Matriz da Marinha Grande e Cruzeiro da Independência

Segue-se a Igreja Matriz da Marinha Grande, dedicada a Nossa Senhora do Rosário. É um espaço de aspeto moderno, mas a sua origem remonta ao século XIV. Junto dela encontrarás um Cruzeiro da Independência, feito em mármore e datado de 1940, a celebrar a fundação e independência da Nação.

Igreja Matriz da Marinha Grande
Igreja Matriz da Marinha Grande
Cruzeiro da Independência - Marinha Grande
Cruzeiro da Independência – Marinha Grande

4. Praça Guilherme Stephens e Paços do Concelho

A Praça Guilherme Stephens é para mim a mais bonita da cidade, e também a mais central, ficando bem próxima de lugares de destaque da Marinha Grande, como é o caso dos Paços do Concelho, do Museu do Vidro, da antiga Fábrica da Resinagem, e do Teatro Stephens (Casa da Cultura).

Ao visitar a Marinha Grande vais perceber que Guilherme Stephens é uma figura histórica importantíssima para o município, tendo até um busto em sua homenagem nesta praça. Viveu no século XVIII, e é considerado como o grande impulsionador da indústria do vidro na região, sendo-lhe atribuída a construção de diversas fábricas e oficinas, para as quais trouxe de Inglaterra os melhores especialistas. Foram estas fábricas que transformaram a Marinha Grande num dos principais centros de fabrico do vidro da época, em toda a Europa, e que atraíram para a região muitos outros industriais, que pretendiam usufruir também de todo aquele sucesso.

A Marinha Grande era uma pequena povoação no século XVIII, e hoje é uma das principais cidades do distrito de Leiria, tendo sido a sua indústria o grande catalisador desta transformação.

Praça Guilherme Stephens
Praça Guilherme Stephens
Praça Guilherme Stephens
Praça Guilherme Stephens

5. Antiga Fábrica da Resinagem da Marinha Grande

Um dos grandes edifícios da envolvência da Praça Guilherme Stephens é, como já referi, a antiga Fábrica da Resinagem, construída em 1859 para transformação dos produtos resinosos provenientes do Pinhal de Leiria. Acabou por encerrar em 1940, servindo depois enquanto Mercado Municipal até 2007.

Hoje faz parte do Museu do Vidro, que vou expor em detalhe mais à frente, albergando o núcleo de Arte Contemporânea, e ainda o núcleo da Indústria do Molde, permitindo conhecer muito mais sobre a história dessa indústria e sobre os processos e equipamentos envolvidos.

6. Estúdio PoeirasGlass

Também no edifício pertencente à Fábrica da Resinagem, recomendo que entres no pequeno estúdio PoeirasGlass, onde ainda se trabalha o vidro de forma artesanal! 😉 Também existe loja de venda de peças em vidro que ali são fabricadas.

Poeiras Glass
Poeiras Glass

7. Casa da Cultura Teatro Stephens e Escultura “Sopro”

Outro lugar importante é a Casa da Cultura Teatro Stephens, com capacidade para 258 lugares sentados. Na esquina do edifício encontrarás a criativa escultura com o nome “Sopro”, em homenagem aos artesãos do vidro, e que surgiu na sequência do centenário do escultor Joaquim Correia.

Casa da Cultura e Estátua Sopro
Casa da Cultura e Estátua Sopro
Casa da Cultura e Estátua Sopro
Casa da Cultura e Estátua Sopro

8. Arte Urbana da Marinha Grande

Para além da escultura “Sopro”, existem alguns murais de arte urbana nas imediações, por exemplo o da “Preserverança”, em homenagem aos Bombeiros da Marinha Grande.

Arte Urbana da Marinha Grande
Arte Urbana da Marinha Grande
Arte Urbana da Marinha Grande
Arte Urbana da Marinha Grande
Arte Urbana da Marinha Grande
Arte Urbana da Marinha Grande

9. Museu do Vidro da Marinha Grande e Biblioteca Municipal

Finalmente o Museu do Vidro, instalado no palácio que outrora foi residência de Guilherme Stephens, no século XVIII, e em pleno largo onde ficava a importante Fábrica Escola irmãos Stephens. Hoje encontrarás ali também os edifícios da Biblioteca Municipal e da Escola Profissional e Artística da Marinha Grande.

Ao visitar este museu terás acesso a uma coleção de peças de vidro que testemunham a evolução da indústria vidreira em Portugal, não só ao nível de técnicas de fabrico como também ao nível de expressão artística. Também encontrarás representações fidedignas de como seria uma oficina da indústria vidreira no passado, tendo acesso a diversos objetos que seriam utilizados para o fabrico do vidro.

Biblioteca Municipal da Marinha Grande
Biblioteca Municipal da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande
Museu do Vidro da Marinha Grande

10. Parques da Cerca e dos Mártires do Colonialismo

Para terminar o centro da Marinha Grande, surgem os grandes espaços verdes da cidade, que na realidade até são bastante semelhantes no que oferecem ao visitante.

  • O Parque da Cerca destaca-se por ficar no lugar onde outrora existia a cerca da grande Fábrica de Vidros de Guilherme Stephens, já mencionada. A propriedade teria 18 hectares e era antigamente cercada por um muro alto, ficando esta zona onde o parque se encontra, abrangida por ele. Destaca-se o facto de ter diversos espaços de lazer e de prática de desporto, muita água, e as típicas Letras “Marinha Grande”, que deves procurar para a fotografia da praxe.
  • O Parque dos Mártires do Colonialismo, por sua vez, é quase como uma prolongação do anterior, já que o curso de água da Ribeira das Bernardas, que torna o Parque da Cerca muito atraente, também aqui tem passagem, formando diversos lagos.
Parque da Cerca da Marinha Grande
Parque da Cerca da Marinha Grande
Parque da Cerca da Marinha Grande
Parque da Cerca da Marinha Grande
Parque da Cerca da Marinha Grande
Parque da Cerca da Marinha Grande
Parque da Cerca da Marinha Grande
Parque da Cerca da Marinha Grande
Parque da Cerca da Marinha Grande
Parque da Cerca da Marinha Grande

11. Museu Santos Barosa e Casa-Museu 18 de Janeiro de 1934

Os museus que apresento agora já não ficam no centro da cidade da Marinha Grande, mas sim nos arredores. Não visitei nenhum dos dois, infelizmente, pois encontravam-se ambos fechados durante a minha passagem rápida por esta cidade.

  • O Museu Santos Barosa é um museu industrial localizado no antigo edifício dos escritórios da fábrica de vidros Santos Barosa. Vem, naturalmente, dar a conhecer a história desta fábrica e os artigos de vidro que já produziu, bem como os processos e equipamentos associados ao seu fabrico.
  • A Casa-Museu 18 de Janeiro de 1934 é um espaço bem diferente do anterior, uma vez que surgiu para relembrar antigas lutas operárias na Marinha Grande, como foi o caso da ocorrida em 18 de Janeiro de 1934, que consistiu numa greve geral promovida pelos operários vidreiros, e que teria como objetivo derrubar o governo de Salazar. A revolta não teve sucesso, infelizmente, mas ficou na história como um dos momentos mais altos da resistência ao fascismo em Portugal.

Visitar a região costeira e Praias da Marinha Grande

Na costa da Marinha Grande, junto do oceano atlântico, destacam-se dois grandes centros, em extremidades opostas: São Pedro de Moel e a Vieira de Leiria. Passo a apresentá-los, começando por te relembrar as dicas de alojamento para as duas estâncias balneares.

Praia de São Pedro de Moel
Praia de São Pedro de Moel
Praia de São Pedro de Moel
Praia de São Pedro de Moel
Praia de São Pedro de Moel
Praia de São Pedro de Moel
Praia de São Pedro de Moel
Praia de São Pedro de Moel
Praia de São Pedro de Moel
Praia de São Pedro de Moel
Praia de São Pedro de Moel
Praia de São Pedro de Moel

1. São Pedro de Moel

São Pedro de Moel é uma pequena povoação à beira-mar, tendo uma fabulosa praia numa zona de arribas e promontórios. De facto, só para norte de São Pedro de Moel é que as arribas são substítuidas por extensos areais e campos de dunas.

A Praia de São Pedro de Moel tem muita infraestrutura, e à noite, encontrarás normalmente muita animação. Destaco a Praça Afonso Lopes Vieira, mesmo em frente da praia, e o estilo pitoresco de muitas habitações, com bonitas varandas de madeira. Nas traseiras desta praça, poderás encontrar o agradável Parque de São Pedro de Moel, com alguns passadiços em madeira, espaço infantil e obviamente jardim. 😉

Recomendo ainda que subas aos miradouros de São Pedro de Moel, dos quais destaco o da rua do Pôr do Sol, com uma bonita pérgola, e ainda o que encontras junto do parque de estacionamento na extremidade sul da povoação, com mais passadiços de madeira na envolvência, para caminhar sobre as arribas.

São Pedro de Moel tem ainda um espaço museológico, denominado de Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, aberto normalmente apenas no verão, quando mais gente vai visitar as praias da Marinha Grande. Esta casa pertenceu ao escritor e poeta mencionado, que junto da praia se inspirava para as suas obras, e mais tarde serviu também como colónia balnear.

Resta-me mencionar que São Pedro de Moel tinha no passado lugar privilegiado junto do Pinhal de Leiria mandado plantar no século XIV pelo Rei D. Dinis, hoje quase inexistente devido a graves incêndios. Na entrada para a povoação encontrarás um monumento em homenagem a esse rei e à sua Rainha Santa Isabel.

Formações Rochosas da Praia de São Pedro de Moel
Formações Rochosas da Praia de São Pedro de Moel
Formações Rochosas da Praia de São Pedro de Moel
Formações Rochosas da Praia de São Pedro de Moel
Formações Rochosas da Praia de São Pedro de Moel
Formações Rochosas da Praia de São Pedro de Moel
Praia de São Pedro de Moel
Praia de São Pedro de Moel
Praia de São Pedro de Moel
Praia de São Pedro de Moel
Praia de São Pedro de Moel
Praia de São Pedro de Moel
Azulejos da Praia de São Pedro de Moel
Azulejos da Praia de São Pedro de Moel
Casa-Museu Afonso Lopes Vieira
Casa-Museu Afonso Lopes Vieira
Povoação de São Pedro de Moel
Povoação de São Pedro de Moel
Povoação de São Pedro de Moel
Povoação de São Pedro de Moel
Povoação de São Pedro de Moel
Povoação de São Pedro de Moel
Praça Afonso Lopes Vieira
Praça Afonso Lopes Vieira
Praça Afonso Lopes Vieira
Praça Afonso Lopes Vieira
Parque de São Pedro de Moel
Parque de São Pedro de Moel
Parque de São Pedro de Moel
Parque de São Pedro de Moel
Formações Rochosas da Praia de São Pedro de Moel
Formações Rochosas da Praia de São Pedro de Moel
Formações Rochosas da Praia de São Pedro de Moel
Formações Rochosas da Praia de São Pedro de Moel

2. Farol do Penedo da Saudade

Seguindo para norte, será obrigatório parar junto do Farol do Penedo da Saudade, que entrou em funcionamento em 1912, e que pode ser visitado às quartas-feiras de tarde.

Mais interessante que o próprio farol é mesmo o Penedo da Saudade, que se encontra junto do mar, e que é uma das mais fascinantes formações rochosas da região, com algumas lendas associadas. Tem em atenção a vegetação rasteira e florida das arribas.

Farol do Penedo da Saudade
Farol do Penedo da Saudade
Farol do Penedo da Saudade
Farol do Penedo da Saudade
Formações Rochosas do Penedo da Saudade
Formações Rochosas do Penedo da Saudade
Formações Rochosas do Penedo da Saudade
Formações Rochosas do Penedo da Saudade
Formações Rochosas do Penedo da Saudade
Formações Rochosas do Penedo da Saudade
Formações Rochosas do Penedo da Saudade
Formações Rochosas do Penedo da Saudade
Formações Rochosas do Penedo da Saudade
Formações Rochosas do Penedo da Saudade

3. Praia da Concha e Praia Velha de São Pedro de Moel

A Praia da Concha vem marcar o fim das arribas da costa da Marinha Grande, já que depois dela aparece a extensa Praia Velha de São Pedro de Moel. A praia da Concha é uma bonita enseada rochosa que não podes deixar de admirar no percurso até à Vieira de Leiria, e junto dela encontrarás passadiços de madeira com excelentes vistas para o mar.

Praia da Concha
Praia da Concha
Praia da Concha
Praia da Concha
Praia Velha de São Pedro de Moel
Praia Velha de São Pedro de Moel

4. Praia das Pedras Negras e Praia do Samouco

Antes da Praia da Vieira de Leiria surgem as mais selvagens Praia das Pedras Negras e Praia do Samouco, excelentes para quem procura lugares mais tranquilos para os dias de verão.

Praia das Pedras Negras
Praia das Pedras Negras
Praia das Pedras Negras
Praia das Pedras Negras
Praia das Pedras Negras
Praia das Pedras Negras
Praia do Samouco
Praia do Samouco
Praia do Samouco
Praia do Samouco
Praia do Samouco
Praia do Samouco
Praia do Samouco
Praia do Samouco
Praia do Samouco
Praia do Samouco

5. Praia da Vieira e Foz do Rio Liz

Finalmente, a Praia da Vieira, com imensa infraestrutura disponível, tal como a Praia de São Pedro de Moel. A paisagem pode não ser tão bonita, mas a foz do rio Liz permite algo que não alcanças em nenhuma das outras praias mencionadas: uma praia fluvial de águas tranquilas, e que é ideal para as crianças!

Para além disso, ainda se pratica a tradicional Arte Xávega nesta região, que podes procurar observar de perto. Que tal visitar a Lota da Praia da Vieira, para onde é levado o peixe aquando do regresso dos barcos e das redes?

A Praia da Vieira conta ainda com excelentes restaurantes de Marisco, onde terás obrigatoriamente de provar o tradicional arroz de Marisco que foi eleito maravilha da gastronomia Portuguesa.

Destaca-se ainda toda a Avenida Marginal, excelente para uma caminhada ao entardecer, e enquanto se espera pelo pôr do sol. Opcionalmente poderás usufruir do Parque Aquático Mariparque, pertencente ao Hotel Cristal Vieira Spa, e que é constituído por escorregas, pistas e water slides, assim como diversas piscinas exteriores. No interior deste parque encontrarás um conjunto recuperado de típicas casas da Vieira, coloridas e às riscas, ao estilo das que encontras ao visitar Aveiro, mais precisamente a região da Costa Nova, Ílhavo e Gafanha da Nazaré.

Praia da Vieira e Foz do Rio Liz
Praia da Vieira e Foz do Rio Liz
Praia da Vieira de Leiria
Praia da Vieira de Leiria
Praia da Vieira de Leiria
Praia da Vieira de Leiria
Praia da Vieira de Leiria
Praia da Vieira de Leiria
Praia da Vieira de Leiria
Praia da Vieira de Leiria
Praia da Vieira de Leiria
Praia da Vieira de Leiria
Praia da Vieira de Leiria
Praia da Vieira de Leiria
Mariparque da Praia da Vieira
Mariparque da Praia da Vieira
Barraquinhas da Praia da Vieira de Leiria
Barraquinhas da Praia da Vieira de Leiria
Arte Urbana da Praia da Vieira
Arte Urbana da Praia da Vieira
Arte Urbana da Praia da Vieira
Arte Urbana da Praia da Vieira

6. Centro da Vieira de Leiria

Vai visitar também o centro da Vieira de Leiria, a curta distância da Praia da Vieira. Destaca-se o seu Largo da República, com um bonito jardim e uma praça ampla onde fica a Igreja Matriz da vila.

Igreja Matriz da Vieira de Leiria
Igreja Matriz da Vieira de Leiria

Visitar os Postos de Vigia do antigo Pinhal de Leiria

Para terminar este artigo, deixo-te um conjunto de 3 miradouros que antigamente eram rodeados pelo enorme pinhal de Leiria, que D. Dinis mandou semear. A paisagem não é o que era, mas ainda vale a pena visitá-los.

1. Miradouro do Ponto da Castrinha

Miradouro do Ponto da Castrinha
Miradouro do Ponto da Castrinha
Miradouro do Ponto da Castrinha
Miradouro do Ponto da Castrinha
Miradouro do Ponto da Castrinha
Miradouro do Ponto da Castrinha
Miradouro do Ponto da Castrinha
Miradouro do Ponto da Castrinha

2. Miradouro do Posto de Vigia do Ponto Novo

Miradouro do Posto de Vigia do Ponto Novo
Miradouro do Posto de Vigia do Ponto Novo
Miradouro do Posto de Vigia do Ponto Novo
Miradouro do Posto de Vigia do Ponto Novo
Miradouro do Posto de Vigia do Ponto Novo
Miradouro do Posto de Vigia do Ponto Novo

3. Miradouro do Posto de Vigia do Facho

Miradouro do Posto de Vigia do Facho
Miradouro do Posto de Vigia do Facho

O que visitar nos arredores da Marinha Grande?

Nos arredores da Marinha Grande, podes seguir para o município de Leiria e visitar a Praia do Pedrógão, a curta distância da Praia da Vieira. Frequentei muito estas duas praias enquanto criança, pois vivia a menos de 30km das duas.

Destaco ainda a possibilidade de seguires para a cidade de Leiria, visitando por exemplo o fabuloso castelo, que é dos mais bonitos de Portugal. Que tal ir conhecer a nascente do rio Liz, que desagua na Praia da Vieira?

Podes ainda passar por Monte Real, conhecendo as suas termas, ou seguir para a Batalha, visitando o seu incrível mosteiro que é património da UNESCO. Que tal visitar o Mosteiro de Alcobaça, as praias do município de Alcobaça, ou até a Praia da Nazaré? Que tal apostar num roteiro de natureza pelo Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros?

OUTROS ARTIGOS DO DISTRITO DE LEIRIA:
- O que visitar em Alcobaça
- O que visitar em Alvaiázere
- O que visitar em Ansião
- O que visitar na Batalha
- O que visitar no Bombarral
- O que visitar nas Caldas da Rainha
- O que visitar em Leiria
- Visitar São Martinho do Porto
- Visitar São Pedro de Moel
- Visitar a Foz do Arelho
- Visitar a Vieira de Leiria
- O que visitar na Nazaré
- O que visitar em Óbidos
- O que visitar em Pombal
- O que visitar em Porto de Mós

- O que visitar em Peniche
- Visitar a Ilha das Berlengas

Boas viagens!

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *