Trilho das Brandas e dos Socalcos de Sistelo (PR14 e PR24)

Socalcos do Sistelo
Socalcos do Sistelo

Share this content!

Existem dois trilhos em Arcos de Valdevez que permitem ver bem de perto os socalcos de Sistelo. Um deles é o PR24, que tem exatamente o nome de Trilho dos Socalcos de Sistelo, e o outro é o PR14, que tem o nome de Trilho das Brandas de Sistelo, mas que para mim permite alcançar vistas muito superiores, e mais diversificadas e bonitas da região.

Eu recomendo, por isso, que faças o Trilho das Brandas de Sistelo, de maior extensão que o anterior, mais difícil, mas mais avassalador. Os dois têm uma primeira etapa em comum, até quase à aldeia de Padrão, mas já vou partilhar pormenores do percurso.

Em paralelo com um destes dois trilhos, é também muito importante visitar a aldeia de Sistelo, e o fabuloso miradouro da Estrica, que te vai permitir uma vista impressionante para os socalcos de Sistelo, como nenhum outro permite. O miradouro da Estrica é facilmente acessível de carro.

O Sistelo é aldeia maravilha de Portugal, e a paisagem em socalco é monumento nacional! Queres mais motivos para visitar este lugar fenomenal no norte de Portugal?

Antes de continuares a ler, já me segues nas redes sociais?

Socalcos do Sistelo
Socalcos de Sistelo
Eu, quando fiz o Trilho das Brandas do Sistelo, no alto da montanha
Eu, quando fiz o Trilho das Brandas de Sistelo, no alto da montanha

Quando fazer o Trilho das Brandas e dos Socalcos de Sistelo?

Os dois trilhos podem ser feitos em qualquer altura do ano, na minha opinião, excepto quando chove. O Trilho dos Socalcos de Sistelo, por exemplo, segue pelos terrenos adjacentes à aldeia, nem sequer indo para alta Montanha. O Trilho das Brandas, por sua vez, já é mais extenso, mas mesmo assim não contém zonas de maior perigo, excepto em períodos de chuva, como já referi.

No que diz respeito a beleza da paisagem, será obviamente mais interessante ver as plataformas em socalco totalmente verdes, pelo que a primavera é sempre mais aconselhável. Ambos os trilhos têm algum desnível para vencer, o que será mais difícil em pleno verão e com temperaturas mais altas.

Eu recomendo mesmo a primavera como a melhor época para grandes caminhadas! 🙂

O que são Socalcos, Brandas e Inverneiras?

Socalcos em nada têm a ver com os dois termos seguintes. Surgiram para contrariar o declive montanhoso da região, e torná-lo trabalhável para a agricultura. Ou seja, serão as plataformas em escada que verás na chegada ao Sistelo, mas que não são únicas de Sistelo. Por exemplo, no Douro também encontras vinhas plantadas em socalco, nas encostas junto do rio.

Brandas e Inverneiras dizem respeito às aldeias onde as pessoas habitavam em regiões montanhosas. Enquanto que as Brandas eram aldeias em altitude, utilizadas na maioria do ano, com melhores águas, e campos mais propícios às sementeiras, as invernadeiras eram as aldeias onde as famílias se refugiavam durante os meses mais frios de inverno, a mais baixa altitude e em mais abrigo.

Curral da Branda do Alhal, no trilho das Brandas do Sistelo
Curral da Branda do Alhal, no trilho das Brandas de Sistelo

Onde dormir para fazer o trilho das Brandas e Socalcos de Sistelo?

Deixo-te em baixo algumas sugestões de alojamento na região de Sistelo. O trilho das Brandas de Sistelo, nomeadamente, convém começar bem cedo, dada a sua extensão e declive a vencer. Vais querer ter tempo para fazê-lo com calma, pelo que poderás querer dormir por ali no dia anterior.

AlojamentoPontuaçãoLocalização
Casa do Ferreiro8.8Sistelo
Casa da Fichua9.4Sistelo
Casa da Ferreirinha8.8Sistelo
Casa do Beijinho8.8Sistelo

Início do Trilho das Brandas e Socalcos de Sistelo

O ponto de partida do Trilho das Brandas de Sistelo, ou do Trilho dos Socalcos de Sistelo, é a própria aldeia de Sistelo, como já referi, mais precisamente a Igreja Matriz. Para além desta igreja, não esqueças de conhecer o Castelo, ou Casa do Visconde (que alberga o Centro Interpretativo da Paisagem de Sistelo), os espigueiros, a fonte, o cruzeiro, e observa como os animais, as pessoas e a paisagem se conectam.

Imagem aérea da Aldeia do Sistelo (início da Ecovia do Vez)
Imagem aérea da Aldeia de Sistelo e socalcos
Moinhos junto da Igreja Matriz do Sistelo (inicio da Ecovia do Vez)
Moinhos junto da Igreja Matriz de Sistelo
Vacas do Sistelo
Vacas de Sistelo

Principais características dos dois trilhos (Brandas de Sistelo e Socalcos de Sistelo)

Trilho das Brandas de SisteloTrilho dos Socalcos de Sistelo
Link para wikiloc PR14Link para wikiloc PR24
9km5km
CircularCircular
600 metros de desnível positivo320 metros de desnível positivo
Dificuldade moderadaFácil de realizar

O Trilho das Brandas de Sistelo é claramente mais difícil do que o outro, pelo desnível. Porém, é igualmente fácil tecnicamente, pelo que a dificuldade geral é só moderada. Vais cansar-te, não tenhas dúvidas, mas a paisagem será a tua recompensa, e eu prefiro muito mais a paisagem do trilho das Brandas de Sistelo.

Etapa comum nos dois trilhos (Brandas de Sistelo e Socalcos de Sistelo)

A etapa comum entre os dois trilhos é logo a inicial, mais precisamente, os primeiros 2,5km do percurso, até quase à aldeia de Padrão. Vais encontrar os trilhos muito bem marcados, com sinalização bem visível. Verás animais nos campos, quase de certeza, e tem atenção à presença de moreias de palha típicas de regiões assim (montes de palha em formato de cone).

Destaco o facto de ser este o sentido do trilho mais aconselhado. Se fores fazer o trilho das Brandas de Sistelo, terminá-lo-ás a descer, caso o faças neste sentido.

Vais andar por caminhos antigos entre os socalcos, e encontrar alguns miradouros para eles. Mesmo que o trilho dos Socalcos de Sistelo não chegue até Padrão, eu recomendo que faças o desvio até lá, mesmo que só vás fazer essa caminhada. Fica tão perto de onde os dois trilhos se separam, que julgo valer a pena o esforço extra. Padrão é outra típica aldeia serrana de Arcos de Valdevez, assim como Sistelo. Tem espigueiros, e habitações de aspeto rústico.

Se estiveres a fazer o trilho dos Socalcos de Sistelo, a subida termina naquele ponto, sendo depois quase sempre a descer até regressar ao ponto de origem. As paisagens serão semelhantes, mas do outro lado do rio Vez.

trilho das brandas do sistelo 2
Primeira etapa do trilho das Brandas e Socalcos de Sistelo
A caminhar por entre os Socalcos do Sistelo
A caminhar por entre os Socalcos de Sistelo

Etapa 2 – Trilho das Brandas de Sistelo até às Brandas do Alhal e de Rio Covo

Vou considerar que seguiste a minha dica de optar pelo Trilho das Brandas de Sistelo. 😉 É para mim o melhor dos dois, sem qualquer dúvida. A subida continuará árdua até à Branda do Alhal, e ainda depois dela, até à Branda de Rio Covo. O caminho entre elas atravessa um lindíssimo bosque, que ficou como dos lugares mais incríveis do trilho para mim.

No alto da montanha as vistas serão fenomenais, por exemplo as que encontras quase a chegar à Branda do Alhal, para os próprios socalcos da região. Como vês, o trilho das Brandas de Sistelo tem na mesma socalcos, e até miradouros melhores que o outro.

Miradouro do trilho das Brandas do Sistelo
Miradouro do trilho das Brandas de Sistelo
Bosque entre as Brandas do Alhal e de Rio Covo
Bosque entre as Brandas do Alhal e de Rio Covo
Bosque entre as Brandas do Alhal e de Rio Covo
Bosque entre as Brandas do Alhal e de Rio Covo

Etapa 3 – Trilho das Brandas de Sistelo descendo a montanha de regresso à aldeia

As melhores vistas do trilho vêem depois da Branda de Rio Covo, no entanto, ao longo da descida de regresso ao Sistelo. Primeiro terás vistas de montanha, mais cruas e talvez de maior impacto. Depois terás miradouros para os socalcos de Sistelo, e para a própria aldeia.

Vê-se uma cascata ao longe, lá do cimo da montanha, mas não me pareceu fácil de chegar, e ficava do outro lado do vale. Encontrarás imensos animais, e poderás ter a sorte de observar cavalos selvagens, como eu tive! 🙂

Eu, no topo da montanha, a preparar-me para a descida!
Eu, no topo da montanha, a preparar-me para a descida!
Paisagens do Trilho das Brandas do Sistelo
Paisagens do Trilho das Brandas de Sistelo
Paisagens do Trilho das Brandas do Sistelo
Paisagens do Trilho das Brandas de Sistelo
trilho brandas do sistelo 7
Paisagens do Trilho das Brandas de Sistelo
Aldeia do Sistelo, vista de drone
Aldeia de Sistelo, vista de drone
Socalcos do Sistelo
Socalcos de Sistelo
Socalcos do Sistelo
Socalcos de Sistelo
Socalcos do Sistelo
Socalcos de Sistelo
Socalcos do Sistelo
Socalcos de Sistelo

Miradouro da Estrica para os Socalcos de Sistelo

O melhor miradouro para os socalcos de Sistelo é mesmo o Miradouro da Estrica. Não passas por ele nestes dois trilhos, mas deves ir até lá obrigatoriamente. Existe um percurso pedestre até lá, também, mas as melhores caminhadas a fazer são mesmo as duas que mencionei neste artigo, ou então a Ecovia do Vez, que exponho num outro deste mesmo blog de viagens.

Mais cuidados e dicas para fazer o Trilho das Brandas e Socalcos de Sistelo

  • Eu fiz o trilho das Brandas de Sistelo sozinho, mas recomendo que o faças com companhia. Independentemente disso, avisa alguém que vais fazer o trilho, e qual a rota que vais seguir.
  • Prepara e leva contigo um kit de primeiros socorros. Esperemos que não seja necessário, obviamente!
  • Os trilhos estão devidamente marcados, mas nada te impede de levar mesmo assim um mapa offline para prevenir que te percas. 😉 Tens os ficheiros gps nos links do wikiloc.
  • Leva muita água e comida suficiente.
  • Vai com muito tempo disponível, para que possas parar sempre que quiseres, e admirar a paisagem com calma. Começa de manhã, bem cedo!
  • Escolhe calçado ideal para caminhadas de montanha.
  • Não caminhes com a casa às costas. Caminha leve!

Por favor, não deixes lixo ao longo do trilho. Deixa apenas pegadas! Preserva a beleza de tudo o que vais encontrar.

Mais informação sobre a região do Gerês

Tendo o Sistelo bem visitado, podes ir para norte e explorar o território de Monção, ou então para uma qualquer região do Gerês, que também tem imensos percursos para fazer. Deixo-te dicas nos botões em baixo, que deves clicar para saber mais. 🙂

Diz-me nos comentários como foi a tua experiência no Sistelo. 😉

Boas caminhadas!

ARTIGOS DOS MUNICÍPIOS DO GERÊS E PRINCIPAIS ALDEIAS:
1 - Visitar Melgaço e Castro Laboreiro
2 - Visitar Arcos de Valdevez
3 - Visitar Ponte da Barca
4 - Visitar Terras de Bouro
5 - Visitar Montalegre
6 - Visitar Soajo e Lindoso
7 - Visitar Fafião
8 - Visitar Pitões das Júnias
9 - Visitar o Sistelo
10 - Roteiro Baixa Limia e Serra do Xurés
ARTIGOS COM TRILHOS DE LAGOAS, POÇOS E CASCATAS DO GERÊS:
1 - Melhores Trilhos do Gerês
2 - Melhores Lagoas e Cascatas do Gerês
3 - Trilho ao Poço Dola e Cascata Cela Cavalos
4 - Trilho às Pozas do Mallón ou Poças do Malho
5 - Trilho da Preguiça do Gerês: Cascata da Laja e de Leonte
6 - Trilho da Cascata do Arado ao Poço Azul
7 - Trilho das Cascatas e Lagoas da Mata de Albergaria
8 - Trilho da Cascata da Rajada
9 - Ecovia do Vez e Passadiços do Sistelo
11 - Trilho das 7 Lagoas do Gerês | Xertelo
12 - Trilho da Cascata de Pincães
13 - Trilho dos Prados da Messe
14 - Trilho dos Miradouros do Gerês

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *