Trilho das 7 Lagoas do Gerês | Xertelo – PR9 Poços Verdes

7 Lagoas do Gerês | Xertelo
7 Lagoas do Gerês | Xertelo

Share this content!

O Trilho das 7 Lagoas do Gerês é das caminhadas que mais recomendo numa primeira visita ao Parque Nacional, já que é muito completo, tendo cascatas, lagoas e miradouros para paisagens magníficas da serra. É também relativamente fácil, pelo menos quando comparado com outros trilhos que já fiz no Gerês, e está muito bem marcado em todo o percurso oficial.

As 7 lagoas do Gerês (ou 7 Poços Verdes do Sobroso), constituem para mim um dos lugares mais fascinantes do PNPG, e o trilho em si é sem dúvida um dos mais bonitos a percorrer em todo o parque, e uma amostra fiel daquilo que existe para descobrir. Poucos são os que resistem a um mergulho nas águas cristalinas das lagoas, mesmo sendo elas bem geladas. 😉

Para os mais aventureiros, é possível seguir o rio para montante, e encontrar ainda mais lagoas e cascatas, mas a dificuldade do trilho aumentará, e deixa de estar marcado. De qualquer forma, neste artigo também te vou falar dessas lagoas, que têm o nome de Lagoa do Teixo e Lagoas da Corga do Sobroso.

Atenção: toda a envolvência das 7 lagoas do Gerês é em rocha, pelo que se ela estiver molhada, pode ser um risco sério à tua segurança!
Lê com atenção as dicas que se seguem para que saibas bem o que te espera.
7 Lagoas do Gerês | Xertelo
7 Lagoas do Gerês | Xertelo – Poços Verdes do Sobroso

Quando fazer o Trilho das 7 Lagoas do Gerês?

O Trilho das 7 Lagoas do Gerês deve ser feito no fim da primavera, no verão, ou no início do outono, em dias que sejam quentes o suficiente para apetecer mergulhar nas lagoas. É um trilho para se fazer num dia inteiro, caminhando ao início do dia e ao fim do dia, nas horas de menos calor, e aproveitando as restantes horas “de molho” e a apanhar banhos de sol.

Para quem não tem tanto tempo, 5 ou 6 horas são suficientes para fazer o percurso circular oficial, e ainda dar um mergulho rápido nas lagoas, porém a experiência não será a mesma, como deves calcular! 😉 Tem ainda em atenção que no verão vais ter imensa gente por lá, pois os 7 Poços Verdes do Sobroso já não são segredo no PNPG.

Ponto de Partida do Trilho das 7 Lagoas do Gerês

O Trilho das 7 Lagoas do Gerês começa na aldeia de Xertelo (freguesia de Cabril), onde existe um painel informativo sobre ele e sinalização clara com as direções do percurso. Se não sabes onde fica o Xertelo, segue este link para o google Maps.

O Xertelo é uma aldeia do município de Montalegre, distrito de Vila Real. Fica a 13km de Fafião, e a 6km do centro de Cabril.

7 Lagoas do Gerês | Xertelo
7 Lagoas do Gerês | Xertelo – Poços Verdes do Sobroso

Mapa Wikiloc do Trilho das 7 Lagoas do Gerês

Eu já fiz o trilho das 7 lagoas do Gerês por duas vezes, seguindo itinerários diferentes. Da primeira vez fui pelo percurso oficial, totalmente marcado; da segunda vez já necessitei do wikiloc, pois o trilho escolhido tinha etapas não marcadas.

Nota: Através das opções seguintes conseguirás aceder ao wikiloc para fazer o download gratuito dos percursos para usar num mapa offline, se assim preferires. Podes também optar por utilizar o wikiloc como meio de acompanhamento do trilho offline, mas é necessário pagar subscrição da app.

Opção 1 – Trilho das 7 Lagoas do Gerês Circular – Oficial

A primeira opção que te apresento foi a que segui da primeira vez que fiz o trilho das 7 Lagoas do Gerês, e é a versão oficial do PR9 MTR – Trilho dos Poços Verdes do Sobroso. Começa no Xertelo e segue por uma margem do rio até às lagoas, regressando pela outra.

  • É um trilho de dificuldade moderada, que exige algum esforço fisico, já que tem um desnível positivo de mais de 500 metros.
  • Está bem marcado, mas podes usar gps como segurança extra (ou wikiloc).
  • Distância: 12 a 13 km, circular.
  • Terás de atravessar o rio Cabril, o que em tempos de chuva pode ser muito difícil. Eu não aconselho visitar as 7 Lagoas do Gerês em dias de chuva ou nos dias após chover pela existência de etapas com rocha, onde o risco de escorregar é muito grande! Em alguns casos, a queda nesses sítios poderá ser fatal.
  • Tempo: Considera 5 a 6h para o fazer, já com mergulho rápido nas lagoas. Eu recomendo que fiques o dia inteiro, como já referi.
Powered by Wikiloc

Opção 2 – Trilho das 7 Lagoas do Gerês + Lagoa do Teixo + Lagoas da Corga do Sobroso

Fiz este percurso na minha segunda visita às 7 Lagoas do Gerês porque queria conhecer a Lagoa do Teixo e as Lagoas da Corga do Sobroso, a montante no mesmo rio.

O trilho só é marcado numa etapa que vai de Xertelo às 7 Lagoas do Gerês, pelo que deves seguir um mapa offline ou wikiloc depois disso. Chegar à Lagoa do Teixo é relativamente fácil, pois o caminho está bem visível, apesar de não marcado, e é bastante intuitivo; para chegar às Lagoas da Corga do Sobroso já será muito mais difícil, e só deves ir se tiveres mesmo experiência em trilhos de montanha.

  • Dificuldade: É um trilho bem mais difícil de fazer, não só pela maior extensão e desnível, como também pelo facto de exigir algum corta-mato na etapa para chegar às Lagoas da Corga do Sobroso.
  • Exige usar gps ou wikiloc, por ter etapas não marcadas.
  • Distância: 16 a 17 km, circular.
  • Desnível positivo de mais de 700 metros.
  • Tempo: Considera 8 ou 9h para o fazer. É um trilho de dia inteiro, pelo que convém começar o mais cedo possível, se quiseres aproveitar as lagoas.
Powered by Wikiloc

Opção 3 – Trilho das 7 Lagoas do Gerês Linear (ir e voltar pelo mesmo percurso)

Esta é uma terceira forma de fazer o trilho, e há muitos caminhantes que o fazem assim: vão e regressam pelo mesmo caminho, a partir de Xertelo.

  • Dificuldade: É um trilho fácil. Os caminhos são relativamente fáceis de percorrer, e o desnível positivo é de apenas 270 metros. Todos conseguem fazer este percurso, a não ser que tenham mesmo muito pouca preparação física.
  • Está bem marcado, pois é metade do trilho oficial, mas podes usar gps como segurança extra (ou wikiloc).
  • Distância: 10 a 11km, ida e volta.
  • Tempo: 3 a 4 horas. Este é o trilho que permite que fiques mais tempo a aproveitar as lagoas, já que é o mais rápido de se fazer. Quem só quer ir dar uns mergulhos, ou pretende ficar o máximo de tempo possível junto das 7 Lagoas do Gerês, tem que apostar nesta opção!
Powered by Wikiloc

Opção 4 – Ir às 7 Lagoas do Gerês de Carro, é possível?

É frequente encontrar carros junto das 7 Lagoas do Gerês, pois existem estradões de terra até lá, por onde um carro consegue circular. Estas estradas estão, no entanto, interditas à circulação, a não ser que sejas natural residente, proprietário, ou tenhas autorização especial para isso. As 7 Lagoas do Gerês são para ser visitadas a pé!

Sinalização de Trânsito Interdito
Sinalização de Trânsito Interdito
Sinalização de Trânsito Interdito
Sinalização de Trânsito Interdito

Onde dormir no dia antes de efetuar o trilho?

Para que comeces o trilho bem cedo, e possas aproveitar ao máximo as 7 Lagoas do Gerês, deves ficar a dormir perto da aldeia de Xertelo. Deixo-te as seguintes hipóteses de alojamento como sugestão, mas existem outras que podes pesquisar tu mesm@ no booking.

AlojamentoPontuaçãoLocalização
Hotel Rural Misarela8.8Sidros
Oficina do Joe9.5Outeiro
Casa Albelo do Gerês9.4Outeiro
Casa Baranda8.9Ermida
Encosta de Louredo9.2Louredo – Vieira do Minho
DOBAU Village9.1Louredo – Vieira do Minho
Alojamento Pôr do Sol8.9Vilar de Veiga

Descrição do Trilho das 7 Lagoas do Gerês

O Trilho das 7 Lagoas do Gerês começa em Xertelo, como já referi!

7 Lagoas do Gerês | Xertelo
7 Lagoas do Gerês | Xertelo – Poços Verdes do Sobroso

1. Fojo do Lobo de Xertelo e Poio das Cabras

Se seguires o trilho oficial que deixei na opção 1 deste artigo, começarás por visitar o Fojo do Lobo de Xertelo. Trata-se de uma construção antiga de pedra em forma de “V”, que era utilizada para captura do lobo ibérico. Ou seja, o lobo era encaminhado para o fojo, e depois encurralado nele até que caía no fosso que se encontrava no vértice do “V”.

De seguida encontrarás o Poio das Cabras, quando chegares perto do rio Cabril. De acordo com o que percebi pelo painel informativo presente no lugar, era um sítio escolhido pelos pastores para deixar as cabras na montanha, de modo a que estivessem protegidas contra os ataques de lobos em penedos íngremes que eles não ousavam trepar. Notam-se vestígios nas rochas, deixados pela urina ácida das cabras.

2. Travessia do Rio Cabril e Silha dos Ursos de Cadeiró

É nas redondezas do Poio das Cabras que terás de atravessar o rio Cabril, começando depois a principal etapa de subida do trilho das 7 Lagoas do Gerês, durante a qual terás miradouros espetaculares para o vale do rio. Não esqueças de passar pela Silha dos Ursos de Cadeiró, outro elemento do trilho importantíssimo para a história da região, tal como é o Fojo do Lobo.

Atenção: a travessia do rio Cabril é mais tranquila durante os meses mais quentes, mas em períodos de chuva não é nada recomendada. Nessas alturas pode ser um enorme perigo pelo maior caudal do rio e pelas rochas escorregadias! O ideal é não fazer o trilho das 7 Lagoas do Gerês em épocas de chuva, mas se o fizeres, opta pela opção 3 que deixei antes neste artigo.

3. As 7 Lagoas do Gerês / Poços Verdes do Sobroso

7 Lagoas do Gerês | Xertelo
7 Lagoas do Gerês | Xertelo – Poços Verdes do Sobroso
7 Lagoas do Gerês | Xertelo
7 Lagoas do Gerês | Xertelo – Poços Verdes do Sobroso

As 7 Lagoas do Gerês consistem em poços sucessivos no rio Cabril, que aparecem após a Barragem da Corga do Sobroso, e que são acompanhados por diversas cascatas. Estas cascatas podem ter menos água nos meses mais quentes, mas as lagoas são ainda mais apetecíveis nessas alturas do ano, e terão cores ainda mais extraordinárias, parecendo ainda mais surreais. 😉

Do alto da barragem, a vista para as 7 Lagoas do Gerês é espetacular, mas naturalmente que não vais querer ficar-te pelo miradouro. A minha recomendação é que vás refrescar-te nas lagoas, mas que sejas inteligente nas que escolhes para isso. Afinal, são 7 lagoas, mas algumas são menos perigosas que outras.

As 7 Lagoas do Gerês ficam localizadas numa vertente rochosa, inclinada, estando as primeiras lagoas numa posição bem mais elevada. Nessas primeiras lagoas o perigo de queda é muito maior, e também mais graves poderão ser as consequências dessa queda! Deves optar por seguir um caminho lateral desta parede rochosa, sobre terra batida, até às lagoas seguintes, mais abaixo, onde geralmente as pessoas se aglomeram, e onde também existe mais espaço.

7 Lagoas do Gerês | Xertelo
7 Lagoas do Gerês | Xertelo – Poços Verdes do Sobroso
7 Lagoas do Gerês | Xertelo
7 Lagoas do Gerês | Xertelo – Poços Verdes do Sobroso
7 Lagoas do Gerês | Xertelo
7 Lagoas do Gerês | Xertelo – Poços Verdes do Sobroso
7 Lagoas do Gerês | Xertelo
7 Lagoas do Gerês | Xertelo – Poços Verdes do Sobroso
7 Lagoas do Gerês | Xertelo
7 Lagoas do Gerês | Xertelo – Poços Verdes do Sobroso
7 Lagoas do Gerês | Xertelo
7 Lagoas do Gerês | Xertelo – Poços Verdes do Sobroso
7 Lagoas do Gerês | Xertelo
7 Lagoas do Gerês | Xertelo – Poços Verdes do Sobroso
7 Lagoas do Gerês | Xertelo
7 Lagoas do Gerês | Xertelo – Poços Verdes do Sobroso
7 Lagoas do Gerês | Xertelo
7 Lagoas do Gerês | Xertelo – Poços Verdes do Sobroso
7 Lagoas do Gerês | Xertelo
7 Lagoas do Gerês | Xertelo – Poços Verdes do Sobroso
7 Lagoas do Gerês | Xertelo
7 Lagoas do Gerês | Xertelo – Poços Verdes do Sobroso
7 Lagoas do Gerês | Xertelo
7 Lagoas do Gerês | Xertelo – Poços Verdes do Sobroso

4. Cascata de Vila Nova (Ribeiro do Penedo)

O trilho oficial passa depois por uma outra cascata, no ribeiro do Penedo: é a Cascata de Vila Nova. A última etapa do trilho será a mais fácil, até ao regresso a Xertelo. Destaca-se o Moinho do Cubo Vertical, hoje recuperado, e que encontras já junto da aldeia.

Cascata de Vila Nova no Ribeiro do Penedo
Cascata de Vila Nova no Ribeiro do Penedo
Cascata de Vila Nova no Ribeiro do Penedo
Cascata de Vila Nova no Ribeiro do Penedo

5. Lagoa do Teixo

A Lagoa do Teixo aparece se fizeres a opção 2 de itinerário que deixei em cima. Para chegares a ela terás saltar um muro feito em pedra junto da ponte que encontras a montante das 7 Lagoas do Gerês: ao chegares à ponte, é só atravessar o muro de pedra que se encontra à direita, e verás logo um pequeno carreiro de montanha para seguir.

O caminho até à Lagoa do Teixo é muito intuitivo. A lagoa e a Cascata são muito bonitas, mas honestamente não são um lugar obrigatório, já que não são de todo superiores às anteriores. São, no entanto, um lugar menos visitado, e que poderás conseguir ter apenas para ti, ou para dividir com menos pessoas.

Volto a repetir que não existe marcação oficial a partir das 7 Lagoas do Gerês.

Lagoa do Teixo
Lagoa do Teixo
Lagoa do Teixo
Lagoa do Teixo
Lagoa do Teixo
Lagoa do Teixo

6. Lagoas da Corga do Sobroso

Se até à lagoa do Teixo o trilho era relativamente fácil, apesar de não marcado, a partir daí complica imenso, exigindo corta-mato em algumas etapas. As Lagoas da Corga do Sobroso são igualmente muito bonitas, tal como as suas cascatas, mas também não as considero obrigatórias, a não ser que procures mesmo lugares mais recatados. Se não te sentires confortável para seguir o trilho conforme apresentei no wikiloc, retrocede pelo mesmo caminho até à Lagoa do Teixo e depois até às 7 Lagoas do Gerês, regressando no fim a Xertelo.

Lagoas da Corga do Sobroso
Lagoas da Corga do Sobroso
Lagoas da Corga do Sobroso
Lagoas da Corga do Sobroso
Lagoas da Corga do Sobroso
Lagoas da Corga do Sobroso
Lagoas da Corga do Sobroso
Lagoas da Corga do Sobroso

7. Poço da Corga de Pena Calva

Ao Poço e Cascata da Corga de Pena Calva não fui, mas encontrei informação sobre ela na internet, e sei que fica também naquela região das 7 Lagoas do Gerês. Não fui até lá porque já achei a etapa da Corga do Sobroso muito complicada, e diziam que para Pena Calva ainda seria mais. 😉 Fica aqui a informação apenas para quem realmente tem experiência. Eu não arrisquei!

Cuidados e dicas para fazer o Trilho das 7 Lagoas do Gerês

  • Recomendo que faças o trilho com companhia. A opção 3 que referi, no entanto, faz-se bem sozinho, mas tudo depende da tua experiência e aptidão física. Deves sempre avisar alguém que vais fazer o trilho das 7 Lagoas do Gerês e o percurso que vais seguir.
  • Prepara e leva contigo um kit de primeiros socorros. Esperemos que não seja necessário, obviamente!
  • Utiliza mapas offline (eu recomendo o wikiloc). Dessa forma poderás facilmente saber como regressar ao trilho, caso te percas, ou evitar que isso aconteça!
  • Não fazer o trilho com chuva ou depois de chover, já que existem muitas etapas de caminhada sobre rocha, principalmente junto das 7 lagoas do Gerês.
  • Leva muita água e comida suficiente.
  • Vai com muito tempo disponível, para que possas parar sempre que quiseres, ficar algum tempo a aproveitar as lagoas, e admirar a paisagem com calma.
  • Escolhe calçado ideal para caminhadas de montanha. É um trilho com 7 lagoas do Gerês, mas está proibido caminhar de chinelos ou sandálias!
  • As sandálias ou chinelos devem ir na mochila, em conjunto com toalha de banho. Leva ainda fato de banho e protetor, pois a exposição solar do trilho é imensa, quase não existindo sombra ao longo do percurso.
  • Não caminhes com a casa às costas. Caminha leve!

Por favor, não deixes lixo ao longo do trilho das 7 Lagoas do Gerês, nem junto das cascatas e lagoas do percurso. Deixa apenas pegadas! Preserva a beleza do nosso único Parque Nacional!

7 Lagoas do Gerês | Xertelo - Poços Verdes do Sobroso
7 Lagoas do Gerês | Xertelo – Poços Verdes do Sobroso

Seguro de Viagem IATI para fazer o Trilho das 7 Lagoas do Gerês (5% desconto)

Faz também seguro de viagem, pois em atividades deste género é sempre tão mais frequente a ocorrência de qualquer azar! 😉 Opta pela prevenção, pois acidentes no PNPG são frequentes, e todos estamos sujeitos a um segundo de distração.

A IATI tem seguros para pequenas escapadinhas em Portugal, ideais para quem faz este tipo de caminhadas. Faz a tua reserva com o meu link para 5% de desconto.

Mais informação sobre o Gerês

Existem muitas outras cascatas e lagoas no PNPG, para além das que encontras no trilho das 7 Lagoas do Gerês! 😉 Em baixo deixo-te algumas dicas de trilhos que podes fazer também, alguns dos quais com cascatas e lagoas. Dá-lhes uma vista de olhos!

Boas caminhadas! 😉 Conta-me nos comentários se este trilho te agradou!

ARTIGOS DOS MUNICÍPIOS DO GERÊS E PRINCIPAIS ALDEIAS:
1 - Visitar Melgaço e Castro Laboreiro
2 - Visitar Arcos de Valdevez
3 - Visitar Ponte da Barca
4 - Visitar Terras de Bouro
5 - Visitar Montalegre
6 - Visitar Soajo e Lindoso
7 - Visitar Fafião
8 - Visitar Pitões das Júnias
9 - Visitar o Sistelo
10 - Roteiro Baixa Limia e Serra do Xurés
ARTIGOS COM TRILHOS DE LAGOAS, POÇOS E CASCATAS DO GERÊS:
1 - Melhores Trilhos do Gerês
2 - Melhores Lagoas e Cascatas do Gerês
3 - Trilho ao Poço Dola e Cascata Cela Cavalos
4 - Trilho às Pozas do Mallón ou Poças do Malho
5 - Trilho da Preguiça do Gerês: Cascata da Laja e de Leonte
6 - Trilho da Cascata do Arado ao Poço Azul
7 - Trilho das Cascatas e Lagoas da Mata de Albergaria
8 - Trilho da Cascata da Rajada
9 - Ecovia do Vez e Passadiços do Sistelo
10 - Trilho das Brandas e dos Socalcos do Sistelo
12 - Trilho da Cascata de Pincães
13 - Trilho dos Prados da Messe
14 - Trilho dos Miradouros do Gerês

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *