Trilho da Cascata de Pincães | Gerês – Como ir e visitar?

Cascata de Pincães | Gerês
Cascata de Pincães | Gerês

Share this content!

A Cascata de Pincães é das mais conhecidas e visitadas do Gerês, pois o seu trilho é relativamente fácil, com sombra e levadas de água, e ainda possui uma lagoa lindíssima para um mergulho refrescante no verão.

Se não sabes como chegar e ir a esta cascata, estás no sítio certo, pois vou dar-te todas as dicas necessárias para que o faças na tua próxima visita ao parque nacional, e com toda a segurança possível! 😉

Antes de mais, já me segues nas redes sociais?

Cascata de Pincães
Cascata de Pincães

Quando fazer o Trilho da Cascata de Pincães?

O Trilho da Cascata de Pincães pode ser feito em qualquer altura do ano, sendo sempre necessário muito cuidado junto da cascata, principalmente se as rochas estiverem molhadas. Eu recomendo que o faças na primavera, verão ou outono, em dias quentes que incentivem a um mergulho na lagoa.

Ponto de Partida do Trilho da Cascata de Pincães

O Trilho da Cascata de Pincães começa na aldeia de Pincães (freguesia de Cabril). Terás de deixar o carro fora da aldeia, pois a circulação lá dentro só é permitida a residentes ou veículos autorizados. Se não sabes onde fica Pincães, segue este link para o google Maps. Pincães é uma aldeia do município de Montalegre, distrito de Vila Real.

Identificações do Trilho da Cascata de Pincães
Identificações do Trilho da Cascata de Pincães

Mapa e Descrição do Trilho da Cascata de Pincães

Ir à Cascata de Pincães é muito fácil. O trilho é linear, pelo que terás de usar o mesmo caminho de regresso à aldeia. No total são pouco mais de 3,5km de caminhada (ida e volta), e o desnível positivo é de apenas 120 metros.

Não existe um trilho oficial para visitar a Cascata de Pincães, mas a sinalização existe (como podes ver na foto anterior). Na aldeia de Pincães encontrarás indicações do percurso a seguir até à cascata, e a distância a que ela se encontra do lugar onde estás.

Em 1h e meia vais e voltas, mas claro que deves considerar pelo menos mais uma hora para que possas dar um mergulho na lagoa e usufruir um pouco dela. 3h será o ideal para visitar este especial recanto do Gerês.

Deixo-te de seguida um mapa do wikiloc que poderás seguir na tua visita. Ao longo do percurso até à Cascata de Pincães irás descobrir mais da aldeia, acompanhar levadas de água, e passar por diversos moinhos em ruína. Provavelmente também encontrarás animais pelo percurso.

Na chegada à cascata de Pincães, destaca-se claramente a parede rochosa por onde ela cai. A altura ainda é bastante significativa.

Powered by Wikiloc
Levada do Trilho da Cascata de Pincães
Levada do Trilho da Cascata de Pincães
Levada do Trilho da Cascata de Pincães
Levada do Trilho da Cascata de Pincães
Animais ao longo do trilho da Cascata de Pincães
Animais ao longo do trilho da Cascata de Pincães
Moinho do Trilho da Cascata de Pincães
Moinho do Trilho da Cascata de Pincães
Trilho da Cascata de Pincães
Trilho da Cascata de Pincães
Cascata de Pincães
Cascata de Pincães
Cascata de Pincães
Cascata de Pincães

Onde dormir perto de Pincães?

AlojamentoPontuaçãoLocalização
Hotel Rural Misarela8.8Sidros
Oficina do Joe9.5Outeiro
Casa Albelo do Gerês9.4Outeiro
Casa Baranda8.9Ermida
Encosta de Louredo9.2Louredo – Vieira do Minho
DOBAU Village9.1Louredo – Vieira do Minho
Alojamento Pôr do Sol8.9Vilar de Veiga

Cuidados e dicas para fazer o Trilho da Cascata de Pincães

  • Podes fazer este trilho sozinho, porém será tão mais interessante visitar a Cascata de Pincães com companhia e aproveita-la em conjunto. Seja qual for a tua escolha, deves sempre avisar alguém que vais fazer o trilho da Cascata de Pincães.
  • Prepara e leva contigo um kit de primeiros socorros. Esperemos que não seja necessário, obviamente!
  • Mapa offline não é obrigatório para esta caminhada, mas se isso te fazer sentir mais confortável no trilho, força nisso. Eu recomendo o wikiloc.
  • Não fazer o trilho com chuva ou depois de chover, para evitar lugares mais escorregadios perto da cascata de Pincães.
  • Leva água suficiente para este trilho.
  • Escolhe calçado ideal para caminhadas de montanha, pois apesar de o trilho da Cascata de Pincães ser fácil e ter uma lagoa para mergulhar, não consiste numa ida à praia.
  • Não te esqueças do fato de banho, porém!
  • Não caminhes com a casa às costas. Caminha leve!

Por favor, não deixes lixo ao longo do trilho da Cascata de Pincães. Deixa apenas pegadas! Preserva a beleza do nosso único Parque Nacional!

Cascata de Pincães
Cascata de Pincães

Seguro de Viagem IATI para fazer o Trilho da Cascata de Pincães (5% desconto)

Faz também seguro de viagem, pois em atividades deste género é sempre tão mais frequente a ocorrência de qualquer azar! 😉 Opta pela prevenção, já que acidentes no Gerês são frequentes, e todos estamos sujeitos a eles, mesmo que sejamos experientes.

A IATI tem seguros para pequenas escapadinhas em Portugal, ideais para quem faz este tipo de caminhadas. Faz a tua reserva com o meu link para 5% de desconto.

Cascata de Pincães
Cascata de Pincães

Trilho da Cascata de Pincães + Lagoas do Marinho

Deixo-te para terminar uma sugestão de trilho à Cascata de Pincães mais extensa e desafiante. É uma alternativa ao que já apresentei, permitindo ir também até às Lagoas do Marinho, que ficam num lugar bem mais remoto da serra.

  • É um percurso difícil, não só pela extensão de 20km como também pelo desnível positivo de 900 metros. É para ser feito por quem tenha preparação física para tal e experiência em montanha.
  • Tem o mesmo ponto de partida que o trilho original, mas permite ver muito mais que a cascata de Pincães. Por exemplo, passarás por silhas de ursos (que protegiam as colmeias dos ursos, quando eles existiam no Gerês), e por fojos do lobo (construções em forma de “V” para captura do lobo ibérico).
  • Junto das Lagoas do Marinho encontrarás um enorme prado do Gerês, onde fica a Cabana do Penedão, lugar ideal para o teu almoço. É frequente ver por lá cavalos selvagens!
  • O trilho não está marcado, exigindo que leves mapa offline para te orientares na montanha. Eu recomendo o wikiloc e deixo-te um mapa em baixo que poderás seguir.
  • É um trilho circular para ser feito num dia inteiro. Convém sair bem cedo, para o poder fazer com calma. Deves percorrê-lo no fim da primavera, idealmente, para que os dias sejam maiores, e para que ao mesmo tempo ainda não esteja calor em exagero.
  • Levar protetor solar e chapéu, pois tem elevada exposição solar.
Atenção: as Lagoas do Marinho são "charcos" de água onde os animais se refrescam na serra. Não são lagoas como a que encontras junto da Cascata de Pincães. São para contemplar e não para mergulhar.
Powered by Wikiloc
Lagoas de Marinho
Lagoas de Marinho
Lagoas de Marinho
Lagoas de Marinho
Lagoas de Marinho
Lagoas de Marinho
Lagoas de Marinho
Lagoas de Marinho
Cavalo Selvagem junto das Lagoas de Marinho
Cavalo Selvagem junto das Lagoas de Marinho
Cabana do Penedão junto das Lagoas de Marinho
Cabana do Penedão junto das Lagoas de Marinho

Praia Fluvial de Pincães

Outro destaque de Pincães, para além da sua cascata, é a praia fluvial que tem junto da entrada da aldeia. Podes aceder à localização exata, seguindo este link. Como nunca a visitei no verão, não sei até que ponto será um spot brutal, mas fica aqui a dica para que por lá passes durante a tua visita. Tem escadas de acesso à piscina, e um parque adjacente.

Campos de pastagem em torno da aldeia de Pincães
Campos de pastagem em torno da aldeia de Pincães
Praia Fluvial de Pincães
Praia Fluvial de Pincães

Outros Trilhos no Gerês

Existem muitos outros trilhos fabulosos para fazer no Gerês, alguns dos quais com cascatas ainda mais espetaculares que a Cascata de Pincães, e paisagens mais arrebatadoras que as que vais encontrar ao fazer o percurso alternativo até às Lagoas do Marinho. Em baixo deixo-te algumas dicas de artigos deste blog sobre outros trilhos da região.

Boas caminhadas! Conta-me nos comentários como foi a tua caminhada pelo Trilho da Cascata de Pincães. Que tal a lagoa? Que tal a cascata? 😉

ARTIGOS DOS MUNICÍPIOS DO GERÊS E PRINCIPAIS ALDEIAS:
1 - Visitar Melgaço e Castro Laboreiro
2 - Visitar Arcos de Valdevez
3 - Visitar Ponte da Barca
4 - Visitar Terras de Bouro
5 - Visitar Montalegre
6 - Visitar Soajo e Lindoso
7 - Visitar Fafião
8 - Visitar Pitões das Júnias
9 - Visitar o Sistelo
10 - Roteiro Baixa Limia e Serra do Xurés
ARTIGOS COM TRILHOS DE LAGOAS, POÇOS E CASCATAS DO GERÊS:
1 - Melhores Trilhos do Gerês
2 - Melhores Lagoas e Cascatas do Gerês
3 - Trilho ao Poço Dola e Cascata Cela Cavalos
4 - Trilho às Pozas do Mallón ou Poças do Malho
5 - Trilho da Preguiça do Gerês: Cascata da Laja e de Leonte
6 - Trilho da Cascata do Arado ao Poço Azul
7 - Trilho das Cascatas e Lagoas da Mata de Albergaria
8 - Trilho da Cascata da Rajada
9 - Ecovia do Vez e Passadiços do Sistelo
10 - Trilho das Brandas e dos Socalcos do Sistelo
11 - Trilho das 7 Lagoas do Gerês | Xertelo
13 - Trilho dos Prados da Messe
14 - Trilho dos Miradouros do Gerês

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *