Cantanhede e Praia da Tocha | O que visitar, ver e fazer?

Visitar Cantanhede
Visitar Cantanhede

Share this content!

Visitar Cantanhede é imprescindível para quem faz uma viagem ou roteiro pelo centro de Portugal. De facto, tem valiosos pontos turísticos para descobrir, como é o caso da:

  • Praia da Tocha, brutal estância balnear na costa litoral do país.
  • Praia Fluvial dos Olhos da Fervença, uma das melhores do Centro de Portugal.
  • E ainda da Vila de Ançã, famosa pela sua pedra muito utilizada na construção de incríveis monumentos em Portugal, e também no exterior.

Queres saber mais sobre estes e outros lugares a visitar em Cantanhede? Então continua a ler este artigo, não esquecendo de me seguir nas redes sociais.

Estátua do Marquês de Marialva ao visitar Cantanhede
Estátua do Marquês de Marialva ao visitar Cantanhede

Lista de Conteúdo

Onde fica Cantanhede e a Praia da Tocha?

Como poderás ver na imagem em baixo, Cantanhede não fica muito longe da cidade de Coimbra, sendo, aliás, um dos municípios do distrito de Coimbra. Faz fronteira com Vagos, Oliveira do Bairro, Anadia, Mealhada, Coimbra, Montemor-o-Velho, Figueira da Foz e Mira, tendo também um pedaço de costa atlântica, na zona da Praia da Tocha.

Lista dos municípios de Coimbra:
Arganil | Cantanhede | Coimbra | Condeixa-a-Nova | Figueira da Foz | Góis | Lousã | Mira | Miranda do Corvo | Montemor-o-Velho | Oliveira do Hospital | Pampilhosa da Serra | Penacova | Penela | Soure | Tábua | Vila Nova de Poiares
Mapa do Município de Cantanhede
Mapa do Município de Cantanhede

Como chegar a Cantanhede e Praia da Tocha?

O município de Cantanhede tem alguns pontos relativamente dispersos a nível de distância entre si, e que eu considero neste artigo como fundamentais para quem visita a região. Eu recomendo mesmo que vás visitar Cantanhede de carro, pelo se não tens viatura própria, trata de alugar uma com a Discover Cars.

Baloiço da Lagoa dos Coadiçais
Baloiço da Lagoa dos Coadiçais

Quando visitar Cantanhede e a Praia da Tocha?

Se o motivo da tua visita a Cantanhede é descobrir as suas praias, no mar ou no rio, e dar uns bons mergulhos, então claro que recomendo o verão. Mas Cantanhede pode ser visitado em outras alturas do ano, sem excepção, já que existem diversas outras atrações no município que vou apresentar-te neste artigo.

Quanto às principais festividades em Cantanhede e na Praia da Tocha, destaca-se sem qualquer dúvida a Expofacic, que se realiza entre o mês de julho e agosto, com duração de 10 a 12 dias. É um evento com diversos ramos de atuação, combinando música, gastronomia, exposições e até negócios. Existe página oficial.

Cantanhede tem ainda outros eventos de menor importância, que encontrarás no site da Câmara Municipal. Alguns deles são de cariz gastronómico, como poderás perceber. 😉

Gastronomia e Restaurantes ao visitar Cantanhede e a Praia da Tocha?

No que diz respeito a gastronomia e o que comer em Cantanhede ou na Praia da Tocha, existem petiscos que não podes mesmo deixar de provar. Por exemplo, a típica Sopa Gandaresa, a Caldeirada da Peixe, o Robalo e a Sardinha Assada, o Leitão à Bairrada ou a Cabidela de Leitão. Para sobremesa destaca-se o Bolo de Ançã. Não esqueças os Tremoços de Cadima como um excelente aperitivo. 😉

Queres saber sobre restaurantes? Vê em baixo as minhas sugestões:

  • Restaurante Panorama ou Cova do Finfas, na Praia da Tocha.
  • Marquês de Marialva ou Dom Fininho, em Cantanhede.

Onde dormir ao visitar Cantanhede e a Praia da Tocha?

AlojamentoPontuaçãoLocalização
Hotel Cantanhede8.4Cantanhede
Holiday House Tocha8.9Praia da Tocha
Quinta Forum9.4Tocha
Casa Águas Mansas9.5Cadima
Casa Nana9.4Cadima

Cantanhede e Praia da Tocha | O que visitar, ver e fazer?

Para te apresentar o que visitar em Cantanhede e na região da Praia da Tocha, decidi dividir este artigo na seguinte estrutura:

  • Visitar o Centro de Cantanhede
  • Visitar a Vila de Ançã
  • Visitar as Praias de Cantanhede
  • Visitar as Lagoas de Cantanhede
  • Outros lugares ao visitar Cantanhede

Antes de mais, deixo-te um mapa com todos os pontos turísticos a mencionar, e com estrutura semelhante. 😉

Mapa com tudo o que visitar em Cantanhede e Praia da Tocha

Visitar o Centro de Cantanhede

Vou apresentar-te o centro de Cantanhede pela sequência em que eu próprio o visitei. Decidi deixar o carro junto das piscinas municipais, bem perto do Parque Verde de Cantanhede, também conhecido como Parque Urbano de São Mateus. Foi a partir dali que comecei a explorar a cidade a pé.

1. Parque Urbano de São Mateus

Este parque é um verdadeiro pulmão verde na cidade, tendo mais de 7 hectares de área composta por extensos jardins. Existem diversos passeios propícios para uma caminhada, várias mesas para merendas, e ainda algumas árvores debaixo das quais te podes sentar à sombra a ler um livro, por exemplo. 😉 A Biblioteca Municipal de Cantanhede fica numa das extremidades do parque.

Parque Urbano de São Mateus
Parque Urbano de São Mateus
Parque Urbano de São Mateus
Parque Urbano de São Mateus
Parque Urbano de São Mateus
Parque Urbano de São Mateus

2. Parque Expo-Desportivo de São Mateus

Do outro lado da Rua dos Bombeiros Voluntários, encontrarás o Parque Expo-Desportivo de São Mateus. Não tenho muito a referir sobre ele, tirando o facto de ser o recinto utilizado para a Expofacic. O parque é gigantesco, mas totalmente opcional se não estiver a decorrer o evento.

3. Capela de São Mateus e Mercado Municipal de Cantanhede

Segue-se a Capela de São Mateus, e depois o Mercado Municipal de Cantanhede. O mercado, em particular, abre todos os dias úteis e sábados!

Capela de São Mateus
Capela de São Mateus
Mercado Municipal de Cantanhede
Mercado Municipal de Cantanhede

4. Largo Pedro Teixeira

No Largo Pedro Teixeira encontrarás a imponente estátua em bronze do capitão Pedro Teixeira, que nasceu em Cantanhede por volta de 1585. Mais tarde tornou-se um importante navegador português, responsável, por exemplo, pela conquista da Amazónia, no Brasil.

Tem ainda em consideração a seiscentista Casa dos Bugalhos, ao fundo da praça, e que consiste num dos edifícios históricos mais importantes da cidade. Representa ainda o estilo de arquitetura de antigamente na região, com o piso térreo a servir de curral para os animais, e o piso superior para habitação.

Estátua de Pedro Teixeira
Estátua de Pedro Teixeira
Largo de Pedro Teixeira
Largo de Pedro Teixeira

5. Museu da Pedra de Cantanhede

O Museu da Pedra, por sua vez, localiza-se no Largo Cândido dos Reis. É um espaço que tem duas funções principais: serve para divulgar a ligação do município à pedra de Ançã, e ainda é um museu de cariz arqueológico, com exposição de vestígios descobertos em escavações no território.

Largo de Cândido dos Reis e Museu da Pedra
Largo de Cândido dos Reis e Museu da Pedra

6. Museu Load ZX Spectrum

Outro museu da cidade é o Load ZX Spectrum. Não tive a oportunidade de o visitar, mas o tema principal até que é interessante, apresentando aquele que foi em tempos o primeiro computador pessoal de muitos portugueses, no início da década de 80 do século XX. Descobre mais sobre o museu no site oficial, nomeadamente sobre os horários praticados.

Este espaço tem sede na antiga Escola Básica Conde Ferreira, junto da qual também encontrarás painéis de azulejos brutais relativos a eventos importantes da história de Portugal:

  • A Declaração Pública de D. Pedro I sobre o seu casamento com Inês de Castro (realizou-se em Cantanhede).
  • E a Batalha de Montes Claros, na qual participou o Marquês de Marialva, 3º Conde de Cantanhede.
Museu Load ZX Spectrum
Museu Load ZX Spectrum
Azulejos da Batalha de Montes Claros
Azulejos da Batalha de Montes Claros
Azulejos da Declaração Pública de D. Pedro I
Azulejos da Declaração Pública de D. Pedro I

7. Jardim Municipal de Cantanhede e Praça Marquês de Marialva

O coração da cidade fica exatamente neste jardim e praça. O Jardim Municipal de Cantanhede é mais pequeno que o parque urbano já mencionado, mas na minha opinião muito mais bonito. Tem uma grande fonte que se destaca, e ainda diversos bancos de jardim e canteiros de flores.

A Praça Marquês de Marialva tem como principal elemento a Estátua Equestre de António Luís de Meneses (o marquês propriamente dito), e ainda um conjunto elegante de palmeiras, a própria Igreja Matriz de Cantanhede e o edifício dos Paços do Concelho. É um espaço muito amplo!

Jardim Municipal de Cantanhede
Jardim Municipal de Cantanhede
Jardim Municipal de Cantanhede
Jardim Municipal de Cantanhede
Estátua do Marquês de Marialva
Estátua do Marquês de Marialva
Praça do Marquês de Marialva
Praça do Marquês de Marialva
Praça do Marquês de Marialva
Praça do Marquês de Marialva

8. Igreja Matriz de Cantanhede

A Igreja Matriz de Cantanhede é dedicada a São Pedro e acredita-se que terá tido origem antes do século XI, sendo o edifício atual muito posterior, como é natural.

Igreja Matriz de Cantanhede
Igreja Matriz de Cantanhede

9. Paços do Concelho de Cantanhede

Quanto ao edifício dos Paços do Concelho de Cantanhede, serve funções camarárias desde o século XIX, apesar de outrora ter sido o próprio Palácio da Casa Marialva, construído provavelmente a mando de D. João de Meneses. Não deixes visitar o seu claustro.

Paços do Concelho de Cantanhede
Paços do Concelho de Cantanhede
Visitar Cantanhede
Visitar Cantanhede

10. Igreja da Misericórdia de Cantanhede

Para terminar, refiro a Igreja da Misericórdia. Começou a ser construída em 1675 a pedido de D. António Luís de Meneses, 1º Marquês de Marialva, como pagamento de promessa feita durante a Batalha de Montes Claros. Foi nesta igreja que ele acabou por ser sepultado.

Destaco ainda o Largo Dom João Crisóstomo, que poderás encontrar a caminho desta igreja, se seguires o roteiro que estou a propor.

Igreja da Misericórdia de Cantanhede
Igreja da Misericórdia de Cantanhede
Largo João Crisóstomo
Largo João Crisóstomo
Largo João Crisóstomo
Largo João Crisóstomo

Visitar a Vila de Ançã

Passando para a histórica Vila de Ançã, começo por te apresentar dois lugares nos arredores próximos da vila, nomeadamente o Parque de Merendas dos Fornos da Cal e a Capela de São Bento. Esta última data de 1599, e é responsável pelas principais romarias da vila, tendo o teto e retábulo-mor construídos em pedra.

No centro da vila destacam-se outras igrejas, como é o caso da Capela do Espírito Santo, da Capela de Nossa Senhora das Mercês, e da Capela do Senhor da Fonte, para além da própria Igreja Matriz de Ançã, em honra de Nossa Senhora do Ó ou da Expectação. Esta última data de 1812, e novamente, vais poder encontrar retábulos feitos em pedra de Ançã no interior.

Perto da Igreja Matriz encontrarás o Jardim do Terreiro do Paço, e numa das extremidades, o Palácio do Marquês de Cascais, e a sua arcada. Este palácio foi propriedade de D. Álvaro Pires de Castro, Senhor da Vila de Ançã, e que aqui viveu durante os últimos anos da sua vida, no início do século XIX.

Outra casa senhorial a descobrir em Ançã será o Solar dos Neiva, do século XIX, com brasão dessa família esculpido em pedra Ançã.

Antes de passar às fotografias desta vila, não posso deixar de mencionar a Piscina Natural de Ançã, praia fluvial excelente para as crianças. Bem perto encontrarás a Fonte de Ançã, ou Fonte dos Castros, que se trata da nascente da Ribeira de Ançã, possuindo um caudal de mais de 20000 litros de água por minuto. Para terminar, o Moinho da Nascente, que apesar de remontar ao século X, foi recuperado e ainda funciona, tendo um pequeno museu etnográfico no interior, visitável mediante marcação prévia junto do posto de turismo.

1. Parque de Merendas dos Fornos da Cal

Parque de Merendas dos Fornos da Cal de Ançã
Parque de Merendas dos Fornos da Cal de Ançã
Parque de Merendas dos Fornos da Cal de Ançã
Parque de Merendas dos Fornos da Cal de Ançã
Parque de Merendas dos Fornos da Cal de Ançã
Parque de Merendas dos Fornos da Cal de Ançã
Parque de Merendas dos Fornos da Cal de Ançã
Parque de Merendas dos Fornos da Cal de Ançã
Parque de Merendas dos Fornos da Cal de Ançã
Parque de Merendas dos Fornos da Cal de Ançã

2. Capela de São Bento

Capela de São Bento
Capela de São Bento
Capela de São Bento
Capela de São Bento
Capela de São Bento
Capela de São Bento

3. Capela do Espírito Santo

Capela do Espírito Santo
Capela do Espírito Santo
Capela do Espírito Santo
Capela do Espírito Santo

4. Capela de Nossa Senhora das Mercês

Capela de Nossa Senhora das Mercês
Capela de Nossa Senhora das Mercês

5. Igreja Matriz de Ançã

Igreja Matriz de Ançã
Igreja Matriz de Ançã
Igreja Matriz de Ançã
Igreja Matriz de Ançã
Igreja Matriz de Ançã
Igreja Matriz de Ançã
Igreja Matriz de Ançã
Igreja Matriz de Ançã

6. Palácio do Marquês de Cascais

Palácio do Marquês de Cascais
Palácio do Marquês de Cascais
Palácio do Marquês de Cascais
Palácio do Marquês de Cascais

7. Solar dos Neiva

Solar dos Neiva
Solar dos Neiva

8. Fonte de Ançã

Fonte de Ançã
Fonte de Ançã
Nascente de Ançã
Nascente de Ançã

9. Moinho da Nascente de Ançã

Moinho da Nascente de Ançã
Moinho da Nascente de Ançã
Moinho da Nascente de Ançã
Moinho da Nascente de Ançã
Moinho da Nascente de Ançã
Moinho da Nascente de Ançã

10. Piscina Natural de Ançã

Jardim e Passadiços junto da Piscina Natural de Ançã
Jardim e Passadiços junto da Piscina Natural de Ançã
Jardim junto da Piscina Natural de Ançã
Jardim junto da Piscina Natural de Ançã
Jardim junto da Piscina Natural de Ançã
Jardim junto da Piscina Natural de Ançã
Piscina Natural de Ançã
Piscina Natural de Ançã
Piscina Natural de Ançã
Piscina Natural de Ançã
Piscina Natural de Ançã
Piscina Natural de Ançã
Piscina Natural de Ançã
Piscina Natural de Ançã

11. Outras Imagens de Ançã

Visitar Ançã
Visitar Ançã
Visitar Ançã
Visitar Ançã

Visitar as Praias de Cantanhede

No que diz respeito a Praias do município de Cantanhede, tens de considerar as que são de mar e as que são de rio. 😉 Começando pelas praias fluviais, a Piscina Natural de Ançã é uma delas, tendo inclusive nadador salvador nos meses de verão.

No entanto, eu prefiro muito mais a Praia Fluvial dos Olhos da Fervença, que é, como já referi, das melhores praias fluviais do Centro de Portugal. Localiza-se em Cadima e tem um bonito parque em redor, com espaços de relvado e até de areia.

Resta ainda a Praia Fluvial das Sete Fontes, na freguesia de Ourentã. Das três, foi claramente a que menos me agradou.

1. Praia Fluvial dos Olhos da Fervença (Cadima)

Praia Fluvial dos Olhos da Fervença
Praia Fluvial dos Olhos da Fervença
Praia Fluvial dos Olhos da Fervença
Praia Fluvial dos Olhos da Fervença
Praia Fluvial dos Olhos da Fervença
Praia Fluvial dos Olhos da Fervença
Praia Fluvial dos Olhos da Fervença
Praia Fluvial dos Olhos da Fervença
Praia Fluvial dos Olhos da Fervença
Praia Fluvial dos Olhos da Fervença

2. Praia Fluvial das Sete Fontes (Ourentã)

Praia Fluvial das 7 Fontes
Praia Fluvial das 7 Fontes
Praia Fluvial das 7 Fontes
Praia Fluvial das 7 Fontes

3. Praia da Tocha

A Praia da Tocha surge como principal estância balnear de mar no município de Cantanhede. Tem bandeira azul, e situa-se junto de uma pequena povoação bastante pitoresca, onde ainda se encontram vestígios de antigos palheiros utilizados pelos pescadores, e também barcos típicos da tradicional Arte Xávega.

Praia da Tocha
Praia da Tocha
Praia da Tocha
Praia da Tocha
Praia da Tocha
Praia da Tocha
Passadiços e Dunas da Praia da Tocha
Passadiços e Dunas da Praia da Tocha
Passadiços e Dunas da Praia da Tocha
Passadiços e Dunas da Praia da Tocha
Passadiços e Dunas da Praia da Tocha
Passadiços e Dunas da Praia da Tocha

4. Praia do Palheirão

Se procuras uma praia bem mais selvagem que a Tocha, e em estado muito mais natural, também encontras uma hipótese no município de Cantanhede: a Praia do Palheirão. Fica apenas a alguns quilómetros a norte da anterior.

Praia do Palheirão
Praia do Palheirão
Praia do Palheirão
Praia do Palheirão
Praia do Palheirão
Praia do Palheirão

Visitar as Lagoas de Cantanhede

Se gostas de espaços natureza, podes ainda ir explorar algumas das principais lagoas do município de Cantanhede. 😉 Deixo a nota de que as suas águas não são próprias para banhos.

  • A Lagoa dos Teixoeiros fica perto da Praia da Tocha e possui um turístico baloiço nas imediações, com vista para ela. 😉 Tem uma área de cerca de 7 hectares, e pode ser um excelente spot de observação de aves, em especial o Galeirão.
  • A Lagoa da Salgueira fica perto da anterior, e é partilhada com o município da Figueira da Foz. Aqui observam-se outros tipos de aves, como é o caso do mergulhão pequeno, da marrequinha e da galinha de água. Tem um total de cerca de 5 hectares.
  • A Lagoa da Torre tem um agradável espaço de lazer e de merendas, e fica no norte do município.
  • A Lagoa de Coadiçais permite uma excelente caminhada em redor, tendo ainda, por exemplo, o baloiço turístico de Febres. Destaca-se a pequena ilha no centro da lagoa, com o pequeno Charco Bar, e que é acessível por passadiço de madeira.
  • E as Lagoas dos Covões e de Portunhos, localizadas, pelo que percebi, no espaço de antigas pedreiras de Cantanhede. Atenção ao facto de ambos os lugares não serem muito seguros, pelo que deverás visitá-los com atenção redobrada. Refiro ainda que não tive dificuldade no acesso, mas que já ouvi relatos de pessoas que encontraram vedações a bloquear a entrada, principalmente na segunda. Apresento-as aqui pela sua beleza natural, mas claramente que não recomendo visita a elas, mas sim às outras 4 que apresentei.

1. Lagoa dos Teixoeiros

Lagoa dos Teixoeiros
Lagoa dos Teixoeiros
Lagoa dos Teixoeiros
Lagoa dos Teixoeiros
Baloiço da Lagoa dos Teixoeiros
Baloiço da Lagoa dos Teixoeiros
Baloiço da Lagoa dos Teixoeiros
Baloiço da Lagoa dos Teixoeiros
Baloiço da Lagoa dos Teixoeiros
Baloiço da Lagoa dos Teixoeiros

2. Lagoa da Salgueira

Lagoa Salgueira
Lagoa Salgueira
Lagoa Salgueira
Lagoa Salgueira

3. Lagoa da Torre

Lagoa da Torre
Lagoa da Torre

4. Lagoa de Coadiçais

Lagoa dos Coadiçais
Lagoa dos Coadiçais
Lagoa dos Coadiçais
Lagoa dos Coadiçais
Lagoa dos Coadiçais
Lagoa dos Coadiçais
Lagoa dos Coadiçais
Lagoa dos Coadiçais
Baloiço da Lagoa dos Coadiçais
Baloiço da Lagoa dos Coadiçais
Baloiço da Lagoa dos Coadiçais
Baloiço da Lagoa dos Coadiçais
Lagoa dos Coadiçais
Lagoa dos Coadiçais
Lagoa dos Coadiçais
Lagoa dos Coadiçais
Lagoa dos Coadiçais
Lagoa dos Coadiçais
Lagoa dos Coadiçais
Lagoa dos Coadiçais
Lagoa dos Coadiçais
Lagoa dos Coadiçais
Lagoa dos Coadiçais
Lagoa dos Coadiçais
Lagoa dos Coadiçais
Lagoa dos Coadiçais

5. Lagoa dos Covões

Lagoa dos Covões
Lagoa dos Covões
Lagoa dos Covões
Lagoa dos Covões
Lagoa dos Covões
Lagoa dos Covões
Lagoa dos Covões
Lagoa dos Covões
Lagoa dos Covões
Lagoa dos Covões

6. Lagoa de Portunhos

Lagoa dos Portunhos
Lagoa dos Portunhos

Outros Lugares ao visitar Cantanhede

Sobre outros lugares de Cantanhede, começo pelo que fica perto do centro da cidade, nomeadamente o Jardim do Nó Desnivelado. É totalmente opcional, já que se encontra junto de estradas muito movimentadas, o que o torna menos agradável com todo o barulho de fundo.

Outro lugar opcional será o Cruzeiro de Póvoa de Lomba, provavelmente do século XVI ou XVII, estando protegido no interior de um pequeno templete com cúpula redonda. 😉 Bem diferente do comum!

Totalmente obrigatória nesta lista de outros lugares, é a Capela de Varziela, mandada construir por D. Jorge de Meneses (4º Senhor de Cantanhede), para sua sepultura, na primeira metade do século XVI. Por fora não aparenta ser nada de especial, mas sabias que é monumento nacional? O seu interior é riquíssimo em esculturas de pedra ançã, e por isso é imperdível. Terás de solicitar a chave no café que se encontra na praça, e que também serve de posto de turismo.

Para terminar, a Igreja Matriz de Febres e o Monumento ao Ourives Ambulante, junto dela.

1. Jardim do Nó Desnivelado

Jardim do Nó Desnivelado
Jardim do Nó Desnivelado
Jardim do Nó Desnivelado
Jardim do Nó Desnivelado
Jardim do Nó Desnivelado
Jardim do Nó Desnivelado
Jardim do Nó Desnivelado
Jardim do Nó Desnivelado

2. Cruzeiro de Póvoa de Lomba

Cruzeiro de Póvoa de Lomba
Cruzeiro de Póvoa de Lomba

3. Capela de Varziela – Monumento Nacional

Capela de Varziela
Capela de Varziela
Interior da Capela de Varziela
Interior da Capela de Varziela
Interior da Capela de Varziela
Interior da Capela de Varziela
Interior da Capela de Varziela
Interior da Capela de Varziela
Interior da Capela de Varziela
Interior da Capela de Varziela
Interior da Capela de Varziela
Interior da Capela de Varziela

4. Igreja Matriz de Febres e Monumento ao Ourives Ambulante

Igreja Matriz de Febres
Igreja Matriz de Febres
Monumento ao Ourives Ambulante
Monumento ao Ourives Ambulante

O que visitar nos arredores de Cantanhede e Praia da Tocha?

Nos arredores do município, que tal seguir para as diversas fronteiras que tem, nomeadamente visitar Vagos, Praia de Mira, Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, ou até visitar Coimbra, capital do distrito?

Boas viagens! 😉 Se este artigo te foi útil, não esqueças de deixar o teu comentário em baixo.

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *