Olhão | O que visitar, ver e fazer? Melhores praias!

Visitar Olhão
Visitar Olhão

Share this content!

Olhão é para mim a principal porta de entrada para o Parque Natural da Ria Formosa, mais do que Faro, ou mesmo Tavira. É uma cidade que preserva ainda a sua autenticidade, e permanece ainda alheia à azáfama que se vive em outras regiões do Algarve. Aqui ainda se sente alguma calma e tranquilidade, ou pelo menos, foi isso que eu senti durante a minha estadia.

Neste artigo vou dar-te a conhecer tudo o que eu descobri neste município algarvio. Reserva pelo menos 2 dias para visitar a Fuseta e a Ilha da Armona, ou até mais, se quiseres utilizar Olhão como a tua base para explorar a Ria Formosa, e dar também um saltinho até à Ilha da Culatra.

Cidade de Olhão
Vista aérea sobre a Cidade de Olhão

Onde fica Olhão?

Se olhares com atenção a imagem em baixo, conseguirás identificar Olhão entre Tavira e Faro. De facto, Olhão fica no Sotavento Algarvio, tendo como municípios vizinhos estas duas cidades, e também São Brás de Alportel.

A titulo de curiosidade, os municípios que constituem o Algarve são: Aljezur, Monchique, Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Lagoa, Silves, Albufeira, Faro, São Brás de Alportel, Alcoutim, Loulé, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

OUTROS ARTIGOS DO ALGARVE:
1 - Praias mais bonitas do Algarve
2 - Visitar Castro Marim
3 - Visitar Tavira
4 - Visitar Vila Real de Santo António
5 - Visitar Portimão
6 - Visitar as Ilhas do Algarve e Ria Formosa
7 - Visitar Loulé
8 - Visitar Vilamoura e Quarteira
9 - Melhores Praias de Albufeira
10 - Percurso dos Sete Vales Suspensos
11 - Visitar Silves e Armação de Pêra
12 - Visitar Lagos
13 - Visitar Faro
14 - Trilho da Praia da Luz a Lagos e Ponta da Piedade
15 - Visitar Sagres e Vila do Bispo
16 - Visitar Aljezur e Odeceixe
17 - Melhores praias de Lagos
18 - Melhores praias do Carvoeiro e Lagoa
Mapa de Faro, Portugal

Dicas úteis para visitar Olhão

  • Não considero que seja obrigatório carro para visitar Olhão, se pretenderes ficar pelo centro e não visitar os arredores, nem ir até outros municípios vizinhos. De qualquer forma, deixo-te link para a Discover Cars, com a qual podes alugar carro em caso de necessidade.
  • Já no que toca a seguro de viagem, é sempre recomendável, e eu deixo como sugestão os seguros de viagem da IATI, para os quais consegues 5% de desconto com o meu link.

Quando visitar Olhão?

Para responder a quando visitar Olhão, claramente que a minha sugestão é o verão. As praias são o que de melhor este município tem para oferecer, pelo que o ideal será visitar entre Junho e Setembro. Terás mais gente na região, mas na Ria Formosa há sempre espaço, ou não fossem as praias tão extensas!

Fuseta, ao visitar Olhão
Fuseta, ao visitar Olhão

O que comer e onde comer ao visitar Olhão?

Ao nível de gastronomia, impossível não mencionar o Folar de Olhão, eleito enquanto uma das 7 maravilhas da doçaria portuguesa. É obrigatório prová-lo, pois é mesmo delicioso!

E claro que o peixe também é rei, mas neste caso, o mesmo digo para qualquer outra região da costa algarvia. Que tal a Cataplana de marisco, a Conquilha, o Polvo, a Muxama de Atum, ou mesmo a sardinha assada?

Se procuras sugestões para restaurantes onde comer, analisa as seguintes:

  • Pitéu da Baixa Mar
  • Vai e Volta
  • Terra i Mar
  • Tapas e Lendas
  • Restaurante Prazeres

Onde dormir ao visitar Olhão?

AlojamentoPontuaçãoLocalização
Real Marina Hotel & Spa8.7Centro de Olhão
Pure Formosa Hotel9.1Centro de Olhão
Hotel Cidade de Olhão8.7Centro de Olhão
GuestMar9.5Centro de Olhão
Casarão AL8.8Centro de Olhão
Quinta dos Poetas9.0Arredores da Cidade
Apartamentos Sol & Ria9.2Centro de Olhão
Monte das Perdizes9.6Arredores da Cidade
Casa Modesta9.0Arredores da Cidade
Alojamentos BJB9.5Centro de Olhão
Zenit Guest House8.6Centro de Olhão
OlhãoMirante9.1Centro de Olhão
Stork Hostel9.1Centro de Olhão
Casa dos Ventos9.4Arredores da Cidade
Quinta Saleiro9.4Arredores da Cidade
Estudios Salinas8.9Fuseta
Moinhos das Marés9.0Fuseta
Vila Fuzeta9.6Fuseta

Olhão | O que visitar, ver e fazer?

E agora, tudo o que visitar em Olhão. O artigo está organizado da mesma forma que o mapa em baixo:

  • O que visitar no centro da cidade de Olhão, a azul.
  • Quais as melhores praias de Olhão, a verde.
  • E o que visitar nos arredores da cidade de Olhão, a laranja.

Mapa com tudo o que visitar em Olhão

Centro Histórico de Olhão

Para visitar o Centro Histórico de Olhão, eu estacionei o meu carro junto da Avenida 5 de Outubro, frente ao porto de Recreio de Olhão e ao hotel Real Marina. Foi a partir dali que comecei a caminhada de descoberta da cidade.

1. Porto de Recreio de Olhão

O Porto de Recreio de Olhão é enorme e tem capacidade para cerca de 350 embarcações. É obrigatório passar por lá para admirar os imensos barcos que lá atracam.

2. Mercados de Olhão

Também na Avenida 5 de Outubro ficam os Mercados de Olhão, provavelmente a principal atração do centro histórico, e a mais visitada. Datam do início do século XX, e estão localizados por cima da ria, apoiados por estacas. São edifícios em tijolo, onde todos os dias se vende peixe, fruta ou hortaliça.

Porto de Recreio de Olhão
Porto de Recreio de Olhão

3. Jardim Pescador Olhanense e Jardim Patrão Joaquim Lopes

Os dois jardins principais de Olhão são o Jardim Pescador Olhanense e o Jardim Patrão Joaquim Lopes. Cada um deles fica de um dos lados dos Mercados de Olhão, e são bonitos espaços verdes, com muita sombra. É frequente ver por lá pequenos vendedores.

No Jardim Pescador Olhanense destaca-se o coreto e os bancos com bonitos painéis de azulejo. Por sua vez, no outro jardim destaca-se o monumento ao próprio Patrão Joaquim Lopes, herói de inúmeros salvamentos de naufrágios.

4. Réplica do Caíque Bom Sucesso

Também encontras uma réplica do Caíque Bom Sucesso atracada junto dos Mercados de Olhão. A história deste barco remonta a 1808, após expulsão dos invasores franceses de Olhão, uma vez que foi esta embarcação que fez a travessia para o Brasil, com o intuito de avisar o rei sobre a vitória. Foi a sua tripulação que regressou com a notícia de que Olhão passava a designar-se Olhão da Restauração, título que permanece até aos dias de hoje.

Nos meses de verão, é possível fazer passeios pela Ria Formosa, a bordo deste barco.

5. Caminho das Lendas de Olhão

O Caminho das Lendas é uma das melhores formas de conhecer o centro histórico de Olhão. Este é um caminho que liga alguns dos principais largos da cidade, e também as 5 estátuas de lendas de Olhão, cada uma num destes 5 largos.

  • O Largo João da Carma, com a Lenda de Arraúl. Diz-se que é a Arraúl que se deve o cordão dunar da atual Ria Formosa, que protege o continente do oceano atlântico. A sua história está supostamente ligada à de Hércules, tendo sido Arraúl (com força sobre-humana) a carregar a areia ou terra para a Ria Formosa, a partir do Cerro da Cabeça.
  • O Largo do Carolas, com a Lenda do Menino dos Olhos Grandes. Diz-se que este menino aparecia sempre no mesmo lugar, à noite, no centro da cidade, e que isso causava medo às pessoas. Ele tinha uns olhos enormes e ninguém o conseguia ajudar ou até pegar ao colo, porque era muito pesado. As pessoas começaram a deixar de sair à rua, com medo de possíveis maldições ou encantamentos associados a ele. A certa altura ele desapareceu e nunca mais foi visto.
Decorações das ruas de Olhão
Decorações das ruas de Olhão
  • O Largo do Gaibéu, com a Lenda do Mouro Encantado. Esta história é de um pescador que em criança foi levado por um menino para um palácio encantado. Depois do regresso, ele continuou a vê-lo, apesar de o menino ser invisível para outras pessoas. Só deixou de o ver após comungar e se confessar pela primeira vez.
  • A Praça Patrão Joaquim Lopes, com a Lenda de Floripes. Sobre esta moura encantada existem diferentes versões. Eu vou falar-te da que me parece mais interessante. Diz-se que uma mulher linda, vestida de branco, era avistada pelos pescadores no mar, e que se eles atravessassem a ria de Olhão com uma vela sempre acesa, o seu encantamento seria desfeito, podendo ela casar com quem a desencantasse.
Decorações das ruas de Olhão
Decorações das ruas de Olhão
  • O Largo da Fábrica Velha, com a Lenda de Marim. Esta lenda está relacionada com um amor proibido entre a moura Alina e um trovador chamado Abdalá, que todas as noites ia cantar para junto da janela do quarto da amada. Era o pai da jovem que não permitia o namoro dos dois, e por isso lançou um desafio a Abdalá, supostamente impossível de realizar. Enraivecido ao ver que Abdalá conseguiu superá-lo, o pai de Alina atirou-a pela janela, tendo ela caído para os braços do amado, e os dois provavelmente morreram, mas ainda hoje são vistos a passear e a cantar pela propriedade. 😐

6. Largo da Restauração

O Largo da Restauração fica também no interior da cidade, e é ainda mais importante que os anteriormente mencionados para o Caminho das Lendas. Aqui encontras pontos turísticos importantíssimos, nomeadamente o Museu Municipal de Olhão, a Igreja Matriz, e a Capela de Nossa Senhora da Soledade.

7. Museu Municipal de Olhão

O Museu Municipal de Olhão está localizado no edifício do Compromisso Marítimo. Aqui encontrarás exposições sobre a cidade e o município, pelo que é o sítio certo para aprender mais sobre a região.

O edifício propriamente dito, data do século XVIII, conforme se pode ler na sua fachada. Tinha como finalidade o apoio aos pescadores de Olhão, possuindo um açougue para uso deles.

8. Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

A Igreja Matriz de Olhão é do fim do século XVII e em honra a Nossa Senhora do Rosário. Na fachada lê-se que foi construída “à custa dos homens do mar”.

9. Capela do Senhor dos Aflitos

A Capela do Senhor dos Aflitos fica nas traseiras da Igreja Matriz, e destaca-se o painel de azulejos na fachada principal.

10. Monumento aos Heróis da Restauração

Também em pleno Largo da Restauração, o Monumento aos Heróis da Restauração vem exatamente louvar os homens que participaram na revolta de 1808 contra os invasores franceses, momento importantíssimo da história de Olhão.

11. Igreja de Nossa Senhora da Soledade

Por fim, a Igreja de Nossa Senhora da Soledade, no Largo da Restauração. É de aspeto mais simples que as anteriores igrejas, mas mais antiga, datando do início do século XVII.

12. Poço das Bombas

Mais a norte, e apenas opcional, fica o Poço das Bombas. Este monumento vem lembrar de um antigo poço que ali existiu e que foi em tempos a principal fonte de abastecimento de água para a população de Olhão. Daí a sua extrema importância.

13. Praceta de Agadir

Ainda mais a norte que o Poço das Bombas, e também opcional, fica a bonita e agradável Praceta de Agadir, de onde se destacam os repuxos de água ao centro. Este é o último ponto que menciono no centro histórico de Olhão.

As Melhores Praias de Olhão

Tendo o centro histórico devidamente visitado, porque não ir conhecer as melhores praias da região, em pleno Parque Natural da Ria Formosa?

Parque natural da Ria Formosa junto à Fuseta
Parque natural da Ria Formosa junto à Fuseta

1. Praia da Fuseta e Praia da Barra Nova da Fuseta

A Fuseta é para mim o sítio mais incrível de Olhão, mais do que a Ilha da Armona, que menciono de seguida. A praia mais extraordinária é a Praia da Barra Nova da Fuseta, uma autêntica língua de areia branca na ria Formosa, que consegues aceder de barco a partir do Cais da Fuseta: existem carreiras regulares para te transportar para lá.

Se preferires, também encontras uma praia de rio junto do Cais da Fuseta, em plena Ria Formosa. Tem em atenção que não existe vigilância na Praia da Barra.

Cais da Fuseta
Cais da Fuseta
Parque natural da Ria Formosa junto à Fuseta
Parque natural da Ria Formosa junto à Fuseta
Parque natural da Ria Formosa junto à Fuseta
Parque natural da Ria Formosa junto à Fuseta
Parque natural da Ria Formosa junto à Fuseta
Parque natural da Ria Formosa junto à Fuseta
Parque natural da Ria Formosa junto à Fuseta
Parque natural da Ria Formosa junto à Fuseta
Parque natural da Ria Formosa junto à Fuseta
Parque natural da Ria Formosa junto à Fuseta
Parque natural da Ria Formosa junto à Fuseta
Parque natural da Ria Formosa junto à Fuseta

2. Praia da Ilha da Armona

De mais fácil acesso é a Ilha da Armona, já que o barco se apanha diretamente do cais de Olhão, junto do Jardim Patrão Joaquim Lopes. Destaca-se o facto de a ilha ser habitada, pelo que terás de atravessar a pé a povoação, se quiseres chegar até à praia voltada para o oceano atlântico. Encontrarás nesta ilha também praias de rio, se assim preferires.

chegada olhao
Cais de Olhão
Passeio de Barco até à Ilha da Culatra
Passeio de Barco até à Ilha da Culatra

Extra: Praias da Ilha da Culatra / Ilha do Farol

A Ilha da Culatra não fica em Olhão, mas sim em Faro. Porém, o acesso mais fácil é através do cais de Olhão, tal como acontece para a Ilha da Armona. Se tiveres pouco tempo, até podes visitar de manhã a ilha da Armona e de tarde a Ilha da Culatra, ou vice-versa. 😉

A minha recomendação é que peças bilhete de ida para a Culatra, e regresso a partir do Farol, que apesar de tudo dar a entender ser uma ilha separada, faz na realidade parte da Culatra. A minha sugestão é que faças o trajeto a pé, sobre a areia, entre estas duas praias, sempre à beira-mar. Foi o que eu fiz.

A título de curiosidade, o Farol em causa é o Farol do Cabo de Santa Maria, cabo este que fica no sítio mais a sul de Portugal Continental. O Farol tem 46 metros de altura, e um alcance de mais de 40km, sendo visitável todas as quartas-feiras, e em mais dias da semana durante o verão. Tal como no caso da Armona, existem habitantes nesta ilha, pelo que terás de atravessar pitorescas povoações a caminho da praia.

Chegada à ilha da Culatra
Chegada à ilha da Culatra
Imagem aérea da Ilha da Culatra
Imagem aérea da Ilha da Culatra
Praias das Ilhas da Ria Formosa
Praias das Ilhas da Ria Formosa
Imagem aérea da Ilha da Culatra
Imagem aérea da Ilha da Culatra
Ilha do Farol
Ilha do Farol

Outros lugares no município de Olhão

Nos arredores da cidade de Olhão, tens ainda outros sítios para conhecer, para além das fabulosas praias. Eu destaco o miradouro e as salinas que vou mencionar. 😉

1. Miradouro do Cerro de São Miguel

O Miradouro do Cerro de São Miguel é imperdível, a pouco mais de 400 metros de altitude na Serra de Monte Figo. Dali consegues ver tudo até ao mar, e a paisagem é realmente imensa!

2. Moncarapacho

Moncarapacho deve ser outra das paragens nos arredores da cidade de Olhão, para conhecer as suas igrejas. Nomeadamente:

  • A Igreja Matriz de Moncarapacho, dedicada a Nossa Senhora da Graça e de origem medieval.
  • A Igreja da Misericórdia, do século XVI.
  • E a Capela de Santo Cristo, lugar de grandes romarias durante o século XVII e XVIII.

3. Ponte de Quelfes

A Ponte de Quelfes tem provável origem no século I d.C, mas mais importante ainda é ter sido palco de uma batalha entre portugueses e franceses no ano 1808, com vitória dos olhanenses.

4. Salinas de Olhão

Em redor de Olhão existem também imensas salinas, não só perto da cidade como também perto da Fuseta. Vai explorá-las e procurar tirar aquelas fotos coloridas que elas tanto permitem.

5. Chalé-Museu João Lúcio

Este Chalé, por sua vez, fica na Quinta de Marim, nos arredores da cidade de Olhão. Era residência do poeta João Lúcio e foi construído no início do século XX.

6. Centro de Educação Ambiental de Marim

Por fim, podes ainda fazer um trilho pelo Centro de Educação Ambiental de Marim. Eu não o fiz, mas deixo-te a informação que necessitas fácil de consultar no site do VisitAlgarve.

Excursões e Atividades no Algarve

Em baixo seguem exemplos de atividades ou excursões que podes fazer no Algarve com a Civitatis, Viator ou a Get Your Guide. Podes também tu fazer as tuas próprias pesquisas nesses sites. 😉 O importante é que não percas o essencial, e que te divirtas!

Atividades a fazer no Algarve com a Get Your Guide:
1- City tour de Tuk Tuk em Tavira
2- Excursão de barco ao Algar de Benagil e observação de Golfinhos (Albufeira)
3- Excursão de barco ao Algar de Benagil (Portimão)
4- Excursão de barco pela Ponta da Piedade (Lagos)
5- Excursão de Quadriciclo Off-Road em Albufeira
6- Cruzeiro pela Ria Formosa (4 ilhas) a partir de Faro
7- Passeio de Caiaque ao Algar de Benagil
8- Passeio de Cavalo pela Carrapateira
9- Aventura de Jeep a partir de Albufeira (meio dia)
10- Excursão de Caiaque em Lagos na Ponta da Piedade
11- Excursão por uma mina de sal em Loulé
12- Excursão em navio pirata a partir de Portimão
13- Atividade de Parasailing em Albufeira
Actividades a fazer no Algarve com a Viator:
1 - Cruzeiro pelas grutas de Benagil + Golfinhos (de Albufeira)
2 - Passeio de barco às grutas de Benagil (de Lagos)
3 - Excursão pelas grutas de Benagil saindo de Portimão
4 - Passeio de barco pelas Grutas de Benagil (de Faro)
5 - Passeio de barco pelas Grutas de Benagil (do Carvoeiro)
6 - Passeio de Barco às Grutas de Benagil (de Armação de Pêra)
7 - Excursão de Caiaque pelas Grutas de Benagil
8 - Caiaque e SUP na área de Benagil (de Albufeira)
9 - Caiaque em Lagos e Ponta da Piedade
10 - Passeio de barco por 3 Ilhas da Ria Formosa (Olhão)
11 - Passeio de barco Parque Natural Ria Formosa (Faro)
12 - Parasailing saindo da Marina de Albufeira de Barco
13 - Coasteering e Cliff Jumping perto de Lagos
14 - Excursão de aventura de buggy desde Albufeira
15 - Safari de jipe na Serra Algarvia (Albufeira)
16 - Excursão ao pôr do sol em iate de luxo (Vilamoura)
17 - Experiência Gastronómica em Lagos
18 - Excursão com degustação de vinhos (Albufeira)
19 - Salto Duplo de Paraquedas (Alvor)
20 - Aula de surf de 2 horas na costa oeste do Algarve
Atividades a fazer no Algarve com a Civitatis:
1- Tour de Tuk Tuk por Tavira
2- Passeio de Barco pelas Grutas de Benagil (Portimão)
3- Tour de Caiaque pela Ponta da Piedade (Lagos)
4- Passeio de Barco pelas Grutas da Ponta da Piedade (Lagos)
5- Jeep Safari de Meio dia pelos arredores de Albufeira
6- Visita Guiada por Faro
7- Parasailing em Albufeira
8- Passeio de Barco pela Ria Formosa (Faro)
9- Passeio de Barco pelas Grutas de Benagil (Carvoeiro)
10- Passeio de Barco pelas Ilhas Deserta e Farol (Faro)
11- Avistamento de Golfinhos em Lagos ou em Albufeira
12- Tour de 4x4 pela Costa de Sagres ao Entardecer

Olhão | O que visitar nos arredores?

Nos arredores de Olhão, podes ir conhecer Faro em mais detalhe, visitando por exemplo a Ilha Deserta. Ou então, que tal seguir até Tavira, e depois Cacela Velha? As possibilidades são variadas, e não faltam sugestões neste blog.

OUTROS ARTIGOS DO ALGARVE:
1 - Praias mais bonitas do Algarve
2 - Visitar Vila Real de Santo António e Monte Gordo
3 - Visitar Castro Marim
4 - Visitar Faro
5 - Visitar Tavira
6 - Visitar Portimão
7 - Visitar as Ilhas do Algarve e Ria Formosa
8 - Visitar Loulé
9 - Visitar Vilamoura e Quarteira
10 - Melhores Praias de Albufeira
11 - Percurso dos Sete Vales Suspensos
12 - Visitar Silves e Armação de Pêra
13 - Visitar Lagos
14 - Trilho da Praia da Luz a Lagos e Ponta da Piedade
15 - Visitar Sagres e Vila do Bispo
16 - Visitar Aljezur e Odeceixe
17 - Melhores praias de Lagos
18 - Melhores praias do Carvoeiro e Lagoa

Boa viagem! 😉

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *