Estarreja | O que visitar, ver e fazer? + Arte Urbana

Visitar Estarreja (e arte urbana)
Visitar Estarreja (e arte urbana)

Share this content!

Visitar Estarreja é conhecer um dos grandes centros de arte urbana em Portugal, estando as suas ruas cada vez mais repletas de impressionantes murais e obras de artistas nacionais e internacionais, como por exemplo Bordallo II, Vhils, Kruella, Fintan Magee, Marina Capdevila, Millo, Tamara Alves, Pantonio, entre muitos outros. Neste artigo vou apresentar-te um roteiro por aquela que considero ser a melhor arte urbana de Estarreja.

Este é também um dos municípios da Ria de Aveiro, pelo que é igualmente imprescindível ir à procura de paisagens ribeirinhas ao visitar Estarreja, sempre ideais para um fantástico e relaxado pôr do sol.

Não posso deixar de mencionar ainda a Casa-Museu Egas Moniz, que inevitavelmente surge como o melhor e mais importante espaço museológico do município.

Queres saber tudo o que visitar em Estarreja e quais os seus principais pontos de interesse turístico? Então continua a ler este artigo, sem esquecer de me seguir nas redes sociais! 😉

Biblioteca da Casa-Museu Egas Moniz
Biblioteca da Casa-Museu Egas Moniz

Lista de Conteúdo

Onde fica Estarreja?

Estarreja fica no distrito de Aveiro, e junto da ria de Aveiro. Não é banhada pelo oceano atlântico, mas não fica assim tão longe dele, fazendo fronteira com Ovar e Murtosa, por exemplo. É ainda limitada por Oliveira de Azeméis e Albergaria-a-Velha.

OUTROS ARTIGOS ÚTEIS DO DISTRITO DE AVEIRO:
- Visitar Aveiro
- Visitar Castelo de Paiva
- Visitar Espinho
- Visitar Ovar
- Visitar Ílhavo
- Visitar Murtosa
- Visitar Vagos
- Melhores praias em Aveiro
- Passadiços da Costa Nova à Praia da Barra
- Passadiços da Ria de Aveiro em Esgueira
- Visitar a Barrinha de Esmoriz
image 12 1024x532 1

Como chegar a Estarreja?

Em Estarreja passa a linha de caminho de ferro que liga o Porto a Lisboa, pelo que é fácil chegar lá de comboio. No entanto, obviamente que será muito mais interessante ter carro, para ir explorar os arredores e diversos recantos da ria de Aveiro. Se não tens viatura própria, aluga uma com a Discover Cars.

Quando visitar Estarreja?

Podes visitar Estarreja em qualquer altura do ano, sem excepção. No entanto, se a tua visita tiver o motivo de conhecer a sua arte urbana, podes programá-la para a altura do festival ESTAU, em que muitos artistas se reunem em Estarreja para pôr em prática os seus projetos. Tem ocorrido em Setembro.

Outros eventos que deves ter em consideração, para além do ESTAU, são os seguintes:

  • O Carnaval de Estarreja, que se celebra desde o final do século XIX.
  • O ObservaRia – Feira Internacional dedicada à Natureza e à Observação de Aves, em Abril. Podes saber mais sobre ela no site da BioRia.
  • As festas de Santo António, na altura do 13 de Junho.
  • O Festival Internacional do Cinema de Avanca, em Julho.
  • E o Torneio Internacional de Andebol da Cidade de Estarreja, também em Julho. É o maior em Portugal, desta modalidade.
Parque Municipal do Antuã
Parque Municipal do Antuã

O que comer e onde comer ao visitar Estarreja?

No que diz respeito a gastronomia, as minhas sugestões recaem sobre o peixe. Qualquer peixe grelhado ou assado será fabuloso, ou então, que tal experimentar uma caldeirada de enguias? Se fores visitar o norte do município, não deixes de provar as típicas broas de Avanca. No que toca a doçaria, há que experimentar os pastéis de Antuã.

Deixo-te as seguintes dicas de restaurantes, mas existem outros!

  • Casa Matos – Salreu
  • Mercado Restaurante – Estarreja
  • Restaurante Tropical – Estarreja
  • Restaurante Caravela – Avanca

Onde dormir ao visitar Estarreja?

AlojamentoPontuaçãoLocalização
Altamira9.0Estarreja
Casa da Noquinhas9.1Murtosa
Moinho Garcia8.7Oliveira de Azeméis
Quinta da Aldeia9.0Avanca – Estarreja
Solar do Alambique9.5Albergaria-a-Velha
Pousada da Ria8.3Murtosa
Beach House Babylon9.1Murtosa

Estarreja | O que visitar, ver e fazer?

E agora, tudo o que visitar em Estarreja. Para te ajudar a preparar um roteiro pelo município, deixo-te um mapa em baixo, e posteriormente uma breve descrição dos lugares, de acordo com a seguinte estrutura:

  • Roteiro da Arte Urbana de Estarreja
  • Visitar o Centro de Estarreja, para além da Arte Urbana
  • Visitar a Ria de Aveiro em Estarreja
  • Visitar Avanca
  • Outros lugares ao visitar Estarreja

Mapa com tudo o que visitar em Estarreja

O mapa deste artigo tem tudo o que visitar em Estarreja, excepto a Arte Urbana, pois para isso utilizo o mapa da Câmara Municipal de Estarreja, que tem identificadas todas as principais obras da cidade e arredores.

Mapa da Arte Urbana de Estarreja | ESTAU

O mapa seguinte tem, então, a arte urbana de Estarreja. Como acabei de referir, foi criado pela Câmara Municipal de Estarreja, e está muito bem organizado, com as diversas edições do festival ESTAU.

Roteiro da Arte Urbana de Estarreja

Neste artigo, vou simplesmente mencionar os trabalhos de arte urbana que mais me impressionaram ao visitar a cidade. Trata-se de opinião pessoal, pelo que deves mesmo consultar o mapa que deixei em cima, ou a página do ESTAU. O ideal será partires à descoberta, para que assim te possas surpreender mais! 😉

Estarreja tem também uma excelente aplicação para telemóvel, SENTIR ESTARREJA, onde encontrarás estes mesmos pontos em mapa, e muitos outros que nada têm a ver com este tema. 😉 Foi-me imensamente útil durante a viagem, e por isso recomendo-a aqui.

De forma aleatória, deixo-te fotografias das minhas obras de arte urbana preferidas ao visitar Estarreja! Foca-te no centro da cidade, onde a maioria se encontra, e não esqueças de ir ver a outra obra de Bordallo II no Cais da Ribeira da Aldeia de Pardilhó.

1. “Águia Sapeira” – Bordallo II

A águia Sapeira de Bordallo II fica no cais que acabei de mencionar. A outra obra é o Guarda Rios que se encontra no Parque Municipal de Antuã e que serviu de capa para este artigo. 😉

Águia Sapeira de Bordallo II
Águia Sapeira de Bordallo II

2. “Dona Florinda” – Vhils

Dona Florinda de Vhils
Dona Florinda de Vhils

3. “Weave” – Millo

Obra Weave, de Millo
Obra Weave, de Millo

4. “Greetings from your favourite beach in 2025” – Marina Capedvila

"Greetings from your favorite beach in 2025" - Marina Capedvila
“Greetings from your favorite beach in 2025” – Marina Capedvila

5. “Nobel” – Regg Salgado

"Nobel" de Regg Salgado
“Nobel” de Regg Salgado

6. “An Invisible Beast” – Bicicleta sem freio

"An Invisible Beast" dos Bicicleta sem freio
“An Invisible Beast” dos Bicicleta sem freio

7. “Fora das Margens” – Tamara Alves

Fora das Margens de Tamara Alves
Fora das Margens de Tamara Alves

8. “Diamante” – Kruella D’Enfer

Diamante de Kruella d'Enfer
Diamante de Kruella d’Enfer

9. “Head in the Clouds” – Fintan Magee

"Head in the Clouds" - Fintan Magee
“Head in the Clouds” – Fintan Magee

10. Pantonio

Arte de Pantonio, em Estarreja - desconheço o título
Arte de Pantonio, em Estarreja – desconheço o título

Fazer paddle na Ria de Aveiro

Podes ainda fazer paddle em plena ria de Aveiro, a partir do Cais da Ribeira da Aldeia, já mencionado neste artigo. Para isso, recomendo esta excursão da Civitatis. 😉

Visitar o Centro de Estarreja para além da Arte Urbana

Estarreja tem ainda outros lugares de interesse para visitar no centro da cidade, e passo a descrevê-los de seguida, começando pelo Parque Municipal do Antuã.

1. Parque Municipal do Antuã

Como o nome indica, este parque fica nas margens do rio Antuã, que atravessa Estarreja. Tem uma zona repleta de árvores com parque de merendas, e outra mais ampla, com passadiços à beira do rio. São ambas muito verdes, com extensos relvados.

No Parque Municipal do Antuã encontrarás ainda um parque infantil, diversos equipamentos e espaços desportivos, e também um pequeno café com esplanada. É neste parque que fica o Guarda Rios de Bordallo II e o Pavilhão Multiusos de Estarreja.

Parque Municipal do Antuã
Parque Municipal do Antuã
Parque Municipal do Antuã
Parque Municipal do Antuã
Parque Municipal do Antuã
Parque Municipal do Antuã
Parque Municipal do Antuã
Parque Municipal do Antuã
Parque Municipal do Antuã
Parque Municipal do Antuã
Parque Municipal do Antuã
Parque Municipal do Antuã
Pavilhão Multiusos de Estarreja
Pavilhão Multiusos de Estarreja

2. Tribunal Judicial de Estarreja

Do outro lado da Avenida 25 de Abril, que passa em frente ao Parque Municipal do Antuã, encontrarás um enorme parque de estacionamento onde poderás deixar o carro, a não ser que seja dia de feira, que normalmente se realiza ali. Junto desse parque fica a praça do tribunal, e o próprio edifício do Tribunal de Estarreja.

Tribunal Judicial de Estarreja
Tribunal Judicial de Estarreja

3. Casa-Museu Marieta Solheiro Madureira

Se continuares pela Avenida 25 de Abril vais dar com a N109, ou Rua do Professor Egas Moniz. É nessa rua que fica localizada a Casa-Museu Marieta Solheiro Madureira, edifício de meados do século XX para residência do casal Madureira (Sr. António e D. Marieta), que foi convertido a casa-museu após morte de D. Marieta, por vontade do Sr. António. Tem um espólio valioso de pintura, escultura, cerâmica, tapeçaria, mobiliário e até ourivesaria.

Infelizmente não tive a oportunidade de o visitar, pois encontrei-o fechado. Recomendo que contactes previamente o museu através dos contactos neste site.

4. Praça de Francisco Barbosa

Deves ainda passar pela Praça de Francisco Barbosa, a mais central do município, em homenagem ao antigo presidente da Câmara Municipal de Estarreja. É ali que ficam os Paços do Concelho, edifício que data do final do século XIX.

Como outros destaques desta praça, não esquecer:

  • O jardim e busto de Francisco Barbosa.
  • A Capela de Santo António, edificada em 1736. Destaca-se o nicho com uma imagem da Virgem e do Menino (século XVII), e os seus painéis de azulejos.
  • A Casa da Cultura de Estarreja, também conhecida como Casa da Praça. Tem um aspeto senhorial e possui uma elegante escadaria.
  • E ainda a Biblioteca Municipal de Estarreja, localizada num edifício que também é do final do século XIX, tal como os Paços do Concelho.
Câmara Municipal de Estarreja
Câmara Municipal de Estarreja
Praça Francisco Barbosa ao visitar Estarreja
Praça Francisco Barbosa ao visitar Estarreja
Fonte da Praça Francisco Barbosa
Fonte da Praça Francisco Barbosa
Busto de Francisco Barbosa
Busto de Francisco Barbosa
Capela de Santo António
Capela de Santo António
Casa Municipal da Cultura de Estarreja
Casa Municipal da Cultura de Estarreja
Biblioteca Municipal de Estarreja
Biblioteca Municipal de Estarreja

5. Cine-Teatro de Estarreja

Podes ainda passar pelo Cine-Teatro de Estarreja, e quem sabe, assistir a um qualquer espetáculo que esteja em exibição. Sabe mais aqui.

6. Mercado Municipal de Estarreja

Para terminar, refiro o Mercado Municipal de Estarreja, que data da década de 60. Um sítio para petiscar qualquer coisa e comprar diversos tipos de produtos alimentares.

Mercado Municipal de Estarreja
Mercado Municipal de Estarreja

Visitar a Ria de Aveiro em Estarreja

No que diz respeito à Ria de Aveiro, Estarreja cruza-se com ela a noroeste e a sudoeste. Eu visitei alguns lugares interessantes durante a minha passagem pelo município, e também fiz algumas caminhadas agradáveis, que venho apresentar-te de seguida.

1. Ribeira do Mourão (Avanca)

Cais da Ribeira do Mourão
Cais da Ribeira do Mourão

2. Ribeira do Nacinho (Pardilhó)

Cais da Ribeira da Tabuada
Cais da Ribeira da Tabuada
Cais da Ribeira da Tabuada
Cais da Ribeira da Tabuada
Cais da Ribeira da Tabuada
Cais da Ribeira da Tabuada

3. Ribeira da Tabuada (Pardilhó)

Cais da Ribeira do Nacinho
Cais da Ribeira do Nacinho
Cais da Ribeira do Nacinho
Cais da Ribeira do Nacinho
Cais da Ribeira do Nacinho
Cais da Ribeira do Nacinho

4. Ribeira das Bulhas e Ribeira da Aldeia (Pardilhó)

No Cais da Ribeira da Aldeia de Pardilhó, como já referi, encontrarás arte urbana de Bordallo II, que é totalmente imperdível. 😉

5. Bioria Estarreja – Percurso das Ribeiras de Veiros

Vou agora mencionar 3 percursos que podes fazer tanto a pé como de bicicleta. 😉 Ficam apenas como atividades opcionais para fazer ao visitar Estarreja.

O percurso das Ribeiras de Veiros tem passagem pelas várias Ribeiras de Veiros, nomeadamente a Ribeira Nova, a Ribeira de Veiros, a Ribeira da Moitela, a Ribeira da Tralhinha e Ribeira da Moita. Não esquecer o histórico Esteiro de Estarreja que em tempos foi o segundo maior porto de Sal da Ria de Aveiro. É um trilho fácil, de apenas cerca de 12km, metade se o fizeres apenas de forma linear. 😉

Powered by Wikiloc

6. Bioria Estarreja – Percurso de Salreu

O percurso de Salreu tem 8km no total, e é circular, começando e terminando no Centro de Interpretação Ambiental do Bioria. Passa por paisagens muito bonitas da ria de Aveiro, nomeadamente zonas de sapal, campos de arroz, juncais e caniçais. É um percurso muito exposto ao sol, pelo que não é aconselhado para os dias mais quentes do verão. É de baixa dificuldade, pois quase não tem inclinação.

Powered by Wikiloc

7. Bioria Estarreja – Percurso de Fermelã

Podes ainda optar pelo Percurso de Fermelã. Eu recomendo que sigas a versão em baixo, pois o trilho oficial tem lugar de início e fim distintos. São no total 12km de trilho, que apesar disso é fácil pela inexistência de desníveis. Destacam-se os canais de água criados pelo homem, que permitem escoar a água em excesso durante determinados períodos do ano, e ao mesmo tempo acumular água nas épocas mais secas.

Powered by Wikiloc
Percurso de Fermelã - painel informativo
Percurso de Fermelã – painel informativo

Outros Percursos Pedestres da Bioria Estarreja

Se quiseres fazer mais percursos pedestres ou de bicicleta em Estarreja, não hesites em pesquisa-los no site da própria Rio Ria. 😉 Existem vários percursos já disponíveis, que se cruzam com os lugares que mencionei em cima. 😉

Visitar Avanca

Em Avanca encontrarás uma fábrica da Nestlé. É dali que são expedidos todos os dias mais de 80% dos produtos desta marca tão conhecida em Portugal, como por exemplo as embalagens de CERELAC, NESTUM, MOKAMBO, entre outras!

1. Casa-Museu Egas Moniz

No que toca a pontos turísticos, começo por mencionar a Casa-Museu Egas Moniz, que é de visita obrigatória! Podes encontrar informação sobre horários, preços e condições, aqui.

Egas Moniz viveu entre 1874 e 1955, sendo natural de Avanca. Fez faculdade de Medicina em Coimbra, e foi posteriormente professor nessa área. Acabou por se interessar mais pela Neurologia, dedicando-se ao longo da sua vida a trabalhos relacionados com a Angiografia Cerebral e a Leucotomia Pré-Frontal, que o tornaram mundialmente conhecido e lhe garantiram o prémio Nobel da Medicina em 1949. De forma resumida, a primeira técnica consistia no raio-x às artérias do cérebro, e a segunda dizia respeito ao corte da substância branca dos hemisférios cerebrais, para fazer o tratamento de doenças mentais.

Egas Moniz não teve descendentes, pelo que ordenou que o seu espólio ficasse disponível na casa em que nasceu, hoje casa-museu em sua homenagem. Tem um excelente jardim para visitar, e ainda coleções riquíssimas de porcelana, faiança, pintura, gravura, escultura, ourivesaria e tapeçaria. Possui ainda salas dedicadas à ciência, com objetos e imagens associados aos trabalhos que desenvolveu. A visita à casa é feita de forma guiada, mas os jardins são de acesso livre.

Casa-Museu Egas Moniz - Edifício
Casa-Museu Egas Moniz – Edifício
Estátua de Egas Moniz nos jardins do museu
Estátua de Egas Moniz nos jardins do museu
Jardim da Casa-Museu Egas Moniz
Jardim da Casa-Museu Egas Moniz
Jardim da Casa-Museu Egas Moniz
Jardim da Casa-Museu Egas Moniz
Jardim da Casa-Museu Egas Moniz
Jardim da Casa-Museu Egas Moniz
Jardim da Casa-Museu Egas Moniz
Jardim da Casa-Museu Egas Moniz
Jardim da Casa-Museu Egas Moniz
Jardim da Casa-Museu Egas Moniz
Jardim da Casa-Museu Egas Moniz
Jardim da Casa-Museu Egas Moniz
Casa-Museu Egas Moniz
Casa-Museu Egas Moniz
Biblioteca da Casa-Museu Egas Moniz
Biblioteca da Casa-Museu Egas Moniz
Casa-Museu Egas Moniz
Casa-Museu Egas Moniz
Casa-Museu Egas Moniz
Casa-Museu Egas Moniz
Casa-Museu Egas Moniz
Casa-Museu Egas Moniz
Casa-Museu Egas Moniz
Casa-Museu Egas Moniz
Casa-Museu Egas Moniz
Casa-Museu Egas Moniz
Casa-Museu Egas Moniz
Casa-Museu Egas Moniz
Casa-Museu Egas Moniz
Casa-Museu Egas Moniz
Prémio Nobel de Egas Moniz
Prémio Nobel de Egas Moniz
Casa-Museu Egas Moniz
Casa-Museu Egas Moniz
Casa-Museu Egas Moniz
Casa-Museu Egas Moniz
Casa-Museu Egas Moniz
Casa-Museu Egas Moniz
Casa-Museu Egas Moniz
Casa-Museu Egas Moniz

2. Centro de Avanca

No centro de Avanca, não esquecer de visitar a Igreja de Santa Marinha e o jardim de Avanca. Junto deste último encontrarás uma capela mais pequena, de Santo António, e também a própria Junta de Freguesia.

Jardim de Avanca e Capela de Santo António
Jardim de Avanca e Capela de Santo António
Capela de Santo António
Capela de Santo António
Igreja de Santa Marinha de Avanca
Igreja de Santa Marinha de Avanca
Igreja de Santa Marinha de Avanca
Igreja de Santa Marinha de Avanca
Igreja de Santa Marinha de Avanca
Igreja de Santa Marinha de Avanca

3. Moinho da Zangarinheira

Faz também uma caminhada até ao Moinho da Zangarinheira, que não fica muito longe do centro de Avanca. É um antigo moinho de água, que hoje se encontra restaurado e visitável. Deixo-te diversas fotos em baixo. 😉

Moinho da Zangarinheira
Moinho da Zangarinheira
Moinho da Zangarinheira
Moinho da Zangarinheira
Moinho da Zangarinheira
Moinho da Zangarinheira
Moinho da Zangarinheira
Moinho da Zangarinheira
Moinho da Zangarinheira
Moinho da Zangarinheira
Moinho da Zangarinheira
Moinho da Zangarinheira

Outros Lugares ao visitar Estarreja

A título já opcional, tal como os trilhos da ria de Aveiro que mencionei antes, podes querer ir descobrir algumas das igrejas do município para além das já mencionadas. Dessa forma poderás conhecer mais povoações de Estarreja e ficar com uma noção mais completa do que este concelho realmente contém.

  • A Igreja de São Pedro de Pardilhó. Podes visitá-la quando estiveres pela região da Ria de Aveiro perto desta freguesia.
  • A Igreja de São Bartolomeu, em Veiros.
  • A Árvore Centenária de Veiros, com aproximadamente 500 anos.
  • A Igreja de São Martinho de Salreu e os jazigos no seu adro, trabalhados como pequenos monumentos. Nos arredores, não deixes de admirar a bonita Casa de Francisco Maria de Oliveira Simões, projetada por Ernesto Korrodi, e construída e decorada de acordo com a Arte Nova, muito comum na região de Aveiro.
  • A Igreja de São Tomé, em Canelas.
  • E por fim, a Igreja Matriz de Fermelã.
Igreja de São Pedro de Pardilhó
Igreja de São Pedro de Pardilhó
Igreja de São Martinho de Salreu
Igreja de São Martinho de Salreu
Jazigos junto da Igreja de São Martinho de Salreu
Jazigos junto da Igreja de São Martinho de Salreu
Casa de Francisco Maria de Oliveira e Simões
Casa de Francisco Maria de Oliveira e Simões
Igreja Matriz de Fermelã
Igreja Matriz de Fermelã
Igreja Matriz de Fermelã
Igreja Matriz de Fermelã

O que visitar nos arredores de Estarreja?

Nos arredores de Estarreja, que tal seguir para Murtosa, considerada por mim, e por muitos outros visitantes, como o verdadeiro coração da Ria de Aveiro? 😉 É ali, na minha opinião, que encontrarás as paisagens mais bonitas da ria.

Podes ainda seguir para os outros municípios do distrito, e que fazem parte da ria, como por exemplo, Ílhavo, Vagos, Ovar, ou até mesmo Aveiro!

Boas viagens! 😉 Espero que este artigo tenha sido útil. Se foi, não esqueças de deixar o teu comentário em baixo.

OUTROS ARTIGOS ÚTEIS DO DISTRITO DE AVEIRO:
- Visitar Aveiro
- Visitar Castelo de Paiva
- Visitar Espinho
- Visitar Ovar
- Visitar Ílhavo
- Visitar Murtosa
- Visitar Vagos
- Melhores praias em Aveiro
- Passadiços da Costa Nova à Praia da Barra
- Passadiços da Ria de Aveiro em Esgueira
- Visitar a Barrinha de Esmoriz

Share this content!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *